PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 1 de abril de 2010

TAM Abre 100 Vagas para Comissário (a) de Vôo


Candidatar-se Indicar vaga Imprimir
Comissário (a) de Vôo
Empresa: TAM Linhas Aéreas

Nível hierárquico
Outros

Descrição
Segundo grau completo, idade mínima de 18 anos, altura mínima de 1,60m, ser brasileiro (a) ou naturalizado (a), curso homologado pela ANAC, CCT e CCF válidos, desejável conhecimentos orais (avançado) de um segundo idioma (inglês, francês, italiano, alemão ou japonês - ICAO 04).

Informações referentes à empresa
A TAM Linhas Aéreas é uma empresa líder no mercado doméstico de aviação comercial e possui uma filosofia baseada na ética e no cliente. A preocupação com o passageiro e com o colaborador encontra-se presente desde os princípios mais elementares da empresa. Para sustentar seu plano de expansão, busca profissionais identificados com a sua atividade e filosofia empresarial para fazerem parte de sua equipe de colaboradores. Cadastre seu currículo e venha trabalhar conosco.

Tipo de Oportunidade
Vaga

Formação desejada
Ensino Médio Completo

Qualificações e conhecimentos desejados
Inglês
• Curso Comissariado de Vôo

Idioma desejado/proficiência
Inglês - Leitura, redação e comunicação para participar de atividades em geral

Local de trabalho
Aeroporto de Congonhas e Guarulhos

Observações complementares
Importante: Não poderão participar do processo seletivo aqueles que já participaram da seleção em prazo inferior a 12 meses. Só participarão do processo candidatos inscritos através do Site.

Candidatar-se Indicar vaga Imprimir

Você não está logado.

100 vagas Total de 30/3/2010

Motorista joga táxi contra avião em aeroporto da Nigéria


Aeroporto do Galeão ganha 12 quiosques de autoatendimento para agilizar check-in


O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, pretende reduzir do tempo de check-in dos passageiros em pelo menos 25%. O aeroporto instalou 12 quiosques de autoatendimento que vão reduzir essa etapa da viagem para um período de 30 segundos. Isso irá beneficiar cerca de 11 milhões de passageiros que circulam pelo local.

A tecnologia oferecida pelos quiosques de autoserviço para uso comum (Common Use Self Service, sigla CUSS) é fornecida pela SITA, empresa de comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. O projeto faz parte da preparação para o aumento de 75% no tráfego de passageiros esperado durante a Copa do Mundo de 2014.

O acordo de cinco anos entre a SITA e o GIG CUTE CLUB, organização de 16 companhias aéreas que operam no Galeão, também inclui a AirportConnect SITA Open, uma plataforma de uso comum que gere mais de 130 estações em todo o aeroporto.

"Os quiosques novos nos ajudarão a aumentar a satisfação do nosso cliente e reduzir custos de movimentação de passageiros, bem como o congestionamento no check-in", diz Lelia Dias, gerente da British Airways Station e presidente do GIG CUTE CLUB.

Os quiosques também são equipados com scanners para passaporte e documento, permitindo uma rápida coleta de informações sobre passageiros e dados de autorização de serviço de validação de visto. Os quiosques já estão em uso em mais de 14 aeroportos em todo o mundo.

Mercado e Eventos

Temos Vagas: Despachante de pista - TAM

Empresa:
TAM
Descrição:
A segunda maior companhia aérea do Brasil. Opera com as mais modernas aeronaves do mundo: Airbus A319, A320, A330-200 e também com os F-100.
Porte:
Grande
Ramos:
  • Transporte

Dados da vaga

Vaga:
Despachante de pista (JJDEP792080)
Código da vaga: 1088488
Data de atualização:
31/03/2010
Quantidade:
1 vaga
Descrição:
Possuir habilitação.
Conhecimento básico em procedimentos de atendimento de
cargas na aviação civil.
Ter disponibilidade para inicio imediato.
Exigências:
  • 2. Grau completo
Faixa salarial:
A combinar
Benefícios:
A combinar
Níveis hierárquicos:
Técnico
Área(s) de atuação:
Transportes
Cidades:
SAO PAULO/SP (1 vaga)

Emprego Certo

KLM estreia novo site na internet

A home do novo site da empresa holandesa (reprodução)
A home do novo site da empresa holandesa (reprodução)

A KLM, do Grupo Air France-KLM, estreou um novo site na internet. Agora o visual está mais clean, com o fundo branco, e há diversos serviços e produtos que podem ser consultados na ferramenta. Para acessar e conhecer o site, vá ao www.klm.com e selecione o nome do país – Brazil. Você será redirecionado para o site em português.

A KLM opera um voo diário entre São Paulo (GRU) e Amsterdã, na Holanda, com o Boeing 777.
panrotas

Azul terá dois vôos diários entre Rio e Salvador


A Azul vai oferecer mais um voo diário ligando o Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont) a Salvador, a partir de 19 de abril. Agora a companhia conta com duas as frequências diárias sem escalas entre as duas cidades.

O trecho será voado todos os dias saindo às 8h35 do Rio de Janeiro, com chegada a Salvador às 11h05. No sentido contrário, o voo parte de Salvador às 12h03 e chega ao Rio de Janeiro às 14h06.

O outro voo parte diariamente do Rio de Janeiro para Salvador às 19h50 e retorna da capital baiana às 4h30.
Panrotas

Gol anuncia promoção “Miolo de Feriado” para Páscoa


A Gol vai oferecer tarifas promocionais para todos os trechos de sua malha nacional e internacional no dia 3 de abril, o sábado que antecede a Páscoa. Os clientes já podem adquirir bilhetes com tarifas reduzidas. Voos partindo de São Paulo/Congonhas para Florianópolis, por exemplo, estão disponíveis a partir de R$109. Do Rio de Janeiro/Galeão para São Paulo/Guarulhos, o trecho pode ser encontrado a partir de R$99.

A tarifa promocional não possui restrição de compra antecipada, nem de estadia mínima, e pode ser utilizada em apenas um trecho. Mais informações e o regulamento da promoção podem ser acessados no site da empresa (www.voegol.com.br) ou via Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.

tg online

Lufthansa amplia oferta de transporte de carga aérea eletrônico


A
Lufthansa Cargo continua ampliando sua oferta internacional de transporte de carga aérea “sem papel”. J

á no final de 2008, a empresa em Frankfurt enviou sua primeira remessa eletrônica dentro da Alemanha. Para o setor de carga aérea, “eFreight” significa procedimentos simplificados e preservação do meio ambiente.

Os documentos de carga produzidos em todo o mundo seriam suficientes para encher 80 Boeing 747-400 por ano. A Lufthansa Cargo lidera a introdução do “eFreight” de acordo com os padrões da IATA na Alemanha.

Desde o segundo semestre de 2008, já foram enviadas 1.000 remessas eletrônicas. “Para tanto, cooperamos estreitamente com os aeroportos e autoridades como o Ministério da Fazenda e a alfândega”, explicou Thilo Schäfer, diretor Global Handling Management da Lufthansa Cargo. Dessa forma, a empresa de carga aérea e suas parceiras estabeleceram juntas a “eFreight” nos aeroportos de Frankfurt, Munique, Hamburgo e Dusseldorf. O transporte de carga aérea ‘sem papel’ deverá ser introduzido em todas as unidades da Lufthansa Cargo na Alemanha ainda este ano.

TG Online

Azul quer dobrar de tamanho com mais 7 aviões em 2010


A Azul Linhas Aéreas pretende dobrar de tamanho em 2010 com a chegada de mais sete aviões da Embraer, afirmou nesta quinta-feira o presidente da companhia aérea, Pedro Janot.

Segundo ele, a primeira das sete encomendas chegou em março e já está em operação, elevando para 15 o número de aviões da companhia em atividade. Até o fim do ano, a empresa receberá outros seis aviões gradativamente.

"O mercado está aquecido, cresceu 48% em fevereiro e 33% em janeiro. Nós crescemos muito rápido e esperamos dobrar de tamanho esse ano com a chegada dos aviões", disse Janot, após participar de evento na Firjan- Federação das Indústrias do Rio. "A empresa já está no azul, na zona de lucro", acrescentou.

Janot estima que o mercado de aviação brasileiro irá crescer esse ano entre 17% e 20%, mas ressaltou que os preços não devem baixar porque as companhias estão recompondo margens perdidas durante a crise global. No passado, o mercado cresceu 17%, sendo que o primeiro semestre o crescimento foi quase nulo.

A taxa de ocupação da Azul fechou o mês de março, de acordo com Janot, em 86% e o objetivo é manter essa média até o fim do ano. Em janeiro, o nível de ocupação de aeronaves foi de 90% e, em fevereiro, de 87%.

Para crescer nos próximos meses, a Azul tem duas metas: buscar novos clientes, principalmente a nova classe C e a abertura de capital em 2011. A empresa pretende realizar várias ações esse ano para atrair esse novo nicho de mercado. Atualmente, 60% dos clientes da Azul são da classe A e B e os outros 40% pertencem às demais classes.

"O mercado vai passar por profundas mudanças nesse sentido esse ano. A gente entende que voar é a última barreira de consumo dessa classe C. Comer fora, voar e fazer turismo são os próximos passos," declarou Janot.

Entre as ações previstas estão uma campanha mais forte de marketing, ações direcionadas e ampliação do crédito para a nova classe média. Atualmente, as passagens são parceladas em até 6 vezes. "Teremos que fazer em mais de 6 vezes e adotar outros truques," destacou Janot.

O executivo adiantou que os 2 novos slots - espaços aéreos das companhias nos aeroportos - em Congonhas, serão inaugurados em maio com voos turísticos durante os finais de semana.

"Vamos atender os pacotes turísticos e não o filé mignon, que é o público executivo. Vamos fazer ligações entre Porto Seguro (Bahia) a São Paulo," declarou.

Terra

Filipinas: aviões civis cumprem normas de segurança



31 de marzo de 2010, 14:02Manila, 31 mar (Prensa Latina)

Os aviões civis de Filipinas cumprem as normas de segurança internacionais, disse hoje Alfonso Cusi, chefe do setor no país.

O principal diretor da Autoridade de Aviação Civil (AAC) de Filipinas reagiu assim a uma decisão da União Europeia (UE) que proíbe a aerolinhas desta nação asiática o sobrevoo no espaço comunitário. Nossos aviões, assegurou, cumprem as normas internacionais de segurança.

Em novembro de 2009, a Organização Internacional de Aviação Civil advertiu às autoridades de Manila que devia melhorar a segurança de suas equipes se aspirava a manter a autorização de sobrevoar a Europa.

Ontem os europeus incluíram a Filipinas e Sudão na lista negra de países com "sérios e persistentes não_cumprimentos" das obrigações com respeito à manutenção e a revisão de suas naves, precisou Helen Kearns, Comissário europeu de Transporte.

O diretor filipino convidou à UE a enviar uma delegação a seu país para que verifique no terreno o cumprimento das normas estabelecidas.

Na atualidade só a companhia Philippine Airlines está autorizada a chegar aos aeroportos europeus.

Prensa latina

Janela de avião se parte e voo da GOL é cancelado em Ilhéus




Susto entre os passageiros de um voo da empresa aérea GOL, em Ilhéus, que deveria partir às 11h45 desta quarta-feira (31) com destino a São Paulo. O avião se preparava para decolar, quando freou bruscamente no limite entre a área de decolagem do Aeroporto Jorge Amado e a estrada.

Segundo informações da Infraero, a janela do co-piloto teria quebrado. A GOL informou em nota que os passageiros embarcaram na mesma aeronave no início da tarde.

correio 24h

Temos Vagas: Analista de compras (Temporário)

Logo

Se você está interessado em se candidatar a esta vaga pressione o botão candidatura no final desta página.


A Líder Aviação, maior empresa de Aviação Executiva da América Latina, com sede em Belo Horizonte e 50 anos de atuação no mercado contrata:




Analista de compras (Temporário)

Requisitos:
  • Formação superior completa em administração, comércio exterior, relações internacionais ou economia;
  • Experiência na área de compras com contato e negociação com fornecedores.
Obs: trabalho temporário de 03 meses.



Local da vaga: Rio de Janeiro/RJ/BR (1 vaga)
Candidatura
Candidatura candidatura

Notícias » Brasil » Brasil SP: governo federal tenta barrar veto a voos de Congonhas


A Anac (Agência Nacional de Avião Civil) e a Infraero querem barrar a tentativa da Prefeitura de São Paulo de reduzir o horário de voos do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. O prazo dado pela prefeitura para a readequação vence na sexta-feira, mas o governo federal não deve cumpri-lo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Na próxima segunda-feira, a prefeitura vai divulgar quais medidas irá tomar - pode haver aplicação de multa e até interdição do aeroporto.

Infraero e Anac argumentam que a prefeitura não tem aptidão legal para decidir sobre o horário dos voos, porque a situação é regida pela legislação aeronáutica, e o tema diz respeito ao governo federal. Para a prefeitura, o município pode estabelecer regras, por se tratar de uma questão de uso e ordenação do solo.

TERRA

Motorista joga táxi contra avião em aeroporto da Nigéria



- Um motorista jogou ontem o táxi que dirigia contra um avião de passageiros que estava prestes a decolar do aeroporto Margaret Ekpo, em Calabar, no sudeste da Nigéria.


O motorista, que acredita-se que estava bêbado, rompeu várias barreiras de segurança antes de atacar o Boeing-737 da Arik Airlines. O avião deveria fazer um voo de cerca de uma hora de duração para Lagos, a capital financeira da Nigéria.

Ninguém ficou ferido no incidente, mas o avião foi danificado e os passageiros tiveram que ser transferidos para outro voo. O motorista, que teve ferimentos leves, foi preso.

"Todos estávamos trabalhando quando, subitamente, vimos como o táxi se dirigia a toda velocidade para a pista e atingiu diretamente o avião da Arik que se preparava para decolar", contou uma testemunha a um canal de televisão local.


Já o gerente do aeroporto, Mahmoud Sani, disse à imprensa que o incidente causou surpresa "especialmente pelo fato de o veículo ter entrado na pista pelo setor da Força Aérea". EFE

g1

Comissárias substituídas por vending machines?

A Ryanair vai disponibilizar um novo serviço de bordo. A frota de 225 aviões vai ser apetrechada de máquinas de venda automática de produtos. A ideia é reduzir os custos com comissárias de bordo e aumentar a produtividade.

A aplicação desta medida está marcada para o próximo mês de Junho. A partir dessa altura, os passageiros vão poder «adquirir bebidas quentes e frias, sandwiches, snacks, gelados, preservativos e cigarros sem fumo, directamente das máquinas de venda automática», explica a empresa, em comunicado.

Diminuir «as tarifas de voo ao público» parece ser também o intuito da companhia aérea de baixo custo com a instalação dos novos aparelhos.

De forma faseada, as máquinas vão substituir gradualmente as assistentes de bordo: o objectivo é que as comissárias venham a ser não quatro, mas duas.
Agência Financeira
Por que não colocam o Avião no piloto automático ou criam um A- teleguiado ou B- teleguiado? Assim também não terim custos com tripulação técnica.!

Olha o avião



Segunda, às 9h30, o piloto do voo 1888 da Gol, que ia do Rio para Salvador, avisou aos passageiros que o pouso estava autorizado em solo baiano. Segundo antes de a aeronave encostar na pista, ele arremeteu, provocando pavor em quem estava a bordo.

Novamente no alto, explicou a manobra: havia outra aeronave parada na pista logo à frente.

Meu Deus...

Ancelmo.com

Documento reforça denúncia de sobrepreço em compra de Embraer


A Justiça argentina encontrou novo documento que reforça denúncia de suposto superfaturamento no contrato entre a Aerolíneas Argentinas e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) para a compra de 20 aviões E-190 fabricados pela estatal brasileira.


A operação está sendo investigada desde setembro, um mês após a assinatura do contrato entre as duas estatais, no valor de US$ 690 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).

As suspeitas de irregularidades foram denunciadas pelo jornal La Nación. Na última segunda-feira, a sede da companhia aérea foi alvo de um mandado de busca e apreensão.

A perícia foi determinada pelo juiz federal Sergio Torres, a partir de uma denúncia anônima enviada a ele e à redação do jornal. O autor da denúncia afirma que Manuel Vázquez, o principal assessor do ex-secretário de Transportes do governo Cristina Kirchner, Ricardo Jaime, pagou suborno para fechar a operação. Jaime foi afastado do cargo em julho passado, acusado de atos de corrupção. Na terça-feira, a Justiça o proibiu de sair do País.

O ministro de Planejamento, Julio De Vido, negou a existência de qualquer irregularidade no contrato da Aerolíneas e sua subsidiária Austral com a Embraer. "É impossível algum tipo de suborno em uma operação entre dois países", argumentou De Vido. Os documentos que se encontram nas mãos da Justiça indicam que o preço dos aviões Embraer custou 10% acima do valor de mercado.

A Secretaria de Transportes informou que "o valor de compra unitário é de US$ 30,5 milhões. A esse valor somam-se US$ 4,4 milhões referentes a opcionais". A Embraer distribuiu nota na qual repudia "veementemente especulações" sobre superfaturamento "na condução de seus negócios". A empresa também disse que "não comenta preços e condições comerciais constantes em seus contratos, que são protegidos por cláusulas de confidencialidade". Mas afirmou que os valores do contrato com a Argentina estão dentro do previsto pelo mercado.

Em recente visita a Buenos Aires, o vice-presidente do Bndes, Armando Mariante, também repudiou as suspeitas de irregularidades na operação. Ele disse ao Grupo Estado que "a denúncia de superfaturamento era completamente improcedente". Segundo Mariante, "no preço final de compra de um avião ocorre o mesmo processo quando você compra um carro: tem o preço básico, que vai aumentando conforme os acessórios que o cliente vai escolhendo e adicionando". Mariante explicou ainda que os aviões escolhidos pela Argentina possuem conforto e acessórios que encarecem o produto final.

No início da polêmica, o então presidente da estatal argentina e atual ministro de Justiça, Julio Alak, minimizou as investigações ao revelar que "houve um forte lobby da companhia aérea Boeing para fracassar a operação com a Embraer". Na ocasião, Alak prometeu revelar à Justiça os nomes "dos operadores informais que tentaram fazer com que a Aerolíneas continuasse comprando aviões da Boeing". Segundo o jornal Crítica, um dos integrantes dessa lista é o presidente do sindicato dos pilotos, Jorge Pérez Tamayo, que teria forte vínculo com a empresa norte-americana.

jornal do comércio

Pneu de avião explode no pouso em Sydney

Avião da Qantas tinha 244 a bordo; ninguém ficou ferido.


Autoridades de aviação abriram um inquérito para apurar as causas da explosão do pneu deste avião A380, da companhia aérea australiana Qantas, na quarta-feira.

O episódio aconteceu durante o pouso no aeroporto Kingsford Smith, em Sydney, na Austrália, e foi flagrado por um passageiro que filmava o sistema de vídeo interno do avião.

Assista ao vídeo

Foto: BBC
Imagem de TV flagra o momento do acidente na Austrália. (Foto: BBC)

O voo tinha partido de Cingapura com 244 passageiros a bordo. Segundo a Qantas, ninguém correu risco, apesar de o fogo ter sido visto sob as asas.

No desembarque, passageiros elogiaram o piloto e afirmaram que, apesar do susto, a maioria conseguiu manter a calma.A Qantas conta com seis A380 na sua frota e diz que nunca tinha registrado um caso como este.Este foi o segundo incidente com aviões da Qantas nesta semana. Os engenheiros da companhia exigem aumentos salariais e ameaçam entrar em greve.

G1

Aeromoças da falida Air Comet tiram a roupa em calendário reivindicativo


Aeromoças da falida companhia aérea espanhola Air Comet posaram nuas em um calendário reivindicativo.

De acordo com as aeromoças, o objetivo desse trabalho é que a notícia da quebra da companhia não caia no esquecimento.

Uma das aeromoças da companhia, Irene Rodriguez, afirmou:

- Queremos que dessa forma as pessoas não se esqueçam da nossa situação. Alguns funcionários não receberam até oito meses de salário.


R7

GOIÁS decreta isenção do ICMS na aviação regional


Durante o Seminário sobre Transporte Aéreo Regional realizado em Goiânia, o governador Alcides Rodrigues anunciou a redução de 15% para 3% da alíquota do ICMS cobrada sobre o o querosene da aviação (QAV) e apresentou o plano plurianual para aviação com previsão de investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões.


A resposta das empresas aéreas foi mesmo muito rápida. Também presente ao evento, José Felicio Filho, presidente da Passaredo, anunciou o incremento de dois novos destinos no aeroporto Santa Genoveva: Rio de Janeiro e Palmas (TO). Segundo Felício, a partir de maio, a empresa que já oferece 12 voos, passará para 20 voos diários.


Quem também elogiou a iniciativa foi o diretor de marketing e vendas da Trip Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas de Paula, “Hoje a Trip oferece mais de 40 destinos a partir de Goiânia e reconhece o potencial turístico de Goiás.


Nossa expectativa é grande, pois temos vontade de expandir nossas rotas para o interior do Estado. Minas Gerais fez um programa como esse e hoje voamos para 11 cidades no Estado“.

Para o presidente da Abetar, Apostole Lazaro Chryssafidis, os dois fatos são importantes vitórios no desenvolvimento do setor.


O Voe Goiás, reuniu autoridades do governo, políticos, presidentes de empresas aéreas e empresários da região. O evento foi o último que teve a presença de Barbosa neto como titular da Goiás Turismo, ele que está deixando o cargo em função de descompatibilização eleitoral.

BRASILTURIS

Fernando Pinho é o novo presidente da TAM Aviação Executiva


Fernando Pinho, que desde outubro de 2009 era diretor de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Novos Negócios da TAM Aviação Executiva, é o novo presidente da companhia, líder do mercado de comercialização de aeronaves executivas. Ele sucede a Marco Antonio Bologna, que está assumindo o cargo de Diretor Presidente da TAM S/A, a holding das empresas do Grupo TAM.

Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduado em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP), Pinho possui sólida formação na área financeira e passagens por grandes instituições, como os bancos Lloyds, Francês e Brasileiro, Citibank e Itaú, sempre em posições de destaque. Foi também diretor para a América Latina da GE Capital, quando se dedicou ao segmento de aviação executiva.

O Presidente do Conselho de Administração da TAM Aviação Executiva, Maurício Amaro, afirmou que Fernando Pinho é um executivo com larga experiência e currículo profissional compatíveis com as exigências da presidência da TAM AE.

“Temos certeza que ele será um administrador capaz de colaborar para um novo avanço da TAM Aviação Executiva, contribuindo no aprofundamento da profissionalização da empresa, desenvolvimento de novos negócios e gestão de pessoas, com ênfase na descoberta de novos talentos”, destacou Maurício Amaro.

De acordo com Fernando Pinho, “a TAM AE deverá aproveitar o momento de crescimento econômico do País para ampliar a liderança no mercado de aviação executiva e incrementar o posicionamento nos mercados de aviões e helicópteros”. Ele destacou, como uma das premissas de sua gestão, crescer estrategicamente a capacidade de manutenção de aeronaves, através da criação de novos centros de serviços que possam geograficamente atender a um mercado emergente fora de São Paulo.

“Pretendemos desenvolver novas parcerias internacionais no mercado de atendimento (FBO) e fretamento de aeronaves, explorando as novas oportunidades que o mercado brasileiro vislumbra, com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016”, acrescentou o novo presidente da TAM AE.

Aviação Brasil

TAM volta ao azul e faz mudanças no comando

A TAM anunciou ontem uma mudança na divisão de comando da empresa, com a cisão das áreas operacional e de novos negócios. Na mudança, ganha poder o ex-presidente da empresa, Marco Antonio Bologna, que vinha ocupando atualmente o cargo de presidente da TAM Aviação Executiva e um assento no conselho de administração do grupo.

Ele passa a ser o presidente da holding TAM, sendo o responsável pela área de novos negócios e pelo relacionamento institucional do grupo. Líbano Barroso, atual presidente, fica à frente das operações aéreas.

As mudanças foram comunicadas no dia em que a empresa apresentou seu balanço de 2009, que trouxe um lucro de R$ 1,34 bilhão, revertendo o prejuízo de R$ 1,51 bilhão registrado em 2008 ? perda quase toda registrada no quarto trimestre, quando a crise global se iniciou. A receita líquida do ano passado foi de R$ 9,9 bilhões, uma queda de 6,5% sobre os R$ 10,5 bilhões de 2008.

"A decisão de separar os cargos de comando da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas representa um importante passo para a criação de uma grande corporação, tendo sempre como espinha dorsal a sua operação aérea", disse, em comunicado, a presidente do conselho de administração da TAM, Maria Cláudia Amaro. "Chegamos a um estágio da companhia onde se tornou estratégica a definição precisa das funções corporativas."

Até o fim do ano, o grupo colocará também um novo presidente à frente da gestora de programas de fidelidade Multiplus, cargo que hoje é exercido por Barroso. O executivo continuará comandando as operações da TAM Linhas Aéreas, TAM Airlines (Mercosur), Pantanal Linhas Aéreas e TAM Viagens, incluindo a área de cargas.

Crescimento. Confiante em um "forte" crescimento da demanda por voos domésticos, a TAM revisou seu plano de frota para este ano, que fechou 2009 com 132 aeronaves com idade média de seis anos. Agora, com a absorção de cinco modelos ATR da Pantanal Linhas Aéreas, empresa adquirida em dezembro, e a compra de novos aviões, a TAM planeja fechar 2010 com 148 aviões ? a previsão original era ter 137 aviões na frota. A empresa afirma já ter conseguido financiamento para todas as aeronaves que chegarão ao longo do ano.

A TAM também anunciou ter revisado para cima suas projeções de crescimento do tráfego aéreo. No lugar do avanço de até 12% do tráfego doméstico, a empresa agora espera um crescimento de 14% a 18% ante 2009. Entre janeiro e fevereiro, o mercado conseguiu saltar 36%, acima do que a indústria aguardava para o período. A TAM calcula que o mercado apresente em 2010 taxa de ocupação da ordem de 69% ? 66% nos trechos domésticos e 75% nos internacionais.

De acordo com Líbano Barroso, os preços das passagens aéreas nas rotas domésticas, porém, caíram de 12% a 14% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2009. Na comparação com os três meses finais do ano passado, os valores dos bilhetes da TAM mostram estabilidade. "Como no início do quarto trimestre há predominância do público que viaja a negócios, a estabilidade pode ser considerada uma vitória", afirmou o executivo, em teleconferência com analistas e investidores.

De acordo com o executivo, nas rotas internacionais, os preços em dólares no primeiro trimestre tiveram aumento de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período de 2009. Contudo, frente ao quarto trimestre, há uma queda nos preços das passagens, também da ordem de 10%.

Credores. Este mês, a TAM vai quitar uma dívida de R$ 18 milhões que a Pantanal tem com fornecedores ? dos quais a própria TAM é credora de R$ 6 milhões. Ao comprar a Pantanal por R$ 13 milhões, em dezembro, a TAM aceitou assumir uma dívida de R$ 90 milhões da companhia aérea regional. O restante da dívida, de acordo com Barroso, diz respeito a débitos com impostos com prazo de vencimento em até 15 anos.

ESTADÃO