PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lula afirma que só conhece proposta francesa para o F-X2



Declarações estranhas geram confusão

Segundo as principais agências de notícias do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou, durante a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia, em Estocolmo, que apenas a França apresentou uma oferta oficial para a venda de caças ao País.
A declaração causou mal estar entre autoridades militares e mesmo no Ministério da Defesa, já que oficialmente os três concorrentes enviaram na última sexta suas propostas ao ComAer (Comando da Aeronáutica). Além disso, tais declarações, tanto o presidente Lula como o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, colocam em dúvida a lisura do processo do F-X2. Ambos tem mostrado claramente que preferem a proposta francesa, sem ao menos ler as ofertas da Saab e da Boeing.


Embora a compra seja política, analistas consideram a postura do governo brasileira parcial e criticam o apoio público a oferta francesa.

Sem se abalar pela declaração do presidente brasileiro, o primeiro-ministro da Suécia , Fedric Reinfeldt, deverá incluir o assunto na pauta de conversas com o governo brasileiro. A Suécia deve reforçar o lobby em favor da Saab para a venda do Gripen NG, tanto que a ministra de Comércio Exterior da Suécia, Ewa Björling, disse que o tema deve estar presente na conversa entre os dois países, após a cúpula Brasil-União Europeia, e o chanceler sueco, Carl Bildt, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também falaram sobre o assunto.

Os americanos mantiveram uma postura ainda mais discreta, com a Embaixada dos EUA divulgando apenas uma nota onde reitera a oferta do Boeing F/A-18 Super Hornet. "Nossa proposta continua a oferecer os melhores aviões e um pacote superior de benefícios para a indústria brasileira a um baixo custo operacional e total", diz a nota.
BGA

Nenhum comentário: