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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

WEBJET: Cancela 54 Vôos Só Hoje! Fique Alerta!


Muitas razões fazem as cias aéreas cancelarem vôos em massa. Vimos isso com a Tam e manutenção vencida das aeronaves, Gol e falta de tripulação e BRA por falta de dinheiro.

A causa do cancelamento desses vôos Webjet podem ser uma das acima ou até outra. Certo é que ela vinha fazendo promoções em demasia, cortando custos como o transporte Guarulhos/Congonhas, redução do serviço de bordo. Desde a necessidade de fechar um balanço melhor para ser mais convidativa para uma futura compra até problemas de gestão podem estar envolvidos nessas mudanças.

A Webjet possui slots interesssantes e espero que sua situação seja explicitada de uma forma clara ao consumidor. Enquanto isso, sugiro cautela.

aquela passagem

Tá Bombando!Contrate Mais! - lei que regula os limites de trabalho dos aeronautas impediu a Webjet de voar.


Dos 61 voos domésticos programados da Companhia Aérea Webjet , entre 0h e 13h desta segunda-feira (27), 33 foram cancelados (54,1%) e 14 (23%) registraram atraso de mais de 30 minutos, segundo a Infraero.

Em nota, a assessoria de comunicação da empresa afirma que a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana de setembro para cumprir a lei que regula os limites de trabalho dos aeronautas. A empresa afirma que já está contratando novos profissionais para atender a alta demanda que a empresa vem tendo com o crescimento da companhia.

Segundo a Webjet medidas estão sendo tomadas para solucionar o problema. A companhia afirma que vai realizar a reacomodação dos passageiros em voos próprios e de outras companhias, fazer isenção das taxas de remarcação normalmente aplicadas pela empresa, reembolsar as tarifas pagas pelas passagens e fretamento de aeronaves
g1

Foto do dia : Empresa revela helicóptero com asas que atinge 400 km/h

Piloto demonstra o helicóptero híbrido X3, da Eurocopter, em foto divulgada nesta segunda. O projeto de aeronave foi revelado após meses de segredo. Segundo a empresa, ele atinge 400 km/h, contra 300 km/h dos helicópteros convencionais.

g1

Anac decide suspender venda de bilhetes da Webjet


Determinação é válida para voos programados até a próxima sexta-feira (1º).
Até as 15h, companhia aérea havia cancelado 44,7% dos seus voos.


Devido ao grande número de cancelamentos de voos da Webjet, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu, nesta segunda-feira (27), suspender a venda de bilhetes da companhia aérea. A determinação é válida para a compra de novos bilhetes de voos programados até a próxima sexta-feira (1º).

Aos passageiros que já compraram bilhetes para voos até sexta, a Anac orienta entrar em contato com a empresa e solicitar a confirmação do voo. Em caso de voos cancelados, é direito do passageiro a reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou de outra empresa.

Até as 15h desta segunda-feira, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 44,7% (34) dos 76 voos programados pela Webjet haviam sido cancelados. Mais de 27% (21) registraram atraso superior a 30 minutos. Entre 0h e 13h, o percentual de voos domésticos cancelados chegou a 54,1%.


Em nota, a Anac afirma que tem acompanhado a evolução do índice de voos cancelados pela empresa, que passaram de 2,4%, em agosto, para 5,7%, em setembro, chegando a 9,7% na semana passada.

Além dos cancelamentos, a Anac afirma que medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana, caso a situação não seja normalizada. Em julho, a Webjet foi autuada pela agência em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.

Número reduzido do voos
Em nota, a assessoria de comunicação da Webjet afirma que a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana de setembro para cumprir a lei que regula os limites de trabalho dos aeronautas. A empresa afirma ainda que já está contratando novos profissionais para atender à alta demanda que a empresa vem tendo com o crescimento da companhia.

Segundo a Webjet, medidas estão sendo tomadas para solucionar o problema. A companhia afirma que vai realizar a reacomodação dos passageiros em voos próprios e de outras companhias, fazer isenção das taxas de remarcação normalmente aplicadas pela empresa, reembolsar as tarifas pagas pelas passagens e fretamento de aeronaves.

Os passageiros que não tiverem seus direitos atendidos deverão registrar queixa na Anac pelo 0800 725 4445.
g1

O Último Samurai - Voo de SP a Tóquio marcará fim das linhas da Japan Airlines no Brasil




Um último voo de São Paulo a Tóquio previsto para decolar às 22h55 desta segunda-feira (27) marcará o fim das operações da tradicional empresa aérea japonesa Japan Airlines (JAL) no Brasil, informou uma executiva da empresa ao G1.

"O último voo São Paulo - Tóquio sai hoje à noite. Não temos perspectiva de essa linha voltar a existir", disse ao G1 por telefone Raquel Shiihara, gerente administrativa da Japan Airlines, empresa presente há 32 anos no Brasil. A executiva não informou quantos funcionários a empresa tem no Brasil e se os escritórios serão ou não fechados.

A endividada JAL, que anunciou concordata em janeiro e vive um plano de corte de gastos, indicou em abril que uma da rotas internacionais eliminada seria a que une Tóquio a São Paulo, a última da companhia no Brasil.

O fim da rota que liga os dois países faz parte do plano de reestruturação anunciado em abril pela JAL, primeira companhia aérea do Japão, que vai extinguir 45 rotas a partir deste ano, 30 delas domésticas e 15 internacionais, incluindo as que unem Tóquio com São Paulo, Cidade do México, Amsterdã e Milão.

De acordo com a gerente, a companhia tem atualmente dois escritórios em São Paulo: um administrativo e um operacional no Aeroporto de Guarulhos.

Protestos
Em agosto, a associação nipo-brasileira Comunidade Japonesa no Brasil entregou ao governo japonês um abaixo-assinado de 12 mil pessoas para pedir que esse voo não fosse cancelado.

A associação presidida por Uehara alega que a rota, criada em 1978, é o único voo direto entre Japão e Brasil, e que tanto os brasileiros residentes no Japão quanto os descendentes de japoneses que vivem no Brasil estão decepcionados com o fim do voo, já que pode romper um vínculo vital entre os dois países.

O Brasil tem a maior comunidade nikkei (imigrantes japoneses) do mundo, com mais de um 1,5 milhão de pessoas, enquanto os brasileiros do Japão representam a terceira maior comunidade estrangeira no país, atrás de chineses e coreanos.

g1

Reforço no policiamento do Rio de Janeiro vai chegar pelo alto


PM ganhará 16 helicópteros para vigiar o Rio. Primeira aeronave chega em janeiro.

Rio de Janeiro – A partir de janeiro, o Rio ganhará proteção dos céus. De olho na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016, uma frota de helicópteros comuns e blindados, já em processo de compra, vai reforçar o patrulhamento aéreo da Região Metropolitana da cidade. O projeto prevê a aquisição para o Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) da Polícia Militar de 16 aeronaves, que vão permitir vigiar as vias expressas, bairros e favelas.

“O uso do helicóptero no patrulhamento permite baixar os índices de violência, já que a presença dele inibe a ação de criminosos. Sem contar que este recurso como apoio permite a redistribuição das viaturas, aumentando a área de atuação e a eficácia do policiamento”, define o comandante do GAM, Coronel Eduardo Ribeiro.

Semana passada, O DIA acompanhou uma manhã de patrulhamento do GAM nas zonas Norte e Oeste e no Centro. Saindo da base do grupamento, em Niterói, a aeronave modelo Esquilo chegou à Avenida Brasil em poucos segundos. Em apenas dois minutos, já sobrevoava Bangu e, na sequência, foi para o Méier checar informação recebida pelo rádio sobre o bloqueio numa rua onde ocorria manifestação.

Pendurados nas laterais do helicóptero, que transporta até seis passageiros, PMs armados com fuzis ficavam atentos à movimentação lá embaixo. “Passamos próximos para ter melhor visualização e compreensão do que se passa. Dá para ver as pessoas, as casas, a movimentação nas ruas e carros, tudo”, frisou um dos sargentos que monitoram a cidade do alto.

Patrulhamento na Linha Amarela: vias expressas como prioridade | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Seis dos helicópteros da nova frota serão Esquilos — leves e com o tamanho adequado para o patrulhamento. Todas as aeronaves receberão pintura chamada de Natu Green, uma tonalidade de verde que, dependendo do ângulo que se vê, muda de cor. É uma espécie de camuflagem para se adaptar a todo tipo de ambiente e dificultar a visualização pelos bandidos.

À espera do “Sapão”

Hoje, o patrulhamento ocorre duas vezes por dia, com as duas aeronaves da corporação. As vias expressas são prioridade para evitar ataques de criminosos. Desde que um helicóptero idêntico foi abatido por traficantes do Morro dos Macacos, ano passado, a norma é evitar rotas que cruzem favelas com modelos sem blindagem. “Mas com a chegada dos novos aparelhos, principalmente dos blindados, não terá local onde os helicópteros da polícia não possam passar”, diz o comandante Eduardo.

As aeronaves blindadas, do modelo Bell Huey 2, têm custo aproximado de R$ 6,9 milhões cada. Uma delas, americana, já batizada pelos PMs de ‘Sapão’, chegará ao GAM em janeiro. O aparelho receberá blindagem em toda a sua estrutura e transporta até 15 policiais. Também foi escolhido o modelo Black Hawk, com blindagem para suportar tiros de fuzil 7.62. Mesmo atingido, consegue pousar com segurança, já que possui duas turbinas. Os dois helicópteros serão usados tanto em ações de apoio ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), quanto no resgate a vítimas de calamidades.

Arte: O Dia

Outra novidade atende pelo nome de ‘PMCop’. Serão aeronaves equipadas com câmeras de alta definição, capazes de monitorar vários pontos da cidade. A ideia é que esses helicópteros façam uma espécie de ‘Big Brother’ aéreo, captando imagens para identificar, ainda mais rápido, os crimes ocorridos. Os aparelhos também são blindados.

“Com esse recurso, poderemos analisar o que está acontece e definir a melhor ação a ser desempenhada. Os policiais já chegarão na ocorrência com a noção exata do que se passa e do que ele deve fazer. Até 2013, estaremos operando”, disse Ribeiro. As câmeras conseguem filmar, com precisão, pessoas armadas e até placas de carros.

A parte marítima da unidade também vai reformular o patrulhamento, feito hoje com sete lanchas para evitar que bandidos utilizem a Baía de Guanabara. “Estudamos a aquisição de embarcações, mais leves, rápidas, com manutenção mais simples, para agilizar o patrulhamento até 2016”, disse o major Rodrigo Sanglard.

Imagens geradas para Central de Inteligência

Na futura sede do GAM, dentro do Centro de Operações Especiais (Ceop), em Ramos, as imagens captadas pelas aeronaves serão analisadas, em tempo real, por profissionais do novo Centro de Comando e Controle da PM. Nesse núcleo, o setor de Inteligência da corporação terá acesso aos vídeos, por meio de modernos programas de computador, permitindo que a cúpula da segurança acompanhe as ações da polícia e defina o andamento delas.

No quartel, também será montada uma nova sala de rádio para apoiar as aeronaves de patrulhamento. A PM quer voltar a sintonizar na mesma frequência todos os batalhões, para melhorar a comunicação entre as unidades. Do alto, quando avistarem um crime, os pilotos poderão acionar por rádio as viaturas mais próximas do local.

piloto policial

Festa da Virgin Blue comemorando 10 anos em 38s

Webjtet estreia formato no YouTube

Companhia aérea utilizará pela primeira vez no Brasil formato de banner que permite ao usuário iniciar o processo de compra.

Banner da Webjet
Além de inovar com a adoção do recurso, a peça tem como meta apresentar números da Webjet

São Paulo - A Webjet estreiou nesta sexta-feira (24), na home do YouTube Brasil, a campanha "Descubra a Webjet", que inclui a veiculação de um formato inédito de display no Brasil.

Desenvolvida pela GP7, em parceria com a ADBAT - Consultoria de Estratégia Digital, a peça oferece ao usuário a possibilidade de iniciar o processo de compra de passagens no próprio banner, sem sair da home do site de vídeos. Apenas a conclusão da transação é feita no site da empresa.Além de inovar com a adoção do recurso, a peça tem como meta apresentar números da Webjet (20 aeronaves, 116 voos diários para 10 capitais do Brasil e mais de 4 milhões de passageiros transportados por ano) e a campanha também se desdobrará em banners para rede de conteúdo do Google.

exame

Ai, minhas pernas

O que se diz na Rádio Corredor da Anac é que a Webjet é a voadora com o espaço mais reduzido entre as poltronas.

Um funcionário da agência que voou recentemente pela empresa diz que eles usam o mínimo permitido pelo fabricante. Um apertão que permite vender mais 6 passagens.

ancelmo.com

Conheça as mulheres que trabalham na manutenção das aeronaves Gol.

Cuidadosas e detalhistas, elas fazem toda a diferença neste fascinante mundo da aviação.


blogvoegol

As Comissárias da Ryanair voltam a despir-se

As Comissárias da Ryanair vão voltar a despir-se na quarta edição da iniciativa que pretende angariar fundos para várias instituições de solidariedade social.

Nas três edições anteriores o calendário das hospedeiras da Ryanair angariou cerca de 100 mil euros que foram distribuídos por diversas instituições de solidariedade social.

Agora, as hospedeiras da companhia aérea vão realizar o calendário 2011 e é esperado o mesmo sucesso das edições anteriores.

sol

Southwest Airlines adquire AirTran por US$ 1,37 bilhão



A companhia aérea americana Southwest Airlines anunciou hoje a aquisição da AirTran Holdings, controladora da companhia AirTran Airways em uma transação avaliada em mais de US$ 1,37 bilhão. Incluindo dívidas e arrendamentos de aeronaves da AirTran Holdings, o valor total da transação deve chegar a US$ 3,42 bilhões.

Sob os termos do acordo, os acionistas da AirTran Holdings devem receber uma combinação de ações ordinárias e dinheiro avaliados entre US$ 7,25 e US$ 7,75, dependendo do preço médio de negociação das ações da Southwest por um período de 20 dias anterior à fusão. Ao menos uma fatia de US$ 3,75 será paga em dinheiro. O montante de ações considerado na proposta é de 0,321 papel da Southwest por cada ação ordinária da AirTran.

Com base no preço de fechamento das ações da Southwest Airlines no dia 24 de setembro, o valor estimado para a fusão é de US$ 7,69 por ação da AirTran. O valor representa um prêmio de 69% sobre o preço de fechamento dos papéis da AirTran na última sexta-feira.

De acordo com as empresas, a aquisição da AirTran Airways pela Southwest Airlines deve fortalecer as empresas do setor de baixo custo. As duas companhias atendem a 106 regiões nos Estados Unidos, no México e no Caribe, com 685 aeronaves Boeing e um total de 43 mil funcionários.

"O conselho de administração da AirTran, por meio da recomendação unânime de um comitê especial de diretores independentes, aprovou o acordo de fusão e recomenda que a os acionistas da AirTran Holdings, Inc., aprovem a transação", informou a empresa em um comunicado.

A conclusão da transação, que está sujeita à aprovação de órgãos regulares e de acionistas, tem prazo de fechamento previsto para a primeira metade de 2010. A integração operacional e comercial deve ser realizada em 2012, com as duas companhias operando sob o certificado de operação da Southwest Airlines, em Dallas (EUA).

Até que a aquisição seja aprovada e finalizada, as duas companhias continuam atuando de forma independente.

o globo

Pilotos da Air Zimbabwe põem fim a greve

Harare - Os pilotos da Air Zimbabwe, em greve desde 08 de Setembro para obter o pagamento dos seus salários em atraso, puseram fim ao seu movimento após terem concluído um acordo com o governo, soube-se na (sexta-feira) de fonte oficial.


“Todos os pilotos aceitaram regressar ao trabalho (…) e o tráfico deverá retomar hoje”, anunciou o secretário dos Transportes, Partson Mbiriri, no comunicado.



Todos os assalariados deverão receber os seus salários , como prevê o acordo concluído . As medidas de suspensão serão anuladas e nenhuma medida disciplinar será tomada contra os pilotos”, acrescentou. A direcção da companhia nacional confirmou que não haverá sanções contra os seus trabalhadores.


Há duas semanas, os grevistas haviam recebido um ultimato da companhia aérea para retomarem o trabalho nas 24 horas sob pena de serem despedidos.


Os pilotos exigiam o pagamento da totalidade das suas dívidas salariais acumuladas desde Fevereiro de 2009. No início do conflito, o presidente do conselho de administração da Air Zimbabwe, Jonathan Kadzura havia indicado que a companhia não estava em condições de pagar integralmente os seus salários. Precisou que os pilotos recebem entre 1.300 e 1.500 dólares por mês sobre um salário de 2.500 dólares (1.965 euros) e havia prometido que o saldo lhes seria ulteriormente revertido.


A companhia nacional afirmou que as perdas ligadas à imobilização dos seus aviões lhe haviam custado 500.000 dólares (394.000 euros) por dia.


Endividada, dotada de uma frota antiquada, a Air Zimbabwe é uma das numerosas empresas públicas do país em dificuldade.

ANGOLA PRESS


Companhias aéreas têm diferença entre tarifas de até 500%



RIO - Num cenário de aumento de preços, o consumidor deve comparar as tarifas oferecidas pelas empresas concorrentes e programar a viagem com antecedência. Levantamento feito pelo GLOBO no site de quatro empresas aéreas para cinco destinos no Brasil (Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo) mostra que a disparidade de preços chega a 500%, considerando as tarifas de ida e volta mais baixas disponíveis. Na pesquisa, todas as viagens tiveram o Aeroporto Santos Dumont, no Rio, como origem.

A diferença de 500% foi constatada ao se comparar os preços de Webjet e Azul para o trajeto Rio-Belo Horizonte-Rio. Pela Webjet, a viagem sairia por R$ 154 (R$ 55 a ida e R$ 99 a volta). Na Azul, a viagem custaria R$ 928 (R$ 489 a ida e R$ 439 a volta). As líderes de mercado TAM e Gol oferecem preços muito semelhantes: R$ 223 e R$ 228, respectivamente, incluindo ida e volta. Os preços foram coletados entre 24 e 25 deste mês, para embarque em 23 de outubro e retorno em 30 de outubro.

Mas quem deixar para a última hora pode pagar bem mais caro. Se consideradas as tarifas mais altas disponíveis para o mesmo trajeto e período, a viagem mais cara sairia pela TAM (R$ 2.323). A Webjet é a mais barata (R$ 168), com diferença de 1.282%.

A Webjet disse que "tem uma política consistente de preços baixos". Para o diretor de comunicação e marca da Azul, Gianfranco Beting, "a elasticidade de preços dentro de uma mesma empresa estimula o mercado". TAM e Gol não deram detalhes de suas políticas de preços.

O GLOBO

Companhia aérea cancela mais da metade dos voos nesta segunda


Passageiros da companhia aérea WebJet não puderam embarcar na manhã desta segunda-feira (27) nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo; em Porto Alegre (RS); em Confins (MG) e em Brasília (DF).

Segundo a passageira Dolores Laurito, que pretendia partir para Curitiba, por volta das 10h15, cerca de cem pessoas permaneciam no saguão do aeroporto de Guarulhos tentando embarcar sem sucesso. De acordo com Dolores, os funcionários da empresa disseram que os voos foram cancelados por não haver tripulação suficiente para trabalhar nos aviões.

O passageiro Mauri Ramos também foi afetado. Ele comprou passagens de ida e volta para Porto Alegre e embarcaria às 7h desta segunda-feira. Ramos é gerente de vendas de uma empresa calçadista que irá expor em uma feira no Sul nesta semana.

A assessoria de imprensa da WebJet em São Paulo, não soube informar o que provocou os cancelamentos, mas admitiu que havia problemas somente nos aeroportos de Porto Alegre, Confins (MG) e Brasília (DF).

A Infraero (Infraestrutura Aeroportuária) em Guarulhos disse não saber a razão do problema. Dos 50 voos da WebJet programados entre 0h e 11h desta segunda-feira, 27 foram cancelados - mais da metade do total -, e outros sete estavam atrasados.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou que havia problemas no voos da empresa WebJet, mas disse que não possui detalhes sobre o que os teria provocado. Segundo a assessoria de imprensa, independentemente do que seja, a empresa é responsável pela acomodação dos passageiros em outros voos de outras companhias aéreas ou até mesmo a possível hospedagem deles.
R7

Spirit AeroSystems e GOL Linhas Aéreas Inteligentes anunciam contrato para programa de renovação de inversores de propulsão, programa de compostos



A Spirit AeroSystems, Inc. (NYSE: SPR) anunciou hoje sua escolha pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes para fornecer, com exclusividade, Boeings 737-700 e 737-800 CFM56-7 de próxima geração, boletins de modificação de inversores de propulsão 737-78-1069 / 737-78-1079 e serviços de conserto.

A Spirit fornecerá estes serviços em sua Estação de Consertos aprovada pela FAA, localizada em Wichita, Kansas. Adicionalmente, a Spirit fará parceria com a GOL para desenvolver capabilidades de consertos de compostos/estruturas e suporte de serviços de inversores de propulsão na unidade de manutenção de aeronaves GOL localizada no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Brasil.

Por último, a GOL comprará molduras de avião da Spirit e peças PMA estruturais de reposição de componentes licenciados. Estas descartáveis e passíveis de reparos peças de reposição serão utilizadas para manter as frotas de Boeings 737 e 767 de próxima geração da GOL.

"Esta é uma entusiasmante oportunidade para Spirit entrar no mercado latino-americano e fazer parceria com uma companhia aérea excepcional - a GOL", afirmou Carolyn Harms, vice-presidente/gerente-geral do Suporte ao Cliente de Reposição da Spirit. "Este contrato reforça a distribuição de peças de reposição da Spirit e a presença global de componentes MRO".

Na internet: www.spiritaero.com

Sobre a Spirit AeroSystems, Inc.

Sediada em Wichita, Kansas., a Spirit AeroSystems é o maior fornecedor independente de montagens e componentes aviões comerciais. Além de sua fábrica em Kansas, a Spirit tem unidades em Tulsa e McAlester, Oklahoma.; Kinston, Carolina do Norte; Prestwick, Escócia; Samlesbury, Inglaterra; Kuala Lumpur, Maláisia e está desenvolvendo uma nova unidade de manufatura em Saint-Nazaire, França. Nos Estados Unidos, os principais produtos da Spirit' incluem fuselagens, torres de controle, naceles e componentes de asas. Adicionalmente, a Spirit fornece serviços de apoio ao cliente de reposições, incluindo peças de reposição, manutenção/consertos/revisão geral, e serviços de apoio à frota na América do Norte, Europa e Ásia. A Spirit Europe produz componentes para um grupos de clientes incluindo a Airbus.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes

GOL, sediada em São Paulo, Brasil, GOL vem se estabelecendo como uma das mais rapidamente em crescimento linhas aéreas de baixo custo do mundo. A GOL opera 108 Boeings 737-300 de próxima geração e 737-800. Com uma frota moderna e nova, composta das mais seguras e confortáveis aeronaves de sua categoria, as operações da GOL são diferenciadas pelos reduzidos custos de manutenção e baixo consumo de combustível, que proporciona à empresa altas taxas de eficiência e uso.

FONTE Spirit AeroSystems, Inc.

CONTATO: Debbie Gann, Comunicações Corporativas da Spirit AeroSystems, Inc., +1-316-526-3910

PRN LATAN - LATIN AMERICA SINGLE COUNTRY BRAZIL
YAHOO

Saab terá centro de pesquisas em S.Bernardo


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e o presidente da fabricante sueca de aeronaves Saab, Hakan Busche, selaram ontem acordo para a instalação de centro de pesquisas da empresa na cidade. Segundo a montadora, serão investidos anualmente entre US$ 40 e US$ 50 milhões no local, que será o coletor do know hall dos nórdicos no País.

A Saab é a fabricante do caça Gripen NG, que disputa licitação aberta pelo governo federal para a compra de 36 caças para defender o espaço aéreo brasileiro. O modelo compete com o francês Rafale, da Dassault, e com o norte-americano F-18 Super Hornet, da Boeing.

Se vencer a concorrência os investimentos em São Bernardo serão naturalmente ampliados. "Este compromisso não está condicionado à vinda do Gripen para o Brasil, mas obviamente o centro será muito maior caso o Brasil escolha o Gripen", anunciou Busche.

diário do grande ABC

Air France substitui radares do Airbus A 320

Air France troca radares do A 320

PARIS — A companhia franco-holandesa Air France/KLM decidiu substituir os antigos radares meteorológicos da marca Honeywell que equipavam uma dezena de Airbus A 320 por instrumentos de nova geração, como exigiam os pilotos.

"Decidimos substituir este material por um modelo mais reciente", anunciou a Air France em um comunicado, que confirma uma informação publicada nesta segunda-feira pelo jornal Liberation.

A substituição envolve 10 dos 144 aparelhos A320 da Air France, equipados por radares de antiga geração.

Os pilotos da empresa haviam exigido a mudança no início de setembro. A alegação era de que os radares Honeywell não detectavam certas tempestades perigosas.

Segundo o Libération, que procurou a direção da Air France, os radares não representavam um problema de segurança e a decisão é justificada pelo aumento do custo dos reparos.

afp

TAM lança promoção Volta ao Mundo


A TAM Linhas Aéreas acaba de lançar a promoção "Volta ao Mundo". O prêmio será uma viagem de 21 dias e 20 noites com um acompanhante, passando por diferentes destinos ao redor do mundo. O embarque e o desembarque serão realizados em São Paulo (Brasil) e o vencedor visitará as seguintes cidades: Atenas (Grécia), Cairo (Egito), Tóquio (Japão) e Toronto (Canadá).

O ganhador será conhecido no dia 22 de dezembro, e cada viagem contará com hospedagem em apartamento duplo, com regime de pensão com café da manhã (de acordo com as regras praticadas pelo hotel); passagens aéreas de ida e volta para o trecho internacional, em classe econômica, em voos operados pela TAM com prosseguimento em uma das companhias membro da rede Star Alliance; traslado aeroporto/hotel/aeroporto; e transporte de ida e volta do domicílio do premiado até o local (aeroporto) de embarque.

Para participar, deve-se acessar o site da promoção (www.tam.com.br/promocoes), efetuar o cadastro e inserir o código do e-ticket após a aquisição de passagens aéreas nacionais ou internacionais (ida e volta) em voos operados pela TAM e pelas companhias aéreas da Star Alliance.
jornal de turismo

Macaco é encontrado no aeroporto de Uberlândia, no Triângulo mineiro

Um macaco foi capturado, neste domingo (26), no aeroporto de Uberlândia, no Triângulo mineiro. O animal da espécie Bugio estava próximo à pista de pousos e decolagens, mas não atrapalhou o funcionamento do aeroporto.

Os bombeiros demoraram mais de meia hora para capturar o macaco, que não é comum nesta região. O animal foi levado para o setor veterinário da Universidade Federal de Uberlândia.
g1

Helicóptero com candidato a deputado federal por Goiás cai; ninguém morreu

BRASÍLIA - Um helicóptero particular que levava o candidato a deputado federal por Goiás, Armando Vergílio dos Santos Júnior, caiu num descampado perto da rodovia GO-520, no Novo Gama, na tarde deste sábado. A cauda da aeronave foi parar longe. Além do candidato, estavam a bordo um assessor dele e o piloto Ricardo Rodrigues Marques, de 30 anos.

Os três sobreviveram. O candidato participaria de uma carreata no Novo Gama. De acordo com a Polícia Militar, o piloto teria dito que o motor perdeu força quando a aeronave já estava perto do solo. Aeronáutica fez perícia para descobrir a causa da queda.

- Ele estava voando baixinho. Eu pensei que ele ia cair em cima de uma casa - conta um homem que presenciou o acidente.

o globo

Helicóptero da Polícia faz aterrissagem de emergência em Nova York


Um helicóptero da polícia de Nova York com vários agentes a bordo foi obrigado nesta quarta-feira a realizar uma aterrissagem de emergência sobre a água, no mesmo dia em que as medidas de segurança aumentaram pela chegada do presidente dos EUA, Barack Obama.

O helicóptero Bell 412 EP, prefixo N412PD, da New York City Police Aviation Unit, levava 5 pessoas, que estão a salvo, porém, uma teve que receber cuidados por ferimentos leves, segundo confirmaram fontes da polícia. Entre os ocupantes da Air Sea 12 Rescue, estavam o Comandante Nolan, um veterano de 12 anos de serviço na força, e seu co-piloto, o detetive James Varga, o chefe da tripulação, um estagiário e em dois mergulhadores da polícia, disseram funcionários. Eles foram levados para Hospital Luterano, disseram autoridades.

As autoridades investigam as causas que obrigaram à aterrissagem de emergência, mas confirmaram que o helicóptero planejava voltar para sua base aérea. Além disso, evitaram confirmar se a aeronave fazia parte da equipe responsável pela segurança de Obama ou dos líderes mundiais que participavam dos eventos das Nações Unidas.

piloto policial

EUA: Passageiro grava aterragem de emergência em Nova Iorque

Um passageiro do voo 4951 da Delta Airlines gravou imagens impressionantes da aterragem de emergência na noite de sábado no aeroporto internacional J.F.K., um dos três que servem a cidade de Nova Iorque (EUA). No curto vídeo é possível ver as faíscas que saem da asa direita do avião enquanto esta se arrasta pela pista de aterragem.

Um dos trens de aterragem traseiros não funcionou

O avião proveniente de Atlanta tinha uma avaria no trem de aterragem traseiro do lado direito, pelo que a tripulação preparou os 60 passageiros a bordo para o pior cenário. "Cabeças para baixo! Cabeças para baixo!", gritava uma assistente de bordo enquanto o passageiro apontava a câmara de vídeo para a janela.

No final tudo acabou bem: os pilotos conseguiram controlar a aeronave e tiveram direito a uma ovação dos passageiros muito mais merecida do que é habitual.

A autoridade aeronáutica dos EUA está a investigar as causas da avaria no avião da Delta Airlines.

correio da manhã
para ver o vídeo:

Jato Bombardier CRJ da Delta Connection faz pouso de emergência sem um dos trens de pouso.

Um jato da Delta Connection fez pouso de emergência no Aeroporto JFK, emNova York, sem o trem de pouso direito.

Bombardier CRJ da Atlantic Southeastern Airlines, permanece na pista, após pouso aterrorizante./Taggart for News

Um pouso de emergência no Aeroporto JFK,ás 20:20, horário local, assustou os 60 passageiros do jato, na noite deste sábado. O avião teve que adotar o procedimento sem que o tremde pouso direito, baixasse . Isto fez com que a aeronave deslizasse pela pista 31R , ao pousar.

Surpreendentemente, ninguém se feriu em função do pouso de emergência do voo 4951.

O avião, fazendo um voo de conexão, operado pela Atlantic Southeastern Airlines, conseguiu pousar de forma segura e sem feridos a reportar, entre os 60 passageiros e 4 tripulantes à bordo. O avião tinha como origem, Atlanta e como destino a cidade de White Plains.

Passageiuros relataram que muitos choravam e rezavam dentro do avião e que começaram a perceber que algo nao ia bem, quando o avião iniciou voos em círculos sobre a cidade de Nova York. Alguns passageiros ainda aguardam a liberação de bagagens. Os passageiros serão levados à White Plains, de onibus.

As causas do incidente ainda não são conhecidas. A FAA e o NTSB,vão investigar o caso, segundo um porta-voz da cia aérea.

Passageiros alivados, deixando o Terminal 3/Taggart for News

Em março de 2009, a turbina de um jato da American Airlines, desintegrou-se em pleno ar, logo após decolar do Aeroporto JFK. O avião foi forçado a efetuar um pouso de emergência, após partes das lâminas da turbina cairem sobre as ruas próximas ao aeroporto. Nenhum dos 88 passageiros e 5 tripulantes se feriram no episódio.



Jato da Delta Connection sendo retirado da pista 31R , hoje pela manhã/NY City Aviation

AIRKRANE BGA

Cirrus SR-22, sofre acidente no Canadá

Um avião modelo SR-22 da Cirrus,matrícula C-FGLA, com três ocupantes, sofreu um acidente fatal na sexta-feira, na localidade de Sundre, província de Alberta,Canadá.

O avião assumiu uma atitude anormal de voo e entrou em parafuso, vindo a atingir a copa de algumas árvores num bosque e explodiu. Os três ocupantes da aeronave vieram a falecer.

Bombeiros e oficiais da Real Polícia Montada do Canadá, observam destroços do Cirrus-22/ Foto: Grant Black, Calgary Herald

Área do desastre/Foto: Grant Black, Calgary Herald

Vídeo oficial de apresentação do Cirrus SR-22

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Avião de pequeno porte cai em Belém

Piloto ficou ferido, mas foi socorrido e passa bem.
Após decolar, aeronave bateu em muro do aeroporto.


Avião  caiu próximo ao Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, em Belém
Avião caiu próximo ao Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, em Belém (Foto: Ney Marcondes/ Ag. Estado)

Um avião de pequeno porte caiu, nesta sexta-feira (24), próximo ao Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, em Belém. De acordo com o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto ficou ferido, mas foi socorrido e passa bem.

Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, o piloto estava sozinho na aeronave. Pouco mais de um minuto após decolar, por volta das 15h, a aeronave bateu em um muro do aeroporto.

"O motor apagou na hora da decolagem e tive que fazer um pouso de emergência. Infelizmente não consegui evitar a colisão com um muro do aeroporto", diz ao G1 o piloto Osvaldo Ferreira Camargo, de 56 anos. Camargo, que é piloto há mais de 30 anos, já foi medicado e recebeu alta.

O voo iria de Belém para Marabá (PA), pela empresa Tasp Táxi Aéreo Sul do Pará.

g1

Passageiros feridos depois de avião derrapar ao aterrar


Três feridos ligeiros são o resultado de uma aterragem que correu mal em Itália. Um avião Airbus da companhia italiana Wind Jet saiu da pista ao aterrar no aeroporto de Palermo, na Sicília, sul da Itália, na noite desta sexta-feira, segundo informa a agência de notícias Ansa.

Avião sai da pista na Sicília e faz 30 feridos ligeiros


As primeiras informações dão conta que os três feridos têm contusões na cabeça e no nariz, depois do avião ter derrapado ao aterrar, aparentemente devido à chuva forte que caia no momento. Ainda segundo a agência de notícias italiana, que cita alguns testemunhos, terá ocorrido uma explosão.

Os passageiros deixaram a aeronave momentos depois em rampas insufláveis de emergência. As autoridades aeronáuticas já abriram um inquérito.

tvi24

Cocaína. O comissário, a assistente, o piloto e os amigos deles


Sete suspeitos respondem amanhã em tribunal por tráfico entre Brasil e Portugal. Um esquema que envolveu funcionários da aviação comercial.

Sete arguidos e 30 quilos de cocaína. A singularidade do caso que amanhã vai a julgamento recai no facto de estarem acusados de tráfico de estupefacientes três elementos ligados à aviação civil: Nuno T., de 33 anos, comissário de bordo, detido em sua casa com pulseira electrónica, Jorge C., 43 anos, piloto e instrutor de voo, em prisão preventiva, e Patrícia S., 31 anos, assistente de bordo, também em prisão preventiva. Além dos três suspeitos, estão igualmente acusados de tráfico os empresários Ricardo A. e José H. e ainda Vasco M. e Tatiana A. ambos sem profissão conhecida.

Segundo a acusação do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, os investigadores da Polícia Judiciária (PJ), também de Lisboa, chegaram à conclusão que, em Dezembro de 2008, Ricardo, Vasco, Patrícia e Tatiana se organizaram para irem buscar cocaína ao Brasil e a venderem em Portugal.

Numa primeira fase, diz a acusação, Ricardo - que esteve inúmeras vezes no Brasil - era ajudado por Patrícia e Tatiana para comprarem a droga naquele país e a fazerem chegar a Portugal. A Judiciária descreve, sem grandes pormenores, que Patrícia S. comprou a uma traficante brasileira 3 kg de cocaína por 12 mil euros e, já no nosso país, a ideia seria vendê-la ao empresário José H. que tinha sido contactado por Vasco M.. Refere o DIAP que a droga era de fraca qualidade pelo que acabaram por a vender a um traficante identificado por Dolce por 21 mil euros. Mais tarde Vasco M. e Patrícia S. voltam a entregar 1 kg de cocaína a José que continuou a não a aceitar, ao que tudo indica pela fraca qualidade da droga.

Já em Janeiro de 2009, Vasco e Ricardo entregam 4,5 kg por 31 500 euros ao empresário José H. que se disponibilizou a pagar 117 500 euros pelo total. Segundo o despacho de acusação a cocaína fora transportada por Tatiana A. e a entrega feita por Vasco M. e Ricardo A. Os investigadores referem que, posteriormente, José H. entregava a droga na Amadora, sem todavia identificarem o traficante ou os meandros da transacção. José recebia o dinheiro e entregava-o a Vasco M.

Em Fevereiro de 2009, Ricardo e Patrícia compram mais 4,5 kg de cocaína no Brasil, mas desta vez não queriam arriscar o transporte. A investigação explica que Patrícia S. entrou em contacto com o piloto Jorge C. para tentarem encontrar um correio que fizesse o transporte para Portugal. O piloto-instrutor receberia 10 mil euros pelo contacto e o correio cerca de 15 mil. A acusação refere que, neste período, Jorge C. contactou telefonicamente Patrícia S. cerca de 80 vezes.

Contratação É aqui que surge a ideia de contratar o comissário de bordo Nuno T. que teria aceite as condições propostas pelos suspeitos. Jorge C. e Tatiana A. encontraram-se em casa de Nuno para combinarem os pormenores das viagens. Entregam-lhe 350 euros para as despesas pessoais. A viagem e estadia também seriam suportados pelos suspeitos.

Em Fevereiro de 2009, os arguidos combinam que Nuno T. seguiria para o Brasil acompanhado de Tatiana. No dia 18 do mesmo mês, os dois viajaram para São Paulo onde os esperava a assistente de bordo Patrícia S. que regressou a Portugal. Nuno e Tatiana seguem viagem de avião para Florianópolis, onde Ricardo A. os espera para os transportar para o complexo turístico de Jurerê Internacional.

Nesse local os três suspeitos empacotam, diz a acusação, os 4,5 quilos de cocaína em nove embalagens de plástico, selando-as com cera depilatória e envolvendo-as com uma película aderente em café e pó de talco para disfarçar o cheiro. No final, os dois suspeitos, Nuno e Tatiana, apanham um autocarro para São Paulo, um avião para São Salvador da Baía e daí regressam a Portugal. A mala com a cocaína vinha em nome de Tatiana A.

À chegada, Nuno e Tatiana separam- -se e Nuno dirige-se ao corredor próprio para a tripulação com cartão de tripulante ao peito. Foi preso por agentes da PJ com 4,5kg no dia 24 Fevereiro de 2009.

Já com Nuno detido, os dias que se seguiram foram preenchidos por contactos entre os suspeitos para apurar o sucedido e delinear novas estratégias. Num destes dias, dois brasileiros não identificados chegaram a ligar para a namorada de Ricardo A. para lhe dizer que se não pagassem, vinham cá para cobrar.

Novo transporte Meses depois, em Julho de 2009, os suspeitos combinam outra transacção com um desconhecido, que não está identificado na acusação, para receberem novo carregamento de cocaína. Neste alegado acordo, Ricardo A. e Vasco M. combinam que entregariam uma elevada quantidade de cocaína a Jorge H. para ele revender a outros traficantes. Assim, a 21 de Julho 2009, Ricardo A. e Vasco M. vão ao aeroporto buscar a droga e são detidos no parque de estacionamento da Portela com 14,811 kg de cocaína.

A PJ refere duas buscas às residências dos acusados, tendo encontrado em casa de Ricardo A. 84 gramas de haxixe e na residência de Tatiana A. diversa documentação.

O julgamento começa amanhã na 5ª Vara Criminal de Lisboa e em causa vão estar as acusações de tráfico de estupefacientes a Nuno T. e Jorge C. com uma moldura penal de quatro a 12 anos de prisão, e tráfico de estupefacientes agravado para os restantes cinco arguidos, com penas de cadeia que vão dos cinco aos 15 anos de prisão.
i online

Turismo apoia 25 novas rotas áreas


O programa de apoio às companhias de aviação já patrocinou criação de 25 novas rotas áreas, oito das quais o ano passado, de acordo com o Relatório de Sustentabilidade do Turismo de Portugal.

Trata-se de uma forma de promover a vinda de turistas para destinos nacionais. Este mecanismo de apoio conjunto ao marketing das rotas e dos destinos servidos disponibiliza, desde final de 2008, apoios reforçados para estimular a procura durante a época de Inverno, garantindo assim uma operação durante todo o ano, ainda de acordo com o documento.

O novo acordo de promoção turística, em negociação para vigorar no início de 2011, é o "grande desafio" que se coloca ao sector do turismo até ao final do ano, afirmou o secretario de Estado do Turismo. Bernardo Trindade participa hoje nas cerimónias de comemoração do Dia Mundial do Turismo.

correio da manhã

Relatório mostra o que melhorou e o que ainda preocupa na aviação do Brasil


Foram necessárias 154 vidas para que o sistema aéreo brasileiro deixasse de ser uma caixa-preta para a sociedade. Trabalho excessivo e muito especializado para controladores de voo pouco qualificados, equipamentos reféns de zonas cegas e falhas no sistema de comunicação por voz entre pilotos e trabalhadores em terra são apenas alguns dos problemas graves escancarados com a tragédia do voo 1907 da Gol.

Quatro anos depois do acidente, que serão completados nesta semana, o funcionamento da aviação do país apresenta consideráveis mudanças. O próprio orçamento destinado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) ao programa denominado segurança de voo, por exemplo, aumentou — enquanto em 2006 o valor pago (já contando os restos a pagar) pela rubrica atingiu R$ 128 milhões, neste ano já são R$ 189 milhões, de acordo com dados levantados pela ONG Contas Abertas a pedido do Correio.

Entretanto, questões cruciais do sistema, alvo inclusive de um estudo encomendado pelo governo federal depois do desastre, continuam em aberto. A pesquisa, finalizada este ano pela consultoria McKinsey, comparou a estrutura da aviação nacional com a de países desenvolvidos e em desenvolvimento (Alemanha, Austrália, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido), constatando que só o Brasil não tem um planejamento integrado do setor — incluindo aeroportos, companhias aéreas e indústria. Outra diferença verificada é a subordinação da área ao Ministério da Defesa e não à pasta dos Transportes. O controle de tráfego aéreo para aviação civil vinculado a órgão militar também foi apontado como ponto fraco do país, além do fato de o órgão que investiga acidentes não ter independência, por estar ligado ao Comando da Aeronáutica, também responsável pelo controle de tráfego aéreo.

Ao fim, o relatório recomenda a transição da estrutura militar para civil, com o objetivo de ter qualidade técnica e independência no setor. O Ministério da Defesa foi procurado pela reportagem, mas não respondeu às perguntas encaminhadas sobre uma eventual desmilitarização. A Aeronáutica, por meio do Decea, destacou que houve aumento no número de controladores de voo, passando de 2.113, em 2006, para 2.828. A periodicidade do concurso para contratação também mudou. Antes acontecia duas vezes ao ano. Em 2007, houve quatro seleções. O ritmo até 2011, conforme o órgão, será de três concursos

anuais. Simulação real passou a ser feita na formação desses profissionais, após o acidente, bem como um programa de elevação do nível de inglês. O jato Legacy que se chocou com a aeronave da Gol, derrubando-a, era pilotado por americanos.

O Decea destacou também a modernização de radares e dos sistemas UHF e VHF, que auxiliam na navegação aérea. Para o comandante Ronaldo Jenkins, coordenador de Segurança de Voo do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, a maior diferença se deu na atividade de controle do tráfego aéreo. “São as mudanças mais nítidas para nós. Houve modificações em relação às áreas monitoradas de Brasília e também dos setores amazônicos”, afirma

Jenkins. Há também recomendações relacionadas à utilização correta de equipamentos cruciais no acidente, como o transponder, que não foi ligado pelo jato Legacy e poderia ter evitado a tragédia, desviando o avião menor automaticamente ao perceber a aeronave da Gol em rota de colisão.
correio braziliense

EuroAtlantic quer iniciar operações na Guiné-Bissau


De acordo com o semanário "Expresso", a EuroAtlantic já tem licença do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) para fazer a ligação entre Portugal e a Guiné-Bissau.



Lisboa - A EuroAtlantic, companhia aérea portuguesa de voos não regulares, pretende iniciar em dezembro as suas operações no mercado da Guiné-Bissau, com o estabelecimento de um voo por semana para aquele destino.

De acordo com a última edição do semanário "Expresso", a EuroAtlantic já tem licença do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) para fazer a ligação entre Portugal e a Guiné-Bissau, que reforçará a actividade da companhia no mercado africano.

A EuroAtlantic já opera há dois anos em São Tomé e Príncipe, através da STP Airways. Além da Guiné-Bissau, a empresa portuguesa também quer voar para a Guiné Equatorial, decorrendo conversações há três meses para obter autorização para esse destino.

Benim, Gâmbia e Senegal são outros países no radar da EuroAtlantic. "Procuramos países produtores de petróleo e com capacidade financeira, pelo que também estamos a olhar para o Congo e Côte d'Ivoire", justifica o presidente da EuroAtlantic, Tomaz Metello.

A expectativa, de acordo com o "Expresso", é que os negócios em África venham a gerar para a EuroAtlantic uma receita anual de 40 milhões de dólares (cerca de 31 milhões de euros)
áfrica 21

Polícia sueca liberta passageiro suspeito após interrogatório


Estocolmo, 26 set (Lusa) -- A polícia sueca libertou no sábado, após interrogatório, um passageiro suspeito de transportar armas ou explosivos, suspeita que levou um Boeing 777 a fazer uma aterragem de emergência em Estocolmo.

O avião, que efetuava o voo entre Toronto (Canadá) e Carachi (Paquistão), transportava 273 passageiros.

O piloto do aparelho solicitou uma aterragem de emergência em Estocolmo devido a uma ameaça de bomba a bordo, comunicada pelas autoridades canadianas.

dn

VASP memórias

VASP sendo abastecido em Santos Dumont em 1967.

Bristol International Balloon Festival [Fotos]

Bristol International Balloon Festival

Confira as imagens incríveis do Bristol International Balloon Festival, festa para os apaixonados por balonismo, realizado, como o nome diz, em Bristol, Inglaterra. O evento começou no ano em 1979. Hoje é um dos maiores do mundo. Confira as fotos:

[View with PicLens]














curiosando