PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Trip está selecionando agentes aeroportuários


A Trip Linhas Aéreas está selecionando aeroportuários para atuar no aeroportos de Guarulhos e Congonhas. São 36 vagas para agente de aeroporto na função de auxiliar e outras 7 para líderes na mesma função.

Mas você sabe o que faz um agente aeroportuário? Quais são as suas atribuições e responsabilidade?

O agente aeroportuário orienta os passageiros em solo, principalmente no embarque e desembarque. É responsável pelo atendimento aos clientes dentro do aeroporto. É ele quem faz a interface com os clientes antes do embarque, realizando a reserva nos voos, emitindo passagens aéreas, além de recepcionar e inspecionar passageiros, bagagens e cargas após o desembarque dos passageiros.

O trabalho do agente aeroportuário contribui para que o passageiro sinta-se tranquilo antes e após a viagem. Se o passageiro irritar-se com o mal atendimento dos aeroportuários, certamente não embarcará a bordo plenamente satisfeito e a equipe de tripulantes terá que reverter a situação. Ou seja, o agente aeroportuário é peça fundamental dentro do trabalho em equipe.

As habilidades valorizadas nestes profissão são as mesmas de um comissário de voo: bom humor, entusiasmo, trabalho em equipe, foco no cliente, bom relacionamento com o público, empatia, humildade, postura, etc. Do mesmo modo que o comissário de voo, esse profissional também é o cartão de visitas da empresa, devendo sempre almejar a qualidade e a discrição.

Para atuar como agente aeroportuário não é necessário curso superior, mas com a busca pela qualidade em seus serviços, as empresas têm buscado profissionais cada vez mais especializados. Desse modo, um curso técnico, idiomas e outros cursos extra-curriculares são sempre bem-vindos.

Conforme anunciamos, a consultoria especializada Topline RH, está selecionando candidatos para esta vaga na Trip Linhas Aéreas há algum tempo, mas se as vagas ainda não foram preenchidas é porque pode estar faltando profissionais qualificados no mercado. Assim como anunciado abaixo, se o profissional estiver cursando ensino superior em adminstração de empresas ou turismo poderá ser um diferencial.

Se você se candidatou às vagas quando anunciamos e ainda não foi chamado, vale tentar mais uma vez, cadastrando seu currículo abaixo:

AGENTE AEROPORTUÁRIO (36 vagas)

Descrição da vaga:
Atendimento à clientes pessoalmente ou por telefone efetivar reservas processar emissões de passagens aéreas recepção de passageiros realizar inspeção de passageiros, bagagens e cargas e atuação no embarque e desembarque.
Experiência no atendimento ao público.
Ensino médio completo, desejável superior em Administração de Empresas ou Turismo.
Salário: R$ 780,00
Carga horária: 6 horas.

Clique aqui para enviar o seu currículo para esta vaga.

AGENTE AEROPORTUÁRIO LÍDER (7 vagas)

Descrição da vaga:
Coordenar e realizar a rotina operacional voltada ao atendimento de check-in, check-out e venda de passagens.
Experiência no atendimento ao público e de gestão de pessoas.
Ensino médio completo. Desejável superior em Administração ou Turismo.
Coordenar e realizar a rotina operacional voltada ao atendimento de check-in, check-out e venda de passagens.
Experiência no atendimento ao público e de gestão de pessoas.
Ensino médio completo. Desejável superior em Administração ou Turismo.
Salário: R$ 1.300,00
Carga horária: 6 horas, regime de escala de revezamento.

Clique aqui para enviar o seu currículo para esta vaga.

Meio Aéreo

Fedex recebe primeiro 777 cargueiro


logo_fedex_mini

Em cerimônia realizada ontem, na fábrica da Boeing em Everett, a Fedex recebeu o primeiro 777F cargueiro de uma encomenda de 30 aeronaves.

A companhia usará a aeronave em voos ligando Memphis, no estado do Tennessee a Anchorage, no Alasca.

A intenção da Fedex é usar os 777F em rotas para a ásia, hoje operadas por aeronaves MD11F cargueiras. Para isso, a empresa ja treinou 78 de seus pilotos e instalou dois simuladores de 777 em seu hub principal em Memphis.

Hoje, a rota Estados Unidos – Ásia é operada com uma escala em Anchorage, com a autonomia de voo do 777F, esse trajeto será feito diretamente, sem escalas, o que economizaria cerca de três horas.

Com essa aquisição, o 777F se torna a maior e mais longa aeronave cargueira em operação pela Fedex, que conta com 650 aeronaves.

777f_fedex

Flightlife

F-X2: A origem da declaração de Lula, segundo Claudio Humberto


Sarkozy se irritou com…

Segredo agora revelado: Nicolas Sarkozy abandonou abruptamente o desfile de 7 de Setembro porque a esquadrilha francesa fora proibida de fazer evoluções sobre Brasília; só pôde fazer um vôo rasante. Lula precipitou o anúncio da compra dos caças para “acalmar” Sarkozy.

…reciprocidade brasileira

O veto às evoluções da esquadrilha francesa foi um troco atribuído ao comandante do Comgar, Tenente-Bridageiro-do-Ar, João Sandim, que aplicou o princípio da reciprocidade: na abertura em Paris no Ano do Brasil na França, nossa Esquadrilha foi proibida de fazer evoluções sobre o Arco do Triunfo.

Poder aéreo

Argel é novo destino da Tap


A TAP inaugura no próximo dia 26 de Novembro uma nova linha para Argel, reforçando a sua presença no continente africano. Ao mesmo tempo, aumenta a sua operação para Casablanca para 12 frequências semanais, passa a três para Bissau e seis para a cidade da Praia.

Futuro concorrente da Embraer E-Jets




A Mitsubishi Aircraft introduziu uma variante e estendeu a sua família de jatos regionais MRJ e revelou as alterações extensas de design , incluindo o uso de alumínio em vez de compostos de fibra de carbono para as asas do avião.

As mudanças estão sendo feitas após discussões com os potenciais clientes na Europa e nos E.U.A., e o projeto final será agora congelado para meados de 2010, em vez do terceiro trimestre de 2009.

"Embora o primeiro vôo esteja atrasado por dois trimestres, o número de aeronaves de teste de vôo será aumentado de quatro para cinco, o que irá encurtar o período de teste de vôo", diz a Mitsubishi Aircraft. As mudanças são necessárias para garantir que a empresa venha com um jato regional competitivo, acrescenta.

A Mitsubishi poderia adicionar um modelo 100-assentos para a já anunciada 92-MRJcom 90 assentos e o 78-MRJ com 70 bancos, podendo colocá-lo na disputa contra o CRJ1000 Bombardier e o Embraer E190.

"O modelo MRJ stretch é adicionado à família para responder às necessidades dos clientes. O lançamento está sujeito à procura e caso de negócios", diz.

Com as asas de alumínio, a empresa se afasta de seu anterior objetivo de utilizar quantidades significativas de materiais compósitos para a fuselagem. O resultado é que as únicas partes da composição será a empenagem, cauda horizontal e vertical da cauda, no valor de 10-15% do total de estruturas.

"Conceitualmente, esta é uma mudança muito grande", admite a Mitsubishi Aircraft. "As mudanças estruturais são mais fáceis e exigem menor lead-time, com asas de alumínio. Com uma caixa de asa de alumínio, a estrutura da asa pode ser mais facilmente otimizada para o MRJ70/90 e o modelo do estiramento, o que aumenta a competitividade global da família MRJ".

A mudança permitirá aos engenheiros desenvolverem uma asa ideal para o MRJ90 e minimizar a deterioração do desempenho do alcance para a versão esticada. O maior benefício será para o MRJ70, que vai pesar menos.

"Isso permitirá a redução de peso através de alterações estruturais, permitindo uma maior winglets e resultando em uma redução de combustível bloco [consumo] e descolagem de melhoria de desempenho", diz Mitsubishi.

A empresa também aumentou a altura da cabina de 1,5 pol (3,81 cm) de 80.5in, aumentando a altura da fuselagem por 2.5in para 116.5in. Isto dará ao MRJ uma cabine redonda, e um que é mais largo e mais alto que o de aeronaves comparável fabricado pela Bombardier e Embraer.

O compartimento de carga de popa foi ampliado eo compartimento de carga para a frente é eliminada. Isso fará com que o "manuseio da bagagem seja mais simples e será mais fácil usar o espaço de forma mais eficiente", disse a Mitsubishi.

Ela reitera que as alterações não afetarão o desempenho do MRJ, prometendo que este continuará a ser "o mais eficiente de combustível dos aviões, têm a menor queima de combustível, ruído e emissões, e da cabine mais confortável" no mercado de jatos regionais.

"Queremos entregar um avião que nossos clientes vão querer e usar por décadas", diz a Mitsubishi.

FLIGHTGLOBAL

Wizz Air acrescenta terceira aeronave à sua base de Sófia


Wizz Air anunciou que irá expandir ainda mais suas operações na Bulgária, pela adição de uma terceira nova aeronave um Airbus A320 em Sófia, em Maio de 2010.

Sindicatos pedem ao governo que obrigue a TAP a cumprir a lei




Os Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) enviaram esta quarta-feira um pedido ao Ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino, para que obrigue a TAP a cumprir a Lei da greve.
O sindicato dos pilotos pediu ao ministro das Obras Públicas, ao Provedor de Justiça e ao Director da Autoridade para as Condições do Trabalho que «façam cumprir escrupulosamente a Lei, impedindo a realização de qualquer voo fora dos estipulado nos serviços mínimos durante o período da greve por empresas terceiras».

O pedido refere o disposto no nr. 2 do art. 535/o do Código do Trabalho, segundo o qual «a tarefa do trabalhador em greve não pode, durante esta, ser realizada por empresa contratada para esse fim, salvo em caso de incumprimento dos serviços mínimos».

Aos pilotos da TAP tem uma greve anunciada para quinta-feira e a empresa disse ontem estar pronta para assegurar a quase totalidade das ligações de longo curso, incluindo voos para o Brasil, Venezuela e Estados Unidos, recorrendo para o efeito ao fretamento de aviões a outras companhias aéreas. A empresa está ainda a estudar soluções para os voos dentro da Europa, podendo vir a recorrer aos aviões da PGA.
Jornal Digital

Advogados identificam novos elementos do acidente com avião da Air France


As causas deste acidente continuam desconhecidas, segundo o Birô de Investigações e Análises (BEA) francês, encarregado da investigação técnica. Mas as sondas Pitot, que medem a velocidade dos aviões, estão na mira. Segundo o BEA, elas constituem um elemento que pode explicar a catástrofe.

"Identificamos quatro fatores na cadeia de erros que levou a este acidente. Se tirarmos um destes fatores, o acidente não teria acontecido", disse Charles-Henri Tardivat em entrevista à imprensa em Paris.

"O primeiro é o fator meteorológico, com a existência de turbulências moderadas ou fortes", disse a advogada, na véspera de um encontro entre a juíza que investiga o caso Sylvie Zimmerman, e as partes civis nesta quinta-feira, em Paris.

"A falha das sondas Pitot, que forneceram informações incoerentes sobre a velocidade do voo, é um segundo elemento. O terceiro é um problema no sistema de ajuda à navegação Adiru", acrescentou Tardivat.

"O quarto elemento refere-se ao treinamento dos pilotos que não conseguiram agir de forma adequada", disse.

A partir destes quatro elementos, identificados principalmente graças às mensagens automáticas de anomalias pelo avião aos serviços de manutenção da Air France, o gabinete prevê duas hipóteses para o acidente, testadas em simulador de voo.

"Na primeira, o avião está subindo e os Pitot estão inoperantes, a velocidade indicada aumenta com a altitude. Então a velocidade real cai e o avião desliga", segundo a advogada.

"Na segunda hipótese, o nariz do avião está levemente inclinado para baixo e a velocidade indicada cai com a altitude. Então a velocidade real aumenta e, corrigindo a altitude, a aeronave entra em 'sobrevelocidade'", acrescentou Tardivat.

Escritório especializado em catástrofes aéreas, o Stewarts Law afirma representar quase 50 famílias de vítimas do voo Rio-Paris.

Voo 447 da Air France

AFP

QUIOSQUE PARA CHECK IN COMPARTILHADOS SÃO INSTALADOS EM GUARULHOS



Já estão funcionando no aeroporto de Guarulhos seis quiosques S3, de uso compartilhado para check-in.

As máquinas de auto-atendimento (Common Use Terminal Equipment, Cute, na sigla em inglês) compartilhadas são as primeiras instaladas no país e já estão à disposição de passageiros das companhias Air Canada, Air France-KLM e Lan, que integram o Cute Clube de Guarulhos.

Quiosque de check-in compartilhado no Aeroporto de Guarulhos

O serviço, fornecido pela Sita (empresa com sede na Suíça especializada em soluções de tecnologia da informação em transporte aéreo), simplifica o processo de check-in no aeroporto.

Usando o quiosque S3, que é equipado com scanner para passaporte e documentos, o passageiro poderá imprimir sua tarja de bagagem.

Paulo Dohnert, presidente do Cute Clube do aeroporto de Guarulhos, que reúne 32 empresas, lembra que o novo equipamento contribui para agilizar o fluxo de passageiros no terminal.

Anualmente circulam 21 milhões de passageiros pelo Aeroporto de Guarulhos.

"Ao introduzir os quiosques da Sita, estamos oferecendo check-in mais rápido para nossos passageiros.

Os terminais de uso comum podem ser usados por qualquer companhia aérea.

Eles trazem benefícios tanto para os passageiros quanto para as companhias, que têm reduzido seu custo.

Além disso, ao dividir os quiosques, é demandada menor infraestrutura do aeroporto de Guarulhos, que terá reduzido também o congestionamento de passageiros, com mais economia."

Segundo a Sita, serão instalados, até o final do ano, 20 quiosques S3 no aeroporto de Guarulhos.
Voarnews

Serviço de aviões para plataformas do pré-sal


O aumento do trajeto litoral-plataformas de 60km para 250 ou mais quilômetros acarreta elenco de despesas com helitransporte, mão-de-obra de tripulantes de plataforma, além de vulnerabilidade a mau tempo e a demoras.

Tudo isto é evitável pelo emprego de aviões no trecho entre o litoral e o hub de helitransporte para diversas plataformas. É um passo adiante da idéia inicial de seccionar, mediante uma ilha flutuante, o trajeto dos helicópteros a fim de tornar confiável a previsão do tempo reinante durante o vôo.

Não convém duração maior que 25 minutos para helicóptero, que persiste a despeito da ilha. Somente avião, com maior velocidade e melhor condição de enfrentar mau tempo, permite hub capaz de reduzir para 25 minutos cada trajeto de helicóptero.

O pouso em pista flutuante tem de ser menos daninho aos humanos que o dos NAE (N.R. porta-aviões) porque os pilotos de NAE adquirem lesões de coluna pela continuidade dos pousos e decolagens. Isso demanda aviões com menor velocidade mínima (stall) que as dos militares, parada mais extensa que as dos navios aeródromos (60m em vez de 20m), coincidindo com menor velocidade de decolagem e, daí, com menor arranque.

A catapulta e o aparelho elétricos brasileiros livram os humanos dos danos físicos causados pelos equipamentos importados, pois têm potência ajustável e requerem menos potência desde que o avião tenha stall propositalmente baixo.

Nada impede que o cliente encomende ao fabricante do avião pequena modificação no modelo básico a fim de encurtar o pouso e reduzir velocidade de decolagem, reduzindo a potência da catapulta e do aparelho de parada e o comprimento mínimo da pista. Outro modo de encurtar o pouso é criar referência visual antes do início da pista, cujo sobrevôo de 3,3m ocorreria 40m antes, reduzindo de 55 para 15m a distância do início da pista ao cabo de parada.

Pode ser usado em plataforma do pré-sal um apêndice menor que 150m por 40m, sem obstáculos em prolongamentos nas duas extremidades, situado acima dos demais equipamentos, acelerando e simplificando a operação do avião, comparada com a de pontão exclusivo. Não havendo pontão, a orientação da plataforma exige propulsor transversal, como existente nas plataformas de petróleo. O pouso é guiado por indicador visual e farol, com alcances de 20km e 50km.

Catapultas a vapor aceleram o avião acima da stall em apenas sete segundos, o que exige nelas grande potência e causa tranco nos humanos dentro do avião. O trator elétrico que acelera em 75m acima do stall, nos mesmos sete segundos um avião como o Brasília, exige apenas a oitava parte da potência das catapultas militares.

Aumentando para dez segundos a duração da decolagem, a potência é 11 vezes menor que a da militar e cai mais ainda, para 13 vezes menos, se a velocidade de stall baixar por encomenda. O freio elétrico para pouso desse mesmo avião em 60m exige potência 14 vezes menor que a militar. Nada no trator nem no freio requer importação.

A pista para pousos e decolagens de avião e de helicópteros, por pilotos não militares, cuja habilitação para os dois equipamentos seja feita em aeroclube, pode ser tão pequena quanto 100m por 30m. Essa habilitação é complexa, pois ainda não existe aeroclube com série didática do treinamento nem réplica do equipamento catapulta/aparelho de parada nem também espelho de pouso/indicador visual.

É razoável pedir à Embraer modificação que resulte em menor velocidade de stall, mas mesmo sem atendimento as potências para decolagem e para pouso como os citados aqui são fáceis em aeroclubes.

Avião a hélice é melhor que qualquer helicóptero para voar noturno e sob vento força 6, hoje impraticáveis em todas as plataformas. O avião deve transportar ao menos 30 passageiros, voar QT, visual e por instrumentos.

O convés comporta um avião na catapulta e outro estacionado. A pista de pouso pode ser equipada com hangar embaixo dela destinado a mais de um helicóptero, mediante elevador, mas é totalmente dispensável, pois as aeronaves estacionadas suportam tempo mau.

Os helicópteros do helitransporte para as plataformas vizinhas podem aguardar nelas a chegada do avião ao hub e regressar a elas com o pessoal do hub após decolarem dele, deixando-o desguarnecido. Afinal, o tamanho da verba é o resultante da troca de helicóptero por avião no trajeto entre o litoral e as plataformas.

Outros encarecimentos cogitáveis são operação de jatos, que eleva a 21MW a potência do trator e a 15,11MW a do freio, além de radar aéreo para comandar o pouso em mau tempo ou sob avaria no avião, que complica o local do pouso. São dificilmente justificáveis.

Há no mercado aviões turbohélice ou jatos adequados a esse serviço, isto é, com capacidade para três a cinco dezenas de passageiros e com autonomia para fazer 1.500 milhas sem reabastecimento, vale dizer mais de três viagens redondas litoral-poço. O equipamento elétrico de pouso e decolagem nas condições previstas é seguro e amortecido para não causar as lesões de coluna vertebral típicas dos NAE militares.

Hoje são necessárias duas pistas dessas, uma no centro de operação da camada do pré-sal no litoral de Campos e outra para o centro de operação dela no litoral de Santos. O desenvolvimento da exploração definirá a quantidade de hub para helitransporte, além de prover alternativas de pouso quando crescer a quantidade de hubs.
Monitor Mercantil

Mais de 200 empresas aéreas se reúnem na Exposição Internacional de Aviação de Beijing


Começou hoje (23) na capital chinesa a Exposição Internacional de Aviação de Beijing. O evento, que vai durar quatro dias, atraiu a participação de mais de 200 empresas aéreas procedentes de 14 países e regiões.

As grandes fabricantes de aviões, incluindo Boeing e Air Bus, apresentaram na Expo novos modelos de suas aeronaves. Os produtos aeronáuticos desenvolvidos e produzidos com tecnologia chinesa, como o avião de grande porte modelo C-919, o caça-bombardeiro JH-7 Flying Panther e a aeronave de treinamento K-8, também podem ser vistos na exposição.

A Exposição Internacional de Aviação de Beijing é realizada a cada dois anos desde 1985.

Cri Online


Pilotos dizem que frete de aviões pela TAP é “ilegal”


O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil afirma que a decisão da TAP de fretar aviões durante a greve para garantir os voos de longo curso é “ilegal”.


Já em Outubro de 2007, “a administração da TAP, a exemplo do que pretende fazer agora, contratou serviços externos para substituir voos e pilotos”, o que levou a Autoridade para as Condições de Trabalho a efectuar uma “participação crime aos serviços do Ministério Público pelos fatos apurados”, diz o Sindicato dos Pilotos em comunicado, citado pela Lusa.

"A Administração da TAP já deixou bem claro que usa todos os expedientes ao seu alcance para abafar o ambiente interno e desvalorizar as concessões que os trabalhadores fizeram à empresa", denuncia o sindicato.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil convocou para amanhã e sexta-feira uma greve, que irá "perturbar seriamente a operação da TAP, prejudicando os passageiros com voos marcados".

A TAP anunciou ontem que vai fretar aviões de outras companhias aéreas para garantir a realização de voos de longo curso, estando já garantidos voos entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

Em declarações ao Diário Económico, o presidente da TAP, Fernando Pinto, avisou os pilotos de que a paralisação “torna difícil qualquer entendimento futuro”.
Sapo pt

Piloto sobrevive depois de queda de avião pulverisador nos Campos Gerais


Uma aeronave pulverizadora de agrotóxicos caiu na manhã desta quarta-feira (23), em uma fazenda localizada em Guaragi, próximo a Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto, Júlio César Lima Benitz, de 30 anos, sofreu ferimentos leves e não corre risco de morte.

Benitz pilotava sozinho e estava sobrevoando a fazenda, na PR-151, quando caiu. Segundo moradores da região, ele estuda aviação agrícola e fazia um treinamento no momento do acidente. Quando os bombeiros chegaram para o atendimento, perto das 10h30, o piloto já havia sido retirado do avião por agricultores da região.

Uma ambulância foi acionada e Benitz foi encaminhado para atendimento no Hospital Vicentino, em Ponta Grossa, com lesões leves e quadro estável.

Paraná Online

Piloto morre em queda de helicóptero no sul do Canadá


O Piloto morreu no local, quando seu helicóptero caiu em um pequeno pomar de maçã, na província de Ontário, no Canadá, informou a polícia.
O helicóptero Robinson R22 estava voando sobre a cidade de Brampton, quando derrepente caiu acentuadamente e caiu no chão, segundo testemunhas.
O helicóptero era para dois passageiros, o helicóptero teria decolado de Toronto Island Airport.
O piloto era o único tripulante.

Anac diz que piloto de avião que caiu na Grande SP estava com brevê vencido


Segundo a agência, ele informou nome e cadastro falsos antes do voo. Documentos intactos foram encontrados no local da queda.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o piloto do monomotor que caiu em Santa Isabel, na Grande São Paulo, na segunda-feira (21), deu nome e cadastro falsos antes do plano de voo, porque seu brevê (documento que permite pilotar aviões) dele estava vencido desde maio. Documentos praticamente intactos encontrados no local do acidente podem ajudar a aeronáutica a investigar as causas da queda, que matou três pessoas – entre elas o piloto.

A dificuldade de acesso e o mau tempo fizeram com que a perícia do Instituo de Criminalística de Guarulhos só começasse os trabalhos um dia depois da queda da aeronave. Oficiais da Força Aérea Brasileira também estiveram no local. Eles fazem parte do serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

Em casos como este, a investigação da aeronáutica tem como objetivo investigar possíveis erros e evitar que as falhas se repitam em outros voos. Apesar de toda a destruição, documentos que podem ser importantes permaneceram praticamente inteiros.

“Nós achamos a documentação da aeronave, registros de manutenção, eventualmente pode ter alguma informação em relação a horas do piloto, um diário de bordo, isso pode ajudar”, explicou o major da Força Aérea Luís Renato Horta de Castro.

No acidente, três pessoas morreram – o empresário Raimundo Verdi de Macedo, a tia dele, Miriam Terra Verdi, e o piloto, Darby Johnson. Eles saíram de São José dos Campos com destino a São José do Rio Preto, a 438 km da capital paulista. A aeronáutica quer saber também se o piloto seguiu o plano de voo previsto.
G1

Campo de Marte faz campanha contra trajeto do trem-bala

As empresas de aviação civil que utilizam o Campo de Marte realizam campanha na internet para tentar garantir que o aeroporto, localizado na Zona Norte de São Paulo, não seja desativado para dar lugar ao pátio de manobras do Trem de Alta Velocidade (TAV), que vai ligar São Paulo ao Rio de Janeiro.

Desenhos preliminares do TAV prevêem a passagem pelo Campo de Marte, mas a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirma que a questão ainda não está decidida e nega informações mais detalhadas sobre o tema.


Vista aérea do Campo de Marte, localizado na Zona Norte da capital paulista


Preocupada com a desativação do aeroporto, a Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas Intervenientes e Usuários do Aeroporto Campo de Marte (Acecam) distribui e-mails desde 15 de setembro. Nas mensagem, pede que os destinatários enviem mensagens à ANTT sugerindo um trajeto alternativo, que preserve o Campo de Marte. A assessoria da ANTT afirma que já recebeu cerca de 700 mensagens com sugestões para o projeto, mas não soube precisar quantas partiram dos empresários do Campo de Marte.
G1

Requinte: Ladões assaltam com Helicóptero


Um grupo de ladrões
muito bem Armados usaram um helicóptero nesta quarta-feira , como parte de um elaborado assalto a um depósito de Numerários (armazém) nos arredores da capital sueca em Estocolmo, invadindo o prédio pelo telhado( pertencente a empresa de construção G4S) , saquearam e sairam voando com vários sacos de dinheiro.


Os criminosos desembarcaram em um helicóptero no telhado do edifício e ele deslizou por uma janela, depois que algumas testemunhas terem ouvido várias explosões, disse um porta-voz da polícia.
Utilizaram ainda as famosas "espinhas de peixe",para impedir que veículos da polícia se aproximassem.

Ninguém ficou ferido no assalto, apesar de vários trabalhadores da loja ficaram chocados e surpresos.

O helicóptero foi posteriormente localizado ao norte da cidade.

O ataque antes do amanhecer, tomou de surpresa a polícia na capital da Suécia, que foi incapaz de enviar os seus próprios helicópteros para o local porque alguns cúmplices haviam colocado explosivos no hangar.

Um helicóptero da polícia na região de Estocolmo não decolou para perseguir os ladrões devido a ameaça de bomba implantada em um saco de plástico preto junto ao helicóptero da polícia,
Foi então acionado outro helicóptero para perseguição em Gotemburgo, localizado a
400 quilômetros de distância.


Foto: Polícia com um helicóptero roubado que foi usado em um roubo espetacular de um depósito em dinheiro, em Estocolmo, na quarta-feira 23 de setembro de 2009.O helicóptero foi encontrado mais tarde em Arning, ao norte da capital sueca.

US Airways anuncia ampliação de capital


A compannhia aérea americana US Airways anunciou um aumento de capital superior a 100 milhões de dólares para financiar as necessidades gerais de liquidez.

A empresa informou em um comunicado que colocou à venda mais de 26,3 milhões de ações e que, no caso de alta demanda, pode oferecer 3,9 milhões a mais.

No fechamento da Bolsa na terça-feira, a ação da US Airways teve cotação de 5,23 dólares a unidade.

G1

Ministério Público Militar denuncia 89 controladores de voo por motim de 2007


O MPM (Ministério Público Militar) ofereceu denúncia à Justiça contra 89 controladores de voo envolvidos na paralisação do tráfego aéreo em Brasília no dia 30 de março de 2007. Todos os 89 militares foram denunciados por atentado contra o transporte. Dois deles devem responder também por incitamento, outros dez por motim e 77 por terem permanecido nos locais em que eram desenvolvidas as atividades de rebeldia.

O motim dos controladores interrompeu todos os voos do país por 30 horas. Após o acidente com o Boeing da Gol que se chocou no ar com um jato Legacy em setembro de 2006, os controladores militares iniciaram protestos contra excesso de trabalho, falhas nos equipamentos e defasagem tecnológica dos Cindactas (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) que resultaram no motim. Inicialmente, os controladores ficaram aquartelados sem trabalhar no Cindacta I. Depois, o movimento ganhou a adesão de outras regiões.

Segundo a Procuradoria Militar, o "apagão aéreo", resultado das manifestações dos controladores, deixou milhares de pessoas nos aeroportos do país sem perspectiva de embarque, gerando grandes prejuízos e reflexos além das fronteiras brasileiras.

De acordo com o MPM, os controladores escolheram o dia 30 de março de 2007 pois na data haveria uma confraternização no Cindacta I, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o então ministro da Defesa, Waldir Pires, estariam fora de Brasília, e o comando da Força Aérea acabara de ser trocado.

Para a Procuradoria, ficou evidente que o motim foi premeditado, com grande planejamento e envolvimento direto da ABCTA (Associação Brasileira dos Controladores do Tráfego Aéreo).

Segundo o MPM, os dez militares denunciados por motim agiram contra ordem superior e descumpriram norma técnica ao não efetuar o controle de tráfego aéreo sem motivo justo. Os dois denunciados por incitamento --apesar de não estarem presentes no Cindacta I no dia do motim-- incorreram em crime pois tiveram participação decisiva na preparação e no êxito do movimento. Já os 77 denunciados por terem permanecido nos locais em que eram desenvolvidas as atividades de rebeldia demonstraram, para o MPM, inequívoca aprovação e cooperação com a empreitada criminosa.

Todos os 89, segundo o Ministério Público Militar, praticaram atentado contra o transporte ao impedir a navegação aérea.

Folha On Line

Greve de pilotos da TAP pode afetar cerca de 40 mil passageiros em vários países



O presidente da TAP, Fernando Pinto, alertou os pilotos da companhia aérea portuguesa que a greve marcada para quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, “torna difícil qualquer entendimento futuro”. O alerta foi feito em declarações ao jornal Diário Económico, publicadas na edição de hoje.

A paralisação poderá afectar cerca de 40 mil passageiros em vários países. Na entrevista, Fernando Pinto destaca as reduções de postos que estão a acontecer na Europa e considera que “a greve na TAP torna difícil qualquer entendimento futuro”.

"Desde o início da crise, por suspensão, reestruturação ou redução das actividades, as empresas europeias viram-se obrigadas a dispensar mais de 65.000 trabalhadores, muito deles pilotos", afirma o presidente executivo da transportadora.

Ontem, a companhia anunciou que irá fretar aviões para a realização de voos de longo curso.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil considera que a decisão da TAP de fretar aviões durante a greve para garantir os voos de longo curso é “ilegal”.

Os pilotos da TAP estão a reivindicar aumentos salariais de 600 euros por mês, em média. Segundo o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) os pilotos da TAP têm o quinto nível salarial mais baixo da Europa, atrás de companhias como a Easy Jet, a Ryanair e a SATA.

Portugal Digital

TAP vai fretar aviões para garantir voos de longo curso durante a greve


A TAP vai fretar aviões de outras companhias aéreas para garantir a realização dos voos de longo curso e tem assegurados os voos entre o Continente e as Regiões Autónomas, afirmou hoje à Lusa fonte oficial da empresa.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) mantém a greve marcada para os dias 24 e 25 de Setembro, o que, segundo a TAP, "vai perturbar seriamente a operação da TAP prejudicando os passageiros com voos marcados".

A TAP afirma que está a "desenvolver todos os esforços ao seu alcance" para atenuar o impacto da greve, tendo já garantido os serviços mínimos que asseguram as ligações entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores (todos os voos) e da Madeira.

LUSA

Airbus planeja estabelecer novo centro de logística na China




A fabricante de aviões europeia Airbus planeja estabelecer um novo centro de logística na China para coordenar o crescimento de suas operações no país, afirmou o presidente da Airbus China, Laurence Barron. "Nós temos tanta atividade industrial aqui que queremos harmonizar os sistemas de transporte para todos os bens que entram e saem da China para nós", disse Barron durante um fórum de aviação em Pequim.

O centro de logística provavelmente ficará em Tianjin, segundo o executivo. A Airbus abriu sua primeira linha de montagem final fora da Europa na cidade chinesa no ano passado. A unidade produz jatos A320 e entregou seu primeiro avião em junho deste ano.

A Airbus estima que sua procura por componentes e materiais na China vai aumentar para US$ 200 milhões até 2010 e para US$ 450 milhões até 2015. A companhia comprou cerca de US$ 70 milhões em peças e materiais da China em 2007 e espera comprar US$ 140 milhões neste ano.

Além disso, a companhia começou a construir uma fábrica em Harbin, no Norte da China, para fabricar grandes componentes para o jato A350 XWB e deverá iniciar as operações até o fim de 2010. A Airbus terá 20% de participação na unidade e a Harbin Aircraft Industry Group vai controlar 50%. Hafei Aviation Industry, Avichina Industry & Technology e Harbin Development Zone Heli Infrastructure Development terão 10% cada.

Os esforços da China para desenvolver sua própria linha de jatos comerciais para desafiar a Airbus e a norte-americana Boeing tornou a companhia europeia mais cautelosa quanto ao modo como faz negócios no país, disse Barron. "Talvez cinco anos atrás tivéssemos apenas assinado um subcontrato. Agora, decidimos assumir uma fatia de 20% na joint venture", afirmou.

A China está desenvolvendo uma aeronave chamada C919, que deverá fazer seu voo de estreia em 2014 e estar pronta para entrega em 2016. O avião vai comportar até 150 passageiros e será comparável ao Boeing 737 e ao Airbus 320. As informações são da Dow Jones.

Estadão

Conselho da Gol aprova aumento de capital por emissão de ações


SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho de Administração da Gol aprovou por unanimidade nesta terça-feira um aumento do capital da companhia por meio de emissão para subscrição pública de ações, informou a companhia aérea em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com o documento, devem ser emitidas 17.275.000 ações ordinárias e outras 17.275.000 ações preferenciais. O número de ações pode ser acrescido de um lote adicional de ações preferenciais equivalente a 20 por cento das ações inicialmente ofertadas.

O preço de emissão das ações será fixado em reunião do Conselho da empresa ainda sem data definida, mas que acontecerá em "momento anterior à concessão do registro da oferta pública pela CVM".

Abril

Companhias aéreas deixam de operar no aeroporto de Joinville por causa do mato

Duas importantes companhias de aviação do país cancelaram os voos por tempo indeterminado no aeroporto de Joinville, em Santa Catarina. As companhias aéreas TAM e Gol deixaram de operar alegando a falta de condições de pousos e decolagens. O problema seria a vegetação nas cabeceiras das pistas.

“Desde 2002 que existe a situação das árvores. E à medida que o tempo foi passando e as árvores foram crescendo, foi aumentando o problema também. E chegou-se a um ponto que o problema precisa ser resolvido”, disse Sérgio Santiago Ribeiro, superintendente da Infraero.

De acordo com a Infraero, o crescimento das árvores ao redor do aeroporto reduziu em 500 metros o espaço para pousos e decolagens. A pista molhada, por causa do excesso de chuva, também colaborou para a suspensão dos voos: poderia comprometer a frenagem dos aviões. Todos os voos em aeronaves de grande porte foram cancelados.

“Os vôos foram cancelados até que se façam ajustes e avaliem as condições operacionais do aeroporto. E depois voltarão a serem operados normalmente”, revelou o superintendente.

Os passageiros que tinham embarque ou desembarque previstos aqui foram transferidos para os aeroportos de Curitiba e de Navegantes, problema que pode se prolongar. Sem data certa para o início do corte da vegetação, as empresas ameaçam não voltar a operar até que a situação seja resolvida.

Segundo a prefeitura de Joinville, responsável pelo corte das árvores, cerca de 100 mil metros quadrados de vegetação estão nas cabeceiras das pistas. Amanhã será aberta a licitação para definir qual empresa fará os reparos. A promessa é de que os trabalhos se iniciem ainda esta semana.

Tudo Agora

Missão do Brasil em Honduras vive tensão


Um dia após o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, retornar secretamente ao país e refugiar-se na embaixada brasileira, a tensão tomou conta de Tegucigalpa. Na frente da embaixada, milhares de simpatizantes de Zelaya entraram em choque com as forças de segurança hondurenhas, respondendo com pedras às bombas de gás lacrimogêneo e jatos d"água.


À noite, o governo de facto disse, pela primeira vez, que aceitará dialogar com Zelaya se ele reconhecer a legitimidade das eleições presidenciais previstas para 29 de novembro.

Segundo aliados de Zelaya, 170 pessoas foram presas e levadas para um ginásio esportivo por violar o toque de recolher que começou às 16 horas de segunda-feira e foi estendido ontem para até a tarde de hoje.

Pela manhã, circularam rumores de que três pessoas tinham sido mortas, mas o governo negou a informação.

Por algumas horas, o governo de facto de Honduras cortou luz, água e telefone da embaixada brasileira, que estava cercada por policiais e militares. Os funcionários da missão entraram em contato com a embaixada americana para pedir auxílio. "Estamos discutindo que tipo de ajuda podemos dar", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly.

Em toda a cidade havia a sensação de que um conflito generalizado poderia explodir a qualquer momento. "Estão atacando com bombas a embaixada do Brasil. Eles usam sons ensurdecedores para nos enlouquecer", disse Zelaya, em uma das entrevistas que concedeu ontem. Segundo testemunhas, duas bombas de gás lacrimogêneo caíram no jardim da embaixada. O som alto era emitido por alto-falantes na frente do edifício.

Zelaya denunciou à TV Telesul que o governo de facto tinha um plano para invadir e embaixada e assassiná-lo: "Parece que têm até legistas prontos para dizer que foi um suicídio."

Em Nova York, o chanceler Celso Amorim disse que o Brasil não toleraria nenhuma ação contra sua embaixada. Horas antes, o assessor da chancelaria do governo de facto Mario Fortín afirmara que a missão brasileira poderia ser invadida por dar proteção a Zelaya. "A inviolabilidade de uma sede diplomática não se aplica para a proteção de foragidos da Justiça", disse.

Mas, pouco depois, o presidente de facto Roberto Micheletti garantiu que seu governo respeitaria a imunidade diplomática da representação brasileira: "Se Zelaya quiser viver ali por 5 ou 10 anos, não temos nenhum inconveniente." Em seguida, Micheletti pediu que o Brasil "entenda que ou dá asilo político (a Zelaya) ou o entrega às autoridades hondurenhas". Na segunda-feira, o governo de facto suspendeu os voos nos quatro aeroportos internacionais de Honduras por "motivos de segurança" e para não permitir a chegada do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza. O governo afirmou que poderia decretar estado de sítio.

Zelaya foi expulso de Honduras por militares em 28 de junho. Tentou voltar ao país em duas ocasiões - uma pela fronteira com a Nicarágua e outra em um avião venezuelano. Até agora, ele não esclareceu como chegou à embaixada brasileira em Tegucigalpa. Segundo o próprio Zelaya, sua viagem "durou 15 horas" e ele teve de mudar de meios de transporte várias vezes. O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, disse que Zelaya esteve em seu país no domingo à noite.

Micheletti quer deixar a situação como está até as eleições presidenciais de novembro. Mas muitos países dizem que não reconhecerão o resultado se Zelaya não for restituído. Ontem, alguns candidatos se ofereceram para mediar o diálogo entre Micheletti e Zelaya.

Ainda ontem, a Câmara e Senado brasileiros aprovaram uma moção de repúdio "às agressões ao Brasil" por parte do governo de facto.
O Estado de S. Paulo

VarigLog tenta realizar assembleia hoje

A VarigLog, ex-subsidiária de transporte de cargas da velha Varig e em recuperação judicial há seis meses, tenta realizar hoje em São Paulo uma nova assembleia de credores. Segundo documento entregue aos credores, o passivo da empresa é de R$ 447,998 milhões e ela não vem conseguindo atingir suas metas mensais. Em julho, o lajida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) projetado era negativo em R$ 2,814 milhões, acabou batendo nos R$ 5,673 milhões, negativos.

Em meio a esse quadro delicado, a empresa que pertencia à Volo do Brasil, cujo acionista majoritário é o fundo americano Matlin Patterson, foi vendida em agosto, por apenas US$ 100, a uma empresa off-shore, com sede no Panamá, a Velog Corporation. O principal acionista do fundo americano é o chinês Lap Chan e sua irmã Chan Lup Wai Ohira é a dona da Velog.

Foto Destaque

A lei de recuperação judicial, de número 11.101/05, determina que uma transferência de capital desse tipo deve obter aprovação de credores, em assembleia. No entanto, a transferência do controle acionário da Variglog para a Velog ocorreu em 15 de agosto deste ano e a sua aprovação deve se tentada, pela terceira vez, hoje.

Um dos maiores credores da VarigLog, o fundo Atlantic Aviation Investiments, que pertence à Lan Chile, alega que a venda da VarigLog para a Velog é ilegal, já que não houve assembleia no prazo previsto por lei. Em ação movida na 1ª Vara de Falências e Recuperações de São Paulo, o Atlantic vem tentando impedir a realização das assembleias. Segundo a ação movida pelo fundo chileno, por estar situada no Panamá, a Velog não estaria sujeita a legislação brasileira, o que dificultaria o acompanhamento pela Justiça do pagamento aos credores. Para um advogado especialista em recuperação judicial ouvido pelo Valor, a venda só poderá ser considerada irregular caso a VarigLog acabe falindo.

Segundo o especialista, se houver a falência, aí sim, a legislação prevê a punição dos sócios que eram majoritários antes da venda. E mesmo que eles não possam ser localizados, os bens da empresa podem ser penhorados.

A Velog já está negociando um novo contrato de venda com o empresário Germán Efromovich, dono do grupo Sinergy do qual fazem parte as companhias aéreas Avianca e Ocean Air e o estaleiro Mauá, no Rio. Em 14 de agosto, a empresa fechou contrato de opção de compra com o empresário por US$ 100 mil. Uma condicionante no contrato chama a atenção: "o controlador da contratante é legítimo de 100% das ações representativas do capital social do contratante [VarigLog], as quais encontram-se livres e desembaraçadas de quaisquer dívidas, ônus, tributos, encargos legais, convencionais, reais ou pessoais, seja de natureza judicial ou extrajudicial".

Segundo o advogado Marcelo Panella, do escritório Thiollier e Advogados, há várias pendências judiciais que não confirmam a cláusula acima. Entre elas, a ação movida por ele em nome de dois brasileiros: Marcos Audi e Marcos Haftel, que detinham, juntamente com Luiz Eduardo Galo, 40% da companhia. Em outubro de 2007, os três foram afastados pelo juiz José Magano, em um processo movido pelo fundo que alegava que eles haviam desviado US$ 87 milhões para um banco na Suíça. Os brasileiros enfrentam uma batalha judicial, com várias derrotas, mas ainda não houve decisão definitiva sobre o assunto.

Há outra disputa jurídica com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A legislação brasileira proíbe que estrangeiros sejam acionistas majoritários de companhias aéreas. Em dia 11 de novembro de 2008, o juiz substituto Paulo Ricardo de Souza Cruz, da 5ª Vara Federal de Brasília, derrubou o artigo 181 do Código Brasileiro de Aviação, que restringe a participação estrangeira em aéreas.

A VarigLog ainda tem uma terceira disputa judicial travada na Suíça contra a Atlantic, que conseguiu bloquear US$ 22 milhões que haviam sido transferidos pela Variglog para contas naquele país..

Na última tentativa de se fazer uma assembleia de credores em 11 de setembro (adiada para hoje), Efromovich era um dos principais interlocutores da companhia. Quando questionado pelo credor João Simão Neto, representante da Vera Cruz Táxi Aéreo sobre sua participação, Efromovich informou que era um consultor da empresa. Mas, novamente interpelado pelo mesmo credor, o empresário respondeu que não pretende levar dinheiro para a companhia e sim um ou mais aviões.

Valor Econômico

Todos os aeroportos do país estão fechados


O governo interino de Honduras, liderado por Roberto Micheletti, ordenou o fechamento de todos os aeroportos do país e ampliou o toque de recolher até às 18h de ontem (1h horário de Brasília).

As medidas foram tomadas após o retorno do presidente deposto, Manuel Zelaya, ao país, quase três meses após sua deposição, em 28 de junho. Zelaya se refugiou na embaixada do Brasil na capital hondurenha, Tegucigalpa.

O toque de recolher havia sido ordenado a partir das 16h (horário local) até as 7 horas de ontem. Logo depois, ainda na noite da segunda-feira, com um chamado em cadeia nacional, o governo ampliou a duração do toque para quase todo o dia de ontem. Na madrugada de ontem, entretanto, milhares de pessoas desafiaram o toque de recolher para manifestar apoio a Zelaya em frente à embaixada brasileira.

O governo interino também ordenou o fechamento dos aeroportos de todo o país “até segunda ordem”, informou a Aviação Civil hondurenha.

Organizações de direitos humanos consideram a medida como uma tentativa de coibir a manifestação pró-Zelaya convocada para ontem, com a adesão de professores e funcionários públicos que convocaram uma paralisação.

Restituição ou morte

Da Embaixada brasileira em Tegucigalpa, Zelaya disse que ninguém voltará a expulsá-lo de seu país e que seu lema a partir de agora será “pátria, restituição ou morte”.

“A partir de agora, ninguém voltará a nos tirar daqui. Por isso, nossa posição é pátria, restituição ou morte”, afirmou Zelaya diante dos milhares de simpatizantes que cercaram a embaixada brasileira para comemorar a volta do presidente.

Zelaya disse ainda estar disposto a estabelecer um diálogo com todos os setores do país com o fim de solucionar a crise política instaurada em 28 de junho, quando o líder foi preso, ainda em pijamas, por um grupo de militares e levado ao exílio na Costa Rica.

Em entrevista à BBC Mundo, Zelaya disse que estaria disposto a encontrar Micheleti, se isso ajudasse a pôr fim à crise.

Na segunda-feira, Micheleti exigiu que o governo brasileiro entregue Zelaya às autoridades judiciais hondurenhas.

“Faço um chamado ao governo do Brasil para que respeite a ordem judicial ditada contra Manuel Zelaya entregando-o às autoridades competentes de Honduras”, disse Micheletti em discurso transmitido em cadeia nacional de televisão.

Brasil advertido

Micheletti disse que o Estado hondurenho “está comprometido” a respeitar o direito ao devido processo legal a Manuel Zelaya. Ele advertiu o Brasil sobre sua participação na crise.

“Os olhos do mundo estão colocados sobre o Brasil e também sobre Honduras”, acrescentou.
Por meio de uma nota, a chancelaria interina disse que responsabilizará o Brasil por possíveis atos de violência gerados em decorrência do refúgio dado ao presidente deposto.

Responsabilidade

“A tolerância e a provocação que se realiza desde o local dessa representação do Brasil são contrárias às normas do direito diplomático e transformam a mesma e seu governo nos responsáveis diretos dos atos violentos que possam suscitar dentro e fora dela (embaixada)”, disse a chancelaria do governo interino.

Em um comunicado emitido na segunda-feira, o Conselho Permanente da OEA exigiu que o governo interino de Honduras ofereça “plenas garantias para assegurar a vida e a integridade física” do líder deposto Manuel Zelaya.

A entidade exigiu ainda a adoção imediata dos termos do Acordo de San José, proposto pelo presidente da Costa Rica, Oscar Árias, que determina o retorno de Zelaya ao poder, a fim de que ele exerça o cargo até o fim de seu mandato, previsto para janeiro de 2010.

OEA

Segundo Zelaya, o secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, chegaria a Honduras ontem para ajudar a solucionar a crise.

Quase ao mesmo tempo, em Caracas, o presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou que a presença da comunidade internacional em Honduras é importante “para evitar um massacre” no país.

“Temos que apoiar a presença de organismos internacionais para evitar um massacre e para que se garanta de maneira pacífica seu retorno (de Zelaya) ao poder”, disse Chávez em transmissão ao vivo pela televisão estatal.

AL registra crescimento do fluxo de passageiros

Depois da temporada de julho com hotéis lotados e feriadões como o de 07 de setembro, o fluxo de passageiros continua crescendo em Alagoas. No acumulado ‘janeiro-agosto’ deste ano, de acordo com os dados divulgados pela Infraero nesta semana, o aeroporto Zumbi dos Palmares recebeu 687.164 passageiros em voos domésticos, ou seja, nacionais. Isso significa um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2008, que teve 630.267 passageiros desembarcados.

O fluxo total de passageiros em Alagoas teve crescimento de 7,8% no acumulado até agosto, com 697.706 pessoas desembarcadas, contra 647.121 em 2008. O crescimento geral no Brasil sobe, neste acumulado, para a marca dos 5%.
Alagoas 24h