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quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Avião da Passaredo caiu e pegou fogo no aeroporto de Vitória da Conquista

Avião da Passaredo caiu e pegou fogo no aeroporto de Vitória da Conquista



Por volta das 14h40 de hoje, uma aeronave da empresa Passaredo Linhas Aéreas caiu no aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo de Vitória da Conquista, região Sudoeste da Bahia, a 509 km de Salvador.


Em entrevista a Rádio Uesb, o presidente do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, José Maria Caires, informou que dois, dos 30 passageiros, em sua maioria idosos, que estavam no avião Embraer ARJ 145 sofreram escoriações e receberam os primeiros socorros no local pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com as primeiras informações, o trem de pouso da aeronave não abriu obrigando a aeronave fazer um pouso de barriga, após a aterrissagem, as turbinas pegaram fogo. Por conta do acidente, a pista está interditada.


A aeronave da Passaredo é a mesma que faz linha São Paulo/Conquista/Salvador/Barreiras/Brasília/São José do Rio Preto.


Esse é o segundo avião da Embraer que cai em menos de dois dias. O outro acidente ocorreu com uma aeronave Embraer E190 da empresa Henan, com 96 pessoas a bordo, que caiu durante o pouso perto do aeroporto de Lindu, em Yichun, Província de Heilongjiang, na China. Quarenta e três pessoas morreram na queda.


Recentemente representantes da imprensa barreirense e proprietários de agência de viagem de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, foram convidados pela empresa Passaredo para conhecer a nova aeronave e participar de um voo inaugural até Salvador.

jornal nova fronteira

Gol fecha acordo com empresa aérea do Nordeste

Numa resposta à ofensiva da TAM no mercado de voos regionais, a Gol começou a fazer parcerias com companhias menores que atendem a regiões específicas do País.

O primeiro acordo é com a Noar, uma empresa nova, pernambucana, que opera aviões LET – bimotores com capacidade para 19 pessoas.

Com a parceria, que terá início em setembro, a Gol passa a vender bilhetes da Noar em seu site. Os clientes da companhia poderão comprar passagens para Caruaru, fazer apenas um check in e despachar bagagens uma só vez. O voo para Caruaru parte do Recife.

A Gol deverá anunciar novos acordos nos próximos meses.

A atenção da empresa em relação ao mercado regional de aviação foi redobrada após a TAM anunciar a compra da Pantanal, no fim do ano passado.

Ontem, a Gol anunciou nova rota regional, ligando Belo Horizonte a Montes Claros. Antes, tinha lançado voo entre São Paulo e Bauru.

guilherme barros

Avião não consegue decolar em Divinópolis


Na Terça-feira,
O bimotor, com capacidade para 12 pessoas, ficou com a parte da frente encostada na pista. Segundo a administração do aeroporto, o trem de pouso do avião teria se quebrado no momento da decolagem.


g1

Paraquedista fica pendurado em mastro após salto nos EUA

Incidente ocorreu em Arlington, no Texas.
Salto foi realizado antes de jogo de beisebol.

Um paraquedista ficou pendurado em um mastro durante um salto antes da partida de beisebol entre o Minnesota Twins e o Texas Rangers, na terça-feira, em Arlington, no estado do Texas (EUA). Segundo a agência de notícias "Associated Press", ninguém ficou ferido.

Incidente ocorreu em Arlington, no Texas.Incidente ocorreu em Arlington, no Texas. (Foto: LM Otero/AP)
Salto foi realizado antes de jogo de beisebol.
Salto foi realizado antes de jogo de beisebol. (Foto: LM Otero/AP)
G1

Por dentro dos Jatinhos de Luxo


Conheça um pouco de como são por dentro os jatinhos de luxo usados por autoridades e celebridades abastadas. Ambientes simples que são facilmente confundidos com a classe econômica de GOL’s e TAM’s da vida…

Jatinhos de Luxo

002 [Fotos] Por dentro dos Jatinhos de Luxo

003 [Fotos] Por dentro dos Jatinhos de Luxo

004 [Fotos] Por dentro dos Jatinhos de Luxo

005 [Fotos] Por dentro dos Jatinhos de Luxo

006 [Fotos] Por dentro dos Jatinhos de Luxo

007 [Fotos] Por dentro dos Jatinhos de Luxo

008 [Fotos] Por dentro dos Jatinhos de Luxo

009 [Fotos] Por dentro dos Jatinhos de Luxo

010 [Fotos] Por dentro dos Jatinhos de Luxocuriosando

Blue Air dá duas viagens grátis

Blue Air

A low cost romena Blue Air lançou um concurso na sua página do Facebook, que oferece ao vencedor dois bilhetes de ida e volta para qualquer destino operado pela companhia. O passatempo vai continuar até 9 de Setembro, e para concorrer é preciso dar três razões para viajar com a Blue Air. Pode-se acessaro site da companhia em www.blueairweb.com.

alma de viajante

Aviões militares perseguem OVNI sobre cidade do Arizona


Na cidade de Lake Havasu no Arizona, um casal via televisão quando seu filho mostrou o que parecia ser 8 ou 10 jatos perseguindo um OVNI em forma de bumerangue em 16 de agosto de 2010, segundo o banco de dados da Mutual UFO Network.

Eles relataram que os jatos utilizavam "luzes estroboscópicas extremamente brilhantes", e voavam a norte de sua localização em alta velocidade, se deslocando de leste para oeste.

Os jatos em seguida, viraram e voltaram a voar de leste para oeste.
Mas durante o regresso, o casal notou "uma luz vermelha brilhante à frente das aeronaves convencionais."

"Em certo ponto a luz vermelha fez uma parada brusca e completa e, em seguida, mudou o rumo voando na direção que veio", afirmou a testemunha. "A outra aeronave, fez a volta e começou a segui-la."

Quando eles perderam de vista os jatos e a luz vermelha - cerca de 30 segundos depois - viram um "objeto em forma de triângulo com uma luz vermelha intensa no centro" vindo em direção a eles. Poucos minutos depois, os jatos retornaram seguindo o OVNI.

O que se destacou neste momento - foi o silêncio do OVNI.

"O objeto em forma de triângulo não fez nenhum som quando passou, mas podíamos ouvir os aviões convencionais."

O casal comparou o OVNI com os jatos convencionais.

"Durante os minutos seguntes a aeronave (OVNI) continuou a manobra em torno do espaço aéreo, próximo à cidade, a velocidades extremas, minha esposa, meu filho e eu, todos testemunhamos mudanças na velocidade (incluindo paradas bruscas), direção e altitude, que não são possíveis no momento com as tecnologias conhecidas ".

Após 30 ou 45 minutos, todas as aeronaves sumiram da área.

Fonte: Examiner
realidadeoculta


Avião com humorista do CQC faz pouso forçado em aeroporto de Bauru SP ...Aconteceu uma coisa muito bacana aqui!!!???

Cartão Fidelidade Black: É o Melhor Exemplo de Como a Tam Encara Seus Clientes Mais Fiéis

A Tam já disponibilizou no site o novo nível elite do Fidelidade Tam: o nível Black. O que mais impressiona foram as vantagens, ou melhor a falta delas, dadas aos seus portadores.

Para conseguir atingir o nível Black é necessário que se acumule 150 mil pontos voados na TAM no período de janeiro a dezembro do ano anterior. Um bom número de pontos principalmente lembrando que a Tam tem uma malha internacional pequena e que vôos dentro da América do Sul apenas acumulam 1 mil pontos independente da distância percorrida. Portanto, para se acumular esse número de pontos realmente deve-se ser um cliente muito fiel.

O que ele ganha com isso? Além de todas as vantagens já atingidas ao chegar ao nível Vermelho (Star Gold) que é atingido acumulando-se bem menos pontos (48 mil) você receber as seguintes “vantagens”:

Isso mesmo! A maior vantagem é poder ter uma linha mais fácil de contato com a Tam! Nada de bônus mais elevado, nada de acesso a Sala Vip própria da Primeira Classe, nada de maior facilidade em emitir uma passagem para fora da América do Sul e nada de milhas comemorativas pelo alcance do nível mais elevado. Nenhum mimo maior para quem optou por ser realmente fiel a Tam…

Não consigo entender como a Tam se enxerga e o que ela pensa de quem compra suas passagens. Tudo bem que ser atendido no call center da Tam é uma tarefa que exige muita paciência e tempo, mas ser bem atendido deveria ser um direito e não uma vantagem dada aos clientes top da cia aérea. Será que ela realmente acha que ser fiel a Tam é obrigação ou pura falta de opção e por isso não é necessário agradar esse público?

O caminho para perder consumidores assim é esse mesmo! Não sei se eles podem se dar ao luxo disso ainda mais em um ambiente de consolidações que pode permitir a chegada de novos players no mercado no futuro.

O Fidelidade Tam tem algumas vantagens sobre alguns concorrentes dependendo do perfil do consumidor, mas sua maior sorte é não ter um concorrente a altura no mercado nacional que faça parte de uma aliança aérea permitindo assim que o status elite seja reconhecido nas demais cias parceiras.

Mais uma vez, acorda Tam, ou melhor, Latam!

aquela passagem

Aer Lingus volta aos lucros

A companhia aérea irlandesa Aer Lingus voltou aos lucros no segundo trimestre deste ano, o que lhe dá mais uma arma para combater a tentativa de compra por parte da rival Ryanair.


Embora a Ryanair tenha já desistido da oferta de compra, ao ficar apenas com uma parte do capital, a sombra continua a pairar. O Estado irlandês, a Ryanair e os empregados da companhia são os principais accionistas da Aer Lingus.

A companhia de bandeira teve prejuízos anuais, tanto em 2008 como em 2009. O objetivo é voltar ao terreno positivo no próximo ano e entrar numa aliança de companhias aéreas.

Neste último trimestre, teve um lucro antes de impostos de 15,4 milhões de euros, contra um prejuízo de quase 14 milhões no mersmo período do ano passado.

euronews

Al Jaber Aviation recebe seu primeiro Airbus Executivo

O primeiro Airbus A318 Elite recebido pela Al Jaber Aviation. (Foto: AJA)

A empresa Al Jaber Aviation (AJA), baseada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, tornou-se a primeira operadora do Oriente Médio a oferecer uma aeronave Airbus para voos fretados VVIP após o recebimento de seu primeiro A318 Elite.

“Nós objetivamos oferecer aos nossos clientes VVIP o que existe de mais confortável, o melhor espaço e o melhor serviço de bordo,” disse o CEO do Al Jaber Group, Mohammed Al Jaber.

O Airbus A318 Elite da AJA pode acomodar 19 passageiros, permitindo que grupos maiores possam viajar juntos, uma coisa que não seria possível em jatos executivos tradicionais, diz a Airbus. Ele apresenta “espaçosas” poltronas encontradas em escritórios de alto padrão, grandes lavatórios e um escritório privativo que pode ser convertido num quarto.

A AJA possui uma encomenda adicional para três jatos A318 Elite e dois Airbus Corporate Jetliners A319 (ACJ).

cavok

Azul recebe mais dois E-Jets Embraer


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu nesta terça-feira mais duas aeronaves Embraer 195. Com isso, a frota da companhia já é de 21 aeronaves, sendo dez Embraer 190 e 11 Embraer 195. As duas novas aeronaves entrarão em operação nas próximas horas.

A expectativa é fechar o ano com 26 aeronaves, lembrando que a Azul aumentou o pedido de aeronaves para a Embraer este ano ao encomendar cinco aeronaves extras. Fora das 76 pedidas no anúncio da criação da empresa em 2008. No fim de 2009, a frota da Azul era composta de 14 aeronaves.
jornal de turismo

Tapete vermelho para os chilenos?


O negócio entre a TAM e a LAN merece uma atenção especial. A mídia tem festejado de forma eufórica o acordo entre duas empresas privadas,deixando de analisar através de um enfoque fundamental: o interesse nacional.

A TAM é hoje a única empresa aérea de bandeira do país para as viagens de longo curso. É o operador brasileiro que garante as nossas ligações com a Europa e a América do Norte.

Para um país de dimensões continentais como o nosso, geograficamente localizado no hemisfério sul e com suas grandes metrópoles a pelo menos 9 horas de voo das grandes cidades do hemisfério norte, o transporte aéreo é um item vital para a soberania nacional.

O Brasil, como sexta economia mundial e como uma nação em pleno desenvolvimento, tem que ter soberania sobre as suas ligações e rotas para os principais centros econômicos do planeta.

A TAM foi a solução nacional de mercado para a saída da velha VARIG de cena. O país se deu ao luxo de aplaudir o fim de uma máquina que o conectava com o mundo. A soberania estava preservada e havia geração em moeda forte. A empresa chegou a gerar R$ 8 bilhões de faturamento.

Só a evasão de divisas com a migração de receita para as empresas aéreas estrangeiras ocorrida nos últimos cinco anos daria para pagar a dívida da VARIG umas dez vezes. Entregamos o nosso mercado para as estrangeiras que transportam brasileiros e transferem sua receita para o exterior, gerando empregos lá fora. Este é apenas o aspecto econômico.

A questão da soberania nacional, uma visão estratégica, é a mais importante. O país tem que ter sob sua bandeira uma frota de aeronaves de longo curso para que exerça a nossa contrapartida nos acordos bilaterais de transporte aéreo, tanto em relação à carga quanto ao passageiro.

A TAM vinha ocupando este espaço que foi da VARIG a partir da absorção da Real Aerovias, Panair do Brasil e Cruzeiro. O tamanho da VARIG era o resultado da operação de adas de rotas dessas empresas nacionais, que por diferentes motivos foram abrigadas em um único operador. Só que a TAM começou do zero e as suas rotas de longo curso já restabeleciam a presença brasileira na Europa e na América do Norte.

Como o slogan criado pelo próprio comandante Rolim Amaro e que era dito no final de cada voo, "a TAM é uma empresa que tem orgulho de ser brasileira". Ninguém duvida que os gestores atuais da empresa conhecem o papel de defender os interesses nacionais.

A equipe de dirigentes da TAM construiu uma empresa de longo curso enfrentando obstáculos paradoxais: carga tributária, combustível mais caro do que o dos concorrentes, falta de infraestrutura e de regras do poder concedente, desregulamentação tarifária, enfim, dezenas de motivos externos que afetam a competitividade e que ajudam a inviabilizar alquer um que queira construir uma aviação de longo curso a partir do Brasil.

Dentro de um ano as decisões macros sobre o destino da TAM, leia-se da única operadora de longo curso do Brasil, passarão a ser realizadas em Santiago do Chile, por um CEO que tem um histórico extrativista, a exemplo do que já fez na Argentina e no Peru. Será que ele terá coração para pensar nos interesses verde-amarelos?

O histórico da relação do grupo LAN com os sindicatos e com os seus empregados é bem diferente do relacionamento das empresas aéreas brasileiras com os seus funcionários. Uma relação nervosa e sempre levada ao limite.

Na prática, este acordo, que tem ares de irreversível, tem que prever salvaguardas para o interesse nacional. Tem que se criar ações que criem cenários competitivos para que outras empresas brasileiras passem a operar no longo curso.

Os gestores brasileiros da TAM precisam contar com a proteção legal para barrar decisões estrangeiras que os coloquem em conflito com os interesses nacionais.

Nos próximos anos os interesses chilenos estarão preservados politicamente, até porque o atual presidente da República daquele país era acionista da LAN e possui uma relação íntima (é credor) com o futuro CEO da LATAM. Sebastian Piñera participou ainda como acionista das negociações, conforme revelou a imprensa chilena. Só estes fatos geram um desequilíbrio entre os interesses do Chile e os do Brasil.

Perguntado no Chile se, caso houvesse a mudança da legislação brasileira sobre a participação estrangeira, hoje limitada a 20%, o grupo teria interesse em aumentar sua participação, Enrique Cueto respondeu que "o acordo já prevê que, se houver modificações que permitam uma maior participação estrangeira, elas serão aplicadas ao contrato", ou seja, os chilenos estão chegando!

Se a LAN propusesse um acordo semelhante com uma companhia aérea norte-americana, dificilmente seria aprovado. As fusões de companhias aéreas americanas ocorrem somente entre elas. Eles sabem a importância estratégica do setor, tanto que socorreram financeiramente as companhias depois do 11 de Setembro. Nunca aceitariam ter um CEO sentado no Chile decidindo assuntos da aviação local.

Na Argentina, o Governo entendeu a importância de uma empresa de bandeira e evitou a bancarrota da Aerolíneas Argentinas, entregue a um insolvente grupo espanhol. Ela se mantém como empresa privada e está em plena recuperação. Em qualquer mesa de negociação, os argentinos primeiro defendem os interesses da sua empresa nacional e só depois fazem concessões aos estrangeiros. No Brasil, os interesses nacionais parecem fazer parte de um distante passado.

No caso da LATAM, o casamento entre TAM e LAN, deve passar pela preservação da autonomia dos seus gestores brasileiros e estabelecer regras que mantenham a empresa comprometida com os interesses nacionais, tanto no mercado interno, como nas ligações internacionais.


*Claudio Magnavita é jornalista especializado em aviação, membro do Conselho Nacional de Turismo e Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

Fonte: Opinião Aeroportos no Brasil.blogspot.com

Chicken Wings – Barulho no trem de pouso I

Com a permissão de Michael e Stefan Strasser, www.chickenwingscomics.com
cavok

25 de Agosto - Dia do Soldado Brasileiro


roberto caiafa

Urgente: Queda de avião no oeste do Congo mata 19

Avião da FILAIR cai e mata 19

KINSHASA, Congo — A queda de um avião comercial nesta quarta-feira, no oeste do Congo, matou 19 pessoas. A polícia diz contudo, que duas pessoas sobreviveram.

O Coronel Joli Limengo, chefe de polícia da província de Bandundu , onde o avião caiu, por volta do meio dia (horário local), informou que foram resgatados dos destroços,19 corpos.

O avião era operado por uma cia aérea local chamada FILAIR, e o voo procedia da região central do Congo para Bandundu, onde ocorreu o acidente. O destino final do voo era a cidade de Kinshasa.

O Congo tem um dos piores históricos de segurança de voo do mundo. As normas aéreas deste país da África Central são extremamente fracas.

Poucas rodovias no Congo são utilizáveis, após décadas de guerras e uma sucessão de governos corruptos, forçando que a empobrecida população do país, tenha como alternativas a utilização de barcos ou de aviões velhos, quase sem manutenção alguma.

bga

E a medalha de prata vai para: São Paulo – Brasília



A ligação São Paulo – Brasília superou o trecho Cidade do México – Monterrey, e é agora a segunda rota mais movimentada da América Latina, atrás apenas da ponte aérea.

A informação está em relatório divulgado pela ALTA (Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo).

eagle sky

Apresentação aérea do Hawk Solo da RAF

Divulgamos hoje a informação da suspensão do piloto oficial da temporada 2010 do Hawk Solo Display Team, devido a “manobras agressivas”. Conforme pedidos, segue uma apresentação do Hawk T1, da RAF, de apresentação solo, durante o show aéreo do RIAT (Royal International Air Tattoo), em Fairford, no mês de julho (vídeo acima), e no Southend Air Show, no dia 30 de maio de 2010, na sequência abaixo.

Podemos ver nas sequências de manobras abaixo que em nenhum momento a aeronave chega a 8,5Gs, conforme atingido pelo piloto e registrado no Flight Data Recorder. Nas duas etapas da apresentação, conforme visto abaixo, o máximo que o piloto chega é 8Gs/-3,5Gs, logo na primeira manobra. A apresentação total é feita em 7,5 minutos, executada conforme informa a RAF, para “demonstrar toda performance e envelope de voo da aeronave Hawk”.

Primeira parte:

1. Head Banger – Passagem de alta velocidade (550kts / 100 pés / 8G), curva fechada, 3 tounneaus de 3 pontos, meio tounneau com puxada negativa (-3,5G), curva externa.
2. Helter Skelter – Meio oito cubano com rolagens de 1,5, curva de máxima performance de 6Gs.
3. Slingshot – Looping lento (200 kts de velocidade de entrada).
4. Dirty Vortex – Curva de mínima inclinação, com trem de pouso e flaps baixados.
5. Hexitation Roll – Passagem limpa, mudança de ala, tounneau de 6 pontos, entrada forte invertida em meio oito cubano (-3,5G).

Segunda parte, apresentação completa:

6. Big Barrel – Tounneau barril à 3000 pés (350kts/5G), e meio oito cubano.
7. Tombstone – Tounneau barril invertido (-3,5G), curva de grande inclinação de 270º (+7G).
8. Flying Shufti – Série de loopings no centro do box (300kts/4G), curva de máxima performance (360º).
9. Stinger – Subida vertical de 7G, tounneau vertical (720º).

Nota do Editor(cavok): Sinceramente eu não vi nada de extraordinário nas duas apresentações acima. E acredito que houve um exagero por parte dos oficiais da RAF ao suspender o piloto.

cavok

Imprensa chinesa aponta problemas em avião Embraer


Destroços do avião Embraer que se acidentou no Noroeste de Minas - (China Out/AFP)
Destroços do avião Embraer que se acidentou no Noroeste de Minas

A imprensa chinesa afirma nesta quarta-feira que alguns aviões Embraer 190, como o que caiu no noroeste da China na véspera, apresentaram problemas técnicos recentemente. O Embraer 190, da companhia regional Henan Airlines, saiu da pista ao tentar pousar durante a noite e sob neblina no aeroporto de Yichun, se partindo em dois e pegando fogo. O acidente deixou 42 pessoas mortas 54 feridas.

O aparelho, que transportava 91 passageiros e cinco tripulantes, segundo a agência Nova China, havia decolado cerca de 40 minutos antes do aeroporto de Harbin, capital da província de Heilongjiang, na fronteira com a Rússia.

Segundo a agência oficial Nova China, a Autoridade de Aviação Civil (CAAC) foi comunicada de problemas com o Embraer 190 por várias companhias aéreas chinesas que operam com o equipamento, e organizou um painel, em junho de 2009, para analisar a questão.

Os investigadores já trabalham nos destroços do avião e a caixa preta foi encontrada, informou a agência oficial de notícias. O piloto, que sobreviveu ao desastre, está muito ferido, especialmente no rosto, e não pode falar, afirma a agência.

Segundo as autoridades locais, o avião se partiu em dois e alguns passageiros foram atirados do aparelho antes que o Embraer 190 pegasse fogo. O funcionário da prefeitura de Yichun Wang Xuemei, que supervisiona as operações, declarou que a maior parte dos feridos têm fraturas, mas não corre risco de morte.

O aeroporto está situado próximo a um bosque a cerca de 5 quilômetros de Yichun, cidade de um milhão de habitantes a 150 quilômetros da fronteira entre a China e a Rússia.

Estado de Minas

Mesa de centro motorizada


Divulgação
A mesa pode ser iluminada

A aparência dessa peça tem tudo a ver com a garagem, mas, na verdade, ela ganha destaque na sala, como mesa de centro. Inspirada em uma turbina de avião, a DC-9 Nacelle, da empresa norte-americana MotoArt, tem sob o tampo de vidro uma estrutura de alumínio que remete à parte estacionária, com hélices e rotor. A parte que fica sobre o vidro é conhecida como o nariz da turbina. Para completar o visual, o móvel ainda pode ser iluminado durante a noite. A mesa ainda não está disponível para venda no Brasil.

Divulgação

casa e jardim

Maioria dos viajantes quer aviões com área só para famílias


59% dos viajantes preferia que os aviões tivessem uma ala exclusivamente dedicada às famílias, segundo uma sondagem realizada pelo portal de viagens "Skyscanner", à qual responderam cerca de duas mil pessoas.

De acordo com os resultados divulgados, 68% do viajantes que não têm filhos são a favor de uma área exclusiva às famílias dentro dos aviões, enquanto apenas 8% considera que as pessoas devem sentar-se onde querem.

Dos viajantes que não são pais, 70% afirma que prefere sentar-se longe de crianças e cerca de um quarto diz mesmo que deveria haver voos "livres de crianças".

Os números mudam radicalmente quando os viajantes já são pais. Destes, 45% é contra a ideia de os aviões terem uma ala exclusiva para famílias, alegando que não querem estar junto dos filhos dos outros; 24% não quer esta separação por achar que tem o direito de se sentar onde quiser; enquanto apenas 31% dos viajantes com responsabilidades parentais é a favor de uma área especial para quem viaja com crianças.
jornal de turismo

Caixa-preta de avião da Embraer é encontrada na China

Foto: Arte/ iG

Aeronave era do modelo E190

Os serviços de resgate encontraram a caixa-preta do avião da Embraer que caiu na China nesta terça-feira, informou nesta quarta a imprensa oficial do país. Autoridades chinesas também anunciaram uma revisão no número de mortes causada pelo acidente: foram 42 vítimas fatais, e não 43, como divulgado anteriormente.
ig

Empresa aérea demite gerente após acidente na China


Avião da Henan Airlines caiu durante pouso; 42 pessoas morreram e 54 ficaram feridas


AFP/24.08.2010AFP/24.08.2010

Horas após o acidente em Yichun, na China, os destroços do avião da Henan Airlines ainda soltavam fumaça

A empresa aérea chinesa Henan Airlines retirou do cargo o gerente geral da companhia, após o acidente de avião que matou 42 pessoas em Yichun, na China, nesta terça-feira (24), informou a agência oficial Xinhua.

De acordo com a Administração de Aviação Civil da China, a empresa apontou Cao Bo para o lugar de Li Qiang. O motivo da destituição não foi informado.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas testemunhas dizem que o avião Embraer E-190, fabricado no Brasil, não conseguiu parar e bateu no fim da pista após pousar sob intensa neblina.

Dos 96 ocupantes, 54 conseguiram escapar com vida, apesar dos ferimentos.
r7

Ações da Embraer caem quase 4% após acidente com avião


As ações ordinárias (que dão direito a voto) da Embraer caíram 3,87% nesta terça-feira(24) influenciadas pelo acidente aéreo na China, que matou 43 pessoas. O avião foi fabricado pela brasileira.

A preocupação dos investidores é que o acidente prejudique os negócios da companhia área. As ações da Embraer foram as que registraram a maior queda no dia e empurraram a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que fechou com perda de 1,25%, marcando o quarto dia seguido de recuo.
r7

Piloto de avião que caiu no nordeste da China sobrevive mas é incapaz de falar



O piloto do avião de passageiros que caiu terça-feira à noite na Província de Heilongjiang, nordeste da China, está entre os sobreviventes e recebe tratamento médico em um hospital local.

O piloto Qi Quanjun, deitando em uma cama de hospital com tubos ao redor de seu corpo, foi incapaz de falar quando os jornalistas da Xinhua o visitaram hoje.

Parece que Qi pôde entender as questões, mas teve dificuldade de falar devido a graves ferimentos no rosto, segundo informaram os médicos. Qi não corre risco de vida.

O prefeito de Yichun, Wang Aiwen, divulgou hoje o número correto de mortos, 42,ao invés dos 43 divulgados anteriormente. Outros 44 saíram feridos, incluindo sete em estado grave, disse.

Os feridos estão recebendo tratamento em quatro institutos médicos da cidade.

No aeroporto de Lindu, envolto em neblina, a equipe de resgate começou hoje pela manhã a transferir os corpos das vítimas, embalando-os em sacos prateados, para levá-los às funerárias e assim identificá-los.

Muitos familiares estão esperando com ansiedade em um campo aberto em frente ao aeroporto.

O avião ERJ-190, fabricado pela companhia aérea brasileira Embraer e com capacidade máxima de 106 passageiros, caiu perto da pista do aeroporto Lindu em Yichun às 21h36 de terça-feira, aproximadamente 40 minutos depois da decolagem na capital provincial, Harbin.

Agência Xinhua

Causas por apurar no primeiro acidente de aviação na China em seis anos

O avião comercial chinês que explodiu, ontem à noite, ao tentar aterrar em Yichun, causando a morte de 42 pessoas mas ao qual sobreviveram 54, era um ERJ-190, de fabrico brasileiro. Foi o primeiro acidente aéreo registado na China em quase em seis anos, disse hoje a Administração Chinesa da Aviação Civil.


Imagem mostra partes do avião que caiu na China
Foto: Reuters

Imagem mostra partes do avião que caiu na China

As causas do acidente, que ocorreu cerca das 22h00 (hora local) num novo aeroporto da província de Heilongjiang, no nordeste da China, estão ainda a ser investigadas, indicou a agência noticiosa oficial chinesa.

O avião, operado pela companhia regional Henan Airlines na carreira Harbin-Yichun, transportava 91 passageiros, cinco dos quais crianças, e cinco tripulantes.

A bordo seguia também uma delegação do ministério chinês dos Recursos Humanos e Segurança Social chefiada pelo vice-ministro Sun Baoshu, que hoje de manhã (hora local) se encontrava "em estado crítico", disse a mesma fonte

Segundo alguns relatos, o avião partiu-se antes de embater no solo e explodir.

O último acidente aéreo registado na China data de novembro de 2004, quando um jato CRJ-200 de fabricação canadense, a serviço da China Eastern Airlines, caiu num parque de Baotou, no norte do país, matando as 53 pessoas que iam a bordo e mais duas que estavam em terra.

sapopt

Embraer vai ajudar China a investigar acidente aéreo

O modelo E-190 teria sido construído pela brasileira Embraer
O modelo E-190 foi constrído pela brasileira Embraer (AFP)

A fabricante brasileira Embraer anunciou nesta terça-feira que vai ajudar as autoridades chinesas na investigação das causas de um acidente aéreo com um avião da companhia chinesa Henan Airlines. A aeronave, fabricada pela Embraer, teria saído da pista durante a aterrissagem em um aeroporto no nordeste do país, deixando 43 mortos e 53 feridos.

Em nota, a empresa brasileira externou condolências às famílias e aos amigos da vítima e informou que mandou ao local uma equipe de técnicos para colaborar com as investigações da causa do acidente.

A aeronave transportava 91 passageiros e cinco tripulantes. Ao menos 20 delas foram hospitalizadas, três em estado grave, mas a maioria está em condições estáveis.

De acordo com a agência estatal Xinhua, o avião caiu na cidade de Yichun às 22h10 (horário local, 11h10 em Brasília). O piloto teria tido problemas na manobra de pouso no aeroporto da cidade Yichun. Por razões ainda não explicadas, o aparelho saiu da pista e se incendiou.

A aeronave decolou de Harbin, capital da província de Heilongjiang, pouco antes das 21h (10h em Brasília).

veja

Carga aérea sobe 19,3% em Portugal


Primeiros sete meses.

O movimento de carga aérea processada nos aeroportos geridos pela ANA registou um crescimento de 19,3 por cento nos primeiros sete meses deste ano face a período homólogo de 2009. A maior subida ocorreu em Lisboa (22,1 por cento), seguindo-se os Aeroportos dos Açores (16,9 por cento) e Francisco Sá Carneiro (15 por cento).

Nos aeroportos geridos pela ANA foram processadas 81.157 toneladas de carga entre os meses de Janeiro e Julho de 2010 contra as 68.052 toneladas em período homólogo do ano passado.

Transportes em Revista