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quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pluna começou a voar entre Santiago e Assunção


A Pluna começou a operar sua nova freqüência para o Chile, três vezes por semana ligando Santiago e Assunção, um projeto que faz parte do plano da empresa para aumentar os serviços às cidades do cone sul , como tem sido feito nas estradas em Assunção e Córdoba, além de abertura de novos serviços para o Brasil para Porto Alegre como um novo destino a partir de Novembro de Foz do Iguaçu.

Vídeo do pouso forçado de um Fokker 100 em Stuttgart

Na segunda-feira, no aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, um avião Fokker 100 fez um pouso de emergência na pista de uma camada de espuma devido a problemas com o trem de pouso. A bordo do avião 82 passageiros e cinco tripulantes. Ninguém ficou ferido.



Iberia ganha contrato de exclusividade da SAS para manutenção


Iberia e SAS Scandinavian Airlines chegaram a um acordo pelo qual a Iberia irá realizar operações de manutenção (C e D cheques) do MD-80 e Airbus A-330 e A-340 operado pela companhia aérea escandinava. O novo contrato é exclusivo e tem um prazo inicial de dois anos, renovável a cinco.

Virgin Nigeria recebe novo nome




Virgin Nigeria agora tem um novo nome: Nigerian Eagle Airlines. O anúncio foi feito pelo gestor da empresa, executivo-chefe Dapo Olumide durante numa conferência de imprensa na quinta-feira no Aeroporto Internacional Murtala Mohammed, em Lagos.Olumide disse que a mudança do nome da companhia aérea foi para anunciar o renascimento de uma nova companhia aérea, bem como promover a cultura nigeriana.

Japan Airlines (JAL) - plano de reestruturação



A Japan Airlines (JAL) está anunciando medidas drásticas para superar sua situação econômica:


  • vai reduzir suas operações em 20% até 2012.

  • haverá um corte de 8% de suas operações no exterior.

  • suspensão de um total de 50 voos, incluindo 29 nacionais e 21 internacionais seria até março de 2012, seu plano de reestruturação.

Em todo o seu funcionamento, isto eliminaria 8% das suas rotas internacionais e 20% dos nacionais.

Nas rotas internacionais estão agora a ser levantadas, eliminando a ligação entre Tóquio e Roma e algumas outras rotas europeias, mas gostaria de manter vôos diretos para Londres, Paris, Milão e Frankfurt, segundo o jornal Asahi locais recolhidos.
Sim, é provável que suspenda duas ligações com a América Latina, especificamente, de Tóquio a São Paulo e Cidade do México.

QUEDA DE AERONAVE EMCASTRO VERDE MATA TRÊS PESSOAS

A queda de uma aeronaveeta ontem à noite perto da aldeia de Sete, no Concelho de Castro Verde (Beja), causou a morte dos três tripulantes – dois holandeses e um espanhol -, disseram fontes da GNR e dos bombeiros.


O avião acidentado, em foto de 31.08.2008

A aeronave ligeira, que pertencia à Academia Aeronáutica de Évora, tinha partido de Sevilha e seguia em direcção a Évora quando caiu, às 22h27, no local de Pego da Volta, perto da Aldeia de Sete, precisou o segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, Carlos Pica.

Os ocupantes da avioneta eram dois holandeses, com idades "entre os 18 e os 20 anos", e um homem de nacionalidade espanhola, de 27 anos. "Tudo aponta para que o espanhol fosse o instrutor e os dois holandeses os alunos", acrescentou Carlos Pica.

As buscas no local da queda da avioneta, que realizava um voo autorizado, mobilizaram 12 elementos e cinco viaturas da corporação de bombeiros de Castro Verde e militares do Destacamento de Almodôvar da GNR.

O caso vai ser entregue ao Instituto Nacional de Aviação Civil para averiguar as causas do acidente.

IFR Online

Congonhas coloca em teste protótipo para aumentar oferta de tomadas elétricas


A Gerência de Manutenção da Infraero no Aeroporto de São Paulo/Congonhas desenvolveu um protótipo de um conjunto de assentos – conhecido como longarinas – com adaptações para tomadas individuais em cada assento. A ideia surgiu diante da necessidade de se atender a solicitações de passageiros e usuários, bem como oferecer mais comodidade a quem necessita usar equipamentos eletrônicos durante a permanência no aeroporto.

O projeto foi apresentado ao presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, durante visita ao aeroporto. Murilo aprovou a viabilidade do trabalho em Congonhas e, após análise de aceitação do público usuário, pretende implantar esse novo protótipo em outros aeroportos da rede Infraero. “Tudo o que for para o bem do passageiros deve ser copiado para toda rede”, afirmou o presidente.

O novo modelo de cadeiras foi desenvolvido dentro das especificações contidas na normatização vigente, como por exemplo, tomadas de três pinos do tipo universal, ponto de aterramento para proteção em curto circuito, terminais com prensa cabo para resistir à força de tração, fitas elásticas de alta resistência para prender os cabos à estrutura da longarina e entradas de tomadas que permitem ligar várias longarinas juntas. Além disso, para segurança do usuário, todas as longarinas terão etiquetas indicando a tensão disponibilizada: 127 ou 220 Volts.

O modelo do novo protótipo está instalado na sala de embarque nº 04 de Congonhas, como projeto experimental. “Após análise da aceitação, pretendemos instalar esse sistema em aproximadamente um terço das longarinas existentes no aeroporto, oferecendo cerca de mil assentos, que serão distribuídos principalmente nas áreas de embarque e áreas do desembarque”, explica o coordenador de Sistemas Comerciais e de Navegação Aérea de Congonhas, Marcos Virgens, autor do projeto.

O Aeroporto de São Paulo/Congonhas possui quatro mil cadeiras, agrupadas em 800 longarinas de 5 lugares cada. Em Congonhas passam uma média de 35 mil passageiros por dia . O custo para instalação elétrica de cada conjunto, incluindo mão de obra, é da ordem de R 170,00 por longarina.

Assessoria de Imprensa Infraero

Air France-KLM entra na briga pela Japan Airlines


Depois do interesse expresso pela American Airlines e a Delta Airlines, o grupo Air France-KLM também entra na corrida pelo capital da JAL (Japan Airlines). A companhia japonesa, que sofre com graves problemas financeiros, é um alvo desejável pelo acesso que permite ao mercado aéreo asiático, nomeadamente às rotas para a China.


A Japan Airlines, após ter sido salva através de financiamento estatal, encontra-se com um plano de redução de 30% de custos da empresa, e já anunciou o fim de dez rotas internacionais e 6.800 postos de trabalho.

Jornal de Turismo

Virgin vai as compras na Boeing



A Virgin Blue está em negociações com a Boeing para fazer compras de aviões no valor de US$ 3,5 bilhões, substituindo os aviões que estão definidos para sair por locação com a Australian Financial Review.

Virgin Blue pretende comprar entre 35 e 50 aeronaves da Boeing como locações em 25 dos seus Boeing 737 expiram a partir de 2011.
Aeroblog

Lula esnobou oferta de Obama



Barack Obama deve estar arrependido de chamar Lula de “o cara”. Segundo o jornal econômico Les Echos, Lula esnobou telefonema do americano garantindo transferência de tecnologia e aprovação do Congresso dos EUA à venda dos caças de combate F-18 Hornet, concorrentes dos Gripen suecos e dos Rafale franceses.

Obama interrompeu as férias com a família, numa ilha, para telefonar a Lula.

Pátria ou caça

A escolha de Lula foi revelada ao presidente francês Sarkozy em 31 de agosto, e o brasileiro tinha pressa no acordo “antes de 7 de setembro”.

Madrugada adentro

Obama ligou de novo confirmando que o Congresso aprovara a venda dos F-18, mas na madrugada do dia 6 Lula bateu o martelo pela França

Acorda, Sarkô

O acordo incluindo os 36 caças foi concluído às 3 horas no Hotel Golden Tulip (ex-Blue Tree), em Brasília. Sarzoky foi acordado para assiná-lo.

Lula é o paizão

Que Santos Dumont que nada. Na França, o verdadeiro pai da aviação é Lula, o único governante não-francês a optar pelos caças Rafale.

Diário de Alagoas

Aviação civil chinesa lucra 8 bilhões de yuans em 2009

Segundo o Diário do Povo de ontem (16), a aviação civil da parte continental da China já apresentou lucros de 8 bilhões de yuans este ano, cerca de 1 bilhão e 100 milhões de dólares.

O diretor da Administração Geral da Aviação Civil da China, Li Jiaxiang, afirmou hoje no 15º Fórum Mundial do Desenvolvimento de Rota Aérea em Beijing, que no futuro o país vai reforçar a construção dos três principais portos aéreos em Beijing, Guangzhou e Shanghai, aperfeiçoar a construção da rede de rotas aéreas e tentar formar um eficaz e conveniente sistema estatal de transporte aéreo público.
Desástres Aéreos

> Gol Linhas Aéreas poderá ser líder do mercado doméstico .


A Gol Linhas Aéreas poderá, depois de seis anos, retirar a liderança do transporte aéreo doméstico da TAM Linhas Aéreas. Os números de julho de 2009 mostraram que a TAM fechou com participação de 43,15% contra 42,88% da Gol.

Comparado com junho os números indicam redução de participação da TAM e crescimento da Gol, já que as empresas apresentaram 44,77% e 42,19% respectivamente.A TAM Linhas Aéreas é líder do mercado doméstico, sem perder a liderança, desde julho de 2003, quando obteve 34,51% contra 31,12% da Varig.

Uma análise interessante aponta que a Tam Linhas Aéreas obteve aumento da oferta e demanda, se comparado com junho (mês anterior) em 5,07% e 16,47% respectivamente. A empresa que obteve maior crescimento da oferta e demanda em julho foi a Trip Linhas Aéreas, devido a chegada das novas aeronaves Embraer 175. A companhia apresentou um salto de 43,97% na oferta, comparado a junho, e 59,27% na demanda.

O aproveitamento médio das aeronaves comerciais brasileiras foi de 72,92% com a Azul apresentando 84,91%, OceanAir 75,81%, Gol 74,57%, TAM 71,67% e Webjet com 65,99%.

Julho fechou com a Tam Linhas Aéreas líder em market-share com 43,15%, Gol 42,88%, Azul 4,69%, Webjet 4,52%, OceanAir 2,53% e Trip 1,59%.

Os dados completos da ANAC estão disponíveis na seção Indicadores do Portal Aviação Brasil em http://www.aviacaobrasil.com.br.

Aerovirtual

Por recorde, reverendo puxa avião de mais de 120 toneladas


Segundo a Boeing, o Globemaster III pesa vazio 125,6 toneladas.

Kevin Fast puxou o avião na base aérea em Trenton, no Canadá.


Foto: Frank Gunn/AP

O reverendo Kevin Fast puxou nesta quinta-feira (17) um Boeing C-17 Globemaster III na base da força aérea canadense em Trenton, no Canadá. Fast tenta estabelecer um novo recorde mundial para o avião mais pesado puxado por um homem. (Foto: Frank Gunn/AP)

Segundo a Boeing, o Globemaster III pesa vazio 125,6 toneladas, enquanto o peso máximo para decolagem é de 265,3 toneladas. Além disso, tem 53 metros de comprimento e 16,79 m de altura. (Foto: Frank Gunn/AP)

G1

Lufthansa e Brussels Airlines aumentam a malha aérea para a África


A Lufhtansa e a Brussels Airlines, através de uma parceria de code-share, disponibilizam novos destinos de longo curso nas suas operações africanas, aumentando a cooperação existente, e a integração de rotas entre as companhias do grupo aeronáutico alemão.

A Brussels passará a voar da capital Belga para Abidjan (Costa do Marfim), Banjul (Gâmbia), Bujumbura (Burundi), Doula e Yaunde (Camarões), Nairobi (Quénia) e Monrovia (Libéria). Os voos para estes destinos podem ser reservados através da Lufthansa, e os passageiros da companhia germânica podem ainda voar para Douala e Yaunde ao abrigo de um acordo de code-share com a Swiss, e para Nairobi também com a companhia suíça e com a Ethiopian Airlines.

Da mesma forma, os passageiros da Brussels Airlines podem viajar via Frankfurt para Accra (Gana), Cartum (Sudão), Joanesburgo e Cidade do Cabo (África do Sul).

JORNAL DETURISMO

United: Rio e Washington


A United Airlines vai operar voo sazonal sem escalas entre o Rio e Washington de 18 de dezembro deste ano a 11 de janeiro de 2010. A companhia também está com promoções nas classes econômica e executiva, para os Estados Unidos.
Panrotas

Nova low cost no Egito


A Air Arabia e a Travco Group, grupo económico do setor turístico, acordaram criar uma companhia aérea de “baixo custo” que cubra Europa, Médio Oriente e África.

A “joint venture” não tem data prevista de início. Segundo o chairman da Air Arabia, Abdullah bin Mohammed Al Thani, embora a indústria aérea viva tempos conturbados a companhia “vai continuar com a sua estratégia de expansão”.

O investimento será de 50 milhões de dólares, com 40% das acções a pertencer à Air Arabia.

BA confirma interesse na bmi




A British Airways afirmou estar interessada na companhia aérea bmi se a Lufthansa quiser vender, afirmou o CEO da companhia aérea Willie Walsh, em entrevista ao jornal britânico “Evening Standard”.

O CEO referiu que a Lufthansa quer pesar todas as opções antes de decidir vender, mas que caso haja essa decisão “estamos interessados”, afirmou em entrevista citada pela agência “Reuters”.
O CEO afirmou ainda que “já lhes dissemos [à BA] da nossa posição”.
Em Junho passado, a Lufthansa e o principal accionista da bmi, Michael Bishop, chegaram a acordo fora de tribunal para a aquisição da participação de 50% mais uma ação.

Presstur

Mais duas águias para a Gol Linhas Aéreas


PR-GEA

Com chegada prevista para o dia 17, ou 18 de setembro, o PR-GGO e o PR-GEA deverão aparecer em Confins para aumentar a frota da Gol Linhas Aéreas.

Uma curiosidade é que o PR-GEA é um 700 com Winglets (foto a cima) e pelo que eu andei lendo, ele é modificado para operar em pistas curtas, como o Santos Dumont (SBRJ). Falou-se até em ser um B737-700 SFP. Porém, a Boeing não oficializa esse “apelido”.

Continuando nas “fofocas” que andei lendo, ele iria operar em SBRJ com uma margem de segurança maior, uma vez que teria uma melhor performance.

Já o PR-GGO é um B737-800SFP (vide foto abaixo).

PR-GGO

Eaglesky

PLUNA COMEÇA A VOAR PARA FOZ DO IGUAÇU AMANHÃ


No próximo dia 18 de setembro( Amanhã) a Pluna, empresa aérea uruguaia, começa a voar para Foz do Iguaçu com dois voos semanais: quarta-feira e sábado, saindo de Montevidéu às 13h20 e chegando na Terra das Cataratas as 15h50. Os novos voos vão abrir uma oportunidade maior para os uruguaios visitar o Destino Iguaçu, além de potencializar o projeto de transformar o aeroporto de Foz num hub (concentração de voos) na região sul do Brasil.
IFR Online

Parentes de vítimas do voo 447 exigem atestado de óbito



A maioria das famílias de vítimas brasileiras do acidente do voo 447 da Air France ainda não recebeu os atestados de óbito de seus parentes. O voo, que fazia o trajeto Rio-Paris,caiu há quase quatro meses no Oceâno Atlântico e matou 228 pessoas, sendo que 58 eram brasileiros. Por causa desse atraso, o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo AF 447, Nelson Faria Marinho, que representa cerca de 30 famílias, irá a Brasília na próxima semana para entrar com pedido para agilizar a liberação da documentação junto ao Ministério da Justiça.


“Pelos trâmites normais, as famílias demorariam dois anos para receber esses atestados, o que as impede de dar continuidade às suas vidas após essa tragédia”, explicou o presidente. Marinho ainda informou que próximo dia 29 de setembro, a associação participará de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.

“Nosso objetivo é discutir a situação que estamos vivendo. A falta da documentação não é o único problema. Também estamos sendo discriminados pelo governo francês, além de não estarmos recebendo auxílio médico nem psicológico”, disse o presidente da associação.

Ele reclama que representantes do BEA (Bureau D'Enquetes et Analyses), órgão francês que investiga o acidente, deu palestras na França e na Alemanha, mas não veio ao Brasil. “Queremos esclarecimentos sobre o acidente. Vamos pedir auxílio às autoridades brasileiras para identificar de quem foi a responsabilidade. Queremos justiça. Foi um crime que não pode ficar impune”, completou.

Jornal de turismo

Infraero discute aviação regional




Criar melhores condições de desenvolvimento e aumentar as alternativas para o crescimento da aviação regional nos aeroportos administrados pela Infraero foram alguns dos temas discutidos entre o presidente da estatal, Murilo Marques Barboza, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), e o presidente da Passaredo Linhas Aéreas, comandante José Luiz Felício Filho. O encontro ocorreu na sede da estatal, em Brasília (DF), na tarde da última quarta-feira.

"Nosso interesse é apoiar a aviação regional”, reforçou Murilo, ao dizer que está cumprindo orientações do Governo para alavancar este tipo de aviação.

Segundo a Passaredo, a empresa está estruturando o projeto de interligação do interior do Estado de São Paulo, conectando cidades de médio potencial de tráfego aéreo a centros nacionais de conexões – os chamados hubs – oferecendo possibilidade de ligação com voos da malha nacional e internacional. Para isso, “contamos com o apoio da Infraero”, disse o presidente da empresa aérea.

Felício também informou ao presidente da Infraero que as aeronaves utilizadas pela empresa aérea são os Embraer ERJ 145 e os Embraer EMB 120, com capacidade de 50 e 30 lugares respectivamente.

Durante o encontro, participaram executivos da Passaredo e o assessor especial da presidência da Infraero, Ivan Cavalcanti Gonçalves.
JORNAL DE TURISMO

Aeroflot vai cortar 2 mil postos de trabalho


A companhia aérea Aeroflot deverá proceder ao corte de 2 mil postos de trabalho, durante os próximos seis meses.

De acordo com um comunicado da empresa, citado pela «BBC», «a administração já afirmou mais do que uma vez que era preciso reduzir o número de pessoal. Com a crise esta decisão tornou-se necessária».

A companhia detida pelo Governo russo tomou esta decisão devido ao impacto da queda do número de passageiros e do aumento do preço dos combustíveis.

Recorde-se que, em 2008, os lucros da companhia russa caíram 88% para os 37 milhões de dólares (25,2 milhões de euros).

IOL

Sindicatos querem renúncia da direção da Anac




A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), que reúne seis sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), defendeu esta semana, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a renúncia ou afastamento da presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, e sua diretoria.
O presidente da Fentac, Celso Klafke, afirmou que a Anac está contrariando o Plano Nacional de Aviação Civil ao promover uma "desnacionalização" da aviação comercial brasileira, com medidas como a adoção da liberdade tarifária nos voos internacionais. A Anac foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou até o início desta noite.

"O Plano Nacional de Aviação fala em democratização do setor aéreo, mas em conjunto com a proteção das empresas nacionais. Quando se coloca em prática a liberdade tarifária tem de dar as mesmas condições para as companhias nacionais competirem com as estrangeiras", afirma Klafke.

Na carta enviada a Lula, que foi protocolada na Presidência da República ontem, segundo o sindicalista, os trabalhadores do setor aéreo também defendem que o Ministério Público e a Polícia Federal façam uma investigação na atuação de Solange e sua diretoria.

Os trabalhadores também criticam, na carta, o projeto de privatização da Infraero proposta pela Anac, afirmando que trata-se de um projeto "sem transparência e diálogo com os trabalhadores aeroportuários, o Congresso, o povo brasileiro e fere a dignidade de todos".

De acordo com o manifesto da Fentac, a proposta da Anac para a Infraero "vai inviabilizar a manutenção dos aeroportos regionais", pois não permite o cruzamento de recursos entre os terminais lucrativos e os deficitários e porque o setor privado não tem interesse em manter aeroportos de menor fluxo.

Air France vai abrir auditoria externa sobre segurança dos voos


A Air France abrirá uma auditoria externa sobre a segurança dos voos, depois da tragédia do AF447 Rio-Paris que caiu no Atlântico no dia 1º de junho com 228 pessoas a bordo, anunciaram fontes da companhia aérea francesa.

"A empresa vai organizar uma missão de perícia externa sobre a segurança em consequência do acidente do voo Rio-Paris", afirmou uma porta-voz da Air France.

"Decidimos aprofundar ainda mais nossa análise e revisar todos os processos e todas as operações que afetam a segurança de nossos voos", afirma uma carta destinada aos pilotos da Air France.

"A missão será composta por reconhecidos especialistas, independentes e de dimensão internacional para combinar as culturas francesa e internacionais", completa o texto.

Também participará um membro da companhia aérea americana Delta Airlines, parceira comercial da Air France.

O Airbus 330 da Air France caiu no Atlântico em 1º de junho com 216 passageiros e 12 tripulantes a bordo, sendo 72 franceses e 58 brasileiros.

Apenas 50 corpos foram resgatados pela Marinha brasileira.

As causas do acidente permanecem desconhecidos, segundo o Escritório de Investigações e Análises (BEA), organismo francês encarregado de investigar os acidentes aéreos, mas as sondas Pitot (sensores) estão na mira dos investigadores.

O Sindicato de Pilotos (SNLP), majoritário na Air France, se declarou satisfeito com auditoria externa, mas advertiu que é preciso garantir a adoção das melhorias sugeridas, destacou Erick Derivry, porta-voz do sindicato.

A França gastou 10 milhões de euros (14 milhões de dólares) para buscar, sem sucesso, as caixas-pretas do AF447.

AFP

Vizinhos do Tom Jobim sofrem


Enquanto a Zona Sul teve suas reivindicações sobre o Aeroporto Santos Dumont prontamente atendidas, com a suspensão dos voos noturnos e a redução do tráfego na Rota 2, moradores da Zona Norte e Baixada sofrem diariamente com os transtornos causados pela proximidade dos aviões que posam e decolam no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Ontem, o JB visitou o Parque Duque, em Duque de Caxias, onde os moradores reclamam do barulho de aviões que passam sobre suas casas de madrugada e do tráfego intenso durante todo o dia, que provoca até rachaduras em paredes.

Perguntados por que não fazem reivindicações como as associações de moradores da Zona Sul, os habitantes locais disseram ter outras preocupações mais urgentes, como, por exemplo, a falta de infraestrutura básica.

Dentre as localidades mais prejudicadas pelos voos do Tom Jobim, destacam-se os bairros da Penha Circular, Parada de Lucas e as regiões de Duque de Caxias vizinhas à Rodovia Washington Luiz, como Parque Boa Vista, Parque Beira-Mar e o Parque Duque.

– Nós até já nos acostumamos com os aviões, por isso há poucas reclamações. O que acontece é que a nossa região é muito carente de serviços e nós estamos nos concentrando mais nisso. Temos um problema crônico de abastecimento de água, que é uma luta de anos – ressalta o presidente da Associação dos Moradores do Parque Duque, Marcos Augusto.

Cargueiro incomoda Os habitantes do Parque Duque costumam ser incomodados diariamente com um avião cargueiro que sobrevoa o bairro durante a madrugada. Outra perturbação que não lhes sai da lembrança é o barulho ensurdecedor do avião Concorde, que, para sorte dos moradores, saiu de circulação em 2003.

– O Concorde fazia muito barulho aqui, mas felizmente parou – atesta Marcos Augusto.

Residente no Parque Duque há 47 anos, a promotora de vendas Bernardete de Oliveira revela que determinadas casas não aguentam o impacto da passagem dos aviões.

– Algumas paredes acabam ficando rachadas por causa dos voos.

Outro problema é quando os ventos estão ruins e eles têm de mudar as rotas, aumentando o fluxo por aqui – relata ela, que também é dona de um bar na região.

Outras áreas prejudicadas são alguns bairros da Ilha do Governador, como Tubiacanga, Galeão e a favela Parque Royal. Curiosamente, todas essas localidades são predominantemente de baixa renda, bem diferentes de Catete, Laranjeiras, Glória, Urca, Flamengo e Botafogo e Cosme Velho, que venceram a guerra contra o Santos Dumont.
JB

"O governo faz propaganda de algo que não existe"




Dono da Dassault foi condenado por corrupção

Condecorado pelo presidente Lula durante a visita de Nicolas Sarkozy, o presidente da gigante francesa Dassault, que deverá fornecer 36 caças de combate e tecnologia de ponta ao Brasil, foi condenado, em 1998, por corrupção ativa pelo Supremo da Bélgica, no "escândalo Agusta", empresa italiana de helicópteros militares. Agusta e Serge Dassault foram condenados por subornar dirigentes socialistas.

Propina conjunta

Dassault e Agusta pagaram cerca de € 4 milhões ao Partido Socialista. Serge pegou dois anos, com sursis e multa de € 1,5 mil, uma merreca.

O cérebro

Para o Tribunal, diz a imprensa francesa da época, "ele mesmo concebeu os arranjos e ordenou a execução (das propinas)."

Jornal de Brasília

Cai número de acidentes e mortes com helicópteros

Em meio a um quadro de tráfego aéreo crescente, o Brasil tem altos níveis de acidentes fatais com aviões, acima da taxa mundial. Mas para quem anda de helicóptero, o quadro no país mostra redução no número de acidentes e de mortes, segundo o Relatório Anual de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Foto Destaque

O acidente do voo 447 da Air France que matou 228 pessoas não conta para as estatísticas brasileiras porque a aeronave era francesa e a tragédia ocorreu em águas internacionais. Ele será computado nas estatísticas da França.

O estudo diz que com a manutenção do nível atual de segurança, a taxa de acidentes com está praticamente estagnada. Por isso, "é necessária uma mudança de gerenciamento para que sejam adotadas medidas eficientes na redução dos desastres", diz a Anac.

Outros dados mostram melhora. Enquanto o número de acidentes aeronáuticos cresceu de 98, em 2007, para 105, em 2008, o de fatais caíram de 31 para 25. O número de acidentes e de vítimas com helicópteros vem caindo. Em 2006, foram 19 acidentes, com 6 vítimas; em 2007, 18 com 3; e, em 2008, 16 com 2.

O tráfego aéreo cresce em função da queda de 41% no preço médio das tarifas para passageiros comuns. Em julho houve aumento de 25,6% no volume de passageiros transportados em voos domésticos por aéreas brasileiras, em relação a julho de 2008. Em agosto, a alta foi de 21,5%.

O professor Respício do Espírito Santo, especialista em transporte aéreo, diz que o passageiro quer segurança e não análise de dados ponderados. Senra diz que a Anac toma medidas para aumentar a segurança, com o objetivo de quebrar a máxima de que o nível de acidentes cresce com a expansão do tráfego. Entre as medidas citadas está sistema Decolagem Certa, que fiscaliza a operação de táxi aéreos, helicópteros e aviões particulares e a documentação do avião na hora em que pede permissão para voar.

Valor Econômico

Mesmo em reforma, Trip mantém voos em Santos Dumont


A Trip Linhas Aéreas informa que, apesar das reformas no Aeroporto Santos Dumont (RJ), com duração prevista para 60 dias, a companhia continuará operando normalmente e ampliou seus horários de voos.

O objetivo é oferecer aos passageiros mais comodidade e facilidade de locomoção, sempre com um padrão de serviços de qualidade e alto nível. A empresa tem forte presença nesse aeródromo, pelo qual efetua ligações com mais de 50 municípios em todas as regiões do país, sendo 11 destinos com voos diretos.

Mercado e Eventos

Bombardier concorda: dias melhores estão aí


Fabricantes de jatos executivos estão começando a enxergar "uma luz no fundo do túnel" e esperam que a China seja a
mola propulsora na recuperação da venda de aeronaves executivas na Ásia.
Não obstante a recessão econômica, o vice-presidente de vendas da Bombardier baseado em Hong Kong, afirma que, provavelmente, o potencial de vendas de jatos executivos "nunca esteve melhor" e que China, Hong Kong, Macau e Taiwan podem provocar mais um salto no crescimento econômico da região.

Jetsite

Doação da área da FAB para a Unemat é tema de audiência com ministro



A doação da área pertencente ao Comando da Força Aérea Brasileira em que está instalado o campus da Unemat, em Nova Xavantina, foi tema de audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, no dia 9 de setembro em Brasília.

O coordenador do campus da Unemat, professor Joaquim Manoel da Silva, juntamente com o deputado federal Moreira Mendes, de Rondônia, e o empresário de Nova Xavantina, Eduardo Moura, estiveram com o ministro a fim de pedir que o processo que já tramita na Superintendência do Patrimônio da União (SPU) seja agilizado.

Na ocasião, o ministro Nelson Jobim solicitou que as plantas e memoriais descritivos das áreas pretendidas e remanescentes em que está instalada a Unemat fossem encaminhados para um parecer da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os documentos devem ser encaminhados em breve pela reitoria da universidade.

O campus funciona na área da Força Aérea Brasileira desde 1992, por meio de termo de comodato, e o coordenador do campus lembra que muitas vezes recursos destinados para melhorias no local acabam não podendo ser empregados porque a Unemat não tem a escritura da área.
O Documento

Jobim confirma preferência do governo por caças franceses



O ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou nesta quarta-feira que para o governo brasileiro fechar o acordo com a França para a compra de 36 aviões caça é preciso que os franceses apenas confirmem a transferência de tecnologia. Jobim reafirmou durante participação na Comissão de Relações Exteriores do Senado que o governo tomou a opção política pela França.

"O negócio não está fechado, mas há efetivamente pela parte do governo uma opção pela França. Basta que a França cumpra o compromisso de transferência de tecnologia", disse.

Jobim confirmou que a decisão será tomada pelo governo brasileiro depois do 21 de setembro, prazo final para as empresas apresentarem novas propostas. Até o final do mês, a FAB deve apresentar o relatório final e entregar um ranking com o primeiro, segundo e terceiro lugar entre F-18 Super Hornet da Boeing, o Gripen NG da sueca Saab e o Rafale da francesa Dassault.
Folha Online

Jobim nega que compra de caças tenha propósito armamentista



O ministro Nelson Jobim (Defesa) negou nesta quarta-feira aos senadores da Comissão de Relações Exteriores que o governo brasileiro tenha propósitos armamentistas ao negociar a compra de aviões caças e helicópteros para reforçar a estrutura da FAB (Força Aérea Brasileira) e de submarinos para a Marinha.

"O Brasil não está se armando, está se capacitando. É preciso que fique claro que o Brasil não está comprando nada, o Brasil não é uma Venezuela que sai comprando armas em supermercados. [...] Não estamos num festival de compras, estamos num programa de capacitação nacional. Ou o Brasil se capacita ou será um país absolutamente dependente", disse.

Jobim reforçou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a compra dos aviões de caça é importante para reforçar o controle de suas fronteiras, especialmente na Amazônia.

"Nós não temos inimigos, agora, temos que deixar claro que se entrarem aqui vão se incomodar, especialmente, aqueles que acharem que a Amazônia não é do Brasil. Não vamos admitir que formulações externas venham dizer aqui o que se fazer ou não fazer. Temos que ter capacidade de dizer não", afirmou.

O ministro reafirmou que a prioridade do governo no momento é a transferência de tecnologia porque somente com ela o país terá capacidade para produzir equipamentos em seu território gerando emprego e renda. "Chega de o Brasil ser um mero comprador de A, de B ou de C e depois receber ordens", disse.

Folha Online