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sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Por dentro do avião de Barack Obama


Certamente você já deve ter ouvido falar do “Air Force One”, o avião oficial do presidente dos Estados Unidos. Aliás, mais do que uma simples aeronave, o Air Force One é um verdadeiro abrigo móvel para os homens mais influentes do mundo.

A seguir você vê algumas fotos curiosas do atual presidente, Barack Obama, em momentos informais e mais algumas informações muito interessantes sobre os Boeings 747-200B. Isso mesmo, no plural. O governo norte-americano possui dois aviões com as mesmas características.

Algumas informações sobre o avião:

- 2 cozinhas equipadas com capacidade para alimentar 100 pessoas e capacidade para 2 mil refeições;
- Sala médica com capacidade para pequenas cirurgias;
- Sala de ginástica, suíte e escritórios;
- Possui 85 telefones de bordo, rádios bidirecionais, internet e aparelhos de fax;
- Possibilidade de abastecimento em pleno ar, em caso de emergência.

O primeiro vôo de Barack Obama ocorreu 16 dias após sua posse, numa viagem para o estado de Virgínia.

O BUTECO DA NET

NASA - Documentário Revela os Segredos Sobre Ufos


Não é de hoje que se ouve boatos sobre segredos governamentais que escondem a existência de extraterrestres que visitam a Terra regulamente.

Aliás esse é um assunto até velho... mas nem por isso ultrapassado.

Pois ele só se tornará ultrapassado quando todo esse esquema de ocultação for desmantelado.

Por causa da falta de confirmações oficiais dos Governos as pessoas que diz ter visto um Óvni, ou que trabalhe como Ufólogos são vistos pela maioria como insanos, eles são desprezados e renegados as margens da sociedade...

Falar de Et´s, Disco Voador, abduções... é pedir para ser alvo de chacota e risos dos mais estridentes.

Mas aqui está um documentário que tem o poder de mudar essa situação vexatória, pois ele apresenta depoimentos, entrevistas com militares, ex-astronautas, e autoridades governamentais que fundamentam esses temas polêmicos.

Mais do que isso!
Ele mostra fotos e vídeos dos mais esclarecedores, material esse conseguido através de telescópios e sondas espaciais.

Então note espectador! Estamos falando de provas documentais saído de fontes fidedignas.

Além é claro de um aberto e audacioso estilo investigativo que discute os esquemas de ocultamento e desvirtuação praticado misteriosamente pelos principais governos da Terra para manter sob sigilo as provas mais incontestáveis sobre as visitas dos seres extraterrestres.

Leia Também: Obama perto de revelar existencia de ETs?

1/7 - NASA - Documentário Revela os Segredos Sobre Ufos, Óvnis - (Legendado, Português)


2/7 - NASA - Documentário Revela os Segredos Sobre Ufos


3/7 - NASA - Documentário Revela os Segredos Sobre Ufos


4/7 - NASA - Documentário Revela os Segredos Sobre Ufos


5/7 - NASA - Documentário Revela os Segredos Sobre Ufos


6/7 - NASA - Documentário Revela os Segredos Sobre Ufos


7/7 - NASA - Documentário Revela os Segredos Sobre Ufos


BGA

Testes de alcoolemia pega 11 pilotos por ano



Cerca de 12 pilotos comerciais dos EUA, ou seja, uma média de 1 por mês é reprovado em teste de álcool antes de efetuar algum voo, de acordo com os reguladores da aviação federal que estão investigando o incidente mais recente, em Londres esta semana. A agência proíbe de voar com mais de 0,04% de álcool no sangue.

A FAA tem mais de 10.000 testes de álcool, disse o porta-voz de Laura Brown.

De todos os testes, 13 pilotos testaram positivo no ano passado. Há cerca de 100.000 pilotos comerciais, os EUA


A agência está analisando o caso do Capitão Erwin Washington, 51 anos da United Airlines, que foi detido segunda-feira no aeroporto de Heathrow, em Londres, sob suspeita de estar embriagado no trabalho.

Ele foi preso depois que os membros de sua tripulação informaram a polícia britânica e a companhia aérea.


O governo britânico é mais duro e proíbe de voar com mais de 0,02%, ou aproximadamente o equivalente de uma cerveja para um homem médio.

Nenhuma companhia aérea dos EUA teve um acidente por causa de um piloto embriagado, segundo a National Transportation Safety Board.

Aeroblog

Alarme falso de avião no Twitter de William Bonner

William Boner lastima no Twitter que seu perfil tenha sido usado em brincadeira de péssimo gosto através de RT divulgando um falso desaparecimento de avião. Na velocidade da notícia, replicou até aqui no Blog. Felizmente, o que seria uma tragédia não passou bobagem.

Possível configuração do caça chinês de 5ª geração

J14

Alguns estudos de configurações do J-XX, caça de 5ª geração chinês, continuam a aparecer na internet. Abaixo, imagens em CG do caça que apareceram na TV chinesa.

Existem dúvidas ainda se aeronave possuirá mesmo canards, já que segundo alguns, essas superfícies de controle podem comprometer um pouco a furtividade da aeronave quando se movimentam, aumentando a RCS.

JXX 1

JXX 2

Poder aéreo

Críticas da Easyjet e Ryanair quanto a fusão Ibéria/British


A Easyjet e a Ryanair reagiram negativamente à fusão das companhias britânica e espanhola.

easyJet logoStelios Haji-Ioannou, daEasyjet, sugeriu à Iberia e a British Airways (BA) que desistam de aviões antigos e de rotas que não tenham rendimento. Acrescentou, “ambas as companhias deviam ter a atitude correta, pois os seus negócios falham na obtenção de lucro”.

ryanairlogoStephen McNamara daRyanair reagiu de forma mais severa em comunicado, dizendo “as companhias de bandeira estão a definhar por toda a Europa pois não conseguem competir com o rápido crescimento, baixas tarifas e taxas da Ryanair. A fusão da BA e da Iberia é um cenário semelhante a dois bêbados a tentarem apoiar-se um no outro.”

CUIDADO !!!



A Trend Micro identificou um recente ataque de spam com mensagens que seguem a interface de uma companhia aérea brasileira e oferecem passagens por apenas R$ 1.

O texto da mensagem diz: “A promoção Voegol a R$ 1 está de volta, compre passagens de ida ou de volta para todo o Brasil por apenas R$ 1,00. Visite nosso atendimento online através do site http://www.voegol.com.br/Atendimento/ e mencione o código: VG1R. Após isso, espere o contato de um atendente e efetue a compra”.

O spam tenta se aproveitar das promoções verdadeiras que estão sendo oferecidas pela mesma companhia, porém, os links do e-mail não levam a nenhum lugar onde é possível comprar passagens baratas.

Os usuários são redirecionados a uma URL que faz o download de TROJ DLOADR.APX.O TROJ_DLOADR.APX e se conecta a outras URLs para fazer o download de TSPY BANKER.NGN. As variantes do TSPY_BANKER têm o objetivo de roubar informações pessoais de contas em bancos brasileiros.
Aeroblog

Fly Combi Canárias


Fly Combi Canárias
é uma nova companhia aérea com sede em Fuerteventura, que entrará em operação em maio de 2010, realizará voos charters entre as ilhas Canárias e a Europa.

Por agora, a empresa ainda está em processo de atração e formação de capital, em busca de novos investidores locais.


Air Comet : Greve pela Frente

vuelos baratos

A Próxima terça-feira , 1º de Dezembro, os principais aeroportos espanhois poderão se tornar caóticos.

Uma greve aclamada pelos sindicatos da Air Comet que exigem o pagamento dos atrasados desde o verão.

A maioria dos 640 trabalhadores da companhia aérea disse que não tinha recebido as folhas de pagamento de junho, julho, agosto e outubro, mais o bônus de verão. Eles também acusam a gestão de não fornecer dados e dificultar a comissão.

Conseqüentemente, haverá greves do pessoal de voo e de solo de 1 a 4 de Dezembro. Se, no final desse período, não se chegar a uma solução.

Airline Industry Awards


Airline Industry Awards A edição de 2009 , eleitos por voto de passageiros em todo o mundo

"Companhia Aérea do Ano: Singapore Airlines.
Melhor companhia aérea low-cost: Southwest.
-Melhor Primeira classe Intenational: Singapore Airlines.
"Better Business class: Continental Airlines.
Classe "Best Economy:British Airways
"Melhor companhia aérea da Europa Ocidental: Virgin Atlantic.
"Melhor companhia aérea da Europa Central e Oriental: CSA Czech Airlines.
"Melhor Companhia Aérea sediada em África: África do Sul Africano.
"Melhor companhia aérea da América Central e do Sul: LAN.
"Melhor Companhia Aérea da América do Norte: Continental Airlines.
"Melhor companhia aérea baseada no Oriente Médio: Emirados Árabes.
"Melhor Companhia Aérea da Austrália / Pacífico: Qantas.
-Melhor Aeroporto: Singapura Changi.

Famílias alemãs e chinesas de vítimas entram com processos por voo AF447


Famílias alemãs e chinesas que perderam seus parentes no acidente do voo 447 da Air France, que ia do Rio de Janeiro a Paris, abrirão processos contra a companhia aérea Air France, contra a construtora Airbus e contra as autoridades francesas de aviação civil, por negligência, informaram seus advogados nesta sexta-feira.

Os advogados das famílias residentes na Alemanha representam os parentes de 26 alemães e oito chineses, que estão entre as 228 pessoas que morreram a bordo do Airbus A330 que caiu no dia 1º de junho no Oceano Atlântico.

Os advogados alegam que o acidente era "previsível", já que problemas recorrentes com os sensores de velocidade das aeronaves são descritos desde 1998, mas "nem a Airbus, nem a Air France investigaram o problema a fundo".

Em 2006, a Airbus chegou a sugerir a necessidade de instalação de um sistema de apoio para entrar em ação caso o sistema principal falhasse, mas as autoridades de aviação civil da França nunca tornaram a medida obrigatória, afirmam os advogados.

Ainda de acordo com o grupo de defensores, uma associação de parentes das vítimas será formalizada nesta sexta-feira em Berlim.

Elmar Giemulla, um dos representantes legais das famílias, disse à AFP que as acusações de negligência serão apresentadas em janeiro de 2010.

Além disso, explicou, as famílias chinesas entrarão com as ações judiciais a partir da Alemanha porque nenhuma associação de parentes das vítimas foi organizada na China.

Grupos semelhantes já haviam sido montados nos Estados Unidos, no Brasil e na França.

AFP

Momento para a TAM evitar os alienígenas


A identidade de uma empresa é, na maioria das vezes, a essência do sucesso empresarial da companhia. Não existe no Brasil nenhuma empresa aérea tão identificada com o seu fundador como a TAM. O Comandante Rolim Amaro e a TAM se fundiram em um só ser. Hoje, os seus herdeiros, especialmente D. Noemy, Maria Claudia e Maurício Amaro são guardiões, não da sua herança ou da sua memória, mas do próprio Rolim.

A TAM, sem os seus ensinamentos, seria mais uma empresa aérea. Uma companhia de aviões e não o conjunto de valores inéditos que foram colocados em prática pela coragem do seu fundador.

Quem viveu a história da TAM, quem acompanhou a chegada dos primeiros F100 ou presenciou o voo rasante do primeiro A330 em Congonhas, sabe que a empresa surgiu como resultado de uma cultura capitaneada por um único homem.

Há alguns dias reencontrei D. Noemy e Maria Claudia em um evento para apresentação do novo serviço de bordo da empresa. Conversamos longamente e na presença delas eu sentia a presença do próprio Rolim. Era como se ele estivesse ali. Não se trata de nenhum fenômeno espiritual. Conversando com elas, observando a espontaneidade do sorriso, cheguei à conclusão que Rolim e sua família também formavam um só ser. O que ele foi em vida era fruto da família que possuía. Da esposa compreensível e amiga que sempre teve. Dos filhos que davam os primeiros passos na própria TAM.

Recordo do orgulho que ele tinha em ver todo o cuidado da Maria Claudia com o novo serviço internacional da TAM. No voo inaugural de Miami para São Paulo, ele foi me visitar na classe executiva e perguntou: “O que achou do serviço, Magnavita?” Ao expressar a minha satisfação com as riquezas dos detalhes, ele me disse: “Foi tudo cuidado pela Maria Claudia!”.

Lembro também do seu orgulho quando voamos de volta o primeiro Top TAM, de Recife para São Paulo, a bordo do Citation Excel que ele tinha acabado de receber. No cockpit estava Maurício Amaro, hoje comandante do A320 e cada vez mais parecido com o pai. Durante a viagem, ao lado de Luís Eduardo Falco e Rubel Thomas, Rolim não cansava de elogiar: “O Maurício é um grande piloto. Nasceu para voar!”. No mesmo voo, D. Noemy, que o comandante chamava carinhosamente de Nono, separava frutas, que haviam sido embarcadas pela comissária e repassava para o marido.

O Rolim que conhecemos é fruto desta unidade familiar que o fazia se sentir pleno. Uma unidade familiar que ele levava para a empresa, com os seus colaboradores mais íntimos como Umberto D'Angelis e Antônio Carlos Gabrielli. Tinha também o Falco, já citado, para quem ele delegava dizer os “nãos” e o serviço de artilharia pesada.

Neste cenário, a TAM cresceu e, hoje, a família, como principal acionista, tem a responsabilidade de escolher o seu futuro presidente. O comandante deve se arrepiar com a ideia de colocar um estranho no comando da empresa. Como um executivo, geralmente empavonados pelo glamour de presidir uma empresa aérea líder, irá entender tamanha simbiose e tamanha cultura particular?

A solução X, Y, Z ou até B, ou K... poderão levar a empresa a perigosos solavancos. A TAM que se reencontrou publicamente com o seu fundador na campanha de marketing há dois anos, não pode correr o risco de servir de laboratório de gestão para neófitos em aviação.

Nos quadros da TAM existem soluções fidelizadas com a identidade da companhia. Quem assumir, sabe que os acionistas majoritários são os guardiões dos princípios do fundador. Dificilmente um head hunter irá achar alguém que, no mundo externo, compreenda que Maria Claudia, Maurício e D. Noemy formam a essência do Comandante Rolim. Eles cresceram com a TAM e principalmente a TAM cresceu com eles. Conhecem cada segundo da história da companhia.

Presidir a TAM será, na realidade, dar continuidade a uma filosofia empresarial criada pelo próprio Rolim. Como alguém de fora poderá fazer isso? Os nomes externos que estão surgindo, antes mesmo de pisar na empresa, já começam a fazer jogo pela imprensa. Querem ser plenipotenciário em um campo que desconhecem e querem no fundo afastar a influência da família acionista.

É como se, em vida, algum maluco quisesse afastar Rolim da presidência da TAM. Façam um exercício mental e respondam, imaginem o Rolim em casa, de pijamas, afastado da presidência da TAM...

É exatamente algo parecido que poderá ocorrer com a escolha de algum nome de fora e que não conheça a aviação. Este é um momento em que a TAM precisa ouvir o seu fundador, acreditar na sua gente e nos seus acionistas.

Depois de conversar com Maria Claudia e D. Noemy no coquetel de lançamento do novo serviço de bordo, deixei o Morumbi convicto de que Rolim é fruto da família que tem e que a TAM e Rolim formam realmente uma só pessoa. Alguém que chegue de fora, cheio de empáfia e vaidade, só irá estragar essa essência de humildade e vontade de servir que transformou a TAM na maior empresa aérea do país.

Cláudio Magnavita é presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), membro do Conselho Nacional de Turismo e presidente da Aver Editora (Aviação em Revista e Jornal de Turismo)

Jornal do Brasil

Aeroporto é a causa do Divórcio?



Um advogado E.U. processou o Aeroporto de São Francisco, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves que operam no complexo, porque ele disse que o ruído gerado pelas operações teria terminado seu casamento.

O homem reclama que desde a mudança para sua casa, localizada perto do aeroporto, os problemas começaram no seu casamento, que terminou com a sua esposa o deixou com seus trigêmeos.

Solicita indemnização de 15 milhões, e esquecer que o aeroporto já estava lá quando ele se mudou-com todo seu peculiar barulho e o ruído

Milênio

"Seu vôo tem um impacto"

A organização Plane Stupid.com publicou no Youtube um anúncio no qual alerta para os danos que a poluição da aviação, leva para os pólos.

Com o slogan "Seu vôo tem um impacto" busca sensibilizar a sociedade para este problema que se tornou notório nos últimos anos.

Bruxelas lança nova “lista negra” de companhias aéreas


O executivo comunitário, que atualizou a “lista negra” europeia das companhias proibidas de voar no espaço dos 27, manteve a TAAG entre as empresa a operar com restrições e sob determinadas condições, mas permitindo a utilização de mais aparelhos.

Em comunicado, diz reconhecer “os grandes esforços desenvolvidos pela autoridade angolana da aviação civil e pela transportadora para resolver progressivamente os problemas de segurança”, pelo que é “autorizada a aumentar o número de aeronaves utilizadas nas suas operações aéreas com destino a Portugal”.

A Comissão Europeia decidira em Julho passado levantar a proibição da TAAG em voar no espaço europeu, autorizando a companhia aérea angolana TAAG a retomar os voos para Portugal “apenas com certos aparelhos e segundo condições muito estritas”.

A nova lista passou a incluir transportadoras de três novos países, atendendo às deficiências de segurança detectadas no âmbito de auditorias.

“Não podemos aceitar compromissos no que respeita à segurança da aviação. Os cidadãos têm o direito de dispor de transportes aéreos seguros na Europa e em qualquer parte do mundo», declarou o Vice-Presidente da Comissão, Antonio Tajani. “Não se trata apenas de estabelecer uma lista de companhias aéreas perigosas. Estamos dispostos a ajudar estes países a aumentarem a sua capacidade técnica e administrativa, a fim de garantir a segurança da sua aviação civil. Vamos intensificar a cooperação com a Organização da Aviação Civil Internacional, de modo a assegurar uma melhor coordenação de esforços e prestar assistência nas áreas onde é mais necessário”, concluiu.

Actualmente, a lista inclui cinco companhias aéreas cujas operações são totalmente proibidas na União Europeia: a Air Koryo (República Popular Democrática da Coreia), a Air West (Sudão), a Ariana Afghan Airlines (Afeganistão), a Siem Reap Airways International (Camboja) e a Silverback Cargo Freighters (Ruanda).

Há oito transportadoras aéreas que estão autorizadas a operar com restrições e sob determinadas condições: TAAG - Linhas Aéreas de Angola (Angola), Air Astana (Cazaquistão), Gabon Airlines , Afrijet e SN2AG (Gabão), Air Bangladesh, Air Service Comores e Ukrainian Mediterranean Airlines (Ucrânia).
Renascença

TAAG autorizada a aumentar número de aviões a voar para Portugal


A Comissão Europeia autorizou a companhia aérea angolana TAAG a aumentar o número de aeronaves utilizadas nas suas operações aéreas com destino a Portugal.
Após proceder à atualização da lista negra europeia das companhias de transporte aéreo proibidas de voar no espaço dos 27, a TAAG pode a partir de agora operar com restrições e sob determinadas condições, mas permitindo a utilização de mais aparelhos face aos progressos realizados pela transportadora.
Opção Turismo

Conselho da TAM se reúne e sucessão deve ser debatida





Será numa estreita sala, com visão para as pistas do Aeroporto de Congonhas, que a sucessão presidencial na TAM deverá ser discutida oficialmente pelo seu Conselho de Administração a partir de hoje, mais ainda sem data certa para uma definição entre uma solução interna ou um executivo do mercado.

Embora não esteja na pauta da reunião mensal que ocorre hoje, há chances de os oito integrantes do conselho colocarem o assunto na longa mesa retangular para cerca de 20 pessoas. Na parede próxima à cabeceira, o lugar é para a foto do fundador da TAM, comandante Rolim Amaro.

" O assunto não está na pauta, mas pode ser objeto de comentários. Caso isso aconteça, pela primeira vez os conselheiros vão tomar conhecimento de nomes " , relatou um membro do Conselho de Administração da TAM a uma pessoa próxima a ele. Segundo a fonte, a presidente do conselho, Maria Cláudia Amaro, filha do comandante Rolim, ainda não apresentou formalmente nenhum nome. Integram o conselho seu irmão Maurício, a mãe Noemi, André Esteves (presidente do BTG/Pactual), Marco Antônio Bologna (ex-presidente da TAM), Alexandre Silva (ex-presidente da GE no Brasil), Emílio Romano (presidente do grupo Puerta Alameda) e Waldemar Verdi Jr (presidente da GV).

Desde 9 de outubro, quando o então presidente David Barioni Neto deixou a empresa, a sucessão tem produzido diversos rumores. Por enquanto, acumula a função o vice-presidente de Finanças da TAM, Líbano Barroso.

Diversos executivos já apareceram no noticiário como candidatos: Fernando Pinto, comandante da portuguesa TAP; João Cox, presidente da operadora de telefonia Claro; Ricardo Knoepfelmacher (ou Ricardo K.), ex-presidente da Brasil Telecom. Como solução caseira, até mesmo Maria Cláudia entrou na bolsa de apostas. Ainda internamente, o vice-presidente Comercial e de Planejamento, Paulo Castello Branco, e Barroso são candidatos. Em recente entrevista à imprensa, Barroso sorriu quando perguntado se desejava permanecer no comando.

" Não há uma sangria, um desespero na TAM para que haja uma definição do presidente amanhã (hoje) " , diz outra pessoa que acompanha as decisões do conselho de perto. Segundo essa fonte, Cox nem conversou com algum representante da TAM, mas com Ricardo K. houve aproximação, que não prosperou. " A família dá preferência para algum executivo de uma multinacional, que tenha experiência internacional " , diz outra pessoa, próxima à família Amaro.

O analista de transporte do Santander, Caio Dias, diz que o mercado não vê com bons olhos a indefinição na sucessão na TAM. Dias conta que o mercado considera os resultados financeiros da TAM, e também da Gol, " alavancados " . No entanto, lembra que a margem das duas companhias é bem diferente, de 2,5% para a TAM e de 6,6% para a Gol, no terceiro trimestre, uma indicação de que a TAM está se saindo pior na guerra tarifária. " A TAM tem um custo unitário por assento maior " , diz.

WEBTRANSPO


Jobim afirma que vai propor decreto para privatizar aeroportos


O ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou ontem que vai enviar daqui a dez dias uma proposta de decreto sobre a concessão de aeroportos à iniciativa privada. Ele negou que as eleições de 2010 e a Copa do Mundo em 2014 possam atrasar o projeto. Segundo o ministro, a proposta vai incluir a constituição de um fundo para desenvolver aeroportos deficitários e a malha aérea regional. Os recursos viriam da outorga de grandes terminais.

De acordo com ele, as empresas, em alguns casos, não precisarão administrar todo o aeroporto, mas apenas determinados terminais ou serviços. "Vai depender do caso. No decreto abrem-se todas as alternativas e em cada caso se vê qual é a adequada", disse o ministro, no Rio.

O ministro da Defesa negou que a Copa e as eleições do ano que vem atrasarão a adoção da medida. "Está tudo sob controle. Temos absoluta condição [de manter o projeto]. Não se pode confundir eleição com a necessidade de infraestrutura."

A Folha revelou ontem que a avaliação técnica no governo federal é que não há mais tempo para entregar os aeroportos à iniciativa privada e reformá-los até o Mundial de 2014.

Segundo técnicos do próprio Ministério da Defesa, o tempo ideal para essas medidas é de quatro anos, o que obrigaria o início das mudanças para o começo da semana que vem. Mesmo assim, as obras seriam concluídas às vésperas da Copa do Mundo.

Além disso, o governo perderia um trunfo eleitoral ao fazer a "privatização" do setor -opção que petistas preferem ligar à administração tucana. Há mais de um ano o governo procura o melhor modelo para a administração dos aeroportos, a fim de evitar um novo caos aéreo, como o ocorrido em 2007. Jobim afirmou que os estudos avaliaram o modelo utilizado em diversos países até chegar ao produto final.

"Como não temos experiência nisso, tivemos que fazer um levantamento no mundo todo para ver o tipo de situação. Não é a questão do aeroporto A, B ou C. É a modelagem. Feita a modelagem, vai se discutir o que é conveniente", disse ele.

A Infraero, estatal que administra os aeroportos, defende a manutenção do controle público dos terminais.
Folha de SÃO PAULO

Aeronautas promovem ato em memória aos aposentados falecidos da Varig

RIO - Os aposentados e pensionistas da antiga Varig, Vasp e Transbrasil, falecidos em meio ao processo de intervenção e liquidação dos institutos Aerus e Aeros, FORAM homenageados nesta quinta-feira, no Rio, em missa ecumênica na Catedral Metropolitana da Antiga Sé, no Centro.

A missa homenageou mais de 300 aposentados e pensionistas falecidos nos últimos quatro anos. O Sindicato Nacional dos Aeronautas promove o ato ecumênico, juntamente com os sindicatos cutistas de aeroviários, a Fentac/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil) e a APRUS (Associação dos Participantes do Aerus).

Também estão sendo realizados missas em outras seis cidades (Recife, São Paulo, Curitiba, Guarulhos, Brasília e Porto Alegre).

Os sindicalistas vêm buscando, junto à Advocacia Geral da União e ao Congresso, viabilizar um acordo com o governo que garanta a integralidade das aposentadorias e pensões dos participantes do Aerus. A reivindicação dos trabalhadores é baseada na co-responsabilidade da União na gestão dos fundos de pensão complementares, através da Secretaria de Previdência Complementar (SPC).

JB

Demissões na Embraer continuam, diz sindicato


Depois de demitir 4,2 mil trabalhadores no começo deste ano - o maior corte de pessoal realizado por uma empresa brasileira na crise -, a Embraer já mandou embora outros 600 metalúrgicos de sua fábrica em São José dos Campos (SP), segundo levantamento do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

O balanço não considera o corte do começo do ano feito em todas as unidades da empresa. Segundo o sindicato, que fez seu levantamento com base nos pedidos de homologação entre janeiro e novembro, "somente nesta semana a Embraer já pediu o agendamento de 50 a 70 homologações".
A entidade calcula que, se forem consideradas as demissões de outras categorias, como engenheiros e funcionários administrativos, o número de demitidos pode ser ainda maior. De acordo com o sindicato, a Embraer possui cerca de 11,7 mil trabalhadores em sua fábrica em São José dos Campos.

O sindicato protocolou ontem uma carta pedindo que seja marcada uma reunião com o presidente da Embraer, Frederico Curado, para discussão sobre a manutenção de postos de trabalho e redução da jornada sem redução de salário e sem banco de horas.

Procurada pela reportagem da Agência Estado, a Embraer informou, por meio da assessoria de imprensa, que não havia representantes para comentar o assunto. A fabricante não confirmou nem desmentiu as 600 demissões.

No começo deste ano, o Sindicato fez vários alertas sobre a demissão em massa que estava sendo feita pela companhia. Na ocasião, a Embraer levou algum tempo para confirmar e divulgar os cortes.

RECUPERAÇÃO LENTA

Há alguns meses, o presidente da Embraer disse em entrevista que o pior da crise já havia passado, mas que o setor não se recuperaria antes de 2011. Na apresentação dos resultados do primeiro semestre, em agosto deste ano, a previsão da companhia era de queda de US$ 800 milhões de receita em 2009 - de US$ 6,3 bilhões para US$ 5,5 bilhões. Com o cancelamento de entregas, o ritmo da produção caiu 30% em relação ao ano passado. Só no primeiro semestre, foram 27 cancelamentos.

Para o ano, a empresa previa a entrega de 242 aeronaves, 38 a mais do que no ano passado. No entanto, a expectativa era de queda nas entregas de aviões de grande porte - portanto, mais caros - e de aumento no número de jatos pequenos.

O Estado de S.Paulo

Air France-KLM espera manter liderança na América frente à British Airways-Iberia



O grupo Air France-KLM, que mantém atualmente a liderança no tráfego de passageiros entre a Europa e a América, espera manter a posição frente à concorrência que será gerada pelo novo grupo formado a partir da fusão entre British Airways e Iberia, informou o diário Hosteltur.

Atualmente a Air France-KLM lidera na América do Norte e segue atrás da Iberia na América Latina, onde a empresa espanhola é a primeira colocada, e acredita que mesmo frente ao novo grupo TopCo (BA-Iberia) poderá manter a posição de destaque no computo geral do continente.

Falando ao Hosteltur, o Diretor do grupo franco-holandês para a Espanha e Portugal, Thierry de Bailleul, afirmou que uma mudança de estratégia para o continente americano devido ao novo concorrente não faz parte dos planos, e que seguirão disputando a liderança sem abandonar nenhum mercado, evitando deixar portas abertas para a concorrência.

A disputa entre os dois grupos por todo o continente será acirrada, surgindo como prováveis divisoras de águas duas das maiores companhias aéreas do mundo e antigas concorrentes no mercado norte-americano, a Delta e a American Airlines. A primeira fortalecendo a Air France-KLM no mercado da América do Norte (maior do continente) através da aliança Sky Team e, a segunda, buscando fazer o mesmo pela British Airways-Iberia, suas parceiras na aliança Oneworld.

CR

Airbus e Boeing disputam encomenda da United Airlines


A disputa entre as duas maiores fabricantes mundiais por uma grande encomenda de widebodies de última geração (A350 ou 787) a ser feita pela United Airlines acaba de se acirrar ainda mais, informou a Flight International.

O motivo é o deferimento de pedidos feito pela US Airways que, além dos narrowbodies, contempla sua encomenda firme de 22 aviões A350, que tiveram suas entregas iniciais atrasadas dois anos, passando de 2015 para 2017.

Com isso, a Airbus abre importantes slots em sua linha de produção para oferecê-los à United como forma de ganhar o contrato com a companhia aérea, pois devido ao grande número de encomendas já feitas para o A350 e o 787, tanto a fabricante européia quanto a norte-americana não estão tendo vagas disponíveis para entrega em curto-prazo, o que muda no caso da Airbus com a reprogramação feita pela US Airways.

A Boeing, apesar da grande carteira de encomendas para o seu mais novo avião, devido aos atrasos no programa e à crise econômica mundial, viu cerca de 80 pedidos firmes serem cancelados este ano. Isto também abriu slots em sua linha de produção e, para recuperar um pouco do atraso do programa, a fabricante estava pensando em utilizá-los para acelerar as entregas aos demais clientes.

Entretanto, a possibilidade de ganhar uma nova grande encomenda esquentou ainda mais uma discussão que já vinha ocorrendo dentro dos escritórios da fabricante sobre usar os slots vagos para acelerar entregas a atuais clientes ou disponibilizá-los ao setor de vendas para que este possa, assim, partir em busca de novos clientes e pedidos.


Enquanto a Boeing não se decide a Airbus já está com suas cartas na mesa, pronta para conseguir mais uma encomenda para o A350.

Portal CR

Gol busca nova classe média com loja Voe Fácil

São Paulo - Além de ampliar presença no mercado corporativo, a Gol está trabalhando para buscar clientes entre as classes C e D. Nos próximos dias, a empresa lançará uma loja do Voe Fácil, seu programa de parcelamento de passagens aéreas, informou hoje o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Júnior.

A loja será aberta no Largo 13, região popular da zona sul de São Paulo. A empresa planeja abrir outras duas lojas na capital paulista no começo de 2010. Com o programa, que permite o parcelamento das passagens em até 36 vezes e hoje tem 1,5 milhão de clientes cadastrados, a Gol quer aumentar a taxa de ocupação de suas aeronaves, já que enxerga um público de aproximadamente 100 milhões de pessoas que têm condições de viajar de avião. Hoje, estima-se que apenas 5% da população brasileira usa o transporte aéreo.

"A primeira loja está posicionada em uma área com movimento muito grande da nova classe média. O Voe Fácil será uma alternativa para quem não viaja de avião por falta de costume, conhecimento ou por não ter cartão de crédito", disse o executivo. Hoje, o programa responde por 4% da receita de passageiros.

O financiamento é feito pela própria Gol, que cobra juros de 5% ao mês, mas a companhia aérea cogita fazer parcerias com instituições financeiras para o parcelamento de passagens. "Toda e qualquer parceria que permita atingir o objetivo de trazer mais clientes será bem-vinda", destacou hoje a jornalistas, em reunião Apimec.

Tarifas

Embora já veja recuperação nos preços das passagens, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, acha "muito difícil" que as tarifas voltem aos níveis de 2008. Contudo, apesar da pressão da crise internacional e da competição mais acirrada sobre os preços, a aviação brasileira vive "um momento muito bom".

"A economia cresce de forma sustentada, a inflação está sob controle, a renda está crescendo e os juros estão baixos, o que acaba sendo um dínamo para a demanda por voos. Do lado das empresas, a estabilidade das cotações do dólar e do petróleo ajuda a reduzir os custos operacionais", afirmou a jornalistas durante a Apimec. "Até pelo momento mais favorável acho difícil os preços voltarem à velha forma."

Portal

Para ganhar mais clientes e incrementar suas receitas auxiliares, a Gol vai lançar até abril de 2010 um portal onde o passageiro poderá, em um só lugar e com uma única fatura, comprar tudo relacionado à sua viagem - de seguros, aluguel de carros, reservas de hotéis e até shows.

Segundo o presidente da Gol, o portal de viagens será totalmente integrado às demais plataformas do grupo, como Gollog (cargas) e Smiles (programa de milhagem). "Estamos investindo no conceito one-stop shop e queremos fornecer tudo o que o cliente procura", afirmou.

No momento, uma das parcerias da Gol em curso é com a locadora de veículos Unidas, cujos descontos já figuram no site da Gol, mas a companhia aérea busca outros parceiros para, futuramente, acomodá-los neste novo portal. O valor do investimento neste projeto não foi revelado.
Viaje Aqui

Peter Fellinger deixa a direção geral da Lufthansa



Depois de cinco anos à frente da diretoria-geral para América Latina e Caribe, Peter Fellinger vai deixar a Lufthansa. A partir de dezembro, ele não estará mais na empresa em que trabalhou por 39 anos. Fellinger dará início a uma nova fase de sua vida profissional ao assumir o cargo de vice-presidente de Vendas da Saudi Arabian Airlines. Com isso, ele se mudará para Jeddah, na Arábia Saudita. O nome do diretor que vai substituí-lo deve ser anunciado em breve.
Jornal de Turismo

Aerosur: Coisas que só acontecem na Bolívia



A Aerosur informa que não realizará vôos no dia 06 de dezembro de 2009, dia de eleições na Bolívia.

Ela alega que estão proibidos os vôos por determinação do Governo Boliviano.
Aeroblog

“Avião voa muito alto”


De Oscar Niemeyer, notoriamente avesso a viajar de avião, a um amigo que tentava ontem convencê-lo a ir para Ravello, na Itália, onde será inaugurado na segunda-feira um centro cultural projetado por ele:

- Avião voa muito alto. Se fosse a cinco metros de altura, eu ia.

Lauro Jardim