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quarta-feira, 14 de abril de 2010

EasyJet poderá trocar de cor?



Haji-Ioannou aos 28 anos criou a easyJet em meados da década de 1990.


Esta semana gerentes e advogados da EasyJet irão ao tribunal para um confronto com o fundador da companhia, Sir Stelios Haji-Ioannou, em um processo que poderá forçar a baixo custo do Reino Unido a mudar o seu nome e sua distintiva cor laranja brilhante.

A informação, publicada na imprensa britânica pelo Financial Times, embora duvide de que a queixa relacionada aos direitos da marca poderá ir tão longe como o seu próprio interesse Haji-Ioannou parjudicaría como o maior acionista.

Stelios, que criou em 1995 a EasyJet, aos 28 anos, quer que o tribunal se pronuncie sobre o significado de um contrato de licenciamento de marca, atingida quando a empresa foi lançada na Bolsa de valores em 2000 e limitada a 25% do Volume de negócios total das receitas acessórias companhia aérea ou atividades secundárias.

O acordo, que garante os direitos de royalties ao fundador de um milhão de libras por ano (1,11 milhões) tinha em parte ,como objetivo evitar que a EasyJet se converte-se em um conglomerado que representaria uma séria desvantagem para as outras empresas do Easy Group.

Quando o acordo foi estabelecido, A EasyJet obtinha somente a sua renda pelas vendas de bilhetes.
No entanto, atualmente, a baixo custo EasyJet, como outras, está salvando as suas contas através de rendas extras, taxas ou emolumentos para o check-in, bagagens, etc .

A direção da empresa afirma que esses serviços e atividades cobradas não estão "subordinados", mas estão diretamente relacionadas com o negócio de venda de bilhetes de avião.

Haji-Ioannou então pediu ao tribunal para decidir quem está certo e que possam realizar uma auditoria para determinar se foi excedido o limite de 25% fixado no contrato.

Se o juiz decidir em seu favor, a EasyJet poderá decidir se quer renegociar o contrato e optar por pagar royalties a Haji-Ioannou ou, na pior das hipóteses, o easyGroup poderá rescindir o contrato com a Easyjet, que teria criado uma outra marca e identidade visual, incluindo a cor, que, apesar das diferenças entre o seu fundador e a gestão da empresa
é considerada improvável.


Financial Times

Biman Bangladesh Airlines ANTES e DEPOIS com farda nova

Nova farda (Fevereiro e Março de 2010)
Biman Livery 777 Nova

ANTES:


Biman Livery 777 Velha

Emirates: Dubai / Madrid



A Emirates Airlines
planeja começar a voar entre Dubai e Madrid a partir de agosto, conforme confirmado pelo ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Said bin Sultan al-Mansuri, ao final da reunião da Comissão Joint Economic Espanha, Emirados Árabes Unidos.

LAN Equador comemora seu primeiro aniversário


Durante o primeiro ano de operações no mercado interno, mais de 500.000 passageiros optaram por LAN Equador como a companhia aérea para voos domésticos entre as cidades de Quito, Guayaquil e Cuenca.

Em setembro deste ano, a companhia irá expandir sua carteira de destinos domésticos, adicionando um serviço para as Ilhas Galápagos.

Este anúncio também marca o aniversário de 7 das operações de vôo da LAN no Equador, com conexões internacionais para destinos como Estados Unidos, Europa, Chile e Argentina. Nas suas viagens internacionais e domésticos, LAN Equador levou mais de 1.000.000 de passageiros nos últimos doze meses.

Popout

A companhia atende os destinos domésticos a bordo de uma frota de aeronaves Airbus A320 modernas, projetadas com a mais recente tecnologia na indústria para ajudar a reduzir os efeitos do aquecimento global.

Recentemente, a Autoridade de Aviação Civil do Equador, revelou que a empresa recebeu as maiores notas de pontualidade e fiabilidade a nível local.

first class

CEO da Spirit Airlines defende a cobrança de bagagem, É MALA Hein!

Basta olhar para o vídeo do YouTube em que o CEO da Spirit Airlines, Baldanza , deitado em um compartimento de bagagem, defende a ação pendente da companhia aérea de cobrar dos passageiros até US $ 45 para levar uma mala de mão a bordo da frota da Spirit Airlines.

Popout

A spirit Airlines enviou hoje um e-mail para os clientes, assinado por Baldanza, com um link para o vídeo.

Claramente na defensiva, está procurando maneiras de "atenuar" a política de comunicação da Spirit Airlines, defendendo a política de bagagem, aponta para a sua nova e inovadora cobrança e caracteriza a iniciativa como uma"VITÓRIA" para todos, levando a "satisfação dos clientes que pagam menos!"

Amadeus voltará ao mercado


A gigante da tecnologia de viagens , Amadeus, será uma companhia de capital aberta até o final de abril, como detalhes de sua aguardada oferta pública inicial.

Espera-se que a parcela principal irá aumentar 910 milhões de euros (1,24 bilhões dólares) para pagar as dívidas da empresa.

Um segundo elemento, composto de 35 milhões de ações, será vendido por Amadelux Investimentos - o braço de controle existente criados por investidores cCinven e BC Parters e duas das três companhias envolvidas Lufthansa e Air France-KLM.
A Amadeus espera que o IPO para o valor da empresa seja algo entre entre 4,3 bilhões de euros e 5,4 bilhões de euros.

Nota: A Amadeus foi retirada dos mercados públicos em 2007, quando Cinven e BC Partners investiram na empresa.

Japan Airlines deixará 60 rotas



Endividada, a Japan Airlines irá, alegadamente, sucatear 29 rotas internacionais até ao final do ano fiscal de 2010, quase o dobro do número de rotas quea transportadora havia inicialmente decidido cortar.
Anteriormente a operadora já havia anunciado que apenas iria suprimir 16 rotas internacionais, como parte do seu plano de reabilitação.
As novas rotas que também deverão ser abandonadas incluirá Narita-São Paulo, Milan-Narita, Kansai, Bangkok e Pequim-Kansai.

Mas JAL também está realizando um corte interno,de voos domésticos, de 31 linhas deficitárias, em um esforço prevendo a cura para suas finanças.

Mais fotos do acidente do México


desástres aéreos

Boeing diz NÃO à Ryanair


BRUXELAS - A companhia aérea Ryanair disse que a fabricante de aeronaves Boeing Co. não quer cumprir o seu pedido de aviões com mais assentos e menos banheiros, pois a fabricante acredita que possa comprometer a segurança dos passageiros.
o chefe executivo da RyanairMichael O'Leary diz que ainda espera convencer a Boeing que a remoção de dois banheiros e consequente adição de seis poltronas não reduziria o tempo de evacuações durante uma emergência.
seattletimes

Justiça mantém horário de funcionamento do Aeroporto de Congonhas (SP)



A Justiça Federal em São Paulo manteve a liminar obtida pela Infraero e garantiu que o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, continue funcionando todos os dias entre as 6h e 23h. A decisão é da juíza federal Rosana Ferri Vidor, da 2ª Vara Cível Federal de São Paulo.

A Infraero foi autuada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente no dia 3 de março deste ano por não ter cumprido 13 exigências ambientais (de uma lista de cem) para o funcionamento do aeroporto. O prazo foi prorrogado por mais 30 dias mas, quando esse prazo estava vencendo, a Infraero entrou com um pedido na Justiça para impedir que fosse multada em R$ 1 milhão pela secretaria. O pedido foi atendido e a juíza Anita Villani determinou, em caráter liminar, que a Infraero não poderia ser multada pela secretaria até o dia 10 de abril (último sábado). Agora, a decisão foi mantida pela juíza Rosana Ferri Vidor e a decisão vale até que a administração municipal conteste a decisão.

De acordo com a secretaria, as cem exigências ambientais para a Infraero têm prazos diferentes de cumprimento, mas 13 delas venceram no dia 2 de abril sem que a Infraero as tivesse resolvido. Entre essas exigências ambientais estão a alteração no funcionamento do aeroporto (que deveria funcionar de segunda a sábado das 7h às 22h e aos domingos e feriados das 9h às 22h) e a apresentação do Programa de Monitoramento de Ruído Aeroportuário avaliando o ruído gerado nos corredores de circulação dos helicópteros.

Por meio de nota, a Infraero diz que as operações no Aeroporto de Congonhas permanecem inalteradas. Já a Procuradoria-Geral do Município afirmou, também por meio de nota, que vai primeiro analisar as exigências do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável sobre o Aeroporto de Congonhas e quais dessas exigências devem ser atendidas prontamente pela Infraero. Só depois dessa primeira análise é que a procuradoria vai decidir qual recurso jurídico vai adotar nesse caso.

Agência Brasil

Qatar Airways fecha acordos com Tam e Pluna


A Qatar Airways, que inicia voos diários e diretos entre Doha (Catar) e São Paulo (GRU) – com extensão a Buenos Aires – em junho, já fechou acordos com duas aéreas da América do Sul. As parcerias são para ´alimentar´ os voos a partir dessas duas cidades. “Fechamos com a Tam e a Pluna”, diz o gerente América Latina da companhia, Antonio Bandeira (foto), em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS realizada hoje pela manhã, em São Paulo.

“A partir desta sexta (dia 16), os agentes de viagens poderão consultar nossos voos nos canais de distribuição já com a Tam”, afirma Bandeira. “Para a próxima semana, deve ocorrer o mesmo com a Pluna”, prevê o gerente. E as negociações para mais acordos continua, emenda ele.

“Estamos conversando com a Gol, a Lan e a Aerolíneas Argentinas e esperamos fechar com essas empresas também”, afirma Bandeira.

Segundo o executivo, a filosofia da Qatar não é entrar em uma das três alianças aéreas – Star Alliance, Skyteam e Oneworld –, mas, sim, manter acordos com outras companhias.
panrotas

Puma Air inicia operação nacional




Gleison Gambogi e Jorge Vianna, presidente e vice-presidente da Puma Air, brindam com convidados especiais

No último domingo (11/04), a Puma Air Linhas Aéreas deu início oficialmente às suas operações. O voo inaugural partiu às 15 horas, e chegou a Belém no começo da noite, às 18h30, conduzido pelo comandante Márcio Rosa. Além do presidente, Gleison Gambogi, e do vice-presidente da companhia, Jorge Vianna, estiveram a bordo do voo PYL 4901, em um boeing 737-300, o diretor de planejamento e trafégo, Galhardo Junior, convidados especiais e passageiros que adquiriam bilhetes Puma Air.

Uma breve cerimônia de batismo da aeronave, com jatos de água, realizada pelo Corpo de Bombeiros do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, marcou o início das operações da empresa. O gesto é uma tradição nos aeroportos brasileiros e representa o desejo de sucesso para o inicio dos trabalhos das companhias aéreas. Durante o voo, foi servido bolo acompanhado de champanhe e os passageiros participaram de sorteios de prêmios.

Segundo Gleison Gambogi, presidente da Puma Air, o primeiro voo é a realização de um ousado projeto, que teve inicio há um ano e meio. "Representa um marco para companhia, que oferece aos passageiros horários diferenciados dos atuais praticados por outras concessionárias, voos sem escalas de Guarulhos (SP) para Belém (PA), maior espaço entre os assentos e um serviço de bordo de alta qualidade para conquistar uma fatia do mercado de aviação nacional", ressalta o executivo.

Jorge Vianna, vice-presidente da companhia, revela que já entrou com pedido na Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) para a obtenção do selo A de espaço entre as poltronas. "São 132 assentos com uma distância de 32 polegadas de uma fileira a outra. No geral, os aviões das companhias aéreas brasileiras têm espaço que variam de 29 a 31 polegadas", detalha.

O gerente de relacionamento da Linx Sistemas, Roberto Tomaz, 45, foi o primeiro passageiro a realizar o check-in e a embarcar no voo PYL 4901. "Vou ficar apenas uma semana em Belém e tenho que maximizar meu tempo. Por isso, optei pela Puma Air, pois ela oferece voo direto de Guarulhos para a capital paraense".

Para receber a aeronave, um coquetel foi servido às 19h de domingo (11/04), no terraço panorâmico do aeroporto internacional de Val-de-Cans, em Belém, reunindo autoridades, empresários e a imprensa.

A Puma Air vislumbra positivos desdobramentos para o mercado de aviação nessas regiões graças ao desenvolvimento da economia nacional, em destaque para a força do ecoturismo, e também aos grandes investimentos que o Brasil vem recebendo por conta das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), da Copa e da Olimpíada, que serão realizadas por aqui em 2014 e 2016, respectivamente. São obras e eventos que certamente impulsionarão o turismo nacional como um todo.

Loja da Puma Air em Belém: ações promocionais para conquistar o cliente

Voltada tanto para o público executivo quanto para o segmento do turismo de lazer, a Puma Air se posicionará no mercado com preços atraentes e um atendimento com foco na qualidade. "Os clientes sentirão o verdadeiro significado da relação custo-benefício", ressalta Eduardo Figueiredo Filho, diretor comercial da companhia. Durante o ano, haverá ações promocionais de forma a oferecer condições atrativas aos seus passageiros.

Para mais informações, visite o site: www.pumaair.com.br.

mercado e eventos

Parlamentares cobram dos EUA cassação de brevê dos pilotos do Legacy



O presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, Milton Monti (PR-SP), participa, a partir desta quarta-feira, de missão oficial a Washington (EUA), para cobrar a cassação do brevê dos pilotos norte-americanos do Legacy, responsável pela queda do avião da Gol em 2006, em Manaus.

A comitiva apresentará a parlamentares americanos laudo endossado pelo Ministério Público Federal do Brasil, que acusa Joseph Lepore e Jan Paladino de não terem acionado o TCAS, equipamento responsável pelo contato entre a aeronave e as torres de transmissão.

O grupo é integrado também por representantes das famílias das vítimas, pelo assistente de acusação Dante D’Aquino, o deputado federal e ex-presidente da Comissão de Viação e Transporte Jaime Martins (PR-MG), além do perito em acidentes aéreos Roberto Peterka, responsável pelo laudo do acidente.

A visita oficial foi organizada pela Comissão Permanente da Câmara e pela Embaixada Brasileira nos Estados Unidos. Os integrantes da comitiva visitarão a Câmara dos Representantes e a sede da Federal Administration Aviaton.
jornal de turismo

TAM é a aérea mais lucrativa da América, diz pesquisa


Com lucro de US$ 771 milhões, a TAM foi a companhia aérea mais lucrativa no ano de 2009 entre as 11 empresas de capital aberto do setor de transporte aéreo regular da América Latina e Estados Unidos, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Economática.

A Gol ficou em segundo lugar, com lucro de US$ 493 milhões, seguida pela chilena Lan Chile, com US$ 231,4 milhões.

Em nota, a consultoria destaca que todas as demais companhias aéreas, que são dos Estados Unidos, ficam abaixo das três latinas.
Em 2008, a LAN Chile liderou esse ranking, com lucro de US$ 339,6 milhões, enquanto a Gol ocupava a quinta posição e a TAM era a sexta colocada. Em sua pesquisa, a Economática considerou os relatórios enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de cada país e converteu os valores originais pelo dólar do dia 31 de dezembro de 2009 e 2008, respectivamente.
Estadão

AA pede que governo desconsidere pedido da Delta



A American Airlines requereu oficialmente ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) que desconsidere o pedido da Delta Air Lines para cinco voos semanais entre Guarulhos (SP) e Detroit (dois semanais já estariam garantidos com frequências que seriam realocadas pela empresa de sua própria malha atual) e para mais cinco frequências do mesmo aeroporto brasileiro.

Segundo o documento da AA, o pedido da Delta foge do escopo estabelecido pelo DOT para a distribuição das 14 frequências disponíveis a partir de 1º de outubro, pois havia clara observação quanto a voos para Gurulhos, que seriam autorizados somente quando as autoridades brasileiras retirassem as restrições ao aumento de capacidade do terminal.

Como se a Delta ganhasse essas frequências não poderia usá-las de imediato, devido às restrições da Anac, a American alega que isso também vai contra a política do DOT, de não conceder concessões valiosas que não serão utilizadas imediatamente, ficando "guardadas" pela empresa aérea.

A American entende, portanto, ter sido a única companhia aérea americana a fazer pedido de novas rotas dentro do escopo definido pelo DOT (sete Rio-Nova York e quatro Miami-Brasília) e que, por isso, deve ter seu pedido aprovado imediatamente.
panrotas

Tam e Gol empatam no doméstico em março; Webjet chega a 6%; mercado cresce 32% no nacional e 11% no inter



Março voltou a registrar forte aumento da demanda por transporte aéreo no Brasil. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados hoje mostram o aumento de 32% no mercado doméstico, em comparação ao mesmo mês do ano passado, e de 10,8% no internacional, no mesmo período. O primeiro trimestre de 2010 acumula alta de 35% no tráfego em voos dentro do Brasil, comparado aos três primeiros meses de 2009. Com relação aos voos internacionais operados pelas companhias brasileiras, a alta foi de 12,8% no mesmo período. Os números estão disponíveis no site da Anac: www.anac.gov.br/dadosComparativos/.

A agência gosta de enfatizar também que "a concorrência aumentou". Ela se refere apenas a Tam e Gol, que praticamente empatam no doméstico, mas que ainda detêm quase 84% do mercado. Com crescimento de demanda de 38,5% na comparação com março de 2009, a Gol/Varig atingiu a participação de 41,44% do mercado nacional, ante 41,75% da Tam, que cresceu 11,8% no mesmo período. Já nas rotas internacionais oferecidas pelas companhias brasileiras, a Tam domina 85% do mercado, ante 14,6% da Gol/Varig.

Terceira maior empresa do setor, a Webjet viu sua demanda doméstica dobrar em relação a março do ano passado, atingindo 6% de participação. Já a Azul manteve a quarta colocação, com 5,2% do mercado, registrando crescimento expressivo de 218%. A OceanAir agora detém 2,4% de participação (e a expectativa é crescer até o fim do ano com chegada dos Airbus) seguida de perto pela Trip, com 2,1% - o tráfego da Trip também dobrou no mês passado, comparado a março de 2009.

Outro avanço expressivo foi da Passaredo, com demanda 146,4% superior à março do ano passado. Excluindo as duas maiores empresas brasileiras, as companhias de menor porte agora possuem 16,8% do mercado nacional.

De acordo com os dados de março, a ocupação continua elevada nos voos domésticos – 65%, ante 59% no ano passado – e maior ainda nos voos para o exterior operados pelas empresas brasileiras: 69%. No acumulado do primeiro trimestre, a ocupação doméstica está em 71,6% e a internacional já atinge 76%.
panrotas

Tam usa embalagens biodegradáveis para servir alimentos em voos internacionais


Algumas rotas internacionais feitas pela Tam Linhas Aéreas, na classe econômica, estão com uma novidade sustentável: a substituição das embalagens plásticas em que são servidas as refeições por recipientes feitos de bagaço de cana de açúcar, material biodegradável. "Reduziremos em 47% a utilização do plástico em nossas embalagens", afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM. O desenvolvimento do novo material foi feito em parceria com a empresa LSG Sky Chefs, fornecedora de catering aéreo.
Mercado e eventos

Cessna mantém foco no mercado de aviões monomotores a pistão


A empresa, que participa da Sun ’n Fun Fly-In”, em Lakeland, Flórida, anunciou que pretende manter seu papel de liderança no mercado global de aeronaves a pistão, focando não somente na liderança dos equipamentos, mas na especialização do mercado de formação, incorporando novos pilotos e estabelecendo um nível padrão de treinamento.

Cessna-162-Skycatcher

“Em 2009, continuou a liderar o setor de entregas de aeronaves a pistão, não só para todos os monomotores biposto, mas especificamente no segmento com capacidade para quatro lugares, e nós estamos trabalhando duro para manter a nossa posição de liderança através de programas de melhoria contínua do nosso produto”, disse Jack Pelton, presidente e CEO da Cessna.

cessna_172_skyhawk

“Também estamos trabalhando para colocar mais pessoas no ar, melhorando o processo de formação”, acrescentou Pelton.

A Cessna entregou 355 aeronaves monomotor a pistão em 2009, incluindo 305 aeronaves de quatro lugares, mais do que qualquer outro fabricante. A companhia também começou a entregar os 162 Skycatcher aeronave esporte leve, um monomotor de dois lugares, concebido como um avião de treinamento de baixo custo.

Cessna Caravan 208

Em 2009, a Cessna lançou um

novo currículo para formação de piloto , concebido em colaboração com a King Schools. O novo sistema, disponível através da rede Cessna Pilot Center, aumenta a versatilidade e qualidade, tanto do piloto esportivo como do piloto privado.

Apesar de um mercado com vendas tímidas, de aeronaves monomotor, no ano passado, a Cessna continuou atenta às vendas para universidades aeronáuticas, academias de treinamento internacional e programas de treinamento militar.

Cessna Citation Mustang

“Nós vemos uma série de indícios de que a economia em geral pode estar se estabilizando e que deve eventualmente podem traduzir em um retorno do crescimento no mercado de motores a pistão”, disse Pelton. “Historicamente, a recuperação do mercado em nosso setor foi liderada por aeronaves a pistão”.

Cessna tem em exposição na feira anual “Sun ’n Fun Fly-In”, em Lakeland, Flórida, várias aaeronaves a pistão e turbina, incluindo o novo 162 Skycatcher LSA, o sempre presente 172 Skyhawk, uma d

as aeronaves mais populares do mundo; o Caravan 208, comemorando seu 25º aniversário em 2010, e o Citation Mustang, um jato executivo que recentemente passou a marca de 300 unidades entregues.

Camargo Filho


Oceanair com tarifas especiais



Até 30 de abril a Oceanair oferece preços especiais para destinos nacionais. Os trechos Congonhas - Rio de Janeiro (Santos Dumont), ida e volta, sai por R$ 135 e de Gongonhas - Brasília por R$ 138.
As tarifas são válidas para embarque até o dia 31 de maio de 2010. Confira outras promoções em http://www.oceanair.com.br/.
mercado e eventos

Apertem os cintos: 13/04/2010, um dia de sustos em três voos


Poucos dias após o acidente aéreo que vitimou o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, a primeira-dama e outras 94 pessoas, três aviões sofreram problemas terça-feira em diferentes locais.

O voo 49 da American Airlines, que fazia o trajeto Paris-Dallas, foi desviado para o Aeroporto de Reykjavik, na Islândia. A presença de fumaça na cozinha da cabine provocou intoxicações leves em cinco tripulantes, segundo comunicado do Departamento de Aviação Civil do país.

O Boeing 767-300 estava com 103 passageiros e 12 tripulantes. Tim Smith, porta-voz da empresa, disse que uma equipe de manutenção vai iniciar as investigações. A hipótese de ataque terrorista já foi descartada.

Na China, o Airbus A330, da Cathay Pacific, com 300 passageiros, foi obrigado a fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Hong Kong. Um incêndio no motor durante a aterrissagem foi detectado, mas os bombeiros conseguiram conter as chamas. Oito passageiros ficaram feridos e foram encaminhados para um hospital local.

Outro acidente aéreo, que deixou 82 feridos, foi na região de Papua, leste da Indonésia, com um Boeing 737-300 da empresa Merpati. A aeronave saiu da pista durante procedimento de pouso e acabou caindo em um rio próximo e se partiu em dois. 103 passageiros estavam a bordo. Ainda não há explicações, mas o mau tempo pode ser um dos fatores.

jornal do Brasil

Red Bull "contrata" aves de rapina



A organização da Air Race tem ao seu dispor uma equipe de nove falcões e gaviões para afastar as gaivotas no Queimódromo onde se situa o aeroporto da Red Bull.

Estima-se que existam cerca de 2000 gaivotas nas cercanias das praias de Porto e de Matosinhos. Estas aves, pelo seu grande porte, podem constituir um grande perigo para a aviação, especialmente para os pequenos aviões da Air Race. Daí a opção pioneira de contratar uma equipe de falcões e de gaviões para afastar gaivotas e aves de pequeno porte.

"Sabemos, pelas edições anteriores, que, por aqui, as gaivotas constituem um problema. Esperamos que este método as mantenha longe da pista da aterragem", justificou o diretor de aviação, Heinz Moeller.

"As minhas aves não estão a tentar matar as gaivotas. Apenas pretendem assustá-las", explicou Daniel Pineiro, treinador das aves da organização Falcons Galicia. "Mas, as gaivotas têm de aprender que algumas das minhas aves vão tentar caçá-las.

Quando chegam à água, deixam de persegui-las. Tudo o que pretendemos é mantê-las longe da zona de aterragem", concretizou. Por causa da extensão do circuito este meio não é eficaz naquela área.

Ali, utilizam-se o helicóptero e o avião dos media para afugentar as aves. Nos pórticos existem equipamentos sonoros que emitem barulhos que repelem as aves.
eep

Falha em motor de avião atrasa embarque de Sebastian Vettel para o GP da China

Alemão teve de esperar mais de quatro horas para voar para Xangai

Antes de corrida, Vettel sofre com falha em avião

Após alguns problemas de confiabilidade da RBR em 2010, Sebastian Vettel teve problemas em seu voo para Xangai, onde será disputado o GP da China, neste domingo. O alemão, de 22 anos, estava a bordo de um Airbus A340, que estava taxiando na pista do aeroporto de Zurique, na Suíça, quando os pilotos abandonaram a decolagem por causa de uma falha em um dos motores da aeronave.

O avião retornou ao local de embarque e os passageiros foram obrigados a esperar mais de quatro horas para entrar em outra aeronave e voar para a China. Além de Vettel, vários mecânicos da Sauber e o famoso fotógrafo Mark Sutton estavam neste voo. O alemão é o terceiro colocado no campeonato, apenas dois pontos atrás de Felipe Massa. Ele não acredita que os problemas nas primeiras corridas o irão afastar da luta pelo título.

- Estamos aqui só para correr. Carros são construídos no limite e às vezes algo quebra. Temos de continuar e provar que podemos reagir - diz Vettel.

globo esporte

Cessna entrega o 300° Citation Mustang

Cessna Citation Mustang. (Foto: Cessna)

A Cessna Aircraft Company anunciou nessa terça-feira, dia 13, durante o evento Sun ’n Fun Fly-In em Lakeland, Florida, a entrega do 300° Citation Mustang na sua unidade em Independence, Kansas, menos de três anos após a entrega do primeiro Mustang.

O cliente Michael Garnham da Acernus Aero Limited, junto ao seu segundo Citation Mustang, o de número 300 da Cessna.

O 300° Mustang foi entregue para o cliente Michael Garnham da Acernus Aero Limited, localizada em Wellington, Nova Zelândia. Esse é o segundo Mustang para Acernus Aero Limited, a qual recebeu a sua primeira aeronave Mustang no início de 2007. Ambas aeronaves serão usadas como parte dos negócios de desenvolvimento dos negócios das propriedades da companhia, bem como operações de táxi-aéreo, e ambos foram adquiridos através de um representante de vendas autorizado da Cessna, a Aeromil Pacific, localizada na Austrália.

O Citation Mustang é o primeiro jato de negócios do mundo na categoria entry-level totalmente certificado. O programa foi anunciado na conveção National Business Aviation Association (NBAA) 2002 e a aeronave efetuou seu primeiro voo em abril de 2005. O primeiro Citation Mustang foi entregue em abril de 2007.

Com um preço de venda de quase US$3 milhões, o Mustang apresenta aviônicos Garmin, motores Pratt & Whitney Canada e possui um alcance de 1.200 milhas náuticas.

cavok

Acidente com avião de carga mata cinco no México


MONTERREY - Um avião de carga mexicano caiu na noite de terça-feira na cidade de Monterrey, no norte do México, deixando ao menos cinco mortos.

O Airbus A300 da empresa local AeroUnion caiu pouco antes da meia-noite (horário local) a metros do aeroporto internacional da cidade, sobre uma estrada e perto de uma área de hotéis.

Os arredores do aeroporto foram isolados pelas autoridades e dezenas de equipes de resgate e bombeiros trabalham no local na madrugada desta quarta-feira.

- Por enquanto estamos trabalhando com uma cifra de cinco mortos. Dois da tripulação e três em terra, mas até agora nada está confirmado - disse um funcionário da Proteção Civil do estado sob condição de anonimato por não estar autorizado a falar com a imprensa.

Uma turbina e uma asa ficaram espalhadas pela estrada em pedaços e parte da fuselagem da aeronave terminou aparentemente dentro do aeroporto.

As autoridades não puderam confirmar de imediato as circunstâncias do acidente, nem se o avião estava se aproximando do aeroporto para aterrissar ou estava decolando no momento da tragédia.

A AeroUnion, com base de operações no aeroporto internacional da Cidade do México, é uma empresa de transporte de carga que antes do acidente contava com três Airbus A-300 e voa para Monterrey, Guadalajara, Los Angeles e Chicago.

De acordo com a Proteção Civil, o aeroporto de Monterrey continuava funcionando na madrugada desta quarta-feira.

O Globo

Avião robótico faz primeiro voo a serviço da ciência


A NASA completou com sucesso o primeiro voo científico do Global HaAvião robótico faz primeiro voo a serviço da ciênciawk, um enorme avião não-tripulado, sobre o Oceano Pacífico.

O voo foi o primeiro dos cinco agendados para a missão GloPac (Global Hawk Pacífico), uma campanha de coleta de dados e estudos atmosféricos sobre os oceanos Pacífico e Ártico.

O Global Hawk é um avião robótico que pode voar autonomamente a altitudes acima de 18.000 metros - quase duas vezes mais alto do que os aviões comerciais - e, por uma distância de mais de 20.000 quilômetros, equivalente à metade da circunferência da Terra.[Imagem: NASA]

Avião robótico

O Global Hawk é um avião robótico que pode voar autonomamente a altitudes acima de 18.000 metros - quase duas vezes mais alto do que os aviões comerciais - e, por uma distância de mais de 20.000 quilômetros, equivalente à metade da circunferência da Terra.

Os operadores pré-programam uma trajetória de voo e o avião voa sozinho por até 30 horas, permanecendo em contato através de comunicações via satélite ou por links de alcance direto com estações em terra.

Apesar de poder voar autonomamente até o fim da missão, os operadores em terra podem alterar sua trajetória para acompanhar algum fenômeno meteorológico que chame a atenção.

Observações atmosféricas

"O Global Hawk é uma aeronave revolucionária para a ciência por causa de seu enorme alcance e resistência," disse Paul Newman, cientista da NASA e membro da missão GloPac.

"Nenhuma outra plataforma científica oferece esse alcance e esse período para o acompanhamento dos fenômenos atmosféricos, que evoluem muito rapidamente. Esta missão é a nossa primeira oportunidade de demonstrar as capacidades únicas deste avião robótico, ao mesmo tempo que coletamos dados atmosféricos de regiões que ainda são muito mal amostradas," afirma o cientista.

O objetivo da missão GloPac é medir diretamente e coletar amostras dos gases com efeito de estufa, das substâncias destruidoras da camada de ozônio, aerossóis e componentes que afetam a qualidade do ar.

Pela primeira vez isto será feito em larga escala na alta troposfera e na baixa estratosfera.

As medições do GloPac cobrirão um tempo mais longo e uma distância maior do que qualquer outra aeronave científica já fez.

Troposfera e estratosfera

O avião transporta 11 instrumentos para coletar amostras da composição química da troposfera e da estratosfera. Os instrumentos capturam a dinâmica e a meteorologia das duas camadas e observam a distribuição de nuvens e partículas de aerossóis.

As observações deste primeiro voo cobriram toda a área a partir do Equador até o Círculo Polar Ártico, a oeste do Havaí.

inovação tecnológica

Morales tem interesse em aviões brasileiros



LA PAZ - O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que o presidente da Bolívia, Evo Morales, manifestou interesse em comprar aviões e radares fabricados no Brasil, além de lutar contra o tráfico de drogas no país com ajuda brasileira. Garcia se reuniu na sexta-feira com Morales, em La Paz.

- Estivemos conversando com o presidente Morales. Há possibilidade de intercambio de materiais. Ele quer adquirir radares e aviões brasileiros para combater o narcotráfico. Vi sua preocupação com essa questão e com a disposição a uma cooperação conosco - disse o assessor de Lula, em entrevista publicada neste domingo pelo jornal "La Prensa".

A Bolívia se transformou nos últimos anos em país de passagem da cocaína fabricada no Peru, que vem para o Brasil e em seguida é transportada para a Europa. Segundo a polícia boliviana, 40% da droga que sai do país são de origem peruana.

O Globo

Lebre atravessa pista e é atingida por avião da Alitalia em Milão


Medo, mas nenhum acidente grave acabou ocorrendo no Aeroporto Linate, em Milão, na Itália, nesta terça-feira (13).


O susto ocorreu quando um Embraer ERJ-170, da Alitalia Express, transportando 72 passageiros, no voo XM-2055 entre Milão e Roma, rolava na pista para a decolagem - já em alta velocidade - e uma lebre atravessou a pista colidindo com a aeronave.

O impacto do animal contra o avião foi ouvido pelos passageiros e causou danos no trem de aterrissagem principal da aeronave. O piloto abortou imediatamente a decolagem.

O aeroporto ficou fechado por 10 minutos, entre 13h20 e 13h30 (hora local).

Os passageiros desembarcaram e foram remanejados em outros voos para a capital.

Assista a reportagem (em italiano):

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Fidelidade Tam: Quais Serão as Mudanças? Dê Suas Sugestões!

A Tam a partir de 13 de maio transforma-se em uma cia Star Alliance (a entrada foi anunciada em outubro de 2008!), mas o que isso representa?

A Star Alliance é a maior aliança aérea mundial, a com melhor cobertura (tinha um buraco negro na Am. do Sul desde a saída da Varig) e a que mais cresce. Essa aliança favorece a redução custos das cias aéreas, uma maior integração de vôos por meio de code share que aumenta a malha vendida por uma cia da aliança, uma operação mais harmônica nos aeroportos (as cias tendem a concentrarem-se nos mesmos pontos dos grandes aeroportos mundiais) e abre as portas da cia aos consumidores fiéis de outras cias da aliança. Apesar de tender a ser um selo de qualidade ou padrão de serviços, a marca Star Alliance nem sempre consegue atingir esse objetivo, vide o caso da US Airways, por exemplo.

Para o consumidor da Tam, a entrada na Star Alliance representa uma disponibilidade maior de vôos de conexão com despacho único, possibilidade e acessar mais destinos usando a capilaridade das cias Star Alliance, o reconhecimento do seu Status Elite na Tam em outras cias Star Alliance (aumento de franquia, acesso a salas vips e prioridade de check in e reservas dependendo do nível alcançado) e a possibilidade de pontuar no Fidelidade Tam em todos os vôos (desde que a tarifa permita) das cias Star Alliance pelo mundo.

Para quem viaja muito para o exteriorl, essas mudanças trarão muitos benefícios. Até hoje, uma série de antigos clientes Smiles Star Alliance sentem a falta de uma cia local associada a essa aliança. Muitos migraram para programas de outras cias Star, até incentivados por ofertas que as demais cias que operam no Brasil fizeram no momento da saída da Varig da aliança. Bem que a Tam podia fazer o mesmo e oferecer um status semelhante ao clientes Smiles Gold, mas isso já é pedir demais conhecendo o histórico da Tam e o grande número de associados elite do Fidelidade Tam.

Vale lembrar que a marca Star Alliance não protege os associados dos programas de fidelidade de suas associadas. Você não é associado Star Alliance ou tem pontos Star Alliance! Quem é associada é a cia aérea. Isso ficou bem claro no caso da Velha Varig, onde a Star eximiu-se de qualquer responsabilidade sob as milhas depositadas no Smiles que naquele momento corria o risco de falir. Cada programa continua seguindo suas regras próprias e não há obrigação de seguirem a mesma linha, exceto de fornecer tratamento aos associados dos demais programas Star dentro de um padrão estabelecido.

Por exemplo, a Air New Zeland não usa as milhas como forma de acúmulo de créditos no seus programa de fidelidade e a United oferece acesso restrito a sala vip nacional aos portadores de cartão Gold do seu Mileage Plus quando voando na econômica em outras cias que não a United ou Air Canada (mas dá acesso aos associados Gold das demais cias Star). Assim, não há uma obrigação do Fidelidade Tam começar a pontuar em milhas voadas (como a maioria das cias Star) ao invés dos atuais pontos fixos por trechos, por exemplo.

Como as salas Vips internacionais da Tam vão suportar o aumento da demanda vinda dos demais associados Star (a entrada é permitida sempre que se tenha o cartão Gold e esteja voando em qualquer cia Star Alliance, não necessariamente na Tam) e dos seus inúmeros Fidelidade Vermelho, que não podiam acessa a sala vip internacional voando na econômica, ainda é uma incógnita. As filas de check-in específicas para os associados com cartão Vermelho já são longas o suficiente no momento atual e terão que suportar uma demanda ainda maior no futuro.

As mudanças já começaram a acontecer. Vários acordos individuais com cias Star Allliance vêm sendo firmados visando a integração total. A Tam recentemente mudou a estrutura tarifária de forma a seguir o padrão da Star e ainda migrou para o Amadeus, sistema mais usado na Star Allliance, mudanças que geraram uma série de problemas aos agentes de turismo (cancelamento de reservas, dificuldade de acesso ao site nas primeiras semanas, etc), aos passageiros (lentidão no check-in, milhas voadas e não computadas, etc) e a cia aérea (necessidade de treinamento de pessoal, aumento dos atrasos, reclamações de seus consumidores, etc). Mas essas são as dores advindas de toda mudança. Só espero que após passado esse período inicial não se tenha mais desculpas para a ocorrência deses fatos.

Mas o que vai ocorrer no Fidelidade Tam? Essa é a grande questão a ser respondida. De certo apenas que teremos mudanças, mais quais serão ainda ainda não sabemos. Mudança de tabela de redenção de prêmios, criação do cartão Fidelidade Preto (o top), mudança na validade dos pontos, da disponibilidade de assentos nas cias Star são todas elas especulações.

Quem sabe eles não aproveitam e corrigem as falhas do Fidelidade Tam que o deixa menos competitivo que os grandes programas da Star Alliance. Aqui vão minhas sugestões de mudanças:

Aumento da validade dos pontos acumulados de 2 para 3 anos ou redução da validade para 18 meses com renovação automática toda vez que se pontuar no Fidelidade (voando ou usando serviços de parceiros ou os cartões de crédito da Tam).

Aumento da validade das passagens emitidas pelo Fidelidade, assim permitindo que as passagens possam ser emitidas com antecedência maior, de até uma ano, ao invés dos 3 ou 6 meses atuais. As pessoas gostam de programar suas viagens!

Pesquisa, emissão e alteração de passagens prêmio na Tam e nas cias Star Alliance diretamente no site da Tam sem a necessidade de passar por um call center ou loja (que não são muitas) com um atendente não muito interessado em realizar essa operação.

Possibilidade de mesclar trechos Tam de das cias Star para formar uma passagem sem ter a necessidade de emitir dois prêmios para isso (gerando aumento do número de pontos necessários), promovendo assim uma equalização do acesso aos vôos internacionais das demais cias aos associados que não vivem no eixo Rio/São Paulo e permitindo que se atinja pontos não tendidos pela Tam sem que se tenha que voar todo o trecho em vôos de outra cia.

Multas por cancelamento ou alteração de passagens prêmio pagas em dinheiro e não em pontos.

Mais cuidado e celeridade no depósito na conta do fidelidade de milhas/pontos voados na Tam ou cias Star Alliance.

Uma política de prêmios Upgrade factível e não essa atual que limita o upgrade as tarifas mais altas (mais altas mesmo!) inviabilizando o processo, já que o upgrade é um dos prêmios mais procurados nas cias Star.

Validade das milhas voadas na Tam e em todas as cias Star para qualificação de acesso aos níveis elite do Fidelidade Tam.

O Fidelidade Tam tem seus pontos fortes para quem voa primariamente dentro da América do Sul ou para quem emite passagens prêmio apenas para voar para fora da Am. do Sul na baixa estação. Mas após a entrada da Tam na Star Alliance e a possibilidade de acúmular milhas voadas na Tam em qualquer programa de fidelidade Star, os pontos fracos do Fidelidade para quem voa primariamente para o exterior, mas que também voa na Am. do Sul, ficarão ainda mais patentes podendo abrir a portas dos demais programas Star aos associados insatisfeitos.

Aquela passagem

Um pouco sobre Helicópteros


Dentre os diferentes tipos de asas rotativas, o
helicóptero é a aeronave que apresenta os melhores desempenhos para decolagens e pousos verticais, sendo capazes de movimentarem grandes quantidades de carga útil, com relativa economia de combustível.
Uma coisa é indiscutível; o helicóptero é a aeronave de asas rotativas mais utilizada na aviação. Vamos então, conhecer as principais partes constituintes de helicópteros modernos.

Principais Partes Constituintes de um Helicóptero Moderno (HB-350B Esquilo)

  1. Conjunto rotor principal (pás e cabeça do rotor)
  2. Cabeça do rotor principal
  3. Motor turboeixo
  4. Transmissão principal
  5. Prato cíclico fixo e rotativo
  6. Bielas de comando de passo
  7. Entrada de ar do motor
  8. Acoplamento motor-caixa de transmissão principal
  9. Eixo de transmissão do rotor de cauda
  10. Radiador de óleo da transmissão

Caixa de Transmissão Principal de um Helicóptero
  1. Coroa
  2. Pinhão
  3. Acoplamento elástico motor-caixa de transmissão
  4. Conjunto de satélites

Caixa de Transmissão do Rotor de Cauda de um Helicóptero

  1. Coroa
  2. Eixo de transmissão de potência do motor
  3. Eixo do rotor de cauda

Motor Turboeixo de um Helicóptero

  1. Entrada de ar
  2. Compressor
  3. Câmara de combustão
  4. Turbina
  5. Escapamento
  6. Eixo de transmissão de potência
  7. Parede fogo

Partes Constituintes de um Helicóptero Tradicional (BELL 206 Jet Range)

  1. Cabeça do Rotor Principal bipá
  2. Empenagem horizontal
  3. Empenagem vertical
  4. Cone de cauda
  5. Rotor de cauda bipá (neste caso está posicionado à esquerda)
  6. Cabina de passageiros
  7. Cabina dos pilotos
  8. Trem de pouso tipo esqui

Partes Constituintes de um Helicóptero com Fenestron (HELIAT - CTA)

  1. Rotor principal quadripá
  2. Empenagem vertical
  3. Empenagem horizontal
  4. Fenestron
  5. Trem de pouso tipo roda
hangar do heins

Dicas de livros de inglês para aviação

No mundo global, falar inglês é fundamental para todo profissional especialmente aqueles que lidam com estrangeiros no seu dia-a-dia como é o caso dos comissários de voo.


portal meio aéreo

Gol e Delta pedem autorização para compartilhar voos

Aérea norte-americana poderá oferecer voos dentro do Brasil.
Clientes poderão acumular milhas nos programas das duas aéreas.

A Gol e a Delta Air Lines solicitaram às autoridades brasileiras e norte-americanas autorização para implementar um acordo de compartilhamento de voos ("code share").

O acordo vai permitir que a Delta coloque seu código em mais de 45 voos da Gol que partem de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo para outros destinos brasileiros, além de possivelmente em duas operações entre Brasil e Paraguai e Uruguai.

A partir de junho, os clientes de ambas as companhias poderão acumular milhas nos programas Smiles e SkyMiles. O resgate de milhas está previsto para começar no segundo semestre.

A Delta integra a aliança global SkyTeam e é a maior companhia aérea do mundo em termos de movimento de passageiros e tamanho da frota.

A empresa opera 30 voos semanais entre o Brasil e os Estados Unidos.

g1

TAM recebe novo Airbus A330 em maio

TAM Airlines
Airbus A330-223 F-WWYJ (futuro PT-MVS)
Toulouse Blagnac (TLS/LFBO), 25/03/2010
Foto por Shunn311


Está prevista para o dia 6 de maio a entrega do mais novo Airbus A330 a integrar a frota da TAM, empresa a qual em breve passará a fazer parte da Star Alliance. A aeronave em questão será matriculada como PT-MVS (c/n 1112) e será o 17o. A330 a integrar a frota da empresa paulista.

A programação do vôo de entrega do PT-MVS é esta:

06mai2010 - A330 PT-MVS
JJ9501 DEP TLS 1500 (1800 UTC) ARR GRU 0300 (0600 UTC)
manaus spotting

Chicken Wings

Com a permissão de Michael e Stefan Strasser, www.chickenwingscomics.com
cavok

Dois helicópteros operados por controle remoto vão reforçar a segurança pública do Pará

O Sistema Pelicano, (foto acima) da empresa espanhola Indra é um exemplo de VANT tipo helicóptero. Está preparado para operar 24 horas por dia durante períodos prolongados de até um mês, seu desenho foi pensado inicialmente para desempenhar missões de vigilância, controle de tráfego marítimo, controle de fronteiras e apoio operacional à resgates.


Pará terá helicópteros operados por controle remoto

Dois helicópteros operados por controle remoto vão reforçar a segurança pública do Pará a partir deste mês, segundo informações do governo estadual. Além da utilização pela Inteligência policial, as aeronaves podem ser utilizados na prevenção de incêndios, no monitoramento e fiscalização das áreas protegidas e combate ao desmatamento.

Os Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant), com o custo de R$ 247 mil cada, são os primeiros a serem utilizados por uma equipe da polícia estadual no País. São pequenos helicópteros operados manualmente por controle remoto, equipados com câmeras de alta resolução, sensores térmicos e equipamentos de visão noturna, capazes de detectar objetos e pessoas a até dois quilômetros de distância.

As aeronaves, que têm cerca de uma hora e meia de autonomia de voo, com velocidade de cruzeiro de 90 km/h, vão agilizar as operações policiais. Os dados obtidos pelos helicópteros são transmitidos em tempo real para uma central de monitoramento.
hangar do vinna