PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CLASSE C,D, E - Voadora na Central do Brasil

Segunda agora, a Webjet, a partir das 9h, inaugura seu ponto de vendas na Central do Brasil. Veja como vai ficar bonito. A ideia é mostrar aos 10 milhões de consumidores que passam pelo local que é acessível viajar de avião.

A companhia está prometendo até preços abaixo dos cobrados pelas empresas de ônibus em determinados trechos. A voadora fará ainda sorteios de bilhetes aéreos com direito a acompanhante.

ancelmo.com

Whitney Houston cria confusão durante voo‎


Comissária ameaça expulsar Whitney Houston de voo

Whitney Houston quase foi expulsa de um voo em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos, depois que se recusou a apertar o cinto de segurança.

A cantora de 47 anos embarcou no voo da Delta Air Lines na tarde de quarta-feira (12) e uma comissária pediu para que ela apertasse o cinto de segurança.


De acordo com o site TMZ, a estrela, que tem um histórico de problemas por abusos de substância, estava a caminho de Detroit para participar da gravação de um filme e se recusou a cumprir a norma de segurança.

Whitney foi avisada de que teria que deixar o avião caso não obedecesse ao pedido. Após a ameaça, a cantora permitiu que o dispositivo fosse ajustado e pôde seguir viagem.
desástres aéreos

Polícia norte-americana investiga vídeo de ator pornô com 'sexo aéreo'

Foto: Reprodução de InternetA polícia norte-americana está investigando um vídeo divulgado na internet onde um casal aparece transando durante um salto de paraquedas.

As imagens foram publicadas primeiramente no blog do paraquedista e ator pornô Alex Torres, conhecido como Voodoo. A gravação mostra, em detalhes, a relação sexual entre ele e a recepcionista Hope Howell, atuante na escola de paraquedismo onde ele trabalhava. A relação começa enquanto o avião está no ar e só termina após os dois chegarem ao chão.

Segundo a imprensa local, a filmagem pretendia chamar a atenção do famoso apresentador americano, Howard Stern. A polícia decidiu entrar no caso assim que as imagens se tornaram populares entre os alunos de uma escola local. Ainda assim, as autoridades não puderam fazer nada já que aparecem apenas adultos durante o vídeo e nenhum menor de idade presenciou o fato ao vivo.

Para a agência de aviação americana, não existe nenhuma política formal a respeito de atos sexuais em aviões particulares. Mesmo assim, Torres acabou sendo demitido e o vídeo foi retirado de rede.

srzd

Mantida decisão que determinou penhora de imóvel de Canhedo em execução trabalhista


Está mantida a decisão da 14ª Vara do Trabalho de São Paulo, que determinou a desconsideração da personalidade jurídica da Viação Aérea São Paulo S/A (Vasp) e direcionou execução trabalhista contra o patrimônio pessoal do empresário Wagner Canhedo. O ministro Antonio Carlos Ferreira não admitiu conflito de competência suscitado pelo empresário e manteve a execução trabalhista, com designação de hasta pública para venda judicial de imóvel penhorado.

O empresário suscitou conflito de competência entre a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo e a 14ª Vara do Trabalho, também de São Paulo. Na primeira, tramita o processo de falência da Vasp, empresa da qual é sócio majoritário. Na 14ª Vara, tramita a execução trabalhista. No conflito, ele afirmou que o juízo da 14ª Vara do Trabalho determinou a desconsideração da personalidade jurídica da empresa, redirecionando os atos executórios contra seu patrimônio pessoal, o que acarretou a penhora de um imóvel de sua propriedade. Segundo alegou, como a empresa teve a falência decretada em 4 de setembro de 2008 pelo juízo da 1ª Vara de Falências, apenas ela seria competente para todo e qualquer ato executório contra o patrimônio da empresa falida e dos seus sócios, nos termos da legislação falimentar.

O empresário sustentou que, a despeito de petição informando o juiz trabalhista sobre a competência do outro juízo, ele deu prosseguimento ao processo, designando hasta pública para a venda judicial do imóvel penhorado. Requereu, então, que fosse determinada a suspensão da execução trabalhista, a fim de impedir o leilão. O ministro Antonio Carlos Ferreira não admitiu o conflito de competência. Segundo observou, a decisão do juízo da 14ª Vara do Trabalho, redirecionando os atos executórios contra o empresário, foi proferida em 15 de maio 2008, antes da decisão da 1ª Vara, que decretou a falência da empresa. "Portanto, a decretação da falência, com a consequente instauração do juízo universal falimentar, não pode atingir a execução trabalhista em questão, uma vez que, nos termos dos artigos 6º e 76 da Lei 11.101/05, apenas as execuções contra a própria sociedade e contra os sócios de responsabilidade ilimitada é que devem ser suspensas", considerou o ministro. Segundo lembrou, o entendimento do STJ é de não ser cabível a suspensão de execução trabalhista que, após a desconsideração da personalidade jurídica de sociedade falida, prossegue contra seus sócios de responsabilidade limitada.

Ele observou que, em regra, a suspensão atinge somente o devedor em regime de falência ou recuperação judicial, prosseguindo contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso, nos termos do artigo 49, parágrafo primeiro, da Lei 11.101, podendo o credor trabalhista habilitar seu crédito na falência e, ao mesmo tempo, executar os sócios. O ministro disse que o conflito de competência somente teria plausibilidade jurídica se, no processo de falência, também tivesse havido a decretação da desconsideração da personalidade jurídica da falida, com a consequente inclusão dos bens dos sócios na execução falimentar. "Se a execução promovida contra pessoa jurídica foi direcionada para atingir um dos sócios, não mais se justifica a remessa dos autos ao juízo falimentar, pois o patrimônio da falida quedou-se livre de constrição", concluiu.

Prefeitura libera demolição de hangar da Vasp em SP


Hangar da Vasp no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo
A maior barreira para a ampliação e modernização das operações do aeroporto de Congonhas (zona sul de SP) foi vencida pela Infraero ontem. Com a demolição dos antigos hangares da Vasp liberada pelo Conpresp (conselho municipal do patrimônio histórico), Congonhas pode agora construir um acesso à nova torre de controle e ampliar o pátio de aeronaves.

A autorização do órgão da prefeitura era necessária porque o aeroporto está, desde 2004, em processo de tombamento --a decisão foi adiada mais uma vez ontem.

Em maio, o Conpresp já havia autorizado a demolição de outras estruturas da Vasp. Segundo a Infraero (estatal que gere aeroportos), ainda não há projetos específicos nem data prevista para as modificações nos hangares.

Qualquer intervenção precisa primeiro do aval da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Aeronáutica, além da retirada de todos os bens da massa falida da Vasp.

Tombamento

A Folha apurou que já existe consenso para determinar o tombamento do edifício principal de Congonhas. O aeroporto foi inaugurado em 1936. Possui elementos de arquitetura art déco e moderna, além de painéis de artistas como Di Cavalcanti e Clóvis Graciano.

O órgão também vai proteger o saguão, mas deve sugerir que a escada rolante seja retirada, porque descaracteriza o projeto original. Em agosto, a Folha antecipou que a Infraero pretende fazer outras duas intervenções no terminal: uma na ala norte do embarque --ao lado do check-in da TAM--, que deve ganhar mais 30 balcões de check-in; e um acesso do metrô dentro do saguão, para ligá-lo à estação de monotrilho que será erguida no entorno.
desástres aéreos

Avião cargueiro é transformado em sala de cinema em Tabatinga, AM

Adaptação foi feita pelo Exército Brasileiro, que exibirá filmes educacionais.
Aeronave foi usada durante a segunda guerra mundial.


Um avião cargueiro norte americano, apreendido pela Polícia Federal em 1996, está sendo usado pelo Exército Brasileiro como sala de cinema, no muncípio de Tabatinga, a 1.108 km de Manaus. Dentro da aeronave, serão exibidos vídeos institucionais do Exército e filmes sobre preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

A aeronave foi adaptada para ser uma das atrações de um parque zoobotânico de Tabatinga, um espaço turístico que mescla a história e a preservação ambiental.

O parque tem 7,5 mil metros quadrados de área e exibe ao público 22 espécies de animais catalogados. O parque também possui museu que retrata os costumes do caboclo amazônico.

De acordo com o comandante do 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS), coronel de Exército Omar Zendim, o foco do projeto é a promoção da educação ambiental. "O uso de uma antiga aeronave serve de atrativo principalmente às crianças", afirmou.

Avião Cinema (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Avião Cinema (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

Apreensão
O avião cargueiro é de modelo DC-3, usado durante a segunda guerra mundial. Ele pertencia a um empresário colombiano, que o trouxe para Tabatinga, mas não conseguiu pagar as taxas de aeroportárias. Após um débito acima de R$ 500 mil, a Justiça determinou o repasse do DC-3 para o Exército Brasileiro.

O cargueiro, que agora serve de cinema para a população de Tabatinga, foi colocado na entrada do parque zoobotânico.


g1

Domingo Aéreo: visitantes enfrentam chuva

O "Domingo Aéreo", que aconteceu neste domingo na avenida Santos Dumont, na zona norte de São Paulo, comemorou os 70 anos da FAB (Força Aérea Brasileira) e reuniu cerca centenas de pessoas.

Visitantes fizeram fila para ver aviões da FAB neste domingo / Carlos Pessuto/Futura PressNo centro de manutenção PAMA os visitantes puderam ver miniaturas das aeronaves além dos próprios aviões. Muitos enfrentaram as chuvas que caíram hoje na capital paulista para acompanhar tudo de perto.

O encontro também serviu para a comemoração das 25 mil horas de voo da frota brasileira de aviões C295, formada por doze aeronaves Airbus Military. Esta marca foi atingida após seis anos de operações na Amazônia e em Mato Grosso. As aeronaves realizam o transporte de artigos de necessidade básica, evacuação médica e missões militares na região.

O evento também reuniu a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó para um show aos visitantes. O Domingo Aéreo terminou às 17h. Apenas às 20h a avenida foi liberada para o fluxo de veículos.
band

Piloto da FAB conquista medalha de bronze no Pan

O tenente-toronel, e piloto da Força Aérea brasileira, Júlio Almeida conquistou a medalha de bronze na pistola de ar do tiro esportivo, neste domingo (16), no Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Júlio somou 675,2 pontos na prova final e viu o ouro ficar com o americano Daryl Szarenski, que alcançou 681,7 pontos, enquanto Roger Daniel, de Trinidad e Tobago, levou a prata, com 676,1 pontos.

Julio Almeida terminou a qualificatória em 5º lugar, com 575 pontos de 600, avançando assim para as finais da competição. Outro brasileiro na competição, Felipe Wu, acabou desclassificado ao ficar na 13ª posição, com 566 pontos.

O Brasil não teve representante na final do feminino. Thais Moura e Rachel Silveira fizeram a mesma pontuação, 368, e terminaram em 14º e 16º lugares.

poder aéreo

Espanha autoriza fusão TAM-LAN

A fusão dará origem a uma das maiores empresas aéreas mundiais a Latam, avaliada em cerca de US$ 12,140 bilhões

A fusão da TAM com a chilena LAN foi aprovada pela Comissão Nacional da Concorrência da Espanha (CNC), informaram nesta segunda-feira as duas companhias aéreas.

A decisão representa o fim do processo de aprovações da união das empresas na Europa, o que deixa a operação mais perto de ser concretizada, provavelmente, no final do primeiro trimestre de 2012.

Há duas semanas, a fusão foi aprovada no Chile. No Brasil, a fusão não recebeu restrições da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) e da Secretaria de Direito Econômico (SDE), restando apenas a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que acontecer ainda neste mês.

Antes da decisão da CNC espanhola, a fusão já tinha sido aprovada por órgãos antimonopólio de Itália e Alemanha.

A fusão entre TAM e LAN dará origem a uma das maiores empresas aéreas mundiais a Latam, avaliada em cerca de US$ 12,140 bilhões.
desástres aéreos

TRIP Linhas Aéreas amplia operação no aeroporto de Confins


A TRIP Linhas Aéreas, maior companhia aérea regional da América do Sul, continua ampliando as operações de seu maior HUB (centro de conexão entre voos da companhia) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) em Belo Horizonte. De janeiro a setembro deste ano, a TRIP quase dobrou o número de operações no terminal, atingindo um total de 559 operações, que representam um crescimento de 95%. A empresa é a quem mais oferece opções de destinos com voos diretos a partir deste aeroporto. São 20 diferentes cidades de todas as regiões do Brasil, atendidas por 53 voos diretos da TRIP operados com os jatos E-190 e E-175, reconhecidos pelo alto grau de conforto.

Com a chegada de mais um Jato 190 da Embraer, o oitavo deste modelo e o 17° de sua frota, a empresa dá sequência à ampliação das operações. A partir de 16 de outubro, a TRIP lança ligações inéditas em sua malha no maior aeroporto de Belo Horizonte, com novos voos sem escalas para Montes Claros, Salvador, São Paulo (Guarulhos). O número de conexões expressas também crescerá ampliando as possibilidades de conexão da malha da empresa, que é a maior da América do Sul, com mais de 80 cidades atendidas no Brasil.
Outra novidade é que a empresa está conectando as grandes capitais do país às maiores cidades do interior de Minas Gerais. São novas conexões operadas exclusivamente pela TRIP de forma pioneira. Agora, os voos da companhia que pousam no aeroporto de Confins, provenientes de cidades de todas as regiões do Brasil, são conectados aos voos que partem do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Pampulha) com destino às cidades do interior do estado, atendidas pela TRIP. A ligação entre os dois aeroportos é realizada em um confortável ônibus disponibilizado exclusivamente para seus passageiros em conexão.
segs

A Avianca de volta à briga


Com um estilo mão na massa, o empresário José Efromovich, que assumiu a Avianca em 2008 no lugar de seu irmão, conseguiu colocar a companhia aérea de volta nos trilhos — só falta fazer o negócio dar dinheiro.


José Efromovich em Congonhas: brigas com o irmão para reestruturar a Avianca

São Paulo - O empresário boliviano naturalizado brasileiro José Efromovich, de 56 anos, dono da Avianca, a sexta maior companhia aérea do país com um faturamento de 557 milhões de reais, interrompe a entrevista em seu escritório com vista para o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para observar o Airbus 319 da empresa que taxiava no local.

De pé em frente à janela, ele solta um efusivo “the best, nós somos the best” enquanto aplaude, sozinho, a aeronave. Efromovich então sorri, pede desculpas pela empolgação e retoma a conversa.

Muito embora esteja se referindo a uma companhia que detém menos de 3% do mercado brasileiro e que nunca, desde sua fundação, em fevereiro de 2002, como OceanAir, registrou um só ano de lucro, Efromovich tem lá seus motivos para ficar entusiasmado.

O “engenheiro”, como é conhecido entre os 2 437 funcionários (ele é formado em engenharia civil), conseguiu tirar a Avianca de um estado de quase falência em 2008 e colocá-la de volta na rota de crescimento — o faturamento previsto para 2011 é de 840 milhões de reais, 51% mais do que no ano passado.

Embora ainda opere no vermelho, o buraco da companhia diminuiu — em 2010, seu prejuízo foi de pouco mais de 60 milhões de reais, um terço do registrado dois anos antes e inferior às perdas da concorrente Azul, de 87 milhões de reais, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil. “Neste ano devemos finalmente equilibrar as contas”, diz Efromovich.

Há três anos, quando José assumiu o comando, sucedendo ao irmão German, lucro era uma palavra muito distante do vocabulário da Avianca.

Naquela época, a companhia acumulava um prejuízo de quase 600 milhões de reais, havia deixado de pagar fornecedores e contava com uma estrutura de custos até seis vezes maior do que a média do setor.

Para não ver o negócio sucumbir, Efromovich foi obrigado a reestruturar, radicalmente, a companhia. Injetou 200 milhões de reais na operação, demitiu metade dos 1 200 funcionários e reduziu de 34 para 14 o número de aeronaves. Tudo isso num momento em que o mercado de aviação crescia 60%.

“Não tivemos escolha”, diz ele. “Sem isso teríamos mais seis meses de vida.” Ciente de que não conseguiria bancar uma guerra tarifária com as concorrentes, maiores e mais poderosas que a OceanAir, ele decidiu centrar esforços na melhoria da qualidade do que havia restado da companhia.

exame

Vips fazem voo de estreia de superjumbo A380 na China

Superjumbo Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, estreou nesta segunda-feira e contou com a presença do ex-jogador da NBA Yao Ming


Companhia chinesa recebe Airbus A380 Foto: EFECompanhia chinesa recebe Airbus A380 Foto: EFE

O superjumbo Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, estreou nesta segunda-feira na China com um voo entre Pequim e Cantão, operado pela companhia aérea China Southern e no qual inúmeros passageiros Vips, como o ex-jogador da NBA Yao Ming, viajaram como convidados.Companhia chinesa recebe Airbus A380 Foto: AFP

Com 506 assentos, o avião partiu do aeroporto da capital e levou três horas até o aeroporto de Baiyun, no Cantão, informou o site do jornal oficial China Daily, que publicou imagens da aeronave e do célebre passageiro. O A380 da China Southern é o primeiro dos cinco encomendados pela companhia ao fabricante europeu. Até o dia 26 de outubro o gigante dos ares fará essa rota, só depois vai começar a voar três dias entre Pequim e Xangai.Companhia chinesa recebe Airbus A380 Foto: EFE

Após os voos promocionais, o superjumbo será utilizado pela China Southern em voos internacionais. A empresa é a terceira companhia da Ásia e sétima do mundo a contar com os A380 em sua frota. A envergadura desse avião faz com que ele só possa aterrissar em pouco mais de 100 aeroportos do mundo. Na Ásia, ele é utilizado principalmente para voar à Europa e à América do Norte.Companhia chinesa recebe Airbus A380 Foto: EFE

A China é um dos principais clientes da Airbus, companhia que escolheu a cidade de Tianjin (norte do país) para abrir em 2007 sua primeira linha de montagem fora da Europa. No fim de março de 2011, a Airbus inaugurou em Harbin (nordeste chinês) uma fábrica para a produção de autopeças para novos modelos.
terra

Venda da TAP contraria aposta europeia em manter aviação com capital do Estado

Ainda há 17 Estados-membros com participações em transportadoras aéreas. Se a TAP for vendida na totalidade, Portugal passará a fazer parte da minoria que desinvestiu no sector.

<p>Ainda só houve uma declaração de interesse firme na TAP, a do grupo IAG</p>

A partir do momento em que privatizar a TAP, cuja venda está a ser preparada, o Estado português vai passar a pertencer a uma minoria dentro da União Europeia (UE). É que hoje, apesar da situação deficitária em que grande parte das companhias de aviação se encontra, ainda são 17 os países europeus que detêm participações, muitas maioritárias, no sector.

A transportadora portuguesa está na agenda das privatizações desde 1997, na sequência de um auxílio financeiro de 900 milhões de euros, aprovado pela Comissão Europeia para servir de rampa de lançamento à abertura do capital.

Este ano, com a assinatura do Memorando de Entendimento com a troika, a venda voltou à agenda, já que, de acordo com o documento, deveria concretizar-se em 2011, em função das condições de mercado.

Veio, entretanto, a confirmar-se uma alteração no calendário. O Plano Estratégico dos Transportes (PET), aprovado na passada quinta-feira em Conselho de Ministros para servir de guia ao futuro das transportadoras públicas, clarifica que a alienação "será concluída até ao final de 2012", confirmando a decisão já avançada ao PÚBLICO pelo Ministério das Finanças.

Se a privatização total da TAP avançar, Portugal passará a ser um dos poucos países da UE a 27 sem companhia de aviação de bandeira, de acordo com um levantamento feito pelo PÚBLICO (ver gráfico na edição impressa).

Actualmente, há outros 16 Estados-membros com participações no sector do transporte aéreo, como a Irlanda (que também recorreu a ajuda financeira externa), a França e a Dinamarca, por exemplo.

Abandonos e falências

Lá fora, no entanto, há apenas outro país em que o Estado detém 100% do capital, como acontece com a TAP. Trata-se da Itália, onde a empresa estatal de correios Poste Italiene é a única accionista da Mistral.

Este é o único activo que resta ao Estado italiano no sector, depois de ter protagonizado uma das mais recentes e polémicas privatizações, com a venda da deficitária Alitalia, em 2009.

O afastamento estatal não é inédito na indústria. Nos últimos anos, tem-se assistido a sucessivas operações de venda. Uma das pioneiras foi a da British Airways, alienada em 1987 por Margaret Tatchet.

A companhia britânica fundiu-se em 2010 com a Iberia, o que também veio dar lugar a um novo caso de abandono, já que, com o negócio, o Estado espanhol desfez-se da participação de 5,6% que detinha na empresa espanhola. O grupo IAG, que resulta desta união, é um dos potenciais interessados na TAP. Assim como a alemã Lufthansa, que tem tido destaque nestas movimentações, tendo adquirido duas empresas do sector que estavam em mãos públicas: a Brussels Airlines e a Swissair.

Por toda a Europa, há registo destes negócios, mas também de muitos casos em que o Estado não conseguiu segurar as companhias de bandeira, que acabaram por ceder aos prejuízos crónicos e à concorrência.

Desde 1991, contabiliza-se um total de 14 falências de transportadoras aéreas com participação estatal. Um cenário que se intensificou no final dos anos 90, pelo facto de a Comissão Europeia ter passado a proibir a injecção de capital público nestas empresas e a aplicar multas aos países incumpridores.

Um peso para o Estado

Os 17 Estados-membros que se mantêm como accionistas de empresas do sector têm sofrido as consequências porque muitas têm as contas no vermelho, como acontece também com a TAP.

Apenas seis destas companhias apresentaram lucros no ano passado, com destaque para o grupo Air France-KLM, detido em 16% pelo Estado francês, que passou de perdas de 1600 milhões, em 2009, para um resultado líquido 613 milhões de euros.

Gerir o mau desempenho destas participadas não tem sido fácil para muitos países. Alguns já anunciaram que estão vendedores do activo, como o Estado irlandês (dono de 25% da Aer Lingus) ou o romeno (que detém 92,6% da Tarom).

E outros têm-se desdobrado em planos de reestruturação, cortando no número de rotas e de trabalhadores ou encontrando formas de injectar dinheiro nestas empresas.

O relatório anual da Poste Italiene, única accionista da Mistral, revela que, em 2010, foi feita uma "contribuição financeira" de 3,5 milhões de euros para cobrir as perdas da companhia. Na Estónia, o Estado capitalizou a transportadora nacional ao readquirir uma participação que estava nas mãos de privados. E, na Letónia, acabou de ser aprovado, em Outubro, um investimento estatal de 82,3 milhões de euros na Air Baltic.
publico pt

Modo Avião: Saiba como economizar bateria e usar seu celular durante um voo

No avião, mantenha o celular desligado ou em "modo avião" (Foto: Reprodução)No avião, mantenha o celular desligado ou em "modo avião" (Foto: Reprodução)

A finalidade primária do “Modo Avião” é, claro, permitir que você mantenha o seu smartphone ligado durante um voo. Para isso, o recurso corta toda a comunicação por ondas eletromagnéticas, como Wi-Fi, Bluetooth, e o próprio rádio GSM (ou CDMA), evitando que a emissão de sinal do seu aparelho interfira no funcionamento dos instrumentos de navegação da nave, o que pode provocar acidentes.

saiba mais: ativando o 'modo avião'
  • Habilitar o “Modo Avião” é simples, dependendo apenas de dois passos, tanto no Android quanto no iPhone. No Android, basta segurar por alguns segundos o botão “Power” e um menu será exibido. Nele estará a opção que você procura. Basta tocar o dedo e ela estará ativada. No iPhone, basta ir em "Configurações" e ativar o “Modo Avião”.

Logo após o embarque, quando os procedimentos de decolagem são iniciados, a regra determina o desligamento completo dos aparelhos, e ela deve ser obedecida. Seu smartphone ou qualquer outro equipamento eletrônico deverá permanecer desligado até que o aviso luminoso de atar os cintos se apague, tanto durante a decolagem quanto na aterrissagem.

Colocando o iPhone em "Modo Avião" (Foto: Reprodução)Colocando o iPhone em "Modo Avião" (Foto:
Reprodução)

Quando o aviso luminoso de atar os cintos se apagar, você poderá ligar o seu smartphone apenas em "Modo Avião". Para fazer isso, certifique-se de ativar o recurso antes mesmo de desligá-lo, durante os procedimentos de embarque no avião.

Assim, você poderá ler livros previamente baixados, se distrair com games, ouvir músicas, ver filmes, checar compromissos, e o que quer que você desejar fazer, contanto que não sejam utilizados os rádios do Wi-Fi, Bluetooth ou da própria rede de telefonia móvel. Manter todos esses rádios desligados para que não interfiram com os equipamentos da nave é, precisamente, a finalidade do “Modo Avião”.

Recentemente, companhias aéreas no Brasil e no mundo passaram a oferecer acesso à internet via Wi-Fi durante os voos. Nesses casos, é possível acessar a rede mesmo com o “Modo Avião” ativado, bastando que você ative o Wi-Fi, manualmente, com o recurso ativado.

Segurar o botão "Power" por alguns segundos no Android dá acesso à opção (Foto: Reprodução)Segurar o botão "Power" por alguns segundos no
Android dá acesso à opção (Foto: Reprodução)

Nesse caso, você estará apenas com o Wi-Fi em funcionamento, e todos os outros rádios continuarão desligados. Algumas aeronaves foram projetadas para operar nessas situações, e certamente a companhia avisará quando isso acontecer. Em voos que não oferecem essa possibilidade, você não deve alterar nenhum padrão do “Modo Avião”.

Outros usos do “Modo Avião”

Outro detalhe interessante sobre o “Modo Avião” é que, ao usá-lo por longo período, você perceberá que os rádios são os grandes vilões na drenagem de carga do seu smartphone. Colocando o aparelho numa situação em que todos eles estejam desligados, a carga da sua bateria pode ter a duração incrivelmente estendida.

Saber disso pode dar ao “Modo Avião” uma utilidade que vai muito além do uso dos aparelhos no interior de aeronaves. Suponhamos que você esteja numa viagem de carro e passe por um trajeto onde os sinais da rede são muito fracos e tendem a cair. Nessas situações, como a potência do receptor de rádio é aumentada para tentar captar algum sinal da rede, a drenagem de carga é muito maior. Ativar o “Modo Avião” durante essas partes do trajeto permite que você continue usando outras funções do seu smartphone sem que a carga da bateria seja intensamente consumida por recursos que não iriam mesmo funcionar a contento.

O caso acima é apenas um exemplo. Você pode usar o recurso quando estiver em algum local sem área de cobertura, como subsolos, evitando que o seu telefone fique consumindo energia tentando achar algum sinal; ou até mesmo durante uma palestra chata, onde você não vai mesmo ter a cara de pau de atender a uma chamada telefônica, mas sente grande necessidade de se distrair com outra coisa qualquer. O “Modo Avião” pode ser usado por horas e horas evitando o gasto desnecessário de carga da bateria.

techtudo

Viracopos vai tornar-se o aeroporto mais movimentado do país

Projeção da Secretaria de Aviação Civil (SAC) estima que Viracopos deve receber até 55 milhões de passageiros em 2025.

Ilustrativa

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), deve tornar-se o mais movimentado do país até 2025, segundo um relatório da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Estima-se que até 2021 a movimentação de passageiros chegue a 31 milhões. Com o passar dos anos, esse número deve aumentar, atingindo 55 milhões de passageiros por ano, ultrapassando até mesmo a quantia do principal aeroporto do Brasil, o de Guarulhos, em São Paulo.


A SAC apresentou estes números, através do seu ministro, Wagner Bittencourt, nesta quinta-feira (13), quando discutia com o Tribunal de Contas da União (TCU) os estudos técnicos, econômicos e financeiros para a concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília. A segunda etapa agora é esperar a posição do TCU, que em breve emitirá o edital de concessão.

A projeção mostrou também que Guarulhos deve atingir até 2021 a margem de 50 milhões de passageiros, sua capacidade máxima. Com isso, o crescimento da demanda por voos na região deverá ser absorvido pelo Viracopos, já que este, diferente de Guarulhos, tem capacidade e espaço para novas ampliações.

Apesar da maior dimensão em movimentação no aeroporto de Campinas, o secretário-executivo da SAC, Cleverson Aroeira, afirmou que Guarulhos não deixará de ser o principal do país.

Segundo informações da SAC, as empresas que conquistarem os leilões de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, serão obrigadas a realizar investimentos iniciais que juntos somam cerca de R$ 4,2 bilhões, com a finalidade de atender os passageiros que vão acompanhar no país a Copa de 2014.

Viracopos também deverá receber o maior investimento após a concessão comparado aos outros dois aeroportos que também serão leiloados. Aproximadamente R$ 9,9 bilhões num período de 30 anos de administração privada, enquanto que Guarulhos deve receber R$ 5,2 milhões em 20 anos e Brasília R$ 2,7 milhões em 25.

Até o final da administração de Viracopos, que deve durar até 2041, fim da concessão, o aeroporto passará por inúmeras transformações. Acredita-se que serão construídas novas pistas de pouso e decolagem, contribuindo para ampliar a capacidade local para mais 500 mil aeronaves por ano, e erguer novos terminais para passageiros.

Mundodastribos