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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Air Berlin reduz operação para poupar 200 milhões de euros

A companhia de aviação alemã vai cortar a actual frota em 10% para rentabilizar e melhorar a taxa de ocupação dos seus aviões.


A frota da transportadora aérea, que tem vindo a acumular prejuízos desde 2008, vai passar, assim, de 170 para 152 aviões, explicou a Air Berlin em comunicado.

“O objectivo desta medidas é melhorar em 200 milhões de euros os resultados operacionais”, referiu, acrescentando que, “com a volatilidade actual da conjuntura, é difícil prever o que acontecerá em 2011”.

A Air Berlin soma perdas desde 2008 e deverá registar um resultado líquido negativo também este ano. Estas dificuldades levaram, aliás, ao afastamento do seu fundador e principal responsável, Joachum Hunold, em Agosto deste ano.


12 horas aérea

Novas Fotos do F-X


Apesar da USAF não falar abertamente do futuro substituto do F-22A Raptor as indústrias americanas já estão mostrando seus conceitos. A foto acima é um conceito da Boeing de um caça monoposto sem cauda de superioridade aérea. A imagem abaixo é um conceito da Northrop Grumman do seu conceito de aeronave mãe controlando várias aeronaves de combate não tripuladas. As imagens foram mostradas na convenção da Air Force Association.

poder aéreo

SÁBADO AÉREO - BASE AÉREA DE BRASÍLIA



roberto caiafa

Milionários fazem volta ao mundo em jato privado por R$ 120,73 mil



A Omeir Travel Agency, uma empresa de turismo com sede em Abu Dhabi montou um pacote que inclui 10 destinos de luxo a bordo do – não menos luxuoso – jato Boeing 747.

O programa, chamado “Volta ao mundo em um jato particular”, oferecerá a 78 passageiros o pacote exclusivo pelo preço de R$ 120,73 mil (US$ 68 mil) por pessoa.

No itinerário, destinos da Europa, Ásia e América. O avião terá suítes luxuosas, livraria a bordo e outras pequenas amenidades para deixar os passageiros felizes.

As paradas acontecerão no Havaí, Cairo, Los Angeles, Agra, Bali e Austrália. Os tours serão conduzidos por lugares históricos e cenários de natureza paradisíaca, promete a notícia do site Born Rich. Segundo a agência, o programa deve começar no final deste ano.
desástres aéreos

As prioridades no avião


Quando a aeromoça, na hora do embarque, chamou os passageiros com prioridades, um senhor caminhou para a frente da fila. Levou logo uma bronca de um empedernido executivo, que bloqueava com seu terno azul marinho e gravata listrada, pasta de couro e sapato de bicão, toda a entrada. “Tem que entrar na fila”. Exclamou e reclamou alto, o executivo.

A mãe com um carrinho, a criança e a babá, que também caminhavam para a frente da fila, acreditando-se prioridades, nem ousaram mais se aproximar. Uma jovem com dificuldade de andar parou onde estava.

“Mas eu sou idoso, afirmou o senhor”. “E eu sou ouro!”, retrucou de alto e bom som, o irremovível executivo. E não se mexeu, como se de ouro mesmo fosse.

A aeromoça, desconsolada só pode dizer: “Hoje em dia, existe mais ouro e diamante e cartão vermelho e azul, do que passageiros comuns”. Ela não sabia a quem dar prioridade. Lavou as mãos.

Com a multiplicação de programas de fidelidades das empresas de aviação, quase todo mundo hoje é prata, ouro, diamante, smiles, star alliance, cartão vermelho, cartão azul e por aí vamos. Nas rotas de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, quase todo mundo é autoridade ou prioridade. Daí esta crescente confusão. Afinal, quem é prioritário?

Prioridade é uma palavra que só se conjuga no singular. Do contrário, perde o sentido. A palavra se suicida. Quem é a prioridade das prioridades?

A resposta é simples e é jurídica. Existem prioridades legais, estabelecidas por lei e prioridades contratuais, estabelecidas pelo contrato entre a empresa e o passageiro, seu cliente, consumidor.

Não pode a prioridade contratual se sobrepor à prioridade legal. Esta é de interesse público. Foi estabelecida pelo Congresso Nacional. Aquela é de interesse privado, entre a empresa e seu cliente. Por que então esta crescente confusão na hora dos embarques?

Os passageiros se multiplicaram, os programas de fidelidade também. Trata-se de fenômeno quantitativamente novo. Acresça que o Brasil é um dos países com legislação que mais protege crianças, idosos e pessoas em situações especiais. O Brasil está levando a serio, cada dia mais, esta proteção de direitos humanos.

Finalmente, tudo indica que a Anac ainda não se pronunciou, orientou e exigiu das empresas de aviação que adaptem suas rotinas a estes novos procedimentos.

A Portaria 656/GC-5, de 2000, do Comandante da Aeronáutica, que aprova as condições gerais de transporte aéreo determina que “as empresas aéreas deverão assegurar prioridade nos atendimentos aos passageiros com idade igual ou superior a 65 anos, aos doentes, aos deficientes físicos e mentais, às senhoras grávidas e aos passageiros acompanhados de crianças menores de 12 anos”.

Todos esses mencionados na Portaria 656/GC-5 da Aeronáutica prevaleceriam então sobre executivos ouro, diamante, platinum ou sorridentes.

Seria importante que a Anac e as companhias aéreas clarificassem esta situação e orientassem seu pessoal para melhor cumprimento da lei. Não somente para educar o consumidor, que em sua imensa maioria, inclusive de executivos, acatará, como tem acatado, e diria mesmo com certo orgulho civilizatório, estas prioridades. Mas também para conter a obsessão competitiva de alguns, poucos é verdade, fidelizados, apressados e platinados de vencer na vida a qualquer custo.

Inclusive, à custa da lei, nas filas dos aeroportos. São pessoas que, lembrando Wilde, sabem o preço de tudo e o valor de nada.

A fila do avião é um dos lugares onde a sociedade concretiza sua prioridade pelos valores que viabilizam a convivência entre todos: solidariedade ou competição selvagem?
desástres aéreos

Fumaça tem sua história ilustrada em Jato da Passaredo


“Aproveitando a nossa passagem pelo aeroporto de Ribeirão Preto/SP, para a demonstração na cidade vizinha de Guariba, na manhã do dia 18 de setembro, a Esquadrilha da Fumaça foi convidada pela Passaredo Linhas Aéreas a realizar um voo de formação com uma de suas aeronaves, o Embraer ERJ 145.

O motivo foi uma homenagem à Esquadrilha, que completa 60 anos em 2012. A Companhia apresentou sua aeronave com uma nova pintura alusiva ao aniversário: os aviões já utilizados pela Fumaça, o emblema do Esquadrão, o selo comemorativo ao aniversário e o ano de sua criação, 1952.

A iniciativa partiu da empresa, por idéia do pirassununguense Thiago Sabino, fã da Fumaça e um dos Comandantes da Passaredo. A criação foi autoria de seu irmão, o designer Samuel de Aguiar Sabino.

A Esquadrilha da Fumaça se sente muito honrada em ter sua história voando pelos céus do Brasil, em uma aeronave também nacional. Essa foi uma ótima oportunidade de estreitar os laços entre a aviação civil e militar, cumprindo uma de nossas missões.

Vários fotógrafos da mídia especializada em aviação estavam presentes e realizaram toda a cobertura do voo, tanto do solo, quanto à bordo do Jato. Assim que formos recebendo o material dos nossos colegas fotógrafos, vamos publicando por aqui.”

Pintura destaca selo comemorativo aos 60 anos da Fumaça

Equipe de pilotos da Fumaça com Cmtes Felício e Thiago e comissária da Passaredo

loucos por aeromodelismo

Trabalhadores da aviação iniciam campanha salarial


Os sindicatos de aeronautas e aeroviários e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) entregaram a pauta de reivindicações das categorias ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, na tarde de 15 de setembro. O objetivo dos trabalhadores é antecipar as negociações da campanha salarial deste ano, a fim de evitar contratempos no final de dezembro, nos aeroportos brasileiros.




sna

Sede do Pan possui "avião limusine"; aluguel custa R$ 1,3 mil

Avião limusine tem 18 metros de extensão, 3,9 metros de altura e seis toneladas. Foto: Reinaldo Marques/Terra

"Avião limusine" tem 18 metros de extensão, 3,9 metros de altura e seis toneladas
Foto: Reinaldo Marques/Terra

CELSO PAIVA
MARCELO DO Ó
Direto de Guadalajara

Os aficionados por carros de luxo não têm como não ficarem de olhos vidrados ao passar na frente da garagem dos automóveis de Martín Vaca. Com uma Lamborghini em uma das paredes, limusines de marcas como Lincoln, Ferrari, Rolls Royce e Hummer, o local em Guadalajara, sede dos Jogos Pan-Americanos deste ano, é uma espécie de parque de diversões para os apaixonados por este tipo de veículo.

Porém, nada chama a atenção mais do que o gigante de 18 metros de extensão, 3,9 metros de altura e seis toneladas no fundo do local. Criador do único "avião limusine" do mundo, Vaca teve a ideia em 2004, quando adquiriu a carcaça de um Boeing 727-100 da companhia aérea Taesa.

O proprietário removeu as asas, colocou rodas, motor de turbo diesel de 6 cilindros e modificou o volante. Estava pronta a invenção, que custou 800 mil pesos (cerca de R$ 108 mil) e chega a uma velocidade média de até 120 km/h. Com capacidade para 40 a 50 pessoas, o "avião limusine" conta com um bar, diversos sofás com forro imitando uma onça pintada, aparelho de som, televisão, aparelho de fumaça de gelo seco e um espaço reservado na parte traseira para quem quiser privacidade.

A estrutura da cabine foi quase toda mantida, sendo possível ver os diversos botões de comando e de controle de um avião comercial. No local onde ficam os passageiros, 30 janelas semelhantes às vistas nas aeronaves também chamam a atenção.

Para alugar o carro por três horas, com direito a motorista, quilometragem livre em zona metropolitana de Guadalajara, uma garrafa de champagne, além de refrigerantes e gelo à vontade, os clientes pagam 10 mil pesos (cerca de R$ 1,36 mil).

Segundo um dos funcionários de Martín Vaca, muitas pessoas alugam o veículo. A procura maior é para festas de 15 anos e de formatura. Porém, segundo ele, o "avião limusine" já serviu para outros tipos de festa. "Algumas casas de swing já o alugaram para fazer reuniões. Pessoas de muito dinheiro em Guadalajara também fazem festas particulares no veículo".

Martín Vaca já chegou a dirigir o veículo até Las Vegas e Nova York, nos Estados Unidos, em exposições de carros nas cidades americanas. A próxima invenção do empresário promete ser tão ou mais ousada: ele está construindo um "helicóptero limusine" para colocar na frota de mais de 15 veículos para aluguel.

cidparking

Ultraleve cai próximo a Jateí na MS-141 e deixa duas pessoas feridas

Por volta das 11h30 desta quarta-feira (21) um ultraleve com dois homens caiu em uma área de pastagem às margens MS-141, em Jateí, município distante 292 quilômetros de Campo Grande.

Quando a Polícia Militar chegou ao local, os dois ocupantes da aeronave haviam sido socorridos por populares e levados ao Hospital de Naviraí. Eles foram medicados e liberados. Policiais chegaram a ir lá, mas eles já haviam recebido alta.

De acordo com o site Vicentina Online, uma testemunha relatou aos policiais que os homens estavam tirando fotos do local quando a hélice enroscou em uma rede elétrica desativada e eles caíram.
Ultraleve ficou destruído após queda. (Foto: Renato Vessani/Site Vicentina Online)Os dois ocupantes do avião de pequeno porte não foram identificados.
campo grande news

Anac propõe revisão do tempo de tolerância máxima para atraso do voos


SÃO PAULO – A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou uma minuta de resolução que estabelece a tolerância máxima nos atrasos do voos. A resolução, que será submetida à audiência publica, está sujeita a alterações.

Se aprovada, a proposta determinará que a tolerância máxima nos atrasos dos voos nacionais será de dez minutos de antecedência ou 15 minutos de atraso.

Para os vôos internacionais, serão considerados pontuais se a partida ocorrer com até 30 minutos de antecedência ou com atrasos de até 30 minutos.

Objetivo A proposta que está em audiência pública visa atualizar o sistema normativo vigente, criar novos mecanismos de analises e acompanhamento, além de dar publicidade aos resultados apurados pela Agência.

Segundo a Anac, a forma como são calculados os atrasos atualmente pode gerar dificuldade de compreensão aos usuários do transporte aéreo. A nova resolução estabelece novos critérios, metodologias e conceitos a serem utilizados para verificar a regularidade, pontualidade e eficiência operacional do transporte aéreo que opera no País.

infomoney

Tribunal chileno aprova a fusão entre as companhias aéreas LAN e TAM


O tribunal chileno da livre concorrência (TDLC) deu hoje luz verde, sob certas condições, à fusão entre a companhia aérea chilena LAN e a congénere brasileira TAM.

A operação deverá dar origem à maior companhia aérea da América Latina e uma das dez maiores do mundo, denominada LATAM.

A fusão foi anunciada em 2010, mas foi adiada devido a uma queixa da principal associação de consumidores do Chile, a Conadecus, a qual alertou para o risco de o negócio poder minar a competitividade, afectando os preços dos bilhetes e a disponibilidade dos serviços.

Porém, a decisão do tribunal chileno da livre concorrência foi favorável ao negócio. “O TDLC, numa decisão não unânime, aprovou a anunciada fusão entre a LAN Airlines e a TAM Linhas Aéreas”, disse o tribunal, num comunicado citado pela agência francesa AFP.

Como contrapartida, o TDLC apresentou 11 condições, as quais visam garantir “uma concorrência efectiva no mercado chileno da aviação”. As condições não foram, no entanto, divulgadas.

De acordo com a AFP, a nova transportadora deverá ter receitas combinadas de mais de 8 mil milhões de dólares (cerca de 5,8 mil milhões de euros), uma frota superior a 240 aviões, e empregar cerca de 40 mil pessoas.

A brasileira TAM chegou a ser referida na comunicação social como uma das possíveis interessadas na aquisição da TAP, no âmbito da processo de privatização da transportadora aérea portuguesa que está em curso. No entanto, contactada ontem pela Lusa, a TAM recusou essa hipótese, argumentando que estava concentrada exclusivamente na fusão com a LAN.

“A TAM acompanha sempre a evolução do mercado de aviação, inclusive as fusões e as aquisições no sector, mas, neste momento, não tem interesse na privatização da TAP”, disse o responsável pelas relações com a imprensa da companhia brasileira.
publico pt

Justica-manda-pagar-Indenizações-ex-funcionários-da-VASP


Justiça manda pagar indenizações a ex-funcionários da Vasp
Pacote de R$ 40 milhões envolve pagamentos a ex-prestadores de serviços.
A decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial e cabe recurso.

Do G1, com informações do Jornal da Globo

O juiz Daniel Carnio Costa, da 1ª Vara de Falência de São Paulo, determinou nesta quarta-feira (21) o pagamento de parte da dívida da Vasp a um grupo de ex-prestadores de serviços e a ex-funcionários da companhia. O pacote envolve cerca de 40 milhões. A empresa failu em 2008.

A decisão, porém, ainda não foi publicada no Diário Oficial e cabe recurso.

Cerca de R$ 15 milhões serão destinados ao pagamento de ex-funcionários, e R$ 25 milhões irão para os ex-prestadores de serviços, como escritórios de advocacia e fornecedores de energia e telefone.

Esta é só uma pequena parcela da dívida trabalhista da Vasp, cuja dívida soma cerca de R$ 1,2 bilhão.

O dinheiro foi obtido com a venda de bens da companhia aérea, como imóveis e veículos, e está depositado na conta judicial vinculada ao processo de falência da Vasp.

saiba mais

* Colecionadores gastam mais de R$ 1 mil com miniaturas de aviões da Vasp
* CNJ leiloa bens históricos da Vasp

“A ideia é que nós continuemos arrecadando e vendendo para conseguir o máximo possível de recursos, para tentar pagar o máximo possível de credores, especialmente aos que mais precisam, que são os trabalhadores”, disse o juiz Daniel Carnio Costa.

O ex-funcionário Marcos Alves de Souza trabalhou 17 anos na Vasp. Durante o período de recuperação da empresa teve o salário cortado pela metade. Quando a Vasp faliu, não recebeu nem os direitos trabalhistas. Na época, tinha direito a R$ 96 mil.

“O trabalhador, como eu, estou até hoje esperando. Saí da Vasp sem receber um centavo. Isso para um pai de família é complicado. Não só eu, mas para os 320 que saíram sem receber nada”.

Assim como Marcos, outros cerca de 3 mil ex-funcionáriois da companhia aguardam indenizações na Justiça.
Dr. Duque Estrada- Advogado. Veja o site do Jornal da Globo