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quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Spirit Airlines na mira dos Clientes



Nesde domingo, 1 de Agosto, a transportadora de baixo custo ,Spirit Airlines, tornou-se a primeira companhia aérea de cobrar dos passageiros entre 30 e 45 dólares o transporte de bagagem de mão.

Muitos passageiros, a maioria deles com raiva , não esperavam pelo pagamento, sem precedentes pelo custo da bagagem, que deveria ser de graça como em qualquer Cia aérea.

As reações dos passageiros , os insultos e os pedidos de boicote, foram rápidos a retransmissão através de comentários na web.

Cathay Pacific: aumento de frota


Cathay Pacific, empresa de Hong Kong, anunciou a sua intenção de comprar 30 Airbus A350 XWB e exercer a sua opção de compra de seis Boeing 777-300ER.

A Turkish Airlines abrirá 11 novas rotas



A Turkish Airlines abrirá 11 novas rotas no final deste ano e início de 2011, irá juntar-se a mais de 150 destinos internacionais que a companhia está operando atualmente.

As novas rotas incluem voos para Washington e Los Angeles (E.U.A.), Sydney (Austrália), Marrakech (Marrocos), Entebbe (Uganda), em Acra (Gana), Ho Chi Minh (Vietnã), Guangzhou (China) e Manila (Filipinas) e Montenegro e na Tanzânia.

Reforminha cara no JFK


A Delta Air Lines já teria feito um acordo com a Autoridade Aeroportuária de seguir em frente com planos para renovar seu arcaico terminais do aeroporto JFK.

De acordo com relatórios publicados, a reforma há muito esperada, custará $ 1,2 bilhões.

Continental e Brussels Airlines em codeshare

A Continental Airlines e a Brussels Airlines vai continuar a vender alguns de seus vôos em conjunto.

Esse acordo de code-share entrará em vigor na segunda-feira.


Milionário britânico é preso por ataque a helicóptero

Um milionário britânico foi condenado à prisão por um episódio que poderia ter saído de um filme de ação, como Um Dia de Fúria.

Houshang Jafari, 58, foi condenado por jogar um saco com pedaços de galinha contra as hélices de um helicóptero Jet Ranger, tentado chutar a porta ao aparelho e, falhando as duas outras estratégias, agarrado um dos seus esquis de pouso.

O milionário afirma que apenas ficou na ponta dos pés, levantou as duas mãos e gritou para o piloto para o piloto da aeronave.

A aeronave havia apanhado dois passageiros e decolava quando Jafari, que pesa quase 140 quilos, teria lançado o "ataque", indignado com o pouso em um terreno comum aos moradores de um hospital do século 16 convertido em apartamentos de luxo.

O caso foi julgado na terça-feira e o juiz Michael Roach criticou o destempero do milionário (foto ao lado) como "deliberado e temerário".

"Agarrar o esqui de pouso direito durante a decolagem foi muito perigoso e poderia ter desestabilizado a aeronave, que tinha subido apenas seis pés (1,82 m) acima do solo", disse o magistrado.

Além da condenação a um ano de prisão, o milionário terá de arcar com as custas do processo, que alcançaram 2,8 mil libras (R$ 7,8 mil).

"Não há motivos, me parece, para que o povo tenha que arcar com essas custas", disse Michael Roach.

Em sua versão, Jafari diz que não atacou o helicóptero. Ele alega que apenas ficou na ponta dos pés, levantou as duas mãos e gritou: "Onde diabos você está indo?"

"Não cheguei a tocar o helicóptero de nenhuma forma. Sou um homem gordo, meu pé não sobe. Como poderia ter chutado (a porta)?", defendeu-se.

O piloto do helicóptero, Mark Blokland, e sua esposa, que o acompanhava, afirmaram não ter mais voado de helicóptero desde o incidente.
desástre aéreos

"Já dormi algumas vezes durante o voo", diz copiloto da Gol, ao relatar excesso de viagens

Em meio ao novo caos aéreo que se instalou nos aeroportos nessa semana, tripulantes da companhia aérea Gol acusam a empresa de desrespeitar a legislação trabalhista e obrigá-los a cumprir jornadas de trabalho “desumanas”. Por conta do problema, copilotos entrevistados pelo UOL Notícias afirmam que é comum tripulantes dormirem em plena cabine do voo.

Um copiloto de 31 anos baseado em São Paulo, funcionário da Gol desde 2005, disse que ele mesmo e vários colegas já pegaram no sono durante viagens. “Eu já dormi algumas vezes em voo. Estamos bem sobrecarregados mesmo, e está complicado de manter a cabeça no que estamos fazendo. Precisamos de tranquilidade e de uma jornada decente, mas o que acontece é que somos explorados ao máximo”, disse o tripulante, que preferiu não se identificar para não sofrer retaliações da empresa.

Desde o último fim de semana, um alto índice de atrasos e cancelamentos em voos da empresa prejudica o funcionamento dos aeroportos e atrapalha a vida dos passageiros em todo o país. Em reunião convocada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta terça-feira, a Gol afirmou que problemas em um novo software para planejamento das escalas dos funcionários gerou "dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da malha aérea e da jornada de trabalho dos tripulantes”.

Passageiros recorrem ao juizado especial

  • Após 3 dias de muito tumulto, confusão, gente dormindo no chão e filas, a situação no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, finalmente começa a se normalizar. Os passageiros que recorreram ao juizado especial elogiam o serviço

Um outro copiloto que também não quis se identificar afirmou que quando não há uma jornada de trabalho regular não é “incomum piloto e copilotos dormirem em pleno voo”. “Pedimos para o chefe de cabine ir de meia em meia hora checar se há alguém acordado. É um risco enorme, e tudo isso foi muito agravado em julho”, diz o funcionário, de 30 anos, há quatro na Gol.
O tripulante narra um episódio ocorrido com um comandante com quem voou recentemente. “Ele estava com duas olheiras enormes, parecia um zumbi. Estava com 95 horas de voo na semana, viajando pela quarta madrugada seguida, dormindo apenas três horas por dia. Ele pediu para eu o acordar na hora de fazer o táxi do avião. Eu o acordei, mas ele me pediu para dormir mais um pouco e só acordá-lo na hora do pouso. O acordei novamente só bem na hora de pousar. O cara estava mal”, relata.

uol

F-X2: uma terapia de grupo

poder aéreo

Anac já aplicou 861 autos de infração neste ano


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já aplicou este ano, somente na área de segurança operacional, 861 autos de infração às companhias aéreas, dos quais 103 são decorrentes de irregularidades no controle das empresas e 235 refletem extrapolação de horário da tripulação.

A meta média mensal da Anac alcança mil autos de infração, mas o órgão vem constatando aumento desde janeiro, quando foram aplicados 1.410 autos. Em maio, o número somou 2.095 e, em junho, totalizou 1.881. Os números de julho ainda não foram fechados.

A presidente da Anac, Solange Vieira, revelou hoje (4), no Rio de Janeiro, que em 2007, quando tomou posse no cargo, a arrecadação resultante de autos de infração somava R$ 808 mil. No ano seguinte, dobrou, atingindo R$ 1,7 milhão, encerrando 2009 com uma arrecadação de R$ 7,3 milhões.

Este ano, até agora, os autos de infração aplicados atingem recursos da ordem de R$ 7,4 milhões. Solange Vieira estimou que esse montante pode dobrar. “Pode ter R$ 15 milhões este ano”. O número estimado inclui a multa de R$ 2 milhões que deverá ser aplicada pela agência à companhia Gol pelos atrasos nos voos registrados em todo o país desde o último fim de semana. Segundo informou ela, essa é a maior multa que tem conhecimento.

O dinheiro arrecadado fica na própria agência, cujo orçamento anual é de R$ 180 milhões. “O Tesouro Nacional completa o restante”, disse Solange Vieira.

A presidente da Anac confirmou que, em relação às tripulações das companhias aéreas, tudo que se refere aos contratos de trabalho é de competência do Ministério do Trabalho. A preocupação do órgão é com a segurança dos tripulantes. A agência cuida para que as horas extras não virem fadiga, de modo a prejudicar a atuação dos pilotos.

“A preocupação é com a fadiga da tripulação”, assinalou. Isso não significa, contudo, que os tripulantes não possam fazer uma hora a mais de trabalho, especialmente quando ocorrem atrasos nos voos. “O que não pode ocorrer é isso virar uma rotina.” A questão está sendo discutida entre a Anac e o sindicato dos aeronautas, informou Solange Vieira.

Agência Brasil

A Mexicana de Aviacíon, suspende temporariamente, a venda de passagens

A Mexicana de Aviacíon, cia aérea mais antiga da América do Noirte e a terceira mais antiga do mundo, suspendeu nesta quarta-feira, a venda de passagens, logo após entrar com pedido de concordata preventiva, no dia anterior.

Na terça-feira, a cia aérea engressou com os papéis para um pedido de insolvência no México e pelo Capítulo 11 nos EUA, objetivando acertar suas contas e adequá-las à realidade de mercado.

Airbus A319 da Mexicana, (XA-UER) taxia para partida em direção ao JFK./Foto: Mark Lawrence.

A companhia aérea informou que os passageiros não serão afetados pelas medidas, já que a cia pretende manter seus serviços normalmente.

Contudo, na quarta-feira,a Mexicana, em nova delcaração, informou a paralisação da venda de passagens às 23 horas GMT. A media seria ser momentânea segundo a empresa.

Na declaração, a companhia informou que a decisão não vai afetar os serviços das empresas MexixcanaClick e MexicanaLink, porque ambas as cias não estão incluídas no processo de reestruturação. A MexicanaClick, é a cia aérea de baixo custo da Mexicana e a MexicanaLink, é a cia regional.

Segundo a cia aérea, os passageiros que já compraram passagens, nãso serão prejudicados,pois a Mexicana continuará a cumprir suas escalas de voo.

Segundo a cia aérea, a atual estrutura de custos ,particularmente em relação aos custos com a manuntenção das tripulações, torna financeiramente inviável quaisquer soluções pelas vias normais ,mesmo após os eforços agressivos que foram feitos, tentando superar a situação desfavorável. A cia tentou melhorar a produtividade por meio de renovação e expansão de sua frota.

A Mexicana sofreu um forte declínio de passageiros, devido à crise financeira global e da epidemia da gripe AH1N1, em 2009.
bga

Spot de companhia aérea censurado na Austrália por ser "hot" demais


Popout

O comercial de uma companhia aérea russa low cost, a AviaNova, foi censurado na Austrália. Portagonistas do spot publicitário, quatro sexy e atraentes comissárias que depois de um strep-tease, começam a lavar o avião, exatamente com todos os ítens fetiche do ato: mangueira, esponja, sabão, espuma, biquíni, caras e bocas… Sob o olhar excitado dos rapazes que observam as cenas com água na boca.

O vídeo dura pouco mais de 2 minutos e foi um sucesso na Rússia e não demorou muito para entrar na lista dos mais vistos no YouTube. Não é a primeira vez que tripulantes sexy demaiscausam polêmica: a Aeroflot, principal sociedade aérea da Rússia, realizou um calendário sexy para presentear os clientes mais fiéis, com algumas hostess posando nuas ao lado do avião da companhia.

viajandaun

"teste da galinha"

Antes de receber a certificação para voar tem que se fazer o "teste da galinha".

A idéia (muito simples) da FAA ( Federal Aviation Administration) é simplesmente jogar uma galinha morta no pára-brisa, por um cano na mesma velocidade do avião.
Se o vidro quebrar, não passe no teste.



Popout

Asas resistentes


Asas do protótipo A400M, da Airbus Military, resistem ao teste de situação crítica


As asas do avião militar A400M, da Airbus Military, passaram com sucesso pelo teste estático de flexão com carga máxima. Feito em material composto, o equipamento foi submetido a uma força 150% superior à carga máxima de flexão prevista para o uso em serviço.

Esta etapa é fundamental para que a aeronave receba a certificação da EASA (Agência Europeia de Segurança Aérea, na sigla em inglês). Segundo o fabricante, o avião poderá ser usado em missões estratégicas, logísticas e como tanque.

O teste foi feito no prédio da Airbus Military em Getafe, na Espanha. As asas do A400M são montadas na fábrica em Filton, no Reino Unido. O programa de testes estáticos vai continuar a ser feito na cidade espanhola até meados de 2011. Os testes de fadiga vão começar ainda este ano, em Dresden, na Alemanha.

AEROMAGAZINE

Susto com Boeing 767 no Zimbábue fazia parte de simulação

HARARE — O suposto acidente que um Boeing 767 proveniente de Londres sofreu ao aterrissar no aeroporto internacional de Harare não passou de uma simulação planejada para testar as respostas a situações de emergência, indicou um funcionário da Aeronáutica Civil do Zimbábue.

Uma hora e meia antes, o diretor da Aeronáutica Civil, David Chawota, havia anunciado que o Boeing 767 da Air Zimbabwe havia sofrido um acidente ao aterrissar em Harare.

AFP

Anac diz que Webjet também teve problemas


Em 2009-2010, a Anac emitiu 235 autos de infração contra companhias aéreas regulares com relação ao excesso de jornada de trabalho de tripulantes. A Gol, que enfrentou problemas nos últimos dias relacionados a isso, também foi alvo das inspeções da agência e não havia até então nenhum caso confirmado na empresa.

As multas emitidas pela Anac geraram arrecadação de R$ 808 mil em 2007, R$ 1,7 milhão em 2008, R$ 7,3 milhões em 2009 e, até junho de 2010, são R$ 7,4 milhões arrecadados. O dinheiro fica na agência para complementar o orçamento anual de 108 milhões.

A a presidente do órgão, Solange Vieira, informou hoje, durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, que a Webjet também enfrentou problemas semelhantes nos últimos dias, mas em menor escala. “Na Webjet pudemos constatar o problema com antecedência. Multamos a empresa, restringimos algumas operações, e a Webjet contratou um avião da Avianca para resolver o problema”, disse.
PANROTAS

TAM vai vender passagens aéreas na Casas Bahia


SÃO PAULO - Para atrair as pessoas que viajam a lazer, a TAM lança no próximo domingo, dia 8, uma série de ações no varejo, entre elas a venda de passagens em filiais da Casas Bahia. A empresa também dará sequência a seu plano de inaugurar franquias da TAM Viagens e lançará outras linhas de financiamento para estimular a venda de passagens.

Inicialmente, a companhia área terá estandes de vendas nas filiais da Casas Bahia da praça Ramos, da Vila Nova Cachoeirinha e de São Mateus, na cidade de São Paulo. Nestes locais, será possível parcelar o valor dos bilhetes em até 12 meses nos cartões ItaúCard/TAM e da Casas Bahia (bandeiras Visa e Mastercard). A parcela mínima será de R$ 20.

A inauguração de franquias da agência de viagens também faz parte do plano da TAM para o varejo. "Nosso plano é ter 200 lojas até 2012", afirmou em nota o vice-presidente comercial e de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco. Atualmente, são 72 lojas TAM Viagens. A empresa lançará ainda produtos como o Giro TAM, destinado ao público universitário, que permite fazer, com um só bilhete, três paradas antes de chegar ao destino final.

O plano da TAM contempla canais de relacionamento com os novos públicos, incluindo uma cartilha - online e impressa - destinada aos passageiros que viajam pela primeira vez. "Já oferecemos bilhetes mais baratos em voos fora dos horários de pico e queremos agora expandir o canal de acesso", disse o presidente da TAM, Líbano Barroso.

Segundo estudo do Instituto Data Popular, 10,7 milhões de pessoas deverão realizar sua primeira viagem aérea nos próximos 12 meses - 8,7 milhões deste total, ou 82%, pertencem às classes C e D. Ainda conforme o levantamento, o volume de brasileiros que pretendem realizar ao menos uma viagem por meio de transporte aéreo até julho de 2011 chega a 26,5 milhões de pessoas. Deste montante, 67% estão nas classes C e D.
ESTADÃO

Falta de ILS é o principal problema


A vinda de mais companhias aéreas para Joinville – a Azul Linhas Aéreas deve começar as operações em dois meses na cidade – não é o fator mais preocupante para o diretor de mar- keting e vendas da Trip Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas de Paula. Ele afirma que o principal desafio para a empresa na mais populosa cidade catarinense é a falta do ILS, sistema que possibilita pousos em condições de mau tempo.

“O cancelamento de voos no Lauro Carneiro de Loyola por conta das condições climáticas é comum e isso traz transtornos operacionais para as companhias”, diz o executivo.

A compra dos aparelhos já foi aprovada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em maio deste ano, mas a Aeronáutica ainda não confirmou a compra do sistema em seu orçamento.
a noticia

Justiça cearense condena TAP Linhas Aéreas a pagar indenização por danos morais


TAP Linhas Aéreas condenada pela Justiça cearense a pagar indenização por danos morais A TAP Linhas aéreas foi condenada a pagar R$ 12 mil em indenização a um casal que comprou pacote aéreo e não chegou ao destino no dia programado. A decisão foi proferida ontem, 3a.feira (03/08), durante sessão da 2ª Turma Recursal do Fórum Professor Dolor Barreira.

Conforme os autos (nº 913-91.2009.8.06.9000/1), S.V.E.R. comprou pacote turístico para viajar com seu esposo, saindo de Fortaleza com destino à Veneza, na Itália, com escala em Portugal. Ao chegar ao aeroporto de Fortaleza no dia da viagem, em 3 de junho de 2005, foram informados pela TAP que o voo não poderia decolar por conta de uma legislação portuguesa, que exigia um determinado número de horas de descanso para a tripulação.

O casal embarcou no dia seguinte e, ao chegar em Lisboa, teve de pernoitar, perdendo o início da excursão que começaria por Veneza. No outro dia, eles seguiram direto para Florença.

S.V.E.R. alegou que a situação causou muitos transtornos, pois havia programado a viagem com muito esforço. Disse que, ao procurar os funcionários da TAP em Portugal, o casal foi maltratado e mal atendido. Como se não bastasse, para seguir para Florença, a TAP os colocou em outro voo, de outra empresa, que perdeu a bagagem do casal. Os pertences pessoais de S.V.E.R. e seu esposo só foram recebidos 13 dias depois, quando já haviam retornado a Fortaleza.

Em contestação, a empresa defendeu que não teve culpa pelo atraso inicial da viagem do casal. Sobre o extravio da bagagem, a TAP explicou que não pode ser responsabilizada pelo erro de outra empresa. Sustentou que fez o possível para que o casal chegasse o mais rápido possível aos destinos programados.

O titular da 12ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Fortaleza, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio condenou a TAP a pagar R$ 12 mil em indenização por danos morais ao casal. Inconformada, a TAP interpôs embargo de declaração contra a sentença do magistrado, argumentando que a decisão possuía contradição.

Ao julgar o processo, que teve como relator o juiz Mário Parente, a 2ª Turma Recursal manteve, por unanimidade a decisão do magistrado. Em seu voto, o juiz destacou que “o órgão julgador não está obrigado a atender ao inconformismo das partes, quando já tenha encontrado motivos suficientes para fundamentar a decisão”.

TJ/Ceará

Sindicato diz que caos aéreo pode continuar


O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) acredita que os problemas sofridos pelos passageiros de voos da companhia Gol Linhas Aéreas, como atrasos e cancelamentos, será resolvido esta semana. Nesta terça-feira os atrasos foram menores se comparado ao dia anterior: dos 1.892 voos programados, 346 estavam atrasados e 75 foram cancelados. Deste montante a Gol foi responsável por 240 voos atrasados e 51 cancelados, até o fechamento desta edição. O presidente do sindicato, comandante Gelson Fochesato não escondeu que este problema -que envolve número de voos versus descanso da tripulação- poderá se repetir em breve com a companhia TAM Linhas Aéreas. "Não vai me surpreender se amanhã ou depois a TAM enfrentar o mesmo problema da Gol", disse ele.

Para Fochesato, todas as empresas aéreas, cresceram de forma desorganizada, e a própria Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é responsável por isso, pois permitiu esse crescimento desordenado, sem a devida fiscalização. "Nós já sinalizamos esse problema para a Anac e para as empresas há mais de dois anos. No Brasil, porém, é assim: enquanto não acontecer um acidente, as coisas não mudam", comentou.
dci

AZUL LINHAS AÉREAS :Um caminho mais rápido para Brasília



O avião da rota Campinas-Brasília sendo ‘batizado’ por água lançada de caminhões de bombeiro em sua chegada
O avião da rota Campinas-Brasília sendo ‘batizado’ por água lançada de caminhões de bombeiro em sua chegada



Ir a Brasília ficou mais cômodo e rápido para o jundiaiense. Agora, ao invés de encarar o trânsito da Capital para chegar a Congonhas, tem como opção embarcar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A Azul Linhas Aéreas lançou quarta-feira (04) sua nova rota sem escalas para facilitar a vida dos moradores de todo o interior do Estado que precisam ir à Capital Federal. A reportagem do BOM DIA Jundiaí fez a viagem inaugural.

Os voos partirão de Campinas em três horários diários: 8h40, 13h40 e 17h15. As passagens vão custar R$ 129. A viagem dura 1h30min.

“Havia uma demanda grande no Interior, que é um mercado pouco explorado. Assim, resolvemos investir na comodidade desse público”, disse o presidente da Azul, Pedro Janot.

Outra vantagem para o jundiaiense nessa empreitada rumo a Brasília é que a empresa oferece ônibus grátis que sai do Maxi Shopping até o Aeroporto de Viracopos. O mesmo serviço é oferecido no retorno. “Essa logística é muito importante para todos, vamos investir pesado”, diz Janot.

Segundo os diretores da Azul, a nova rota nasce como um sucesso. Os voos das próximas duas semanas já estão praticamente lotados. “Apostamos no nosso diferencial, com preço baixo e conforto para conquistar esse púbico”, diz.

A frota da Azul, que conta com 19 aviões, passará a ter 23 até o final do ano. E a empresa anuncia ter feito encomendas para a Embraer para chegar a 40 aeronaves até 2013. Para atender a demanda, a Azul utilizara o Terminal 2 do aeroporto de Brasília, recém-reformado. “Foi uma parceria entre a empresa com a Infraero, com uma dedicação grande das partes.”

Azul quer atingir ‘classes emergentes’
A Azul quer dominar o mercado aéreo no Interior e busca alternativas para atrair um público que não está acostumado a viajar de avião.

A empresa, em breve, vai anunciar uma parceria com uma grande loja de produtos populares. “Vamos onde as classes C e D se sentem a vontade”, afirma o diretor comercial da empresa, Paulo Nascimento.

Outra iniciativa é permitir que o cliente possa parcelar a passagem tanto no cheque quanto no boleto bancário. Toda operação pode ser feita pela internet.

“Facilitamos o pagamento. Estamos fazendo uma verdadeira inclusão social”, diz Nascimento.
rede bom dia

Nova low cost na Ásia a partir do próximo ano




Os passageiros em viagem pelo sudeste asiático podem contar com mais uma low cost a partir do primeiro trimestre do próximo ano: a nova Thai Tiger, criada por um acordo entre a Tailandesa Thai Airways e a Tiger Airways, de Singapura, terá base no aeroporto internacional Suvarnabhumi, em Banguecoque, e vai operar voos domésticos e internacionais com um alcance até cinco horas a partir da capital tailandesa.

A nova fusão pretende defender os interesses competitivos das companhias aéreas fundadoras, face à crescente pressão da companhia aérea Jetstar, da australiana Qantas.

Pretende-se assim incrementar o crescimento dos voosde tarifas baixas na Ásia , aproveitando as políticas de liberalização regionais.



Skywest compra ExpressJet nos EUA por US$ 133 milhões





NOVA YORK - A consolidação no setor de aviação comercial nos EUA deu mais um passo hoje, quando duas das maiores companhias aéreas regionais anunciaram o plano de se unir. A SkyWest concordou em pagar US$ 133 milhões em dinheiro para adquirir a ExpressJet Holdings. A nova companhia aérea terá 696 aviões e transportará 50 milhões de passageiros por ano, em quase 4 mil voos diários.


SKYWEST GETS EXPRESSJET

SkyWest ExpressJet
Headquarters St. George, Utah Houston
CEO Jerry Atkin Thomas Hanley
2009 revenue $2.6 billion $688.3 million
2009 profit/loss $83.7 million $3.3 million
Fleet 294 244
Employees 10,800 5,600
Destinations 161 134
Daily flights 1,842 1,200
Major airline partners United, Delta, AirTran Continental, United

Com essa fusão, serão combinadas as operações de ponte aérea regional das parceiras Continental Airlines e United Airlines, que se fundiram em maio. A rede já vendeu ou desmembrou quase todos as suas unidades regionais, subcontratando os voos para operadoras como a Skywest, que planeja unir a ExpressJet à sua unidade Atlantic Southeast Airlines business, comprada da Delta Air Lines em 2005.

O diretor financeiro da Skywest, Brad Rich, não descartou mais acordos, com o setor regional tentando lidar com a pressão das empresas principais para cortar gastos e melhorar a eficiência. Em 2008 a ExpressJet havia rejeitado uma oferta de aquisição de US$ 3,50 por ação da SkyWest, mas agora aceitou a nova oferta, de US$ 6,75 por ação. As empresas esperam concluir o acordo no quarto trimestre.

A nova SkyWest será a maior operadora de jatos fabricados pela brasileira Embraer e pela canadense Bombardier. As ações da ExpressJet fecharam em alta de 100%, a US$ 6,56. As da SkyWest subiram 0,89% e fecharam a US$ 12,52. As informações são da Dow Jones.
estadao

Acidente Air France: advogado culpa o Estado francês


BERLIM — Um advogado alemão representando famílias das vítimas alemãs e chinesas da catástrofe do voo Rio-Paris da Air France, que fez 228 mortos ano passado, culpou e responsabilizou o Estado francês nesta quarta-feira.

Ulrich von Jeinsen informou à AFP ter a intenção de apresentar queixa "contra algumas pessoas do Estado francês" culpadas, segundo ele, de não ter estabelecido um registro de incidentes envolvendo os sensores de velocidade (Pitot), como exigia uma diretriz da Comissão Europeia de 2003.

Seu sócio, o advogado francês Jean-Pierre Bellecave, deve entrar com a ação na justiça francesa "nos próximos dias", segundo von Jeinsen.

"Em razão dessa falha das normas europeias, é possível que o Estado francês não tenha tido conhecimento de 30 incidentes similares relacionados ao congelamento dos instrumentos de medição de velocidade em altas altitudes", segundo o gabinete do advogado alemão em Neu-Anspach, próximo a Frankfurt.

O Escritório de Investigações e Análises (BEA), encarregado da perícia técnica, considerou que o defeito nos sensores Pitot é um fator possível que teria causado a tragédia do dia 1º de junho de 2009, no sul do Oceano Atlântico.

Von Jeinsen deseja que a juíza encarregada do dossiê estenda o âmbito da investigação para determinar as responsabilidades dos representantes do Estado francês.

afp

Infraero lança edital para atualização do sistema de radiocomunicação


A Infraero lançou o edital de licitação para contratação de empresa para fornecimento de solução para implantação de sistema de radiocomunicação digital nos aeroportos localizados nas cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e demais aeroportos que compõem a infraestrutura de apoio a esse evento. Serão contemplados 18 aeroportos no total. A Infraero vai investir cerca de R$ 88,6 milhões nessa solução.

Atualmente os aeroportos da Rede Infraero possuem sistemas de radiocomunicação compostos de tecnologias analógicas. Com a digitalização do sistema, a empresa e seus aeroportos poderão contar com uma infraestrutura adequada para atender à demanda que surgirá com a Copa do Mundo assegurando a continuidade dos sistemas de segurança, manutenção e de operações. “Com a implantação do sistema digital, será possível viabilizar uma comunicação direta, via rede corporativa da Infraero, entre os aeroportos”, destacou o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.

Os aeroportos contemplados: Brasília (DF); Campinas, Campo de Marte, Congonhas e Guarulhos (SP); Confins e Pampulha (MG); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Galeão, Jacarepaguá e Santos Dumont (RJ); Manaus (AM); Natal (RN); Porto Alegre (RS); Recife (PE); e Salvador (BA). O cronograma de instalação da solução tem início previsto para 2011 e conclusão, em 2014.

Com o sistema digital, serão disponibilizados em cada aeroporto serviços como envios de mensagens (SMS), chamadas telefônicas externas e tráfego de dados e voz simultâneos. O uso dos canais de frequência é estabelecido pela Resolução nº 446, de 17 de outubro de 2006, da Anatel, que disponibiliza um número máximo de 40 canais para uso nos aeroportos. Com a nova solução, será possível otimizar o uso do sistema, possibilitando efetuar mais chamadas simultâneas para um mesmo canal.
jornal de turismo

Em autódromo alemão, pilotos lutam pela taça do Mundial de corrida aérea

Britânico Paul Bonhomme e austríaco Hannes Arch lideram a classificação. Sexta e última etapa será neste fim de semana, no circuito de Lausitz.

Depois de cinco etapas, o Circuito Mundial de corrida aérea - Air Race - chega neste fim de semana à decisão. Nesta quinta-feira, os pilotos treinaram para o último desafio, em um circuito montado no autódromo de Lausitz, na Alemanha, que recebe pela primeira vez a competição . O caneco deve ir para as mãos do britânico Paul Bonhomme ou do austríaco Hannes Arch, líderes da classificação.

Campeão em 2009, Bonhomme lidera com 53 pontos. Neste ano, venceu as etapas de Abu Dhabi e Nova York. Arch, melhor do mundo em 2008, tem cinco pontos a menos. O austríaco levou a melhor Na Austrália, no Canadá e no Brasil, em campeonato disputado no Rio de Janeiro.

O campeão da etapa leva dez pontos. O britânico Nigel Lamb, terceiro colocado, tem 47. O americano Kirby Chambliss, quarto, está com 35.

Paul Bonhomme Air Race - Alemanha
Paul Bonhomme treina para a última etapa (Foto: agência Getty Images)

globo esporte

Sete cachorros morrem durante voo para Chicago

Funcionários tentaram refrescar cachorros após a aterragem do avião

A American Airlines está a investigar as causas da morte de sete cachorros, ocorrida após um voo durante a manhã desta quarta-feira, entre as cidades norte-americanas de Tulsa e Chicago.

De acordo com Mary Frances Fagan, porta-voz da companhia aérea norte-americana, o avião aterrou no aeroporto de Chicago às 08h54 (14h54 em Lisboa), sendo que cinco dos animais morreram logo após a chegada à pista. Outros dois cachorros viriam a morrer quando estavam a ser observados pelo veterinário.

“Teremos que falar com os funcionários que os instalaram no avião”, referiu a porta-voz da American Airlines. “Acreditamos que os animais possam ter chegado com vida ao aeroporto mas, para já, não podemos dar certezas”, acrescentou.

A ABC News avança na sua edição online que 14 cachorros foram transportados no compartimento de cargas do avião, onde as temperaturas eram superiores a 35 graus, o que constitui uma violação das normas de segurança de transporte de animais, segundo as quais estes não podem ser transportados quando as temperaturas excederem 29,5 graus.

“As normas de temperatura foram estabelecidas para assegurar que os animais não são expostos a calor ou frio extremos”, pode ler-se no site da companhia.

Fagan garante que o transporte de animais respeita as regras e serão tomadas medidas para que estes incidentes não se repitam.

“Vamos descobrir o que se passou. Transportamos animais em segurança há mias de 50 anos. Não queremos que isto volte a suceder”, afirmou a porta-voz.

Para já, a causa da morte dos animais continua a ser oficialmente desconhecida, apesar de testemunhas garantirem que os cachorros se apresentavam “apáticos” quando foram retirados do avião, tendo os funcionários efectuado esforços para refrescá-los.

correio da manhã

A TAP quer vender a totalidade do capital da Groundforce.



A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que refere que a transportadora portuguesa terá de vender, pelo menos, 50,1 por cento da sua subsidiária de handling. No entanto, e de acordo com o económico, "no seu plano estratégico para o triénio 2009-2012, a companhia aérea vai mais longe e coloca como objetivo a alienação total do capital da empresa", estando a realizar contactos nesse sentido. Na base da decisão estará o facto de a Groundforce ser considerada como a principal causa dos prejuízos registados pela TAP.

Transportes em Revista

Aeroporto do Porto Santo faz 50 anos


O Aeroporto de Porto Santo comemora este mês 50 anos de funcionamento. Uma data que a ANAM vai assinalar com várias iniciativas. No dia 28 deste mês passam 50 anos sobre a abertura do Aeroporto de Porto Santo. As "bodas de ouro" estão a ser já assinaladas com um concurso literário e uma exposição. Um concerto e uma sessão solene, fazem também parte das comemorações do cinquentenário desta infra-estrutura aeroportuária considerada um marco para o desenvolvimento da ilha, anunciou a ANAM.

O concurso literário foi lançado a 28 do mês passado e vai atribuir aos três primeiros classificados viagens e estadias de um fim-de-semana em Paris, Londres e Lisboa.

Também desde o final do mês passado está patente no Aeroporto do Porto Santo uma exposição sobre a história dos transportes entre as ilhas do Porto Santo e da Madeira, bem como sobre a construção do próprio aeroporto.

Para o próximo dia 27, véspera do cinquentenário da inauguração da infra-estrutura, está marcado um concerto do tenor Carlos Guilherme acompanhado pela Orquestra de Bandolins da Madeira, e que terá lugar na Praça do Barqueiro.

Já para 28 de Agosto está marcada uma sessão solene que contará com a presença do Presidente do Governo regional da Madeira, Alberto João Jardim. Durante este evento serão homenageados 44 colaboradores da ANAM com mais de 25 anos de serviço.

Turisver

Labace 2010 deve atrair mais de 15 mil visitantes


De 12 a 14 de agosto, São Paulo vai sediar o segundo maior evento do mundo de aviação executiva. É a Labace (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition) que já está na 7ª edição este ano e acontece mais uma vez no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (av. Washington Luís, 6000 – Portão 3). Estarão presentes mais de 140 expositores e 56 aeronaves executivas. Os ingressos custam R$ 90 para os três dias de evento, mas não dão direito às palestras ou seminários. A organização do evento espera receber mais de 15 mil visitantes nesta edição.

Uma fila de espera para expositores surpreendeu os organizadores da Labace esse ano e o evento está totalmente comercializado semanas antes do previsto. Em nenhuma das seis edições anteriores houve tamanha procura de empresas do setor. Já são presenças confirmadas, Embraer, Helibras Gulfstream, Bombardier, Dassaut, Pilatus, Agusta, TAM Aviação Executiva, Líder Taxi Aéreo, entre outros.

Dos 140 expositores, 40 participam pela primeira vez. Em 2009, na Labace foram 101 expositores, 50 aeronaves em exposição e um público de mais de 13 mil pessoas. O evento vem crescendo a cada ano estimulado pelo sucesso da organização e pela expansão da aviação executiva em toda a América Latina.
jt

Rihanna ronca muito no avião!


O cansaço de uma noitada de festa chegou com tudo em Rihanna na manhã do último domingo, dia 1, durante um vôo que partiu de Miami e seguia a Los Angeles. De acordo com o site Hollywood Life, um passageiro que esteve no mesmo avião que a cantora relatou que ela roncou por quase todo o trajeto.

- Rihanna estava no primeiro assento da primeira classe. Ela pode entrar com seu segurança antes que todo mundo. Assim que os passageiros puderam entrar, ela já estava dormindo – estava roncando muito!

Ainda de acordo com a publicação, a tal festa que Rihanna teria ido na noite anterior aconteceu em um clube noturno e durou até às 4h da manhã do domingo, sendo que às 8h30 sairia o voo.

ajcomenta

‘Águias de Fogo’ volta às telas


Filme com aventuras de ‘aviadores’ da Força Aérea Brasileira volta a ser exibido.

Águias de Fogo, um seriado sobre os bravos aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) exibido nos anos 60 volta às telas nesta segunda-feira (dia 2/8). Com direção de Ary Fernandes, mesmo criador de “O Vigilante Rodoviário”, os vinte e dois episódios da série poderão ser assistidos novamente no Canal Brasil a partir das 20h30.

“Águias de Fogo foi uma homenagem que quis fazer à Força Aérea Brasileira. Sempre fui fascinado pelo trabalho dos militares e pela aviação”, disse o cineasta Fernandes.

A série foi ar em 15 de março de 1968 pela extinta TV Tupi. O esquadrão era protagonizado pelos atores Dirceu Conte (Major Ricardo), Ary Fernandes (Capitão César), Roberto Bolant (Aspirante Fábio) e Edson Pereira (Sargento Fritz). Havia ainda um quinto personagem, Tenente Celso, interpretado pelo ator Ricardo Nóvoa que participou somente de 4 episódios.

FONTE: CECOMSAER

NOTA DO BLOG: não confundir com o seriado “Águia de Fogo” (‘AirWolf’) da década de 1980

poder aéreo

Whitejets em Viracopos

Vídeo da decolagem do A310 da Whitejets pela pista 33 de Viracopos. Vídeo pelo usuário do Youtube "dico712".

Popout

spotting viracopos

Avião da United faz pouso de emergência em Chicago: há feridos leves


Voo 949 da United faz pouso de emergência


Um Boeing 767, da United Airlines, fazendo o voo 949, efetuou um pouso de emergência no Aeroporto O`Hare International. O avião era procedente de Londres. Porta-voz da companhia aérea informou que o avião teve problemas com o trem de pouso, contudo, fez um pouso seguro

O Boeing 767-300 da United, envolvido no incidente,segundos antes de tocar a pista/Foto: Tom Alfano.

Elizabeth Isham Cory, uma porta-voz da FAA, informou que havia fogo no pneu esquerdo do trem de pouso, durante o pouso e que o orgão vai investigar as causas.

Após o pouso, os escorregadores de emergência foram empregados e todos os passageiros e a tripulação,conseguiram evaacuar a aeronave. O avião transportava 188 passageiros e 11 tripulantes.


Seis passageiros exigiram cuidados médicos, pois teriam sofrido pequenos ferimentos durante a evacuação.


bga

Gol se desculpa e afirma que voos estão normalizados

Comunicado Gol site


Companhia aérea reproduziu o comunicado em seu site (Reprodução)

A maior responsável pelo novo caos nos aeroportos brasileiros esta semana garante que os problemas estão solucionados. Em comunicado oficial publicado nesta quinta-feira em vários jornais do país e em seu próprio site, a Gol Linhas Aéreas pede desculpas aos clientes e afirma que "a situação de seus voos está normalizada", dentro dos padrões definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Conforme a nota, "os atrasos e cancelamentos de voos que aconteceram nos últimos dias já foram resolvidos", e a empresa, para minimizar o problema, realizou "todos os esforços para acomodar em outros voos os passageiros afetados, além de providenciar hospedagem e alimentação quando necessário". Na quarta-feira, a presidente da Anac, Solange Vieira, já havia anunciado que os transtornos estavam chegando ao fim e que a multa a ser aplicada à companhia aérea pode chegar a 2 milhões de reais - a maior já aplicada.

A Gol reiterou, no comunicado, que o problema ocorreu em função da mudança no sistema que define a escala dos tripulantes, que "infelizmente causou essa situação", mas que a companhia já está implementando as correções necessárias. "Pedimos as mais sinceras desculpas aos clientes e agradecemos o comprometimento de todos os colaboradores que permitiram a regularização da situação no menor tempo possível."

Greve - Os funcionários da empresa planejam uma paralisação para o próximo dia 13, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), por melhores salários e planos de saúde, além do fim do excesso de jornada de trabalho. A nota da Gol, porém, não menciona a questão da greve, mas diz que "entre 2009 e 2010, a companhia foi inspecionada pela agência reguladora com relação a excesso de jornada de trabalho de tripulantes e aprovada em todas as verificações".

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