Com o primeiro pouso vertical, o F-35 atingiu uma marca espetacular dentro do programa de ensaios de voo sensivelmente atrasado.
Para o primeiro protótipo do F-35B (BF-1) o voo de 15 minutos no Centro de Testes da Marinha em Patuxent River, Maryland, não representou mais do que um pequeno salto para o Programa Joint Strike Fighter, porém uma marca extremamente importante. Após a decolagem curta, com o bocal de descarga levemente inclinado em uma velocidade de decolagem de 80 nós (150 km/h) seguiu-se pouco após as 13h00 de 18 de março, um voo pairado de um minuto a uma altura de 45 m e depois o primeiro pouso vertical sobre uma superfície pré-marcada de 30m x 30m demarcada na pista.O cockpit do BF-1 neste atrasado em meses era ocupado por Graham "GT" Tomlison, um veterano que já pilotou jatos Harrier para a RAF (Royal Air Force ou Real Força Aérea Britânica, em português). Em sua maneira discreta, tipicamente britânica, ele comentou "que possuímos o empuxo e a autoridade de controle para manobrar com precisão ao ar livre, bem como nas operações de descida e dentro do efeito solo". A aeronave estava naturalmente bastante leve para se manter uma reserva de empuxo e só estaria explorando um pequeno "corredor" dentro do envelope do voo pairado, como informou Tomlison.
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