PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Base Aérea dos Afonsos faz treinamento de exercício de emergência aeronáutica

“Uma aeronave C-130 Hercules, matrícula FAB 8758, pertencente ao 1º GTT, com trinta e dois passageiros e oito tripulantes, apresentou falha nos motores nº 1 e nº 2, durante a decolagem da pista 26 de SBAF. Devido ao problema apresentado, a aeronave saiu do eixo da pista, o que resultou na colisão da asa esquerda com o solo e em um incêndio de média proporção”.

Baseado nessa história simulada descrita acima, foi realizado no dia 27 de julho o Segundo Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (EXEAC) da Base Aérea dos Afonsos, no ano de 2009.

O exercício teve por finalidade colocar em prática o PEAA (Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo) da BAAF, com intuito de analisar os seus resultados, a fim de melhorar sua eficácia. Na oportunidade, foram avaliados os procedimentos relacionados aos serviços de pronta resposta em casos de acidentes aeronáuticos, dentre eles os de combate ao fogo, resgate, médico e hospitalar.

Além dos diversos setores da BAAF, houve também a participação direta do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), Instituto de Fisilogia Aeroespacial (IFISAL), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo dos Afonsos (DTCEA-AF), 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), 3º/8º Grupo de Aviação (3º/8º GAV), Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) e Batalhão de Infantaria Especial dos Afonsos (BINFAE-AF). Ressalta-se o apoio da V FAE e da II FAE quanto a autorização, respectivamente, do C-130 Hércules e do H-34 Super Puma para o evento.

A importância de treinamentos periódicos dessa natureza consiste na certeza de que, ocorrendo um eventual acidente, todos os recursos humanos e materiais disponíveis serão utilizados de forma coordenada e eficiente, minimizando as conseqüências em caso de sinistros e elevando o nível de Segurança de Vôo das atividades operacionais.

Fonte: BAAF/ANR

Nenhum comentário: