PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Martinair irá interromper o serviço de passageiros.


Martinair
(Martinair Holland N.V.) é uma linha aérea Holandesa fundada em 1958, contando com 18 aeronaves em operação e com sede em Amsterdam . É a segunda maior linha aérea dos países baixos, encontra-se somente atrás da KLM. A Martinair se dedica ao transporte de passageiros assim como ao transporte de carga.

Martinair Holland NV pretende concentrar-se totalmente de suas atividades de carga aérea até o final de 2011 e assim irá interromper o serviço de passageiros.


Martinair vai continuar voando com o seu serviço de transporte de passageiros com os atuais 50 destinos até o final de 2011. Os passageiros poderão continuar a reservar voos para todos os destinos ofertados , até essa data.

A KLM vai começar a operar vôos para alguns destinos que são oferecidos atualmente pela Martinair.

Dois marcos do C-130 Hercules

Em um evento especial ocorrido ontem, 23 de setembro, os trabalhadores comemoraram a entrega do 200º C-130J Super Hercules.

O outro marco significativo foi o 1.500º C-130 entregue ao governo dos EUA.

Lockheed Martin

Ai, meus joelhos



As empresas aéreas têm só uma semana para informar à Anac a distância entre as poltronas dos aviões de sua frota. A agência, como se sabe, vai criar um selo de conforto.
A ideia é que o passageiro, antes de comprar a passagem, seja informado do espaço entre os assentos.

Singapore Airlines

A Gol já enviou suas medidas. Os Boeings 737-800 e 737-700 da empresa, por exemplo, têm 76,2cm entre as poltronas.
No mundo, segundo a Gol , esta distância se enquadra na média de outras empresas. Perde para poucas voadoras, como a Singapore Airlines, que tem 10cms a mais.

ANCELMO.COM

Cias aéreas terão de verificar assentos de aviões após escândalo


PARIS (Reuters) - Companhias aéreas ao redor do mundo estão recebendo instruções para verificar as condições de dezenas de milhares de assentos de aeronaves de passageiros produzidos pela japonesa Koito Industries, depois de um escândalo envolvendo o registro questionável de dados de segurança, informaram autoridades dos Estados Unidos e Europa.

As ações da companhia afundaram 33 por cento em 9 de fevereiro depois que anunciou ter recebido ordem do Ministério dos Transportes do Japão para melhorar a administração de suas atividades, por conta da falsificação de dados relativos à estrutura e resistência contra fogo dos assentos.

Após recomendações da autoridade aérea do Japão JCAB, agências de segurança em ambos os lados do Atlântico publicaram diretivas para verificação dos assentos pelas companhias aéreas. Representantes da Koito não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

A Agência Europeia de Segurança na Aviação (Easa) informou em sua diretiva que ela e a JCAB concluíram que todos os dados, tanto de design e manufatura, da Koito "têm que ser considerados como suspeitos".

A Easa informou que sua proposta implica que os assentos da Koito instalados em aviões até certa data, que ainda vai ser determinada, têm que passar por teste de segurança dentro de dois anos ou então serem removidos.

Proposta semelhante da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) dá às companhias aéreas dois a seis anos.

Segundo a FAA, falhas ao se cumprir os critérios dos testes podem causar ferimentos a tripulações ou passageiros durante um pouso de emergência ou ajudar na disseminação de um possível incêndio em uma emergência.

A FAA afirmou que as verificações envolvem mais de 40 mil assentos em 278 aviões somente em território norte-americano. A agência estimou o custo às empresas aéreas em 875 mil dólares.

As cadeiras da Koito não são instaladas em todos os aviões da Airbus e da Boeing uma vez que os assentos são um dos itens que as companhias aéreas encomendam diretamente de fornecedores quando compram um avião.

Em fevereiro, o Ministério dos Transportes do Japão disse que Koito entregou 150 mil assentos para cerca de 1.000 aviões no mundo.

Cadeiras de aviões normalmente custam entre 2.300 dólares na classe econômica e até 150 mil dólares na primeira classe, segundo a FAA.

O GLOBO

AVIÃO DA TRIP JÁ HAVIA APRESENTADO PROBLEMAS



Por volta das 20h desta quinta-feira, o voo que saiu de Belém e passou por Altamira acabou sendo encerrado precocemente em Santarém por causa de problemas na aeronave. A Trip então colocou os passageiros num avião da TAM para Manaus e adiou a passagem por Itaituba para a manhã de hoje.O voo era o 5317 e o avião era de modelo ATR-72.
Às 6h desta sexta-feira, os passageiros com destino a Itaituba, após dormirem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, recomeçaram a viagem, mas logo perceberam que estavam no mesmo avião que apresentou problemas em Santarém. Logo após a decolagem, os problemas recomeçaram até o novo pouso em Manaus. As informações foram repassadas pelo passageiro Otávio Neto, historiador de 32 anos de idade.
IFRONLINE

Flydubai obtém US $ 750 milhões em financiamento de aeronaves


Na calha

A Flydubai disse na quarta-feira que fechou acordos de financiamento de aeronaves no valor de mais de US $ 750 milhões (Dh2.7 bilhões) - através do General Electric Capital Aviation Services e
Babcock and Brown Aircraft Management .

A companhia aérea disse que usará o dinheiro para financiar suas compras na aquisisão de nove aeronaves.A Flydubai opera hoje com nove 737-800s.

gulfnews

Etihad Airways & Virgin Blue: foi dada a luz verde



Abu Dhabi:

Etihad Airways
& Virgin Blue: foi dada a luz verde para lançar uma NOVA ALIANÇA .

A Comissão Australiana de Defesa do Consumidor aprovou a aliança, que irá abranger mais de 100 destinos globais que deverá iniciar os serviços em 01 de outubro.

A notícia vem apenas uma semana após a Qantas, a maior companhia aérea da Austrália, tentar bloquear o acordo em meio a preocupações de fixação de preços na rota de Abu Dhabi/ Austrália.

A aliança vai abrir 45 novos destinos na Austrália, Nova Zelândia, ilhas do Pacífico e da costa oeste da América para os clientes da Etihad.
gulfnews

JetBlue "I love NY"




A JetBlue Airways e
o Empire State Development Corporation revelaram na última segunda-feira um novo logotipo da marca JetBlue para uma
campanha de turismo com o icone "I Love New York" em um esforço para solidificar a JetBlue como "A empresa aérea Natural de Nova York".

Itália:scanners de corpo serão removidos dos aeroportos

De acordo com o diário italiano Corriere della Sera, o Governo italiano vai retirar os scanners corporais que estavam sendo testados

O Governo Italiano acredita que os controles são muito longos e não são infalíveis.

Italie : les scanners corporels retirés des aéroports

Scanners em Roma, Veneza e Palermo já foram suspensos e Milan deve seguir em breve. A autoridade da aviação civil italiana (ENAC) reagiu a essa informação dizendo que os testes estavam ainda em curso, em Palermo.

Os Scanners comprados pela Itália, custou cerca de 150.000 € cada. Um orçamento total de € 2.000.000 foram gastos com a operação, disse o jornal.
Corriere della Sera



Blue Impulse


Aumente o som e assista ao vídeo do esquadrão de demonstração japonês, Blue Impulse.


poder aéreo

“Lula aposenta o Aerolula. A Dilma vai voar de vassoura mesmo.”


Eramos6

O Acidente da Air Florida


Em janeiro de 1982, muitas novas companhias comerciais aéreas foram surgindo como resultado da desregulamentação do setor aéreo. Uma dessas companhias que começava a operar era a Air Florida. A companhia projetou um cronograma de vôos que se concentravam na costa leste.

Um Temporal

Em 13 de janeiro de 1982, Washington foi atingida por uma grande tempestade de neve. As escolas e as empresas estavam fechadas, e as estradas estavam completamente lotadas, com pessoas querendo voltar o mais rápido possível para casa antes que acontecesse outra tempestade de neve. No Aeroporto Nacional, a atividade era mínima, pois o mesmo tinha sido fechado por um breve período de tempo. No entanto, reabriu ao meio-dia. Muitos vôos continuaram seus itinerários, embora com muitos atrasos.

Tempestade

Um destes foi o vôo número 90 da Air Florida. O vôo estava programado para partir do Aeroporto Nacional às 14 horas e 15 minutos para uma viagem sem escalas para a ensolarada Fort Lauderdale, no estado da Flórida. Apesar do fato de que o avião sairia atrasado, havia passageiros a bordo do avião, e às com meia hora de atraso, todos passageiros estavam a bordo.

O capitão do voo, Lawrence Wheaton, tinha ordenado que fosse realizado o degelo do início avião. A torre de controle informou a tripulação de vôo que o atraso seria maior do que poderia ser esperado. A tripulação foi informada de que teria de esperar por várias outras aeronaves se afastarem antes que eles finalmente pudessem decolar.

Decolando

Após alguns atrasos, a tripulação do vôo 90 conseguiu sua decolagem atrás de vários outros jatos. Uma reportagem da época afirma que o capitão Wheaton decidiu ficar atrás de algumas aeronaves para diminuir o volume de gelo, que era imenso. Ele usou o escapamento quente do avião na frente dele para derreter a neve que se acumulou sobre as asas do vôo 90.

Degelo

Pouco antes da decolagem, a tripulação checou uma lista de operações relativas aos sistemas do avião. As fitas do gravador de voz da caixa preta, apontou o fato de que o mecanismo de bloqueio de gelo nos motores não havia sido ativado. Aproximadamente um minuto antes de quatro horas horário de Brasília, avião da Air Florida fez a volta para a pista e se posicionou para a decolagem.

Começam os Problemas

Como o vôo 90 foi liberado para decolar, o avião começou a correr na pista. Logo após a decolagem, o capitão Wheaton e seu co-piloto notaram que o nariz do Boeing 737 tinha se empinado bruscamente. No entanto, o avião não iria ganhar altitude. A aeronave começou a falhar, e começou a cair em direção à terra. Ele colidiu com a Ponte da Rua Catorze, que na época estava lotada de pessoas indo para casa.

Queda

O avião esmagou vários carros e matou cinco pessoas na ponte antes de apontar violentamente no congelado rio Potomac e afundar. Os esforços do resgate posteriormente renderam apenas cinco sobreviventes do avião.

As investigações concluíram que o fracasso ocorreu devido a equipe não utilizar o motor de mecanismo anti-gelo causado grandes quantidades de gelo e neve que se reúnem nos motores principais. Ao todo, setenta e quatro pessoas perderam suas vidas.
bicodocorvo

American Airlines o Wi-Fi disponível é cobrado ou não, agora é mais fácil descobrir


Viajantes de negócios da American Airlines podem agora fazer o check-in antes do tempo em seus dispositivos móveis para descobrir se seu avião tem acesso a Wi-Fi gratuito.


Isso porque o site aa.com agora tornou possível essa verificação para os passageiros , bastando que digitem o seu número de voo ou aeroporto de partida para saber se o Wi-Fi gratuito será oferecido em voo.

A American disse que o widget é muito popular com os seus clientes desde que foi lançado no site AA.com.
A American oferece acesso Wi-Fi disponível em todos os voos dentro do Estados Unidos e em voos continentais (cobrados ou não) agora ficou fácil descobrir.

JetBlue anuncia planos de banda larga em vôo


A companhia aérea JetBlue está prestes a anunciar um acordo com a empresa de comunicações por satélite, ViaSat Inc para instalar e fornecer ligações de banda larga em suas aeronaves 160.

O acordo deverá ser anunciado na próxima quarta-feira.

A disponibilidade dos links de alta velocidade tem estimulado um debate na indústria aérea sobre o custo e a popularidade da oferta de Internet de alta velocidade e o uso do telefone celular para os passageiros.

Turkish Airlines celebra 50 anos de Voos na Alemanha


Cerimônia em Frankfurt:

A Turkish Airlines fez um revestimento especia em dos Airbus A321 para celebrar o aniversário de 50 anos de voos para Frankfurt.


Norwegian Air quer longo curso


A companhia aérea de baixo custo Norwegian Air Shuttle entrará no mercado de longa distância.

A companhia norueguesa está em negociações com a Boeing e a Airbus para analisar os modelos 787 ou o modelo A350 XWB.

LATAM: O FUTURO NO PRESENTE


A LATAM é mais brasileira ou é mais chilena? Ou seria meio-a-meio? Quais os detalhes da engenharia financeira elaborada para dar sustentação à criação da LATAM? A chilena LAN e a brasileira TAM fizeram uma “união” ou uma “fusão”? Na minha visão, com toda sinceridade, estas perguntas pouco importam; as respostas, então, importam menos ainda.

Sou daqueles que não vê a aviação civil como uma atividade de “soberania nacional”, como uma atividade pautada pela “defesa dos interesses nacionais”. Sou daqueles que tem convicção de que outros setores da economia são muito mais estratégicos do que a aviação, tais como energia, água e saneamento, educação, saúde e telecomunicações. Se muitos destes setores são hoje capitaneados por grandes empresas estrangeiras ou têm significativo volume de investimentos estrangeiros – e hoje funcionam muito melhor do que quando eram estatais ou estavam sob as rédeas unicamente de brasileiros – quem sou eu para condenar os chilenos se eles forem maioria na LATAM, ou mesmo na própria TAM?

Vejo a formação da LATAM como uma “jogada de mestre”, uma “movimentação” estratégica com olhos e objetivos tanto no presente como no futuro de médio e longo prazo. Ao mesmo tempo em que as duas primeiras empresas sul-americanas em receitas e volume de passageiros (TAM e LAN) deixaram a terceira colocada subir para segundo (a Gol), este segundo lugar agora está muito mais distante do primeiro do que quando era do terceiro para o segundo. As empresas emergentes, tanto as novas de fato (Azul, Trip) como as em reorganização e/ou em fase de reposicionamento estratégico (Webjet, Aerolineas Argentinas, TACA/Avianca), também ficaram muito mais distantes do primeiro posto do que nunca.

Ora, imagine o leitor na posição de um CEO de uma destas empresas citadas após o anúncio da união LAN com TAM… Como fica todo aquele posicionamento e planejamento estratégico que haviam elaborado ou estavam elaborando? E como ficam as estratégias de marketing, de segmentação do mercado, de resposta e contra-resposta aos maiores concorrentes, se dois destes maiores concorrentes agora começam a trabalhar em equipe e estão num primeiríssimo lugar muito mais alto, muito mais distante?

Dias antes do anúncio da formação da LATAM comentei com uma jornalista de Brasília que as fusões, aquisições e o aumento significativo de capital estrangeiro estavam aí para ficar e que iriam movimentar ainda muito mais os mercados pelo mundo. E citei o exemplo da Delta e da Northwest como um “casamento” que tem tudo para dar muito certo; de quebra, falei que a TAM e a LAN, juntas, seria um movimento muito interessante de se ver. Isso foi na 4ª-feira 11 de Agosto. No dia 13, a LATAM era anunciada.

Não tenho bola de cristal, ninguém tem. Contudo, alguns sinais já apontavam (e outros, ainda apontam…) para alguns “namoros” e “casamentos” entre empresas aéreas brasileiras, latino-americanas, européias, asiáticas, norte-americanas…

O fato é que muito ainda pode (e deve) acontecer em termos de uniões, fusões e aquisições. E muito ainda podemos falar sobre aqueles tais sinais, sobre estas possibilidades…

céus abertos

Ministério da Defesa quer fim de concessão para táxi aéreo

BRASÍLIA - O Ministério da Defesa quer eliminar o regime de concessão pública dos serviços de táxi aéreo, com a retirada de todos os hangares dessas empresas dos aeroportos brasileiros. Proposta nesse sentido foi apresentada ao deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), relator da Comissão Especial do novo Código Brasileiro da Aeronáutica que deve ser colocado na pauta do plenário da Casa depois das eleições.

Lobby das 189 empresas do segmento, comandado por representante da Líder Táxi-aéreo, uma das maiores do País, convenceu o relator a manter o regime atual. Mas o governo deve voltar a carga porque deseja criar mais espaços para a expansão dos aeroportos, em razão dos eventos esportivos internacionais previstos para a próxima década, a exemplo da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

"Existe hoje um gargalo muito grande no sistema aeroportuário brasileiro. E se tirássemos as concessões, neste momento, estaríamos penalizando o setor, e criaríamos mais problemas nessa área", afirmou Loures em entrevista ao DCI.

Segundo ele, a proposta apresentada pela assessoria do ministro Nelson Jobim, do Ministério da Defesa, em acabar com as concessões públicas das empresas de táxi aéreo não estava embasada em "argumentos sólidos". E que por esse motivo optou por não retirar as concessões.

O parlamentar explicou que o objetivo do governo em ter sua demanda atendida, estava na necessidade de expandir, avançar sobre essas áreas. "Entendo que teremos grandes eventos esportivos mundiais no país, mas não podemos deixar que isso prejudique outros setores da economia brasileira", justificou.

Às empresas, o relator manteve a garantia de que o serviço de táxi aéreo continuaria sendo reconhecido como serviço público, o que se justifica, segundo ele, pelas atividades de transporte de malotes bancários e postais e atendimento a autoridades. As empresas de aviação que prestam serviço público têm isenção e preferência no uso de aeroportos.

A manutenção do regime de concessão pública para as empresas de táxi aéreo é também defendida pelo presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral, Ricardo Nogueira.

Na avaliação dele, o ramo de táxi aéreo ficará enfraquecido se não for considerado como serviço público pelo novo Código de Aeronáutica, pois não terá direito à isenção de licitação de áreas dos aeroportos e pagará as mesmas taxas da aviação regular comercial. "Seria uma facada no mercado e no coração dessas empresas", ressaltou.

Capital estrangeiro

A reformulação do Código Brasileiro de Aeronáutica já foi aprovada pelo Senado. Surgiu com o projeto de lei 6716/2009, de autoria do ex-senador Paulo Otávio, que tratava única e exclusivamente do aumento do capital estrangeiro nas companhias aéreas. O substitutivo apresentado pelo relator recebeu uma engorda, com a inclusão de 31 projetos de lei sobre o tema, aviação.

O texto do relator já foi aprovado por unanimidade na Comissão Especial e está pronto para ser votado em plenário, assim que os parlamentares retornarem suas atividades à Casa, no próximo dia 6 de outubro.

Pilotos

Não há posições contra a ampliação da participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas, que passaria dos atuais 20% para 49%. Outro ponto do texto, no entanto, deixa livre essa participação estrangeira ao prever capital social votante em poder de brasileiros menor do que os 51%, "observada a reciprocidade" nos acordos sobre serviços aéreos celebrados pelo Brasil. O substitutivo modifica quase 50 dos 324 artigos do código, que estabelece as regras do setor aéreo no País.

O texto também trata de outros assuntos como a composição do capital das empresas aéreas, contratação de pilotos estrangeiros, a definição dos órgãos e entidades que vão regulamentar o setor; e os direitos dos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de voos e overbooking. Segundo Loures, a proposta promete modernizar o setor e "revitalizar aqueles artigos defasados, oriundos de um tempo em que o transporte aéreo era muito menos difundido", ressaltou.

Um dos pontos contestados do substitutivo por entidades representativas dos pilotos é a possibilidade de contratação de profissionais estrangeiros para atuar no Brasil. Na opinião delas, isso só deve ser aceito em último caso.

Afirmam que a solução para evitar a escassez de profissionais não é a contratação de estrangeiros, mas iniciativas como a ampliação do programa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a concessão de bolsas de estudos para pilotos, a oferta do curso em universidades públicas e reajustes salariais.
dci

É de Salvador o cliente 5 MILHÕES da Azul


SALVADOR - Quando Hanna Valéria Hirata, 25 anos, funcionária pública do Ministério do Trabalho, arrumou suas malas, despediu da família em Salvador para acompanhar seu marido que se mudou para Porto Alegre, não imaginou que na sua despedida uma surpresa estava reservada para sua alegria. Era ela a cliente 5 milhões da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e ganharia passagens por um ano para não só visitar sua família em Salvador, mas viajar para qualquer destino operado pela companhia.
brasilturis

Ruído de aeronaves será medido no aeroporto de Congonhas


O ruído de aviões no entorno do aeroporto de Congonhas será medido por duas semanas a partir da primeira quinzena de outubro, a pedido de moradores dos bairros vizinhos.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a decisão foi tomada pelo Ministério Público, que vai adotar a sugestão da Infraero e monitorar o barulho 24 horas por dia em cinco pontos diferentes, dois deles escolhidos pelos moradores.

O objetivo é identificar os horários mais críticos e as aeronaves e manobras que mais incomodam quem vive na região.

As associações de moradores propuseram em junho de 2010 limitar os pousos e decolagens no terminal entre 23h e 7h, mas não houve acordo. Já as checagens de motores, que ocorriam próximo a vias de grande movimento, foram transferidas para uma pista auxiliar mais afastada.
e band

Número de passageiros em voos domésticos e internacionais bate recorde


O número de passageiros que desembarcaram no Brasil nos oito primeiros meses de 2010 é recorde. Em rotas nacionais, 43,3 milhões de desembarques foram registrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Já em voos internacionais, 5,1 milhões de pessoas chegaram ao país. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo.

Nos voos domésticos, o número de desembarques em 2010 é 23% maior do que o registrado durante os mesmos oito meses do ano passado. Já nos voos internacionais, o crescimento é de 11%. Para o ministro do Turismo, Luiz Barretto, as marcas históricas são parte de um processo de crescimento do setor no país.
zerohora

Embraer e Air France Industries fecham contrato de serviços com a Alitalia

Programa Pool de Peças de Reposição de cinco anos apoiará os jatos Embraer 170 da empresa.

São José dos Campos – A Embraer e a Air France Industries assinaram um contrato de cinco anos para o Programa Pool de Peças de Reposição com a Alitalia – Compagnia Aerea Italiana para apoiar a frota de seis jatos Embraer 170 da companhia aérea líder na Itália. Por meio do acordo, a Alitalia se beneficiará das experiências complementares da Embraer, como fabricante da aeronave, e da Air France Industries, como provedora de serviços de manutenção.

fatorbrasil

Aerolineas será SKYTEAM em outubro


No mês que vem, a Aerolineas Argentina deverá fazer o anúncio oficial do seu projeto de ingresso na Skyteam, encabeçada pela Delta Air Lines e Air France-KLM. A empresa estatal, quinta maior da América do Sul, assinará o acordo de incorporação na ultima semana de outubro, segundo fontes fidedignas de Buenos Aires.

O ingresso da Aerolineas é considerado da maior importância estratégica para a Skyteam, em razão da presença forte da oneworld, que domina os vôos de longa distancia no continente por meio da Lan, American Airlines e da Ibéria. A Star Alliance somente recentemente veio a recompor sua presença na América do Sul com o ingresso da brasileira TAM, recompondo uma ausência existente desde a saída da antiga Varig, em 2007.

As conversações da Aerolineas com a aliança começaram logo depois que o governo argentino assumiu o controle da empresa na decisão contra o grupo Marsans, no ano passado. Também houve um principio de contato com a Star, este sem avanço. A porta voz da SkyTeam em Amsterdam, Marisca Kensenhuis, afirmou que a aliança jamais revela sobre novos membros potenciais antes da assinatura oficial do acordo de ingresso. Na capital argentina, Daniel Méndez, portavoz da companhia, não quis comentar as noticias e também não houve resposta por parte do presidente Mariano Recalde.

brasilturis

Trip e Sabre firmam PARCERIA

Greg Gilchrist; Evaristo Mascarenhas; Kamal Qatato e Luiz Ambar (vice-presidente da Sabre)
A Trip linhas aéreas, companhia que detém 70% das operações regionais do País, anuncia, após 8 meses de negociação, parceria com a Sabre Airline Solutions, fornecedora mundial em soluções integradas e serviços aéreos.

Com a parceria, a Trip pretende abranger os negócios no Brasil e ingressar no mercado internacional, através do Global Distribuction System (GDS), no qual softwares fazem a comunicação entre agências de viagem, companhias aéreas, hotéis e outros serviços ligados ao setor.
brasilturis

Contratante norte americano pretende reativar os caças CF-5 que operavam na Força Aérea Canandense

Os caças CF-5 que eram da Força Aérea Canadense estão prestes a voar novamente através de uma empresa que fornece serviços de defesa nos EUA. (Foto: CAF)

A Tactical Air Defense Services (TADF), uma contratante de serviços de defesa nos EUA informou que concordou em adquirir seis caças CF-5 que estão em poder do Ministro canadense de Obras e Serviços Públicos do Governo.

O negócio de US$6 milhões inclui as seis aeronaves de caças CF-5 Freedom Fighters que eram da Força Aérea Canadense mais peças sobressalentes e 45 motores a jato General Electric J85-15, suficiente para manter as aeronaves em operação por até 20 anos.

O CF-5 é uma versão fabricado sob licença pela Canadair do Northrop F-5A Freedom Fighter, fabricado basicamente para as Forças Armadas do Canadá. A TADF informa que as aeronaves tem um baixo custo, baixo índice ce manutenção, e são extremamente versáteis, tornando elas adequadas para oferecer uma função de apoio tático como uma plataforma de caça de ataque leve e de reconhecimento, para treinamento de combate aéreo, treinamento avançado tático de caça (LIFT), e na função de adversário em contratos de aviação para apoio tático.

A TADF disse que oferecerá os CF-5s para governos por uma taxa de US$ 7.500 por hora e pretende operar cada aeronave por pelo menos 200 horas anuais. Alexis C. Korybut, CEO da TADF, disse: “Nós estamos muito satisfeitos que apos mais de uma ano de trabalho nessa importante transação, nós conseguimos finalizar o que poderá ser um divisor de águas para a TADF. A aquisição dos caças CF-5 nos permitirá competir nos maiores e mais lucrativos contratos de aviação tática e nos contratos de manutenção de aeronaves, e a venda de peças sobressalentes e de motores pode proporcionar uma importante fonte de renda para os próximos anos.”

cavok

Avião teve problema no sensor do trem de pouso e voltou para Manaus

Informação é da companhia aérea Trip.
No total, 42 pessoas estavam a bordo; ninguém ficou ferido.

O avião que teve que retornar para o Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, depois da decolagem, na manhã desta sexta-feira (25), teve um "problema de ordem técnica no sensor do trem de pouso", segundo nota divulgada pela Trip Linhas Aéreas. No total, 42 pessoas estavam na aeronave. Ninguém ficou ferido.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a aeronave saiu de Manaus, às 6h35 (horário local), com destino a Itaituba (PA). Vinte minutos depois, o piloto teria entrado em contato com a torre de controle, informando que havia um problema. O avião, que transportava 38 passageiros e quatro tripulantes, sobrevoou a capital do Amazonas para gastar combustível.

O pouso ocorreu por volta das 8h40. Ninguém ficou ferido. De acordo com a Trip, os passageiros estão recebendo assistência e devem embarcar em outra aeronave para a conclusão da viagem.

Avião da Trip retornou para Manaus
Avião da Trip retornou para Manaus (Foto: Ricardo Oliveira/Em Tempo/AE)

Leia a nota:

"A TRIP Linhas Aéreas informa que a aeronave ATR-72, que fazia o voo 5603 partindo de Manaus (AM) com destino a Itaituba (PA) apresentou, logo após a decolagem, um problema de ordem técnica no sensor do trem de pouso. A tripulação técnica adotou o procedimento padrão de pouso nesta condição, e após a confirmação de se tratar de um erro de sensor, a aeronave pousou normalmente.

A TRIP Linhas Aéreas informa que, em função do atraso gerado pelo incidente, a companhia está prestando a devida assistência aos 38 passageiros, enquanto providencia a realocação para outra aeronave, encaminhada pela Companhia para a conclusão do voo 5603."
g1

Avião cai e pega fogo durante show aéreo na Indonésia


Um pequeno avião caiu e pegou fogo durante um show aéreo na cidade de Bandung, Indonésia, nesta sexta-feira (24).

O piloto do monomotor foi levado às pressas para um hospital da região em estado crítico, disse Asni Wati, porta-voz do Aeroporto Internacional de Bandung.

A imagem de uma TV local mostra a aeronave em um voo baixo. Em seguida, o avião gira, vira de cabeça para baixo, cai na pista e pega fogo.

Centenas de crianças que foram ao show aéreo viram o acidente, que ocorreu no segundo dia do evento que comemora o aniversário de Bandung, a 120 km da capital, Jacarta.

Destroços do avião, ainda em chamas, depois da queda.
g1

Engenheiro cria primeiro avião que voa batendo asas

Aeronave realizou vôo inaugural e bateu recorde com distância alcançada


  Divulgação

Todd Reichert, um engenheiro do Instituto de Estudos Aerodinâmicos da Universidade de Toronto, desenvolveu um modelo de aeronave inovador. O Snowbird é um avião que plana batendo as suas asas, como fazem as aves. O aparelho funciona com um sistema de pedais para o piloto ligados às manivelas que movimentam as asas, que são flexíveis.

O avião realizou um voo de 19 segundos, atravessando uma distância de 145 metros, a uma velocidade de 25,6 km/h. O Snowbird funciona com pedais que movimentam as asas. "Esse invento representa a realização de um sonho", diz Reichert.

O engenheiro precisou perder 18 kg para pilotar a aeronave em seu voo inaugural, e o momento foi acompanhado pelo vice presidente da Federação Internacional de Aeronáutica (FAI).

  Divulgação
galileu

Avião do Jornal Nacional visita região de Bauru


O avião do "Jornal Nacional" vem para Lençóis Paulista nesta sexta-feira (24). A cidade foi sorteada na edição do telejornal desta quinta.

O "JN no ar" é um quadro do principal telejornal da TV Globo que visita uma cidade brasileira de médio porte todos os dias. O objetivo é conhecer a realidade destes municípios no ano das eleições.
redebomdia

Ornitóptero movido a energia humana faz primeiro voo



O "Snowbird" é um aparelho que voa batendo as “asas” movidas por acção humana. Produzido por estudantes da Universidade de Toronto fez história a 2 de Agosto passado ao percorrer 145m no ar a uma velocidade de 25,6Km/h.

Poder voar como uma ave sem recorrer a energia externa, utilizando apenas a força humana é um sonho com centenas de anos que foi finalmente concretizado por estudantes de engenharia da Universidade de Toronto.

Com efeito, o estudante de doutoramento Todd Reichert efectuou a 2 de Agosto o primeiro voo num ornitóptero – um aparelho que voa “batendo as asas” – usando a energia gerada pelo seu corpo.

O aparelho, a que foi dado o nome de "Snowbird", percorreu 145m a uma velocidade de 25,6Km/h no Great Lakes Gliding Club (Ontário – Canadá) na presença do vice-presidente da Federação Aeronáutica Internacional que deverá confirmar o feito que constitui um novo recorde em Outubro próximo.

Reichert explica o que está por detrás do projecto “O uso da força humana, quando a caminhar ou a andar de bicicleta, é uma forma de deslocação eficiente, de confiança, saudável e sustentável. Embora o avião não seja um meio de transporte prático, [o Snowbird] pretende também funcionar como inspiração para que outros usem a força do seu corpo e a criatividade da sua mente para seguir os seus sonhos”.
NATURLINK

Polícia apreende avião e R$ 59 mil em pista interditada no interior de SP


Avião clonado
Aeronave foi apreendida em Jaboticabal,
no interior de SP (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil de Jaboticabal, a 352 km de São Paulo, apreendeu na terça-feira (21) um avião de pequeno porte supostamente clonado e quase R$ 59 mil em um aeroclube da cidade. A informação foi divulgada nesta quinta (23).

Três suspeitos foram detidos e serão averiguados pela Polícia Federal em Ribeirão Preto, que assume as investigações.

A polícia supeita que a aeronave clonada transportava drogas e mercadorias por meio da pista interditada do aeroclube. A aeronave foi recolhida em um dos hangares do aeroporto da cidade.
G1

Aviação estuda uso de biocombustível de algas


O projecto é pioneiro e está a estudar uma forma de produzir e processar algas marinhas que serão utilizadas como biocombustível. O consórcio reúne a Airbus, a British Airways e a Universidade de Cranfield.

A Universidade já dispõe no seu campus de uma unidade piloto que está a desenvolver e a processar algas destinadas a biocombustível, mas o objectivo final é que o projecto “Mar Verde” se transforme numa unidade de produção sustentável de biomassa para biocombustíveis, baseada no oceano, com capacidade para produzir em quantidade suficiente para comercialização.

Esta unidade será construída de forma a utilizar a imensidão das águas costeiras para a produção acelerada de micro algas e para capturar CO2 tanto da atmosfera como do mar em simultâneo.

«Os combustíveis sustentáveis vão desempenhar um papel crítico na pegada global de carbono da aviação, que tem um objectivo de redução de 50% até 2050. O seu contributo ajudará a diminuir substancialmente as emissões dos ciclos de vida e a evitar outros impactos ambientais», adiantou Jonathon Counsell, Responsável do Ambiente da British Airways.

PORTAL AMBIENTE ONLINE

Tam e Gol têm 48 horas para corrijirem seus sistemas de vendas de passagem pela internet

A TAM e Gol receberam o prazo de 48 horas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) , para corrigir seu sistema de vendas de passagens pela internet, uma vez que induzem à venda casada de seguros de viagem.

Para impedir que os passageiros comprem o seguro sem nenhum conhecimento, já que as empresas apresentam a compra já previamente selecionada, a medida foi tomada.

Segundo afirma a Anac em nota, os seguros são serviços adicionais e facultativos, que podem ser comercializados pelas companhias assim como a locação de automóveis e hotéis, mas de acordo com as normas que são estabelecidas no contrato de transportes aéreos, a informação deve estar clara ao consumidor e o preço do seguro não deve vir embutida no preço das passagens.

SRZD

Líder Aviação abre inscrições para o Trainee 2011



Programa da empresa, único do setor de aviação executiva na América Latina, tem foco operacional e leva o candidato a participar diretamente dos processos internos.

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Programa Trainee da Líder Aviação, empresa referência e líder de mercado na aviação executiva da América Latina. São cinco vagas para as áreas de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, aeronáutica e de produção. Os candidatos podem se cadastrar até 12 de outubro pelo site da empresa (www.lideraviacao.com.br). Desde sua criação, o programa já contratou 26 profissionais e vários deles ocupam hoje cargos de liderança ou desenvolvem projetos importantes para a empresa.

“A Líder preza por seus talentos. Queremos que ele tenha um grande aprendizado e, acima de tudo, faça questão de trabalhar na empresa”, afirma Cristianne Cota, gerente de Recursos Humanos da Líder Aviação. De acordo com ela, um dos maiores obstáculos enfrentados pelas empresas é reter os talentos que forma.

“Definitivamente, o candidato não se torna apenas mais um na organização. Nosso programa tem um foco operacional e temos metas já definidas para o programa. O candidato é acompanhado diretamente por um gestor operacional, e tem a oportunidade de vivenciar a rotina da empresa bem de perto, participando ativamente dos processos internos. Uma oportunidade para conhecimento mútuo entre empresa e trainee”, completa.

De acordo com ela, o investimento médio por trainee é de R$ 100 mil reais, distribuídos entre treinamentos, disponibilização de pessoal para instrução e viagens pelo país, entre outros.

O Programa Trainee da Líder Aviação é bastante cobiçado entre estudantes e recém-formados que pretendem seguir carreira na aviação. A empresa é pioneira no desenvolvimento de tecnologia, além de possuir a maior frota de aeronaves executivas da América Latina, com 53 helicópteros, sendo três de grande porte (modelo S-92, cujo valor unitário de mercado é US$ 27 milhões), 30 aviões, entre jatos, turboélices e pistões, e o maior estoque de peças rastreáveis do continente, avaliado em US$ 19 milhões. “A oportunidade de trabalhar com uma frota de altíssimo nível, como a nossa, não existe em outra empresa do continente”, avalia Cristianne.

A empresa, presente em 22 aeroportos no país, com 23 hangares e 19 bases de atendimento aeroportuário, em 2009/2010, investiu mais de US$ 100 milhões em novas aeronaves, infra-estrutura e tecnologia. Em 2009, apresentou faturamento acima de R$ 600 milhões e um crescimento de 4% (EBTIDA ajustado de R$78.832 mil, crescimento de 31,8%). Possui cinco Unidades de Negócios: Operações de Helicópteros, Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves, Manutenção de Aeronaves, Vendas de Aeronaves e Atendimento Aeroportuário; além de oferecer um completo portfólio de produtos e serviços, que inclui venda de seguros aeronáuticos e treinamento em simuladores de voo na empresa CAE Simuflite, e um Centro de Treinamento de Pilotos e Mecânicos.

Programa - Após a inscrição, os candidatos passam por um processo seletivo que conta com sete fases: análise de currículo, prova de inglês e raciocínio lógico on-line, dinâmica em grupo, entrevista psicológica e de inglês, dinâmica com os gestores e, por último, entrevista com a Superintendência.

Depois de selecionados, os trainees passam por um período de integração que dura cerca de três meses. Durante esse tempo aprendem sobre todas as cinco Unidades de Negócio, viajam pelas bases da Líder e ainda vivenciam as atividades de cada área. A cada Unidade percorrida, eles precisam entregar um relatório – são incentivados a desenvolver visão crítica e tecer comentários embasados em suas experiências.

Por último, recebem um projeto ligado à área de formação de cada um, que tem importância estratégica para a empresa, para ser desenvolvido durante quatro meses e apresentado a um grupo de gestores da Líder, composto por altos executivos. Durante todo o programa, são realizados treinamentos sobre ferramentas da qualidade e gestão, apresentação em público e liderança.

Os participantes devem ter inglês fluente, domínio de informática e disponibilidade para viajar e morar em outra cidade.

A Líder Aviação investe constantemente no recrutamento interno de seus funcionários, enfatizando assim sua política de meritocracia. A Líder já admitiu aproximadamente 306 estagiários com formação universitária desde 1990. Muitos profissionais que hoje ocupam cargos de grande importância começaram sua carreira como estagiários, como o Presidente Eduardo Vaz, nove Gerentes dos 44 existentes e cinco Diretores dos 13 que a Líder possui.

Programa de Formação Técnica - A Líder possui também o Programa de Formação Técnica que prepara mecânicos para trabalhar com manutenção de aeronaves. O programa existe desde 2005 e já formou 93 profissionais. Os participantes fazem estágio na área de Manutenção e a Líder patrocina o curso em Escolas de Aviação Civil. Depois de finalizado o estágio e o curso, os participantes fazem uma prova da ANAC e, se aprovados, são contratados como Auxiliar de Manutenção da Líder.

FATOR BRASIL