PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 5 de maio de 2010

União Europeia aprova medidas para evitar caos aéreo

Avião (arquivo)

Ministros da União Europeia querem mudanças no controle de tráfego aéreo

Ministros dos Transportes de países da União Europeia (UE) aprovaram nesta terça-feira a aplicação de medidas para evitar mais casos de interrupção e cancelamentos de voos no caso de nuvens de cinzas vulcânicas.

Entre as medidas aprovadas em uma reunião em Bruxelas está a aceleração dos planos para integração do espaço aéreo da Europa, criando um "regulador europeu único para um único céu europeu".

A previsão inicial era de que este plano fosse aplicado somente em 2012, mas agora os ministros querem a aplicação dele ainda em 2010.

Os ministros esperam que um único órgão regulador responsável por todo o espaço aéreo da Europa seja o responsável por respostas mais rápidas e coerentes a situações parecidas com a enfrentada no mês passado.

O encontro dos ministros do bloco acontece em meio a novas restrições em voos provocadas pela nuvem de cinzas vulcânicas vinda da Islândia. Nesta terça-feira, as medidas afetaram voos na República da Irlanda, Irlanda do Norte e partes da Escócia durante seis horas.

As restrições devem continuar nesta quarta-feira na Escócia e na Irlanda do Norte. A agência de aviação civil britânica (CAA, na sigla em inglês), anunciou o fechamento do espaço aéreo e dos aeroportos dos dois países a partir das 7h (4h em Brasília).

bbc

Nenhum comentário: