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terça-feira, 4 de outubro de 2011

Azul 12 Milhões de Clientes


A AZUL LINHAS AEREAS continua fazendo sucesso entre os clientes e entre os AeroEntusiastas.

Pouco mais de três meses depois de ter atingido a marca de 10 milhões de passageiros transportados, a companhia ultrapassou o impressionante número de 12 milhões de pessoas transportadas!

Assim como na marca anterior, a AZUL resolveu registrar essa etapa da sua vida, aplicando um grande adesivo na fuselagem de uma de suas aeronaves. Desta vez a companhia utilizou oEmbraer 190 prefixo PR-AZH (cn 190330) para comemorar este importante capítulo na sua história.

Agora são dois os "190" adesivados, o PR-AZL (Azul Viagens) e o PR-AZH (12 milhões).

Raul pereira

Encontro da família Transbrasil

Os aeronautas ex-funcionários da Tranbrasil encontram-se, em 22 de outubro, a partir das 12 horas, no Chopicanha's (Rua Baronesa de Bela Vista, 414 A, Vila Congonhas), em São Paulo.




sna

British Airways vai criar curso de sobrevivência para acidentes aéreos

A British Airways vai em breve dar a possibilidade aos seus clientes mais frequentes de participarem num curso de sobrevivência em casa de acidentes aéreo por uma verba a rondar os 144 euros.

A Bristish Airways optou por criar um curso que ensine práticas de sobrevivência aos passageiros em caso de ocorrência de acidentes aéreos.

Um curso para atingir algo que, por norma, acontece com raridade: sobreviver a um acidente de avião. E em que consiste o curso? De acordo com Andy Cubb, o responsável por coordenar o curso, as aulas passarão pela prática de acções como soltar o sinto de segurança ou verificar a localização do colete salva-vidas.

Cubb revelou ao Daily Telegraph que o curso «fará com que os passageiros se sintam mais seguros quando viajarem pois vai conferir-lhe técnicas e informações adicionais».

«Basicamente, dará às pessoas mais confiança para viajarem de avião», vincou, ao explicar a relevância do curso.

UM estudo realizado em 2006 pela Autoridade Civil de Aviação britânica revelou que grande parte dos passageiros tem dificuldades em executar tarefas básicas – como soltar o sinto de segurança -, em casos como uma evacuação de emergência do avião.

SOL

TAP é condenada a pagar indenização de R$ 5 mil por extravio de bagagem


A Transportes Aéreos Portugueses (TAP) foi condenada a pagar indenização de R$ 5 mil pelo extravio da bagagem da passageira R.P.B.P., durante voo entre Espanha e Fortaleza. A decisão foi da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Segundo os autos, ela passou um ano fazendo intercâmbio acadêmico na Universidade de Salamanca, na Espanha. Ao retornar ao Brasil, pegou voo em Madri, que teve conexão em Lisboa, em 21 de junho de 2006. Ao desembarcar em Fortaleza, constatou que as malas haviam sido extraviadas. Por esse motivo, ajuizou ação requerendo indenização no valor de R$ 20 mil pelos danos morais e materiais. Alegou que teve prejuízos com a perda de roupas e sapatos, entre outros pertences de uso pessoal. Disse, ainda, que pagou multa de 100 euros por excesso de peso. Na contestação, a TAP sustentou que, para indenizar, era necessário fazer prévia declaração dos bens que estavam nas malas, o que não foi feito pela cliente. Em 7 de maio de 2009, o juiz da 5ª Vara Cível de Fortaleza, José Edmilson de Oliveira, condenou a empresa a pagar R$ 5 mil. "Não há dúvida de que houve ineficiente cumprimento do contrato de transporte, pela perda dos pertences da parte promovente, restando esta ao final desprovida dos objetos que levava", explicou. A companhia aérea e a vítima interpuseram recursos apelatórios (0045778-41.2006.8.06.0001) no TJCE. A empresa apresentou os mesmos argumentos da contestação. A passageira solicitou a majoração da condenação. Ao relatar o processo, nessa terça-feira (27/09), o desembargador Carlos Rodrigues Feitosa destacou ter sido "demonstrada de forma clara a abusividade do ato em questão e a gravidade da falta cometida". Sobre o recurso de R.P.B.P., o magistrado considerou que o "caráter sancionatório e pedagógico da indenização fixada pelo juiz de 1º Grau mostrou-se adequado ao caso". Com esse entendimento, a 8ª Câmara Cível negou provimento aos recursos e manteve inalterada a sentença monocrática.
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Ações da American Airlines despencam 33% por risco de quebra


NOVA YORK - As ações da American Airlines AMR Corp. chegaram a cair ontem 35%, depois que analistas começaram a avaliar os prospectos de um pedido de concordata pela terceira maior companhia aérea americana. Papéis de outras empresas do setor aéreo também foram afetados pelos temores de que a fraca economia do país desestimule a demanda por passagens aéreas na temporada de fim de ano, quando o movimento cresce. o globo

Nova catapulta eletromagnética lança aviões de guerra ao céu em apenas 45 segundos


A marinha norte-americana desenvolveu um novo sistema de catapultas para auxiliar nadecolagem das aeronaves a partir dos porta-aviões. O sistema auxiliar de impulso, que se mantinha inalterado e em tremendo descompasso tecnológico desde os anos 1950, é necessário dado as exíguas dimensões das pistas disponíveis nos navios e dos aviões que crescem em peso, o que reflete diretamente na sua necessidade de pistas maiores.

EMALS (Foto: Reprodução/US Navy)EMALS lançou o avião de 26 toneladas e estava pronto para novo lançamento em 45 segundos (Foto: Reprodução/US Navy)

O novo sistema opera com eletromagnetismo, chamado de EMALS, sigla para Electromagnetic Aircraft Launch System(Sistema de Lançamento de Aviões Eletromagnético). Ele é capaz de lançar aviões a velocidades aproximadas de 160 Km/h e pode empurrar uma aeronave de 26 toneladas e recarregar em 45 segundos, ficando assim disponível para o próximo arremesso. Além disso, o EMALS tem a vantagem de ser mais fácil de operar, ocupar metade do espaço e peso das catapultas à pressão.

O sistema antigo, de catapultas à pressão, demorava muito mais tempo, oferecia mais riscos e já estava no limite de suas possibilidades, dado o fato de que os aviões são cada vez mais pesados. Além disso, era preciso esperar o sistema gerar uma tonelada de pressão para o próximo lançamento, e este tempo estava diretamente vinculado com a capacidade das caldeiras do navio de gerar essa pressão em mais ou menos tempo. Em batalhas, a demora pode ser fatal. Desta forma, o EMALS resolve o problema da demora e pode acompanhar sem sobressaltos a evolução das aeronaves.

Catapultas para arremessar máquinas voadoras não são novidade. Além do sistema de catapultagem, criado por engenheiros britânicos, existir nos porta-aviões desde os anos 1950, os irmãos Wright, que disputam historicamente a invenção do avião com Santos Dummont, usavam dispositivos que catapultavam seus aeroplanos do chão ao ar.

techtudo

Gol paga R$ 70 milhões pela Webjet e conclui aquisição

Avião da Webjet

Avião da Webjet (Fernanda Bigio Davoglio)

A Gol informou hoje que concluiu a aquisição de 100% do capital social da Webjet Linhas Aéreas. Com isso, ressalta a companhia aérea em fato relevante, a empresa, por meio de sua subsidiária VRG Linhas Aéreas, passa a ser titular da totalidade do capital social da Webjet.

O preço pago foi de R$ 70 milhões, "sujeito ainda a ajustes menores, o que será apurado nos próximos 70 dias", disse a Gol. O valor pago é inferior ao que a companhia havia anunciado no início de julho, quando informou sobre o fechamento do acordo. Na ocasião a Gol divulgou que pagaria R$ 96 milhões pela Webjet e assumiria dívidas de aproximadamente R$ 215 milhões.

A conclusão da compra da Webjet pela Gol se seguiu à aprovação do negócio pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no último dia 20. Conforme a agência reguladora, a decisão avaliou apenas o aspecto financeiro da operação, ou seja, foi aprovado que a Gol assuma a administração da Webjet. Ainda falta obter o sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Depois disso, será necessário que o caso retorne à Anac, para que a aquisição seja analisada sob o ponto de vista técnico. Só então a Gol poderá colocar em prática ações como a extinção da marca Webjet e o uso dos slots (autorizações de voos nos aeroportos para cada empresa aérea) da companhia adquirida.

veja


PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 434 de 2011

Autor:SENADOR - Blairo Maggi
Ementa:Altera a Lei nº 7.183, de 5 de abril de 1984, para modificar a jornada de trabalho do aeronauta.
Explicação da ementa:
Altera a Lei nº 7.183, de 5 de abril de 1984 (Regula o exercício da Profissão de Aeronauta) para estabelecer que a duração da jornada de trabalho do aeronauta será de 14 horas, se integrante de uma tripulação mínima, simples ou composta. Dispõe que a duração do trabalho do aeronauta, computado os tempos de vôo, de serviço em terra durante a viagem, de reserva e de 1/3 do sobreaviso, assim como o tempo do deslocamento, como tripulante extra, para assumir vôo ou retornar à base após o vôo e os tempos de adestramento em simulador, não excederá a 60 horas semanais e 190 horas mensais. Determina que os limites de vôo e pousos permitidos para uma jornada serão de 12 horas de vôo, na hipótese de integrante de tripulação mínima, simples ou composta; 16 horas de vôo, na hipótese de integrante de tripulação de revezamento; e 8 horas, na hipótese de integrante de tripulação de helicópteros. Estabelece o limite de 12 horas de vôo e 4 pousos nos vôos compreendidos entre 23h e 6h, e que em caso de desvio para alternativa, é permitido o acréscimo de mais 1 pouso. Dispõe que os limites de tempo de vôo do tripulante não poderão exceder em cada mês, trimestre ou ano, respectivamente, 100, 255 e 935 horas em aviões turboélices e a jato e que o número de folgas não será inferior a 12 períodos de 24 horas por mês. Estabelece o prazo de 6 meses após a publicação para a vigência da lei.
Assunto:Social - Trabalho e emprego
Data de apresentação:02/08/2011
Situação atual:
Local:
11/08/2011 - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
11/08/2011 - AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Indexação da matéria:


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