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quarta-feira, 22 de maio de 2013

Falha no Motor da Lufthansa força avião para pouso de emergência


Um vôo da Lufthansa foi forçado a regressar ao aeroporto de Katowice, no sudoeste da Polônia, na terça de manhã e fazer um pouso de emergência após falha do motor.

Lufthansa

O incidente ocorreu depois que o avião decolou às 6.28h

"Logo após a decolagem o comandante informou que ele tinha sérios problemas com o motor do lado direito e pediu ajuda quando aterrava",comunicou Cezary Orzech, porta-voz do aeroporto de Katowice..

"Os serviços de ambulância, bombeiros e policiais estavam no aeroporto. Este é um procedimento normal em tais casos. O avião pousou em segurança, ninguém ficou ferido " À bordo: Sessenta e três passageiros  e quatro membros da tripulação.


THENEWS

Piloto vira herói depois de evitar queda de avião nos EUA

Após perceber que a aeronave não poderia aterrissar, Edward Powers resolveu sobrevoar o aeroporto até gastar todo o combustível e pousar de barriga.
 
 Piloto vira herói depois de evitar queda de avião nos EUA [vídeo]

Um piloto conseguiu fazer uma aterrissagem bem-sucedida mesmo depois de perceber problemas na engrenagem da aeronave que conduzia, nos EUA. O avião da companhia US Airways, com 34 passageiros, foi obrigado a pousar de barriga no Aeroporto Internacional de Newark. Um vídeo feito momentos antes do pouso mostra as luzes de alerta produzidas pela aeronave.

Para evitar uma possível explosão no momento do pouso, o piloto manteve o avião sobrevoando o aeroporto até que o combustível acabasse. Graças a essa postura estratégica, a aeronave não chegou a pegar fogo. Após a aterrissagem arriscada, os passageiros desceram e o piloto herói posou para fotos ao lado de outros funcionários da companhia.

Alívio

Edward posa ao lado de outros dois funcionários que o acompanharam durante a aterrissagem. Fonte da imagem: Reprodução/DailyMail

O avião foi umedecido com espuma depois do pouso, para evitar possíveis explosões. Um porta-voz da companhia disse que as causas do acidente serão investigadas e afirmou que as manobras feitas pelo piloto para essa aterrissagem segura comprovam a qualidade do treinamento dos funcionários da US Airways.
Assista, a seguir, ao vídeo feito momentos antes de o piloto conseguir aterrissar. As imagens estão escuras, mas é possível ver as luzes do avião quase em queda.



MEGACURIOSO

Afinal, quanto eu posso levar de bagagem para a Europa?



Eis um tema que vira e mexe e a dúvida aparece: quantas malas eu posso levar para a Europa? Qual o peso total que posso levar? E na mão, que tamanho, peso e quantidade posso levar? E se houver excesso, quanto eu pagarei?

Para início de conversa, aqui vai uma dica preciosa: leve o mínimo possível em uma mala média (você não imagina a quantidade de roupas e calçados que podem ser levados em 15kg), uma única mala, e de preferência com quatro rodinhas, com a soma de medidas não ultrapassando 158cm. E uma mochila ou bolsa de mão com no máximo 5kg e 115cm na soma das medidas. Isto vai facilitar a sua vida, e muito, tanto nos deslocamentos quanto na economia, pois desta forma você correrá menos riscos de ter que desembolsar uma grana para cobrir o excesso. E isto vale mais ainda se você for voar de low-cost dentro da Europa, que permitem pouquíssima bagagem e cobram enormes multas por malas pesadas. Lembre-se do ditado popular: malas cheias, bolsos vazios...

De acordo com regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão que regula a aviação no Brasil, o que vale nas passagens emitidas no Brasil são as regras definidas para voos com partidas do Brasil, claro, mas com algumas variações dependendo do destino e da companhia áerea.

Franquia de bagagem

Para a Europa, cada passageiro na classe econômica poderá levar até 2 malas de 32kg ou 23kg cada uma, conforme definido por cada companhia aérea. A maioria das companhias estabelece limite de 32kg por peça nos voos partindo do Brasil, tais como TAM, TAP, Iberia, Air France, KLM, Condor, Alitalia e Lufthansa. Normalmente o peso das duas malas são somadas, então não se preocupe se uma tiver 40kg e outra 20kg, o que "normalmente" vale é a soma total de 64kg e a quantidade limite de 2 peças por pessoa. Mas se os atendentes questionarem isto, verifique o peso de cada mala, saia da fila e arrume novamente distribuindo melhor o peso entre suas malas.

Quando o assunto é mala de mão, a variação é maior, indo de 5kg até 12kg, com uma mala por pessoa e dentro de um tamanho delimitado de 115cm (somando altura, largura e profundidade), além de uma outra peça menor, que poderá ser uma bolsa, uma sacola, câmera, desde que caibam debaixo da poltrona. Se bem que aqui o controle é muito menor, mas convém não exagerar... Na Europa não existem negociação ou jeitinho, lá as regras são respeitadas e cumpridas.

Um detalhe importante: em todos os voos que estão definidos em uma mesma reserva ou passagem vale a regra da partida do Brasil, mesmo se houver voos internos na Europa, onde o limite normalmente é de uma peça de até 23kg por pessoa e 5kg de mala de mão. Se você voar de São Paulo para Paris pela Air France, por exemplo, poderá levar 2 malas de até 32kg. Se esta mesma passagem contempla um voo entre Paris e Roma, seja pela Air France ou outra companhia, ficam valendo a mesma quantidade e peso, e isto vale até o retorno para o Brasil. Esta é uma das grandes vantagens de já sair do Brasil com todos os voos em uma mesma reserva, além de, na maioria das vezes, o valor ser igual ou apenas um pouco superior se comprado individualmente, seja em companhias tradicionais ou de baixo custo. Nestas últimas devemos ficar muito atentos à diversas pegadinhas, incluindo o limite da bagagem e o fato de praticamente todas cobrarem para quem for despachar malas.

Caso você compre uma passagem aérea pela internet, independente da passagem intercontinental, fique atento. Você chegará e poderá voltar da Europa com o limite de 2 malas de até 32kg cada uma, mas terá que respeitar o limite de bagagem da companhia que fará seu voo "independente", que provavelmente será de 1 peça de no máximo 23kg, no caso das cias tradicionais, e variando de 10 até 20kg nas companhias de baixo custo, como easyJet, Vueling e Ryanair.

Calculando multas por excesso de bagagem

Em caso de excesso de peso ou quantidade superior ao número limite de peças, partindo do Brasil ou voltando, o que vale é o valor da multa vigente no Brasil, 120 dólares por peça. Aqui vale uma explicação: como o Brasil utiliza o sistema de unidades de peça e não de peso de mala para cálculo da multa, se você tiver uma mala a mais do que o permitido, haverá cobrança desta peça. Se você estiver levando peso superior ao limite em uma das malas, até o limite de 45kg, também pagará como uma peça adicional. Se ultrapassar o limite de 45kg, pagará 3 vezes o valor mais 1 vez o valor a cada 10kg extra.

Um exemplo prático: você trazendo de volta para o Brasil 3 malas, sendo as duas primeiras com 32kg cada e a terceira com 55kg. Você pagará uma multa de 600 dólares (120 dólares pela mala extra, 3 vezes o valor por exceder o limite de 45kg e mais 1 vez o valor por 10kg extra). Ficará mais em conta se você voltar com 2 malas extras, distribuindo os 55kg entre elas. Assim você pagará "somente" 240 dólares por duas peças extras, mas sem ultrapassar o peso de 32kg por mala. Se este cálculo ou raciocínio estiver errado, me corrijam, por favor!

E fique atento também à multa que poderá receber caso sua bagagem extrapolar o volume. Se ultrapassar o tamanho de 158cm até 203cm, também será cobrado o valor de 120 dólares, como se fosse uma peça a mais. Acima de 203cm a multa será 3 vezes o valor de uma peça normal. 

Companhias aéreas e franquias de bagagem

Confira agora as regras de bagagem de cada companhia, para voos partindo do Brasil para a Europa (clicando no nome você acessa o site com as informações atualizadas):

2 peças de 32kg
12kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
8kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
10kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
6kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
10kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
12kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
8kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
5kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
6kg de bagagem de mão

Lembrando que estas informações são relativas à classe econômica e podem ser alteradas a qualquer momento pelas companhias aéreas ou até pela ANAC, que recentemente esteve atualizando suas normas, para adequá-las às normas internacionais da aviação civil.

Então fique bem atento às regras descritas antes de fechar a compra das passagens e procure por mais informações na própria companhia aérea ou na agência ou site onde você comprou sua passagem. E verifique atentamente, após a compra, se as informações sobre quantidade e peso conferem. Vale também consultar os sites das companhias para bagagens especiais, instrumentos musicais, equipamentos esportivos, animais e também sobre o que pode ou não ser levado nas bagagens de mão e a despachar.

viajando bem e barato

Bagagem pré-paga? -Air France-KLM começa a testar serviço de bagagem pré-paga


A Air France-KLM começou a testar serviços complementares como a “bagagem pré-paga”. O novo sistema permite que os agentes de viagens adquiram os produtos complementares das empresas aéreas que os viajantes solicitam, da mesma maneira que ofereceriam tarifas aéreas. 

air france klm.jpg
Os serviços complmementares têm sido uma saída para as companhias ampliarem suas receitas. Jean Wieviorka, vice-presidente corporativo e de distribuição na Air France-KLM, destaca em comunicado que “a receita gerada pela venda destes serviços nos permitem atingir nossos objetivos de negócios”.
A Air France-KLM integra uma longa lista de empresas aéreas internacionais, incluindo a US Airways, Alitalia, Finnair e Brussels Airlines, que optaram por oferecer seus produtos complementares e tarifas de serviços extras.
ISTO É DINHEIRO

A história do F-22 Raptor



Documentário da série “Battle Stations” do History Channel, em inglês, mostrando o desenvolvimento do caça F-22 Raptor.
Colaborou: Henrique
PODER AÉREO

workshop - Dia do Comissário 2013


O Sindicato Nacional dos Aeronautas, promoverá no próximo dia 28/05, workshop na subsede em São Paulo para marcar o dia internacional do Comissário de Voo.

No workshop, ministrado pela biomédica Carla Michalik, será apresentada sua pesquisa sobre os agentes nocivos, incluindo cancerígenos, envolvidos na profissão e será discutidos tópicos sobre a vida com qualidade no voo.

A pesquisadora é apoiada pelo Sindicato e tem apresentado seu trabalho em várias partes do mundo. Michalik, que já foi comissária de voo, procurará dividir esses resultados com a categoria e fomentar o debate das ações que podem ser tomadas para evitar esses danos a saúde do trabalhador.
O evento é aberto a todos os aeronautas e no seu encerramento será oferecido aos participantes um coffee break.
Data: 28-05-13
Horário: 14:30
Duração: 150 minutos (aproximado)
Local: Subsede do Sindicato Nacional dos Aeronautas
            Av. Washington Luiz, 6817- 1° andar- São Paulo- SP
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.
Para inscrições: enviar e-mail: assistentesocial@aeronautas.org.br
ou 11-5531-0318

TAP é sétima companhia mais segura


CompanhiasAereas
 De acordo com o ranking JACDEC, a TAP foi no ano passado a sétima companhia aérea mais segura do mundo. 

As conclusões resultam de uma investigação à segurança na aviação baseados nos cálculos anuais de segurança que incluem acidentes e perdas total do aparelho e incidentes graves nas últimas trinta décadas de operação tendo por base o número de passageiros transportados por quilómetro.

A lista é liderada pela Finnair seguido da Air New Zealand, Cathay Pacific, Emirates, Ethiad Airways e Eva Air. 

OPÇÃO TURISMO

Anac e FAB fiscalizam pistas de pouso e aeronaves na fronteira

Ação faz parte da Operação Ágata 7, que tem como objetivo coibir a prática de crimes e garantir a segurança em áreas de fronteira.

Agentes da Anac e militares reforçaram o controle em aeródromos da fronteira Foto: FAB / Divulgação
Agentes da Anac e militares reforçaram o controle em aeródromos da fronteira
Foto: FAB / Divulgação
Uma ação conjunta da Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza nesta terça-feira vistorias em pistas de pouso e aeronaves em localidades remotas da fronteira do País, como em Surucucu (RR), Pontes e Lacerda (MT). A ação faz parte da Operação Ágata 7, da FAB, que tem como objetivo coibir atividades ilícitas na região fronteiriça.


Na segunda-feira, os agentes da Anac, a bordo de aeronaves da FAB, fiscalizaram o aeródromo de Surucucu, a cerca de 270 quilômetros de Boa Vista. De acordo com a Anac, o objetivo é fiscalizar de forma presencial aeródromos localizados em região de difícil acesso, porém com movimento significativo de aeronaves. Com essa ação, será possível, na avaliação da agência, apontar possíveis irregularidades, além de contribuir para a melhoria da segurança operacional dos voos.


"O apoio das Forças Armadas é de suma importância para o deslocamento dos inspetores da Anac e para a efetivação das inspeções, bem como para transmitir à população a mensagem da presença dos órgãos governamentais de forma sinérgica", explica Claudio Ianelli, gerente-geral da ação de fiscalização da Anac. Ao todo, estão previstas 35 ações de fiscalização em aeródromos nas regiões de fronteira.
TERRA

 

Aeromexico adicionará 3 aviões da Embraer à frota

A companhia aérea mexicana Aeromexico anunciou nesta terça-feira que adicionará três aviões do modelo 175, da Embraer, à frota.

De acordo com a Aeromexico, a medida faz parte do projeto de renovar a frota, e os modelos novos, com 86 lugares, substituirão os aviões 145, que têm 50 assentos.

Dos três novos aviões, dois devem entrar em operação em 1.º e 20 de junho, em rotas domésticas da companhia no México. As informações são da Dow Jones.

R7

Ethiopian Airlines terá rota para o Brasil usando Boeing 787 Dreamliner


A Ethiopian Airlines pretende ser a primeira empresa a voar com o avião Boeing 787 Dreamliner no Brasil, segundo informou seu representante no país ao G1 nesta terça-feira (21).

Usando esse novo modelo de aeronave, a companhia inaugura no dia 1º de julho uma rota entre a capital etíope, Adis Abeba, e São Paulo, passando por Lomé, no Togo, e Rio de Janeiro.
A companhia deverá operar três voos semanais, com chegadas ao Brasil às segundas, quartas e sábados, e saídas para a Etiópia às terças, quintas e domingos.

As aeronaves 787 Dreamliner recentemente tiveram que permanecer em solo por decisão das autoridades aeronáuticas norte-americanas durante mais de três meses, entre meados de janeiro e  final de abril, devido a dois incidentes com suas baterias de íon-lítio em um intervalo de duas semanas.

Na América Latina, a LAN, que se fundiu com a brasileira TAM, possui três dessas aeronaves e deve adquirir mais 32 aviões deste tipo nos próximos 10 anos. O 787 da Ethiopian que voará para o Brasil tem 24 assentos na classe business e 246 na econômica. A companhia possui cinco unidades do modelo.

De acordo com a representação da Ethiopian no Brasil, um dos objetivos da nova rota é oferecer uma alternativa mais curta de viagem para os brasileiros que trabalham na África Ocidental, que poderão fazer conexão em Lomé para países daquela região, como a Nigéria. Outra meta é levar mais turistas para a Etiópia, país ainda pouco conhecido pelos brasileiros.

Finalmente, de Adis Abeba, os viajantes terão a opção de fazer conexão para uma série de destinos na África Oriental, Oriente Médio e Extremo Oriente, como Israel, Índia, Seychelles, China e Egito.
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787 Dreamliner da Ethiopian durante pouso e ilustração que apresenta a classe executiva do modelo (Foto: Reprodução/Facebook/Ethiopian Airlines)787 Dreamliner da Ethiopian durante pouso e ilustração que apresenta a classe executiva do modelo (Foto: Reprodução/Facebook/Ethiopian Airlines)
 
  G1

Anac pede explicações à Azul após cegos serem barrados em voo


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pediu explicações à Azul Linhas Aéreas por ter impedido o embarque de três cegos em um voo de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) a Belo Horizonte (MG), no último domingo (19).

Os deficientes visuais participaram de um campeonato em Altinópolis, no final de semana, e estavam na sala de embarque do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão, quando foram impedidos pelo comandante de entrar na aeronave.
A empresa alegou motivo de segurança para a medida. Os três foram encaminhados para um hotel da cidade e embarcaram no dia seguinte, porém em três voos diferentes.
O último só conseguiu entrar no avião rumo a Belo Horizonte 24 horas depois do primeiro voo.
Segundo os cegos, a Azul agiu com preconceito e não ofereceu alternativas ou um questionário onde pudessem informar sobre o problema. A empresa nega.

Um deles afirmou que vai solicitar indenização à Justiça por danos morais sofridos.
"Houve constrangimento porque nos impediram de embarcar na sala de embarque. Vou entrar na Justiça com uma ação por danos morais para que esse preconceito não se repita", disse o analista de sistemas Crisolon Terto Vilas Boas, 54.

Ele afirmou que já viajou a 28 países e que essa foi a primeira vez que foi barrado. "Nunca tive problema e nunca fui perguntado se era deficiente. Em algumas ocasiões [em voos em outros países], houve reforço na tripulação."

Vilas Boas contou inclusive que, num campeonato de xadrez para pessoas com deficiência visual na Polônia, um grupo de 192 cegos pegou um único voo da Air France com destino à Alemanha e que não houve incidente.

"Sou 100% cego e não preciso de ajuda para me locomover. Sempre viajei sozinho e não teria problemas dessa vez", disse ele, que embarcou apenas às 18h de segunda-feira (20).


'VETO SEM MOTIVO'
O enxadrista Davi de Souza Lopes, 36, afirmou que viaja muito e que nunca havia passado por essa situação. "Apesar de ser 100% cego, tenho uma mobilidade muito boa, uma noção de espaço boa."
Ele contou que as empresas aéreas têm que ter uma atenção maior com deficientes, mas que houve exagero da Azul. "A atenção é a mesma para os cegos. Se conduz um, conduz dois, três, cinco. Na prática, essa proibição não tem motivo", disse.

A terceira enxadrista, a assistente de vendas Priscila Melo Cândido, 21, afirmou que comprou o bilhete pela internet e que em nenhum momento foi questionada se ela é deficiente visual.

 PRIMEIRA EDIÇÃO

Cegos são proibidos de entrar em avião


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pediu explicações à companhia Azul Linhas Aéreas por ter impedido o embarque de três cegos em um voo no último domingo de Ribeirão Preto a Belo Horizonte (MG).

Enxadristas, os três participaram de um campeonato em Altinópolis (SP) e estavam na sala de embarque do aeroporto Leite Lopes quando foram impedidos pelo comandante de embarcar.

A empresa alegou motivo de segurança para a medida: apenas uma pessoa com deficiência visual poderia viajar em um avião --e essa pessoa já estava na aeronave.

Fonte: Agora.uol.com.br

IBGE: cerca de 3% das rotas concentram metade do trafego aéreo nacional

Mesmo com o esforço do governo e das companhias aéreas em democratizar o transporte aéreo, o mapa de utilização do avião no Brasil manteve-se concentrado ao final do segundo mandato de Lula, em 2010.

O trecho Rio-São Paulo ainda era disparado o de maior movimento no país. A maioria dos passageiros no país estava concentrada nos municípios de São Paulo, Rio, Brasília, Salvador e Belo Horizonte.

As informações constam da nova pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o tráfego aéreo do país, divulgada hoje.

O instituto utilizou dados de 2010 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para criar uma matriz de trajetos. A pesquisa utilizou como base 135 cidades. O IBGE não fez diferenciação entre origem e destino. Apenas apontou cidades ligadas por rotas aéreas e calculou sua utilização pelos passageiros.

Essa matriz criada tem, de acordo com o IBGE, 877 pares de ligações entre municípios. Desse total, 24 rotas (cerca de 3% do total) correspondem a 50% de toda a movimentação de passageiros e carga em 2010, o que sugere a concentração territorial. A pesquisa mostrou que 71,5 milhões de passageiros utilizaram o serviço em 2010 e 434 mil toneladas de carga foram transportadas no período.

Rotas

Do total, 5,68 milhões de passageiros que utilizaram a ponte aérea Rio-São Paulo, a de maior movimento no país, em 2010. Eles correspondem quase ao dobro do trecho São Paulo-Brasília, que atingiu 3 milhões de passageiros no período e foi o segundo mais movimentado.

A maior cidade do país faz parte dos seis trajetos com maior movimento em 2010. O terceiro trajeto mais utilizados é o que liga São Paulo a Porto Alegre, com 2,6 milhões de passageiros.

A primeira rota que não inclui a capital paulista entre os mais movimentadas é a Rio de Janeiro-Brasília, com 1,7 milhão de passageiros em 2010. A rota está na sétima colocação, de um total de 24.

Passageiros

No quesito transporte de passageiros, São Paulo desponta como o município com a maior utilização do serviço --26,8 milhões. O número é quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado, com 14,4 milhões de pessoas em 2010. Brasília, Salvador e Belo Horizonte aparecem nas posições seguintes, com 12,3 milhões, 6,3 milhões e 5,8 milhões de passageiros, respectivamente.

Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é o último de uma lista de 19 municípios com maior movimentação de passageiros no período. Um milhão de pessoas viajaram de avião a partir de Campo Grande em 2010.

JCNET

Cuiabá tem o pior aeroporto entre as sedes, diz pesquisa

aeroporto cuiaba
Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República aponta os aeroportos de Cuiabá, Brasília, Manaus, e do Galeão (Rio de Janeiro) com as piores avaliações entre os que atendem às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
O levantamento foi realizado em 15 aeroportos, sendo 14 nas 12 sedes mais o de Campinas, que também atende à cidade de São Paulo. Juntos, os 15 aeroportos representam 81% da movimentação de passageiros no país.

Foram ouvidos 21 mil passageiros no primeiro trimestre deste ano que opinaram sobre 41 itens, como limpeza de banheiros, tempo de espera em filas, segurança, qualidade das informações repassadas, cortesia dos funcionários, valor de produtos de alimentação, custo de estacionamento e acesso à internet.
Os passageiros puderam dar nota entre 0 e 5 para cada item.
O aeroporto de Cuiabá ficou com as piores notas em disponibilidade do meio-fio (local de embarque e desembarque), conforto térmico, tempo de atendimento do check in, cortesia dos funcionários de segurança e dos funcionários do aeroporto.

Já o segundo pior avaliado, Galeão, teve notas mais baixas em limpeza de banheiro, distância de caminhada no terminal e facilidade em conexões.
A Infraero, que administra os aeroportos de Cuiabá, de Curitiba e do Galeão, no Rio, considerou a pesquisa importante para melhoria do atendimento. A Inframérica, responsável pelo Aeroporto de Brasília, disse que obras atualmente em andamento levarão a mudanças.

Curitiba: o melhor
Os melhores avaliações foram dadas para os aeroportos de Curitiba, que fica na cidade de São José dos Pinhais, Recife, Fortaleza e Natal

Itens como valor da alimentação e custo do estacionamento tiveram notas baixas mesmo nos melhores aeroportos. Por outro lado, o item cortesia dos funcionários teve nota elevada na maioria dos aeroportos.
A pesquisa revelou ainda o perfil dos passageiros desses 15 aeroportos: 76% embarcaram em voos para destinos dentro do próprio país, 60% viajavam a lazer e 52% utilizaram transporte privado para chegar ao aeroporto.

O objetivo do governo é monitorar os indicadores a cada trimestre, com o objetivo de melhorar os serviços prestados de olho na Copa do Mundo do ano que vem.
“O passageiro brasileiro nao é tratado ainda como cliente e ele precisa ser tratado como cliente”, destacou o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.
Fonte: Midianews.com.br

Avião Solar Impulse pronto para 2ª etapa da travessia dos EUA


 (REUTERS/SolarImpulse/Handout)
 LOS ANGELES - O avião Solar Impulse, primeira e única aeronave movida a energia solar, iniciará nesta quarta-feira a segunda etapa da travessia dos Estados Unidos, partindo de Phoenix, no Arizona (sudoeste), com destino a Dallas, Texas (sul), anunciou um dos encarregados do projeto.

O avião experimental, pilotado pelo aventureiro suíço Bertrand Piccard, iniciou a primeira etapa da viagem em 3 de maio, da Base da Força Aérea Moffett, perto de San Francisco, Califórnia (oeste).

Na quarta-feira, o avião solar, desta vez sob o comando do colega de equipe de Piccard, o suíço André Borschlberg, tentará chegar a Dallas, a 1.337 km, de uma única vez, um recorde para a aeronave.

O avião de um lugar e 1,6 tonelada, feito em fibra de carbono e com envergadura de 63,4 metros - o equivalente a um Boeing 747 -, está programado para decolar do aeroporto internacional de Phoenix às 09h00 de Brasília e espera-se que chegue ao seu destino às 03h00 da quinta-feira, após 18 horas de voo.

A travessia de oeste a leste do país, com destino final em Nova York, será feita em cinco etapas por motivos de segurança, explicaram os aventureiros.

Tecnicamente, o dispositivo poderia fazer o voo direto, mas isto não é permitido pelas autoridades porque só há lugar para um piloto e cada um é limitado a voar no máximo por 24 horas, afirmaram.

Depois de Dallas, Texas, o avião solar seguirá para Saint Louis (Missouri). Em seguida, se dirigirá ao aeroporto Dulles, de Washington, em meados de junho e, finalmente, chegará ao aeroporto JFK, de Nova York, em julho.

O avião solar ficará entre uma semana e dez dias em cada escala, permitindo aos curiosos ver e falar com os pilotos.

O objetivo é promover a tecnologia da aeronave, que com quatro motores elétricos de dez cavalos instalados sob uma asa gigantesca, é alimentada por 12.000 células fotovoltaicas capazes de produzir eletricidade suficiente para carregar uma bateria de lítio de 400 quilos.

O projeto Solar Impulse já tem dez anos, mas fez o primeiro voo em 2009. Em 2010, a aeronave fez uma viagem sem escalas de 26 horas e um ano depois viajou entre a Bélgica e a França. Em 2012 realizou a primeira travessia transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat.

André Borschberg e Bertrand Piccard pretendem dar uma volta ao mundo em uma versão melhorada do avião em 2015.
EM.COM.BR

Avião robótico transporta passageiros por 800 km

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O ano de 2013 vai ficar marcado na história da aviação como o primeiro ano em que um avião “sem piloto” voou. O feito aconteceu no mês de abril: um avião comercial de 19 lugares levou passageiros por uma viagem de 800 km em espaço aéreo normal.

No trajeto comercial de Warton, em Lancashire, Inglaterra, a Inverness, na Escócia, o avião da ASTRAEA testou uma tecnologia que vai além do piloto automático que equipa a grande maioria dos aviões comerciais há décadas. Depois da decolagem feita por piloto, entrou em ação um sistema de detecção e evasão, capaz de perceber o tráfego aéreo ao seu redor e tomar medidas anti-colisão automaticamente.

 Mas o avião não estava voando sem supervisão. Depois da decolagem, quando o sistema assumiu os controles, o veículo passou a ser monitorado por um piloto em terra, e pelos passageiros deste voo inaugural – todos eles engenheiros de teste. Para testar o sistema, objetos falsos a serem evitados foram introduzidos no computador de voo. Mudanças na rota de voo foram comunicadas ao piloto em terra pelo tráfego aéreo, que por sua vez instruía o avião a corrigir o curso de acordo.

Existem planos dos EUA para abrir o espaço aéreo para as aeronaves não pilotadas em 2015, e saber que esta tecnologia já está madura o suficiente é uma boa notícia.
O avião não tripulado ou “drone” é capaz de reagir a mudanças meteorológicas através de um detector de nuvens, que foi testado sobre o Mar da Irlanda.

 O próximo teste deve ocorrer este mês, para verificar a capacidade do sistema de evitar obstáculos em pousos de emergência. Em junho, estas tecnologias serão conectadas ao sistema de voo autônomo da aeronave. Os próximos desenvolvimentos envolvem testar sistemas capazes de se comunicar com controladores de tráfego aéreo, e sistemas de detecção e evasão de colisão com outras aeronaves.

A tecnologia de voos não tripulados não é novidade nas forças armadas, que a vem testando há anos em regiões de conflito, mas não em espaço aéreo civil. Você está preparado para apertar o cinto e descobrir que não tem piloto no avião? [NewScientist, PopSci, The Engineer, BBC News]

HIPERSCIENCE

Policiais tentam mover avião em competição nos EUA

Campeões arrastaram um Airbus A320, que pesa cerca de 40 toneladas, em 26 segundos

 

Policiais tentam mover avião em competição em Nova York
Policiais tentam mover avião em competição em Nova York
PUBLICADO EM 21/05/13 - 16h48
A cidade de Nova York foi palco de uma corrida diferente nesta semana. Equipes formadas por integrantes do Serviço de Polícia Metropolitana de Londres, por policiais locais, por soldados da polícia estadual, e por funcionários da British Airways PLC e da JetBlue Airways Corp participaram de uma competição para  mover um Airbus A320, que pesa cerca de 40 toneladas e tem capacidade para mais de 160 passageiros.
A equipe de Polícia de Nova York  conseguiu o tempo recorde, e arrastou em 26 segundos o avião por 30 metros (100 pés).
A competição aconteceu durante o quarto "Plane Pull", no aeroporto internacional John F. Kennedy. O evento conta com o apoio de ONGs e tem sua verba revertida para uma campanha de combate ao câncer infantil.

 o tempo