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terça-feira, 21 de maio de 2013

Eike Batista coloca à venda jato particular por US$ 14 milhões

Eike Batista colocou à venda em um site o jato particular Legacy 600, o segundo melhor da sua frota. O megaempresário viu sua fortuna encolher US$ 27 bilhões desde o começo de 2012 com a derrocada das ações do Grupo EBX na Bolsa brasileira.

Durante o período em que as empresas X começaram a despencar na Bovespa, Eike viu sua posição entre os homens mais ricos do mundo cair gradativamente, até sair recentemente da lista dos 100 maiores bilionários do mundo, segundo ranking da Bloomberg.

No seu melhor momento, o empresário brasileiro chegou a ocupar o 8º lugar no ranking.
A ordem é vender rápido o avião, que transporta dezesseis passageiros e tem cozinha, dois banheiros e guarda-roupa.

Para quem estiver interessado, Eike está pedindo US$ 14 milhões pelo jato comprado em 2008. A aeronave está à venda no site Controller.com.
 UOL

Seguem negociações com a Azul/Trip






Nesta terça-feira (14/05), o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou da segunda reunião de mediação, na sede do Ministério do Trabalho (MTE) em Brasília, com os representantes da Azul/Trip.

Antes dessa mediação, aconteceram duas reuniões (06/05 e 08/05) entre a Empresa, dirigentes e os assessores jurídico e econômico do SNA. Nesses encontros a Empresa buscou demonstrar que tanto o ganho variável quanto o fixo dos tripulantes não sofreram redução nos valores, como descrito na tabela em anexo..

Na mediação a Azul também reconheceu o erro quanto a cesta básica e informou que irá corrigir a fórmula de cálculo já na próxima folha.
Comprometeu-se, também, a monitorar a remuneração dos tripulantes, pelos próximos três meses, e a realizar ajustes se for preciso. Nesse período a Empresa irá fornecer ao Sindicato os dados necessários para o acompanhamento econômico e jurídico das remunerações dos aeronautas.

Questões como o pagamento pela escala realizada, em vez da escala programada, com valores diferenciados e o acionamento para extensão de jornada na base foram pontos de forte divergência entre o Sindicato e a Empresa. O SNA questionará a ANAC quanto a legalidade da extensão da jornada.

Quanto ao transporte na base de Belo Horizonte, a empresa informou que o deslocamento para Confins deve ser resolvido em breve. Já na base do Rio não há previsão de transporte para os tripulantes entre os aeroportos do Galeão (GIG) e o Santos Dumont (SDU). A Empresa se comprometeu a avaliar o pedido.
Com relação ao índice de performance, a direção do Sindicato manifestou a preocupação com os riscos à segurança operacional gerados por uma competição entre os pilotos.

A alimentação para o tripulante extra em serviço deve ser retomada em breve. Já quanto a refeição quente não foi possível consenso, a empresa negou em definitivo e o Sindicato irá avaliar com os trabalhadores como proceder quanto a esta reivindicação. Quanto ao sobreaviso e a reserva a Azul/Trip se comprometeu a cumprir a legislação imediatamente.

Na avaliação dos dirigentes, as negociações devem avançar nas novas reuniões que acontecerão com a Azul/Trip, mas, ressaltam que nenhuma decisão será tomada pelo Sindicato sem que os tripulantes sejam ouvidos em assembleia. Que será convocada e divulgada pelos canais de comunicação do Sindicato.

Veja o resumo do relatório da primeira reunião técnica realizada com a empresa:

A reunião técnica com a AZUL/TRIP confirmou que:

1. Os Comandantes da AZUL tiveram ganho de 20% no variável e mantiveram o fixo;
2. Os Co-pilotos da AZUL tiveram um ganho de 5% no variável e mantiveram o fixo;
3. Os Comissários da AZUL tiveram ganho de 20,13% no fixo, e nas horas de voo conforme a tabela

Comparativo da remuneração de horas de voo de comissários da AZUL:
 
Anterior
Nova Remuneração
(a partir de abril/13)
 
Variação %
Hora Adicional Faixa 1 (Entre 54 e 70 horas)
11,74
20,10
71,21
Hora Adicional Faixa 2 (Acima de 70 horas)
20,09
24,13
20,11
Hora Noturna
20,09
20,10
-
Hora Especial (Domingo e Feriado)
20,09
20,10
-
Hora Noturna Especial
40,17
40,20
-
Hora Comissário Líder
6,69
8,04
20,17
4. Os Comandantes da TRIP tiveram ganho de 5,18% no fixo;
5. Os Copilotos da TRIP tiveram ganho de 6,9% no fixo;
6. Os Comissários da TRIP tiveram perda de R$ 29,50 no fixo: a empresa ficou de avaliar e, possivelmente corrigir
7. Quanto aos variáveis dos Tripulantes da Trip não houve nenhum critério de transformação de KM para Hora: a empresa apenas passou a remunerar o variável pelo critério da AZUL. A empresa irá monitorar nos próximos três meses a remuneração dos Tripulantes da TRIP para, se for o caso, realizar ajustes.
A nova modalidade de remuneração, aplicada pela Azul, deverá respeitar os direitos previstos na CCT e na legislação. O jurídico do Sindicato esta analisando a modificação e já alertou a Empresa.

* Os dados analisados foram fornecidos pela Companhia, e se houver divergência nos holerites/contra-cheques os trabalhadores devem procurar o Sindicato.

SNA

Gol manterá a folga compensada


Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) reuniram-se com representantes do RH, da Gol Linhas Aéreas, para tratar de assuntos como a folga compensada, e a prorrogação da escala.

A "prorrogação da programação" vem acontecendo quando o tripulante chega de uma programação e a Empresa convoca esse trabalhador para uma nova etapa. Para o Sindicato isso descumpre a regulamentação profissional e a Companhia já assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2011, em que se compromete a não realizar tal procedimento.

A Empresa se manifestou contrária a esse tipo de prática. Informou que orientará as bases operacionais para que isso não ocorra novamente.

Para o Sindicato se a Empresa não corrigir e
sse problema, rapidamente, será necessário denunciar o descumprimento do TAC ao MPT. E solicitar aos Promotores a aplicação das multas previstas, para que a aérea siga a regulamentação.

A folga compensada, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), nunca foi aplicada pela Gol, e sua utilização agora, na opinião do Sindicato, constitui uma redução salarial. A Empresa reafirmou que seguirá com a folga compensada, pois no seu entendimento há previsão expressa na CCT.

O Sindicato está discutindo estratégias e entendimentos jurídicos e logo que tenha um parecer da assessoria jurídica chamará os aeronautas, da Gol, para discutir o tema em assembleia.

SNA

Única sobrevivente de acidente aéreo que matou 156 é tema de filme

Hoje com 30 anos, Cecelia Crocker conta sua história em documentário.
Jovem que estava em voo de 1987 tatuou avião no pulso; veja foto.


Única sobrevivente de um acidente aéreo que matou 156 pessoas em 1987, Cecelia Crocker, hoje com 30 anos, mostra tatuagem de avião feita no pulso esquerdo; a foto é de setembro de 2011 (Foto: Sole Survivor Film/AP) 
Em foto de setembro de 2011, Cecelia Crocker mostra tatuagem de avião feita no pulso esquerdo; 'Fiz esta tatuagem para me lembrar de onde venho, afirma em documentário  (Foto: Sole Survivor Film/AP)
 
Única sobrevivente de um acidente aéreo que matou 156 pessoas em 1987, perto de um areoporto em Detroit, nos Estados Unidos, Cecelia Crocker decidiu contar sua história no documentário "Sole survivor". Segundo o site oficial da produção, o filme vai ter sua primeira exibição nesta quarta-feira (15), num cinema da cidade de Royal Oak, no estado de Michigan.

Na época do desastre, Cecelia tinha quatro anos de idade. Hoje, aos 30, ela quebrou o silêncio ao discutir como foi afetada pelo episódio. "Fiz esta tatuagem para me lembrar de onde eu venho. Eu a vejo como muitas cicatrizes que me foram inflingidas contra minha vontade e decidi colocar isso em meu corpo, por mim mesma", declara ela em "Sole survivor".
G1

SERVIDORES GANHAM ATÉ R$ 11,9 MIL PARA FAZER CHECK-IN PARA DEPUTADOS FEDERAIS

A Câmara conta com cinco funcionários contratados para facilitar a viagem dos 513 deputados federais. Para evitar que os parlamentares enfrentem filas, eventual demora para despachar bagagens ou tenham que chegar com antecedência para o embarque, os servidores recebem salários líquidos que variam de R$ 8,7 mil a R$ 11,9 mil.



Reportagem do jornal Folha de SP informa que os trabalhadores atuam no aeroporto de Brasília, onde a Câmara mantém uma sala vip, na área de embarque, para abrigar os deputados que esperam seus voos. Isso permite que esperem o embarque separadamente dos demais passageiros.

Para usufruir do serviço, basta que o gabinete do deputado contate os funcionários, por telefone ou e-mail, solicitando o check-in. Depois, os servidores confirmam o embarque. Os trabalhadores defendem os altos salários alegando que a função envolve "muita responsabilidade".

A assessoria de imprensa da Câmara informou a Folha de S. Paulo que os servidores são comissionados e trabalham vinculados à diretoria-geral em sistema de escala ao longo da semana, inclusive nos fins de semana.

Na semana passada, veio à tona que serviço semelhante funciona para os senadores, com nove funcionários contratados para fazer check-in e despachar malas dos parlamentares -com remunerações líquidas entre R$ 14 mil e R$ 20 mil.  

Fonte: FolhaSP/ZeroHora
DIRETO DA PISTA

Crescimento do mercado de fidelidade dificulta troca de pontos e aéreas buscam alternativas

 

Multiplus e Smiles adotaram novas estratégias com o aumento da demanda provocado pela ascensão da classe C, que tornou mais complexo o mercados de troca de pontos por passagens


Aeronaves da Gol e Tam no Aeroporto de Congonhas, São Paulo
Com as mudanças do mercado, TAM e Gol transformaram seus programas de fidelidade em empresas independentes (Reinaldo Canato)
 
Há alguns anos, as companhias aéreas tentaram fidelizar os consumidores pelo bolso. Com programas de recompensa baseados em acúmulo de milhagem, quanto mais o cliente voava, mais pontos ele teria para trocar gratuitamente por passagens aéreas.

 A mecânica era conhecida pelos usuários de cartões de crédito, mas uma classe C ascendente descobriu os encantos dessa aparente mágica do “juntou, trocou” com as companhias aéreas. No início, Tam e Varig não tiveram problemas com seus passageiros que lotavam aeronaves. Porém, o sucesso da fidelização transformou o benefício.

Com número limitado de assentos por voo para atender os usuários desses programas, as reclamações colocaram em xeque a capacidade das empresas de atender seus clientes mais fiéis. A nova realidade fez com que as empresas buscassem novas alternativas.

Os programas de pontuação das duas maiores companhias aéreas brasileiras, a Multiplus, que pertence à TAM, e a Smiles, que atualmente é ligada à Gol (que comprou a Varig), passaram a diversificar a forma como os clientes podem acumular e resgatar os pontos por meio de novas parcerias.

 Atualmente, é possível adquirir pontos no abastecimento do carro e na assinatura de revistas, além das tradicionais viagens e de compras com cartão de crédito. Isso porque Multiplus e Smiles deixaram de ser simples programas ligados às suas marcas criadoras e passaram a ser empresas independentes das aéreas. Em abril deste ano, a Smiles abriu seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo em uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) que captou 1,132 bilhão de reais.

Enquanto a Gol enfrenta dificuldades para sair do prejuízo, os primeiros passos da Smiles como empresa independente já mostram bons resultados. As ações tiveram uma valorização de 10,6% desde o IPO e a empresa divulgou nesta semana um lucro de 29,8 milhões de reais, registrado no primeiro trimestre do ano. Na mesma semana, a Gol anunciou um resultado negativo de 75,29 milhões de reais, nos primeiros três meses de 2013.

A ideia da Gol de deixar a Smiles ter voo solo foi adotada há três anos por sua principal concorrente no mercado doméstico, a TAM, que fez o IPO da Multiplus em 2010. Desde o IPO, as ações da Multiplus tiveram uma valorização de 146,8%, de acordo com levantamento da consultoria Economatica.

Para o presidente da Smiles, Leonel Andrade, o mercado de fidelização no Brasil ainda é muito incipiente e está bastante focado nos cartões de crédito e nas companhias aéreas. Ele diz que no país apenas 5% da população participa de programas de fidelidade como um todo, mas que em lugares como o Chile, essa proporção é de 50%.

 "O Brasil tem uma baixa cultura de varejo para fidelidade. Temos poucos programas de relacionamento forte." Contudo, Andrade acredita que o país tem potencial para atingir de 15% a 20% nos próximos 4 a 5 anos, explicando que a participação nesses programas de relacionamento tem a ver com a maturidade dos mercados.


A estratégia de transformar os programas de fidelidade em empresas independentes das aéreas obrigou esse novo negócio a atrair parceiros em vários segmentos de varejo, como distribuidoras de combustível, livrarias, editoras, hotéis e locadora de veículos.

 A ideia é dar poder de escolha para o consumidor trocar pelo que bem entender. Além, é claro, de pagar a conta. Desses acordos vêm a remuneração das empresas - que são guardados à sete chaves por eles. Além de um pagamento para fazer parte da rede (que varia segundo a importância e o peso do parceiro), todos os meses há um saldo a pagar ou a receber, dependendo de quantos pontos foram gerados e quantos foram usados.

 A Multiplus, por exemplo, tem uma carteira de apresentação com 11,3 milhões de participantes e 383 parceiros. O faturamento no primeiro trimestre deste ano foi de quase 3,4 bilhões de reais.  
Com o modelo de multifidelização, os consumidores acumulam pontos de várias formas e podem trocá-los por uma infinidade de produtos e até serviços, como cinemas e pagamento de pedágio.

 De acordo com Eduardo Gouveia, presidente da Multiplus, 66% dos participantes da Multiplus acumulam pontos em diversos tipos de compras. "Somos uma rede de parceiros que acumula pontos em um único lugar. Assim é possível acumular pontos com maior velocidade e maior relevância", explica ele. No entanto, as passagens aéreas continuam sendo as mais desejadas.

 Segundo Gouveia, ainda que as empresas aéreas liderem os resgates - cerca de 92% a 95% dos feitos por clientes Multiplus são convertidos em passagens da TAM - , produtos como combustível, eletroeletrônicos e hotéis são outros preferidos pelos clientes.


Como é difícil usar - Mesmo com a oferta de novos produtos, a conversão continua complicada para as passagens aéreas. O site Reclame Aqui tem diversos registros de clientes dizendo que os pedidos de conversão de pontos que não foram creditados nas companhias aéreas.

 A assessora técnica do Procon-SP Marta Cassis faz alguns alertas para que o participante desses programas não tenham dor de cabeça. Ela ressalta que, antes de tudo, é preciso ler bem as condições de participação e, principalmente, de trocas para evitar frustrações - que estão, infelizmente, cada dia mais comuns. "A maioria das reclamações é sobre as demoras para conversão de pontos e alterações que as empresas fazem em seus programas", diz Marta. "O problema é que a maioria deles tem regras complexas."


Com um número maior de beneficiados, as empresas mudaram nos últimos tempos itens de sua política de acúmulo de pontos e, mais importante, de validade. No início, o importante era acumular sem pressa.

Agora, quem esquece os pontos na carteira pode ter uma surpresa desagradável. E o fenômeno não se restringe apenas à Multiplus ou à Smiles. O Itaú Unibanco decidiu fazer algumas alterações em seus programas. De um lado, agilizou, os pontos são convertidos imediatamente e não levam mais um período de dez dias, como era feito anteriormente.

Por outro lado, as novas regras alteram a forma de pontuação: ao invés de converter cada ponto adquirido em uma milha, agora o cliente precisa de 1,25 ponto do cartão para convertê-lo em um ponto nos programas das companhias aéreas. No Banco do Brasil, as regras também mudaram. Desde o ano passado, o cliente precisa ter um mínimo de 10.000 pontos para solicitar um resgate para os programas das aéreas. Enquanto isso, o Santander passou a exigir um valor mínimo de transferência para o primeiro resgate, mas os demais são feitos livremente.

VEJA

SP lidera tráfego aéreo no país com mais de 25% de passageiros transportados

  • O Aeroporto Internacional de Guarulhos, assim como o de Congonhas, foi responsável por pelo menos 25% dos passageiros transportados em 2010 O Aeroporto Internacional de Guarulhos, assim como o de Congonhas, foi responsável por pelo menos 25% dos passageiros transportados em 2010
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta terça-feira (21) mostram que, em 2010, a cidade de São Paulo liderava o tráfego aéreo no país, sendo responsável por mais de 25% do total de passageiros transportados em voos domésticos.

No ranking dos chamados pares de ligação (conexões aéreas entre duas cidades), os aeroportos de Congonhas e de Guarulhos figuram nas seis primeiras colocações com trechos até Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba, respectivamente.

Movimento aéreo de passageiros

  • Reprodução/IBGE


A ligação das seis metrópoles mais populosas do país com São Paulo representou uma movimentação de mais de 18 milhões de pessoas. Outras conexões aparecem com destaque no ranking, tais como São Paulo-Recife (8º), São Paulo-Florianópolis (9º) e São Paulo-Fortaleza (12º).

Por esse motivo, no que diz respeito à movimentação aérea, São Paulo é a única capital brasileira classificada como "grande metrópole nacional", de acordo com os critérios adotados pelo IBGE para a definição de uma hierarquia urbana. Rio de Janeiro e Brasília são classificadas como "metrópoles nacionais".
Ainda segundo o estudo "Ligações Aéreas", dos 877 pares de ligação --perfazendo um total de quase 72 milhões de pessoas transportadas--, praticamente 50% do tráfego estão concentrados em somente 24 conexões origem-destino entre cidades.

Viracopos: 10º em movimentação e 2º em investimentos


Os dados do IBGE mostram ainda que o aeroporto de Viracopos, em Campinas, possuía, em 2010, fluxo de 3.118.673 passageiros, sendo o décimo maior no índice entre as principais cidades do país. Ainda assim, o aeroporto está na segunda colocação quanto ao volume de investimentos em face da Copa do Mundo de 2014, com R$ 1,185 bilhões.

Desse valor, R$ 5 milhões são de responsabilidade do governo federal --o restante é oriundo do contrato de concessão. São Paulo lidera os dois rankings: 26.848.944 de passageiros e mais de R$ 2 bilhões gastos com obras no aeroporto de Guarulhos. O cálculo de passageiros que circularam pela capital paulista considera os aeroportos de Guarulhos e Congonhas.

No Rio de Janeiro, onde foram contabilizados os aeroportos Santos Dumont e Galeão, segundo maior polo de movimentação, foram registrados 14.467.527 passageiros em 2010. De acordo com a versão atualizada da matriz de responsabilidades da Copa do Mundo, serão investidos quase R$ 845 milhões no Galeão.
Já pelo Aeroporto Internacional de Brasília, terceiro mais movimentado e que receberá mais de R$ 650 milhões em obras para o Mundial 2014, passaram 12.340.576 pessoas, seguido pelo de Salvador, com 6.391.532 passageiros.

A cidade de Belo Horizonte, por sua vez, que possui Confins e Pampulha, teve 5.847.509 passageiros em trânsito pelos aeroportos da capital mineira. Com 5.216.372 passando pelo Salgado Filho, Porto Alegre teve o sexto aeroporto mais movimentado do país.

Segundo os pesquisadores do IBGE Cláudio Stenner e Marcelo Paiva da Mota, o estudo compilou dados dos 877 pares (conexões aéreas entre duas cidades) cujos voos regulares foram informados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O estudo "Ligações Aéreas" também abrange as conexões entre voos, isto é, quando um passageiro faz escala em um determinado aeroporto.

Preço e tempo

O estudo do IBGE também indica que os aeroportos de Belo Horizonte (Confins e Pampulha) possuem o melhor custo médio em relação a viagens domésticas: R$ 186,23.





Balanço dos aeroportos da Copa

São Paulo - O aeroporto de Guarulhos foi concedido à iniciativa privada em fevereiro de 2012, mas a Infraero continua responsável pela terraplanagem de uma área de 310 mil m², onde a empresa vencedora do leilão construirá o Terminal de Passageiros 3. A terraplanagem está orçada em R$ 417 milhões e tem a conclusão prevista para o fim do mês. A Infraero já entregou as obras do sistema de pistas, que custaram R$ 148 milhões, e o Terminal de Passageiros 4, com valor de R$ 86 milhões. Leia mais Divulgação/Portal da Copa
O valor é cerca de 12% mais barato do que na cidade de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), segunda colocada no ranking, onde o custo médio é de R$ 209,24. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (R$ 209,32), Salvador (R$ 210,73), Brasília (R$ 213,05), Goiânia (R$ 236,27) e Campinas (R$ 253,48).

Já em relação ao tempo médio das viagens, os pesquisadores do IBGE descobriram que os voos mais rápidos saem do Aeroporto Internacional de Brasília. Em média, os passageiros perdem 8% do dia (considerando um período de 24 horas) em trajetos para outras cidades brasileiras.

São Paulo também figura na segunda colocação do ranking, com apenas um ponto percentual a mais, mesmo índice constatado nos aeroportos Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Confins e Pampulha, em Belo Horizonte.

Por outro lado, a cidade brasileira com a pior colocação no ranking do tempo médio das viagens é Tabatinga, no Amazonas, onde os passageiros perdem 77%, em média.




Veja a situação dos dez maiores aeroportos brasileiros

Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) - Belo Horizonte (MG) Arte UOL
O município amazonense também tem o custo médio mais alto em relação a voos domésticos: R$ 1.368,26. Três cidades sulistas também se destacam negativamente: Pelotas (R$ 1.240,43) e Rio Grande (R$ 1.240,43), no Rio Grande do Sul, e Joaçaba (R$ 1.268,04), em Santa Catarina.

UOL

TAM indenizará cliente por erro em venda pela internet


A partir do momento em que uma companhia aérea disponibiliza a aquisição de seus serviços por meio da internet, deve viabilizar a correção de eventuais equívocos advindos dessa prática comercial. Com esse entendimento, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, condenou a TAM Linhas Aéreas S.A. a indenizar Priscila Keiko Cossual Sakurada e Alexandre Marques Rola, respectivamente, em R$ 1,5 mil, a título de danos morais. A decisão é do dia 3 de maio.

Logo após os dois comprarem, através do site da TAM, em 14 de abril de 2012, passagem aérea de ida e volta Rio-Vitória, cujo pagamento foi feito pelo cartão de crédito de Alexandre Marques, descobriram que o bilhete apresentava horário diferente do solicitado.

Sem estorno
Assim que verificou o erro, Priscila Keiko entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa para retificar o horário de embarque. Em resposta, foi informada que seria cobrada uma taxa adicional para providenciar a alteração. Para solucionar o caso, o funcionário da TAM sugeriu que os dois efetuassem uma nova compra e, posteriormente, no mesmo dia, cancelassem a compra anterior. O casal seguiu a orientação, mas ao solicitar o cancelamento, soube que, por conta da primeira compra tratar-se de uma promoção, não seria possível estornar o valor pago. A empresa, então, comprometeu-se a apurar o que fora dito no contato anterior. Por fim, reconheceu o erro no atendimento e prometeu estornar o valor pago pela primeira compra, o que não foi feito.

Na primeira instância, o juízo do 1º Cartório Unificado Cível da Comarca de Niterói havia julgado improcedente o pedido formulado por Priscila e parcialmente procedente o pedido formulado por Alexandre, para condenar a TAM ao reembolso do valor referente à primeira compra, com correção. Os pedidos de indenização por danos morais foram julgados improcedentes.

Ao prover o recurso interposto pelo casal, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas declarou, em decisão monocrática, não ser "razoável” que “uma questão administrativa não possa ser revertida por aquele que disponibiliza o serviço, e dele aufere lucro, obrigando o consumidor a ingressar em Juízo a fim de ver resolvida questão de diminuta complexidade, a fim de resguardarem o direito de não pagar por aquilo que não compraram.”

Entendimento pacificado
A tese defendida pela empresa aérea de que a responsabilidade pela cobrança da primeira compra e, consequentemente, o dever de indenizar, seria da administradora do cartão de crédito, na avaliação do desembargador, “não resiste ao entendimento pacificado na Súmula 94” do TJ-RJ. A orientação diz que “cuidando-se de fortuito interno, o fato de terceiro não exclui o dever do fornecedor de indenizar”.
Para o magistrado, a indenização por dano moral se justifica porque “os transtornos causados pelo serviço defeituosamente prestado pela empresa aérea, ora apelada, extrapolaram, em muito, o mero aborrecimento”.

“O quantum da indenização por danos morais deve ser fixado pelo magistrado de forma prudente, atento ao princípio de que tal indenização não pode ser fonte de lucro para a vítima nem um estímulo para o causador do dano”, diz a decisão, ao defender que o valor fixado para indenização “se coaduna com os parâmetros da razoabilidade, da proporcionalidade, da efetividade da reparação e do caráter preventivo-pedagógico, capaz de compensar os autores de toda dor e sofrimento por eles suportados em razão da má qualidade dos serviços prestados pela companhia ré, levando-se em conta, ainda, que o embarque dos mesmos ocorreu sem problemas.”

Após essa decisão, os autores interpuseram Embargo de Declaração apontando omissão sobre o ônus de sucumbência, no que o relator deu provimento, fazendo a devida emenda, e transferindo para a ré as despesas processuais, além de honorários advocatícios de sucumbência de 10% sobre o valor da condenação.
CONJUR

Infraero simula fluxo no Aeroporto durante Copa das Confederações


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero)  realizou, nesta segunda-feira (20), simulado para testar esquema de recepção das delegações de futebol e convidados VIP no Aeroporto Internacional Pinto Martins, durante a Copa das Confederações. O treino faz parte do planejamento da Infraero   para o evento que será realizado Fortaleza entre os dias 19 e 27 de junho. Com a simulação, a Infraero objetiva testar o fluxo das operações do aeroporto durante a competição esportiva, além de envolver todos os órgãos que atuam nos terminais.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins tem a segunda melhor avaliação de desempenho entre os terminais do país.Foto: Kid Junior

“Hoje simulamos a chegada de uma delegação no Pátio Militar da Base Aérea de Fortaleza e todo o procedimento de chegada da aeronave, que envolve desembarque dos passageiros, atendimento e procedimentos de segurança, como raio-x de bagagem”, explica o superintendente do Aeroporto, Wellington Santos. O superintendente ainda avalia positivamente o desempenho do aeroporto no teste. “A operação foi um sucesso”, afirma.
Durante a simulação, o Aeroporto manteve todas as operações normalmente, sem alterações na rotina. O mesmo simulado foi realizado em Salvador na ultima quarta-feira (15) e deve ser repetido em todas as outras capitais que sediarão jogos da Copa.

O Aeroporto Pinto Martins tem a segunda melhor avaliação de desempenho entre os terminais do país. Leia mais sobre a pesquisa  realizada pela Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, que ouviu 21.2016 passageiros de trasporte aéreo.
DIÁRIO DO NORDESTE

Demanda por voos da Gol recua 10,6% em abril

Aeronave da Gol no Aeroporto de Congonhas, São Paulo

Para reduzir prejuízo, empresa vem apostando no corte nos assentos disponibilizados (Reinaldo Canato )

A Gol Linhas Aéreas registrou forte queda de 10,6% na demanda de passageiros por seus voos em abril, em meio a alta de preços e queda na oferta de assentos ante igual período de 2012.

A companhia reduziu em 3,9% sua oferta total, incluindo mercado doméstico e internacional, sobre abril de 2012, mantendo estratégia voltada a melhorar a rentabilidade em um momento de alta de custos com combustíveis.
Apesar do corte nos assentos disponibilizados, a taxa de ocupação do grupo recuou de 71,6% para 66,7% no período, em meio à queda na demanda.


Considerando apenas os voos domésticos, a oferta da Gol teve queda de 6,9% ante abril de 2012, enquanto a demanda recuou 12,7%. Nos voos internacionais, porém, a oferta cresceu 31,2% devido às novas operações diárias para Santo Domingo, Miami e Orlando iniciadas no final do ano passado, enquanto a demanda teve aumento de 17,5%

No acumulado do ano até o mês passado, a oferta total de voos da Gol recuou 10%, enquanto a demanda teve queda de 12,2%, ambos na comparação com igual período de 2012 e puxados por quedas nas operações domésticas.

Às 13h00 (Brasília), as ações preferenciais da Gol tinham alta de 0,54%, cotada a 11,14 reais por ação.
VEJA

Conciliações com empresas aéreas terão 228 audiências em MT


Audiências de conciliação dos clientes com a Avianca e Oceanair tiveram início nesta segunda-feira (20 de maio), na Central de Conciliação e Mediação de 1º Grau de Cuiabá, localizada no Fórum da Capital. Foram colocados em pauta 228 processos a serem conciliados até quinta-feira (23), com atendimentos feitos por quatro bancas, das 8h às 12h. 

Voo atrasado ou antecipado, extravio de bagagem e mau atendimento estão entre as principais reclamações dos clientes das companhias aéreas. 

A expectativa é de que esse mutirão obtenha índices semelhantes aos registrados naqueles que já foram realizados, que obtiveram entre 60% e 80% de acordos. 

O advogado Anderson Figueiredo decidiu fazer acordo com a Avianca para acelerar o resultado de um processo que ele moveu contra a empresa. “Sempre queremos um resultado melhor, mas como em uma conciliação cada parte tem que ceder, preferi o consenso”, afirmou, ao acrescentar que o seu processo já estava concluso para sentença. 

Figueiredo informa que entrou com ação na Justiça por conta de uma reprogramação do horário do voo, que teria quatro horas de atraso, e mesmo assim não foi cumprida. “Voltava de uma viagem de São Paulo para Cuiabá acompanhando meu pai que tinha passado por uma cirurgia e nesse período de espera no aeroporto não recebemos nenhum tipo de assistência da empresa”, conta. 

Para a advogada do departamento jurídico da Avianca, Renata Gomes Lourenço, as audiências de conciliação são uma oportunidade para a empresa e os clientes chegarem a um resultado positivo para as duas partes.
“É o momento também em que podemos reafirmar e mostrar que muitos fatores externos como intempéries, por exemplo, influenciam nos atrasos de alguns voos”, disse. 

“O objetivo da conciliação é dar celeridade ao processo e colocar um fim ao litígio, onde se troca a cultura da sentença pela cultura da pacificação”, reafirmou a coordenada da Central de Conciliação, juíza Adair Julieta da Silva. 

A magistrada informou que já estão programados mais três mutirões para o mês de junho a serem realizados na Central. São eles: Iuni (3 a 6), Gol Linhas Aéreas (10 a 14) e DPVAT (17 a 21).
Ainda para junho, na segunda quinzena, deverá ocorrer, nos bairros, o mutirão para renegociação dos débitos tributários dos contribuintes da prefeitura de Cuiabá.

o documento

Azul desocupará imóvel do Gugu



  Na quarta-feira, o apresentador Gugu foi comunicado que a Azul Linhas Aéreas estará desocupando as instalações da sua antiga produtora, a GGP, em Alphaville, no mês de novembro próximo.


JMNEWS

Anac autoriza compartilhamento de voos entre TAM e American Airlines

Acordo entre companhias aéreas, anunciado em dezembro de 2012, já recebeu aprovação do Cade e do Departamento de Transporte dos EUA

Aeronaves da Tam no Aeroporto de Congonhas, São Paulo

Depois das aprovações, as companhias estão fechando detalhes do compartilhamento. Ainda não há data de implementação (Reinaldo Canato )
 
A TAM Linhas Aéreas informou que recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o acordo de compartilhamento de voos (code share) com a American Airlines. Segundo a empresa, esta era a última aprovação do governo necessária para a operação, que já recebeu aval do Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Passadas as aprovações, as companhias trabalham nos detalhes do compartilhamento, mas ainda não foi divulgada data de implementação.


O acordo entre a TAM e a American Airlines foi firmado em dezembro de 2012. Quando estiver implantado, permitirá que os passageiros de ambas as companhias desfrutem de benefícios como a simplificação de reserva de voos e conexões mais convenientes nas Américas do Sul e do Norte (com um único bilhete aéreo). Os clientes da TAM poderão viajar para cidades dos Estados Unidos utilizando a malha aérea da American Airlines a partir de Miami, Nova York e Orlando. Já os clientes da companhia norte-americana terão acesso aos destinos operados pela TAM no Brasil.

VEJA

Avianca consegue lucro de US$ 75,3 milhões no 1°T


A Avianca Holdings, registrou no primeiro trimestre lucro líquido de US$ 75,3 milhões, quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando o valor era de US$ 34,8 milhões. A companhia ainda registrou um crescimento de 10,7% no tráfego de passageiros e uma melhora na produtividade impulsionada pelo desempenho das operações.

O Ebitda (geração de caixa) da empresa no trimestre foi de R$205,2 milhões . O valor representa uma alta de 14,3% frente ao primeiro trimestre do ano passado. A companhia também registrou um crescimento de 10,7% no tráfego de passageiros no primeiro trimestre de 2013, acumulando 5,99 milhões de clientes. O crescimento foi impulsionado por um bom desempenho das operações domésticas na Colômbia, Peru e Equador.







MERCADO E EVENTOS

Anac intensifica fiscalização no Santos Dumont


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) monitorou, na última sexta-feira (17/05), a prestação de assistência aos passageiros pelas empresas aéreas no Aeroporto Santos Dumont.

 O local passou grande parte do dia fechado para pousos e decolagens devido ao mau tempo. As companhias serão oficiadas e terão 10 dias para comprovar à Agência a assistência prestada aos passageiros afetados pelos atrasos e cancelamentos.

MERCADO E EVENTOS

Air France terá de indenizar passageiro que perdeu partida de Roland Garros


O desembargador da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Agostinho Teixeira, condenou a empresa aérea Air France a indenizar, por danos morais e materiais, um cliente que se atrasou para acompanhar o torneio de tênis Roland Garros.


No despacho, o magistrado entendeu que houve falha na prestação do serviço por parte da companhia aérea. Segundo os autos do processo, o passageiro Marcelo Pragana Rodriguez adquiriu uma passagem aérea com destino a Paris, com o objetivo de acompanhar o torneio, porém, por conta do cancelamento sem aviso prévio ou explicação plausível, não pôde assistir a quatro jogos, inclusive o que considerava mais importante.

Em audiência de conciliação, a empresa aérea tentou fazer uma proposta de acordo, no valor de R$ 3 mil, que, contudo, foi recusada pelo passageiro. Na decisão final, Rodriguez receberá R$11.516,40 de indenização.
“Ora, o autor adquiriu as passagens para Paris com o único e exclusivo objetivo de acompanhar o torneio de tênis mencionado, para o qual demonstrou ter adquirido as entradas”, afirmou o desembargador Agostinho Teixeira.

“Entretanto, em razão do cancelamento inesperado do voo, a chegada ao destino foi adiada em um dia, o que o impediu de assistir a quatro partidas do torneio de tênis. Isso não pode ser ignorado e, a meu ver, caracteriza dano moral.”
 Folha de São Paulo

Pesquisa aponta check-in como o melhor serviço das companhias

O atendimento e a eficiência no serviço de check-in estão entre os itens mais bem avaliados pelos consumidores. O dado faz parte de uma pesquisa de opinião realizada e divulgada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), nesse final de semana. O levantamento ouviu 21.216, em 15 aeroportos brasileiros, localizados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2013. Foram avaliados aspectos como: acesso ao aeroporto; check-in; emigração; inspeção de segurança; imigração; aduana, instalação aeroportuária; e ambiente do aeroporto.

“Ficamos muito satisfeitos com esse resultado. As companhias áreas brasileiras têm investido fortemente na melhoria dos serviços aos passageiros nos aeroportos. Especialmente porque pesquisas internas revelam que a experiência de voo é sempre muito positiva, as pessoas se sentem bem enquanto estão no ar. Por sua vez, as empresas têm aprimorado e agilizado os procedimentos de check-in, oferecendo alternativas como o atendimento presencial, o autoatendimento via i

Segundo a pesquisa, os indicadores de melhor avaliação estão relacionados a fatores humanos, como atendimento, cortesia e eficiência dos funcionários em contato direto com os passageiros. Nessa lista, a eficiência da realização do check-in e a cortesia no atendimento pelo funcionário de check-in, com notas 4,38 e 4,33 (numa escala da zero a cinco), foram os aspectos mais bem avaliados dentro de um total de 41 pesquisados.
nternet com computadores, tablets e smartphones e totens nos aeroportos. Essa pesquisa mostra o reconhecimento desses esforços por parte do público”, destacou Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).
MERCADO E EVENTOS

TAM também demite comissário após Latino entrar na cabine de avião

A entrada do cantor Latino na cabine de comando de um avião da TAM fez mais uma vítima: a companhia demitiu também o comissário-chefe do voo. Comandante e copiloto já haviam sido demitidos.

Latino se sentou na poltrona do comandante do avião em um voo entre Recife e Rio, em 28 de abril. Depois, postou no Instagram, rede social de imagens, fotos da visita, em que usa o fone de ouvido destinado aos pilotos e aparentemente encosta nas manetes de potência, o acelerador do avião.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) proíbe a entrada de passageiros na cabine de comando durante o voo; a agência abriu procedimento que pode resultar em multa para a TAM e para os pilotos. A Folha revelou o episódio na última quinta-feira (9).

Em entrevista ao “Domingo Espetacular”, da TV Record, Latino disse que foi o comandante quem o convidou a visitar a cabine. E disse ter errado ao publicar a foto na internet.

Na hierarquia de um voo, o comandante é o responsável pelas decisões a bordo. Mas, segundo a Folha apurou, a TAM avaliou que o copiloto e o comissário-chefe erraram ao não ter alertado nem tentado impedir o comandante sobre a infração –proibida tanto pela companhia quanto pela Anac– que é permitir a entrada de um passageiro na cabine durante o voo. Daí a demissão deles.
FOLHA DE SÃO PAULO

Estado e Prefeitura de Fortaleza tentam viabilizar licenças em zona aérea

Em reunião entre o prefeito Roberto Cláudio, o governador Cid Gomes e o ministro da Defesa, Celso Amorim, realizada ontem em Brasília (DF), ficou agendada a visita de técnicos da aeronáutica na próxima quinta-feira (23) para analisar a situação de prédios construídos ou em construção na Zona de Proteção do Aeroporto de Fortaleza.

Cerca de 100 prédios devem ser analisados, segundo estima Patriolino Dias, diretor de incorporações do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Ceará (Sinduscon), presente na reunião. Ele explica que esses edifícios, já prontos ou em construção, ficaram impedidos de receber licença ou alvará de funcionamento em função de portaria de portaria do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado ao Comando da Aeronáutica, em vigor desde 2006, que estabeleceu limites de altura para construção de prédios na área, que variam de acordo com a proximidade do aeroporto. Até agosto de 2011, a Prefeitura de Fortaleza concedeu alvarás de construção nesta área sem que houvesse a submissão dos projetos à Aeronáutica.

Segundo Patriolino Dias, diretor de incorporações do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Ceará (Sinduscon), que representou a entidade na audiência, o setor pleiteia a validação de todos os alvarás de construção que não foram submetidos ao Comando da Aeronáutica no período. Todos os projetos iniciados após agosto de 2011, porém, permanecem submetidos ao regulamento do Comando da Aeronáutica.

“Houve um problema semelhante ao nosso em Porto Alegre (RS)”, diz Patriolino. Na capital gaúcha foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em 2010, entre o município e o Comando da Aeronáutica. Pelo acordo, foram validados os projetos feitos até aquela data e os posteriores ficaram submetidos à avaliação da Aeronáutica. É com base nisso representantes locais buscam solução em Fortaleza.

Apesar de estimar que uma centena de prédios precisem ser submetidos à análise da Aeronáutica, Patriolino ressalta que esse levantamento precisa ser feito pela própria Prefeitura e entregue ao órgão federal. (colaborou Nathália Bernardo)
O POVO

Aeroporto de Guarulhos ganha novo estacionamento nesta quarta

São 2.644 vagas distribuídas em edifício de 8 andares; diária custa R$ 33.
Segundo GRU, obra prevista para a Copa de 2014 foi entregue adiantada.


Edifício-garagem adiciona 2.644 vagas ao Aeroporto de Cumbica (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)Edifício-garagem adiciona 2.644 vagas ao Aeroporto de Cumbica (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
O novo estacionamento do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, começa a funcionar nesta quarta-feira (22) incluindo 2.644 vagas ao número atual em um edifício-garagem.

Obras de edifício garagem de Cumbica estão dentro do cronograma (Foto: Rosanne D'Agostino) 
Edifício está localizado na Rodovia Hélio Smidt
(Foto: Rosanne D'Agostino/G1)

Segundo a concessionária que administra o aeroporto, o estacionamento é destinado a clientes de longa permanência, ao preço de R$ 33 a diária.
Por enquanto, não haverá opção para quem quiser parar por algumas horas. Esse passageiro deve optar pelos outros terminais.

Inicialmente, os passageiros serão levados aos terminais 1 e 2 por meio de vans, que passarão de 5 em 5 minutos. Quando o terminal 3 estiver pronto, o que deve ocorrer em abril de 2014, a garagem será integrada com esteiras rolantes e pode haver mudança em relação a cobranças por hora.

O prédio está localizado no final da Rodovia Hélio Smidt, após o estacionamento principal do GRU Airport, e haverá sinalização informando a opção aos passageiros.

 Também é equipado com sistema de gestão de vagas, que sinaliza onde o usuário pode encontrar um lugar para estacionar, caixas automáticos para pagamento e integração com o sistema Sem Parar, informou a concessionária.


Ainda este ano, o GRU Airport informa que a infraestrutura vai contar com totens de autoatendimento para check-in, serviço de valet e lavagem de carro a seco.
As obras começaram em 18 de outubro de 2012 e foram concluídas em sete meses. Com um investimento de R$ 60 milhões, o prédio tem uma estrutura de oito andares e área de 89 mil metros quadrados. Com ele, o aeroporto passa a ter 7.500 vagas.

É a primeira estrutura entregue pela concessionária desde a concessão, há três  meses, e também a primeira entregue entre as previstas para a Copa do Mundo de 2014.
Guarulhos opera hoje em três terminais (1, 2 e 4) cerca de 35 milhões de passageiros por ano. O terminal 3 está com cerca de 40% da obra concluída, segundo o GRU.

http://cidparking.blogspot.com.br/

Bombeiros deslocam 5 viaturas para atender queda de avião de brinquedo

Chamados para uma queda de avião, bombeiros constataram que aeronave era um aeromodelo.

  193-Bombeiros PMESP @BombeirosPMESP

 Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para atender um chamado de queda de avião na serra próxima à saída da rodovia dos Bandeirantes, no sentido Anhanguera, em São Paulo, na tarde deste domingo. Chegando ao local, porém, uma das equipes constatou que a aeronave que havia caído era na verdade um aeromodelo. 






Segundo o Corpo de Bombeiros, uma ocorrência notificando a queda de um avião, com princípio de incêndio, foi registrada às 13h08. Cinco viaturas foram deslocadas para atender o caso.

Uma unidade que chegou ao local, porém, constatou que não havia queda de um avião e sim de um aeromodelo. A ocorrência foi então cancelada.  O Corpo de Bombeiros não informou quantas viaturas chegaram ao local.

TERRA

Encontradas caixas-pretas do avião acidentado da Força Aérea dos EUA

Encontradas caixas-pretas do avião acidentado da Força Aérea dos EUA

As caixas-pretas do avião de reabastecimento da Força Aérea dos EUA que tinha caído no Quirguistão no início de maio, foram encontradas e entregues aos Estados Unidos, informou o Ministério dos Transportes e Comunicações do país.

O avião de reabastecimento KC-135 do Centro de Trânsito da Força Aérea estadunidense no Quirguistão caiu em 3 de maio, pouco depois da decolagem da base aérea.
O lado norte-americano fará a decifração dos registradores automáticos da aeronave, visto que o Quirguistão não tem a capacidade técnica para fazê-lo.
VOZ DA RÚSSIA

Rodas de avião russo incendeiam-se na aterragem


O trem de aterragem de um avião russo de passageiros incendiou-se, ao chegar ao aeroporto de Vnukovo, em Moscovo, com cerca de 140 pessoas a bordo, mas o incidente não causou feridos, divulgaram diversos meios de comunicação social.

O Boeing 737 aterrou no aeroporto moscovita cerca das 07:48, horas locais, mas o trem de aterragem incendiou-se, destruindo pneus e travões.

O avião chegava de Stavropol, cidade do sul do país, e foi imediatamente cercado e evacuado por equipas de resgate na pista, enquanto os bombeiros tentavam controlar a situação.
O aeroporto esteve fechado durante cerca de três horas.
Lusa/SOL

Em Taiwan caiu um caça Mirage

Em Taiwan caiu um caça Mirage

Ontem, durante um voo de treinamento de rotina em Taiwan caiu um caça Mirage 2000-5.

Ambos os membros da tripulação conseguiram se ejetar a tempo, não há qualquer ameaça a suas vidas. As causas do acidente estão sendo investigadas.
Nos últimos dias, esta já é a segunda queda de um avião da Força Aérea de Taiwan. Na quarta-feira, 15 de maio, devido a uma falha técnica, caiu um caça taiwanês F-16. O piloto desse caça também conseguiu se catapultar com sucesso.

Avião com políticos do PSDB sofre pane no ar





 Um avião da TAM sofreu uma pane ao decolar do aeroporto Salgado Filho no início da noite desta sexta-feira (17), em Porto Alegre (RS).
 
Dentre os passageiros da aeronave havia cerca de dez políticos ligados ao PSDB. De acordo com a companhia aérea, uma ave entrou na turbina e obrigou o avião a retornar ao aeroporto.
 
Segundo os passageiros houve um grande estouro em uma das turbina e a aeronave ficou por 40 minutos voando antes de retornar ao aeroporto.
 
Os políticos do PSDB, entre eles assessores, prefeitos e a ex-governadora Yeda Crusius estavam indo para a convenção nacional do partido em Brasília
CENÁRIO MT

Acordo entre Embraer e SkyWest envolve US$ 4,1 bi

Aviões da Embraer
Recentemente a Embraer fechou contrato com a United Airlines para 30 pedidos firmes e 40 opções para o jato E175
São Paulo - O acordo que a Embraer negocia com a americana SkyWest envolve 100 pedidos firmes que, se confirmados, alcançam valor estimado de US$ 4,1 bilhões a preço de lista.

Em comunicado, a fabricante de aeronaves brasileira afirma que o pedido "representa uma das mais importantes encomendas da história das duas empresas." A entrega do primeiro jato está prevista para o segundo trimestre de 2014.
Inicialmente serão 40 jatos E175 operados pela SkyWest sob um acordo de compra de capacidade com a United Airlines. Estes entram na carteira de pedidos a entregar da Embraer do segundo trimestre de 2013.
Recentemente a Embraer fechou contrato com a United Airlines para 30 pedidos firmes e 40 opções para o jato E175.
Outros 60 pedidos firmes estão condicionados à assinatura de novos acordos por parte da SkyWest com empresas aéreas dos EUA. Além disso, o acordo prevê mais 100 jatos E175, atingindo o total de 200 aviões.
Como informado antes, a encomenda total (200 aviões) pode chegar a cerca de US$ 8,3 bilhões.
EXAME

Protótipo da Embraer é destaque na maior feira de aviação

A Embraer apresentou nesta segunda-feira na Suíça o protótipo do novo Legacy 500, que faz sua estreia para o público fora do Brasil na maior feira de aviação do mundo, a Conferência e Mostra de Aviação Executiva da Europ (Ebace).


O primeiro modelo construído do novo avião fez seu voo inaugural em 27 de novembro de 2012. Este terceiro protótipo, que aparece como destaque na feira europeia, entrou em operação em março e passou por testes de resistência a temperaturas congelantes na Base da Força Aérea de Eglin, nos EUA.

“A aeronave deixou de ser um conceito e a sua primeira apresentação será um marco significativo para a empresa. Possuímos três protótipos em campanha de ensaio e a nossa confiança na maturidade dessa aeronave é tanta que voamos o protótipo 003 até Genebra”, afirmou em nota o presidente da Embraer Aviação Executiva, Ernest Edwards.



Saiba como &ampeacute feito o avi&ampatildeo brasileiro de US$ 50 milh&ampotildeesveja o infogr&ampaacutefico


Ao lado do Legacy 450, que deve ter seu primeiro voo ainda no segundo semestre deste ano, o Legacy 500 está dentro dos primeiros projetos completamente novos na categoria de jatos médios dos últimos 15 anos, segundo a fabricante. A expectativa é que o novo modelo entre em serviço no primeiro semestre de 2014.

O Legacy 500 tem tecnologia de comandos de voo totalmente eletrônicos fly-by-wire, com cabine de 1,82 m de altura e piso plano. A autonomia é de 5.556 km sem necessidade de reabastecimento, carregando quatro passageiros e dois pilotos. A altitude operacional máxima é de 45 mil pés (cerca de 13,7 mil metros).
TERRA

Executivos de aviação vêem melhora e pedem ajuda do governo


Líderes da indústria de aviação executiva vêem sinais de recuperação depois de quatro anos de recessão, mas apelaram aos governos para cortar impostos e burocracia.
jato lineage da embraer

A aviação executiva abrange operações de aviões particulares ou frotas para transportar líderes empresariais e funcionários, e os fabricantes de aviões e empresas de apoio que os fornecem
Genebra - Líderes da indústria multibilionária de aviação executiva vêem sinais de recuperação depois de quatro anos de recessão, disseram nesta segunda-feira, mas apelaram aos governos para facilitar o caminho à frente, cortando impostos e burocracia.

O pedido foi lançado por executivos da Europa e da América do Norte, antes da abertura, na terça-feira, da conferência Ebace, uma grande vitrine anual para os fabricantes de aviões, fornecedores de equipamentos e empresas de serviços. O evento se encerra na quinta-feira.
"Os sinais são encorajadores", disse a repórteres o presidente-executivo da North American Business Aviation Association (NBAA), Ed Bolen. "Nós estamos vendo progresso em todos os setores, mas está muito frágil".
"O ambiente de dificuldades se arrasta. O tráfego ainda não se recuperou para níveis confortáveis​​, enquanto uma recuperação da indústria é prejudicada por algumas medidas políticas do governo", disse o presidente-executivo da EBAA, grupo europeu industrial, Fabio Gamba.
A aviação executiva abrange operações não regulares de aviões particulares ou frotas utilizadas para transportar os líderes empresariais e funcionários em todo o mundo, e os fabricantes de aviões e empresas de apoio que os fornecem.
Nos Estados Unidos, segundo a NBAA, esse segmento contribui com 150 bilhões de dólares para a economia a cada ano e oferece mais de 1,2 milhão de empregos com altos salários. Já a EBAA diz que a contribuição proporcional na Europa é semelhante.
O segmento expandiu-se com o aumento da economia mundial e do comércio internacional durante a década antes da crise financeira de 2008-2009, mas depois sofreu uma queda constante nas vendas, entregas de aeronaves e voos.

 EXAME

Ryanair anuncia lucros recorde

A companhia de aviação 'low cost' irlandesa reportou 569 milhões de euros de lucros após impostos. 


A Ryanair, líder europeia no segmento de aviação ‘low cost', reportou hoje de manhã uma subida recorde nos seus lucros. A companhia de aviação irlandesa anunciou uma subida de 13% nos lucros relativos aos últimos 12 meses até ao final de Março, para um total de 569 milhões de euros anuais. No mesmo período de 2012, os lucros tinham-se cifrado em 503 milhões de euros. Este incremento de resultados resultou da aposta da Ryanair no reforço de rotas e da frota de aviões.

Nos últimos 12 meses, até Março, o tráfego de

Apesar da subida de resultados, a companhia aérea com sede em Dublin teve de fazer face a uma subida dos custos com combustíveis avaliada em 290 milhões de euros, que representam actualmente 45% dos custos totais. A este propósito, o presidente executivo O'Leary afirmou que "divulgar uma subida de lucros de 13% e um crescimento de tráfego de 5% apesar de uma subida dos preços dos combustíveis durante uma recessão económica é um testemunho da força do modelo ultra-low cost da Ryanair".

Apesar disso, o responsável da Ryanair alertou que, entre 2013 e 2014, o crescimento do resultado financeiro da companhia será mais lento devido precisamente à subida dos custos com combustíveis e das taxas de aeroportos. Para o próximo ano, a empresa antevê que os lucros oscilem entre os 570 e os 600 milhões de euros.

As acções da Ryanair sobem 5,8% em Dublin, para os 6,699 euros, o que representa um novo máximo histórico.
passageiros da Ryanair cresceu 5%, para 79,3 milhões de passageiros, face ao surgimento de 217 novas rotas para um novo total de 1.600.
SAPO PT