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sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Brasileiros da Emirates vivem ambiente multicultural em Dubai


Em 2007 havia 150 brasileiros, homens e mulheres, trabalhando como comissários de bordo na Emirates, hoje já passam dos 300 e representam um grupo crescente de profissionais. Este ano, em decorrência da crise financeira que abalou o setor aéreo no final de 2008, a empresa ainda não realizou novos processos seletivos para candidatos no Brasil, mas é bem provável que a situação começe a mudar a partir de janeiro de 2010.

Além de Júlio Calegari, que nossos leitores já tiveram a oportunidade de conhecer melhor, outro destes brasileiros é Lucas Rangel Franco. Nascido em Porto Alegre, deixou sua cidade natal para voar da base da Emirates Airlines em Dubai para destinos como Colombo, Delhi, Hong Kong, Paris, Londres, Sydney, Auckland e Bangkok.

Lucas trabalhava como web designer quando, já em 2007, ouviu que a Emirates estava recrutando no Brasil. Formado em Comunicação Social e com experiência no setor de hotelaria, decidiu candidatar-se, tornando-se “parte de uma extraordinária e premiada equipe na Emirates, vendo isso tanto como oportunidade de atingir minhas aspirações profissionais quanto um marco no meu desenvolvimento pessoal”, comenta.

Emirates Brasileiros da Emirates vivem ambiente multicultural em Dubai

Adaptar-se à nova vida foi uma ótima surpresa, já que “a cosmopolita Dubai e a infra-estrutura que encontrei tornaram o período de adaptação muito mais fácil”, revela. Trabalhar com colegas de mais de 100 nacionalidades diferentes é também um ponto alto para Lucas, pois oferece grande oportunidade de conhecer as diferenças assim como compartilhar valores de um ambiente multicultural.

Dubai é uma cidade segura e moderna e os Emirados Árabes Unidos são uma nação hospitaleira, onde os estrangeiros podem praticar suas próprias religiões e não há restrições quanto ao modo de se vestir. Residentes de diferentes denominações religiosas – muçulmanos, hindus, cristãos – trabalham e vivem lado a lado sem conflitos em Dubai, lar para pessoas de mais de 150 nações.

Se você pergunta ao Lucas o que recomenda aos passageiros brasileiros visitarem nos Emirados Árabes Unidos, a resposta quebra o paradigma de que Dubai é apenas um destino de luxo:

- Para quem curte história e cultura, sugiro um passeio pela área histórica de Al Bastakiya, seguido de um surpreendentemente econômico e delicioso passeio de dhow – barco típico – pelas águas de Dubai. A uma hora da cidade, as montanhas de Al Ain com seus prédios históricos rodeados de palmeiras são uma experiência inesquecível.

Bianca Parzanezi Neves também deixou o Brasil para trabalhar na Emirates em março de 2004, após voar dois anos na TAM e quase quatro na Alitalia. Sua experiência multicultural reflete-se nas recomendações que faz aos brasileiros que desejam visitar Dubai:

- Um dos meus lugares favoritos para as compras é o souk – mercado típico árabe – do ouro e das especiarias. Fica na parte antiga de Dubai, onde você encontra a arquitetura tradicional da cidade e pode comprar peças de artesanato. Os restaurantes à beira do rio são imperdíveis, se quiser comida árabe típica. Você pode sentar-se e apreciar dhows e barcos modernos navegarem pelo rio. E um dia curtindo Desert Safari é uma ótima escolha. Para nós, brasileiros, é tão diferente: cavalgada de camelo, shows de dança do ventre, pintura de henna, falcões etc…

O que sugere para os brasileiros que estão começando a descobrir Dubai e a Emirates? A resposta é um convite simples e direto para um novo mundo de experiências:

- Fly Emirates! Keep discovering!

Meio Aéreo

Esqueça tudo sobre segurança aérea...ele é louco....(clique na imagem)

Companhia aérea de baixo custo inicia processo de dissolução

companhia aérea de baixo custo SkyEurope anunciou hoje ter iniciado o seu processo de dissolução, depois de ter declarado o estado de insolvência na noite de segunda-feira.


"Isto significa a restituição dos aviões às sociedades de 'leasing' e aos bancos, a restituição da licença de voo aos Ministério eslovaco dos Transportes e o despedimento dos funcionários", precisou a empresa.

Segundo os últimos números disponíveis, a SkyEurope explorava sete aviões e empregava 548 pessoas, sobretudo de nacionalidade eslovaca, sendo a sede da empresa em Bratislava, capital da Eslováquia.

O grupo nunca registou lucros desde a sua criação em 2001 e acabou por declarar falência em Junho, anunciada no início desta semana com efeitos imediatos, afectando milhares de passageiros.

O regulador da Bolsa de Viena apresentou uma queixa por falência fraudulenta contra a companhia aérea de baixo custo Skyeurope, que anunciou segunda-feira ter entrado em processo de falência, noticiou hoje o jornal austríaco Kurier.

A autoridade financeira austríaca FMA acusou a companhia de ter ocultado aos investidores as suas reais dificuldades.

Em 2008, a empresa tinha transportado 3,76 milhões de passageiros, tendo registado perdas de 60 milhões de euros num volume de negócios de 260,9 milhões de euros. A dívida da SkyEurope ultrapassa os 200 milhões de euros.

Destak

Juiz explica sobre o fim do processo de recuperação judicial da Varig



Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (03/09), o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio, explicou como funcionará a execução do plano de recuperação da Viação Área Riograndense (Varig), da Rio Sul Linhas Aéreas e da Nordeste Linhas Aéreas após ele ter decretado o encerramento do processo de recuperação judicial da empresa.

Desde ontem, quando foi publicada a sentença que encerrou o processo, a companhia, que atualmente opera com a bandeira Flex, está sendo administrada pela Fundação Rubem Berta, e a execução do plano de recuperação será acompanhada pelo juiz. Por decisão do juiz Luiz Roberto Ayoub, foi determinado um período de 10 dias de transição.

"A companhia tem ainda vários créditos tramitando no Judiciário, inclusive no Supremo Tribunal Federal, decorrentes de várias ações, em especial as que decorrem da ação de defasagem tarifária. Essas ações, que poderão resultar em injeção de recursos à empresa Flex e permitir o cumprimento do plano com o pagamento de diversos credores, estão aguardando acordo com a Advocacia Geral da União ou novo julgamento no STF. Se for favorável o julgamento no Supremo, o plano de recuperação poderá ser cumprido", explicou o juiz.

Na sentença, Ayoub determinou ainda que, em 15 dias, seja apresentado pelo administrador judicial o relatório circunstanciado referente à execução do plano de recuperação. Foi aberto também prazo de 30 dias para a apresentação da prestação de contas, devendo ser efetuado o pagamento do saldo remanescente, se houver capacidade.

"Algumas pessoas se perguntam se não seria melhor ter decretado a falência da Varig. Eu respondo que não seria bom nem para o Brasil, nem para os credores. Para o Brasil, porque seria menos uma empresa geradora de riquezas; e para os credores, haveria um esvaziamento do patrimônio da empresa. Graças à recuperação, foi possível manter slots e hotrans, que só não foram vendidos por valor superior por causa do risco da sucessão, pois à época ainda não havia a cultura da não-sucessão trabalhista e, ao mesmo tempo, o STF ainda não havia decidido neste sentido", concluiu o juiz Luiz Roberto Ayoub.

Mercado e Eventos

Gol terá voos extras no feriadão


A Gol vai oferecer voos extras em sua malha aérea para atender a grande demanda em razão do feriado do próximo dia 7 (segunda-feira). Já a partir de hoje, dia 4, a companhia tem novas frequências (voos de ida e volta) partindo do Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Galeão) para Brasília e para Recife.

Na volta do feriado, quando se espera um fluxo maior de passageiros, a Gol vai acrescentar à sua programação voos de ida e volta partindo do Galeão para Porto Alegre e para Salvador. Os clientes também contarão com frequências adicionais ligando Belo Horizonte e Vitória e entre Brasília e Salvador.
Panrotas

Gol é a mais pontual


Os números consolidados da Infraero mostram que, entre as cinco maiores companhias aéreas, a Gol/Varig foi a mais pontual de agosto. Apenas 7,5% de seus voos saíram mais de meia-hora depois do previsto.
Ela foi seguida de perto pela TAM, com 7,7% dos voos atrasados, e pela Azul, com 8%. As lanterninhas foram a OceanAir, com 9,1% de atrasos, e a WebJet, com 12,2%.
Veja.com

Promoção Voilà

Promocao Voila: 10 passagens com acompanhante a ParisEm comemoração aos 10 anos dos seus voos a Paris, a TAM lançou a Promoção Voilà. Para participar, basta comprar uma passagem de ida e volta em voo operado pela TAM para a Europa ou Estados Unidos, e se cadastrar no hotsite da promoção, até o dia 25 de novembro.

Os prêmios são 10 viagens para Paris, em Classe Executiva e com direito a acompanhante, para utilizar em até 10 anos.

A data do sorteio é 10 de dezembro de 2009.

Nova low cost Russa


Provando que há sempre otimistas no m
ercado de aviação, esta semana deu início as operações da mais nova companhia aérea da Rússia, Avianova.



Com dois A320, a companhia aérea começou a servir quatro destinos domésticos a partir de Moscovo quatro destinos a partir de Moscovo Vnukovo - Rostov, Samara, Sochi / Adler e Krasnodar.

A companhia aérea pretende ser ultra low-cost e crescer para 40 aeronaves em cinco anos



AeroSur completou 17 anos


A companhia aérea boliviana de propriedade privada celebrou o seu 17 º aniversário em 25 de agosto. , O CEO da companhia Humberto Roca, anunciou que planeja lançar o serviço para a Colômbia e México ainda este ano, e terá a adição de novas aeronaves à sua frota atual de 12 .A companhia atende atualmente sete destinos domésticos e oito internacionais.

Ryanair cresce 19% em Agosto e atinge 6,88 milhões de passageiros num mês


A low cost Ryanair, que ontem inaugurou no Porto a sua primeira base em Portugal, transportou 6,88 milhões de passageiros no mês de Agosto, mais 19% ou mais 1,1 milhões que no mês homólogo de 2008.
A Ryanair, segundo o balanço do mês, teve um crescimento da procura ao mesmo ritmo em que aumentou capacidade (+19%), mantendo a proporção de lugares vendidos em 90% dos lugares disponíveis.
Presstur

Obras em Guarulhos

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O Aeroporto Internacional de Cumbica em Guarulhos terá uma de suas pistas fechadas para manutenção.

Durante todo o més de setembro, das 13:00 as 17:00, a pista 09L/27R ficará fechada. Nesse período, todos os pousos e decolagens serão efetuados pela 09R/27L.

No mês passado a pista 09R/27L ficou fechada no mesmo período e horário.

Flighlife

Entretenimento de bordo da TAM é finalista em premiação mundial

IFE recorte

Quem disse que os brasileiros só se dão bem no futebol? Depois de disputar com algumas das maiores e mais importantes empresas aéreas do mundo, a TAM foi escolhida pela World Airline Entertainment Association – WAEA (Associação Mundial de Entretenimento em Empresas Aéreas) como uma das cinco companhias aéreas com melhor entretenimento de bordo das Américas.

O assunto entretenimento de bordo pode parecer trivial para muitas pessoas, mas para o executivo que viaja a negócios em um país de dimensões continentais e para quem viaja frequentemente de avião o “inflight entertainment” (IFE) é coisa séria.

Para o viajante corporativo, atrelado ao trabalho por telefone celular, Blackberries, PDAs e notebooks, um bom sistema de entretenimento de bordo é garantia de alguns momentos de lazer antes de enfrentar o batente novamente.

Em todo o mundo o entretenimento de bordo vem ganhando importância de ano a ano e no Brasil não é diferente. A chegada da TAM ao “Top Five” do Avion Awards é uma prova da seriedade com que as empresas nacionais estão vendo o assunto. Quem duvidar que espere as novidades que serão divulgadas no país depois de dezembro deste ano.

Concorrentes

A companhia brasileira disputa o prestigioso prêmio Avion Award de empresa com melhor entretenimento de bordo do continente americano com a Delta / Northwest Airlines, a Air Canada, a Virgin America e a Lan. O resultado será anunciado dia 5 de outubro na cerimônia de premiação da 21ª edição do Annual Avion Awards, que acontece durante a 30ª Conferência e Exposição da WAEA, em Palm Springs, nos Estados Unidos.

Finalistas 2009

Veja a seguir quais são as cinco empresas finalistas em cada categoria do Avion Awards:

Melhores por região

Americas

  • Air Canada
  • Delta/Northwest Airlines
  • LAN
  • TAM
  • Virgin America

Asia e Australasia

  • Cathay Pacific Airways
  • Korean Air
  • Qantas Airways
  • Singapore Airlines
  • Virgin Australia

Europa

  • Air France
  • British Airways
  • Swiss International Air Lines
  • Turkish Airlines
  • Virgin Atlantic Airways

Oriente Médio e Africa

  • El Al Israel Airlines
  • Emirates
  • Etihad Airways
  • Qatar Airways
  • South African Airways

Hertz Internacional fecha parceria com programa TAM Fidelidade


Os clientes da Hertz Internacional podem a partir deste mês acumular milhagem no programa TAM Fidelidade ao alugar um carro em 145 países. Para celebrar a parceria, a milhagem será dobrada para locações com retirada até 31 de dezembro.

Para ter direito às milhas basta informar no ato da reserva do seu carro Hertz o código de desconto da CDP da TAM que é 1413404. Além dos pontos no programa TAM Fidelidade, o cliente ganha 10% de desconto no aluguel do veículo nas locações nas lojas participantes em qualquer lugar do mundo.

O desconto e os pontos de milhagem em dobro são válidos para locações de no mínimo três diárias para carros compactos e médios com transmissão manual somente. A Hertz participa em mais de 65 programas de milhagem pelo mundo. Para conhecer os benefícios e milhagem de cada um deles acesse www.hertz.com.br e acesse o link parceiros/air partner.
Jornal de Turismo

Sessenta e sete mortos por causa de notícia de morte de líder indiano


Nova Délhi, 4 set (EFE).- Pelo menos 67 pessoas morreram no sudeste da Índia por suicídios ou ataques do coração após saberem da morte do chefe do Governo regional de Andhra, segundo informaram hoje diferentes meios de comunicação indianos.

As vítimas morreram depois de ouvir a notícia da morte de E.S. Rajasekhara Reddy e outras quatro pessoas, que faleceram na quarta-feira passada na queda de um helicóptero, desaparecido até quinta-feira.

Entre as vítimas de ataques cardíacos há seguidores de Reddy - membro do Partido do Congresso - e também beneficiados pelos programas de bem-estar social fomentados pelo falecido nos últimos cinco anos.

"YSR (como era conhecido popularmente) dedicou sua vida ao povo e eu lhe dedico minha vida a ele", escreveu um jovem em uma nota antes de suicidar-se consumindo pesticidas, segundo a agência indiana Ians.
UOL

Demanda por voos da GOL aumenta pelo quinto mês consecutivo em agosto



SÃO PAULO - A GOL (GOLL4) divulgou nesta sexta-feira (4) os seus dados preliminares relativos ao tráfego aéreo de agosto, mostrando um aumento na demanda por voos da companhia pelo quinto mês consecutivo.

Durante o período, o tráfego total da empresa (RPK - número de quilômetros voados por tripulação pagante) avançou 6,9% em comparação com o mesmo período do ano passado, ao somar 2,025 bilhões de passageiros.

Em pormenores, o RPK no mercado doméstico mostrou alta ainda maior, na casa dos 29%, com 1,842 bilhão. Por outro lado, no mercado internacional, foi registrada forte queda de 60,7%, com um total de 183,3 milhões.

Causas
Para a GOL, o aumento relatado em agosto deve-se aos seguintes fatores:

* Continuidade do projeto de revitalização do programa Smiles, de milhas aéreas.

* Elevação da frota de aeronaves da família B737;

* Aumento e otimização da distribuição da oferta de assentos com foco no mercado doméstico, devido à fusão das operações GOL e Varig no quarto trimestre do último ano;

* Recuperação dos yields e redução das promoções, "uma vez que o mês de agosto, o segmento de passageiros de negócios volta ser predominante após o encerramento da temporada de férias de julho"

Contato Radar

AIR FRANCE-KLM ANUNCIA DEMISSÃO VOLUNTÁRIA PARA 1.500 FUNCIONÁRIOS


PARIS - A companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM anunciou nesta sexta-feira que, devido à crise financeira global, vai colocar em ação um plano de demissão voluntária que pode levar à saída de 1.500 funcionários. O cronograma e os termos começarão a ser discutidos na próxima semana, com o objetivo de apresentar o plano ao conselho de trabalho da empresa no dia 21 de outubro. No fim de 2008, a companhia aérea tinha 57 mil empregados no mundo.

"As perdas aconteceram principalmente no setor de cargas, muito afetado pela brusca queda do comércio global", informou a Air France, em nota. De acordo com a empresa, a capacidade de transporte de carga será reduzida em 15% e a de passageiros, em 5%, em resposta à retração da demanda.
IFR Online

Pilotos em greve até sábado



Os pilotos da Royal Air Maroc (RAM) fazem desde quinta-feira à noite uma greve de três dias, a sexta desde Julho, para protestarem contra a direcção que, segundo eles, "rejeita" compromissos assumidos com os seus representantes.

"Denunciamos a atitude da direção que rejeitou as últimas propostas, nomeadamente as que se referem à marroquinazação da função de comandante de bordo no seio do grupo RAM e o fim do recrutamento de comandantes de bordo estrangeiros", disse Najib Al Ibrahimi, porta- voz da Associação Marroquina dos Pilotos de Linha.

Esta associação é o único sindicato de pilotos de linha marroquinos e 90 por cento dos seus filiados aderiram à greve.

A greve termina sábado.

Destak

Pilotos da Air Comet cancelaram paralização



Os pilotos da Air Comet cancelaram ontem a paralização, com início previsto para amanhã, sábado, 5 de setembro, depois de ter chegado a um acordo com a direção da companhia de avião, pertencente ao grupo Marsans, conforme relatado pela União Espanhol de Pilotos de Linhas Aéreas (Sepla ).
O acordo estabelece um compromisso da companhia para cumprir as suas obrigações contratuais para com os pilotos.
Quanto à folha de pagamento, os prazos são estabelecidos para todos os funcionários que entraram em atraso salarial em julho e agosto, além de pagar extra para o verão.
Conforme relatado pela Sepla, a empresa deverá apresentar, "com efeito imediato, um plano de viabilidade para representar um cenário de" sobrevivência "da empresa, respeitando os direitos dos seus trabalhadores.

Os representantes dos pilotos acreditam que esta "cria um clima de entendimento entre ambas as partes para enfrentar o futuro, e graças ao qual se evita o uso de greves, um movimento que acaba por prejudicar o principal ativo da empresa: nossos passageiros ".

OceanAir oferece tarifas especiais no feriado de 7 de Setembro


A OceanAir lança promoção durante o feriado de 7 de setembro com tarifas a partir de R$ 79 para os voos da Ponte Aérea, que ligam as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com saídas dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont. A promoção vale para os bilhetes emitidos até a próxima terça-feira, e para embarque a partir de hoje até dia 10 de setembro.

Mais informações e reservas: www.oceanair.com.br, 4004-4040 ou 0300-7898160.

easyJet corta voos do Aeroporto East Midlands



A partir do início de 2010, a easyJet cortará 20% dos voos que oferece do seu quartel general às portas de Londres - o Aeroporto de Luton. A companhia justifica o corte com a alta dos custos com o aeroporto, que subiu 25% nos últimos três anos, colocando em causa a competitividade da companhia.

Em linha com este anúncio, a companhias pretende também terminar com a base que mantém no aeroporto East Midlands, também inglês, o que significa o fim da ligação que existia para Faro, assim como de outros nove destinos, essencialmente de sol e praia.

Em declarações ao jornal "The Guardian", Andy Harrison, diretor executivo da companhia, adiantou que East Midlands “não tem potencial de crescimento a médio-longo prazo” devido à natureza dos destinos que oferece. Dessa forma o plano da low cost passa por transferir operações para “aeroportos mais rentáveis”.

A companhia assegurou que os passageiros com bilhetes até ao final de 2009 não serão afetados. Entretanto, na guerra das low costs, a Ryanair anunciou para 10 de janeiro, o lançamento de uma tarifa de 35 libras para servir as ligações da easyJet de East Midlands.
Publituris

Air Namíbia aponta manutenção deficiente de aviões como causa de acidentes aéreos



Luanda - O diretor comercial da Air Namíbia em Angola, Albert Teixeira Ndunda, considerou hoje, quinta-feira, em Luanda, que "o grande problema de acidentes de aviação na África, tem a ver com a manutenção deficiente de aeronaves".
"A ocorrência de muitos acidentes aéreos na África não se deve apenas à utilização, pelas companhias do continente, de aviões velhos, como defende a Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFRAA), enfatizou o responsável da Air Namíbia em Angola.
Justificou que muitas empresas africanas têm na sua frota aviões novos, citando a TAAG (Linhas Aéreas de Angola) que introduziu, a 11 de Novembro de 2006, aeronaves boeing da nova geração (B 777-200 ER e B737-800 NG) e a Air Namíbia que trocou os velhos B 737-300 pelos modernos Airbus 340-200.
Se não houver reparações feitas por técnicos qualificados, não haverá qualidade na operação dos aviões, sustentou.
Albert Ndunda acrescentou que não é só no setor aéreo, onde há debilidades, as mesmas notam-se também na indústria e nas infra-estruturas no continente, embora haja técnicos qualificados, os mesmos ganham salários incompatíveis com as suas necessidades, por isso, fogem para outras companhias de outros continentes.
Referiu que várias companhias aéreas de países africanos perdem muitos técnicos para companhias estrangeiras, provocando a carência desses especialistas na empresa, incluindo muitos pilotos são contratados pelas companhias fora do continente (Emirates Airlines e empresas chinesas).
“Na África como os engenheiros e outro pessoal qualificado não são bem remunerados, abandonam as indústrias locais e as companhias aéreas e emigram para onde a remuneração é favorável", lamentou.
O director comercial da Air Namíbia reconhece que o salário é um dos pressupostos para medir o bem-estar social das famílias, por isso, "os governos deveriam criar salários atrativos para os especialistas, porque os mesmos fazem falta à África".
Apontou também a falta de investimentos em aviões novos como outro facor que tem uma relevância nos acidentes aéreos no continente.
"Muitas companhias aéreas preferem a aquisição de aeronaves já usadas, que, em termos de aviação, provocam altos custos operacionais, pelo fato dos aviões serem rentáveis até determinado tempo de vida útil. Para rentabilizar as companhias necessita-se de adquirir novos aparelhos, assegurar a manutenção dos meios para dar mais lucros e garantir melhor segurança aérea.
"Mas essa política não tem sido seguida em muitas companhias do continente, resultando daí muitos acidentes aéreos, concluiu o responsável namibiano.
ANGOP

Pronunciamento da SkyEurope


A SkyEurope Airlines, que suspendeu as operações segunda-feira, divulgou uma declaração dizendo que o administrador nomeado por um tribunal eslovaco para supervisionar a reestruturação da LCC "avaliou que a empresa não tem fundos suficientes para sustentar as operações" e optou por pedir a falência.

A transportadora informou que "tentou criar um mecanismo de financiamento de ponte para sanar a carência de liquidez, mas esta possibilidade não foi financiada no último momento" e que "as recentes ações de fornecedores" e a queda do número de passageiros e as receitas contribuiu para a decisão

Turkmenistan Airlines e Boeing


Turkmenistan Airlines fez uma encomenda de três 737-700s no valor aproximado de 192 milhões dólares a preços de lista, a Boeing anunciou ontem.
As datas de entrega não foram anunciadas
Ela agora tem 21 aviões encomendados à Boeing, no total, com 15 (sete 717-200s, um 737-300, um 737-700, dois 737-800s, três 757-200s e um 767-300ER) entregues.

Airbus estuda substituir caixas-pretas após queda de AF447


A Airbus estuda substituir as caixas-pretas das aeronaves por um sistema via satélite, uma vez que as equipes de busca ainda não conseguiram recuperar os registros do avião da Air France que caiu no trajeto Rio-Paris em 31 de maio.

A fabricante de aeronaves também pretende dar "suporte financeiro significativo" para uma nova tentativa de recuperar os destroços do voo AF447, com o objetivo de esclarecer a causa do acidente, disse o diretor-executivo da empresa, Tom Enders, em entrevista ao jornal Le Parisien.

"Para melhorar a segurança aérea no futuro, precisamos ter certeza de que podemos recuperar todos os dados dos voos em caso de acidente", disse Enders.

A Airbus quer melhorar o atual sistema, possivelmente com o envio das informações mais importantes em tempo real via satélite, afirmou Enders. Isso já é feito com dados ligados à manutenção da aeronave.

"Esse é um tema sobre o qual estamos trabalhando com nossos parceiros e nossos fornecedores", disse ao jornal.

O órgão de investigação de acidentes aéreos da França afirmou na segunda-feira que deseja lançar um esforço internacional para encontrar os destroços do voo AF447.

Cerca de mil fragmentos da aeronave A330 foram examinados até agora, mas a maior parte do avião ainda está desaparecida, o que dificulta a investigação sobre as causas do acidente.

A queda do avião matou 228 pessoas no trajeto entre Rio de Janeiro e Paris.

O Globo

Avião com 228 a bordo pega fogo em aeroporto de Mumbai


Avião da Air India é mantido na pista de decolagem após motor pegar fogo

Um incêndio foi registrado nesta sexta-feira (4) em um avião da Air India com 228 pessoas a bordo, no Aeroporto Internacional Chattrapati Shivaji, em Mumbai. Segundo a Reuters, um porta-voz da companhia informou que todos os passageiros foram retirados da aeronave em segurança.

"Um dos motores pegou fogo quando o avião estava de preparando para decolar", disse o porta-voz Manish Kalghatgi. O Boeing 747 se dirigia a Riyadh. Havia 213 passageiros e 15 tripulantes a bordo da aeronave.

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.
Desástres Aéreos

Pequeno avião faz pouso de emergência na Autrália


Um avião pilotado por um piloto trainee realizou um pousou forçado na na zona oeste de Sydney, na Austráilia, esta manhã (4), depois de correr em dificuldades, poucos minutos após decolar do Aeroporto Bankstown (YSBK).

O avião Tecnam P2002 JF Serra, prefixo VH-JFW, registrado para o Sae College, decolou do Aeroporto de Bankstown para um um voo de teste, mas logo apresentou problemas e foi forçado a descer em Regional Park, em Sydney.

A Patrulha Rodoviária de Fairfield testemunhou o acidente, enquanto aguardavam para ajudar as crianças da escola local atravessar a estrada.

Com um braço ferido, e em estado de choque, o piloto saiu dos destroços.

"Ele foi corajoso, ele disse que sabia que ele tinha que fazer isso e ele fez um bom trabalho", disse uma testemunha.

Segundo o Sargento Rob Malovic, os danos leves ao cockpit ajudaram na fuga do piloto, que saiu com ferimentos leves.

Uma ambulância levou o piloto do local o Liverpool Hospital.

A Autoridade para a Segurança da Aviação Civil vai investigar a aterrissagem de emergência.

O piloto se recusou a comentar o incidente.

Desástres Aéreos

Saiba mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, uma das atrações do 7 de Setembro

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizou sua primeira exibição oficial em 14 de maio de 1952. Era o início da saga de pilotos e mecânicos que, com a energia apaixonada daqueles que entregam corações e mentes à realização de um ideal, empolgam multidões, deixando, no dissipar da fumaça de seus aviões, a imagem de uma Força Aérea formada por profissionais altamente motivados, eficientes e, ao mesmo tempo, humanos e capazes de conduzir suas máquinas de guerra com maestria e segurança.

O Esquadrão utilizou, até ser desativado, em 1977, os aviões norte-americanos NA T-6 Texan, construídos sob licença no Brasil durante a Segunda Grande Guerra. No final dos anos 60, por um breve período, operou os jatos de fabricação francesa Super Fouga Magister, denominados T-24 na Força Aérea Brasileira (FAB). Reativada em 1982, a Esquadrilha da Fumaça utiliza, desde então, os turboélices de treinamento T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela EMBRAER. Atualmente, com mais de 3260 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Esquadrilha da Fumaça representa, para milhares de pessoas, a oportunidade de travar contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la pela capacidade dos profissionais que a representam.

A demonstração

A tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça tem duração de 32 minutos, na qual são exibidas aproximadamente 22 sequências de manobras (equipe) com 55 acrobacias (individuais). Podem-se citar algumas: Looping em Formatura V, Break, Loopings Coincidentes, Parafuso Vertical Ascendente, Cruzamento com Tonneau Lento, Wingovers Simultâneos, Meio Oito Cubano, Split, Tonneau Lento, Meio Oito Cubano com Tonneau Rápido no Topo, Wingovers com Troca de Liderança, Panqueca, Estol de Badalo, Looping com Desfolhado Descendente, Cruzamento Simultâneo com 6 Aeronaves, Trevo à Direita com Tonneau Rápido no Topo, Bomba, Tonneau Barril, Meio-Looping com Retorno no Dorso, Formatura Espelho com Seis Aeronaves (manobra exclusiva da Esquadrilha da Fumaça), Tonneau de Quatro Tempos, Snap, Looping com Reversão de 90º, Coração, Dispersão em Leque, dentre outras.

As manobras mais recentes foram incluídas em junho de 2008, em comemoração aos 56 anos da Esquadrilha da Fumaça, permanecendo até os dias atuais. Para saber mais

A Equipe

A Esquadrilha da Fumaça é formada por treze pilotos, que se revezam em sete posições de vôo a cada demonstração. Toda apresentação conta com 7 aeronaves. Quando não há aeronave de apoio, ou seja, em circuitos breves, a equipe se desloca normalmente com 16 militares, sendo 8 pilotos (Oficiais) e 8 mecânicos (Suboficiais e Sargentos). Apenas um dos pilotos não participa da demonstração, pois fica responsável pela locução, um auxiliar (mecânico).

Os pilotos, todos formados na Academia da Força Aérea (AFA), , podem se candidatar para ingressar no Esquadrão após completar 1500 horas de voo, sendo 800 delas como instrutores de voo da AFA. Além disso, para fazer parte do grupo, o oficial deve ser voluntário e precisa ser aprovado por um Conselho Operacional, composto por todos os oficiais do Esquadrão.

Equipe de Pilotos no ano de 2009

#1 – Ten Cel Av José Aguinaldo de Moura (comandante);
#2 – 1º Ten Av Marcelo Franklin Rodrigues;
1º Ten Av Anderson Amaro Fernandes;
#3 – Cap Av Carlos Henrique Baldin;
1º Ten Av André Fabiano da Silva;
#4 – Cap Av Ricardo Felzcky;
1º Ten Av Nielson de Araújo Silva;
#5 – Cap Av Gil Eduardo de Lima e Silva;
Ten Av Márcio da Costa Correa;
#6 – Cap Av Libero Onoda Luiz Caldas;
Cap Alexandre de Carvalho Ribeiro; e
#7 – Maj Av Cláudio José Lopez David;
Maj Av Aloísio Secchin Santos

A posição de vôo número 7, o isolado, é revezada pelos pilotos que estão em seu terceiro ou quarto ano no EDA, por períodos de aproximadamente cinco meses, ou de acordo com a necessidade operacional.

Para que os aviões possam voar com o máximo desempenho e total segurança, uma equipe de técnicos altamente especializados trabalha incansavelmente. Esses técnicos, formados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada na cidade de Guaratinguetá/SP, são os responsáveis pela eficiência das aeronaves, empregando todos os seus conhecimentos para que a apresentação da Esquadrilha seja cercada da maior segurança. Tamanha é a confiança na qualidade de seus trabalhos que os pilotos os batizaram como Anjos da Guarda.

A missão

O Esquadrão de Demonstração Aérea tem como competências:

- Estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáutica;
- Valorizar a Força Aérea Brasileira e o sentimento de nacionalismo;
- Expressar a afirmação e o profissionalismo de todos os componentes da FAB;
- Demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros;
- Comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira;
- Contribuir para uma maior integração entre a Força Aérea Brasileira e as demais Forças Singulares;
- Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica;
- Representar a FAB no exterior como instrumento diplomático;
- Difundir a política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica; e
- Participar do processo de integração nacional, marcando a presença da FAB nos eventos realizados em todo o país.

A aeronave T-27 Tucano

- Fabricada pela EMBRAER;
- Aeronave monomotor, capacidade para dois ocupantes, destina-se a missões de treinamento e ataque;
- Motor Pratt & Whitney PT6A-25C, 750 SHP, hélice Hartzell HC B3TN-3C/T10178-8R, tripá, velocidade constante;
- Velocidade Máxima: 284 kts ou 525 km/h ao nível do mar;
- Velocidade de Cruzeiro: 210 kts ou 390 km/h;
- Capacidade do Tanque: 1140 lb ou 517 l;
- Autonomia: 04h 30min;
- Alcance: 950 nm;
- Subalares: cada um comporta 400 l ou 704 lb utilizáveis – total de 800 l ou 1408 lb;
- Autonomia com subalares: Aproximadamente 10h;
- Alcance com subalares: 1800 nm.

A Esquadrilha da Fumaça no 7 de setembro

Os preparativos para utilização da fumaça colorida

A mistura que origina a fumaça colorida é feita do habitual óleo utilizado nas demonstrações, adicionado de corante e solvente. A formulação para as 3 cores foi desenvolvida pelo Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG) mas, atualmente, o responsável pela produção da mistura é o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS).

Quando o Esquadrão de Demonstração Aérea recebe o preparado, os mecânicos abastecem o tanque de óleo da aeronave como se fosse realizar uma demonstração tradicional. No entanto, o grande envolvimento da equipe incide em preparar a aeronave para que o corante da mistura não se fixe à sua pintura. Deste modo, os T-27 recebem uma pasta de polimento antes e são lavadas logo após o vôo comemorativo.

É possível realizar uma demonstração tradicional com fumaça colorida?

Não. O principal motivo deve-se ao fato de que, durante a demonstração, o corante da fumaça iria fixar-se no canopi da própria aeronave que a acionou, prejudicando a visualização dos pilotos. Além disso, a fumaça colorida dissipa mais rapidamente do que a branca.
Assim, por questões logísticas e de segurança, a fumaça colorida só é utilizada em desfiles aéreos, mais usualmente no Dia da Independência.

Fonte: CECOMSAER e EDA

ANR

Esquadrão de Demonstração Patrouille de France estará no 7 de Setembro em Brasília

A “Patrouille de France”, a Esquadrilha da Fumaça francesa, terá uma participação especial nas comemorações do Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro. Entre os militares da equipe está a piloto-adjunta Virginie Cuyot, única mulher na história a participar de um grupo militar de acrobacias aéreas.

O esquadrão de demonstração da Força Aérea Francesa sobrevoará a Esplanada dos Ministérios e fará uma passagem tingindo o céu com um rastro de fumaça bleu, blanc, rouge, cores da bandeira francesa. Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, a Patrouille de France também se apresentará no Rio de Janeiro, 12 de setembro, e em Natal (RN), no dia 26 de setembro.

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones: (61) 3966.9640 e 3966.9658.

Saiba mais: http://www.patrouilledefrance.com/home.htm

ANR

Azul fecha agosto com taxa de ocupação de 80% e prevê 45 novas aeronaves até 2013


Henrique Huber


Pedro Janot fala sobre os números da Azul em palestra organizada pela real Assets

A Azul fechou o mês de agosto com 80% de taxa de ocupação média, com pouco mais de 200 mil passageiros embarcados. A meta da empresa é fechar o ano com 2 milhões de passageiros e 26 aeronaves. Até 2013, a frota da empresa deve chegar a 57 aviões da Embraer, 45 a mais do que atualmente.

"Vamos continuar investindo na nossa frota, a mais moderna do país. Até o final do ano já teremos 14 aviões", explicou. Ele conta ainda que pretende bater o recorde de transportar 2 milhões de passageiros em um ano de operações, que serão completados em dezembro deste ano. A meta é chegar aos 9 milhões em 2013, servindo 26 cidades.

Sobre abrir alguma rota para Congonhas, Janot explicou que o aeroporto é praticamente dominado pela Tam e Gol, e que o plano de reajuste da Anac talvez abra alguns slots para a companhia, mas que, por enquanto, este não será o foco da Azul.

"Nossa principal política é priorizar os novos mercados, como interior de São paulo, o norte do paraná e as capitais do Nordeste". A companhia acaba de anunciar um voo direto para Salvador, com duas saídas semanais do Rio de Janeiro.

De acordo com Janot, o Rio de Janeiro ganhará mais atenção da companhia, com a abertura de novas rotas. Ele, porém, não quis dar mais detalhes.

Mercado e Eventos

Continental quebrou recordes de ocupação em Agosto



A Continental Airlines bateu os seus anteriores recordes de ocupação em Agosto, com uma ocupação consolidada de 85,8 %, 1,9 pontos percentuais acima de Agosto do ano passado. Uma situação já verificada em Julho, mas que não impede uma descida real de tráfego.
Além da ocupação consolidada, referente às rotas principais e regionais, foram também batidos recordes de Agosto nas rotas principais, isoladamente (86,6 %, mais 1,7 pontos), nas rotas domésticas (88,8 %, mais 2,5 pontos), e nas rotas internacionais, que subiram 1,2 pontos percentuais, para 84,6 %. Em todos os casos trata-se de recordes para Agosto na Continental.
N.A

Avião com motor em chamas faz pouso de emergência nas Bahamas



MIAMI (Reuters) - Um avião da JetBlue com 93 pessoas a bordo fez um pouso de emergência nas Bahamas nesta quinta-feira depois que uma luz de emergência advertiu a tripulação da presença de fogo em um dos dois motores da aeronave, disseram autoridades.

A porta-voz da Administração Federal de Aviação dos EUA, Kathleen Bergen, disse que o fogo no motor esquerdo do avião Embraer da JetBlue Airways foi extinto depois do pouso no aeroporto internacional de Nassau às 14h35 (horário de Brasília).

Todos os 89 passageiros a bordo do avião, que voava de Orlando para Nassau, foram retirados com segurança e nenhum ferimento foi registrado, disse Bergen.

Ela disse que a administração abriu uma investigação para apurar as causas do acidente. Um porta-voz da JetBlue não estava imediatamente disponível para comentar o caso.

UOL

Skyeurope: regulador contra «falência fraudulenta»


O regulador da Bolsa de Viena apresentou uma queixa por falência fraudulenta contra a companhia aérea de baixo custo Skyeurope, noticia esta sexta-feira a Lusa, citando o jornal
austríaco «Kurier».

Segundo o jornal, o regulador reprova a companhia austro-eslovaca, cotada na bolsa vienense, por ter escondido aos investidores durante vários meses a extensão dos seus problemas, até à apresentação do balanço das contas e ao pedido de insolvência em Junho.

A Skyeurope anunciou esta segunda-feira ter entrado em processo de falência.

Questionada pelos jornalistas, a autoridade dos mercados financeiros escusou-se a comentar e o tribunal de Korneuburg não esteve disponível para prestar informações.

Agência Financeira

FAA: grandes mudanças no treinamento de vôo



O FAA pretende efetuar grandes mudanças nos programas de treinamento de vôo, começando pela eliminação da obrigatoriedade do 'ground school´ normalmente ministrado nos aeroclubes e escolas de aviação se existir um currículo de 'ground school´ disponível pela Internet. Os alunos-pilotos poderiam ainda obter, a um só tempo, as carteiras de piloto privado e de IFR ( vôo por instrumentos ). O FAA também deseja mudar sua definição "Aeronave Complexa" para incluir aquelas equipadas com FADEC. Outra mudança vai exigir que os pilotos de jatos leves certificados para um só piloto passem por uma prova de qualificação.

Jet site

Volume de passageiros

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o volume de passageiros transportados em voos domésticos entre janeiro e julho deste ano cresceu 6,57% em comparação ao mesmo período de 2008.

Ministro da Defesa visita Aeroporto de Guarulhos

O ministro da Defesa, Nelson Jobim – ao lado do presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza – visitou, nesta quinta-feira (3/9), as instalações do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. A comitiva percorreu os Terminais de Passageiros, o Terminal de Logística de Carga e conferiu o atual estágio do canteiro de obras. O ministro Jobim iniciou a visita conhecendo a torre de controle e os diversos sistemas eletrônicos e de telecomunicações ali instalados.

Durante a visita, o ministro e o presidente da Infraero receberam os secretários do Governo do Estado de São Paulo, José Luiz Portella, do Transporte Metropolitano, e Mauro Arce, do Transporte. Na pauta, o ministro apresentou o cronograma de obras do aeroporto e enfatizou a importância de um planejamento para adequação e modernização de equipamentos de navegação aérea, como o sistema ILS (sistema de pouso por instrumentos) – categoria III – para aumentar o grau de operacionalidade do aeroporto.

Jobim acompanhou ainda o trabalho realizado pela equipe de controladores de voo que, diariamente, coordenam cerca de 550 operações de pousos e decolagens das 45 empresas aéreas que operam no aeroporto. Do alto dos 51 metros de altura do edifício da torre de controle, o ministro observou toda a extensão do sítio aeroportuário e visualizou a operação das aeronaves.

Murilo apresentou ao ministro a eficácia do Sistema de Gerenciamento de Torre de Controle, que, na prática, exibe de forma digital e veloz, todo o planejamento dos voos que vão pousar e decolar. Técnicos da Infraero também mostraram o único radar de solo existente na rede aeroportuária do País. O equipamento rastreia e avisa – por meio de alarme sonoro – qualquer tipo de movimentação alheia aos parâmetros normais da torre. O sistema eleva o grau de segurança e auxilia o controlador em casos de baixa visibilidade e nos períodos noturnos.

-“A torre de Guarulhos é referência para toda a rede Infraero”, disse Murilo ao ministro, acrescentando que o objetivo é modernizar os parques tecnológicos dos aeroportos para que sejam utilizados com o máximo de operacionalidade.

Os números do Aeroporto de Guarulhos
Instalado numa área de 14km2, o Aeroporto de Guarulhos registrou, em 2008, movimentação de 20,4 milhões de passageiros que foram transportados em um total de 194 mil operações de pousos e decolagens. Pelos terminais de importação e exportação foram recebidas 241.354 toneladas de cargas.

O mercado de trabalho do complexo aeroportuário de Guarulhos é formado por, aproximadamente, 1.700 empresas que empregam 28 mil profissionais.

Assessoria de Imprensa Infraero

Ryanair quer chegar aos cinco milhões de passageiros no aeroporto do Porto, em 2012


A primeira base área que a companhia de aviação irlandesa de baixo custo Ryanair inaugurou ontem no Aeroporto de Francisco Sá Carneiro demorou quatro anos a conseguir. Mas, fazendo jus à sua fama de excêntrico e eternamente insatisfeito, o presidente da empresa, Michael O’Leary, já se permite falar de outras bases em Portugal (gostaria de abrir uma segunda, em aro, o mais tardar em 2011) e de objetivos ambiciosos.

No prazo de três anos, O’Leary quer quintuplicar o número de passageiros transportados de e para o aeroporto do Porto. Deste modo, a Ryanair ultrapassa, sozinha, a totalidade dos passageiros que o Sá Carneiro atualmente processa (cinco milhões).

O director do aeroporto do Porto, Fernando Vieira, não quis comentar estes objectivos – “A Ryanair pode falar dos seus números, nós só podemos falar dos nossos”. Mas reconhece que é muito à custa da companhia irlandesa que o aeroporto do Porto tem crescido – em 2008 passaram pelo Sá Carneiro 4,5 milhões de passageiros, 25 por cento (um milhão) dos quais através da Ryanair.

Público Pt

Gol anuncia lucros, na abertura de seminário no Uruguai



MONTEVIDÉU, Uruguai, 3 Set 2009 (AFP) - A companhia aérea brasileira Gol obteve no segundo trimestre de 2009 lucro de 182 milhões de dólares, como resultado da estratégia comercial desenvolvida durante a crise global, informou nesta quinta-feira seu gerente de negócios, Fabio Mader, na abertura de um seminário no Uruguai.

"Trabalhamos duro para oferecer melhores serviços, com investimentos em agências regionais dirigidas para aumentar a demanda, e esse plano de expansão nos possibilitou, em plena crise, registrar lucro líquido de 354 milhões de reais (US$ 182 milhões de dólares) no final do segundo trimestre", destacou Mader à AFP.

Fabio Madar falou sobre o assunto ao inaugurar uma agência da Gol na capital uruguaia para aumentar o canal de vendas de viagens de baixo custo.

Entre maio e junho foram instaladas agências nas cidades de Assunção, La Paz, Santa Cruz e Córdoba e, quarta-feira, em Rosario; na próxima semana será a vez de Cochabamba.

A brasileira Gol conta com frota de 110 aeronaves que voam para 49 destinos no Brasil e 10 na América do Sul.
UOL

Otimismo para terminal de Uberlândia



O superintende da Infraero de Uberlândia, João Marcos Coelho, afirma que a diretoria comercial da Infraero está otimista com o projeto de construção de um terminal de cargas no aeroporto, para o qual ainda não há previsão para o início de obras. De acordo com ele, a demanda por esse tipo de serviço vem do setor atacadista de Uberlândia. “Nós concluímos uma expansão de 150 metros da pista, que em breve deve ganhar outros 200 metros. E ainda temos espaço para o terminal de cargas, numa área de 310 mil metros quadrados, que também deve abrigar uma zona de proteção do aeroporto.”

Novo acesso é entregue hoje (4)

O novo acesso ao Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato será entregue hoje, às 14h, cujo ato será realizado no viaduto sobre os trilhos da Ferroviária Centro Atlântica (FCA), no prolongamento da avenida Anselmo Alves dos Santos, nas proximidades do complexo de viadutos do Parque do Sabiá. O investimento de R$ 1 milhão faz farte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinou mais de R$ 1 bilhão em recursos federais para Uberlândia.

Correio de Uberlândia

BNDES vai financiar R$ 21 bilhões para a construção do Trem de Alta Velocidade


São Paulo - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou hoje (3), que a instituição financiará R$ 21 bilhões dos R$ 34,6 bilhões dos recursos necessários para a instalação do Trem de Alta Velocidade (TAV), na ligação São Paulo/Rio de Janeiro por 518 quilômetros de trilhos e túneis.
Agência Brasil

Audiência discute investimentos em aeroportos

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) realizou na última quarta-feira (02), audiência pública para debater a atual situação dos aeroportos brasileiros e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Os investimentos do governo federal, por meio do programa de auxilio a aeroportos (Profaa), nos aeródromos e aeroportos da região centro-oeste também integraram a pauta do debate.

A audiência foi proposta pelo deputado federal licenciado Wellington Fagundes (PR-MT) e contou com a presença de representantes da ANAC e Infraero. Segundo Fagundes, a União reteve R$ 600 milhões do Profaa somente nos últimos dez anos. "A falta de investimentos tem comprometido o nível de segurança de aeródromos de municípios pequenos e médios. A própria Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou um balanço que apontou problemas em 175 aeroportos espalhados pelo País, fugindo do propósito pelo qual foi criado o programa", disse.

Tramita ainda na CVT o requerimento nº 140/09, também de autoria de Fagundes, que propõe a realização de um Fórum de Debates no município de Guarantã do Norte (MT). Segundo ele, o Fórum irá discutir as dificuldades enfrentadas pelos pilotos de aeronaves em se comunicar com as torres de controle do tráfego aéreo ao sobrevoar áreas da região amazônica.
O Documento

Senadora é retida em aeroporto de Roma após suspeita de gripe suína


A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) ficou retida hoje (3) no Aeroporto Fiumicino, em Roma, capital da Itália. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores e a Comissão de Relações Exteriores do Senado, a senadora foi questionada pelas autoridades italianas depois que uma das pessoas que a acompanhava espirrou, o que teria levantando a suspeita de contaminação pela influenza A (H1N1) ? gripe suína. O Itamaraty informou que a senadora já foi liberada e que o embaixador do Brasil na Itália, José Viegas, está tomando as providências para esclarecer o que ocorreu com a parlamentar.

Em nota, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), afirmou que a senadora foi submetida a "maus tratos e constrangimentos" no aeroporto italiano. "Considero esse ato uma prova de desrespeito ao Poder Legislativo e à condição da mulher brasileira e exijo explicações das autoridades competentes do país europeu", diz a nota.
Agência Brasil