PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 5 de agosto de 2010


“Mudanças substanciais” é a expressão que o ACI utiliza para se referir às tendências que observa quando analisa a evolução do “peso” relativo das diferentes regiões entre o primeiro semestre de 2008 e os primeiros seis meses deste ano.

Dados publicados pelo ACI sobre o movimento de passageiros em 238 aeroportos a nível mundial nos primeiros semestres de 2008 e deste ano mostram que os aeroportos da Europa, que há dois anos lideravam, com 31,49% do total de passageiros, e da América do Norte, que estavam em segundo lugar, com 30,53%, foram ultrapassados pelos aeroportos da Ásia e Pacífico, que tinham 26,47% há dois anos e este ano tem 29,72% do total de passageiros, à frente da Europa, com 29,38%, e da América do Norte, com 28,38%.

Estas duas regiões são, aliás, as únicas a baixarem a participação na comparação publicada pelo ACI, segundo a qual a América Latina sobe de 6,29% para 6,77%, África sobe de 2,89% para 2,96% e Médio Oriente sobe de 2,33% para 2,78%.
Estas alterações reflectem, por sua vez, o facto de nesse estudo os aeroportos da Europa e América latina estarem no primeiro semestre deste ano em queda face a 2008, respectivamente em 7,3% e em 7,7%, enquanto nas restantes regiões já estão acima, com crescimentos de 11,5% na Ásia e Pacífico, de 6,9% na América Latina e Caraíbas, de 18,4% no Médio Oriente e de 1,8% em África.
A informação publicada pelo ACI assinala que a recuperação na Europa, como também no tráfego internacional em outras regiões, foi prejudicada pelos encerramentos de espaço aéreo que ocorreram em Abril e Maio pela presença da nuvem de cinzas vulcânicas expelida por um vulcão na Islândia, mas também refere que, segundo o seu director de assuntos económicos, Andreas Schimm, se deve assumir que muitas das viagens que foram canceladas nesses períodos acabaram por se realizar posteriormente, especialmente nos casos de viagens internacionais.

“A Europa e a América do Norte permanecem desligadas do extraordinário caminho de recuperação de outras regiões, impulsionado por mercados e economias emergentes”, concluiu Andreas Schimm.

Estas tendências também são evidenciadas pelos dados publicados pela IATA sobre o transporte aéreo internacional de passageiros, de acordo com os quais no primeiro semestre o crescimento médio do sector é de 7,9%, mas na Europa fica em 3,3% e na América do Norte fica em 5,9%, enquanto nas restantes regiões está a dois dígitos, com 20,1% no Médio Oriente, 13,2% em África, 10,5% na Ásia e Pacífico e 10,2% na América Latina (clique para ler: Recuperação da aviação mundial acelera em Junho. Está mais rápida do que se esperava — diz IATA).
presstur

Nenhum comentário: