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quinta-feira, 8 de outubro de 2009

TAM não contratará este ano, mas tem boas previsões para os anos seguintes



A reportagem abaixo “Mercado aéreo brasileiro vai dobrar até 2014, diz presidente da TAM” foi publicada há um mês no G1, mas como recebemos a indicação de uma leitora iremos publicar, pois vale a pena pela entrevista feita com o presidente da TAM Linhas Aéreas, David Barioni Neto.

Se este ano não foi muito bom para a aviação (assim como não foi para diversos setores da economia), a previsão para os próximos anos é muito positiva para todos que trabalham ou pretendem trabalhar na aviação e no turismo.

Nesta reportagem, o Rio ainda não tinha sido escolhido como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, ou seja, se a previsão já era interessante apenas com a Copa do Mundo de 2014, os jogos olímpicos irão prolongar esta espécie de “II milagre econômico brasileiro”.

Confira um resumo da reportagem e o video com a entrevista.

“O presidente da companhia aérea TAM, David Barioni Neto, disse no início do mês passado (09/09) ao G1, que o mercado aéreo no Brasil vai dobrar até 2014, ano da Copa do Mundo de futebol no Brasil.

Segundo o executivo, serão 120 milhões de passageiros no país nesse ano. “Mas nos 45 dias da Copa o tráfego vai subir muito, vai ser equivalente ao tráfego esperado para 2020″.

Para Barioni, porém, o país precisa de infraestrutura, como mais pistas de pouso e decolagem e aeroportos. “Sem mais aeroportos, não conseguimos embarcar mais passageiros.” Ele diz que o mercado doméstico de aviação no Brasil cresce a uma taxa de entre 7% e 10% ao ano.

Barioni disse, porém, que neste ano não há previsão de admissão de novos pilotos na TAM. “Estamos com a frota completa”, disse ele.


Meio Aéreo

Quantum Air em dificuldades


Poucos meses atrás, falamos sobre o surgimento de uma nova companhia aérea chamada Quantum Air que anteriormente era a AeBal (Aerolíneas de Baleares)

Nove meses se passaram e já enfrenta graves problemas econômicos. Já estão pensando em dispensa de pessoal e redução do quadro como também uma "suspensão" salarial. Segundo a empresa, a suspensão do salário e do emprego rotativo visa adaptar o modelo para a próxima mudança de frota a ser realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2010.

A Quantum Air, concentrou seus primeiros meses de voos low cost para as Ilhas Baleares e Canárias em diferentes cidades da península:voos para Tenerife, Lanzarote, Fuerteventura, Gran Canaria e Mallorca.


And the WTA 2009 Goes To ...

World Travel Awards 2009 no setor da aviação comercial Hispano(WTA) :







Mexicana Airlines : melhor companhia aérea do México e América Central
escolhida de acordo com os votos de cerca de 170.000 profissionais de aviação internacional.



Além disso, a panamenha Copa Ailines e seu principal executivo, Pedro Heilbron, ganhou o prêmio Archievement Lifetime Award atribuído pela revista Airline Business, especializada em aviação comercial e companhias aéreas.

Por último, a TACA a companhia salvadorenha, voltou a ganhar a honra de ser distinguida como a companhia aérea mais pontual da América Latina. A escala de OTP (On time preformance) mostra que 91,85% dos seus voos chegam na hora marcada, e faça-o com outro mérito acrescentou: 99,7% de devolução e entrega de bagagem ao seu destino , sem perdas ou atrasos. A TACA que já incluía alguns prêmios como o Skytrax: Melhor Companhia Aérea da América Central, a melhor companhia aérea regional e Best Cabin Crew no Caribe.World Travel Awards 2009 (WTA) resultou em Mexicana Airlines foi escolhida a melhor companhia aérea do México e América Central, de acordo com os votos de cerca de 170.000 profissionais de aviação internacional mundillo e hospitalidade.

Condor , nova conexão

A companhia aérea Condor em cooperação com a Lufthansa, anunciou que a partir de 2 de novembro de 2009, começará a operar conexões entre a Espanha e Bahrein.

Os Voos para Bahrain serão duas por semana, um na segunda-feira e outro na terça-feira. Ela vai operar a partir de Madrid, Barcelona e Bilbau. Mas existem voos diretos, que serão feitos via Frankfurt.

Airbus A300-600ST "Super Transporter": O Airbus Beluga


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Airbus A300-600ST "Super Transporter": O Airbus Beluga

Fonte: Wikipédia - Via: Aviation News


O Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é uma versão do Airbus A300, com partes modificadas para ser um avião cargueiro capaz de transportar grandes cargas e partes de outros aviões.

Um Airbus Beluga preparando-se para decolar - Foto: Xeper

A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos Super Guppy da Aero Spacelines. Estes aviões foram, até a entrada em operação dos "Beluga" (como foram apelidados os A300-600ST) utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens de suas aeronaves entre as fábricas situadas na Alemanha, França e Reino Unido.

O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo, em Setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega das quarta unidade ocorreu de junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram aposentados.

Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos profundores.

O controle e gerênciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA.


Airbus Beluga sendo carregado com o módulo Columbus
Foto: Oliver Amen


Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1,400m3) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.

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Ficha Técnica

Tipo: Avião cargueiro pesado
Fabricante: Flag of France.svg Airbus
Primeiro vôo: 13 de Setembro de 1994
Comprimento: 56,16 metros
Envergadura: 44,84 metros
Altura: 17,34 metros
Velocidade máxima: 780 km/h
Altura máxima de vôo: 10.670 metros
Peso máx. decolagem: 155.000 kg


Vídeo do Airbus Beluga em voo de demonstração:

Blog do Vinna



Ibéria passa a cobrar bagagem de mão


A companhia de aviação Ibéria começará a cobrar pela bagagem transportada tanto na cabine como no porão, com preços que oscilam entre os 15 e os 100 euros.

A medida deverá começar a ser aplicada a partir de dia 20 de Outubro. É a primeira empresa espanhola a adoptar a medida, que já começou a ser aplicada em companhias como a American Airlines. A companhia de aviação norte-americana cobra 15 euros pelas bagagens de mão.

No caso da Ibéria, cada passageiro terá de pagar 15 euros pela primeira mala, na cabine se for registada online, e 25 euros se o fizer apenas no momento do check-in. A segunda mala, se despachada, terá o custo de 70 euros com registo na internet e 100 euros no momento do check-in.

A medida, que ainda não foi oficialmente anunciada pela empresa, deverá aplicar-se aos trajetos dentro de Espanha, no espaço europeu e para Israel.
Jornal Digital

iPhone :eXport in-flight Video Cable

Griffin é uma empresa conhecida para acessórios de iPod e iPhone. A última grande novidade é o eXport in-flight Video Cable. Isto quer dizer que em aviões selecionados você pode aproveitar a conexão entre o sistema de entretenimento a bordo com telas individuais. Pelo que está descrito no artigo do Gizmodo duas empresas de aviação (United Airlines e Continental Airlines) oferecem em seus Boing 777 suporte para utilizar este acessório…. na primeira classe.

Porém lendo em outros blogs, vi que a tecnologia é da Panasonic e pode chegar em aviões da Airbus (A340-500) e também em Boings 767 da Air New Zealand.

Aeronautas Aposentados ou Pensionistas do Aerus e Aeros



O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) comunica a todos os aeronautas aposentados, sindicalizados ou não, e pensionistas dos fundos Aeros e Aerus, que já se encontram disponíveis nas representações do SNA (Rio de Janeiro – São Paulo – Belém – Brasília), os cartões de cestas básicas referentes ao acordo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com a companhia TAM Linhas Aéreas S/A.

O primeiro carregamento dos cartões já foi efetuado. Portanto, é importante que os mesmos sejam retirados com urgência e usados antes de 13/11/2009. Após esta data os cartões serão cancelados. (vide Nota)

Estarão impressas na correspondência anexada ao cartão mais orientações para utilização do mesmo.

Veja na tabela abaixo os locais onde haverá distribuição dos cartões:

Para aposentados ou pensionistas moradores em:

Estado

Endereço / Contato

RGS

Sindicato dos Aeroviários de POA – Rua Augusto Severo, nº 82.

Paraná

Contatar o F/E – Ivan Martins.

Minas Gerais

Contatar o cmte. Myrrha.

Pernambuco

Contatar o cmte. Panadés.

Para os moradores de outras localidades contatar o seu Sindicato.

Esta distribuição de cestas básicas é resultado da condenação e, consequentemente, multa pelo descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pela empresa TAM (clique aqui para ver o TAC). O Ministério Público do Trabalho de São Paulo entendeu que parte dos valores devidos poderiam ser revertidos aos aeronautas aposentados ou pensionistas do Aeros e Aerus em cestas básicas durante sete meses.
O SNA comemora mais essa conquista.
1) Atendendo solicitação da Cmrª Isa (Marlene Ruza), o SNws divulga a seguir, resumidamente, a sua mensagem de e-mail recebida no dia 5 de outubro:
"...Precisamos que o maior número possível de aeronautas tome conhecimento deste boletim e que venham buscar informações diretamente junto ao SNA. Essa divulgação é necessária e deve ser efetuada o mais rápido possível. Este é mais um gol marcado pela nossa entidade sindical em benefício dos nossos aeronautas aposentados e que chega num momento muito especial pois somos sabedores que muitos desses profissionais, sobretudo diante dos problemas enfrentados pelo Aerus/Aeros, têm passado mpor grandes dificuldades.

Para alguns, asseguro-lhe que isto é verdadeiro; para outros, que graças a Deus não estão necessitando do auxílio, a doação do benefício é uma atitude das mais louváveis. Este benefício é oriundo de uma multa imposta - pelo Ministério Público do Trabalho - à empresa TAM, por descumprimento da legislação trabalhista. Vale lembrar que as denúncias que geraram este processo datam de 2001. Somente no final de 2008 foi possível assinar outro TAC - Termo de Ajuste de Conduta - entre o SNA e a empresa TAM numa ação intermediada pelo MPT. Dentre tantas sugestões apresentadas dando direcionamento à multa, foi conseguido que a mesma revertesse aos aeronautas aposentados pelo Aeros/Aerus. Pessoalmente e como dirigente sindical, fiquei muito feliz: afinal, foi um processo que teve início, meio e fim! Foi positivo! E é um resultado que gostaríamos de ver com mais frequência, dentre as múltiplas demandas que temos em nossa entidade sindical. Ter esperança é ter força. Assim, tenho certeza, vamos continuar lutando e apresentando sucessos. Um grande abraço. Isa."
2) Atendendo solicitação telefônica do próprio SNws, a presidente do SNA, Graziella Baggio complementou algumas informações, a saber:
* Os cartões e senhas para a obtenção do benefício tiveram o prazo de validade estendido. Eles deverão ser retirados apenas nas sedes e junto aos responsáveis designados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e/ou Sindicado dos Aeroviários ou ainda conforme a tabela acima divulgada;
* Nomes de aposentados beneficiários que por ventura não constem da lista enviada pela TAM ao SNA serão anotados e levados à empresa para esclarecimento das dúvidas existentes;
* A presidente do SNA fez ainda um apelo no sentido de que aqueles que não tiverem necessidade do benefício - são cinco parcelas de R$ 60,00 mensais - que façam doações aos colegas mais necessitados.

SempreNews

Exame de Admissão para Oficiais Temporários tem inscrições abertas até dia 9

Os profissionais com formação superior, interessados em ingressar na Força Aérea Brasileira, terão até o dia 9 de outubro para se inscrever nos Exames de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) e no Estágio de Adaptação de Oficiais Capelães da Aeronáutica (EIAC). Esse ano foram abertas 131 vagas para 25 profissões no EAOT e, também, duas vagas para sacerdotes católicos e uma vaga para pastores evangélicos no EIAC.
Um dos pré-requisitos para a seleção EAOT é não ter completado 43 anos de idade até a data-limite de inscrição (02 de outubro de 2009). Além disso, o interessado deverá ter concluído curso superior do Sistema Nacional de Ensino, em nível de graduação (bacharelado ou licenciatura plena), correspondente à especialidade a que pretende concorrer.

O Processo Seletivo é constituído das seguintes etapas: Exame de Escolaridade e Conhecimentos Específicos, Prova de Títulos, Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP) e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF). A prova escrita será realizada no dia 22 de novembro em dezesseis cidades brasileiras (veja quadro).

O candidato aprovado fará o respectivo estágio, que tem duração de 13 semanas, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG). Concluindo-o com aproveitamento, será nomeado Segundo-Tenente, sendo designado para servir em Organização Militar da localidade escolhida no ato da inscrição, para o caso dos candidatos do EAOT, e na localidade onde há a vaga, no caso dos candidatos do EIAC; respeitando a classificação obtida no processo seletivo.

Os editais podem ser acessados no link http://www.ciaar.com.br/concursos.html .

LOCALIDADES PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
Belém – PA , Recife – PE, Fortaleza – CE, Salvador – BA, Natal – RN, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, São Paulo – SP, Campo Grande – MS, Canoas – RS, Curitiba – PR, Florianópolis – SC, Brasília – DF, Manaus – AM, Boa Vista – RR, Porto Velho – RO.

Vagas por Especialidade:
Administração (04), Análise de Sistemas (14), Arquitetura (02) Arquivologia (04), Serviço Social (10), Biblioteconomia (05), Ciências Contábeis (11), Economia (03), Educação Física (04), Enfermagem (14), Estatística (05), Fisioterapia (06), Fonoaudiologia (04), Jornalismo (03), Magistério Língua Espanhola (02), Magistério Língua Inglesa (01), Magistério Língua Portuguesa (01), Museologia (02), Nutrição (04), Pedagogia (07), Psicologia Clínica (02), Psicologia Organizacional e do Trabalho (07), Relações Públicas (04), Serviços Jurídicos (10) e Terapia Ocupacional (02).

Mais informações: (31)4009-5066 ou 5068

ANR

Gol lança voos regulares entre Florianópolis e Buenos Aires

A Gol, companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, acaba de lançar um voo regular diário que liga, sem escalas ou conexões, o Aeroporto Internacional de Florianópolis (Santa Catarina) a Buenos Aires, na Argentina. A nova rota é operada por aeronaves Boeing 737-800 Next Generation.

O voo direto parte da capital catarinense às 04h50, chegando no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, às 06h55. No sentido contrário, a aeronave decola da Argentina às 23h01, com chegada prevista em Florianópolis às 00h55.

PANROTAS

Libyan Airlines adquire 02 ATR'S


A companhia aérea "Libyan Airlines" assinou, na terça-feira, em Tripoli, um acordo com a construtora aeronáutica franco-italiana ATR para a aquisição de dois aviões de hélices de tipo ATR42/500 no valor de 31 milhões de dinares líbios (1,250 dinar líbio = 1 dólar americano).

O acordo assinado à margem da terceira edição do Salão Aeronáutico Líbio LAVEX2009 iniciada segunda-feira para prosseguir durante três dias no aeroporto de Maatigua sob o patrocínio do Comité Geral Provisório Líbio da Defesa, estipula que o prazo de entrega da encomenda é de 45 dias.

Angola press

Black Eyed Peas fazem karaoke a bordo de avião


Os Black Eyed Peas vão embarcar Nesta sexta-feira num Boeing 737/800 juntamente com 140 convidados para promover a sua tournée pela Austrália. Os presentes serão convidados a cantar com a banda durante quatro horas através de karaoke.

Sabe-se também que o avião foi especialmente modificado para a ocasião e que entre os convidados estão os 30 vencedores de um concurso realizado pela News Limited e os 10 vencedores de um leilão de beneficência realizado no Ebay. O grupo, que está em tournée com o álbum «The E.N.D», já está a fazer história no panorama musical, tendo a permanência mais longa de um artista na Billboard em 51 anos de existência. Durante 14 semanas, o single «I Got A Feeling» ocupou o primeiro lugar, depois de substituir «Boom Boom Pow», que passou 12 semanas no número um.
IOL

Pássaro invade avião e atrasa voo na Coreia do Sul


Um pardal como este da foto atrapalhou um voo na Coreia do Sul.

Um avião de passageiros da Korean Air Line foi impedido de decolar para que os comissários de bordo pudessem retirar um passarinho que estava voando dentro da aeronave.


"O pardal entrou pela porta e foi visto durante o embarque dos passageiros", afirmou Cho Hyung-chul, porta-voz da companhia aérea.

Os passageiros foram retirados do avião enquanto os funcionários tentavam capturar a ave e evitar que ela participasse do voo - sem pagar passagem.

"Pegamos o pardal e o soltamos logo depois", afirma Cho.

Os 123 passageiros foram colocados a bordo de outra aeronave, o que provocou um atraso de quase 3 horas na decolagem.

G1

Avião cai na fronteira; não há informações sobre vítimas



A polícia paraguaia realiza buscas na tentativa de encontrar um avião que teria caído, ontem, a 80 km de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com a cidade de Ponta Porã. Moradores relataram que o avião, um bimotor, voava baixo e depois desapareceu.

De acordo com o site Capitan Bado, a aeronave desapareceu entre a região de Cerro 21 e Fortuna Cuazu, por volta das 19h. Nesta manhã, há forte neblina no local, o que impede um sobrevôo na região.

Não há registro de avião desaparecido, o que reforça a tese de vôo ilegal. Na região, é intenso o tráfego de aeronaves a serviço do tráfico de drogas.

Campo Grande News

Dois pilotos da força aérea morrem num acidente de avião militar

Tripoli - Dois pilotos da Força Aérea Líbia morreram, após o avião e que pilotam acidentar quarta-feira em Souk Al-Joumaa, no subúrbio leste de Tripoli, durante um voo de demonstração no quadro das paradas aéreas do Terceiro Salão Aeronáutico (LAVEX-2009), soube-se de fonte oficial.

Além dos dois pilotos do avião do tipo MIG-23, o acidente causou também ferimentos a três cidadãos que residem no local do acidente e estão a ser tratados no hospital.

O Mikoyan-Gurevich MiG-23 é um caça multifuncional, fabricado originalmente pela Mikoyan-Gurevich na antiga União Soviética. Foi produzido em larga escala, e projectado entre 1961 e 1964, e até hoje permanece em serviço em alguns países, recebendo toda assistência técnica.

Foram os seus principais compradores a Argélia, Cuba, Líbia, Polónia, Rússia, Síria e Angola.

O caça foi apresentado como uma aeronave mais robusta, com maior poder de fogo e com as deficiências do antecessor remediadas, podendo competir com o rival F-4 Phantom da época.

O novo caça utilizava um moderno sistema de radar, chamado de S-23, juntamente com um sistema de armamento projetado para carregar e disparar mísseis do tipo BVR.

Além disso, tinha como nova característica asas de geometria variável. Com elas o piloto da aeronave podia alterar a forma do aparelho em pleno ar, adaptando-a às diferentes condições de vôo, possibilitando assim operar em pistas com praticamente metade de comprimento do normal, transportar o dobro de armamento e voar em velocidade 30% superior ao seu antecessor.

Angola Press

Comida de avião: embalagem deverá ter informações nutricionais


São Paulo - As embalagens dos alimentos servidos pelas companhias aéreas nacionais e internacionais que operam no País deverão conter informações nutricionais dos produtos. A medida foi divulgada ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que decidiu acatar a recomendação feita em julho passado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Amanhã, a agência se reunirá com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e com a Associação Brasileira das Entidades de Comissárias Aéreas (Abeca) para definir quando e como será feita a fiscalização. Além do prazo de validade, os rótulos dos alimentos deverão especificar a quantidade de carboidratos, proteínas, teor de gorduras e sódio, valor energético e a presença de glúten.

"A reunião tem o objetivo de traçar um cronograma para estabelecer quando a medida entrará em ação. Ela será cumprida pelas empresas, mas a data de quando começará a ser operacionalizada ainda não foi definida", afirma o procurador da República Thiago Lacerda Nobre, autor da recomendação.

Caso as empresas decidam não imprimir as informações nas embalagens, o promotor afirma que tabelas de ingredientes, como cardápios ou até mesmo etiquetas poderão ser fixadas nos alimentos. "É uma solução temporária", diz Nobre.

O não cumprimento da recomendação poderá acarretar em penalidades para as empresas aéreas. Por meio de sua assessoria, o SNEA diz que só irá se pronunciar após a reunião. A Abeca já se comprometeu a adotar a medida. As informações são do Jornal da Tarde. (Agência Estado)

Viaje Aqui

Citation - pouso de emergência


Um piloto que voava uma aeronave Citation-560 do Exército foi obrigado a fazer uma aterrizagem forçada às 15:24 h, hora local em 6 de outubro(Terça-feira) na Base aérea Elmendorf, no Alasca.
Três pessoas estavam a bordo e ninguém ficou ferido no acidente.
A causa do acidente ainda é desconhecida , será aberto um inquéritopara averiguar e analisar as causas do acidente.

Airlink e a Tripulação ? - O Piloto faleceu

O Piloto Allister Freeman morreu no hospital ontem (quarta-feira).



O piloto Allister Freeman da Airlink será lembrado como um herói que "evitou o que poderia ter sido um acidente muito pior".

Freeman era o capitão do voo 8911 da SA Airlink que caiu em uma escola , com menos de um minuto após a descolagem do Aeroporto Internacional de Durban em 24 de setembro.

Ele faleceu em um hospital de Durban ontem por complicações decorrentes de seus ferimentos.

Preso às ferragens por três horas, Freeman sofreu ferimentos múltiplos, incluindo 14 costelas quebradas, vértebras rachadas, o fêmur quebrado em três lugares, um tornozelo esmagado ,um joelho quebrado e maxilar quebrado.

O CEO da
Airlink e o diretor Rodger Ferreira manifestaram condolências à família de Freeman e disse que um serviço memorial será realizado.

"Allister será, infelizmente, perdido por todos nós da Airlink. Nós nos lembraremos de Allister pelo papel que desempenhou em evitar o que poderia ter sido um acidente muito pior", disse Foster.

Freeman também deixa para trás dois filhos, Caitlyn, 7 e Royden, 3.

  • O inquérito sobre o acidente está em andamento.
  • Os motores estão sendo enviados para os fabricantes de os E.U.
  • Os destroços da aeronave foram i transferidos para Joanesburgo para uma investigação mais aprofundada.
  • Gravações de controle de tráfego aéreo estão sendo transcritos e analisados.



Procura-se peça da AIRLINK



Os investigadores estão procurando por uma peça que falta no motor do avião DA Airlink que caiu no mês passado, disse um porta-voz da Aviação Civil.

"Não se sabe em que estágio de voo esta parte pode ter se separado do motor. É possível que alguém possa ter, inadvertidamente retirado do local dos destroços"

"Não obstante, sua recuperação iria certamente contribuir para facilitar o processo de investigação."



Incêndio do avião do Presidente gambiano


O avião que devia transportar o Presidente gambiano, Yahya Jammeh, para Paris pegou fogo no Aeroporto Internacional de Banjul, obrigando-o a anular a sua viagem, soube quarta-feira de fonte oficial na capital gambiana.

O aparelho pegou fogo quando o Presidente gambiano saudava as personalidades que se despediam dele.

Um comunicado de imprensa da Presidência anunciou o adiamento, por razões técnicas, da viagem oficial do Presidente Jammeh para Paris com vista a participar na 35ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Angola press

Seleção escocesa toma susto em incidente com avião

Seleção escocesa passou por um susto quando chegava a Londres
Seleção escocesa passou por um susto quando chegava a Londres.

A seleção escocesa tomou um grande susto nesta quarta-feira quando o avião em que jogadores e comissão técnica estavam a bordo quase colidiu com outra aeronave, bem perto do aeroporto de Heatrow, em Londres. Os escoceses fizeram escala na capital inglesa para seguir para o Japão, onde tem um amistoso no próximo sábado.
Terra

Tudo por economia


A empresa de aviação All Nippon Airways está fazendo um pedido incomum aos seus passageiros: que eles façam uso do banheiro antes do embarque para reduzir o peso da aeronave.

Pode parecer uma bobagem, mas a empresa se justifica dizendo que é pelo meio ambiente. A expectativa que, depois de um mês da medida implantada, a emissão total de dióxido de carbono tenha sido reduzida em cinco toneladas.

Engraçado é imaginar um funcionário da empresa chegando ao passageiro e dizendo: “perdão... o senhor não gostaria de usar o nosso toalete antes de embarcar?”.

Aeroblog(Bem-vindo novamente)

Empresas aéreas Taca e Avianca anunciam fusão


As companhias aéreas Taca, de El Salvador, e Avianca, da Colômbia, anunciaram nesta quarta-feira que irão unir suas operações, em um acordo para criar uma das maiores empresas do setor na América Latina.

As companhias formarão uma nova holding com os acionistas majoritários, mas por enquanto ambas continuarão operando com marcas independentes.

Os acionistas da Avianca terão cerca 66% de participação na nova empresa e os da Taca aproximadamente 33%.

A Avianca pertence ao Grupo Synergy, do empresário brasileiro German Efromovich, que também é dono da companhia aérea brasileira OceanAir.

"A união das empresas é parte da tendência que vem ocorrendo na indústria", disse o presidente do Conselho da Taca, Roberto Kriete, em entrevista coletiva junto com representantes da Avianca.

De acordo com o presidente e diretor-general da Avianca, Fabio Villegas, as empresas juntas possuem frota de 129 aviões e voam a mais de 100 destinos nas Américas e na Europa. A receita combinada chega a US$ 3 bilhões por ano.

A título de comparação, a TAM, maior empresa aérea brasileira, possui frota de 132 aeronaves e fechou 2008 com receita bruta de R$ 10,9 bilhões (cerca de US$ 6 bilhões).

Ambas ainda esperam a aprovação de reguladores da Colômbia e de El Salvador para completar a união.

Integração

Na avaliação do diretor da Multiplan Consultores, Paulo Sampaio, o crescimento de Efromovich fora do Brasil se deve à maior competição no mercado interno.

"A competição aqui é muito mais dura porque as companhias brasileiras são muito fortes, mas ele (Efromovich) deve integrar as operações (da OceanAir)", avaliou Sampaio.

O consultor lembrou que o empresário adquiriu a OceanAir em um momento em que as empresas aéreas brasileiras Transbrasil e Vasp saíram do mercado e a Varig estava à beira da falência. De lá para cá, a Gol foi criada e a TAM se capitalizou.

"Essas empresas (TAM e Gol) abrangem todo o território nacional e estão capitalizadas. A OceanAir começou só com 30 aviões velhos e agora tem 13 Fokkers 100. Para piorar a situação, a Azul surgiu com uma equipe experiente que rapidamente percebeu o mercado brasileiro", explicou, referindo-se à caçula do setor que já tem 5% do mercado em menos de 10 meses de operação, contra 2,7% da OcenaAir, há anos no mercado.

O consultor lembrou que Efromovich comprou a Avianca depois de sucessivos prejuízos com a OceanAir, e com isso ganhou prestígio na Colômbia recebendo inclusive a cidadania daquele país.

"Com a compra da Taca ele (Efromovich) fica com um 'hub' na Costa Rica e outro em Lima, e a OcenaAir vai servir para alimentar os voos dessas empresas em três capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre."

Ele lembrou ainda que Efromovich está prestes a assumir a operação da VarigLog e poderá integrar as operações de carga com a cargueira que possui na Colômbia, a Tampa.

"A Tampa tem linhas muito fortes de carga e pode fazer integração com a VarigLog."
Desástres Aéreos

Embraer se afasta da meta de entregas por Phenom 100

 Divulgação

SÃO PAULO - A Embraer entregou 57 jatos entre julho e setembro, ou 18,8% a mais do que um ano antes, quando as entregas somaram 48 unidades. Do total apurado no terceiro trimestre de 2009, 29 aeronaves foram para o segmento de aviação comercial, 27 para o de aviação executiva e um jato para o setor de defesa.

Do início do ano até setembro, a empresa já entregou 153 aeronaves, informou em nota distribuída nesta quarta-feira.

O comunicado traz ainda que a carteira de pedidos firmes da Embraer somava US$ 18,6 bilhões no fim de setembro, o que representa uma queda de 6% perante os US$ 19,8 bilhões registrados em 30 de junho.

Época Negócios

SATA: acidente com Airbus "Diáspora" já tem relatório intercalar


SATA: acidente com Airbus Diáspora já tem relatório intercalar

A 4 de Agosto de 2009, o aparelho ficou danificado, depois de uma "aterragem dura", no Aeroporto de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, embora não se tenham registado feridos, mas apenas danos na área de fixação do trem principal e ainda nos pneus e nas jantes.

O GPIAA, Gabinete de Prevenção de Incidentes e Acidentes de Aviação, já divulgou o relatório intercalar sobre o acidente com o Airbus 320 "Diáspora".



Todas as entidades competentes receberam o relatório.


Agora, resta esperar pelos resultados do inquérito interno aos pilotos e pelo relatório interno do fabricante Airbus.

A SATA vai divulgar as conclusões desses relatórios na próxima semana, provavelmente, de hoje a uma semana, confirmou à Antena 1 / Açores o porta - voz da Transportadora Aérea Regional.

O relatório apresentado hoje é apenas intercalar, uma vez que a investigação vai continuar até caminhar para um relatório final.

Não há data certa para apresentação das últimas conclusões.

O Airbus 320 "Diáspora" foi adquirdo pela SATA Internacional em Maio deste ano.

No entanto, em conjuntura adversa, a SATA conseguiu, mesmo assim, crescer, quer no número de voos efectuados, quer no número de passageiros transportados entre Abril e Setembro.

A SATA Internacional e a SATA Air Açores realizaram mais 171 voos que no mesmo período de 2008 e transportaram mais 8 mil passageiros.

Tratou-se de um ligeiro crescimento, numa altura em que a Associação Internacional de Transporte Aéreo prevê uma quebra de 4% no transporte de passageiros, a nível mundial.

RTP

“Sem o defeito nas sondas, o acidente não teria acontecido”

Tubo Pitot

Tubo Pitot

Celebra-se este mês o nascimento do Concorde. O único avião de passageiros ao lado da sua cópia soviética, o Tupolev Tu-144 ou “Concordski”, capaz de romper a velocidade do som. No entanto, esta semana a lembrança é sombria. Tem início o julgamento penal dos acusados pela tragédia que matou todos os 100 ocupantes do supersônico franco-britânico e contribuiu para aposentar as 20 aeronaves do tipo.

A glória custosa de 920.000 horas de voo do Concorde - o “pássaro branco” fazia o trajeto Paris-Rio em apenas 5h45, mas consumia 22 toneladas de querosene por hora - terminou semeando destroços em um campo de trigo, no subúrbio de Paris, dia 25 de julho de 2001. Foi o único acidente da sua história. O destino determinou que o avião encerrasse sua carreira com as cores da Air France estampadas na elegante fuselagem.

Dois pilotos experientes e consultores em uma dezena de acidentes de avião não acreditam que as tragédias aéreas acontecem por obra do acaso como, muitas vezes, tenta fazer crer o Escritório de Investigações e Análises da aviação civil francesa, o BEA. Mais do que isso. Eles acham que nem sempre as versões do BEA correspondem a realidade. Em muitos casos, não é necessário encontrar as caixas-pretas para se chegar a origem da catástrofe como sustenta o BEA. O maior acidente da história da Air France, o voo AF 447 (Rio-Paris), no qual morreram 228 pessoas, encaixa-se como uma luva nas três categorias, segundo a dupla pilotos. Eles oferecem a prova.

Gérard Arnoux, comandante de bordo de Airbus 320 e presidente do Sindicato de Pilotos da Air France (Spaf), de 58 anos e Henri Marnet-Cornus, ex-piloto de caça e de aviões de passageiros, de 60 anos, apoiaram-se em 47 documentos oficiais para escrever um relatório sobre as causas do acidente com o vôo AF 447. A análise joga por terra a tese do BEA de que os Tubos Pitot AA, não estão na origem do acidente. Os Pitot, fabricados pela francesa Thales, são sensores externos que enviam informações sobre as pressões para o sofisticadíssimo e quase autônomo sistema de bordo do A330 calcular a velocidade da aeronave.

Para o BEA, as leituras “incoerentes” dos sensores não foram determinantes, mas apenas um fator entre vários outros. Na análise dos pilotos fica claro que o defeito desencadeou uma sequência de panes que levou o avião à uma situação em que a tripulação não estava devidamente treinada para enfrentar. Arnoux martela: “Sem o defeito nas sondas, o acidente não teria acontecido.”

Os pilotos acusam a Air France e Airbus de “negligências” graves. Os problemas com as sondas foram diagnosticados em 2002. Desde então, foram registrados vários incidentes nos quais os sensores deram o pontapé inicial sem que o fabricante e a companhia aérea tomassem as devidas providências. A Air France forneceu aos pilotos do vôo AF 447 uma previsão meteorológica produzida 24 horas antes do acidente. Na madrugada dia 1 de junho, quando ocorreu a tragédia, havia uma rota mais segura que a que foi feita pelo A330. Na carta meteorológica de horas antes da decolagem, podia se ver bem a melhor opção. Os pilotos não sabiam. Embarcaram com informação desatualizada.

Os pilotos realçam também a parte de responsabilidade na tragédia das autoridades tutelares da aviação - o BEA, Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) e Agência Européia de Segurança Aérea (AESA). Sabia-se, por exemplo, que a certificação das sondas datavam dos tempos em que os aviões não voavam a altitudes tão altas, portanto os exames não levavam em conta o efeito dos cristais de gelo nas sondas.

VEJA.COM

HCB vai reabilitar aeródromo de Chitima

A HIDROELÉCTRICA de Cahora Bassa (HCB) manifestou ontem, em Maputo, a intenção de melhorar as condições do aeródromo de Chitima, na província de Tete, primeiro para facilitar o transporte de recursos humanos e de equipamento que será necessário para a construção da central norte, a montante daquela barragem, e para a introdução de voos comerciais de pequena escala na região.

A reabilitação vai consistir na instalação de novas infra-estruturas, nomeadamente uma terminal de passageiros e de cargas, uma aerogare, hangar para o parqueamento de aviões e ainda instalação de uma rede de iluminação da pista, segundo o Presidente do Conselho de Administração da HCB, Paulo Muxanga, falando após a assinatura de um memorando com o Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyussi, para a gestão conjunta daquele aeródromo.

MOÇAMBIQUE PARA TODOS

Lula afirma que só conhece proposta francesa para o F-X2



Declarações estranhas geram confusão

Segundo as principais agências de notícias do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou, durante a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia, em Estocolmo, que apenas a França apresentou uma oferta oficial para a venda de caças ao País.
A declaração causou mal estar entre autoridades militares e mesmo no Ministério da Defesa, já que oficialmente os três concorrentes enviaram na última sexta suas propostas ao ComAer (Comando da Aeronáutica). Além disso, tais declarações, tanto o presidente Lula como o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, colocam em dúvida a lisura do processo do F-X2. Ambos tem mostrado claramente que preferem a proposta francesa, sem ao menos ler as ofertas da Saab e da Boeing.


Embora a compra seja política, analistas consideram a postura do governo brasileira parcial e criticam o apoio público a oferta francesa.

Sem se abalar pela declaração do presidente brasileiro, o primeiro-ministro da Suécia , Fedric Reinfeldt, deverá incluir o assunto na pauta de conversas com o governo brasileiro. A Suécia deve reforçar o lobby em favor da Saab para a venda do Gripen NG, tanto que a ministra de Comércio Exterior da Suécia, Ewa Björling, disse que o tema deve estar presente na conversa entre os dois países, após a cúpula Brasil-União Europeia, e o chanceler sueco, Carl Bildt, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também falaram sobre o assunto.

Os americanos mantiveram uma postura ainda mais discreta, com a Embaixada dos EUA divulgando apenas uma nota onde reitera a oferta do Boeing F/A-18 Super Hornet. "Nossa proposta continua a oferecer os melhores aviões e um pacote superior de benefícios para a indústria brasileira a um baixo custo operacional e total", diz a nota.
BGA

Air Canada volta com Boeing 777 na rota GRU-Toronto


A partir de 1º de dezembro, a Air Canada substituirá o Boeing 767-300, de 211 lugares, pelo modelo Boeing 777-300, com 349 assentos, na rota São Paulo (GRU)-Toronto. A mudança chega para atender a temporada de inverno no país, que vai até 27 de março.
Panrotas

JU-52 no museu da TAM


O presidente do Museu Tam, João Francisco Amaro, recebe da Força Aérea Portuguesa hoje (quinta, dia 8) a doação da aeronave Junkers (Ju-52) em Sintra, Portugal. Em troca, a instituição entregará uma réplica do 14 Bis, construída no Brasil, para compor o acervo do Museu do Ar de Portugal.

“O Junkers é um trimotor do final da década de 1920 e foi a espinha dorsal do transporte aéreo da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Essa aeronave representou para os alemães o mesmo que o DC-3 para os norte-americanos. Será um orgulho tê-la no museu", explica Amaro.

Image


A aeronave não estará entre as mais de 80 peças expostas na reabertura operacional do Museu Tam, que fica em Rio Claro (SP), programada para janeiro de 2010. Segundo Amaro, o avião está desmontado há muito tempo e vai exigir um grande trabalho de pesquisa para restauração. Mas ele acredita que, em um futuro próximo, o Junkers poderá voar novamente. “A pintura deverá ser feita nas cores da Vasp ou do Sindicato Condor, que operaram o modelo no Brasil”, explica o executivo.

Aeroclube virtual

Gol e Aeromexico assinam code-share




A Gol Linhas Aéreas e a AeroMexico assinaram um acordo de code-share (compartilhamento de voos). As duas companhias avaliam ainda a possibilidade de uma futura integração de seus programas de milhagens, SMILES da GOL e Club Premier da AeroMexico. Pelo acordo de code-share, a AeroMexico adicionará seu código aos voos oferecidos pela Gol com origem em São Paulo, para seis destinos brasileiros: Rio de Janeiro (RJ - Aeroportos do Galeão e Santos Dumont), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Salvador (BA).

Dessa forma, a companhia mexicana terá a possibilidade de oferecer mais opções de conexões aos seus clientes, representando um canal adicional de vendas e possibilitando o incremento do tráfego de passageiros e da ocupação nos voos da parceira brasileira. Seguindo os procedimentos habituais do setor, a Gol encaminhará o contrato para análise e aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para posterior implementação do acordo.

Jetsite

Lufthansa amplia sua oferta para a África com 40% a mais de espaço para a Nigéria



A Lufthansa está ampliando sua oferta de voos para a África, aumentando de dez para 14 o número de voos semanais para a Nigéria. Por meio dos quatro voos semanais adicionais, os clientes disporão de voos diários de Frankfurt para Abuja, a capital da Nigéria, a partir do início do novo horário de voos em 25 de outubro de 2009. O voo será nonstop, sendo que os passageiros chegarão à jovem metrópole nigeriana, situado bem no meio do país, em seis horas a partir de Frankfurt. Três vezes por semana, os voos continuarão para Malabo (Guiné Equatorial) e quatro vezes por semana para Port Harcourt – cidade portuária nigeriana que voltará a constar do horário de voos.
Jornal de Turismo

Justiça aprova plano de recuperação da VarigLog



Mesmo sem a realização de nova assembleia de credores, a juíza Renata Mota Maciel, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo, aprovou na terça-feira o plano de recuperação judicial da VarigLog. Os advogados da companhia alegaram que a rejeição do plano no último dia 23 ocorreu porque os credores eram concorrentes (companhias aéreas e arrendadores de aviões). Ainda cabe recurso.

Segundo a advogada Laura Bumachar, do escritório Barbosa, Müssnich & Aragão, que atua na recuperação da VarigLog, os credores concentram 40% da dívida de R$ 160 milhões da classe 3 - formada por empresas com créditos sem garantias, ou sem hipoteca.

-- Entramos com um pedido de aprovação do plano mostrando que havia conflito entre os credores que rejeitaram a proposta e a VarigLog. E apresentamos à juíza as contas da empresa, que opera normalmente e paga em dia seus 750 funcionários -- disse.

O plano de recuperação da VarigLog prevê o pagamento em juízo de todos os trabalhadores, limitado a 150 salários mínimos por credor, um ano a contar da aprovação do plano. Para créditos até R$ 20 mil, a proposta é pagar em três parcelas trimestrais, também um ano após aprovado o plano. Para mais de R$ 20 mil, o crédito seria convertido em debêntures, 15% pagos trimestralmente por 12 anos, a partir de 2012, e 85% em cinco parcelas anuais a partir de 2013.

O plano prevê que empresário German Efromovich, da OceanAir, assuma a gestão da VarigLog por três anos, com direito de compra de ações da companhia.

O Globo

Trip contempla aumento de frota e voos internacionais


O presidente da TRIP Linhas Aéreas disse que a companhia aérea regional vai tomar importantes decisões sobre a sua frota até o final do ano e que espera iniciar voos
para países fronteiriços em cerca de dois anos.

Segundo José Mário Caprioli, presidente da TRIP, as decisões sobre a frota podem incluir pedidos de aeronaves Embraer com capacidade para 100 passageiros.
Em 2009, a TRIP aumentou 60% sua oferta e planeja um crescimento anual entre 40% e 50% nos próximos anos, dobrando sua frota de 30 aeronaves (25 turboprops ATR-42 e 72 e 5 jatos Embraer 175) até a Copa do Mundo de 2014.
Jetsite

Aer Lingus prepara redução de custos


A companhia aérea irlandesa Aer Lingus anunciou um plano de redução de custos até 2011, nomeadamente com as despesas de pessoal, e indicou ter já identificado 489 empregos excedentários, nomeadamente nas actividades operacionais, num total de 3.900 empregados.

A companhia anunciou, em comunicado, que tencionava reduzir os custos em 97 milhões de euros até final de 2011, dos quais 74 milhões de economias nos custos com o pessoal.
Pretende também reduzir o salário base de quem ganhar mais de 35.000 euros por ano, e os prémios para toda a gente.
Recorde-se que 100 pessoas sairão da companhia, já este ano, no termo de contratos a prazo determinado.
Opção Turismo

C.F.I.T. - Controlled Flight Into Terrain





Voar de forma segura próxima ao solo é um desafio que deve ser encarado com extrema responsabilidade por qualquer piloto. Lembro-me de certa vez ter ouvido alguém falar "...que quanto mais alto, mais seguro. Até hoje ninguém colidiu com o céu." Parando pra pensar tem lógica...

Um dos tipos de acidentes que é muito relevante é o CFIT - Controlled Flight Into Terrain, ou seja, aquele acidente em que a aeronave se encontra em condições de aeronavegabilidade perfeita mas que por algum motivo colide com o solo, obstáculos ou água. É mais peculiar durante a fase de aproximação para pouso. O CFIT é um tema onde podemos conseguir facilmente informações devido sua amplitude e em praticamente todo seminário ou palestra de segurança de voo vez ou outra ouviremos a respeito. Mas não é pra menos. Estatisticamente o CFIT continua sendo um tipo de situação muito presente nos gráficos.

Enfim, com algumas atitudes preventivas bem como um bom planejamento e disciplina às restrições operacionais de onde voamos e, obviamente, um treinamento adequado é possível evitá-lo.



Pensando um pouco nisso hoje logo pela manhã, passei então a procurar algum material para estudo e me deparei com uma cartilha em forma de checklist da Flight Safety Foundation que achei bastante interessante para dividir aqui no blog.

Aos interessados em analisar o checklist, o link é:
http://www.flightsafety.org/pdf/cfit_check.pdf

Abaixo segue o link de um vídeo do youtube com a animação do voo 801 operado pela Korean Airlines em um de seus Boeing 747, caso clássico de CFIT analisado em estudos de caso.
http://www.youtube.com/watch?v=0HbqOvQqTwg

Pensando no assunto, seguem algumas dicas para prevenir o CFIT:
- Quando for voar em condição IMC ou noturno, seja um local onde você está familiarizado ou não, não deixe de planejar sua decolagem e subida ou aproximação e pouso.
- Calcule seu gradiente de subida. Leve em consideração que você pode ter uma pane tendo sua performance modificada.
- Faça uso das cartas aeronáuticas publicadas e esteja com elas sempre em dia. Preste atenção a todos os detalhes da approach plate, principalmente aos obstáculos nela contidos. Procure e marque o ponto de maior elevação ou obstáculo.
- Respeite todas as altitudes mínimas do procedimento independente de sua fase. Dê atenção à MSA do setor, tanto subindo como descendo.
- Quando voando abaixo da MSA procure subir da forma mais ágil possível quando possível. Empregue a maximum rate ou maximum angle of climb até cruzar a MSA.
- Em rota, respeite os níveis mínimos das aerovias ou em caso de voar na FIR (fora de aerovia), planeje corretamente o seu nível mínimo. Voe pelo menos 2.000 pés acima do obstáculo mais alto em terreno acidentado.
- Busque ter o seu equipamento sempre bem equipado/operando com GPWS/EGPWS.
- Dê uma margem de segurança à segurança e com certeza, da sua parte, os índices de acidentes por CFIT vão diminuir.. :)

Se há dúvida, suba...! Nessas horas me vem em mente a frase..."até hoje ninguém colidiu com o céu."

Fly Safe!

Line Operations Safety Audit