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quarta-feira, 7 de abril de 2010

Relatório sobre caças indicará modelo francês, diz Jobim



BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou que o relatório técnico a ser entregue na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontará o caça francês Rafale como "o mais interessante para o Brasil". A decisão final, no entanto, só será tomada após parecer da Comissão de Defesa Nacional sobre o relatório.

De acordo com o ministro, o Comando da Aeronáutica informa, no relatório, que "pelos aspectos técnicos, todas as três propostas satisfazem", mas que o caça Rafale é o que mais corresponde à Estratégia Nacional de Defesa. As três aeronaves concorrentes são o Super Hornet F-18, da americana Boeing; o Gripen NG, da sueca Saab e o Rafale, da empresa francesa Dassault.

"A Secretaria de Logística apontou que o Rafale seria o mais interessante para o Brasil porque é o que mais corresponde à Estratégia de Defesa Nacional", disse o ministro hoje, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

O ministro, no entanto, ressalta que a proposta final apresentada pela empresa francesa não corresponde ao que havia sido afirmado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

"A proposta final não corresponde à afirmação francesa (de que baixaria em 10% o preço do caça). Na comparação chegamos à conclusão de que o preço total ficou reduzido em apenas 1,8% e que os 10% prometidos durante as negociações ficaram restritos apenas à parte do avião", disse Jobim, que, junto com os relatórios, sugerirá a Lula alguns parâmetros para as negociações.

O projeto para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com a compra de 36 novos aviões de combate se arrasta desde 1998.

O Globo

Temos Vagas: Despachante Operacional de Vôo- Webjet

Despachante Operacional de Vôo





Dados da Empresa Contratante

Nome: WEBJET
Descrição Sumária: Transportes aéreos de passageiros.
Ramo de Atividade: Transportes
Porte: Grande
Nacionalidade: Brasileira
Qualificações da empresa:
Saiba mais
Legenda fechar Fechar
Tempo de cadastro na Catho:
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com até 6 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 6 a 12 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com mais de 1 ano de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses:
Vagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 10 vagas.
Vagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 50 vagas.
Vagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com mais de 50 vagas.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 5 anos e 1 mês de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 10 vagas.


Dados da Vaga

Título da vaga:

Despachante Operacional de Vôo

Data de entrada: 05.04.2010
Quantidade: 2 vagas
Descrição da vaga:
  • Realizará balanceamento, plano de vôo e análise de pista.
  • Experiência em empresa Aérea.
  • Ensino Médio ou Superior.
  • Conhecimento específico na área de aeronáutica.
Observações:
  • Salário: R$ 2.605,00
  • Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Seguro de vida em grupo, Tíquete-refeição
  • Regime de contratação: CLT (Efetivo)
  • Horário: 6 horas diárias, com escalas.
  • Informações adicionais: Carteira de Habilitação em dia. Para trabalhar na Ilha do Governador.
Faixa Salarial: De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00
Idiomas: Inglês (Intermediário)
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica
Níveis Hierárquicos: Profissional especializado com curso superior (completo/cursando), Profissional com ensino médio/profissionalizante
Cidades:
  • RIO DE JANEIRO - RJ (2 vagas)

Opine sobre esta vaga fechar Fechar


Mulheres que tentaram embarcar com morto insistem que ele estava vivo

As mulheres que tentaram embarcar com um idoso morto no aeroporto de Liverpool no sábado (3) dizem que acreditavam que ele estava vivo. Gitta Jarant, a viúva de 66 anos, e a enteada de 41 anos, Anke Anusic, tentaram embarcar o corpo de Curt Willi Jarant, de 91 anos, em um voo para Berlim no sábado, no aeroporto John Lennon, em Liverpool.

Foto: BBC

Anke Anusic, 41, e Gitta Jarant, 66, respectivamente ex-enteada e viúva de Curt Willi Jarant, garantem que não sabiam que ele estava morto ao tentarem embarcá-lo em um avião no Aeroporto de Liverpool. (Foto: BBC)

Funcionários perceberam que o idoso, que estava em uma cadeira de rodas e usava óculos escuros, estava morto e chamaram a polícia. As duas mulheres foram presas, sob suspeita de não terem informado as autoridades sobre a morte e liberadas sob fiança.

A enteada, Anke Anusic, nega que as duas mulheres tenham tentado embarcar com o idoso morto e afirmou que muitas pessoas o viram vivo nas 24 horas anteriores ao incidente.

"Eles pensaram que nós carregaríamos uma pessoa morta por 24 horas? Isto é ridículo. Ele estava se movendo, ele estava respirando. Oito pessoas o viram", afirmou à BBC.

Anusic afirmou que seu padrasto, que sofria do Mal de Alzheimer, tinha sido internado devido à pneumonia. As duas aguardaram até que Curt Jarant melhorasse antes de comprar as passagens para viajar para a Alemanha, país natal da família.

"Ele foi liberado do hospital. Ele estava bem. Se ele não estivesse bem o hospital não teria liberado", disse. A enteada do idoso insiste que, como Curt Jarant estava com os olhos fechados, elas acreditaram que ele estava dormindo. "Ele estava vivo. Estava pálido, mas não estava morto", disse.

Foto: BBC
Curt Willi Jarant, 91, sofria do Mal de Alzheimer e, segundo parentes, havia sido liberado de um hospital no dia anterior. (Foto: BBC)


Quando questionada a razão de Jarant estar usando óculos escuros no momento da tentativa de embarque, Anusic explicou que seu padrasto tinha um problema em um de seus olhos.

"Nós checamos a temperatura e o bem-estar dele. (...) Willi tinha comido e não estava com febre. Ele estava aquecido e não estava em uma situação de emergência."

A viúva, Gitta Jarant, também nega qualquer crime e diz que amava o marido. "Não matei meu Willi. Meu Willi é meu deus. Amei meu Willi por 22 anos", disse. A família, de nacionalidade alemã, morava na região de Oldham.

Funcionário

Um funcionário do aeroporto John Lennon, em Liverpool, que ajudou as duas mulheres a retirar Curt Jarant do táxi no qual a família chegou, afirmou que sabia que o idoso estava morto.

Andrew Millea afirmou ter sentido que Jarant estava "gelado".

"Eu soube imediatamente que o homem estava morto, mas elas me garantiram que 'ele sempre dorme deste jeito'", afirmou Millea.

O funcionário então alertou os seguranças do aeroporto e a família foi levada para uma sala fechada onde funcionários responsáveis pelos primeiros socorros confirmaram que ele estava morto.

A polícia informou que nos próximos dias será feita uma autopsia em Curt Jarant.

Representantes do aeroporto John Lennon, de Liverpool, não comentaram o incidente alegando que a investigação da polícia ainda está em andamento.

GAZETA ONLINE

Pilotos da TAP recebem 4 milhões de euros para cancelar greve


A administração da TAP só conseguiu que os pilotos da TAP desmarcassem a greve com a assinatura de um acordo que prevê aumentos salariais de 1,8 por cento e a entrega aos trabalhadores de 4 milhões de euros em prêmios, escreve o jornal Público na edição online desta quarta-feira.

SIC

Uma realidade próxima para os voos da Ryanair


"Você tem quatro quartos para um dólar?"


Aqui vai um comercial bem antigo, de 1987 este vídeo é um clássico da Alaska Airlines, na verdade uma sátira que representa a REALIDADE ATUAL PARA OS FUTUROS VOOS A BORDO DE UMA AERONAVE DA RYANAIR




Popout



Hong Kong Airlines confirma a encomenda de seis A330-200



A Hong Kong Airlines
assinou um pedido com a Airbus para seis A330-200. O acordo formaliza o Memorando de Entendimento (MOU), anunciado durante o show aéreo no início deste ano. A nova aeronave será alimentada por PW 4000.

Air Canada esquece passageiro dormindo a bordo

Linhas de Kris diz que ele foi   deixado sozinho em um avião por 90 minutos após o desembarque em   Vancouver.


Kris Lines diz que ele foi deixado sozinho em um avião por 90 minutos após o desembarque em Vancouver.

Um professor de direito britânico está reclamando com a Air Canada, após a companhia aérea te-lô deixado dormindo em um avião por 90 minutos depois de aterrissar .


-Acordei em um hangar no Aeroporto Internacional de Vancouver.


O incidente aconteceu em 6 de março, quandoKris Lines
dormia perto da parte traseira da Air Canada no voo 8.229 de Calgary.
Ele diz que não está satisfeito com a explicação da companhia aérea em que a aeromoça estava lidando com vários passageiros de cadeiras de rodas e não verificou o resto da cabine.

"É loucura absoluta", disse Kris Lineso de 31 anos e chefe de direito desportivo na Universidade de Staffordshire.

"A última coisa que me lembro foi de ter decolado de Calgary. Eu sabia que estava em segurança a bordo e não houve outros destinos, e foi tudo de bom.

O que ele não esperava era ser acordado por um mecânico depois que o avião da Air Canada Jazz foi rebocado para um hangar em YVR.

the province

86,5% dos Aeronautas manifestaram INSATISFAÇÃO com o reajuste salarial de 6% da Convenção Coletiva

De 25.01.2010 até 31.03.2010, 1424 Aeronautas participaram da enquete que questionava sobre a percepção da categoria em relação aos 6% de reajuste salarial concedidos pelas Empresas Aéreas, representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, por meio do qual os empresários do setor defendem seus próprios interesses econômicos com bastante força e união. Na mesa de negociação, representando os trabalhadores do setor, estavam diretores do Sindicato Nacional dos Aeronautas e de diversos Sindicatos de Aeroviários.

sna

Air Asia: vitória de mídia social


Gráficos AirAsia outro marco nos seus esforços na frente de mídia social, quando o seu Facebook Fan Page excedeu o fan-base 200.000 na semana passada, um movimento que diz que a posiciona como líder no marketing de mídia social.
Kathleen Tan, Chefe Regional do Comércio, AirAsia, disse que o seu Facebook Fan Page permitiu que a companhia aérea para abster-se das limitações usuais do mercado convencional ", que os consumidores não são mais reagir".
A natureza, como fórum de Facebook tem sido um catalisador para a AirAsia para mover-se em novos meios de comunicação e marketing digital, aumentando ainda mais a sua natureza de e-commerce ", acrescentou.
"mudanças de estilo de vida digital na frente como notícias e informações serão disponibilizadas em tempo real através da plataforma de mídia social. Isso levou AirAsia a participar em mídia social para se conectar com os nossos clientes, ea resposta tem-se revelado incentivando através da página da AirAsia Fan Facebook. "
Ela disse WIT que a companhia começou a construir e investir em marketing de mídia social, há dois anos. Hoje, ela tem seu próprio blog, Twitter, Flickr, bem como o YouTube.
"Este é um movimento não só a nível empresarial, mas em geral a nossa equipa também abraçá-lo e usar como ferramentas para se comunicar e compartilhar experiências.
"É dirigido ao mais alto nível como a maioria dos nossos dirigentes e quadros superiores tweet, inclusive eu."
Enquanto a mídia social gerou uma série de novidades e é visto como o mais recente ferramentas corporativas, ela disse que "realmente precisa enorme empenho e recursos para gerir a 24 / 7, ou pode sair pela culatra".
"Nós interagir, ouvir, ter alguma diversão, empenho e ação se encontramos queixas e não esconder. A transparência é crucial. Claro que também estão aprendendo lições sobre como melhorar. "
Através de sua página do Facebook, Tan disse: "agora nós podemos ser mais importantes em termos de conteúdo, com base nos comentários ou solicitações de nossos clientes, em vez de apenas o envio de uma campanha de marketing de uma forma ou atualizações de produto.
"Com o Facebook, somos capazes de otimizar o nosso envolvimento e interação com nossos clientes, além de criar uma plataforma criativa e divertida entre os meios de comunicação social. "
Além disso, ela disse que a companhia aérea Facebook Fan Page permitiu que os convidados para compartilhar suas experiências de viagem, criar redes de viagem, bem como receber actualizações de informação em tempo real sobre as suas operações de vôo e as condições do aeroporto local, como a recente tempestade de neve em Londres.
"Você pode dizer que o Facebook é AirAsia Fan Page tornou-se um centro de serviço one-stop para hóspedes necessidades de viagem", disse ela.
Marcando o marco 200.000 fãs, a companhia está oferecendo um negócio exclusivo tarifa baixa para os seus fãs. Tan disse: "Com uma média de 6.500 torcedores e mais de 33.000 visitas ao nosso fã página semanal, sabemos que eles estão nos levando a sério na frente de mídia social."
AirAsia do Facebook Fan Page foi criada em abril de 2009 e violou a marca de 100.000 em dezembro do ano passado, onde recompensados os seus fãs com um desconto de 20% em determinadas rotas. Em seguida, cresceu continuamente até 205.280 torcedores total no espaço de três meses.

Os gráficos da Air Asia apontam mais um marco em seus esforços na frente de mídia social em seus seguidores no facebook, trata-se do Facebook Fan Page que excedeu o fã-nº 200.000 na semana passada.

air asia facebook

A empresa afirma que conseguiu chegar a esses números inebriantes e agora posiciona-se como líder no marketing de mídia social.

Kathleen Tan, diretor regional da área comercial, diz que sua página no Facebook Fan permitiu à companhia ficar longe dos limites usuais do marketing convencional ".

A natureza, como fórum de Facebook tem sido um catalisador para a AirAsia para mover-se em novos meios de comunicação e marketing digital, aumentando ainda mais a sua natureza de e-commerce, acrescenta.

"As mudanças de estilo de vida digital na frente como notícias e informações serão disponibilizadas em tempo real através da plataforma de mídia social. Isso levou AirAsia a participar em mídia social para se conectar com os nossos clientes, ea resposta tem-se revelado incentivando através da página da AirAsia Fan Facebook. "


"A mídia social tem gerado uma série de novidades e é vista como o mais recente ferramentas corporativas".


"Com o Facebook, somos capazes de otimizar o nosso envolvimento e interação com nossos clientes, além de criarmos uma plataforma criativa e divertida entre os meios de comunicação social. "

Além disso, o Facebook permitiu que os convidados compartilhem suas experiências de viagem, criem redes de viagens, bem como recebem atualizações de informações em tempo real sobre as nossas operações de vôo e as condições dos aeroportos locais, como a recente tempestade de neve em Londres.


A Fan Page da AirAsia no Facebook foi criada em Abril de 2009 e atingiu a marca de 100.000 unidades em dezembro do ano passado, onde recompensou os seus fãs com um desconto de 20% em determinadas rotas. Tem crescido constantemente para 205.280 torcedores no espaço de três meses.

Pousada das notícias



Webjet Linhas Aéreas inaugura loja no Aeroporto de Congonhas


A Webjet Linhas Aéreas iniciou, nesta segunda-feira, dia 5 de abril, a venda de passagens e o atendimento aos clientes no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A nova loja está instalada no saguão principal do aeroporto paulistano, e conta com quatro posições de atendimento, sendo uma para clientes portadores de necessidades especiais.

Webjet Linhas Aéreas


Para marcar a sua presença no terminal mais importante do país, a empresa desenvolveu um projeto especial para a loja. No novo espaço, a cor verde tem presença marcante em quase todos os elementos da identidade visual, em que a companhia privilegia sua marca e seu ícone de forma generosa nos painéis laterais e de fundo.

Mais informações sobre os novos voos, horários e tarifas podem ser obtidas pelo telefone 0300 21 01234 ou pelo site webjet.com.br.

Portal da propaganda


Nem tudo é o que parece ser

'Segurança Nacional' tenta reverter o cenário dos filmes de ação




O cenário é a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, onde ficam guardados boa parte dos aviões de caça e resgate da Força Aérea Brasileira.
Thiago Lacerda não é Xuxa descendo de sua nave, mas bem que poderia ser. Ele e Milton Gonçalves saem majestosamente de um avião modelo R99, logo após outra majestosa - e explosiva - apresentação de alguns militares com seus rostos pintados.

O momento dramático serviu para divulgar o longa Segurança Nacional, de Roberto Carminati, produção que se gaba por ser um filme de ação rodado em solo brasileiro. Tarefa difícil, que se tornou possível graças a essa ajudinha da Força Aérea, que entre um treinamento de rotina e outro, deixou Carminati entrar com sua câmera e claro, ofereceu toda a assessoria necessária para reproduzir, com fidelidade, a rotina da defesa nacional.


Thiago Lacerda, protagonista de 'Segurança Nacional', promove o filme na Base Aérea de SPassessoria necessária para reproduzir, com fidelidade, a rotina da defesa nacional.



Thiago Lacerda faz performance na divulgação do filme 'Segurança Nacional', que chega aos cinemas em 7 de maio

Ao fundo, foto do avião Hércules, mostrado no filme 'Segurança Nacional'

Rotina fictícia, afinal, o filme fala de um ataque terrorista no País, que nunca aconteceu. No Brasil, o trabalho da Força Aérea se resume, basicamente, em resgates, projetos sociais e intensos treinamentos de preparo para um não impossível ataque. Mas claro que mostrar um bando de soldados salvando a população de intensas e trágicas enchentes não deve ser, do ponto de vista cinematográfico, tão interessante quanto mostrar uma série de explosões e criminosos malucos querendo detonar uma nação.

Thiago Lacerda, que no longa interpreta Marcos Rocha, agente da Agência Brasileira de Inteligência Nacional (Abin), é retórico ao afirmar que o longa, pelo menos, tira a população da total ignorância. "Eu mesmo tinha pouco conhecimento do que a gente tem de estrutura no caso de uma guerra. O filme dá a dimensão do que poderia acontecer, além de abrir o assunto sobre a segurança nacional no Brasil".

Convenhamos, as intenções do diretor Roberto Carminati, são as mais nobres possíveis. Formado em cinema nos Estados Unidos, o cineasta conta que sempre sonhou em ver um filme de ação como Segurança Nacional. Com o orçamento curto - cerca de R$ 5 milhões - foi preciso que as forças armadas ajudassem em todo o processo de composição da obra. Com isso em mente, ele tratou de "negociar" diretamente com os órgãos de comunicação uma forma dos militares contarem suas experiências.

No fim, o processo acabou durando cerca de três anos. Antes de chamar o elenco para o longa, Carminati teve que se "infiltrar" dentro da Força Aérea, filmando os vôos de treinamento, como se esses fizessem parte da ação mostrada nas telonas. "De resto, foram 120 takes em computação gráfica", adianta o diretor. Entre eles, truques para manipular as imagens, criar efeitos de bombas e multiplicar o número de aviões no céu.

Outra novidade em relação a Segurança Nacional é que o filme nada contra a maré do cinema nacional. Esquece o golpe militar, trauma do Brasil, para mostrar os heróis das Forças Armadas - daí o apoio perfeitamente compreensível do órgão. "Mais importante do que olhar para o passado, é saber que a chance de um golpe militar acontecer novamente é muito pequena. O pensamento é mais amplo. Eles também têm vergonha daquela época", defende.

Entre as questões que Carminati pretende levantar com seu longa, está também a falta de recursos da Agência de Inteligência Nacional. ¿As forças armadas precisam ter mais grana. O orçamento da Inteligência do Brasil é bem menor do que o setor de segurança de um banco privado¿, reclama.

Se Segurança Nacional vai desvencilhar o exército dos traumas do passado, só saberemos após a estreia, que acontece em 7 de maio. Carminati confia: "eu creio que eu tenho um filme que causa emoção. Acho que as pessoas vão indicar umas às outras".

O longa chega aos cinemas com 100 cópias. Depois do lançamento, o diretor pretende rodar Red Amazon, encomenda de produtoras americanas, e promete uma nova parceria com o exército, agora para Guerreiro da Selva, filme que mostra o trabalho dos soldados na Amazônia.
terra

SPIRIT: Introduz Taxa Para Bagagem de Mão!

Todo mundo já sabe, ou pelo menos deveria saber, que uma boa parte das cias pelo mundo (principalmente nos EUA e Europa) tem começado a cobrar taxas pelo despacho da segunda mala (algumas cias cobram até pelo despacho da primeira) em vôos regionais e em alguns vôos internacionais.

Passagens partindo do Brasil têm conseguido escapar dessa nova política que gera uma boa renda para as cias aereas.

Não é que agora que a low cost americana Spirit criou uma taxa para bagagem de mão?

Quem comprar passagem a partir de hoje (06/04/10) na Spirit e para voar a partir de agosto de 2010 e quiser embarcar com alguma bagagem de mão que não caiba debaixo do seu assento, terá pagará uma taxa. Será cobrado uma taxa de 20 USD (se for associado ao $9 fare Club) ou 30 USD (se pago on line ou no momento do Check in) ou 45 USD (se for pago no portão de embarque) por peça com dimensões máximas de 56X46X25 cm.

Mas ainda há uma solução para quem não quer pagar essa taxa. Se você optar por viajar com uma peça com dimensões máximas de 40X35X30 cm (mochila pequena) e que caiba debaixo do seu assento, você não pagará nada. Não pagará nada pelo transporte de guarda chuvas, câmeras, casacos, cadeiras de bebês ou comida para o vôo.

Uma taxa dessa não tem explicação lógica a não ser cobrar mais do incauto consumidor. Se no caso da mala despachada, a cia pode vender o espaço de porão para carga, no caso do espaço vago nos compartimentos de bagagem de mão isso não é possível. Quem viaja, principalmente para destinos turísticos e/ou para destinos internacionais como a Spirit voa, normalmente leva alguma bagagem. O pior é que essa moda tem chances de pegar.

Estamos chegando em um ponto onde o consumidor vai começar a se revoltar contra esse tipo de cobrança e mesmo em mercados liberais deveremos ver algum tipo de reação governamental no futuro.

Enquanto isso é melhor eu emagrecer, já que tem risco das cias aéreas começarem a cobrar a passagem de acordo com o peso do cliente, mesmo ocupando um único assento!

Aquela Passagem

Diretoria do SNEA é reeleita para triênio 2010 / 2013


As empresas aéreas brasileiras reconduziram, em assembléia, a atual diretoria colegiada do SNEA - Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias - para mais um mandato à frente da Entidade, no triênio 2010/2013. O órgão representativo do setor permanecerá sob o comando de José Márcio Mollo, Presidente, e dos diretores Ronaldo Jenkins, Técnico, e Arturo Spadale, Administrativo e Financeiro.
O SNEA representa 22 empresas aéreas, sendo 12 nacionais e dez estrangeiras.
Na mesma assembléia, foi eleito o Conselho Consultivo do SNEA, constituído pelos presidentes e representantes das empresas aéreas nacionais fialiadas: Absa, Air Minas, Azul, Master Top, NHT, OceanAir, Pantanal, Passaredo, TAM, Trip, VRG (Grupo Gol) e WebJet.

Perfil da Diretoria Executiva:

Diretor Presidente: José Márcio Monsão Mollo
Advogado formado pela UnB (1974), já exerceu as funções de Consultor da República e da União, na Advocacia Geral da União. Possui especialização em Direito Público e Administrativo, matérias que lecionou como professor universitário da Universidade Federal do Distrito Federal (UniUDF).
Nascido no Rio de Janeiro em 1951, casado, atuou como Consultor Jurídico do SNEA. Possui experiência em serviços de assessoria e consultoria jurídicas e econômico-financeira relativos à estruturação e desenvolvimento de modelos de privatização e projetos de financiamento de longo prazo (project finance), concessão de obras e serviços públicos, regulação e desregulamentação de atividades econômicas. Seu currículo inclui ainda trabalhos de representação de clientes perante Tribunais Superiores de Brasília, órgãos federais e agências governamentais de regulação e fiscalização, além de advocacia contenciosa de primeira e segunda instâncias e assessoria jurídica nas áreas de direito constitucional, tributário, financeiro e administrativo.

Diretor Técnico Ronaldo Jenkins de Lemos
Oficial da Reserva da FAB, mestre em Ciências Aeronáuticas, especialista em Segurança de Vôo e operações de empresas aéreas, exerceu as funções de Coordenador da Comissão de Segurança de Vôo do SNEA desde meados de 1998 até março de 2007.
Foi responsável pela área de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos do extinto DAC (Departamento de Aviação Civil) por quinze anos.
Atuando na área de segurança de vôo desde 1970, conduziu, coordenou, orientou e participou de mais de 500 investigações de acidentes aeronáuticos, envolvendo aviões e helicópteros de pequeno, médio e grande portes. É piloto de linha aérea (com mais de 13 mil horas de vôo), professor universitário e também perito em operações de empresas aéreas da OACI (Organização de Aviação Civil Internacional).

Diretor Administrativo-Financeiro: Arturo Spadale
Administrador de empresas pós-graduado em Recursos Humanos e funcionário de carreira do SNEA desde outubro de 1995. Ingressou nos quadros do Sindicato como Assessor Técnico. Exerceu funções de assessor da presidência, além de responder pelas atividades administrativas e operacionais do SNEA, bem como acompanhar as negociações intersindicais com os sindicatos dos trabalhadores.
Antes de ingressar na aviação, trabalhou por onze anos no setor de Engenharia e de Projetos, dedicando-se às áreas de controle e faturamento, na área de energia elétrica.

Conselho Consultivo
Presidente: José Mário Caprioli dos Santos – TRIP (Diretor-presidente)
Suplente: Renan Chieppe (Pres. Conselho de Administração da Trip Linhas Aéreas).
Secretário-Geral: José de Anchieta Hélcias (Consultor da TAM)
ABSA – Norberto Maria Jochmann (Diretor-presidente)
Suplente: AIR MINAS - Urubatan Helou (Diretor- presidente)
AZUL – Adalberto Febeliano (Diretor de Relações institucionais)
Suplente: PASSAREDO – José Luiz Felício Filho (Diretor-presidente)
GOL – Constantino de Oliveira Junior (Diretor –presidente)
Suplente: Carla Coelho (Diretora jurídica)
GOL – Henrique Constantino ( Membro do Conselho de Administração da GOL)
Suplente: NHT – Pedro Antonio Teixeira (Diretor- presidente)
GOL – Alberto Fajerman (Diretor de relações institucionais)
Suplente: WEBJET – Júlio Rudge Perotti (Diretor-presidente)
TAM – Líbano Barroso (Diretor-presidente)
Suplente: TAM – Luiz Claúdio Aguiar (Diretor jurídico)
TAM – Paulo Castello Branco (Vice- presidente Comercial e Planejamento)
Suplente: – PANTANAL – Euzébio Angelotti (Diretor Administrativo)
TAM – Basilio Dias (Gerente de Assuntos Regulatórios)
Suplente: OCEAN AIR – Renato Pascowith (Diretor executivo)

SNEA

PLR: TAM mantem proposta de 0,30% do salário

Em reunião realizada ontem, dia 6 de abril, a TAM linhas Aéreas apresentou oficialmente a proposta de distribuir como PLR apenas 0,30% do salário, como já havia adiantado o SNA. Apesar da contrariedade evidente dos trabalhadores da companhia, que exigiram pelo menos 1 (um) salário como PLR, a TAM até o momento não voltou atrás.

Participaram da reunião de ontem pelos trabalhadores, os Sindicatos dos Aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre, o Sindicato Nacional dos Aeroviários, o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a Associação dos Tripulantes da TAM e a Fentac/CUT. A TAM foi representada pelos diretores de recursos humanos, sistema e assessoria jurídica.

Os representantes da companhia afirmaram que apesar de as metas não terem sido atingidas, o NPS – pesquisa de satisfação dos clientes - foi satisfatório, o que resultou no PLR de 0,10% e que por liberalidade a empresa ampliou para 0,30% de um salário.

Mais uma vez os dirigentes sindicais manifestaram indignação com a forma pela qual o assunto foi tratado pela direção da empresa no decorrer de 2009. Questionaram duramente o fato de a TAM estipular um critério para distribuição do PLR que em nenhum momento foi discutido com os sindicatos. Além disso, repudiaram a forma discriminatória que a empresa pretende utilizar para distribuir o PLR, pela qual o valor a ser distribuído está limitado à R$ 3.600 reais.

Após mais de duas horas de discussão, os dirigentes sindicais pressionaram para que a companhia repense a forma anunciada e analise a distribuição de no mínimo 1 (um) salário para cada trabalhador, sem discriminação.

Estamos aguardando para os próximos dias a manifestação da TAM. Tão logo tenhamos uma resposta, convocaremos uma assembléia. Fique atento! Participe! Precisamos exigir juntos um PLR digno do esforço e dedicação dos trabalhadores da TAM!

SNA

Cesta básica: audiência adiada para o dia 19 de abril


A audiência no Ministério Público do Trabalho de São Paulo sobre a cesta básica, que seria realizada hoje, dia 7 de abril, foi adiada para o dia 19 de abril. O adiamento foi determinado pela Procuradora Regional do Trabalho, Dra. Laura Martins Maia de Andrade.

No dia 24 de março, quando foi realizada a última audiência, surgiram propostas de pagamento da cesta básica de autoria da procuradoria, dos empresários e do SNA. As partes ficaram de analisar as propostas no esforço de se chegar a um acordo.

Pela proposição inicial do SNA, a cesta básica deve ser calculada a partir do piso do aeronauta. Sindicato e empresas começaram a desenhar um acordo na audiência do dia 24 de março, pelo qual a cesta deve ser definida a partir do cálculo referente ao salário líquido igual ao bruto, menos descontos previdenciários e de Imposto de Renda.

Aguardem novas informações sobre a audiência do dia 19 de abril.
SNA