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quinta-feira, 30 de julho de 2009

TURCOS DESATIVAM JATOS BOMBARDIER


A crise econômica fez novas vítimas na aviação comercial. A mais recente foi a companhia turca Atlasjet, que retirou de serviço três aviões Bombardier CRJ900. Com isso ela interrompeu seus voos regulares entre Istambul e as cidades de Siirt, Tokat e Usak. Os jatos tinham sido negociados em 2006, configurados para 86 passageiros, para substituir outras aeronaves CRJ700 do mesmo fabricante.
Aerobusiness

Aeroporto da Pampulha promove caminhada de prevenção de objetos na pista


A comunidade do Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (MG) realizou esta semana a primeira Caminhada de Prevenção de F.O.D (Foreign Object Damage, sigla em inglês, que significa Dano por Objeto Externo).

O objetivo da caminhada é a conscientização das pessoas que trabalham nas áreas de movimentação de aeronaves a não deixar nenhum tipo de objeto nesses locais. Os participantes receberam orientações sobre procedimentos de segurança e também para utilização do protetor solar.

O evento contou com a participação da comunidade aeroportuária inclusive com a superintendente do aeroporto, Socorro Pinheiro. Durante a caminhada na via de acesso aos hangares do Setor Sul foram encontrados alguns objetos estranhos.

No briefing, realizado ao final do evento, foi ressaltada a importância de ações como a caminhada para a prevenção de acidentes.

Asas de Minas

FAA faz recomendações aos 777 com motores Rolls-Royce



O FAA dos EUA à exemplo dos europeus, recomendou o reprojeto dos resfriadores de óleo instalados nos motores Rolls-Royce de certos modelos do Boeing 777.

O prazo para a modificação, que vai afetar cerca de 50% da frota registrada nos EUA, é reflexo do sério incidente acontecido com o jato da British Airways quase na cabeceira da pista de Heathrow, na chegada do vôo Beijing-Londres.

A súbita perda de potência nos dois motores foi atribuída ao entupimento das canalizações de combustível pelo gelo que se formou ao longo do vôo.

Desde janeiro de 2008 ocorreram dois outros casos semelhantes, embora menos sérios, de perda de potência em Boeing 777 com motores
Rolls-Royce.

Lembrar que o sistema de resfriamento do óleo em turbofans se vale de trocadores de calor que transferem o calor do óleo para o combustível.


Aeroblog

Aviação defronta-se com queda “chocante” das receitas de tráfego internacional – IATA



A IATA revelou hoje que estima em 25% a 30% a queda de receitas do setor em voos internacionais em Junho, classificando-a de “chocante” e alertando que o decréscimo ocorre no começo da
alta estação: Junho – Agosto, período em que as companhias aéreas tradicionalmente ganham dinheiro.
Presstur

Aéreas tentam adiar parcelas de novos jatos



A British Airways PLC começou a pressionar a Boeing Co. por uma renegociação das prestações dos 787 Dreamliners encomendados - numa tentativa de economizar dinheiro que revela a nova dor de cabeça das companhias aéreas e dos fabricantes de aviões em meio ao aperto de crédito e à queda do tráfego aéreo.

O diretor-presidente da BA, Willie Walsh, disse ao Wall Street Journal em Londres que está tentando adiar as prestações que todas as companhias aéreas pagam à americana Boeing e à europeia Airbus, enquanto novos aviões são fabricados.

Os pagamentos pré-entrega podem chegar a dezenas de milhões de dólares por avião e se tornaram cada vez mais difíceis de financiar em meio à crise, dizem executivos do setor aéreo.
A pressão da BA é a mais recente de uma série de contratempos para a Boeing.

O 787 já deveria estar voando desde maio de 2008, mas está atrasado devido a uma série de problemas de produção e fornecimento. A Standard & Poor's Rating Services rebaixou ontem em um degrau a avaliação de risco da Boeing, citando sua preocupação com a possibilidade de mais cortes na produção devido a deferimentos e cancelamentos de pedidos.

Durante até dois anos antes de o avião ser entregue, as aéreas pagam prestações que podem cobrir mais de 30% do preço de catálogo do avião. A Airbus, divisão da European Aeronautic Defense & Space Co., e a Boeing usam esses recursos para pagar peças e salários.
Um porta-voz da Boeing não quis comentar negociações em andamento com a BA, que encomendou 24 Dreamliners em 2007. O preço de catálogo é US$ 180 milhões cada, o que poderia implicar prestações pré-entrega de US$ 60 milhões por avião, embora seja comum negociar esses preços. Os jatos da BA devem ser entregues ao longo dos anos e só alguns deles devem ser afetados pelas negociações. (Colaborou Ann Keeton)
Aeroportos no Brasil

China Spring Airlines poderá realizar voos internacionais


A companhia China Spring Airlines, uma das quatro companhias aéreas privadas do país, confirmou que obteve autorização da Administração Geral da Aviação Civil da China (CAAC, siglas em Inglês) para operar vôos internacionais.

A empresa vai se tornar, assim, a segunda companhia aérea privada da china autorizada a efetuar tais voos após a East Star, com sede na cidade de Wuhan (capital da província central Hubei), que ganhou a aprovação, há dois anos.

No entanto, a operação de East Star foi suspensa pelo regulador do setor desde 15 mar deste ano, devido às dificuldades financeiras da companhia aérea.

easyJet dá massagens no aeroporto de Lisboa

A low cost easyJet ofereceu hoje, dia 30, das 10h00 às 12h00 e das 16h00 às 18h00, massagens na fila de check-in da companhia, no terminal 1 do aeroporto de Lisboa. É marketing, mas é também um brinde a quem finalmente vai de férias.

easyJetA transportadora está também a promover voos até Madrid desde 21 euros, Londres desde 28,99 euros e Madeira desde 17,49 euros - mas há instantes não se achou no site oficial a rota Lisboa-Funchal a menos de 33,99 (regresso por 49) e, para o fim do ano, ronda 100 a 200 euros.

Alma de Viajante

Lufthansa registra forte prejuízo no 1º semestre



A Lufthansa apresentou forte prejuízo no primeiro semestre do ano, afetada pelo agravamento da recessão e seu impacto na demanda por viajantes da classe executiva e nos preços das passagens, que tiveram quedas acentuadas.

A maior empresa aérea alemã da Europa registrou prejuízo líquido de € 216 milhões. No mesmo período de 2008, havia obtido lucro líquido de € 381 milhões. Executivos-chefes das principais empresas aéreas vêm alertando a Comissão Europeia de que o setor depara-se com "as piores condições econômicas já vistas".

Valor Econômico

Tudo em paz entre a Qatar e a Boeing


qatar_logo

Semana passada o presidente da Qatar, Akbar Al-Baker teve reunião com a Boeing, a respeito do recente atraso do 787.

Hoje, Al-Baker revelou estar “confiante” a respeito do que foi discutido na reunião. A Boeing garantiu que o cronograma de entrega do 787 não será seriamente afetado, e as entregas não serão prejudicadas pelo recente atraso na produção do jato.

De acordo com uma declaração para acionistas, a Qatar receberia quatro aeronaves até o final de 2011 e o restante até 2015.

Casos mais recentes expõem desrespeito à lei aeronáutica


Os dois acidentes mais recentes com aeronaves de instrução ocorreram neste mês em São Paulo e, embora não tenham deixado vítimas, causaram preocupação no setor aéreo pelo grau de desrespeito às leis de segurança de voo. Ambos estão sob investigação de militares do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa-4), subordinado ao Cenipa.

Conforme o resultado da sindicância, as escolas envolvidas ficam sujeitas a uma série de penalidades, podendo até perder os registros na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O primeiro caso aconteceu em 10 de julho, na pista do Aeroporto de Jundiaí, interior paulista. A aluna Danielle Chiazza da Silva, de 26 anos, se preparava para pousar quando avistou outra aeronave na pista. Ela teria ficado em dúvida entre prosseguir na aterrissagem ou arremeter (abortar o pouso). A indecisão, ao que tudo indica, fez Danielle usar comandos errados, levando o avião a bater de bico no chão. O monomotor Cessna 152, prefixo PR-EJK, teve sérias avarias nas duas hélices, em peças internas do motor e no trem de pouso frontal.

Apesar da aparente "normalidade" do acidente, apurações preliminares revelaram falhas graves por parte da EJ - Escola de Aeronáutica Civil, tida como a maior da América Latina. A aluna, que pilotava sozinha o Cessna 152, não tinha habilitação de piloto privado, pré-requisito para ingressar no curso de piloto comercial.
O Estado apurou que Danielle faz a prova para obter a carteira de piloto privado, mas o resultado não havia sido anunciado quando ela começou as aulas para piloto comercial - o que é ilegal. As únicas licenças expedidas em nome de Danielle, conforme o site da Anac, são para exercer atividade de comissário de bordo.
O segundo acidente do mês com aviões de instrução em São Paulo ocorreu no dia 14, no Aeroporto de Atibaia (a 52 km da capital). Um monomotor Corisco, prefixo PT-NKH, aterrissou de barriga depois que o piloto Thomas Kraft, diretor social do Aeroclube de São Paulo, teria esquecido de baixar os trens de pouso. As informações sobre a identidade do instrutor responsável por acompanhar o voo são controversas. O Seripa-4 informou que o acompanhante era Farid Sami Younes, examinador credenciado pela Anac e presidente do Aeroclube de São Paulo. Younes, por sua vez, afirma que o instrutor naquele dia era Antonio Carlos Marini, diretor técnico do aeroclube.

O problema nesse caso é que, após o pouso frustrado, o instrutor telefonou para o aeroclube, solicitando a presença de um mecânico. As peças danificadas foram substituídas e, horas depois, o avião já voava de volta para a capital. Mas pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565/86) a aeronave não poderia sequer ter sido consertada dessa forma. O artigo 89 da lei estabelece que "exceto para efeito de salvar vidas, nenhuma aeronave acidentada, seus restos ou coisas que por ela eram transportadas podem ser vasculhados ou removidos, a não ser em presença ou com autorização da autoridade aeronáutica". Além de não ter sido comunicado no mesmo dia, o Seripa-4 diz só ter tomado conhecimento da ocorrência por meio de denúncia anônima.

PREJUÍZO

O presidente do Aeroclube de São Paulo negou qualquer irregularidade no episódio. "Como não houve vítimas, comunicamos ao Seripa no dia seguinte", afirmou Younes. "Não houve nada de errado, está tudo documentado. E me parece que estão querendo prejudicar a imagem do aeroclube." Segundo ele, o avião acidentado passou por criteriosa inspeção antes de regressar para São Paulo.

Procurada na semana passada, a EJ não respondeu ao pedido de entrevista. Na ocasião, o gerente da unidade de Jundiaí tomou ciência do teor da reportagem e informou que só diretores estão autorizados a falar sobre o assunto.

Último Segundo

27% dos acidentes aéreos são em aula



O número de acidentes envolvendo aeronaves usadas na instrução de pilotos em todo o País saltou de 2 para 16 (700%) na última década.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado ao comando da Aeronáutica, também verificou que o segmento aumentou a participação no total de acidentes aéreos - de 4%, em 1999, para 13%, no ano passado - porcentual mais elevado no período (1999 a 2008). E as estatísticas deste ano revelam um quadro ainda pior.

Até junho, o Cenipa havia contabilizado 13 acidentes com aeronaves de instrução. Ou seja, em seis meses, o setor já acumula 81,2% do total de acidentes registrado no ano passado inteiro. Já o porcentual em relação ao total de acidentes na aviação civil brasileira disparou para 24% - isso sem contar os dois últimos acidentes, ocorridos neste mês no interior de São Paulo, o que elevaria o porcentual para 27,7%.
Para um investigador civil ouvido pelo Estado, sob a condição de anonimato, os números são resultado de anos de "falta de fiscalização e despreparo de instrutores e escolas de aviação". Por lei, a fiscalização do setor é de responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "É nítido que a agência relegou a aviação geral (táxi aéreo e jatos executivos) a um segundo plano", disse. "O problema é que, no futuro, isso pode ser a pedra no sapato deles, pois estamos falando de falhas graves na base da pirâmide."

O crescente número de acidentes e o desrespeito às regras básicas de segurança de voo, segundo o investigador, também podem ser interpretados como efeitos colaterais do desaquecimento do mercado de formação de pilotos. "O valor da hora de voo está muito alto e, para conseguir mais alunos, algumas escolas se prestam a qualquer papel."

As estatísticas oficiais mostram que ocorrências com aviões de instrução estão concentradas na Região Metropolitana de São Paulo e no interior do Estado, onde têm sede as maiores escolas de aviação do País. Dos 13 casos já somados pelos militares neste ano, 6 ocorreram em São Paulo, 2 no Paraná, e 1 no Rio, em Minas, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As causas mais comuns para os acidentes foram perda de controle em voo (3) e no solo (3), seguidas por falha do motor em voo (2).

O Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para 2009, lançado no fim do ano passado pelo Cenipa, já alertava para a incidência dos casos de perda de controle em voo. "Evidenciam a inabilidade do aluno em realizar as manobras propostas, aliada à deficiência do instrutor em assumir os comandos a tempo de evitar o acidente". O diagnóstico chamava a atenção ainda para "a falta de supervisão nas atividades de instrução". Os acidentes com aviões de instrução não costumam deixar mortos. Desde 2008, a Aeronáutica não registra casos fatais.

O Estado de São Paulo

Air France: sindicatos de pilotos pedem substituição de sensor Pitot Thales

O sindicato dos pilotos de linhas (SNPL), majoritários na Air France, pediu a substituição dos sensores Pitot da marca Thales por sensores Goodrich em toda a frota da companhia, após um incidente com um Airbus A320, declarou nesta quarta-feira seu porta-voz.

O SNPL "pediu que toda a frota seja equipada com sensores do tipo Goodrich (construtor americano) em substituição aos sensores Thales", disse à AFP Erick Derivry, porta-voz do SNPL.

A Air France reconheceu na noite de terça-feira que um de seus Airbus A320 sofreu em julho um incidente ligado a um sensor Pitot, encarregado de medir a velocidade do aparelho. Este avião estava equipado com um novo modelo da marca francesa Thales, diferente do também sensor Thales que equipava o A330 da Air France acidentado entre Rio de Janeiro e Paris.

Sobre o incidente com o A320, "há um conjunto de elementos que mostra que tem a ver com outros incidentes do AF447 (Rio-Paris)", afirmou Derivry.

Imagem de um sensor de velocidade abaixo da logomarca da Air France - KLM


Portanto, os novos sensores Thales "não parecem ter contribuído para as melhorias previstas e pedimos modificação na frota para colocar sensores que nunca foram alvo de nenhuma recriminação", continuou.

Esta instalação pode ser "progressiva" e eventualmente podemos usar, em um primeiro momento, uma combinação das duas marcas de sensores, segundo o sindicato.

Segundo o SNPL, 70% da frota mundial de aviões comerciais são equipados com sensores americanos Goodrich, que nunca foi citado em incidentes anteriores.

Parece que existe um "problema de envelhecimento dos sensores Thales" e temos que fazer alguma coisa, disse Marcel Thibault, membro do sindicato Alter.

"A substituição não é uma má ideia", disse o presidente do Sindicato dos Pilotos da Air France (Spaf), Gérard Arnoux. Ele pediu, além disso, que a frequência da limpeza dos tubos, que podem ser obstruídos pela água, passe de "18 meses para seis meses".

O novo incidente, com uma perda de informações relativas à velocidade, aconteceu no dia 13 de julho entre Roma e Paris. Segundo a Air France, que confirmou uma informação do jornal "Le Figaro", "o problema durou apenas alguns segundos e não houve nenhuma consequência para os passageiros".

Os sensores Pitot foram questionados por vários sindicatos após o acidente do AF447, cujas causas ainda não foram determinadas. Depois deste acidente, a Air France acelerou a substituição dos sensores pelos modelos mais recentes.

O Escritório de Investigações e Análises (BEA), encarregado da investigação técnica sobre o acidente do voo AF447, confirmou nesta quarta-feira que está estudando o problema ocorrido em 13 de julho com o A320 da Air France.

"Estamos estudando esta ocorrência como parte do conjunto das avarias ligadas às indicações de velocidade em voo", disse uma porta-voz à AFP.

Na Thales, ninguém quis comentar o assunto à imprensa nesta quarta-feira. O presidente da Thales, Luc Vigneron, questionado segunda-feira na apresentação de resultados do grupo sobre a confiabilidade destes sensores, declarou que "cabe aos especialistas fazer este trabalho".

"Estamos acompanhando de perto as evoluções das investigações e veremos o que vai dar", disse.

AFP

Avião que levava governador de Rondônia sofre pane e faz pouso não programado


Um avião que transportava o governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP), sofreu uma pane durante o voo que realizava nesta quarta-feira e foi obrigado a fazer um pouso não programado. Ninguém ficou ferido.

Segundo a assessoria de imprensa de Cassol, a aeronave saiu de Porto Velho (RO) rumo a Brasília (DF) por volta das 5 horas e apresentou uma pane que provocou uma despressurização e obrigou a aeronave a pousar em Sinop (MT), por volta das 7h30.

De Sinop, o governador teve de utilizar outro avião para seguir viagem até Brasília, onde chegou com uma hora e meia de atraso - deveria ter chegado às 9h e só pousou às 10h30.

A assessoria de Cassol informou que o governador passa bem e que o aparelho que apresentou pane é locado. O governador de Rondônia teve de voltar ao seu Estado num voo de carreira.

Em Brasília, ele se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros de Planejamento, Paulo Bernardo, e das Minas e Energia, Edson Lobão, além de diretores da Eletrobrás e os governadores do Acre e do Amapá e o vice-governador do Amazonas, para buscar um acordo de compensação de perdas de arrecadação.
Página 20

Sob o símbolo da foice e do martelo, aérea aposenta Tupolevs




O símbolo da Aeroflot continua a ser uma foice e martelo com asas, mas a antiga linha aérea comunista terminou por abandonar a maior parte de seu passado soviético.

A maior prova disso até o momento é que, pelo final deste ano, sua frota será quase inteiramente composta por aviões produzidos nos Estados Unidos e na Europa Ocidental.

A Aeroflot está vendendo todosos seus jatos Tupolev,

os aviões de passageiros mais comuns no antigo Bloco Oriental.

Quando eles se forem, apenas seis dos cerca de 100 jatos na frota da empresa serão aviões russos.

E esses aviões, do modelo Ilyushin Il-96, só voarão na Rússia e para destinos estrangeiros seletos, entre os quais as rotas Moscou-Havana e Moscou-Hanói.

Que a Aeroflot venha a operar quase exclusivamente jatos Boeing e Airbus é uma reviravolta notável para uma empresa que, no passado, era dona de virtualmente todos os aviões de transporte civil da União Soviética.

Mas a companhia vem tentando se reinventar como especialista em viagens de negócios, e seus passageiros tendem a preferir os aviões ocidentais.

Embora os especialistas afirmem que os aviões russos sejam bem construídos, manutenção e reparos precários lhes propiciaram uma má reputação, depois do colapso da União Soviética.

E, como qualquer passageiro poderá lhe contar, eles também são apertados e barulhentos. "Eu olho para cada rebite e cada parafuso, e imagino se algum deles está solto; isso preocupa", diz Anastasia Tkachova, universitária que estava embarcando em um voo da Aeroflot para Londres no aeroporto Sheremetyevo, de Moscou.

"Voar de Airbus é mais confortável", diz outro passageiro, Mikhail Kotlyarov. Mas ele não demora a acrescentar, com um toque de pesar, que "a Rússia já não terá seus próprios aviões".

Não exatamente. Na verdade, a despeito da decisão da Aeroflot, a frota de jatos russa para transporte interno pode estar na verdade realizando um improvável retorno ao mercado.

Foi o consumo de combustível muito mais alto dos aviões russos que os condenou no caso da Aeroflot, especialmente se considerados os tempos difíceis que o setor de transporte aéreo está vivendo em todo o mundo.

O presidente-executivo da empresa, Vitaly Savelyev, disse que a companhia é deficitária em cerca de 40% de suas rotas, e que teria de demitir cerca de seis mil funcionários nos próximos dois ou três anos, de acordo com reportagem publicada na segunda-feira pelo jornal de negócios Vedomosti.

Ao longo de sua história, é claro, a Aeroflot já enfrentou inúmeros problemas. Histórias de horror não faltam, ainda que em termos estatísticos o transporte aéreo russo fosse tão seguro quanto o ocidental, ao menos até uma série recente de acidentes, com aviões tanto ocidentais quanto russos, cuja culpa foi atribuída primordialmente a erros de pilotagem.

Tkachova recordou uma decolagem apavorante na qual os comissários de bordo, postados nos corredores e observando pelas escotilhas, atualizavam o piloto periodicamente sobre o acúmulo de gelo nas asas do aparelho.

Tkachova disse que ficou com tanto medo que uma comissária mais tarde lhe deu goma de mascar, para que ela se acalmasse.

Irina Danenberg, porta-voz da Aeroflot, diz que a empresa está vendendo seus Tupolev 154 porque gastam muito mais combustível que os aviões ocidentais, e não devido a questões de segurança. O legado soviético "é completamente irrelevante" hoje, de acordo com Nikolai Kovarsky, um consultor de negócios de Moscou que fez uma avaliação da Aeroflot. "O pessoal é extremamente amistoso e extremamente profissional. O serviço é impecável. E são todos russos".

A Aeroflot no momento opera 26 Tu-154, que vai vender, com a demissão das tripulações desses aparelhos a fim de economizar custos.

A reforma da frota é vista como vitória para empresa, que tem ações cotadas na bolsa de Londres e luta para abandonar seu papel como fonte de subsídios para fabricantes russos de aviões.

A tendência é clara na aviação da Rússia. Por enquanto, o Tu-154 e seu irmão menor, o Tu-134, continuam a ser os modelos de passageiros mais comuns no país, com cerca de 600 exemplares em serviço. Linhas aéreas russas encomendaram cerca de 100 dos novos modelos Tupolev, o Tu-204, para modernizar suas frotas. Mas há número semelhante de pedidos russos para a Boeing e Airbus, de acordo com a consultoria aeronáutica Airclaims CIS.

O setor aerospacial russo é um dos poucos que se provaram internacionalmente competitivos na economia do país, excetuado o ramo petroleiro. A falta de aviões modernos não reflete a situação atual do setor mas o colapso sofrido nos anos 90, já que o tempo de preparo de novos projetos é longo. Depois de uma reestruturação no setor de aviação do país em 2005, uma nova safra de aviões deve chegar ao mercado na próxima década.

A Aeroflot encomendou 30 jatos regionais à parceria Sukhoi-Boeing, e o novo superjato regional dessa empresa está sendo comercializado em todo o mundo como rival dos jatos regionais oferecidos pela canadense Bombardier e pela brasileira Embraer.

O Il-96, o último modelo russo em serviço na Aeroflot, continuará voando como avião presidencial da Rússia, apesar de um deles ter apresentado defeito nos freios em uma visita do então presidente Vladimir Putin à Finlândia, em 2005, o que resultou na demissão do presidente da Ilyushin.

Só restam 14 Il-96 em operação no mundo, entre os quais um de configuração flexível que serve a Cuba como jato de passageiros e avião presidencial. Porque Cuba tem tripulações de terra treinadas com o modelo, retê-lo para a rota Moscou-Havana permite operação mais barata, segundo a Airclaims. Enquanto isso, o fim da presença da Tupolev na frota da Aeroflot não deve ser visto como "abalo para a imagem" dos aviões russos, diz Boris Bychkov, da Airclaims. "Nós continuamos a ter excelentes caças a jato".

The New York Times
A Aeroflot agora aposta em aeronaves produzidas no ocidente, como o Airbus A350

Turbine o seu Currículo - dica do Meio Aéreo


Uma dica para incrementar o currículo dos aspirantes à comissários de voo são os chamados cursos extracurriculares. Quanto mais cursos relacionados à profissão você tiver melhor. Dentre eles destacamos cursos de idiomas, primeiros socorros, etiqueta, palestras, workshops e que tal um curso de enfermagem?aeromoca 149x224 custom Curso gratuito de técnico em enfermagem para turbinar seu currículo

A enfermagem além de ser um ótimo complemento para a formação do comissário de voo, ainda oferece boas possibilidades de emprego enquanto o tão sonhado emprego nas nuves não cai do céu. Aliás, como nada cai do céu é preciso estar preparado.

O Governo do Estado de São Paulo abriu cem mil vagas para curso gratuito de formação de técnicos em enfermagem. As inscrições em todo o Estado de São Paulo terminam no dia 25 de agosto.

O curso tem duração de 10 a 12 meses. O público-alvo são auxiliares de enfermagem da rede pública e privada de saúde que estejam ou não em atividade, que buscam complementar sua formação com qualificação profissional e certificação reconhecida.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa. Clique aqui para fazer a sua inscrição. Os candidatos inscritos serão chamados por telefone, carta ou e-mail.

Mais informações pelos telefones: (11)3066-5660 ou (11)3066-5500.

Portal Meio Aéreo

Avião arremete três vezes, não consegue pousar em Vitória e volta para o Rio



Noite de susto para os passageiros do voo 1712, da Gol, proveniente do Rio de Janeiro com destino a Vitória. A aeronave arremeteu três vezes e não conseguiu pousar na capital capixaba, nesta terça-feira. O motivo, segundo o comandante do voo, foi a variação súbita do vento na cidade.

A aeronave decolou do aeroporto do Galeão, no Rio, às 18h50, e tinha a previsão de pousar no aeroporto de Goiabeiras, em Vitória, às 19h50. Dentro do avião, havia cerca de 100 passageiros, entre eles muitas crianças.

Segundo a assessoria da Infraero, o piloto da aeronave decidiu regressar ao Galeão por segurança, já que ocorriam muitas variações do vento na hora em que tentava pousar.

Em solo carioca, a companhia deu duas opções aos passageiros: remarcar a passagem para quinta-feira, sem a cobrança de multa; ou seguir viagem depois que a aeronave fosse reabastecida. Muitos passageiros, assustados, preferiram desembarcar no Rio.
Desástre Aéreos

Propagandas Antigas






Aeroblog

Aviões da Continental terão TV via satélite ao vivo




WASHINGTON - Seguindo o caminho já trilhado por três companhias aéreas low-cost americanas, a Continental se prepara para oferecer aos seus passageiros a possibilidade de assistirem programas de TV ao vivo durante os voos. O serviço com 77 canais será oferecido a partir do início de 2011 em cerca de 220 linhas domésticas nos Estados Unidos.

As companhias de baixo custo americanas JetBlue, Virgin America e Frontier já oferecem aos seus passageiros a chance de assistirem jogos de futebol, noticiários e outros programas de TV ao vivo durante os voos em aparelhos instalados nos assentos, ao invés dos usuais programas gravados que as empresas aéreas normalmente oferecem.

A JetBlue e a Virgin oferecem o serviço gratuitamente, enquanto a Frontier cobra US$6 por passageiro. A Continental, que desde abril deste ano oferece o serviço de DirectTV em dezoito aviões, também cobra US$6 por passageiro.

Os executivos da Continental esperam que o novo serviço atraia mais passageiros. - Isto vai nos diferenciar - afirmou o vice-presidente executivo da empresa, Jim Compton, em declaração ao jornal USA Today, destacando que os aviões da companhia oferecerão mais canais de TV que suas concorrentes.

O setor aéreo foi um dos mais prejudicados pela crise econômica mundial e, segundo reportagem do USA Today, as empresas têm buscado novas estratégias para atrair clientes, como a United, a Delta e a American Airlines que começaram recentemente a instalar internet Wi-Fi em seus aviões.

O serviço de TV via satélite está avançando mais lentamente devido principalmente aos altos custos de instalações. Nate Quigley, executivo da LiveTV, empresa subsidiária da JetBlue responsável pela recepção de satélite, explica ao USA Today que a instalação de uma TV via satélite em uma aeronave pode custar entre US$ 1 milhão e US$ 1,5 milhão, enquanto a internet Wi-Fi não passa de US$ 250 mil.

TERRA

Sata continua a aumentar vantagens



A Sata continua especialmente preocupada em aumentar as vantagens para os passageiros que utilizam os seus serviços.
Desta forma, e tendo como estratégia de mercado a resposta às necessidades e desejos dos vários segmentos de clientes, o Grupo Sata reviu as condições de transporte das pranchas de surf, tornando-as, por um lado, mais acessíveis a todos os praticantes desta modalidade e, por outro lado, reduzindo o valor da figura de taxa única, desde que sejam voos consecutivos e realizados nas companhias do grupo, isto é, Sata Air Açores e Sata Internacional.
Assim, o transporte de pranchas com comprimento inferior a 150 cm mantém-se gratuito, desde que o peso não exceda a franquia livre de bagagem. No caso das pranchas com comprimento entre os 150 cm e 250 cm, o valor da taxa foi reduzido para 37,5 euros para voos na Europa, e para 75 euros para voos intercontinentais.

Para as pranchas com comprimento superior a 250 cm (pranchas long-board ou pranchas de windsurf), o valor da taxa mantém-se em 100 euros para voos na Europa e foi reduzido para 170 euros nos voos intercontinentais. Nos voos de e para os EUA, e porque é aplicado o sistema de avaliação por peças, mantém-se o regulamento, ou seja, pelo transporte de pranchas de cumprimento superior a 150 cm continua a ser aplicado o valor equivalente a uma taxa do referido sistema. Para além da isenção da taxa para as pranchas com comprimento inferior a 150 cm, que constituem a grande maioria de pranchas transportadas pelas companhias do Grupo Sata, a taxa única permite, por exemplo, que um cliente transportando uma prancha com comprimento entre 150 e 250 cm, que faça uma viagem do Funchal para S. Jorge, via Lisboa e Ponta Delgada, portanto, realizando duas ligações na Sata Internacional e uma na Sata Air Açores, pague apenas 37,5 euros pelas três viagens efectuadas na transportadora aérea açoriana.


De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Sata, “tendo em conta que os praticantes de Surf são um segmento de clientes em forte expansão e que os Açores são, por excelência, um destino de eleição para a prática desta modalidade, as companhias Sata Air Açores e Sata Internacional orgulham-se em apresentarem-se como ‘Surfer Friendly Airlines’, procurando satisfazer, desta forma, os desejos dos seus clientes em geral, e dos surfistas, em particular.”

JornalDiario

Aéreas transportam menos passageiros e cargas em junho

GENEBRA - As companhias aéreas transportaram um volume 16,5 por cento menor de carga e 7,2 por cento mais baixo de passageiros em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, com nenhum sinal a vista ainda de um fim da recessão, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) nesta quinta-feira.


Na mais recente leitura mensal sobre o tráfego, a entidade informou que pode levar ainda alguns anos para que o transporte de cargas, um indicador da saúde do comércio global, retorne aos níveis de 2008. "Estes são tempos extremamente desafiadores para as companhias aéreas. Não há sinais de um início de recuperação econômica", informou a Iata, alertando que a contínua fraqueza pode render problemas para as transportadoras.

Estadão/Economia

Nova York compra passagem para sem-tetos que querem deixar a cidade



A Prefeitura de Nova York comprou passagens de avião, somente de ida, para as famílias sem-teto que decidirem sair da cidade como parte de um programa para reduzir os custos com abrigos para pessoas que não têm onde morar. A informação foi publicada nesta quarta-feira no jornal "The New York Times".

O jornal diz que a administração do prefeito Michael Bloomberg já pagou passagens a mais de 550 famílias desde 2007. Tudo o que é necessário é que um parente, residente em qualquer lugar, aceite abrigar as pessoas.

O custo para abrigar uma família sem-teto em um albergue de Nova York custa US$ 36 mil por ano aos cofres da cidade.

Segundo fontes citadas pelo jornal, já houve famílias que decidiram abandonar Nova York com destino a outros 24 Estados do país, principalmente Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

Também há quem decida ir para a França, África do Sul e, principalmente, para Porto Rico.

A Prefeitura de Nova York, que gasta US$ 500 mil por ano no programa, escolheu uma agência de viagens local para reservar as passagens para viagens domésticas. Já um departamento da própria administração cuida do planejamento de viagens internacionais.

O "New York Times" diz que muitas famílias optaram por aderir ao programa já que moravam em Nova York e que, por dificuldades econômicas, perderam seu trabalho e se viram obrigados a recorrer aos abrigos.

Outros quiseram voltar a seus lugares de origem por outros problemas relacionados com a dificuldade do mercado de trabalho ou o alto custo da vida da cidade.

As pessoas que decidem retornar a seus lugares de origem devem entrar em contato com assistentes sociais e, depois que comprovarem sua situação, receberão os bilhetes que cobre apenas um trajeto de trem, ônibus ou avião, partindo de Nova York.

O Documento

Lan inaugura loja no aeroporto de Guarulhos (SP)


Jaime Fernandes e Roberto Zapata inauguram a loja; à direita, Zapata com a equipe que comandará o atendimento aos passageiros: Adriana Crecho, Fabiola Prado, Claudia Silva, Graziella Vasconcelos (gerente), Paula Garcez e Vanessa Lima


A Lan Airlines inaugurou hoje uma loja de atendimento ao passageiro no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, concluindo assim as obras de remodelação do espaço ocupado nesse aeroporto e que incluem, ainda, áreas destinadas à gerência, bagagem (lost and found), operações e controle e supervisão de serviços.


Para dar sustentação aos investimentos, gerando maior fluxo nas rotas operadas pela companhia, Jaime Fernandez antecipa que lançará uma campanha agressiva de vendas a partir de 7 de agosto, envolvendo Lima (Peru), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile). Assim como reforçará a promoção de rotas como Medelin, Cartagena e Cali, na Colômbia, destinos recentemente ligados a São Paulo via Lima; além da mais nova, que começará a operar no próximo dia 2 de setembro, ligando São Paulo a Punta Cana, na República Dominicana, também via Lima, em frequencia regular, operada duas vezes por semana.

Panrotas

Airbus financiará buscas das caixas-pretas do voo 447



A fabricante de aviões Airbus está disposta a gastar até ? 20 milhões (R$ 53,234 milhões) para ajudar nas buscas pelas caixas-pretas do A330 da Air France que fazia o voo 447 entre o Rio de Janeiro e Paris e que caiu no Oceano Atlântico em 1º de junho, matando 228 pessoas. A informação foi publicada na edição desta quinta-feira do jornal francês de negócios La Tribune.
"Queremos saber o que exatamente aconteceu", disse ao jornal o presidente da Airbus, Thomas Enders. "Estamos apoiando uma busca estendida, por meio de uma grande doação."

O La Tribune disse que a Airbus está disposta a doar entre ? 12 milhões e ? 20 milhões para que as buscas possam ser estendidas por "pelo menos três meses". A segunda fase das buscas que estão em andamento deve terminar em 22 de agosto.

O acidente com o voo 447 foi o pior desastre em 75 anos de história da Air France. As informações são da Dow Jones.

Estadão

American Airlines sela parceria com instituição “Operação Sorriso”





Companhia aérea é a primeira do setor a apoiar oficialmente o projeto.

São Paulo - A American Airlines selou parceria pioneira com a Operação Sorriso no Brasil, organização não-governamental que atende crianças e jovens brasileiros portadores de fissura lábio-palatino.

A companhia oferecerá descontos nas passagens aéreas para os voluntários internacionais do Programa Internacional do Rio de Janeiro neste ano e todos os outros Programas a partir de 2010.

Com o apoio da American, será possível reduzir os custos com as passagens de brasileiros que viajam ao exterior para integrar a Operação em outros países, além dos 15 estrangeiros voluntários que vêm ao Brasil a cada programa internacional realizado, para integrar uma equipe médica de cerca de 50 voluntários. Com a nova parceria, a instituição poderá redirecionar as verbas gastas com transporte aéreo para aumentar o número de crianças atendidas.


“É um privilégio para a American Airlines poder apoiar uma organização como a Operação Sorriso Brasil. Diminuir os custos das viagens dos voluntários significa a possibilidade de realização de mais cirurgias e transformação da vida de mais crianças” reforçou Frances Pina, Gerente de Vendas da American Airlines para o Rio de Janeiro e Nordeste do Brasil.

“A parceria com empresas com a credibilidade e a seriedade da American Airlines trazem ainda mais legitimidade para nossa organização e reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido pelos nossos voluntários. Essa parceria é a prova de como empresas socialmente responsáveis podem ajudar a devolver o sorriso e a dignidade às crianças brasileiras. Não temos palavras para expressar nossa gratidão a toda equipe da American por essa maravilhosa oportunidade”, acrescentou Clovis Brito, Diretor Nacional de Programas da entidade.

A ONG Operação Sorriso Brasil já atendeu mais de 6.400 crianças desde 1997, quando começou suas atividades no país.

Portal Fator Brasil

Emirates vai conectar Dubai a Durban e Luanda



A Emirates vai abrir duas novas rotas no continente africano. Isso porque a empresa inicia, a partir de primeiro de outubro, vôos diários Dubai-Durban. O outro trecho será Dubai-Luanda que começará a ser executado, com frequência de três vezes por semana, a partir do dia 25 do mesmo mês.

As duas rotas serão operadas pelo Airbus A330-200, com capacidade para acomodar 237 passageiros, nas Classes Econômica, Executiva e na Primeira Classe. Cada aeronave tem capacidade de até 12 toneladas de carga e está preparada para transportar produtos originários dessa região, como eletrônicos, produtos de telecomunicação, petróleo e produtos perecíveis, como frutas e flores.

Com o lançamento de vôos para Durban, a empresa complementa a cartela de serviços oferecidos na África do Sul, que já conta com o vôo diário para Cape Town e três saídas diárias para Joahnnesburgo.

Segundo Nigel Page, vice-presidente de operações comerciais da Emirates, desde 1986, com o início dos vôos para o Cairo, a África desempenha um papel importante na expansão da Emirates.

"A África é o único continente onde a Emirates inaugurou novas rotas em 2009, apesar dos desafios da indústria. Essa expansão é altamente significativa para nós pela importância desses destinos e pelo fato de contarmos com 4.000 funcionários africanos entre as 140 nacionalidades que empregamos no Grupo Emirates" explica Nigel Page.

Mercado e Eventos

Anac vai retirar 2% dos "slots" da Gol em Congonhas




A Gol perderá 2,4% dos espaços para pousos e decolagens ("slots") que opera em Congonhas, por não ter atingido o nível de regularidade de voos exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entre março e maio deste ano.

A companhia foi informada por fax sobre a perda de 35 pousos ou decolagens dentro de um total de 1.472 operados semanalmente por ela, em Congonhas.

A Pantanal, empresa de voos regionais paulista, foi notificada da perda de 61 dos 196 espaços que utiliza por semana no local.

A maior parte dos espaços que a Anac vai retirar da Gol concentra-se no sábado ou no domingo, quando o fluxo de passageiros no aeroporto paulistano é menor. De segunda a sexta, dias em que o movimento atinge o ápice, a empresa perderá os pousos diários das 11:03 da manhã e duas decolagens às 14:15, uma na segunda e outra na quinta-feira.

Uma das regras da agência determina que uma companhia aérea deve perder um slot quando seu uso for inferior a 80% por 90 dias consecutivos. Nos últimos anos, não houve caso em que a regra tenha sido aplicada.

A Anac disse que ainda vai analisar, talvez na próxima semana, o que será feito com os slots retirados de Gol e Pantanal. Há uma norma em vigor que determina a realocação entre as companhias interessadas, na proporção de 80% para quem já opera no aeroporto e 20% para quem ainda não está presente.

Mas desde o início do ano, a Anac vem elaborando nova regra, mais polêmica, que visa retirar parte dos espaços usados por empresas que já estão presentes - no caso de Congonhas, Gol, TAM, Pantanal e OceanAir - e transferi-los a "entrantes" (Webjet, Azul e Trip).
A Gol é líder em Congonhas em número de slots, com 46,6% do total, e a retirada de 35 deles não altera essa posição. Mas a perda causa surpresa, já que as aéreas costumam fazer de tudo para manter seus espaços no aeroporto mais movimentado e rentável do país. A Gol comprou a Varig, em 2007, principalmente, para ficar com os slots da empresa no local. A Gol não quis se pronunciar.

A Pantanal, em recuperação judicial, atribui a falta de regularidade em seus voos a problemas financeiros. Protocolou ontem um pedido de suspensão da decisão da Anac ao juiz que responde pelo processo de recuperação. Segundo a Anac, Pantanal e Gol ainda receberão um ofício e terão, a partir daí, dez dias para reformular suas malhas aéreas em Congonhas.

Contato Radar

Azul oferece bilhetes aéreos com descontos até 31 de julho


Até sexta-feira, a companhia aérea Azul oferece bilhetes com descontos para uma série de destinos domésticos. Do Rio para Campinas, por exemplo, há passagens a partir de R$ 69 por trecho, mesmo valor cobrado na rota entre Belo Horizonte e Campinas. Para Porto Alegre, pode-se voar a partir do Rio na rota que será inaugurada em 10 de agosto por até R$ 99 por trecho.

A promoção é válida apenas para embarques no meio da semana, ou seja, às terças, quartas e quintas-feiras, e a viagem deve ser feita entre 4 de agosto e 1º de outubro. Para que o desconto seja aplicável, a compra deve ser feita com no mínimo três dias de antecedência da partida, e a permanência no destino também deve ser superior a três dias. Nos ares desde 15 de dezembro do ano passado, a Azul voa para 14 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maceió, Maringá, Navegantes, Rio de Janeiro, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus e Belo Horizonte.

O Globo

2 minutos

Remoção


Os juízes da Seção Federal de Execução Penal de Catanduvas, no oeste Estado do Paraná, disseram ontem que aguardarão uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o destino de três presos, que deveriam retornar ao Rio de Janeiro, após dois anos e meio no Presídio Federal. De alta periculosidade, os detentos chegaram a viajar, mas nem chegaram a descer do avião. Tiveram que retornar ao Paraná em razão de ordem judicial requisitada pelo governo do Rio de Janeiro. De acordo com orientações da Lei 11.671/08, sobre sobre remoção de presos e penas a cumprir.
O Povo

Primeiro Embraer 190 adquirido pela LAM deverá chegar a Maputo na próxima semana



Maputo - O primeiro avião Embraer 190 vendido à companhia aérea moçambicana LAM deverá chegar à capital moçambicana na próxima semana, de acordo com declarações aos jornalistas do director comercial das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), Adérito Macaba.

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer vendeu dois aparelhos do modelo Embraer 190 à transportadora aérea moçambicana.

A aquisição destes aviões está inserida no Plano Estratégico da LAM, avaliado em 100 milhões de dólares, que prevê a compra de novas aeronaves para a renovação e modernização da sua frota, para além da abertura de novas linhas e aumento da frequência das rotas actualmente exploradas pela companhia aérea.

Uma das novas rotas será a ligação entre Maputo e Luanda, com frequeência semanal. A nova linha entre a capital moçambicana e a capital angolana deverá começar a ser operada em Outubro.
África 21

O voo do novo Barracuda da EADS


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A EADS Defence & Security (DS) testou com êxito o sistema de veículo aéreo não tripulado (Unmanned Aerial Vehicle - UAV) experimental “Barracuda” em uma campanha de ensaios de quatro voos na base aérea canadense de Goose Bay. Com os testes a DS confirmou, em condições reais de vôo, as tecnologias e procedimentos para futuros sistemas operativos de drone. O demonstrador a reação se comportou com total autonomia e segundo a trajetória de voo previamente programada.

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Este novo sistema de drone, agora aprovado, é uma versão aperfeiçoada do primeiro demonstrador Barracuda, cujo primeiro vôo realizou-se em abril de 2006. Desde então trabalhou-se progressivamente, no marco de um sistema global, os componentes de software, os sistemas e as soluções aplicáveis aos processos e procedimentos do programa intitulado “Agile UAV”.

Os resultados obtidos através destas modificações, anteriormente baseados em cálculos informáticos, foram confirmados e comprovados com êxito neste voo de teste, inclusive o módulo de missão autônoma e a capacidade de conexão em rede. Segundo os diretores da EADS, o Barracuda é o maior UAV jamais construído até agora na Europa.

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FONTE e FOTOS: EADS

NOTA do BLOG(Poder Aéreo): Ainda que exteriormente similar ao primeiro protótipo, destruído nos testes primários, este novo modelo incorpora novas e sofisticadas tecnologias, obviamente ainda não divulgadas.

Poder Aéreo

Mexicana anuncia voos noturnos


A Mexicana anunciou na noite desta quarta-feira (29/07) a mudança no horário dos voos entre São Paulo e México. A partir do dia 1º de agosto os cinco voos semanais partem às 23h20, chegando às 7 horas (horário local). O retorno será da cidade do México às 23h20m chegando às 10h50 em São Paulo.

Segundo o gerente de vendas Brasil, Luís Augusto dos Santos, estes voos são um desejo da companhia desde o início das operações em dezembro de 2008. "Nosso foco sempre foi o mercado corporativo e esse horário vai de encontro a necessidade desses nossos cliente. Agradecemos muito a Infraero, que tanto nos ajudou a conseguir atender melhor nosso público", disse.

Mercado e Eventos

Tap divulga resultados do primeiro semestre de 2009



O Grupo Tap obteve no primeiro semestre de 2009 um resultado líquido negativo de 72,4 milhões de euros, valor que é 53,2% melhor do que em igual período de 2008. Os lucros operacionais totalizaram 927 milhões de euros, o que traduz uma quebra de 11,8% em relação a 2008. A melhora foi o resultado da acentuada diminuição dos custos operacionais no mesmo período, que passaram de 1.067,9 milhões em 2008 para 855,2 milhões este ano, o que traduz uma melhoria de 19,9%.

Destaque especial para os combustíveis, a Tap gastou de janeiro a junho 157,6 milhões de euros, que comparados com os 313,2 milhões de euros gastos no mesmo período de 2008, obtêm-se uma queda de 49,7%. Embora em níveis inferiores à média global, a Tap registou também uma quebra na procura no primeiro semestre, em que transportou 3,854 milhões de passageiros menos 6,2% do que em 2008. Quanto à carga a Tap desceu para 25.813 toneladas, menos 24,6%.

MERCADO E EVENTOS

No MT, cinco mil vibram com apresentação

No dia 26 de julho, o céu da cidade de Guarantã do Norte (MT) ficou colorido com as cores verde, amarelo, branco e azul das sete aeronaves T-27 do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). A apresentação ocorreu na 15º Feira Agropecuária Regional, Industrial e Comercial de Guarantã do Norte (EXPOTÃ). O comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro-do-Ar Ricardo Machado Vieira prestigiou o evento. Aproximadamente 5 mil pessoas estiveram no local para ver de perto as manobras dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os pilotos do EDA decolaram do Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV) para o local do show. Horas antes da apresentação na cidade mato-grossense, os militares foram recepcionados pelo comandante do VI COMAR. O Tenente-Coronel-Aviador José Aguinaldo de Moura, Comandante doEDA, apresentou a tropa que recebeu as boas vindas do comandante do VI COMAR. “Sejam bem vindos”, disse o Major-Brigadeiro.

Durante o show, as manobras empolgaram o público que não tirou os olhares do céu. Foi a primeira vez que o EDA se apresentou na cidade. A exposição, que iniciou no dia 25 de julho, irá até o dia 2 de agosto. Com esta demonstração a esquadrilha encerra a missão que iniciou com o show na cidade de Dayton (EUA).

Fonte: CECOMSAER/ANR