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sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pousada/ pensão para Profissionais da Aviação em Congonhas- São Paulo.

É SÓ LIGAR E AGENDAR. TEREMOS O IMENSO PRAZER EM ATENDÊ-LOS (AS). NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR O Nº 9 NA FRENTE DOS NOSSOS CELS.,

Discussão familiar obrigou a desvio de avião paquistanês para Londres

Uma discussão familiar a bordo terá sido o motivo que levou hoje a força aérea britânica a escoltar um avião paquistanês e obrigar o aparelho a aterrar em Londres, segundo fonte da companhia aérea.

 

O incidente, que não foi associado a qualquer ato terrorista, levou à detenção de dois homens, de 31 e 40 anos, por suspeita de porem em perigo a aeronave que se destinava originalmente a Manchester, no norte de Inglaterra, indicou a polícia de Essex em comunicado. 
Fonte da Pakistan International Airlines (PIA) disse à agência France  Presse que "viajava a bordo uma família de oito a dez pessoas que discutiam entre si".  

"Quando o pessoal da companhia aérea os abordou e lhes pediu calma,  disseram-lhes para se irem embora ou arrebentavam com o avião", indicou a  fonte, acrescentando que a tripulação, assustada, lançou o alerta para evitar  qualquer "situação desagradável". 

Fonte do Ministério da Defesa referiu que aviões de combate Typhoon  foram mandados descolar de uma base da Royal Air Force para investigar o  que se passava no avião, que se preparava para aterrar em Manchester com  cerca de 300 passageiros mas foi desviado para o aeroporto de Stansted,  em Londres.
"Muitas vezes, quando é dado um alerta de reação rápida, não se conhecem os pormenores da situação", apontou a mesma fonte.

Em 2011, o mesmo aparelho da PIA, a fazer exatamente a mesma viagem (de Lahore para Manchester) também foi desviado para Stansted devido a  uma ameaça de bomba.

O incidente de hoje ocorreu poucas horas depois de um avião da British Airways ter feito uma aterragem de emergência no aeroporto londrino de Heathrow,  por ter sido detetado fumo a sair de um dos motores.
Nesse caso, segundo fonte da companhia aérea britânica, tratou-se de uma "questão puramente técnica".
SIC NOTÍCIAS

 

Avião aterrissou de emergência, em Milão, devido a janela quebrada




Um avião da companhia aérea Easyjet, que fazia um voo Barcelona-Berlim, aterrissou nesta quinta-feira (23) de emergência no aeroporto de Malpensa (Milão).

Durante o voo, uma janela do avião resultou quebrada. Nada se informa sobre as causas do incidente. Segundo as informações disponíveis, nenhum dos passageiros ou tripulantes ficou ferido.
 
 DESÁTRES AÉREOS

Dia do Técnico em Manutenção Aeronáutica



A data de hoje, 24 de Maio, é comemorado nos Estados Unidos o o “AMT day” (Aircraft Maintenance Technician – Técnico em Manutenção Aeronáutica).

Na aviação brasileira, temos o Dia da Indústria Aeronáutica, o Dia do Controlador de Tráfego, o Dia do Aviador e da Força Aérea, o Dia da Engenharia Aeronáutica e o Dia do Comissário de Bordo, o Dia da Aviação de Segurança Pública, mas nada de Técnico em Manutenção Aeronáutica, que no Brasil estariam incluídos os mecânicos de manutenção aeronáutica e os mecânicos de voo.

Nos Estados Unidos esta data foi escolhida por ser aniversário de Charles E. Taylor, que foi o mecânico americano que montou e fez funcionar os motores que os irmãos Wright usaram em seus primeiros aviões. E no Brasil?

Existe no Brasil o dia do mecânico, comemorada no dia 20 de dezembro, porém essa data vale para todos os que atuam nessa área, inclusive para os mecânicos de manutenção aeronáutica e para os mecânicos de voo, conforme Classificação Brasileira de Ocupações.

Logo, como forma de homenagear esses nobres “anjos da guarda”, que trabalham para garantir um voo seguro e sem preocupações, o nosso muito obrigado !

PILOTO POLICIAL

Polícia investiga sumiço de aeronave apreendida de Filadelfo Dias

Aeronave de empresário teria decolado sem autorização judicial

A aeronave do empresário é avaliada em US$ 2,7 milhões
 
A Polícia Civil abriu inquérito policial para investigar a apropriação indébita de uma aeronave que pertence ao empresário Fildelfo dos Reis Dias, superintendente do Grupo Dias. A aeronave Pilatus PC12/45 foi apreendida por determinação da 7ª Vara Cível de São Paulo no dia 13 de maio, em uma ação cível movida pelo Grupo Bertin em desfavor de Filadelfo, onde cobra dívidas.

A aeronave do empresário é avaliada em US$ 2,7 milhões. O valor da causa estipulada pelo juiz titular da 7ª Vara Cível de São Paulo é R$ 5,59 milhões, ou seja, mais ou menos o valor do bem apreendido.

O avião, que já está quitado, entretanto, deveria permanecer lacrado dentro do hangar onde aconteceu a apreensão, conforme determinação do magistrado. “(...) concedo a liminar, com fundamento no artigo 273, VII do CPC, para determinar a apreensão da aeronave, com todos os equipamentos, acessórios, livros de vôo e manuais obrigatórios, nomeando a autora como fiel depositária, responsável pela custódia da aeronave no Hangar em que for apreendida”, diz trecho da decisão.

Entretanto, um dia após a apreensão, o avião decolou do Aeroporto Marechal Rondon para destino não sabido.

A própria decisão judicial que autorizou a apreensão determinava que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fosse notificada para proibir a decolagem do avião. “Oficie-se a Anac para que sejam adotadas as medidas necessárias para que não seja autorizada a decolagem da referida aeronave, até ulterior determinação deste juízo, comprovando a autora, em dez dias, o encaminhamento do ofício”.

O piloto Marcelo Percário, nomeado pela Justiça como fiel depositário, deve ser chamado para depor à Polícia, além do próprio empresário Filadelfo dos Reis Dias. O delegado Fábio Silveira, da Delegacia Municipal de Várzea Grande, deve conduzir as investigações.

Os advogados do Grupo Dias informaram que já protocolaram recursos contra a busca e apreensão, onde apresentaram documentos que comprovam a compra e pagamento da aeronave.
 
MIDIA NEWS

Menos imposto, mais voos



Ao reduzir a alíquota do imposto incidente sobre o querosene de aviação, o Governo do Distrito Federal acredita que contribuiu para aumentar a malha aeroviária no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. 
 
Nos próximos três meses, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a capital do país receberá 56 voos diários extras. As companhias reconhecem a importância da medida para a redução dos custos, mas creditam o aumento das rotas principalmente à alta temporada e à maior demanda provocada por eventos como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude.
 
No mês passado, com a sanção de uma lei elab
orada pela Secretaria de Fazenda, a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS) do querosene no DF foi reduzida de 25% para 12%. Para disputar o interesse das empresas aéreas, estados como Rio de Janeiro (12%), Mato Grosso (12%), Minas Gerais (11%) e Goiás (3%) também já diminuíram os percentuais aplicados em voos domésticos. Os trechos internacionais são isentos de ICMS em todo o Brasil.

O combustível responde por cerca de 43% dos custos das companhias brasileiras, que enfrentam graves problemas financeiros. No restante do mundo, essa proporção média é de 33%. Embora as empresas evitem atribuir o aumento de voos em Brasília à redução do imposto, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, defende uma clara relação entre os dois fatos. Ele estima que, sem a alíquota menor, o número de voos extras na capital federal não passaria de 14.

O DIA

Confira dicas para conseguir um upgrade de classe em voo

Pesquisa mostra atitudes que ajudam a mudar para lugar melhor no avião.
Estar bem vestido e ser simpático estão entre as recomendações.


Cabine de primeira classe Emirates Airline (Foto: Divulgação)Cabine de primeira classe da Emirates (Foto: Divulgação/Emirates)
 
 
Pesquisa feita pelo buscador de passagens Skyscanner com 700 comissários de bordo de 83 países revela as melhores dicas para quem quer tentar a sorte na hora de embarcar em um voo e pedir um upgrade (mudança de classe, da econômica para a executiva, por exemplo). Dos comissários que responderam, 61% já deram upgrades grátis a alguém.

A pesquisa mostrou ainda os perfis de passageiros que têm mais chance e que têm menos chance de conseguir um lugar melhor no avião.

Segundo 72% dos comissários de bordo, quem viaja sozinho está mais propenso a ganhar a transferência para uma classe melhor. Um homem solteiro, bem vestido, com idade de cerca de 30 anos, é o passageiro mais propenso a ser transferido para business ou 1ª classe. Mulheres muito jovens, praticamente no fim da adolescência, e usando roupas provocantes, ou viajando em grupo, são as que têm menos chance na opinião dos funcionários das companhias.

Primeira Classe de um Boeing 777 da American Airlines (Foto: PRNewsFoto/American Airlines) 
Primeira Classe de um Boeing 777 da American
Airlines (Foto: PRNewsFoto/American Airlines)

Também têm boas chances os participantes de programas de milhagem ou passageiros com lesões ou doenças.
Quase dois terços dos funcionários de aéreas consultados disseram que um passageiro com um membro fraturado tem maior probabilidade de ter um upgrade gratuito

Outra enquete feita pelo Skyscanner em 2012 indicou que os passageiros cobiçam tanto os assentos da primeira classe e executiva que 75% deles mentiriam para serem transferidos da econômica. Na ocasião, 14% considerariam se passar por recém-casados, 6% simulariam doenças ou lesões e 7% fingiriam viajar sozinhos para serem realojados.

Veja abaixo as dez dicas mais apontadas pelos comissários como úteis para conseguir um upgrade:


1.    Seja educado e amigável (82% dos comissários consideram que isso faz diferença)
2.    Entre para o programa milhagem da companhia aérea (80%)
3.    Viaje desacompanhado (72%)
4.    Se tiver algum tipo de lesão ou doença, deixe isso evidente (65%)
5.    Vista-se bem (59%)
6.    Se estiver em lua-de-mel, avise aos comissários (58%)
7.    Faça amizades com os comissários  (55%)
8.    Viaje na baixa temporada; quanto mais lugar disponível, mais chance de upgrade (47%)
9.    Conte histórias para ganhar a simpatia dos comissários (35%)
10. Capriche na sua apresentação, pois passageiros atraentes e bem cuidados
têm mais chance de upgrade (31%)

 G1

Ghost: O Retorno do Barão Vermelho



 
Durante a Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918) destacou-se um grande às da aviação alemã, Manfred von Richtofen, conhecido como o Barão Vermelho. 

Seu avião, um Fokker Dr.1 totalmente pintado dessa cor ( daí o seu cognome ), ostentava o emblema de um círculo voador que identificava o seu temido e famoso piloto, responsável pela destruição de muitos aviões aliados.

A sorte de Von Richtofen acabou, porém, quando um certo capitão Brown teve mais perícia que ele e o abateu sobre a França. Seus restos mortais foram repatriados para a Alemanha, onde o falecido piloto foi sepultado com honras militares.

http://www.german-way.com/imagesGW/Richthofen-cross250.jpg 
 
Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, um avião militar pilotado pelo tenente Grayson efetuava patrulha noturna sobre Dover, quando avistou um avião antigo e desconhecido que planava ao longe, bem na sua lateral. 

Partindo em manobra de interceptação, Grayson chegou bem perto e percebeu que a estranha aeronave não fazia qualquer ruído. 

À luz do luar, percebeu, assombrado, pouco antes do estranho espectro desaparecer,  que o mesmo era todo pintado de vermelho, ostentava a cruz de ferro da Alemanha Imperial e um círculo voador em sua fuselagem!

Era o fantasma do Barão Vermelho, que por breves instantes mostrou-se aos olhos atônitos do tenente...
 
HANGAR DO VINNA


Avião aterrissa 'de barriga' após falha em trem de pouso

Situação ocorreu na tarde desta quinta-feira (23), em Porto Seguro, BA.
Corpo de Bombeiros espalhou espuma na pista para evitar incêndio. 

 Avião fez pouso 'de bico' no aeroporto de Porto Seguro, no sul da Bahia (Foto: Na Mídia News)Avião fez pouso 'de barriga' no aeroporto de Porto Seguro, no sul da Bahia (Foto: Na Mídia News)


Um avião de pequeno porte, usado como táxi aéreo, fez um pouso forçado na tarde desta quinta-feira (23), no aeroporto de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, devido a problemas no trem de pouso dianteiro da aeronave, segundo informou o 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Devido à falha, o avião sobrevoou a região por cerca de 1h25 com o objetivo de eliminar combustível para possibilitar um "pouso de barriga" e evitar um possível incêndio. Ninguém ficou ferido. Em entrevista à TV Santa Cruz, o Corpo de Bombeiros informou que no momento do incidente estava a bordo apenas o comandante da aeronave.

O grupamento relatou que o trem de pouso dianteiro não estava travando.
O Corpo de Bombeiros ajudou na operação de pouso espalhando espuma na pista para evitar formação de chamas. A empresa de táxi aéreo não quis falar com a imprensa. Segundo os bombeiros, a situação aconteceu com um monomotor P-32 Rl. A aeronave tinha saído de Prado, também no extremo sul da Bahia, para Porto Seguro.
G1

 

UE aprova aliança transatlântica entre Lufthansa, United e Air Canada


BRUXELAS, 23 Mai (Reuters) - A Lufthansa, a United Airlines, a Continental e a Air Canada receberam a aprovação dos reguladores antitruste da União Europeia, nesta quinta-feira, para uma aliança transatlântica, depois de concordarem em desistir de faixas de horários de pouso e decolagem (slots) nos aeroportos de Frankfurt e Nova York.

Os pactos para preços, capacidade e compartilhamento de receitas das quatro companhias aéreas desencadearam uma investigação pelos órgãos reguladores da Comissão Europeia há quatro anos, devido a preocupações de que poderiam resultar em preços mais elevados para os passageiros premium.
As companhias ofereceram concessões no ano passado, inclusive permitindo concorrentes de venderem passagens na rota Frankfurt-Nova York, e lhes dando acesso ao seu tráfego de conexões.

"Esta decisão é mais um marco em nosso esforço para criar condições de concorrência equitativas nos mercados de aviação transatlântica, seguindo a nossa decisão sobre (a aliança) oneworld em 2010", afirmou o comissário de competição, Joaquin Almunia, em comunicado.

A Reuters informou em fevereiro que os reguladores da UE aceitariam as propostas das companhias aéreas, sem a constatação da infração nem multas, que poderiam chegar até 10 por cento das receitas das empresas que violassem os regulamentos.

A United adquiriu a Continental Airlines, em 2010, para formar a maior companhia aérea do mundo. As companhias fazem parte da Star Alliance, o maior grupo de marketing de companhias aéreas, com 27 membros.

R7

Air France estuda mercado nordestino



A Air France está estudando o mercado nordestino e pode vir a inaugurar um vôo direto na região. A informação foi dada por Jean-Philippe Pérol, diretor Américas do Turismo da França, entidade de promoção do turismo da França, durante um evento direcionado à imprensa nessa quarta-feira (22/5) no Restaurante Chez Bernard, nos Aflitos.


Na ocasião o empresário Marcos Almeida, da Bahia Travel, recebeu a Medalha do Turismo, concedida pelo governo francês. Jean-Philippe ressaltou a importância do Brasil enquanto país emissor de turistas. “Somente no ano passado foram 610 mil turistas brasileiros que visitaram a França e registraram gastos recordes ultrapassando a faixa dos US$ 1 bilhão.

Estimamos que nesse ano o número de turistas brasileiros atinge os 660 mil e nossa intenção é que até o ano de 2021 sejam 1,5 milhão de brasileiros visitando a França”, declara.

Ele ressalta a importância do mercado nordestino no processo de expansão da empresa aérea.

“A Air France vai inaugurar em abril do próximo ano um vôo direto, regular, saindo de Brasília. Entendemos que o mercado baiano deva triplicar na emissão de turistas ao exterior e apostamos no Nordeste de um modo geral.

Por isso a empresa aérea encomendou estudos para a criação de um vôo regular. No passado a companhia tinha um vôo regular que saia do Recife”, avisa.

Jean-Philippe Pérol ressaltou que o turismo responde por 9% do PIB francês e que 7% dos empregos gerados na França são ligados a cadeia do turismo.

“Estamos focando na promoção de novos destinos e para isso iremos além dos mercados tradicionais focando no potencial do Nordeste brasileiro.
Nesse ponto Salvador é um importante destino emissivo”, declara. Ele destacou que a Bahia responde por 3% das vendas da Air France no Brasil atualmente.

TRIBUNA DA BAHIA

Air China almeja terceira frequência em São Paulo para 2014

André Carvalho (esq.), executivo de vendas, João Luiz Alves, gerente de vendas, e Débora Casagrande, gerente assistente de aeroporto da Air China
 
Atualmente com duas frequências partindo de São Paulo para Pequim, as quintas e domingos, a companhia aérea Air China planeja implementar novo voo na capital paulista. “Esperamos acrescentar nova opção de horário para atender a demanda na Copa do Mundo”, explicou André Carvalho, executivo de Vendas da companhia.

Os números dão respaldo para a ampliação. Durante os primeiros quatro meses de 2013, entre janeiro e abril, a companhia registrou 90% na ocupação de passageiros entre os dois destinos. Este valor é 7% superior ao registrado em todo o ano de 2012. “Transportamos 19 mil passageiros com origem em São Paulo para Madrid ou Pequim”, explicou Wu-Xin, gerente de Vendas da aérea. O transporte de passageiros em todo o mundo em 2012 rendeu quase US$ 5,4 milhões para a Air China.

Code Share – Clientes com a intenção de marcar viagens em dias sem voos da companhia podem adquirir bilhetes com as parceiras Tam e Lufthansa. “A diferença é que as escalas serão realizadas em Frankfurt, na Alemanha, ou Paris, na França”, disse André, acrescentando que as tarifas encontradas pelo code share são as oficiais da Air China.

Serviço – Integrante da Star Alliance, a Air China utiliza o modelo Airbus A330-20 na rota São Paulo - Pequim, com escala em Madrid, na Espanha. Entre os serviços oferecidos aos passageiros brasileiros está sala VIP no aeroporto de Guarulhos. “Passageiros a partir da classificação Gold tem direito ao espaço”, ressaltou o executivo.

Além dessa facilidade, totens para auto check-in serão implementados até o final de julho no aeroporto de Guarulhos. A intenção é agilizar o processo de embarque dos passageiros. Na China, a companhia oferece serviço de locação de automóveis para executivos, realizando transfer entre aeroporto e hotéis para o público corporativo. “Queremos trazer este serviço para o Brasil”, afirmou Carvalho. 


ME

Depois de demissões na TAM, campanha da TIM com Latino gera protestos


Campanha TIM (Foto: Divulgação)
A TIM lançou nesta terça-feira (14/05), nas redes sociais, uma campanha com o cantor Latino. Com a frase “É hoje, você pede e o Latino transforma em música”, a ideia é fazer com que os internautas mandem pedidos de música com a hashtag  #cantaissolatino, via Youtube ou Twitter, e que o artista escolha e transforme o pedido em música.

 O problema? A campanha não parece ter feito sucesso entre os usuários.
A promoção, que está sendo promovida no trending topics do Twitter, gerou uma série de comentários relacionados à polêmica que envolveu Latino e a TAM.

No Facebook, por exemplo, a maioria dos compartilhamentos do post critica severamente a empresa e o cantor. “Tim, a operadora de telefone mais odiada atualmente cria uma campanha com o "cantor" Latino, o cara mais odiado nas redes sociais. Parabéns para os dois”, critica um dos usuários. “Será q ele vai usar o dinheiro dessa campanha pra ajudar as famílias dos pilotos q ele prejudicou?”, pergunta outra usuária.
 ÉPOCA NEGÓCIOS

Claudia Sender assume Presidência da TAM Linhas Aéreas

Executiva de 38 anos era vice-presidente da Unidade de negócios doméstica Brasil da companhia aérea. Ela substituiu Marco Antonio Bologna, que acumulava o cargo junto com o de presidente da holding TAM S.A.

Claudia Sender, a nova presidente da TAM Linhas Aéreas (Foto: Divulgação TAM/Edu Lopes)
A TAM Linhas Aéreas anunciou que Claudia Sender, vice-presidente da unidade de negócios doméstica Brasil, será a nova presidente da companhia a partir desta quinta-feira (23/5). Ela substituirá Marco Antonio Bologna, que acumulava o cargo desde fevereiro do ano passado, junto com o de presidente da holding TAM S.A..

 A empresa declara que, a partir de agora, as funções voltam a ser divididas para que Bologna se concentre na consolidação da fusão com a LAN, nas relações institucionais da empresa e na representação da gestão brasileira no Grupo LATAM Airlines, enquanto Claudia ficará responsável pelas operações aéreas de passageiros no território brasileiro.

Aos 38 anos, a executiva é formada em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA pela Harvard Business School. Claudia está na TAM desde 15 de dezembro de 2011.  Antes, foi vice-presidente de marketing na Whirpool Latin America, onde trabalhou durante sete anos.

“Os expressivos resultados da Claudia em geração de valor e foco no consumidor nas empresas onde trabalhou e, principalmente, os resultados alcançados na condução dos negócios da TAM no mercado brasileiro e sua capacidade de formar e liderar equipes a credenciam para a tarefa de atender a milhões de clientes e contribuir para universalizar ainda mais as viagens aéreas neste que é o terceiro maior mercado doméstico do mundo”, disse Bologna, a quem a nova presidente continuará se reportando.

ÉPOCA NEGÓCIOS

Em 1ª ação conjunta de drones, FAB e PF apreendem drogas na fronteira

Uso de 'aviões-robôs' permite acompanhar quadrilhas ininterruptamente.
Operação inédita tem como objetivo reprimir crimes.

 Drone da PF à frente e o da FAB atrás (Foto: Tahiane Stochero/G1)

Drone da PF à frente e o da FAB atrás 
 
Em uma ação inédita, os drones (veículos aéreos não tripulados – ou vants, na sigla em português) da Força Aérea Brasileira e da Polícia Federal começaram a voar juntos para reprimir crimes na fronteira do Paraná com o Paraguai.

O G1 acompanhou nesta quinta-feira (23) uma operação na base da PF em São Miguel do Iguaçu, a 40 km de Foz de Iguaçu, de onde partiram dois drones da FAB e um da PF para vasculhar a fronteira. Com câmeras infravermelhas e sensores térmicos, os drones têm permitido o monitoramento de suspeitos de tráfico, fazendo com que policiais em terra abordem os carros e as embarcações após a visualização.

O coordenador do projeto vant da PF, Álvaro Marques, e o coronel Donald Grankow, comandante do Esquadrão Hórus, a tropa da FAB que voa com os drones no Brasil (Foto: Tahiane Stochero/G1) 
Álvaro Marques, da PF e o coronel Donald
Gramkow, comandante do Esquadrão Hórus, da
FAB (Foto: Tahiane Stochero/G1)
 
Nesta quinta, o tempo fechado não permitiu muitos voos e os aviões fizeram apenas uma identificação de áreas na fronteira para mapeamento. Mas na terça-feira (22), quando os drones começaram a operar conjuntamente pela primeira vez, os militares e os policiais dividiram o espaço aéreo sobre o Lago de Itaipu, cercando completamente a área. A ação resultou na apreensão de cerca de 200 kg de maconha, segundo o chefe do Centro de Inteligência e Análise Estratégica da PF, Disney Rossetti.


A PF não diz se a droga estava em uma embarcação ou em um carro, pois não fornece informações sobre investigações em andamento.

A ideia é que o teste conjunto de drones da PF e da FAB possa ser expandido de forma ininterrupta nas fronteiras, em especial no Norte do país, afirma o delegado Rossetti. A ação integrada permite que “alvos”, como a polícia denomina quadrilhas sob investigação, possam ser monitorados diuturnamente. Isso porque se o drone da PF precisar voltar para a base para reabastecer, o da FAB pode “rendê-lo” e continuar seguindo os suspeitos.


Drones Tipos Arte 1 (Foto: Editoria de Arte / G1)


“Estamos unindo forças e compartilhando conhecimento. A PF tem um know-how de agir como polícia e usamos os vants neste sentido, como arma de inteligência. O uso de vants ainda é novo para todos nós”, diz Rossetti.

O coronel Donald Gramkow, comandante do Esquadrão Hórus, a tropa da FAB que voa com os drones no Brasil, destaca a união das instituições. “Os vants têm finalidades diferentes e nós também possuímos conhecimentos e empregos diferentes. Somos militares de uma força armada, formados para a guerra. Eles são policiais, possuem uma formação de inteligência. Como estamos atuando há mais tempo, nossos pilotos, que são pilotos de caça e outros aviões também, já adquiriram uma técnica que pode ser compartilhada sobre como atuar com segurança."

Gramkow diz que os aviões não tripulados têm um fator surpresa. “Com o vant, a gente pode ver os suspeitos, acompanhar os criminosos, descobrir coisas sem que eles, em terra, nos vejam”, acrescenta.

'Disputa'

A PF e a FAB, que usam aviões de empresas concorrentes, negam que haja uma eventual disputa entre as corporações. “Não há briga nenhuma entre os vants da PF e da FAB. Isso nunca houve. A ideia do trabalho conjunto é para gerar padrões de atuação. Eles são militares, têm uma visão diferente. Nós temos uma visão policial. Eu tenho quatro pilotos formados para o vant, todos são pilotos comerciais também. Os três pilotos deles que estão aqui são pilotos de caça. Aqui é a oportunidade para nossos pilotos conversarem, trocarem experiências que podem gerar um padrão de atuação para o futuro, para os grandes eventos”, diz o coordenador do projeto vant da PF, Álvaro Marques.

Drones Cronologia Arte 2 (Foto: Editoria de Arte / G1)


Apesar de serem de empresas concorrentes, tanto os drones da PF como os da FAB são israelenses. A PF opera dois drones Heron, da Israel Aeroespace Industries (IAI), que pesam até 1.100 kg e possuem autonomia de até 36 horas. Mas como possui apenas uma central de controle em solo, que recebe as imagens captadas e retransmite para um centro de controle em Brasília, a PF não tem capacidade de colocar os dois aviões voando ao mesmo tempo.

Já a FAB opera quatro drones do modelo Hermes, da Elbit, com autonomia média  de 16 horas e peso de 450 kg. Na operação, porém, apenas dois são empregados.
Mecânicos e técnicos de ambas as empresas israelenses conversam e participam, nos bastidores, do teste, comparando o desempenho dos drones.

“A primeira coisa que queríamos descobrir era se, voando juntos, um não interferia no outro. Os vants possuem radares e antenas para que possam transmitir as imagens, em tempo real, para nossa base de controle em solo. Com o vant da FAB e o nosso próximos no ar, constatamos que não havia problemas, que a integração era perfeita”, diz Álvaro Marques.

“Outro teste que fizemos era para o caso de perda do link (chamado pela FAB de “enlace”), que permite que o piloto em terra veja e controle o vant. Se, por acaso, os três vants voando (os dois da FAB e um da PF) perdessem o contato com o solo ao mesmo tempo, o que podia acontecer? Como faríamos para eles voarem em segurança e pousarem sem cair ou se chocar no ar? Combinamos que cada um voltaria para a pista por um lado de uma cabeceira. E deu tudo certo”, acrescenta Marques.

Antes de ser agente da PF, Marques foi militar da Força Aérea e colega do coronel Gramkow na academia militar que forma os oficiais. “Fomos colegas e somos amigos. Aqui é de piloto para piloto, não tem competição”, afirma.


Drone da FAB é usado em operação (Foto: Tahiane Stochero/G1)Drone da FAB é usado em operação 
 
G1
 

GOL anuncia a duplicação do número de voos em Campinas

A GOL, anuncia que enviou solicitação formal à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ampliar a sua operação no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.  A companhia prevê o início das  seis novas frequências (cinco para Santos Dumont/RJ e uma para Brasília) para 1° de setembro. 

“Com o projeto de expansão do aeroporto de Campinas, identificamos uma oportunidade  de crescimento da companhia na região, absorvendo a demanda de cidades como Limeira, Jundiaí, Piracicaba, Itu, Sorocaba, entre outras”, explica Eduardo Bernardes, diretor comercial da GOL.

 “Nossa proposta não é levar passageiros de São Paulo para embarcar em Viracopos, e sim, disponibilizar toda a malha da companhia e de suas parceiras  para clientes de Campinas e região. Para isso, iremos oferecer ônibus partindo de algumas das cidades próximas a Campinas, facilitando a chegada ao aeroporto. Essa iniciativa proporcionará conforto, segurança e praticidade, já que todos os ônibus estarão equipados com wifi, e o cliente poderá, por exemplo, efetuar o seu check in”. 

Hoje, clientes da companhia podem embarcar de Campinas para Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Galeão (RJ) e demais destinos GOL fazendo conexão.
PARANÁSHOP

Grã-Bretanha envia caças para escoltar avião paquistanês

Avião com 297 passageiros a bordo foi desviado de Manchester para o aeroporto de Stansted, a noroeste de Londres.

 Avião voando no céu de Londres, na Inglaterra

Avião voando no céu de Londres: incidente aéreo acontece dois dias após um solado ter sido assassinato numa rua da cidade.


Londres - A Grã-Bretanha enviou caças nesta sexta-feira para escoltar um avião da Pakistani International Airlines que decolou de Lahore com 297 passageiros a bordo e foi desviado de Manchester, informou um porta-voz do Ministério da Defesa.

A polícia britânica informou que o avião foi desviado para o aeroporto de Stansted, a noroeste de Londres, e pousou.
O voo PK709, que saiu da cidade paquistanesa de Lahore, tinha pouso previsto em Manchester, no noroeste da Inglaterra, às 9h30 da manhã (horário de Brasília).
A polícia de Essex, que é responsável pela área do aeroporto, disse que está investigando um incidente a bordo de um avião.
 O incidente aéreo acontece dois dias após um solado ter sido assassinato numa rua de Londres num ataque considerado pelo governo como um ato terrorista.

EXAME

 

Boeing recebe encomenda de 101 aviões 737

As novas encomendas para a Boeing subiram para 428 aviões em 2013, após a companhia ter recebido 70 cancelamentos este ano.

Boeing 737 da Angola Airlines

A empresa disse ainda que 61 dos aviões pedidos na encomenda são o 737 Max, uma versão reformulada que deve ser entregue ao primeiro cliente em 2017


Nova York - A Boeing revelou nesta quinta-feira, 23, que recebeu uma encomenda de 101 aviões do novo modelo 737. A companhia afirmou que a encomenda veio de mais de um comprador, incluindo um novo cliente, mas não revelou suas identidades.

A empresa disse ainda que 61 dos aviões pedidos na encomenda são o 737 Max, uma versão reformulada que deve ser entregue ao primeiro cliente em 2017. Os outros 41 pedidos são por aviões 737 da atual geração.
As novas encomendas para a Boeing subiram para 428 aviões em 2013, após a companhia ter recebido 70 cancelamentos este ano.
As informações são da Dow Jones.
EXAME

Avião faz pouso de emergência no aeroporto de Londres

Falha técnica no motor de um airbus da British Airways foi detectada pouco depois da decolagem; aeroporto de Heathrow fechou duas pistas e provocou atrasos.

Um avião da British Airways que seguia de Londres para Oslo foi forçado a fazer um pouso de emergência no aeroporto de Heathrow, na capital britânica, nesta sexta-feira (24), devido a uma falha técnica em um motor.

"O BA762, em serviço de Heathrow para Oslo, voltou para Heathrow pouco depois da decolagem devido a uma falha técnica", informou a IAG, controladora da British Airways. A aeronave Airbus A319 transportava 75 passageiros.



Serviço de emergência atende um avião de passageiros da British Airways após pouso de emergência no aeroporto Heathrow

A IAG acrescentou que o avião pousou em segurança e escorregadores de emergência foram utilizados. "Estamos cuidando de nossos clientes. Os serviços de emergência compareceram à aeronave."

Imagens da emissora de TV Sky News mostraram o avião com fumaça saindo de um dos motores. "O motor direito estava pegando fogo", disse a testemunha Clive Cook à Sky News. "O avião estava vindo e de repente o barulho do motor mudou drasticamente. Eu diria que foi quase como um estouro ou uma explosão."

O aeroporto, o mais movimentado da Europa, fechou suas duas pistas para lidar com o incidente, mas, logo depois, foram reabertas. O fechamento temporário provocou atrasos nos voos.
A British Airways informou que estava cancelando os voos de curta distância com partida ou chegada a Heathrow até às 16h (12h em Brasília) para "estabilizar o cronograma".
A linha aérea afirmou também que uma investigação foi iniciada.
Os aviões A319 da British Airways são alimentados por dois motores IAE V2500 fabricados pelo consórcio International Aero Engines, em parte de propriedade da UTC.

IG

Fantástico mostra queda de Boeing em nome da segurança da aviação

Pesquisadores querem saber o que acontece e o que pode ser feito para reforçar a estrutura dos aviões e dar mais tranquilidade aos passageiros.

 

O Fantástico deste domingo (25) vai exibir uma superprodução. Um Boeing 727 será derrubado em nome da segurança da aviação. Você nunca viu nada igual na televisão brasileira.


Os pesquisadores querem saber o que acontece em uma queda e o que pode ser feito para reforçar a estrutura dos aviões e dar mais tranquilidade aos passageiros.

Avião  (Foto: Rede Globo)
Um acidente filmado por todos os ângulos, para responder: onde é mais seguro sentar, qual posição adotar em caso de emergência?

Uma experiência inédita, que foi preparada durante quatro anos, e que você vai acompanhar, em todos os detalhes.
GLOBO.COM

 

Voo da TAM atrasa e tumultua aeroporto

O cancelamento de um voo da TAM gerou transtornos para 150 passageiros, na manhã de ontem, no aeroporto Professor Eriberto Manoel Reino, em Rio Preto. O avião, com horário agendado para decolar às 10h, com destino a São Paulo, não saiu do chão por problemas mecânicos.


A maioria dos passageiros teve de esperar um novo voo, remarcado para as 18h. Segundo o professor Douglas Iaiá, 40 anos, um dos passageiros do voo JJ 3491, o cancelamento só foi avisado quando todos já estavam dentro da sala de embarque. “Disseram que a manutenção iria durar apenas alguns minutos, mas só consegui um voo agora”, disse ele na fila para a sala de embarque, às 17h. O professor também disse que a TAM ofereceu um hotel para os clientes.     

Muitos estrangeiros, que estavam em um evento imobiliário na cidade, perderam conexões por conta do cancelamento. O gerente de exportação Igor Paes de Arruda, 29, estava acompanhando alguns destes estrangeiros, os ajudando a remarcar os voos. “Conseguimos embarcar dois rapazes da Tanzânia para São Paulo, às 15h para que eles não perdessem a conexão.” Ele também disse que um outro rapaz de Bogotá perdeu o voo em São Paulo e perderá um compromisso que tinha, hoje, em La Paz, às 7h. “Eles foram acomodados em um hotel. No aeroporto é impossível esperar, não tem nem restaurante para eles almoçarem.”

Andressa Olmedo, 33, administradora, foi outra passageira prejudicada. Ela veio de Salvador para visitar a família em Mirassol, e perderá o dia de trabalho amanhã. Segundo ela, a empresa aérea ofereceu assistência aos clientes, mas ela preferiu esperar o novo voo na casa da família. “O aeroporto é muito pequeno. Não tem restaurantes nem um local confortável para esperarmos.”

A TAM Linhas Aéreas informou por nota oficial que “a aeronave que faria o voo JJ 3491 (São José do Rio Preto – São Paulo/Guarulhos), previsto para decolar às 10h05, precisou passar por uma manutenção não programada. Os passageiros serão reacomodados no voo JJ 9356, com previsão de decolagem para as 18h. A companhia lamenta os transtornos experimentados pelos passageiros e ressalta que eles estão recebendo toda a assistência.”

MAIS
Outro atraso congestionou aeroportoNo início deste mês, outro atraso de voos causou confusão no aeroporto de Rio Preto. Cinco aeronaves da companhia Azul, a maioria vinda do nordeste, tiveram de pousar na cidade por conta de um forte nevoeiro. Mais de 400 passageiros desembarcaram no aeroporto causando uma confusão, só normalizada com a chegada de policiais no local. Pessoas com destino à Campinas e outras cidades do inteiror foram levadas de ônibus, fretado pela companhia, até seus destinos. Os que tinham conexão em Campinas tiveram de remarcar os voos. Alguns só conseguiram reembarcar a noite.

DIÁRIO SP

Angola tem condições de segurança aeronáutica


Luanda - O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, assegurou hoje, em Luanda, que Angola tem garantias internas de condições de segurança para o sector da aviação civil, razão por que muitas companhias internacionais querem aumentar a sua frequência de voos.
 
O governante fez esta afirmação quando respondia aos deputados da Assembleia Nacional sobre inquietações referentes à proposta de Alteração da Lei da Aviação Civil, tendo afirmado que a garantia deve-se a um grande trabalho para a reorganização dos aeroportos e na melhoria do sistema de segurança.
 
"Hoje registamos que grande parte das companhias internacionais não só voam para Angola, como pretendem aumentar as suas frequências, pois há garantias internas de condições de segurança", sublinhou, em resposta à inquietação da deputada Odete Joaquim, da CASA-CE.
 
Segundo o ministro, há ainda dificuldades a nível dos recursos humanos qualificados, como reflexo da realidade do país, mas esta lacuna tem estado a ser melhorada com um leque de formações realizadas na esfera internacional.
 
Lembrou que Angola tem uma comissão de segurança aérea composta por vários organismos do Estado, como a Polícia Nacional, Justiça, Transportes, Defesa e Segurança, que trabalham rigorosamente, 24 horas por dia, para que a segurança aeroportuária seja efectiva.
 
"A tolerância é zero em relação à segurança aérea. Não sofremos interferências externas e, como prova, mais de metade das operadoras económicas privadas que operavam no país foram interditas de voar, até cumprirem os requisitos exigidos internacionalmente”, disse.
 
Augusto da Silva Tomás disse que Angola tem feito um grande trabalho para alterar o quadro regulador em vigor no país, adequando-o às exigências internacionais.
 
Lembrou que o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a Transportadora Aérea Angolana (TAAG) e o Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) estão sujeitos regularmente à auditoria de órgãos internacionais, como a IATA, ICAL e a União Europeia, o que garante a manutenção do sector aéreo.
 
"Caso os resultados fossem negativos, a TAAG continuaria na lista negra, o aeroporto de Luanda seria interdito aos voos internacionais e também os órgãos reguladores estariam na lista negra", concluiu.
 
A proposta de Alteração da Lei da Aviação Civil foi aprovada na generalidade, pelos deputados, na sua VII plenária ordinária, orientada pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
 
O documento será agora submetido à discussão e aprovação na especialidade.
 
ANGOLA PRESS

Piauí- Capacitação para profissionais do Samu Aéreo inicia nesta sexta (24/05)

Novo investimento do Governo do Estado pra garantir mais assistência,eficiência e melhor atendimento.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da coordenação estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da empresa Grupo de Resgate e Emergência (GRE), de Brasília-DF, dá início, nesta sexta-feira (24), à capacitação dos profissionais de saúde que atuarão no Samu Aéreo: o novo investimento do Governo do Estado para garantir mais assistência, eficiência e um melhor atendimento em saúde pública, para todos os 224 municípios piauienses.

O treinamento acontecerá nos turnos da manhã e da tarde na sede do Samu Estadual, nesta sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26), sendo o último dia destinado para as aulas de campo, no turno da tarde, no Aeroporto de Teresina. Ao todo, 32 profissionais participarão do treinamento, entre médicos e enfermeiros, que já são lotados no Samu Estadual, sendo a maioria proveniente do concurso público da Sesapi do ano de 2011. Também participam desse treinamento os quatro pilotos que foram deslocados para o serviço.
Inicialmente, sete médicos e sete enfermeiros, que se dividirão em plantões de 24 horas, sendo 12 horas no Samu Aéreo e outras 12 horas na Unidade de Suporte Avançado, que dará apoio ao serviço aéreo, vão atuar no novo serviço. Em síntese, serão duas equipes de trabalho diário.

“A princípio apenas uma aeronave será utilizada pelo serviço, até que se observe a demanda e, então, uma segunda aeronave, que já está disponível, possa operacionalizar. A partir dessa observação da demanda, também analisaremos a possibilidade do serviço funcionar noturnamente, já que essa fase inicial será apenas diurno, todos os dias da semana”, explicou Christianne Rocha, coordenadora estadual do Samu no Piauí.

Os plantões funcionarão da seguinte forma: iniciando às 6h e finalizando às 18h. “A solicitação para o transporte aeromédico deverá partir do profissional médico que está acompanhando o paciente no hospital regional. Esse fará o contato com a central de regulação das urgências, através do 192, que, por sua vez, receberá explicações sobre o quadro clínico do paciente, para justificar o uso do transporte aéreo”, completou Christianne.

A capacitação abordará diversos assuntos, como Teoria de voo; Segurança de voo; Embarque e desembarque de paciente; Fisiologia de voo; Peculiaridades de aeronave de asa fixa e rotativa; Rádio comunicação e terminologias aeronáuticas; Principais patologias do transporte aeromédico e suas alterações fisiológicas; Stress de voo e Protocolo de Transporte aeromédico do paciente.
As patologias que se enquadram nos protocolos para o uso do transporte aeromédico são Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, Politraumatismo, Neonatologia, Gestantes de Alto Risco e Insuficiência Ventilatória.

 180 GRAUS

Setor da aviação diz que pior momento passou


Representantes do setor da aviação são unânimes em dizer que a fase ruim para a aviação comercial do Brasil ficou no passado e que o cenário para o futuro é promissor, mas afirmam que as companhias ainda enfrentam desafios, especialmente relacionados a questões externas às empresas. "Já passamos o pior momento, a perspectiva para os próximos anos é melhor", disse nesta quinta-feira o vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca no Brasil, Tarcísio Gargioni, que defendeu, porém, melhorias no sistema aeroportuário.

Os executivos participaram de painel sobre a abrangência geográfica dos serviços aéreos, no 1.º Seminário Aviation, que se realiza junto com o Airport Infra Expo & Aviation Expo, em São Paulo.
"Os ganhos de eficiência que poderiam ser feitos pelas companhias aéreas já foram feitos e repassados para o consumidor", reforçou o diretor de Planejamento da Azul, Marcelo Bento Ribeiro. "A redução de yield (indicador de tarifa) se esgotou." De acordo com Ribeiro, após as companhias buscarem os ganhos de eficiência possíveis internamente, novas vantagens só podem ser obtidas com a redução do "custo Brasil", disse, ressaltando a elevada carga tributária e a deficiente infraestrutura aeroportuária.

Ao lembrar que o yield nos Estados Unidos é menor, o diretor de Estratégia de Mercado para a América Latina da Embraer, Luís Fernando Lopes, acrescentou que, para o indicador continuar a cair no País, seria necessária uma mudança na política de transporte aéreo. Lopes lembrou que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação varia entre 3% e 25% no País.
R7

Avião solar bate recorde em travessia pelos EUA

 
 
 
O Solar Impulse, primeiro avião tripulado que voa de dia e à noite movido exclusivamente a energia solar bateu, nesta quinta-feira, um novo recorde, ao completar a segunda etapa da sua travessia pelos Estados Unidos. Foram percorridos 1.541 quilômetros, a maior distância já cumprida por um avião solar.
 

O recorde anterior também havia sido alcançado pela aeronave há um ano, quando completou o percurso de 1.116 quilômetros entre a Suíça e a Espanha.


O projeto, idealizado e comandado por dois pilotos suíços, tem como objetivo demonstrar o que pode ser conquistado sem combustíveis fósseis. A meta é que a aeronave possa realizar um voo ao redor do mundo em 2015.

O avião revolucionário pousou no aeroporto Dallas-Fort Worth, no Texas, às 01h08 do horário local, depois de um voo de 18 horas e 21 minutos que saiu de Phoenix, no Arizona.

"Essa etapa foi particularmente difícil por causa de ventos fortes na hora da aterrissagem. O piloto precisa ficar acordado por mais de 20 horas, sem recorrer ao piloto automático em nenhum momento", explicou o piloto André Borschberg, que tem a marca do voo mais longo com energia solar: 26 horas.
Depois de Dallas, o avião solar viajará para Saint Louis, no Misouri. No meio de junho, partirá para o aeroporto Dulles, próximo à capital Washington. O Solar Impulse chegará ao seu destino final em julho: o aeroporto Kennedy, em Nova York.

O avião permanece vários dias em cada local de escala para permitir que a população o conheça e converse com os pilotos. A aeronave, de 1,6 tonelada de fibra de carbono, teria condições técnicas para fazer o voo sem escalas, mas as autoridades proibiram o feito porque o avião só tem lugar para um piloto, que só pode voar por até 24 horas.
 INFO ABRIL