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quarta-feira, 30 de junho de 2010

Avião militar dos EUA faz pouso de emergência

Autoridades informaram que, nesta quarta-feira (30) um avião militar norte-americano fez um pouso de emergência no oeste da Alemanha, ferindo um dos dois pilotos que estava a bordo.

O Beechcraft RC-12K Huron, prefixo 85-0155, do Exército Americano (1st MI Bn) pousou num campo nesta tarde pouco antes de chegar ao aeroporto militar norte-americano de Wiesbaden. A porta-voz da polícia, Petra Volk, disse que um dos dois pilotos a bordo da aeronave, que fazia um voo de treinamento, ficou ferido.

O Exército dos Estados Unidos disse que o incidente envolveu um avião militar e estão sendo feitas investigações para determinar a causa do pouso emergencial.

DESÁSTRES AÉREOS

Continental Airlines apresenta coquetéis especiais



A Continental Airlines (NYSE: CAL) anuncia hoje que apresentará coquetéis especiais a bordo dos voos a partir de 1º de julho.

Os drinques especiais incluem mojito Stirrings®, martini de romã Stirrings® e bebida energética Red Bull®.

FK reabre pista


Após quatro meses de encerramento, O JFK International Airport( NY) vai reabrir amanhã sua maior pista.

Agora, os passageiros vão desfrutar de menos atrasos e mais opções de vôo.

As companhias aéreas que foram altamente impactadas pela construção foram aDelta Airlines e a Jet Bue - que reduziram seus voos de cerca de 525 vôos diários, em vez de seus 650 habituais.




A pista, que manipula um terço de todas as partidas no aeroporto JFK sofreu uma reforma $ 348.000.000 para a repavimentação, e agora é a segunda maior pista de pouso no país, medindo a 14.572 pés.

FK é o quarto maior aeroporto nos Eua.

Voos low cost para a Europa a €10


Numa altura em que está a vender 500 mil lugares a €10 para viajar para a Europa em Setembro e Outubro (até à meia-noite de amanhã), a companhia irlandesa Ryanair reforça a sua presença no mercado português.

Dez meses depois de ter instalado a primeira base em Portugal, no Porto, a transportadora de baixo custo inaugura hoje a rota Porto-Carcassone, sul de França, com uma frequência de dois voos semanais.

O objetivo é aumentar o número de rotas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, através de um investimento de €58 milhões. A partir de novembro, a Ryanair voará para sete novos destinos a partir do Porto: El Prat (Barcelona), Bolonha (Itália), Bremen e Munique (Alemanha), Maastricht (Holanda), Marraquexe (Marrocos), e Valência.

EXAME EXPRESSO

TAM é autorizada a fazer voo diário de São Paulo a Bogotá

Aeronave da TAM

A TAM foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a iniciar um voo diário entre São Paulo e Bogotá, na Colômbia.
De acordo com a companhia, a operação deve começar até dezembro, e será feita com uma aeronave Airbus A320. Serão oferecidas duas classes: econômica e executiva.
EXAME

Gol terá tarifas especiais na sexta, dia de Brasil e Holanda


A Seleção Brasileira segue firme na luta pelo Hexa e quem viaja pela Gol tem mais um motivo para comemorar. Na próxima sexta-feira, dia em que o Brasil encara a Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo, os clientes da companhia poderão aproveitar tarifas especiais para todos os 50 destinos atendidos no Brasil. As passagens mais em conta fazem parte da ação “Só vai dar Gol na Copa” e são válidas para voos realizados entre as 6h e 16h do dia do jogo.

Para voar entre São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), por exemplo, o cliente poderá comprar bilhetes a partir de R$ 79. Já uma viagem entre Campinas (SP) e Salvador (BA) poderá sair por apenas R$ 99. Entre Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), o trecho será oferecido a partir de R$ 79. E entre São Paulo e Rio de Janeiro, os clientes poderão aproveitar tarifas de R$ 99 por trecho.

“Como em time que está ganhando não se mexe, prorrogamos a ação para o próximo jogo da Seleção, para aqueles que querem assistir aos jogos com parentes e amigos”, diz Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da Gol.

As passagens estão disponíveis no site da companhia (www.voegol.com.br), via call center (0300-115-2121), Lojas Gol e agências de viagem. As tarifas especiais dão direito a acúmulo de 30% de milhas no programa Smiles.
jornal de turismo

Cadê a chave do avião?

Já ouvimos falar muito de mitos em aviação. Lembro uma vez no início dos anos 1.980 eu estava começando minha carreira na aviação e ouvia histórias de trotes em “calouros” na Central de Reservas da VARIG – SAORARG, onde pediam que o novato levasse a chave do aeroporto para o Sr. Davi (Gerente do Aeroporto de Congonhas da VARIG) para abrir o aeroporto que estava “fechado”. Em outro trote pediam que levassem a chave reserva do avião, pois o piloto tinha esquecido a cópia dele em casa, enfim várias histórias com as quais demos muitas risadas.

Mas não é que depois de 30 anos, já comemorados intensamente nesse blog, fui outro dia almoçar na casa de meu Tio Adriano Farias, que é comandante da GOL e ele começou a contar-me a história da chave do avião. confesso que achei que ele estava me pregando uma peça e ia em seguida tirar um sarro da minha cara….

Não era!!!

Eis a prova

Essa é a chave que a Boeing entrega aos comandantes que vão a buscar aviões novos em suas fábricas e ela é a chave da cabine de comando daquela aeronave.

Pois é quando a gente acha que sabe tudo… acabei descobrindo que o mito era a mais pura verdade.

E você lembra algum mito, ou trote de sua área?

consolidando

Malaysia Airlines mantém o pedido de 06 A380



A Malaysia Airlines não vai mais cancelar a sua encomenda de seis Airbus A380, jato jumbos apesar de um atraso no seu desenvolvimento, informou hoje a agência de notícias Bernama Malásia.

Anac lança ranking para pax avaliar aeroportos


Após a criação do Espaço do Passageiro, pelo qual o cliente pode avaliar o serviço das companhias aéreas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou um ranking similar para os aeroportos brasileiros, disponível no site do órgão a partir de hoje.

Agora, ao se cadastrar no Espaço do Passageiro o cliente poderá dar notas de um a dez para 16 questões que abrangem 130 aeroportos públicos – de grande e pequeno porte. Nas perguntas são avaliados critérios como acesso ao aeroporto, estacionamento, lojas de alimentação e conveniência, serviços públicos no terminal – polícia civil, Anvisa e posto médico, entre outros –, e inspeção (raio-x), entre outros.

“As avaliações na internet deverão servir como referência aos demais passageiros sobre a prestação de serviços dos aeroportos, como já ocorre com as companhias aéreas. Os próprios passageiros vão apontar os aeroportos que melhor atendem suas necessidades”, explicou a diretora presidente da Anac, Solange Vieira (foto).

O ranking é dividido entre os aeroportos de grande porte, que recebem mais de um milhão de passageiros por ano, e os menores. Para ser classificado, o aeroporto deverá receber, no mínimo, 100 avaliações em quatro quesitos – no caso dos maiores – e 25 avaliações em quatro critérios – para os aeroportos de menor porte.
panrotas

Mexicana com nova plataforma


A Mexicana vai lançar hoje a sua nova plataforma Easyfly, que foi anunciada em 2007 que visa proporcionar conforto, praticidade e rapidez aos seus clientes durante os seus voos através de mensagens SMS para telefones móveis e "telefones inteligentes".

Graças a Easyfly, os clientes podem receber uma atualização sobre o estado da sua reserva, portão de embarque, o início da abordagem, a confirmação de voo, cartão de embarque, o itinerário, e as notificações de outros detalhes dos seus voos diretamente para seu dispositivo móvel, basta se inscrever através de seu site / EasyFly mexicana.com.

Airbus comemora rejeição de 70% das demandas da Boeing na OMC


Paris, 30 jun (EFE).- O fabricante aeronáutico europeu Airbus celebrou hoje que a Organização Mundial do Comércio (OMC) "rejeitou 70% das demandas" apresentadas pela americana Boeing na sentença final sobre seus respectivos sistemas de financiamento.

Foi essa interpretação do consórcio europeu sobre a sentença, divulgada em comunicado prévio à publicação do relatório final da OMC onde ressalta que o sistema de créditos reembolsáveis dos países de Airbus não geraram "perdas de benefícios", tampouco de "postos de trabalho" a Boeing.

A nota assinala que "os resultados estão alinhados às versões prévias das conclusões dos painéis da OMC" e acrescenta que a "Airbus, a UE e os estados-membros estão analisando o relatório" com vistas a uma "possível revisão por parte do órgão de apelações da OMC".

A interpretação da Airbus, que coincide com a qual antecipou em março quando a OMC entregou às partes um relatório preliminar sobre a demanda de Washington contra os países da UE que participam da filial de EADS, também ressalta que a OMC rejeita que as subvenções a Airbus obrigassem a Boeing a reduzir seus preços.

Outro ponto chave para Airbus é que a sentença da OMC não detecta que o sistema de empréstimos reembolsáveis que recebeu o gigante europeu da aviação para o lançamento de seu programa A350 foi instrumento que obedece à relação de associados entre Governo e indústria.

"As demandas dos Estados Unidos (EUA) que concernem o A350 foram rechaçadas", assegura Airbus, que também ressalta que não se pôde estabelecer que as ajudas francesas ao A330-300 foram ilegais.

Além disso, na interpretação da sentença que faz Airbus, a empresa aeronáutica europeia assegura que a demanda de compensações por parte dos EUA é "legalmente improcedente".

A sentença atende a um processo aberto em 2004 pelo gigante americano na OMC para denunciar o sistema de créditos reembolsáveis da Airbus, quando o fabricante europeu ia embarcar na fabricação do A350.

A UE respondeu a denúncia com uma reivindicação equivalente às ajudas que recebe a Boeing por meio das agências governamentais dos EUA.

yahho

Boeing compra Argon ST por US775 milhões



A Boeing anunciou nesta quarta-feira a compra da fabricante de produtos militares Argon ST por 775 milhões de dólares, com o objetivo de expandir sua presença em vigilância e inteligência.

A oferta da Boeing de 34,50 dólares por ação significa um prêmio de 41 por cento em relação ao fechamento das ações na terça-feira, de 24,43 dólares.

A fabricante de aeronaves afirmou que planeja pagar a aquisição com dinheiro em caixa.

A Argon ST desenvolve sensores e redes que podem ser instalados em submarinos e jatos de combate para ajudar a localizar fontes de rádio, sons submarinos, luz e calor.

A companhia está focada em uma área que atrai o interesse de empresas do segmento de defesa, já que o governo dos Estados Unidos quer gastar mais em pesquisa e desenvolvimento para guerras não-tripuladas e menos em outras áreas.

A Argon ST será uma unidade autônoma da nova divisão da Boeing de sistemas de rede e espaço, afirmou a Boeing, adicionando ainda que espera que o negócio seja concluído no final do terceiro trimestre de 2010.

o globo

Dubai abre aeroporto que deverá ser o maior do mundo


Mesmo com a crise do mercado imobiliário, Dubai inaugurou no último domingo seu segundo aeroporto internacional que deverá ser o maior do mundo, quando estiver concluído. Nesta primeira fase, o Dubai World Central-Al Maktoum International Airport vai receber apenas aviões de carga.

A partir de março de 2011 devem ficar prontos os terminais de passageiros, capazes de receber 160 milhões de viajantes por ano. O complexo está sendo construído na periferia do deserto de Dubai. Já o Aeroporto Internacional do Dubai, que é atualmente o maior terminal do Oriente Médio, recebeu 42 milhões de passageiros em 2009. Este número crescer para 100 milhões em 2020 mas, ainda assim, ficará em quase metade da capacidade prevista para o novo aeroporto.
panrotas

Azul planeja voos regulares para países da América do Sul




Com o início de voos fretados para Buenos Aires e Bariloche, a Azul começa a planejar ligações regulares para países da América do Sul. O início dessas operações pode se dar daqui a dois anos. Em uma primeira fase, devem ser atendidas cidades do Mercosul.

Atualmente a Azul voa para 22 cidades brasileiras. Nesta quinta-feira, estreia a ligação Porto Alegre-Belo Horizonte (aeroporto de Confins) sem escala. A partir da capital mineira é possível prosseguir viagem para Recife ou Fortaleza.

Com três aviões que recebeu na semana passada diretamente da linha de montagem da Embraer, a frota agora é composta por 18 E-Jets dos modelos 190 e 195 com capacidade para 106 e 118 passageiros, respectivamente. Em junho, a Azul, que começou a voar em dezembro de 2008, contratou o funcionário de número 2 mil.
zero hora

Atenção aeronautas que possuem estacionamento em Guarulhos com o Sindicato Nacional dos Aeronautas


Comparecer urgente na subsede do SNA na av.Washington luiz, 6817 -1º andar para preenchimento de documentação, devido à implementação do novo sistema da Infraero.
Trazer cópia do crachá da empresa
Sonia / Maria José /Subsede/SAO

Fone: 5531-0318 / 6228

cidparking

Mergulho para ver o Boeing, corra que talvez ainda dê tempo

O Boeing 727 caiu na baía de Miami há 17 anos, a fim de servir de  recife artificial foi reduzida por uma tempestade tropical.


O avião Boeing 727 foi anunciado como a jóia da coroa do programa de reflorescimento de arrecifes artificiias de Miami-Dade.
ATempestade tropical Gordon em 1995 acabou por despedaçá-lo.

Mas o avião afundado há 17 anos em Miami , tem sofrido com o vandalismo no fundo da Biscayne Bay onde os vãndalos carregam pedaços da aereonave e do arrecife como recordação.

Rolando pelo fundo arenoso, seus fragmentos desapareceram, e os arrecifes artificiais antes fundidos as peças aeronáuticas foram também desaparecendo.
el nuevo herald

GRUPO VARIG - U R G E N T E


Atenção Aeronautas do Grupo VARIG (Varig, Rio Sul , Nordeste e Varig Logística)
O SNA alerta para o vencimento do prazo prescricional para ajuizar as ações trabalhistas contra O GRUPO VARIG E SUCESSORAS que estará prescrevendo no mês de Junho/2010.

Esclarecemos que o prazo prescricional foi interrompido pelo protesto judicial processo n. 00788-001-10-00-1 proposto pelo SNA perante a 1VT de Brasília/DF, em Junho de 2008, no entanto, com o reinicio da contagem do prazo iniciando da data de interrupção, o prazo de 02 anos para ajuizamento das reclamações trabalhistas, terá seu termo final em Junho de 2010.

O SNA disponibilizará seu departamento jurídico aos aeronautas do grupo Varig, para ajuizamento das ações trabalhistas.

SNA

bombardeiro B-1B Lancer



A empresa aeroespacial E.U. Boeing começou a fazer voos de teste do bombardeiro estratégico B-1B Lancer equipado com novos dispositivos digitais, informou hoje o Deagel.com web.

A reforma do novo A330 de Nicolas Sarkozy





Casa de Ferreiro, espeto de Pau.


Enquanto o presidente anunciou sua intenção de fazer uma economia de cerca de 700 milhões de euros,
em breve deverá recuperar o seu A300-200 restaurado a um custo de 176 milhões de euros.

Um jeito de protestar




A companhia aérea low-cost Ryanair anunciou uma redução de 16% da sua capacidade de vôo no Reino Unido neste inverno, para protestar contra os impostos e taxas aeroportuárias muito elevadas.

Aeroflot: Comissárias nuas para o calendário de 2011


A corrida para a publicidade da companhia aérea russa Aeroflot tem respondido às publicidades da companhia de baixo custo Avianova.

O mais recente lançamento da Aeroflot será um calendário em que as comissárias estarão completamente nuas.


O Calendário 2011 da Aeroflot destina-se a ser oferecidos como brindes para VIPs e ainda não foi oficialmente revelado, ao contrário das mulheres que compõe suas páginas.

A única concessão do vestiário para as fotos é usar saltos agulha, chapéu vermelho, e luvas brancas - que o serviço exige.


Que nojo!



Pare de ler agora, se você tiver acabado de comer.

A Associação de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) revelou condições insalubres de três empresas aéreas e dois dos maiores Caterers do mundo, a LSG Sky Chefs e Gourmet Gate.

Aqui estão os detalhes escabrosos, de acordo com o USA TODAY

Muitas refeições servidas aos passageiros das principais linhas aéreas são preparadas em condições insalubres e inseguras que podem levar à doenças, os documentos do governo foram examinados pelo USA Today.

A restauração se combinam para fornecer refeições a bordo para quase todas as principais operadoras nacionais, incluindo Delta, American, United, E.U. Airways e Continental, bem como várias companhias aéreas internacionais.

inspetores do Food and Drug Administration (FDA) citaram inúmeras instalações de catering que prepararam a comida de avião, com suspeitas de violação de saúde e saneamento na sequência das inspecções de suas cozinhas deste ano e do último, de acordo com os relatórios de inspecção obtidos através do Freedom of Information Act.


As inspecções foram realizadas nos E.U, diretamente nas instalações de dois dos maiores Caterers do mundo a LSG Sky Chefs e a Gate Gourmet , e um outro grande fornecedor, a Flying Food Group.

Os três fornecedores operaram 91 cozinhas que fornecem mais de 100 milhões de refeições por ano.

Os relatórios do FDA apontam armazenamento de alimentos em temperaturas impróprias, uso de equipamentos imundos e empregam trabalhadores com práticas de higiene deficientes. Em alguns, havia baratas, moscas, ratos e outros sinais de controle de pragas inadequada.

Roy Costa, consultor de saúde pública e sanitarista da Flórida, disse : "Apesar dos melhores esforços do FDA e da indústria, a situação dos alimentos servidos em voo é preocupante, e representa um risco real de doenças e podem lesionar dezenas de milhares de passageiros diariamente.

São Condiçãões de se abrirem as portas para surtos da intoxicação alimentar, diz Costa, que se ofereceu para rever os relatórios obtidos pelo FDA E.U.A. HOJE.

Todos os três fornecedores(Caterers) dizem que trabalham duro para garantir uma alimentação segura. E as companhias aéreas dizem que controlam a comida que vai para seus aviões.

Chefs tem normas "abrangentes e multifacetadas de controle de qualidade para assegurar que nossos clientes recebam alimentos seguros, saudáveis e de alta qualidade", disse o porta-voz da LSG Sky Chefs

A Gate Gourmet disse que os resultados são levadoss muito a sério "e que a empresa utiliza um auditor independente para a garantia da qualidade.

Glenn Caulkins , da Flying Food Group também diz que as instalações da empresa são sujeitas a auditorias independentes para a garantia de qualidade.

USA TODAY

Aeroporto de Lisboa cresce 4,2% em maio

Aeroporto de Lisboa

O mês de Maio foi um mês positivo para o Aeroporto de Lisboa, voltando ao crescimento após o conturbado mês de Abril. No mês passado 1,17 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto de Lisboa crescendo assim 4,2% em relação ao mesmo período de 2009.

No topo das principais companhias aéreas não há mudanças, apenas o reforço da liderança da TAP, companhia escolhida por 639 mil passageiros e crescimento de 8% contrastando com a perda de 3% da Easy Jet, escolhida por 113 mil passageiros.

AZUL atinge a marca de 2 mil funcionários contratados


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras alcançou este mês a marca de 2 mil funcionários, ou 2 mil tripulantes-Azul, como são chamados internamente todos os que trabalham na companhia aérea. A empresa, que começou a operar em dezembro de 2008, quer fechar o ano de 2010 com 2,7 mil funcionários.


De acordo com o diretor de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, Johannes Castellano, as próximas contratações devem se concentrar em agentes de call center, agentes de aeroporto, especialmente para as novas bases operacionais, técnicos de manutenção, pilotos e comissários. “Estamos crescendo em ritmo acelerado e já contamos com os melhores profissionais do mercado”, disse Castellano.
BRASILTURIS

Receita realiza leilão de mercadoria apreendida no Galeão e no Porto de Itaguaí


A alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e no Porto de Itaguaí realizam leilões de mercadorias apreendidas voltados para pessoas jurídicas, amanhã, dia 30 de junho.

No Galeão, o evento acontece às 10h, na Ponta do Galeão s/nº, no prédio administrativo da Infraero (Auditório Brigadeiro Hélio Costa), na Ilha do Governador.

As mercadorias estarão expostas para visitação pública hoje, até as 16h, no depósito do novo Terminal de Cargas da Infraero (Teca Novo).

Dentre as diversas mercadorias a serem leiloadas destacam-se a enorme quantidade de materiais de informática como notebooks, netbooks, placas-mãe, de vídeo, e outros de tipos, além de processadores, HD"s, centenas de pentes e cartões de memória, componentes eletrônicos em geral, aparelhos de telefonia celular, peças para motocicletas, para câmeras fotográficas profissionais, aparelhos para edição de áudio e vídeo, peças para navios e aviões, entre outras centenas de produtos.

Na alfândega no Porto de Itaguaí, também voltado para pessoa jurídica, acontece amanhã, às 10h, entre as mercadorias sobressaem mais de 60 mil bolsas femininas; artigos de bazar; mais de 6 mil rolos de tecidos diversos; mini-games, totalizando 18 lotes, avaliados em R$ 1,355 milhão.

As listas de todos os itens a serem leiloados nas duas unidades da Receita estão nos editais em PDF disponíveis na internet no endereço: www.receita.fazenda.gov.br/destinacaomercadorias/leiloes/previsao/rj.htm.
MONITOR MERCANTIL

Correios devem normalizar serviço de entrega nos próximos dias


O serviço de entrega dos Correios deve ser normalizado nos próximos dias. Ainda esta semana, a empresa deve contratar duas linhas para o Nordeste, o que deve resolver os problemas de atraso nas entregas. A informação é do presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio.

Em março, a empresa viveu o pico da crise, quando sete das dez linhas aéreas que fazem o transporte pararam. “Passamos pela crise operacional. Não chegamos ao nível de excelência, mas já estamos em um nível confortável”, disse Custódio ao sair de reunião com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra.

O presidente dos Correios defendeu a criação de uma empresa subsidiária para cuidar do transporte de cargas. Segundo ele, o atual sistema de licitação, muitas vezes, provoca o atraso nas encomendas urgentes. “Várias empresas deixaram de operar. A TAM e a Gol não fazem esse transporte e a atual Lei de Cabotagem [que trata de transporte de mercadorias] proíbe licitações internacionais para contratar empresas para o serviço”, completou.

Agência Brasil

Daesp avalia condições do aeroporto


Reunião com comitiva local pensa meios de manter pousos em Congonhas.

A reunião que estava inicialmente agendada para a última segunda-feira foi remarcada para amanhã, quando, enfim, representantes do município recebem membros do Daesp para discutir possíveis reformas no aeroporto local. A intenção é adequar as instalações para poder receber aeronaves maiores que os atuais ATR de 40 lugares e, assim, tentar manter ao menos uma ida e uma volta com ligação a Congonhas.

Isso porque já está definido que a partir de 1º de agosto a Pantanal Linhas Aéreas, única que operava com este destino, vai transferir os desembarques e embarques de Congonhas para Guarulhos, dificultando o turismo de negócios em Marília.

“O prejuízo é certo e em agosto os voos diretos vão para Guarulhos. Pretendemos agora integrar Marília em alguma rota para termos ao menos uma ida pela manhã e um retorno no fim do dia partindo de Congonhas”.

Entre os pontos que devem integrar a lista de reformulações, conforme adiantado pela TAM, proprietária da Pantanal, devem constar melhor compactação da pista, ampliações no prédio e adequação da brigada de incêndio.

DIÁRIO DE MARÍLIA

Ex-piloto de avião abandona os voos para pilotar o próprio negócio

Nelson Lamartine até tentou manter as duas carreiras, mas ficar longe da empresa durante as viagens pesou para que ele optasse pela vida empreendedora.


O carioca Nelson Lamartine, 57 anos, conheceu o mundo - literalmente - antes de ingressar no universo do empreendedorismo. Por mais de 30 anos ele dedicou sua vida à aviação. Em 1979 começou a trabalhar na Varig e pilotou os aviões da empresa até aparecerem os problemas financeiros da companhia. Em seguida, virou piloto particular, mas nessa época, em paralelo a vida pelos ares, Lamartine já conduzia seus negócios. “Meus filhos eram pequenos e frequentávamos muitas festinhas de aniversário. Foi aí que tive a ideia de montar um bufê infantil com minha esposa”, lembra. Nascia o embrião da casa de festas Folia Encantada.

  Divulgação
Nelson Lamartine, 57 anos, pesquisou o mercado por um ano antes de abrir sua primeira empresa


Durante um ano o casal fez planos e pesquisou a melhor maneira de começar o empreendimento. Há 15 anos, em um terreno de 1.200 metros quadrados na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ergueram a casa especializada em festas infantis. “Fomos a feiras do setor de festas e diversão na Flórida (EUA) e visitamos casas do mesmo ramo em São Paulo para ver como funcionava”, afirma Cristina, mulher de Lamartine e sócia no empreendimento. “Tudo para saber como era desde o primeiro parafuso a ser usado até a vassoura para encerrar a limpeza”.

O casal afirma que, na época, o Rio de Janeiro carecia de bufês infantis. “No Rio, só havia uma casa especializada em festas infantis”, afirma Lamartine. Dois anos depois de abrir a primeira unidade da Folia Encantada, a quantidade de reservas viabilizou a abertura de um segundo bufê. E três anos mais tarde o casal abriu uma terceira unidade, todas no mesmo terreno, somando um investimento de aproximadamente R$ 250 mil.

Atentos ao mercado, Cristina e Lamartine percebera que alguns empresários começavam a alugar espaços para fazer outros tipos de festas - de debutante e bar mitzvahs, por exemplo. A demanda convenceu Lamartine. “Em 2005 tomei coragem e comprei um terreno de 10 mil metros quadrados no Itanhangá [bairro do Rio de Janeiro]”, diz. Com um investimento de R$ 3 milhões, o empresário fundou o Espaço Lamartine, dedicado a eventos que comportam de 200 a 700 pessoas, sejam casamentos, festas de debutantes ou eventos corporativos. Agora, enquanto Cristina e os filhos administram os bufês infantis, o Espaço Lamartine fica por conta do ex-piloto, que deixou de vez a profissão dois anos depois de começar a trabalhar como piloto particular. “As viagens, fossem turísticas ou de negócios, muitas vezes demoravam e eu acabava ficando tempo demais longe da família e da empresa”, afirma o empresário.

Hoje, o faturamento do Espaço Lamartine cresce entre 30% e 40% ao ano, enquanto que os ganhos com os bufês infantis aumentam cerca de 7% ao mês.
PEGN

A farofa no avião



As empresas aéreas vêm há tempos buscando fórmulas para baratear o preço das passagens aéreas. Foi-se a época em que elas forneciam cafés da manhã suntuosos para os passageiros no aeroporto de Congonhas antes do embarque. Hoje, se o consumidor ganhar uma barra de cereais já deve se dar por satisfeito. E se ele chegar ao aeroporto sem comer passa fome.

Para reduzir custos, as empresas aéreas vêm tomando uma série de medidas. O espaço entre as poltronas foi sensivelmente diminuído, a ponto de tornar extremamente penosa a viagem dos passageiros de alta estatura e prejudicando o conforto de todos. Outras tendências surgiram nos Estados Unidos, como o não fornecimento de alimentação durante os vôos internos, a cobrança pela bagagem despachada e por maior espaço para as pernas. A primeira delas já está sendo adotada aqui no Brasil.

Nos Estados Unidos quem faz um vôo entre Chicago e Honolulu, que tem mais do que sete horas de duração, recebe da companhia aérea apenas duas rodadas de refrigerante. Se quiser mais, tem a opção de comprar pacote de "snacs", ou seja, salgadinhos diversos, que são absolutamente inadequados para alimentar os passageiros.

Não é por outra razão que essa cobrança pela comida acabou institucionalizando a farofa nos aviões. Cada passageiro leva para a aeronave a alimentação que bem entender. A maioria leva hambúrgueres e batatas fritas, vendidas no próprio aeroporto, mas há quem leve ovo cozido, frutas e diversos outros tipos de alimentos.

Como as empresas aéreas passaram a cobrar pela alimentação nos vôos internos, muito provavelmente os consumidores brasileiros passarão também a levar lanche para dentro das aeronaves, o que não pode ser proibido, já que o Código de Defesa do Consumidor veda, no seu art. 39, I, a prática da chamada "venda casada". Se a alimentação é vendida no interior da aeronave, o passageiro não pode ser impedido de levar sua própria alimentação.

Se a empresa aérea vende lanche no interior na aeronave, nada impede que o consumidor leve de casa o seu próprio lanche, ou mesmo algum produto por ele adquirido no próprio aeroporto antes do embarque. Obviamente que existem limites para esse comportamento, já que os demais consumidores não podem ser importunados, com o cheiro de comidas exóticas, por exemplo.

Dentro do bom senso, o consumidor pode levar sua própria alimentação e sucos, até. Não pode levar para o interior da aeronave bebidas alcoólicas, porque a ingestão exagerada de álcool pode comprometer a segurança do vôo. A farofa no avião, portanto, está permitida.
monitor mercantil

Passageiro curioso causa despressurização de avião na China

No último sábado (26), o Boeing 737-85C(WL), prefixo B-5306, da Xiamen Airlines (foto acima), partiu do Aeroporto Internacional Hangzhou Xiaoshan, na China, para realizar o voo doméstico MF-8377, em direção a Nanning.

Com cerca de 20 minutos de voo, a tripulação notou que a pressão da cabine estava rapidamente diminuindo. Em seguida, iniciaram uma descida de emergência até atingirem os 10 mil pés. Pouco tempo depois, descobriram que a saída de emergência localizada sobre a asa esquerda da aeronave estava com indicação de aberta.

A tripulação decidiu retornar a Hangzhou, onde o avião pousou em segurança cerca de 40 minutos após a partida.

O passageiro sentado ao lado da saída de emergência localizada na posição da asa esquerda disse à tripulação que, por curiosidade e precaução, havia tentado descobrir como abrir a porta em caso de emergência e, portanto, tinha puxado a alça.

A polícia chinesa levou o homem sob custódia e o mesmo ficou cinco dias em detenção.
desástres aéreos

Feio... mas... voa!!!


aeroblog

MITSUBISHI DESAFIA EMBRAER

Mitsubishi Group's logo. Or MITSUBISHI  PENCIL'...



A Mitsubishi Aircraft, a fabricante da primeira aeronave japonesa de passageiros, informou que espera que cerca de 30% dos pedidos venham da Europa, desafiando a francesa Bombardier e a brasileira Embraer.

"Temos um bom sentimento sobre a Europa", disse Hideo Egawa, presidente da unidade da Mitsubishi Heavy Industries, durante uma entrevista em Tóquio na sexta-feira. "Muitas empresas aéreas de lá mostraram interesse", completou o executivo.

A fabricante japonesa de aviões, que até agora já tem 125 pedidos para o seu Mitsubishi Regional Jet, planeja abrir um escritório de vendas na Europa ainda este ano e está estudando construir uma versão de 100 lugares da aeronave para conquistar clientes na região.

A produção do primeiro MRJ deve começar ainda este ano, prevê a companhia. A All Nippon Airways Co., que pediu 25 desses aviões, incluindo 10 opções futuras de vendas, deve receber a primeira unidade em 2014. O primeiro cliente estrangeiro, o Trans States Holdings, fez um pedido no ano passado de 100 aviões, incluindo 50 opções de compra.

A Mitsubishi Aircraft está fabricando o MRJ com 78 ou 92 assentos. A aeronave japonesa tem uma autonomia de voo de até 3.410 quilômetros. A empresa planeja vender 1.000 jatos regionais nos próximos 20 anos, disse Egawa. A embraer fabrica jatos da família 170/190, com aviões de 70 a 120 lugares.
ifronline

Turbulência severa deixa 6 feridos em voo no Texas (EUA)


Nesta segunda-feira (28), um Embraer ERJ-145, da American Eagle, realizava o voo MQ-3224 entre Greensboro, na Carolina do Norte e Dallas, no Texas, levando a bordo 36 passageiros e três tripulantes.

Por volta das 23:00 (hora local), quando estava a 36 mil pés, em rota, a pouco menos de duas horas a leste de Longview, no Texas, o avião encontrou uma turbulência severa que causou ferimentos a seis ocupantes.

A tripulação, então, decidiu desviar a rota para Longview, onde realizou um pouso seguro.

A companhia aérea informou que um passageiro idoso sofreu uma fratura na perna. Além desse senhor, outro passageiro e uma aeromoça foram levados para um hospital com ferimentos graves. Três outros passageiros foram atendidos no aeroporto com ferimentos leves.

Imagem em infravermelho do satélite GOES-E em 28 de junho às 23:45 Z:

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