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sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Defeito retém avião da Aerolíneas Argentinas na Nova Zelândia

Centenas de passageiros da Aerolíneas Argentinas estavam retidos na sexta-feira no aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia, por causa de um defeito em um dos motores do Airbus A340 que deveria levá-los a Buenos Aires.

O avião, que deveria ter chegado à Argentina na tarde de quinta-feira, voltou a Auckland logo depois de decolar da mesma cidade, em uma escala proveniente da Austrália.

Alguns passageiros - especialmente os que não tinham visto para entrar na Nova Zelândia - foram colocados em outro voo da empresa e chegaram a Buenos Aires na sexta-feira. Cerca de 200 pessoas, no entanto, permanecem retidas, disse um assessor de imprensa da empresa estatal argentina à Reuters.

"(O voo) veio com 40 passageiros, e os outros 200 serão repartidos entre amanhã e depois, em dois voos no fim de semana," afirmou o funcionário.

Comercial TRIP Linhas Aéreas


Popout

12 horas

O que a eleição presidencial no Chile tem haver com a Lan?



O que a eleição presidencial no Chile tem haver com a Lan?

Tudo haver! O novo Presidente chileno é dono de 26% da cia aérea por meio de empresas de seu grupo. Ele venderá sua participação até 11 de março de 2010, podendo abrir as portas para um novo sócio de peso na cia aérea.
Aquela Passagem

TAP e Infraero promovem homenagem no Galeão

Dia de São Sebastião e aniversário do aeroporto ganham comemoração inusitada

Passageiros param para assistir à homenagem


Nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, aniversário do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim e dia do padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião, a TAP Portugal e a Infraero resolveram prestar uma homenagem diferente. Um flash mob - nome dado a eventos que reúnem diferentes pessoas para protagonizar alguma ação combinada - foi realizado em pleno terminal, surpreendendo e animando o público presente no aeroporto.

Confira o vídeo:

Avião Revue

BIAS-2010


Bahrain Air Show-intro

Começou ontem, na base aérea de Sakhir Sakhir, o BIAS-2010 “Bahrain International Airshow”. A base, localizada ao lado do circuito de Formula 1, reúne as maiores empresas do setor aeroespacial do mundo.

O evento, com duração curta, terá seu encerramento amanhã.

PODER AÉREO

Avião monomotor cai na praia da Gamboa na Ilha de Itaparica


Um avião monomotor caiu na praia da Gamboa no início da tarde desta sexta-feira (22), município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Duas pessoas estavam a bordo do aparelho no momento da queda. A aeronave ficou na areia.

Segundo informações preliminares passadas pela Polícia Civil, os dois passageiros sofreram apenas ferimentos leves, foram socorridos e levados para um hospital, ainda não informado. As duas vítimas já estão fora de perigo.

Não foi informado, ainda, qual era a rota que o avião seguia e se a queda foi provocada por falha humana ou problema técnico na aeronave. Não havia mau tempo na ilha no momento em que ocorreu o acidente.
CORREIO 24 HORAS

Alemã tem parada cardíaca e obriga avião a pousar no Recife


Um avião da British Airways que ia de Londres para São Paulo foi obrigado a pousar no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, na madrugada desta sexta-feira, após uma passageira alemã ter uma parada cardíaca durante o voo. Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, Monika Derstroff, 44 anos, foi atendida no local e levada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel ao hospital Português.

Segundo o hospital, a mulher foi reanimada ainda no aeroporto e, por volta das 11h15 (12h15, no horário de Brasília) estava em estado grave, na UTI, e respirando por aparelhos. Ela estaria acompanhada por um familiar, mas ele não teria aparecido no hospital nessa sexta-feira.

O aeroporto afirma que o voo pousou por volta das 3h e deixou o local às 6h10 (7h10, no horário de Brasília) e continuou a viagem. O hospital diz que os médicos investigam a causa da parada cardíaca.

TERRA

Avião pousa de emergência na Grécia, após piloto receber ameaça por telefone



Um avião da companhia aérea germânico-turca Sun Express pousou hoje de emergência em Salônica, ao norte da Grécia, depois de receber uma ameaça por telefone ao piloto, segundo informaram à Agência Efe fontes de Aviação Civil.

O avião, que voava a partir de Stuttgart (Alemanha) a Izmir (Turquia), pediu para fazer um pouso de emergência às 17h30 na hora local (12h30 em Brasília) depois de o piloto receber uma ligação pelo telefone de um desconhecido dizendo: "hoje você vai morrer".

A aterrissagem ocorreu sem contratempos e as autoridades gregas informaram à Efe que "todos os ocupantes se encontram em bem".

Acrescentaram que o piloto decidiu aterrissar no aeroporto grego por temer a ameaça e prestou declarações diante das autoridades. As mesmas fontes indicaram que não se tratou de uma ameaça de bomba, como chegou a ser especulado nos primeiros momentos.

G1

Em 2009, "Fale com a Anac" recebeu 25 mil manifestações




O canal de comunicação “Fale com a Anac”, da Agência Nacional de Aviação Civil Anac), recebeu mais de 25 mil manifestações no ano passado, entre reclamações, denúncias e sugestões. Os temas mais frequentes foram atendimento das companhias aéreas, cancelamento de voos e furto e extravio de bagagens.

O contato com o “Fale com a Anac” pode ser feito de três maneiras: por meio dos postos de atendimento localizados nos dez aeroportos mais movimentados do País, pelo toll free 0800-725-4445 ou pelo site www.anac.gov.br/faleanac.
Panrotas

EUA e setor da aviação prometem melhorar a segurança


A secretária americana da Segurança Interna, Janet Napolitano, e representantes do setor da aviação concordaram nesta sexta-feira durante uma reunião em Genebra em intensificar a colaboração para melhorar a segurança aérea.

"O governo (americano) e os transportadores trabalham juntos, e devem trabalhar juntos para melhorar a segurança aérea", sentenciou Napolitano depois de se encontrar com os diretores e especialistas em segurança de mais de 20 companhias aéreas, como KLM, Aeroflot, Turkish Airlines, Saudi Arabian Airlines e a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, sigla em inglês).

A reunião, a primeira deste nível entre o setor e as autoridades americanas, é "muito importante", destacou o diretor-geral da IATA, Giovanni Bisignani. "Trata-se de uma reunião histórica sobre a segurança aérea", insistiu.

Ela será seguida "nas próximas semanas" por uma reunião entre técnicos da IATA, do departamento americano da Segurança Interna e da Administração americana da Segurança dos Transportes (TSA, sigla em inglês) em Washington, anunciou à AFP Ken Dunlap, funcionário da IATA encarregado da segurança na América do Norte.

"Fizemos propostas técnicas para diminuir os atrasos e permitir às pessoas passarem menos tempo nos aeroportos e nos controles", explicou, qualificando a equipe de Napolitano de "muito aberta" às ideias sugeridas, sobre as quais não quis entrar em detalhes.

Os Estados Unidos reforçaram as medidas de segurança nos voos que chegam a seu território depois do atentado frustrado de 25 de dezembro, quando um nigeriano tentou explodir um avião da Northwest Airlines entre Amsterdã e Detroit (norte dos EUA).

Sobre este assunto, Napolitano se encontrou ontem na Espanha com seus colegas europeus, e obteve a promessa de que "medidas concretas" sejam anunciadas antes do mês de março sobre a prevenção dos riscos de atentados através da utilização de scanners corporais - que divide os europeus - e da troca de informações sobre suspeitos.

Bisignani elogiou a "posição totalmente diferente" do governo americano. Napolitano "entendeu que a indústria e os governos têm que trabalhar juntos", afirmou.

A segurança custa 5,9 bilhões de dólares por ano às companhias aéreas, que repassam este custo aos passageiros, lembrou o diretor da IATA, uma organização que reúne 230 companhias responsáveis por 90% do tráfego aéreo mundial e tem sede em Genebra.

TERRA

AVIÃO DE CARGA SE ACIDENTA EM POUSO DE EMERGÊNCIA NA ALEMANHA


Alerta geral no aeroporto de Stuttgart. Depois de uma aterrissagem acidentada, a pista foi fechada e milhares de passageiros em diversos voos foram desviados para outros aeroportos.

Às 17:55 (hora local) de terça-feira (19), o piloto do avião de carga Fairchild SA-227DC Metro III, prefixo D-CKPP, da BinAir, abortou a aproximação ao Aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, e avisou a Torre: "Nós temos um problema. O trem de aterrissagem direito não desceu".

A aeronave, com apenas dois tripulantes, que vinha do Aeroporto Brno, na República Tcheca, realizou uma abordagem posterior baixa para que o trem de pouso fosse inspecionados pelo pessoal de solo, e todos os suportes do trem de pouso estavam abaixados.

Os serviços de emergência do aeroporto foram para a pista. O piloto entrou para a aterrissagem de emergência. Durante o toque na pista 07, às 17:55 locais (16:55 Z), a engrenagem direita do trem de pouso principal entrou em colapso, e o avião desviou da pista e parando numa área lateral. A tripulação deixou a aeronave sem ferimentos.

O aeroporto ficou fechado por cerca de seis horas até o avião ser removido.

O Escritório Alemão de Investigação de Acidentes (BFU) está investigando o acidente. O BFU, disse na quarta-feira (20), que a estrutura da engrenagem do trem de pouso direito ficou presa e não se armou.
IFR Online

Caças Rafale . Os noço avião é tópe de linha.


Devido ao conhecimento técnico e a extrema experiência como piloto de caças, o omi du ano..

...há há há... "segundo o Le Monde", disse que vai comprar os caças Rafale da França.

Os "relatórios" da FAB NÃO dizem que o caça francês é o melhor para as necessidades brasileiras.


Afinal, quem os técnicos da FAB acham que são para ficarem dando palpites em aviação?

O mundo compra F 18 mas a experiência do Comandante Sebento aponta para os Rafale.

Tempos atrás já obtivemos alguns MIRAGES franceses, os que ainda não cairam estão em atividade (meia boca) no Brasil.
Mas o que mais preocupa o povo brasileiro, é o valor dos aviões, segundo a imprensa internacional o negócio é para algo em torno de 4 bilhões de dólares, ou perto de 150 milhões por unidade.

O que é estranho nisso tudo é que a Índia p
agou 1/3 desse preço pelos mesmos caças e os Emirados Árabes 1/2 do preço por unidade.
Será que venderam produtos inferiores aos indianos e árabes?

O Brasil não se deixa enganar, afinal, o nosso prezidente que sabe tudo de aviação, e tem "milhares de horas de vôo" é um EXPERT nesse assunto. E se ele disse que os Rafale são os meió, então tá dito!!!!.



Não que possam existir comissões por fora, ou ajuda em caixa dois para a campanha de 2010, é tudo invenção e fofoca do governo anterior.



OS NOSSOS RAFALE SÃO DIFERENTES, DOS OUTROS!!!!



Os Rafale que virão para o Brasil terão alguns acessórios que os outros não tem.

- Air Bag duplo.

- Munch Hidráulico.

- Vidros fumê.

- Bola de cambio com imagem de Nsa. Senhora.

- Trem de pouso de liga leve.

- MP 4.

- Ar condicionado inteligente.

- Limpador e desembaçador traseiro.

- Motor Dassaut Total Flex.

- GPS com mapa integrado.

- Cinto de segurança de 4 pontos.

- Faróis de Xenon.

- Assentos ejetáveis em couro.

- Garantia estendida: 2.000 horas ou, até a primeira queda.

Deu para vocês notarem o porque que os nossos são beeeeeeeem mais caros que os outros?

É tudo "quipamento" que vem drento.

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O Mascate

Gulf Air (Bahrein) deve leasar jatos da Embraer



A Embraer e a Gulf Air assinaram hoje, no Show Aéreo Internacional do Bahrein – pequeno país localizado do golfo Pérsico –, um acordo preliminar para que a empresa aérea comece a operar dois jatos Embraer 170 por meio de leasing operacional.

“Buscamos agora concluir o contrato final e ter nossos E-Jets como uma ferramenta-chave nos planos de crescimento da Gulf Air”, disse o diretor da fabricante de aviões para a Europa, o Oriente Médio e a África – Aviação Comercial, José Luis Molina.

Ambos os Embraer 170, configurados em duas classes de serviço, com sete assentos na executiva e 60 na econômica, poderão ser entregues neste primeiro trimestre.

“Estamos introduzindo um novo conceito no transporte regional. A reestruturação e expansão das nossas redes regional e internacional e da nossa frota reforçarão nosso posicionamento como a empresa com o maior número de conexões do Oriente Médio, por meio do Aeroporto de Bahrein. E para realizar este feito, necessitamos de aeronaves que sejam flexíveis e possam atender a estas demandas”, afirmou o CEO da Gulf Air, Samer Majali.

A Gulf Air foi fundada em 1950 e é a companhia aérea nacional do Reino do Bahrein. A malha da empresa atende mais de 40 cidades e possui uma frota superior a 30 aviões. A empresa dispõe de acordos de code-share com 15 companhias aéreas.
Panrotas

Texas Pacific Group adquire 10% de capital da Azul por US$ 20 milhões





A diretoria da Azul confirma a negociação que gira em torno de US$ 20 milhões

O Texas Pacific Group (TPG) , fundo norte americano que é responsável pela gestão de negócios na ordem de US$ 45 bilhões adquiriu 10% do capital da Azul. O novo investidor - segundo a assessoria de imprensa da Azul - veio substituir outros dois fundos internacionais que optaram por comercializar suas participações na empresa, um deles o grupo Pecor.

A diretoria da Azul confirma a negociação que gira em torno de US$ 20 milhões. A empresa aérea fundada por David Neeleman, que dirige nos EUA a JetBlue, teve um investimento inicial na ordem de US$ 200 milhões. Além da Azul, a TPG tem investimentos em outras companhias aéreas copmo a Continental Airlines, Ryanair e anunciou recentemente planos de investir US$ 1,1 bilhão na Japan Airlines, que pediu concordata esta semana.

Em seu primeiro ano de operações a Azul transportou 2,2 milhões de passageioros com taxa de ocupação de quase 80% e conquistou 3,8% do mercado doméstico. Segundo Neeleman a Azul ganha este ano mais quatro destinos e sete aeronaves com planos de fechar o ano com 21 aviões e em 2011 com 33 aviões.

Mercado E Eventos

AZUL Dispara em Pesquisa no site da ANAC


A Azul linhas aéreas brasileiras atingiu ontem (21/01/2010) o primeiro lugar na pesquisa que a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil possui em sua página na internet chamada de Espaço do Passageiro.

Aviao Azul

O Espaço do Passageiro foi desenvolvido para que o usuário da Aviação Regular, possa avaliar a sua satisfação com a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil.

Para conferir a pesquisa acesse: http://www.anac.gov.br/passageiro/

Aeronews Brasil

Boeing 747 da Cargolux bateu em uma van na hora do pouso






Um Boeing 747-400 da Cargolux, matrícula LX-OCV realizando voo CV-7933 de Barcelona, SP (Espanha) a Luxemburgo (Luxemburgo), foi autorizado a pousar na pista 24 do Luxemburgo com baixa visibilidade devido ao nevoeiro (RVR de 350 metros), quando um dos pneus atravessou o teto de uma van estacionada na pista às 12:53 L (11:53 Z).

O avião pousou em segurança, o motorista da van sentiu apenas um choque, a van recebeu danos substanciais, o avião sofreu danos no pneu.


Ministério dos Transportes de Luxemburgo informou que a van tinha entrado na pista para realizar trabalhos de manutenção na iluminação de chão da pista. Três inquéritos foram iniciados. O ministério não disse, se a van tinha sido autorizada a entrar na pista.
AEROBLOG

O suposto atentado ao avião da Northwest Airlines.


O atentado,ou melhor,o suposto atentado, nunca aconteceu. É uma operação da CIA para impor ao presidente Obama o manejo da política internacional com predominância no aspecto militar.
Abdulmutallab Omar Faruk

No cenário mundial existem seis processos de inevitável desfecho em curto prazo: a resolução social da crise econômica mundial (com o seu epicentro nos EUA e na Europa), o ataque militar contra as usinas iranianas, a escalada no Afeganistão com a ocupação militar do Paquistão, as ações militares contra o Sudão, a Somália e o Iêmen, novo conflito armado no Cáucaso ou na Eurásia (como parte do teatro da Guerra Fria EUA-Rússia) e um ataque "terrorista" (ou vários) semelhantes ao 11 de setembro na Europa ou nos EUA. Em todos os casos, o "terrorismo" (uma arma estratégica da guerra de Quarta Geração) irá agir como um gatilho de eventos e unificador dos acontecimentos que se avizinham no teatro de conflitos internacionais para a preservação da ordem imperial regente.

Revendo a imprensa internacional em várias línguas, é unânime a única versão frente ao suposto atentado do qual seria vítima os EUA em 25 de dezembro de 2009, cujo autor, Abdulmutallab Omar Faruk, nigeriano de apenas 23 anos, negou todas as acusações contra ele imputadas.

Esta versão exclusiva do evento explicitou, do ponto de vista dos meios de comunicação, que todos os jornais utilizaram a mesma fonte de informação, essencialmente três agências internacionais de notícias: AFP, EFE, Reuters. A explicação para a versão unânime é de que as agências utilizaram a mesma fonte, as agências de inteligência dos EUA, principalmente a CIA. Como produzida em um laboratório, a versão do ato está espalhada por todo o mundo e se impôs como critério de verdade, sem qualquer crítica, com uma única fonte. Agora é um dado, sobre o qual as decisões políticas são tomadas. Todos têm aceitado passivamente que um ataque ia ser cometido contra os EUA pelo difuso "terrorismo internacional".

A montagem do "ataque terrorista" frustrado em um avião em Dezembro passado, a reciclagem da ameaça da Al-Qaeda no Iêmen, as denúncias de Obama e dos líderes europeus sobre complôs "terroristas islâmicos" em movimento, as detenções em massa de "suspeitos" nos EUA e na Europa, são partes operativas do lançamento (e aggiornamiento) de uma nova fase da "contra-guerra terrorista" em uma escala global.

A ocupação militar do Iêmen (justificada pela "ameaça da Al Qaeda") é vital para uma projeção de controle sobre o Chifre da África, a chave para o barril de pólvora petroleiro islâmico que as corporações estadunidenses pretendem arrebatar dos seus concorrentes asiáticos, russos e europeus.

Quem serve a este atentado?

O atentado, ou melhor, o suposto atentado, nunca aconteceu. É uma operação da CIA para impor ao presidente Obama o manejo da política internacional com predominância no aspecto militar.

Neste sentido, Bin Laden (que não está claro se está vivo ou morto) e a Al Qaeda são uma carta valiosa que a CIA e os serviços estadunidenses e europeus sempre se reservam para resolver qualquer "saída" imperial (econômica ou militar) que exija um consenso internacional. Bem utilizada, a ferramenta do "terrorismo" (uma arma que combina a violência militar com a guerra de quarta geração) tem como objetivo principal criar um conflito (ou uma crise) e, em seguida, fornecer a mais favorável solução para os interesses que o império defende. Isso coloca como protagonista de primeira ordem o complexo militar estadunidense, e tira o protagonismo do chefe de Estado. Obama havia anunciado a diplomacia do diálogo como eixo da política externa dos EUA. Com este suposto ataque, a CIA atualiza um inimigo amorfo, a Al Qaeda, e envia uma mensagem clara para o executivo, sobre o fato de que os EUA, como poder militar, não devem buscar o consenso dos seus interesses estratégicos com ninguém, nem mesmo com a Inglaterra. Não se esqueçam de que a Al Qaeda é uma criação da CIA para lutar contra a presença russa no Afeganistão.

Com isso, voltamos totalmente para a era Bush, que tem uma linha de continuidade com o golpe em Honduras e é complementada pela decisão de enviar reforços ao Afeganistão e ao novo foco de conflito no Iêmen. Cortam-se as asas do Prêmio Nobel da Paz; o executivo está preso no complexo militar estadunidense. O predomínio militar sobre o diplomático para resolver crises enterra definitivamente a o­nU e seu conceito de Nações Unidas. Todas as crise de agora em diante, em tempos de recessão e crise financeira do modelo capitalista de produção nos EUA, se resolvem militarmente. Não estamos tentando dizer que não foi assim antes; estamos dizendo que se legitima ainda mais, em especial quando o sionismo de Israel tem de enfrentar o desafio do Irã.

Se Obama expressou dúvidas sobre o apoio a Israel para uma possível solução militar para a crise nuclear com o Irã, este novo cenário alinha Obama na via militar para resolver a crise com o Irã. Este suposto ataque recauchuta o discurso sobre a segurança e a ameaça terrorista, já anunciado por um porta-voz do Departamento de Defesa: "queremos que todos os nossos aliados tenham acesso às mais recentes tecnologias de segurança." Os scanners nos aeroportos, e todos os sistemas eletrônicos de segurança terão de ser adquiridos por cada país com o tráfego de passageiros em solo estadunidense. A isso acrescentamos as medidas que restringem a privacidade, que promovem o controle social, a vídeo-vigilância, escutas telefônicas, em última análise, a invasão e o controle social em toda a vida social e privada, que garantem o status quo em vigor. Além de alimentar um novo ciclo expansivo de lucro para as empresas de armamento e petróleo, serve como um argumento para justificar uma nova escalada no Afeganistão e um quase anunciado desembarque dos EUA no Paquistão, um aliado caótico que Washington necessita controlar em função da sua estratégia no Afeganistão e no resto da região. Obama se tornou um prisioneiro do aparato tecno-militar estadunidense, Guantánamo não foi fechada em janeiro de 2010, como prometido, e agora não há data de encerramento; pensou-se em uma mudança em relação ao infame bloqueio contra o povo cubano. Nada disso, Cuba está na lista estadunidense de países que patrocinam o terrorismo. Este cenário é catastrófico para qualquer construção alternativa no mundo. Especialmente na América Latina a situação se agrava com as sete bases militares estadunidenses em solo colombiano. Se ainda sem instalar totalmente essas bases já é violado o espaço aéreo venezuelano, imaginem todas as bases em pleno funcionamento.

A lacônica frase de Obama contra a responsabilidade por este suposto atentado "a culpa é minha responsabilidade, eu tenho uma solene responsabilidade de defender o meu país" dá a impressão de que ele já deixou de fato de ser o presidente dos EUA.

Este cenário complexo, mas não difícil de desvendar, impõe aos povos a unidade contra o militarismo, contra o fascismo do capitalismo internacional. Unidade de ação, unidade ideológica, estratégica e tática para defender a humanidade. Essa resistência só os povos do mundo podem fazer, trabalhadores urbanos e rurais, os estudantes, porque o inimigo é um só. Esta luta político-militar, não podemos esquecer, é também ideológica. De acordo com os interesses imperialistas, são capazes de construir uma "verdade", como inventar um suposto ataque.

No momento em que os EUA decidam atacar as instalações nucleares de Teerã, ou lançar operações militares no Paquistão, África ou no Cáucaso, vão necessitar desesperadamente de um ou mais "atentados terroristas reais" para amenizar a resistência dos aliados e obter um consenso internacional para as novas ocupações.

Precisamente, estas são as principais funções que vem desempenhado o "terrorismo islâmico" (como uma arma de guerra do império), controlada pela CIA desde o 11 de setembro até aqui.




Fonte: LA GILADA

Advogados do Rio se unem em defesa de vítimas de avião da Air France


Após a decisão da Corte Americana - que se julgou incompetente para julgar ações de indenização relativas a acidentes aéreos não ocorridos no país - o advogado Eduardo Barbosa, especialista nas áreas de indenização em Acidente Aéreo desde 1987, uniu-se ao Escritório Édison Siqueira Advogados Associados, no Rio de Janeiro, com o principal objetivo de atender os parentes das vítimas do avião do vôo 447 Air France que caiu no Oceano Atlântico, no dia 31 de maio do ano passado.

Os advogados informam ainda que a Corte Americana deliberou que, a partir do momento em que o inquérito que colhe as provas do acidente aéreo acontece fora dos EUA, o processo deve tramitar no país de diligência.

De acordo com Eduardo Barbosa, o fato de o Ministério Público de Paris já ter aberto inquérito para apurar homicídio culposo no caso da queda da aeronave auxilia muito. “A questão do problema com os sensores de velocidade está sendo um motivo a mais para as famílias enlutadas tomarem a iniciativa”, informou.

O especialista aponta que a solução mais adequada e mais rápida para as questões litigiosas entre parentes das vítimas do vôo 447 da Air France e a empresa aérea não são as ações judiciais ajuizadas na França. “Todas as providências podem ser tomadas no Brasil”, informou Eduardo Barbosa, que participou ativamente junto às famílias das vítimas da tragédia do vôo da TAM, ocorrido em 17 de julho de 2008.

O voo AF 447 da Air France levava 228 pessoas e só foram identificados 50 corpos. As investigações dos motivos do acidente indicam a princípio que o avião não foi destruído durante o voo. “Todavia, existe ainda muita polêmica sobre o assunto que não é divulgado”, salientou Eduardo Barbosa.

Correio do Brasil

Pilotos navais chineses podem ser treinados no Brasil

Os governos do Brasil e da China estão conversando sobre um possível acordo militar-tecnológico que envolveria o treinamento de pilotos chineses no Brasil, com a Aviação Naval da Marinha do Brasil (AN-MB), para operações com aeronaves de asa fixa à bordo de porta-aviões; enquanto, em contrapartida, a China cederia tecnologia e apoio técnico para o desenvolvimento do reator nuclear a servir de fonte de propulsão para o futuro submarino nuclear de ataque brasileiro. Foi o que uma fonte estrangeira no Brasil contou à reportagem de ASAS.

A China, como se sabe, tem como um de seus “pontos de honra“, como nova potência político-militar global, a operação de porta-aviões. O primeiro destes, aliás, já está em construção. Porém, a Marinha da China, que até pouco tempo era basicamente uma força de defesa de mar territorial, com aviões apenas baseados em terra, não tem qualquer base doutrinária ou de instrução para operações aéreas embarcadas – algo que a AN-MB possui, com uma história de mais de 50 anos. Além disso, aos chineses, a possibilidade de obter tal treinamento com o Brasil é algo muito mais possível do que com países como EUA, Rússia e França.

Por outro lado, o acordo do Brasil com a França, sobre os novos submarinos, prevê exatamente que o reator não será fornecido pelos franceses, cabendo à própria Marinha do Brasil o seu desenvolvimento. E, embora esta tenha de fato um programa neste sentido (iniciado mais de 20 anos atrás), a possibilidade de se agregar a tecnologia chinesa, já testada, é das mais atraentes. O primeiro submarino chinês de propulsão nuclear (Classe Han), entrou em serviço em 1974.

Nota do Blog: esta informação ou pelo menos parte dela já havia sido adiantada pelo plano Brasil no artigo.

China aprenderá com o Brasil à operar sua frota pretendida de Porta Aviões

Se de fato as expectativas se consumarem, será uma oportunidade de ganhos mútuos, não é segredo que a China Almeja se tornar uma força oceânica dotada de grupos de batalha capitaneados por Porta Aviões, bem como não é segredo que o Brasil por seu lado, almeja se tornar uma potência naval dotada de uma frota de submarinos nucleares de ataque.

Plano Brasil

Piloto quer comprar avião para o converter numa casa


Um piloto norueguês gosta tanto da sua profissão que tomou uma decisão: vai comprar um Boeing 747 para construir a sua próxima casa e, assim, viver (literalmente) dentro de um avião.

Geir Skailand quer instalar o avião no aeroporto de Lista, no seu país-natal, e já tem uma lista de planos para o tornar na casa dos seus sonhos. Segundo disse ao diário norueguês "VG", o seu avião-casa deverá manter-se assente nas rodas originais, para que ele possa sentir o vento como quando pilota aviões.

O piloto conta gastar entre 800 mil e 1,2 milhões de coroas norueguesas (entre 98 mil e 147 mil euros) num Boeing 747 - avião que, depois do seu último voo, pode chegar a valer 1,44 milhões de euros.

Skailand pede ainda ajuda aos políticos da Noruega, argumentando que a sua casa poderia oferecer um local de atracção turístico com potencialidades para ser muito procurado.

Ionline

O avião que caiu no rio Hudson está à venda


O avião que caiu no rio Hudson, em plena cidade de Nova Iorque, sem que ninguém ficasse ferido, vai a leilão. A Chartis Insurance, uma divisão da AIG, é quem está a organizar o evento, aberto ao público e marcado para 27 de Março.

As asas já foram separadas da fuselagem e o que resta do avião está bastante danificado, avisa o organizador. Para além disso, o comprador tem até 10 de Abril para levar o seu prémio para casa (ou para um outro hanger); caso contrário, pagará as despesas de aluguer do hangar onde ele se encontra actualmente estacionado.

IONLINE

Judeu que orava com amuletos causa pânico em avião nos EUA



Um judeu ortodoxo que orava com amuletos tradicionais causou pânico nesta quinta-feira a bordo de um avião nos Estados Unidos. Temendo um atentado terrorista, o avião foi desviado e obrigado a aterrissar na Filadelfia, disseram fontes de segurança.

"Houve um mal-entendido entre a tripulação e um passageiro religioso que levava objetos de culto e rezava em voz alta", disse a AFP uma fonte dos serviços de segurança.

O avião da Chautauqua Airlines, que opera para a US Airwais e outras companhias aéreas americanas, decolou pela manhã do aeroporto LaGuardia em Nova York com destino a Louisville (Kentucky).


Depois de o avião decolar, o passageiro religioso começou a colocar no próprio corpo amuletos como caixinhas de couro que guardam fragmentos das escrituras sagradas judaicas.


Conforme a tradição hebraica, que para os ortodoxos é uma prática cotidiana, uma das correntes é atada no braço e outra sobre a cabeça, deixando uma caixinha na testa.


"A tripulação considerou que suas ações e esses objetos eram suspeitos e decidiu desviar o avião para a Filadelfia", disse a fonte dos serviços de segurança.


O avião foi obrigado a aterrissar às 08:50 (hora local) na Filadelfia, onde as autoridades constataram que se tratava de um mal-entendido.


O porta-voz da US Airwais Morgan Dunnant explicou posteriormente que o incidente não teve consequências. "O avião pousou sem incidentes na Filadelfia e os passageiros e a tripulação voltaram ao terminal e foram colocados em outros vôos", disse Dunnant.

G1

Avião gigante é "descongelado" antes de teste em aeroporto suíço

Um Airbus A-380 está no aeroporto de Zurique, na Suíça, para testar a compatibilidade do local para receber vôos operados pela aeronave. Nesta quinta-feira, o avião precisou ser "descongelado" antes de decolar.

O aeroporto de Genebra também será testado para receber o maior avião comercial do mundo. Na Europa, apenas os aeroportos de Heatrow (Londres) e Charles de Gaulle (Paris) recebem linhas operadas pelo A-380.Reuters

A aeronave já é utilizada por Singapore Airlines, Qantas, Air France e Emirates. A aeronave pode ser configurada para transportar até 853 passageiros.

Invertia

Índia reforça segurança em aeroportos após ameaça de sequestro


Nova Délhi, 22 jan (EFE).- A Índia reforçou a segurança de seus aeroportos e pôs em alerta as forças da ordem após receber informação da espionagem sobre uma possível tentativa terrorista de sequestrar um avião, reconheceu hoje uma fon-te oficial.

"O Escritório de Segurança de Aviação Civil enviou uma nota d'alerta a todos os aviões e aeroportos no país", disse um porta-voz do Ministério de Aviação Civil em declarações citades pela agência indiana "Ians".

Este anúncio ativou as medidas necessárias para casos d'alerta de sequestros por parte das agências de segurança, das companhias aéreas e das autoridades aeroportuárias.

A Índia já estava em alerta pela celebração do Dia da República, em 26 de janeiro.

A ameaça, segundo as fontes, é maior na companhia aérea pública Air India, e o avião ameaçado provavelmente estaria saindo ou chegando de um país do Sul da Ásia.

"Estamos investigando os relatórios de inteligência e tomando ações em consequência", disse à "Ians" o porta-voz das Forças Aéreas da Índia, Jitender Bhargava.

Segundo uma fon-te oficial, as autoridades ordenaram um desdobramento das forças paramilitares em todas as instalações aeroportuárias do país, que se encontram em alerta vermelho.

Na semana passada, o Ministério d'Interior indiano pediu a sete regiões, entre elas a capital, Nova Délhi, que permanecessem em alerta para evitar atos de terrorismo e tomassem medidas de precaução para controlar qualquer ação de rebeldes.

A ordem acontece normalmente antes dos grandes dies festivos religiosos ou das festes nacionais da Índia, onde está ativo um movimento insurgente maoísta e há, além disso, outras áreas de conflito, como a Caxemira e as regiões do nordeste.

EFE

Internet no avião já tem aval da Anatel


companhia aérea TAM venceu mais uma etapa no processo para oferecer o uso de celular e internet a bordo de seus aviões. A empresa informou ontem que a provedora de tecnologia suíça OnAir, sua parceira no projeto, já recebeu a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar. Mas, para que o serviço possa ser oferecido, falta mais uma aprovação: a da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Consultada, a Anac disse que ainda aguarda documentos da TAM e da fabricante de aviões Airbus, e que realiza testes para comprovar a eficácia do sinal de celular nas aeronaves. A análise deve ser concluída até o fim do primeiro semestre.

De acordo com a autorização concedida pela Anatel, a OnAir poderá oferecer o uso de celular em caráter experimental por dois anos. Durante esse período, a empresa terá de encaminhar relatórios semestrais à agência sobre o desempenho do sistema. Com base nesses dados, a Anatel estudará a criação de uma regulamentação específica.

A agência determinou, ainda, que os celulares e laptops só poderão ser ligados quando os aviões atingirem o trecho de cruzeiro. O uso em solo e durante pousos e decolagens continua, portanto, proibido. Os passageiros também terão de ser informados, por meio de cartazes ou folhetos, dos preços para a utilização dos aparelhos.

As tarifas de uso dos aparelhos a bordo ainda não foram definidas, mas a experiência de outros países mostra que trata-se de um serviço premium. A Vivo, por exemplo, já oferece o roaming internacional em voos de companhias como Qantas, Ryanair e TAP Airlines e cobra US$ 9 por minuto nas ligações originadas do avião. A OnAir já possui acordos com todas as operadoras brasileiras e a maior parte das latino-americanas.

O uso de aparelhos de comunicação durante os voos já é aprovado em países da Europa e do Oriente Médio. Nos Estados Unidos, porém, o governo acredita que o serviço pode facilitar atos terroristas, e mantém a proibição.
ESTADÃO

Rio de Janeiro acolhe primeira cimeira UE-América Latina de aviação civil


A Comissão Europeia, a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, e a Comissão de Aviação Civil da América Latina, organizam entre 24 e 26 de Maio a primeira Cimeira União Europeia-América Latina de aviação civil.
O evento irá reunir os decisores máximos do sector aéreo da Europa e América Latina, a nível político e empresarial, de forma transversal ao sector, dos fabricantes às companhias aéreas. O objectivo é firmar uma política de diálogo que acentue as trocar comerciais entre as duas regiões através da indústria aérea. No programa estão já temas e objectivos como a integração de companhias aéreas, remoção de barreiras ao transporte aéreo entre a UE e a América Latina, infra-estruturas e politicas aeroportuárias, gestão de tráfego, segurança, entre outros, sempre numa perspectiva de cooperação.
Este encontro de alto nível surge num contexto de aumento, nos últimos anos, do tráfego aéreo entre as duas regiões, de forma mais acentuada na última década. Actualmente mais de 20 milhões de passageiros atravessam o Atlântico todos os anos por via aérea entre a UE e a América Latina.

TURISVER

Piloto mais antigo de Portugal morre aos 92 anos


O comandante Luís dos Santos da Costa Branco, o piloto mais antigo da aviação portuguesa e moçambicana, morreu hoje aos 92 anos, no Hospital da Universidade de Coimbra, informou um ex-comandante das Linhas Aéreas de Moçambique.

O comandante Costa Branco fez toda a sua carreira profissional em Moçambique, sendo uma referência na aviação moçambicana, onde contou mais de 33 mil horas de voo.

Nascido em Vila Nova de Oliveirinha, concelho de Tábua, em 1917, Costa Branco foi agraciado em 1945 pelo governador-geral de Moçambique, tendo também sido distinguido por dois Presidentes da República: com o grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo e com o grau de Comendador da Ordem Infante Dom Henrique.

Costa Branco realizou o seu último voo em Moçambique, a 22 de Maio de 1976, ao comando de um Boing-737 e percorrendo as ligações Lourenço Marques-Joanesburgo-Lourenço Marques.

O funeral do comandante Costa Branco realiza-se no sábado, em Vila Nova de Oliveirinha.
IOL

Anac põe em consulta pública registro de tarifas aéreas


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu ontem consulta pública para proposta de resolução que regulamentará o registro das tarifas domésticas e internacionais no transporte aéreo regular. Com isso, a Anac quer que empresas aéreas, nacionais e internacionais, passem a informar as tarifas comercializadas de todas as ligações operadas.



No momento, a Anac não dispõe do registro de tarifas internacionais. No que diz respeito aos preços dos bilhetes domésticos, a Anac tem dados de apenas 67 rotas, informações que lhe permitem elaborar o relatório Yield Tarifa, dos preços médios praticados no mercado de transporte aéreo.



A Anac quer que as empresas aéreas sejam obrigadas a registrar, até o décimo dia útil de cada mês, os dados das tarifas aéreas comercializadas correspondentes aos passageiros transportados no mês anterior, de acordo com instruções a serem expedidas pela agência. O texto propõe ainda que as regras tarifárias sejam divulgadas pelas empresas em todos os pontos de atendimento e em suas páginas na Internet.
ESTADÃO

Passageiro é preso após alerta de bomba em avião na Filadélfia


Um passageiro de um voo entre Nova Yorke Louisville, no Kentucky, foi preso nesta quinta-feira após um alerta de bomba a bordo do avião que fazia a rota.

"Um homem foi detido", afirmou um porta-voz da Agência Federal de Aviação (FAA) dos EUA, confirmando a informação de que o voo da companhia US Airways teve teve que ser desviado para a Filadélfia por causa do incidente.

"Não temos mais informações", afirmou um porta-voz do FBI.


Avião da US Airways é escoltado por carro de polícia no pátio do aeroporto da Filadélfia

AFP