PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sonho de voar: amantes da aviação curtem o céu de Santa Catarina em aeronaves experimentais

Para evitar acidentes, pilotos devem ter conhecimento técnico e uma licença especial.


Luís Adauto Costa é diretor-técnico do Aeroclube de Santa Catarina e apaixonado por aviação - Alvarélio Kurossu

Luís Adauto Costa é diretor-técnico do Aeroclube de Santa Catarina e apaixonado por aviação
Foto:Alvarélio Kurossu

Que tal comprar ou providenciar a fabricação de um pequeno avião ou ultraleve, as chamadas aeronaves experimentais, para se divertir em voos em áreas livres perto de casa ou num aeroclube?

Esse sonho de crianças e adultos não precisa obedecer regras tão rígidas da aviação comercial como acontece com os aviões homologados. Mas a brincadeira exige conhecimento técnico, obrigações e cuidados para evitar incidentes que podem terminar em tragédias como a ocorrida em agosto, em Imbituba, quando um ultraleve caiu e o piloto morreu.

De acordo com o diretor-técnico do Aeroclube de Santa Catarina, Luís Adauto Costa, 56 anos, piloto há 38 anos, o avião experimental se caracteriza pela flexibilidade na montagem ou fabricação. O modelo pode ser feito ao gosto do cliente que faz a encomenda.

— Essas aeronaves são diferentes dos aviões convencionais homologados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que seguem rigorosos procedimentos de avaliação e manutenção desde a projeção até o restante da sua vida útil. Por ser experimental tudo fica por conta e risco do usuário — explica Costa.

O dono do avião não precisa de brevê, a "habilitação" para pilotar aeronaves homologadas na Anac, mas deve solicitar uma licença especial em uma escola de aviação civil.

Para que o avião tenha uma condição legal, com informações oficiais como procedência, nome do proprietário e data de fabricação, é preciso um registro formal na Anac. O órgão regulador da aviação no Brasil, porém, não concede qualquer certificação a aeronave, e eventuais acidentes ou danos a terceiros ficam por conta e risco do piloto e proprietário.

Nos últimos meses dois acidentes graves aconteceram com aeronaves desse tipo em Santa Catarina. O mais agrave aconteceu em agosto, na cidade de Imbituba e causou a morte do vice-presidente do Aeroclube de Santa Catarina, Edison Corrêa, de 67 anos.

Ele fazia testes em um avião construído havia cerca de um mês quando caiu na varanda de uma casa. Em 19 de setembro um outro ultraleve caiu sobre uma casa em Blumenau, mas o impacto não foi violento e o piloto Jener Clóvis Pinto não sofreu ferimentos.



Modelos a partir de R$ 40 mil


O que difere um avião experimental de um avião homologado pela Anac? Os homologados, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Aviação Experimental com sede em Goiânia (GO), Marco Antônio Sperb, são submetidos a rigorosos e sucessivos testes, que tornam o custo final da aeronave caríssimo.

— O modelo experimental não precisa desses procedimentos e por isso se torna mais barato. É, portanto, o modelo de aviação que mais cresce no mundo - explica Sperb, professor de física da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Um avião experimental pode custar a partir de R$ 40 mil (modelo básico, usado) até mais de R$ 1 milhão. Segundo Sperb, esse tipo de aviação é segura e eventuais acidentes ocorrem por conta de falhas, que atingem qualquer meio de transporte.

— Existe uma máxima que diz o seguinte: decolar é opcional, mas aterrisar é obrigação. Então, se tiver em dúvida, não decole. Além do mais, a fabricação é avalisada por engenheiros e mecânicos qualificados. Isso significa confiança e segurança.

Aviões experimentais
As aeronaves são modelos que, entre outras características, pesam até 750 quilos e não precisam de certificação de testes na Anac

Frota no Brasil
— São mais de quatro mil aeronaves, divididas entre ultraleves, balões, girocópteros, planadores, helicópteros, motoplanadores, dirigíveis e aviões-experimentais.

— Construção: deve ser feita por um mecânico credenciado.

— Após a fabricação e registro: fazer um relatório anual de inspenção junto a Anac.
O que é preciso pra ser piloto
— O primeiro passo é participar da da Associação Brasileira de Ultraleves (Abul) ao custo anual de R$ 244,80.

— Para aprender a voar o interessado deve procurar uma escola autorizada a funcionar pela ANAC. Antes, porém, é preciso fazer uma inspeção de saúde com um médico cadastrado na Abul. Em Santa Catarina a escolas credenciadas estão localizadas em Lages, Blumenau, Mafra, Navegantes e São Miguel D'Oeste.

— Quantidade mínima de horas exigidas de treinamento para ter o Certificado de Piloto Desportivo (pequenos voos isolados) é de 15 horas e para Piloto de Recreio (voos de longa distância) é de 30 horas.
E se o avião não tiver registro e o piloto, licença?
— O dono do avião estará em situação totalmente irregular e poderá responder judicialmente por colocar em risco a vida de outras pessoas.
Fontes: Associação Brasileira de Ultraleves (Abul) e Associação Brasileira de Aviação Experimental

diário catarinense

Turbulência em avião da Turkish Airlines fere 8



Um Airbus A330-200 com 230 passageiros a caminho de Istambul para Tunis da empresa THY Turkish Airlines na última 6ªfeira,10 out 2010
Durante o voo a tripulação encontrou a turbulência , durante a qual quatro tripulantes e quatro passageiros sofreram ferimentos, duas das quais eram graves.

O vôo fez uma aterrissagem segura em Túnis, onde os feridos foram levados para hospitais.

Piloto da Qatar Airways morre em voo


Kuala Lumpur (Malásia) - Um avião da companhia aérea Qatar Airways foi palco de um acontecimento dramático com o o piloto da aeronave morrendo de um ataque cardíaco em pleno vôo, deixando o segundo piloto aos comandos da aeronave.

um Airbus A330-300, QR645 vôo, que fazia a ligação entre o Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, em Manila (Filipinas) e do aeroporto internacional, em Doha (Qatar), com um número de passageiros não informado, teve o seu comandante, a quem nem a idade nem a identidade foi revelada, morreu de um ataque cardíaco, apesar do tratamento inicial ter sido dado.
O co-piloto, em seguida, assumiu o controle da aeronave e desviou para o aeroporto mais próximo, o aeroporto internacional de Kuala Lumpur (Malásia).

Total Linhas Aéreas nega irregularidades na operação


Empresa alega que planilha dos Correios não contempla todos os custos inerentes

A Total Linhas Aéreas disse, por escrito, que não há irregularidades na sua recente contratação pelos Correios. "Na realidade, a ECT (Correios) fixa no momento da licitação um preço de referência. Ficamos com 4,9% acima dessa estimativa. Como é de conhecimento público, a planilha que forma esse preço não contempla todos os custos inerentes à operação, como, por exemplo, estruturação de bases. Vale ressaltar que os contratos possuem cláusulas específicas de penalização/multas, sendo bastante leoninos nesse sentido", disse.

Avião da MTA, com quem a Total manteve negociação

Conforme revelou o Estado na edição de ontem, a Total confirma que chegou a negociar com a Master Top Linhas Aéreas (MTA). "A MTA nos solicitou uma cotação para realização de alguns voos de fretamento, mas não houve a concretização do negócio", disse. A intenção da nova direção dos Correios é unir MTA e Total e transformá-las no embrião da nova empresa de logística do governo. Isso poderia explicar o esforço da estatal para aprovar a contratação da Total. Em agosto, além da negociação de fretamento, as duas empresas chegaram a discutir uma atuação jurídica em conjunto.

Questionada sobre a nova empresa do governo, a Total respondeu: "Em função do excepcional crescimento que vem acontecendo em nossa economia, e logicamente refletindo diretamente no setor de Transportes da ECT, não temos duvidas que, a partir de 2011, algumas ações para melhor adequação da atual malha deverão ser tomadas. Com relação à nova empresa de logística, temos conhecimento, por meio da imprensa, sobre algumas ações nesse sentido, mas não fomos participados oficialmente pela ECT".

Para conseguir o contrato de R$ 44,3 milhões, na licitação de agosto, a Total contou com o apoio do coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva, então nomeado diretor de Operações dos Correios.
desástres aéreos

EASYJET MANTÉM MARCA MEDIANTE PAGAMENTO AO FUNDADOR



A disputa entre o fundador da easyJet e a própria empresa sobre o contrato de licença de marca terminou finalmente, com a companhia a ganhar o direito de gerar receitas a partir da marca por mais 50 anos, em troca do pagamento de uma percentagem das suas receitas a Sir Stelios.

O acordo, obtido apenas depois de uma batalha judicial, indica ainda que Sir Stelios abdica de se auto-nomear presidente da easyJet e que o easyJetGroup deixa de nomear membros para a administração da empresa.

Como contrapartida, Sir Stelios vai receber ‘royalties’ de 0,25% das receitas da easyJet, o que se traduz, só nos primeiros dois anos, em 4,4 milhões de euros e 5,65 milhões de euros, respectivamente.

Recorde-se que Sir Stelios, além de fundador da easyJet, é, actualmente, o maior accionista da companhia, com 38% das acções. O conflito entre as partes começou quando o fundador ameaçou que proibia a empresa de usar a marca caso se mantivessem os atrasos da companhia aérea no aeroporto londrino de Gatwick e por discordar de algumas decisões de gestão.
direto do voo

A380: erro ou certeza?

Parece que o A380 pode ser um fracasso. Afinal de contas, poucos aeroportos dos EUA pode operá-lo, por sua complexidade, adequação nos fingers e necessita de treinamento especial para pilotos.

Seria
demasiado cedo para dizer que é uma falha. Exemplo o 747 que começou devagar e tinha muitos problemas, mas se olharmos para ele agora. Ele está em produção por cerca de 40 anos.

Alguns aeroportos nos EUA que vão concluir em breve a construção para a adequação do A380 são EWR (Newark), LAX (Los Angeles), MIA (Miami), IAH (Houston) e DFW (Dallas). Já o aeroporto de ATL (Atlanta) afirmou que não irá fazer qualquer construção específica. para o A380 No entanto, eles ainda serão capazes de acomodar a aeronave, embora não seria tão eficiente.

Os aeroportos nos EUA, utilizam atualmente apenas uma ponte de embarque para o 747-400, então em termos poderia o A380 operar com apenas uma ponte de embarque? Poderia até ser feito, porém não se pode esquecer da eficiência.



Não é apenas nos EUA que essas adequações estão sendo feitas. O Aeroporto Internacional de Guarulhos além dessa adequação nos fingers, as pistas serão alargadas para 75m.

A principal razão para o alargamento das pistas é para que os propulsores do A380 não fiquem fora da pista. E, no previsto Terminal 3, já contarão com pontes de embarque com duplo check, que são exclusivas pro A380. Para que os passageiros entrem no avião já nos diferentes andares, aumentando a velocidade de embarque.

Segundo a Infraero, o aeroporto do Galeão e Guarulhos, estariam teoricamente credenciados para receber o A380. As pistas não apresentariam problemas para o pouso do gigante, de acordo com o consultor da Airbus.
int page

40 anos do aniversário da mala com rodinhas

Aniversario da mala com rodinhas Parece bobagem, mas já imaginou como era a época em que você tinha que carregar as malas apenas com a força do braço mesmo? As rodinhas acopladas à bagagem só foram inventadas 40 anos atrás, por Bernard Sadow.

Como toda ideia nova, até esta teve que lutar contra o ceticismo. Na década de 70, o inventor visitou várias lojas de departamento e escritórios em Nova York para oferecer o produto, que foi rejeitado. Na época, ninguém se via empurrando uma mala com rodas.

viajandaun

Diet Pepsi Top Gun


Anúncio da Pepsi dos anos 80,
com A-4 e T-38 fazendo referência ao filme “Top Gun”.



poder aéreo

Avianca Brasil anunciará início de operação internacional

A Avianca Brasil anunciará novidades na próxima segunda-feira (18). A principal delas será a primeira rota internacional voada pela companhia, provavelmente para a Colômbia, visto que o país sulamericano é o único para o qual a aérea tem concessão para voar, segundo informação da Anac.

Outra novidade é o o Certificado IOSA, concedido pela Iata, pré-condição da Anac para início de operações internacionais. E o lançamento de um cartão com o banco Panamericano.

12horas

DORNIER 228 SAI DA PISTA EM LUKA, NEPAL


Um DORNIER 228-200K, da SITA AIR, matrícula AHB, voando de Kathmandu para Luka, com 11 passageiros e 3 tripulante, saíu da pista de 537 metros ao pousar e colidiu com um muro. Não houve feridos e a aeronave sofreu pequenos danos na fuselagem. Tripulantes informaram que os freios falharam durante o pouso.

fonte/AvHerald
ifr online

Outubro rosa: Azul pinta avião e ônibus para a campanha




A partir de hoje um dos aviões da empresa Azul estará rosa para lembrar a luta contra o câncer de mama, em parceria com a Embraer e a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O avião terá uma tripulação especial composta somente por mulheres uniformizadas em rosa. A aeronave, um Embraer 195, será apresentada ao público pela primeira vez, na fábrica da empresa em São José dos Campos. Um dos ônibus de transporte dos passageiros já está circulando pintado de rosa. O movimento Outubro Rosa surgiu na Califórnia (EUA), em 1997. Durante o mês de outubro além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo e outros monumentos públicos e edifícios privados estarão iluminados de rosa. Desde terça-feira (05), o Cristo Redentor no Rio de Janeiro apresenta a iluminação rosa, marcando o lançamento oficial do movimento no Brasil.
humsol

"Dilma, surpresa com o 2º turno, parece estar à beira de um ataque de nervos"

-> - Foto: WEB

Com o repentino crescimento de José Serra nas pesquisas eleitorais, visivelmente comprovado por conta do claro aumento da aceitação popular que o candidato vem experimentando, e diante do pífio comportamento de Dilma Rousseff no último debate entre candidato, realizado pela BAND, quando a candidata de Lulla mais parecia um daqueles alunos que não estudam suficientemente a lição, e ficam "tatibitate" diante de qualquer "perguntinha besta" feita pelo professor, a petralhada está começando a entrar em pânico.
Não é pra menos! Já pensou se esse magote de "aspones oficiais", depois de tantos anos mamando nas tetas do Governo, tiverem de trabalhar, como faz qualquer brasileiro, para garantir o próprio sustento. Vai ser o caos! Afinal, é sabido que a maioria desses "pelegos" que ficam orbitando em torno do Poder, assim como fazem as mariposas ao redor da luz, por terem sido desde sempre "militantes profissionais", nunca foram muito chegados ao "batente verdadeiro", do tipo que, ao invés de ser garantido por apadrinhamento político, no qual o sujeito finge que trabalha, enquanto dedica 100% do seu tempo às atividades político-eleitorais, seja obtido através de uma disputa justa com outros candidatos, e que exija competência, capacitação técnica, cumprimento de horário, etc, etc, etc. Pense no que vai ter de esquerdopata desempregado, perdido feito barata tonta, correndo atrás do prejuízo, na ânsia de conseguir uma "boquinha" em alguns desses governos estaduais e/ou municipais que permaneçam nas mãos dos "cupinchas".
brasilwiki

Presidente da TAP chamado ao Parlamento


A comissão parlamentar de Obras Públicas aprovou hoje a audição urgente de Fernando Pinto, para discutir o modelo de negócio e o futuro da transportadora área.

O requerimento apresentado pelo CDS, hoje aprovado por unanimidade, refere que a Parpública - empresa estatal que detém a totalidade do grupo TAP - já tinha publicamente referido num relatório divulgado em Agosto que "os capitais da empresa eram 306,8 milhões de euros negativos", uma situação que o PP classifica como "insustentável do ponto de vista financeiro".

"Uma recente declaração oficial do Ministério das Finanças sublinhava que `o aumento de capital, necessário para acorrer à regularização dos capitais do grupo, só poderá efectuar-se com recurso à entrada de novos sócios privados, ou pela integral privatização da empresa, em conformidade com a legislação e regulamentos da União Europeia´", destaca ainda o documento.

Em declarações à Agência Lusa, o deputado democrata cristão Hélder Amaral destacou ainda que existe "uma mudança significativa no sector" na sequência do acordo de fusão entre a Ibéria e a British Airways, que "dificilmente será positivo para a TAP".

"As questões relacionadas com a TAP, quer do ponto de vista do seu modelo de negócio, quer no que diz respeito às constantes e permanentes dúvidas sobre o seu futuro, tornam-se de urgente discussão", refere o documento.

economico

Poderosa: Claudia Leitte compra jatinho de R$ 3,5 milhões

FAMOSIDADES


RIO DE JANEIRO - Claudia Leitte está com tudo. A loura acabou de comprar um jatinho executivo de valor estimado em R$ 3,5 milhões.

Tal como Ivete Sangalo, Claudinha comprou o “mimo” para facilitar o translado para seus shows por todo país, a ajudando, assim, a cumprir sua agenda de compromissos.

Ela optou por um modelo Phenom, fabricado pela Embraer, que tem capacidade para transportar quatro passageiros e dois tripulantes. Já Ivete tem um modelo Citation SII, do mesmo fabricante. Poderosas, né?

msn

Agência americana faz alerta sobre transporte de bateria de lítio em aviões

Bateria de lítio costumas ser usadas em equipamentos eletrônicos portáteis

As agência da aviação dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira um comunicado alertando para o perigo de se transportar baterias de lítio em aviões de carga.

Segundo a Autoridade Federal de Aviação (FAA, na sigla inglês), as baterias são sensíveis ao calor e podem provocar um incêndio se submetidas a aumentos bruscos de temperaturas.

Esse tipo de bateria costuma ser usado em equipamentos eletrônicos portáteis, como notebooks, celulares e tocadores de MP3.

A advertência, no entanto, não se aplica a baterias carregadas por passageiros - já é proibido carregar grandes quantidades dessa barreira em aviões de linha.

Acidente em Dubai

A FAA afirmou ainda que o Boeing 747 que caiu em Dubai em setembro carregava um grande número de baterias de lítio.

"Investigações sobre o acidente ainda estão em curso, mas acreditamos ser prudente informar os operadores sobre esse fato", afirmou o órgão no comunicado.

"Containeres de metal não foram construídos para resistir um incêndio provocado por lítio", alertou a agência.

A agência de aviação americana quer que empresas de transporte aéreo adotem medidas de segurança mais rígidas durante o transporte de baterias de lítio e garantam que elas estão armazenadas em locais resistente ao fogo.

O departamento de Transporte dos Estados Unidos já propôs uma lei para reduzir o risco de incêndio provocado por essas baterias.

o globo

RAM confirma aquisição de cinco Boeing 787

Bandeira do Marrocos
Bandeira do Marrocos

Casablanca - A companhia Royal Air Maroc (RAM) e a sociedade Boeing confirmaram hoje (terça-feira) a aquisição de cinco aviões Boeing 787 Dreamliner, mas nenhuma data de entrega foi precisada.

"Após os adiamentos de entrega dos B787 Dreamliner encomendados pela RAM e devido dificuldades de montagem dos primeiros aparelhos (...), as partes (RAM e Boeing) chegaram a um acordo que define um novo calendário de entrega", segundo um comunicado da RAM publicado terça-feira.

Nenhuma data de entrega dos cinco aviões da RAM foi precisada.

A RAM possui uma frota de 44 aparelhos incluindo os ligados à sua sucursal charters Atlas Blue, de acordo com os responsáveis da companhia marroquina.

angola press

Os pilotos (e os comissários) sumiram




Mercado aquecido e escassez de mão de obra disponível provocam uma dança das cadeiras entre os profissionais das empresas aéreas.


RIO - A explosão da demanda no transporte aéreo no Brasil está gerando uma acirrada disputa entre as empresas por tripulação para seus novos voos, lançados quase semanalmente. Com o crescimento da necessidade de contratações, comissários, copilotos e comandantes entraram em uma verdadeira dança das cadeiras, migrando de uma companhia para outra em busca de melhores salários e benefícios.

Só no último mês, cerca de 60 comissários debandaram da Gol em direção à TAM, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). "As pessoas vão para a TAM, onde há possibilidade de fazer voos internacionais e obter melhores salários", afirma o presidente da entidade, Gelson Fochesato.

Desde o início do ano, a TAM admitiu 950 aeronautas, dos quais mais de 750 são comissários. Já a Gol contratou 183 copilotos e 501 comissários até agora, ante 43 e 59 em todo o ano passado, respectivamente.

As companhias de menor porte, que têm tomado mercado das duas líderes, também estão engordando os números de contratação no setor. A regional Trip planeja chegar ao fim do ano com 183 novos copilotos e comandantes, 60 a mais do que o total incorporado no ano passado. A Azul, a três meses do fim do ano, já repetiu as 43 admissões de comandantes de 2009. O número de copilotos que ingressaram na companhia cresceu de 69 para 78, e o de comissários saltou de 173 para 241.

Para o presidente da Azul, Pedro Janot, a disputa por profissionais é resultado não só do número cada vez maior de brasileiros que viajam de avião, mas também da maior concorrência no setor - acirrada, inclusive, pela criação da própria companhia. Fundada há menos de dois anos, hoje a Azul já detém 6% de participação no mercado. "De um mercado estático, em que havia duas companhias, estamos entrando em um mercado dinâmico", disse.

No chão

A migração de aeronautas entre companhias ficou evidente no fim do mês passado, quando quase metade dos voos da Webjet não pôde decolar por insuficiência de tripulantes. Um dos motivos foi a saída de pilotos da empresa - a quarta maior do País - para trabalhar na TAM e na Gol. "Isso acontece por conta dos salários pagos na Webjet. O mercado está aquecido, concorrentes estão pagando mais e oferecendo melhores condições de trabalho", disse a diretora do SNA, Graziella Baggio.

O vice-presidente de operações da companhia, Fernando Sporleder, atribuiu os cancelamentos do mês passado a um problema pontual: uma falha no simulador usado para treinar os pilotos. Diante do imprevisto, segundo o Estado apurou, a empresa não conseguiu formar funcionários recém-contratados no mesmo ritmo em que perdia pilotos para a concorrência. Sporleder afirma que a empresa não será atingida novamente pela falta de aeronautas. "Não vejo grandes problemas, pois estamos no topo da pirâmide", declarou, em meio à crise de imagem causada pelos cancelamentos em série. "Buscamos tripulantes nas companhias regionais, de táxi aéreo e de aviação executiva. Essa base é muito grande."

O executivo informou que a empresa já começou a se preparar para que não faltem tripulantes no ano que vem. "Estamos contratando mais uma turma de 20 copilotos, que começa no dia 18 de novembro, para atender ao crescimento esperado para o primeiro trimestre de 2011", disse Sporleder.

Já Leonard Grant, diretor de operações e treinamento da TAM, admite que o problema da migração de profissionais não é exclusividade das pequenas empresas. "Perdemos muitos copilotos eficientes este ano para outras empresas, que ofereceram promoções mais rápidas. Aqui, eles seriam promovidos a comandantes em dois anos. Na concorrência, a promessa é de que seriam promovidos em seis meses", afirmou. Segundo ele, a Azul foi o principal destino desses aeronautas.

A companhia aérea de David Neeleman também garimpou pilotos brasileiros que estavam em empresas estrangeiras. Muitos profissionais da Varig, Transbrasil e Vasp foram trabalhar no exterior quando essas companhias começaram a entrar em declínio. Desde o início do ano, a Azul repatriou 50 aeronautas. "Quem foi voar lá fora não saiu do País por aventura. Foi por falta de oportunidades aqui. Agora, temos a possibilidade de trazer pilotos altamente experientes de volta para casa", disse o vice-presidente técnico operacional da companhia, Miguel Dau.

Disputa

Parte da disputa pesada pelos profissionais pode ser explicada pela rápida mudança no cenário econômico do País. A crise financeira internacional forçou as empresas a diminuir o ritmo das contratações. "O número de admissões do segundo semestre de 2008 até o fim de 2009 foi muito baixo", diz Leonard Grant, da TAM. "Ao mesmo tempo, como o tripulante é um funcionário caro, a tendência é trabalhar sem excessos", complementou.

Com os quadros enxutos e em meio à retomada da economia neste ano, as empresas tiveram de dar início a uma caça aos profissionais já treinados e prontos para trabalhar. "Com a volta do crescimento do setor, as empresas aéreas passaram a receber novas aeronaves ou a aumentar a utilização dos aviões que já possuíam", diz Grant.

O outro lado

Se para as empresas do setor a expansão do mercado doméstico de aviação traz o revés da disputa por mão de obra qualificada, para os profissionais recém-formados, claro, o cenário não poderia ser melhor. Esse é o caso do comissário Demitrius de Morais, chamado pela TAM para uma entrevista apenas cinco dias após cadastrar o currículo no site da empresa.

"Não esperava que fosse tão rápido", comentou o profissional, que foi contratado em maio. Esse é seu primeiro emprego como comissário. Antes de começar a voar, no início do mês passado, Morais passou por um período de treinamento dentro da TAM.

estadão

Farmácia do Aeroporto de Viracopos é interditada por venda de remédios contrabandeados e falsos

SÃO PAULO - Uma farmácia do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi interditada nesta segunda-feira por vende de medicamentos falsos e contrabandeados. A apreensão foi feita em fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal.

Foram apreendidos cem cartuchos falsos de remédio para impotência sexual, como Viagra e Cialis, anabolizantes, além de outros medicamentos contrabandeados da Argentina. O local não tinha autorização para vender remédios de uso controlado, como antidepressivos, mas realizava a venda.

Reprodução de imagem EPTV/Afiliada TV Globo
A PF e a agência também encontraram escondidas no forro da farmácia várias caixas de Sibutramina, remédio controlado para emagrecimento.

O dono do estabelecimento foi preso em flagrante e encaminhado para a cadeia anexa do Segundo Distrito Policial de Campinas. Além de tráfico de entorpecentes, o proprietário deve responder por venda de remédio falso. Se condenado, ele pode pegar 15 anos de prisão e pagar multa de R$ 1,5 milhão.

O local ficará lacrado até que a situação seja normalizada. A Anvisa deve pedir a cassação da licença de funcionamento para a Infraero, responsável pelos aeroportos brasileiros.

o globo


Receita lança sistema para combater fraudes com encomendas aéreas

Foto: DivulgaçãoA Receita Federal implementará na próxima quinta-feira mais uma etapa do processo de informatização do sistema de controle online da movimentação e do despacho aduaneiro de encomendas aéreas, as chamadas remessas expressas. A solenidade será às 11h, no auditório da Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e contará com a presença do secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo.

A expectativa é que o sistema passe a ser integrado a outros de vários órgãos fiscalizadores do governo federal, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura.

As mudanças fazem parte de um projeto da Receita Federal que tem o objetivo de aproveitar melhor o transporte aéreo expresso, muito utilizado no mundo. Para que ele cresça ainda mais, a Receita acredita que é necessário um maior controle por meio da informatização.

Outras medidas nesse mesmo sentido já foram anunciadas, como a criação do Centro Nacional de Cães de Faro, que adestra animais para a identificação de drogas e moedas. Outra iniciativa é o uso de scanners em massa para classificar melhor as mercadorias.

Até pouco tempo as informações sobre as transações eram registradas em formulário de papel. O novo método permite à Receita se antecipar no processo de fiscalização das mercadorias.

srzd

Esquadrilha da Fumaça dá show de acrobacias em Lages e homenageia capitão

Apresentação foi a primeira na cidade após acidente que matou Anderson Amaro Fernandes.


Um coração foi desenhado no céu em memória do capitão morto em queda de aeronave em 2 de abril.


Um show de manobras radicais e um momento de homenagem e emoção no céu. Assim foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça nesta segunda-feira no Aeroporto de Lages. Em uma tarde de tempo aberto, com o sol brilhando para uma multidão, sete aviões levantaram voo para fazer as acrobacias, às 16h.

Durante 40 minutos, os pilotos mostraram habilidade sob os olhares atentos do público, a maioria em clima família, com crianças, adultos e idosos acompanhando cada manobra. Em uma delas, um coração foi desenhado em homenagem ao Capitão Anderson Amaro Fernandes, 34 anos, que morreu em uma queda durante uma apresentação em Lages, em 2 de abril. Uma frase no céu dizia: show continua. O momento foi de comoção e aplausos.

Esta foi a segunda apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Santa Catarina após o acidente. A primeira foi no sábado, na Base Aérea de Florianópolis.

o acidente

diário catarinense

o outro lado - Milhas da TAM



A TAM afirma que não houve quebra de contrato em seu programa de milhas, ao contrário do que disse, aqui no site, um brasileiro vip que participa do plano de fidelidade da voadora.

"O TAM Fidelidade continua disponibilizando bilhetes-prêmio para a Europa e EUA com o mesmo número de pontos utilizados anteriormente", garante a empresa. "O que foi lançado recentemente foi a opção de novas classes para o resgate de bilhetes-prêmio. Uma dessas classes, inclusive, sem restrição de assentos para resgate com pontos."

ancelmo.com

Inflação das milhas



A TAM aumentou em mais de 200% o número de milhas exigidas para troca por passagens.

Uma perna para a Europa em classe executiva, por exemplo, saía por 50 mil milhas para os bacanas. Agora, sai, acredite, por 180 mil. Parece quebra de contrato com a clientela de seu programa de fidelidade. E é.

ancelmo.com

VÍDEO: Processo de fabricação do caça Super Hornet

Interessado em saber como é fabricado um caça multimissão Super Hornet desde o início? O vídeo acima mostra em “time lapse” todo processo de fabricação e montagem de um caça F/A-18F Super Hornet, mais precisamente o primeiro exemplar da Real Força Aérea Australiana, na unidade da Boeing em St. Louis, Missouri. A Real Força Aérea Australiana (RAAF) já recebeu 12 desses caças, e recentemente, a primeira aeronave F/A-18F Super Hornet do segundo lote da RAAF, já preparada para poder ser convertida para guerra eletrônica, realizou o primeiro voo.


cavok

NOTA OFICIAL DA FAB - ACIDENTE COM PLANADAOR DA AFA
























O Comando da Aeronáutica lamenta informar que o Cadete Aviador Gabriel Blanco Vázquez foi encontrado sem sinais vitais, às 10h15 de hoje (10 de outubro), em um local próximo à área de instrução do Clube de Voo-a-Vela da Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga (SP).

O Cadete Blanco foi avistado por um observador que estava a bordo do Helicóptero H-50 Esquilo. Equipes de resgate seguiram por terra e confirmaram a localização. A Polícia Civil realizará a perícia no local em que ele foi encontrado.

Brasília, 10 de outubro de 2010.

Marcelo Kanitz Damasceno - Coronel Aviador
Chefe Interino do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


Aeronave similarfonte/AFA / CECOMSAER
ifr online

13 de Outubro de 1948 – Aviões de passageiros passam a ter televisão a bordo



Nos aviões que fazem a carreira entre Chicago e Washington foram instalados aparelhos de televisão para distrair os passageiros durante a viagem. A Companhia de Aviação projecta tornar o serviço extensivo a todas as suas linhas.
Fonte: Diário de Notícias n.º 29692, de 14-10-1948, p. 1

A Televisão nos aviões é hoje vulgaríssima. No entanto, em 1948, era uma grande inovação. Por essa altura, os lares portugueses não sequer tinham aparelhos de TV. Os primeiros programas televisivos surgiriam nove anos mais tarde, em 1957.
abaciente

Passageiro obeso deve ser indenizado pela Gol


Um passageiro obeso exposto a constrangimento antes do vôo deverá ser indenizado. O 4º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a Gol Linhas Aéreas S.A. ao pagamento de R$ 6 mil por danos morais.

Segundo o passageiro, o uso de extensores para o ajustar o cinto de segurança, fez com ele que sentisse discriminado pelos tripulantes. Ainda durante o vôo, ele afirmou que assim que chegasse a Brasília tomaria providências contra o tratamento que recebeu. Segundo ele, um despachante começou a exigir, em alto tom, que ele dissesse o que pretendia fazer. Ao final da discussão, o comandante da aeronave solicitou a agentes da Polícia Federal que o homem fosse retirado. As testemunhas ouvidas informaram que o passageiro falava em tom normal e que ele teria sido submetido à situação vexatória.

De acordo com a sentença, "não foi demonstrado nenhum motivo de segurança que justificasse a retirada do passageiro da aeronave com uso de força policial". Além disso, a situação de constrangimento à qual foi exposto o homem decorreu tanto do tom de voz empregado pela funcionária da Gol quanto pela retirada dele pela Polícia Federal.

Tentativa de solução
O problema não está somente no comprimento dos cintos de segurança. Um estudo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostrou que a distância atual dos bancos é inadequada e põe em risco a segurança, a saúde e até a vida dos passageiros. A falta de espaço, dizem especialistas, fere o Código de Defesa do Consumidor.

No último dia 27 de setembro, a promotora de Justiça Ana Beatriz Pereira de Souza Frontini, da Promotoria do Consumidor da Capital, ajuizou Ação Civil Pública contra a Gol. A iniciativa ocorreu depois de uma tentativa frustrada de celebrar um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) com a Gol para solucionar o problema. Porém, a empresa não quis assinar o acordo. O órgão já concluiu os inquéritos civis que apuram problemas de espaçamento na Gol e também na TAM.

A indenização pedida na ação é de R$ 50 milhões. O valor diz respeito aos danos morais coletivos. A ação requer, ainda, que os próximos modelos de aeronaves sejam obrigatoriamente produzidos conforme o padrão de espaçamento determinado pelo Tac.

Em agosto, outra Ação Civil Pública foi ajuizada, mas contra a TAM. A empresa, assim como a Gol, não aceitou o acordo. A apuração do Ministério Público recaiu sobre as duas porque elas, juntas, detêm quase 90% do mercado. Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ-DF.

Número do processo: 2009.01.1.195178-4

conjur

AVIÕES EXPERIMENTAIS - Diversão por conta e risco


Aeronaves como ultraleves não passam testes rigorosos e são mais baratas. Mas é preciso atenção às normas de segurança

Que tal comprar ou providenciar a fabricação de um pequeno avião ou ultraleve, as chamadas aeronaves experimentais, para se divertir em voos em áreas livres perto de casa ou num aeroclube?

Esse sonho de crianças e adultos não precisa obedecer regras tão rígidas da aviação comercial como acontece com os aviões homologados. Mas a brincadeira exige conhecimento técnico, obrigações e cuidados para evitar incidentes que podem terminar em tragédias como a ocorrida em agosto, em Imbituba, quando um ultraleve caiu e o piloto morreu.

De acordo com o diretor-técnico do Aeroclube de Santa Catarina, Luís Adauto Costa, 56 anos, piloto há 38 anos, o avião experimental se caracteriza pela flexibilidade na montagem ou fabricação. O modelo pode ser feito ao gosto do cliente que faz a encomenda.

– Essas aeronaves são diferentes dos aviões convencionais homologados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que seguem rigorosos procedimentos de avaliação e manutenção desde a projeção até o restante da sua vida útil. Por ser experimental tudo fica por conta e risco do usuário – explica Costa.

O dono do avião não precisa de brevê, a “habilitação” para pilotar aeronaves homologadas na Anac, mas deve solicitar uma licença especial em uma escola de aviação civil.

Para que o avião tenha uma condição legal, com informações oficiais como procedência, nome do proprietário e data de fabricação, é preciso um registro formal na Anac. O órgão regulador da aviação no Brasil, porém, não concede qualquer certificação a aeronave e eventuais acidentes ou danos a terceiros ficam por conta e risco do piloto e proprietário.

Nos últimos meses dois acidentes graves aconteceram com aeronaves desse tipo em SC. O mais agrave aconteceu em agosto, na cidade de Imbituba e causou a morte do vice-presidente do Aeroclube de Santa Catarina, Edison Corrêa, de 67 anos.

Ele fazia testes em um avião construído havia cerca de um mês quando caiu na varanda de uma casa. Em 19 de setembro um outro ultraleve caiu sobre uma casa em Blumenau, mas o impacto não foi violento e o piloto Jener Clóvis Pinto não sofreu ferimentos.
diário catarinense

AVIÕES EXPERIMENTAIS - O que difere um avião experimental de um avião homologado pela Anac?


Modelos a partir de R$ 40 mil

O que difere um avião experimental de um avião homologado pela Anac? Os homologados, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Aviação Experimental com sede em Goiânia (GO), Marco Antônio Sperb, são submetidos a rigorosos e sucessivos testes, que tornam o custo final da aeronave caríssimo.

– O modelo experimental não precisa desses procedimentos e por isso se torna mais barato. É, portanto, o modelo de aviação que mais cresce no mundo - explica Sperb, professor de física da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Um avião experimental pode custar a partir de R$ 40 mil (modelo básico, usado) até mais de R$ 1 milhão. Segundo Sperb, esse tipo de aviação é segura e eventuais acidentes ocorrem por conta de falhas, que atingem qualquer meio de transporte.

– Existe uma máxima que diz o seguinte: decolar é opcional, mas aterrisar é obrigação. Então, se tiver em dúvida, não decole. Além do mais, a fabricação é avalisada por engenheiros e mecânicos qualificados. Isso significa confiança e segurança.
diário catarinense

Parentes de vítimas de voo 447 vão a Paris pedir retomada de buscas do avião


SÃO PAULO - O presidente da Associação das Famílias das Vítimas do Voo 447 da Air France, Nelson Marinho, vai defender em Paris, no dia 5 de novembro, a retomada das buscas dos destroços do Airbus A330, que desapareceu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio do ano passado. O avião seguia do Rio de Janeiro para Paris. No acidente, morreram 228 pessoas.

Três buscas foram feitas depois do acidente, mas não foram encontradas peças, nem as caixas-pretas da aeronave. Entre os 50 corpos encontrados nas buscas, 20 eram de brasileiros. No voo, havia brasileiros, franceses, alemães, italianos e passageiros de outras nacionalidades.

Marinho diz que, depois do acidente, houve mais seis quedas de Airbus, o que "mostra que esse modelo de avião tem problemas técnicos sérios". Especialistas sempre pediram à companhia a troca dos sensores de velocidade (os pitots), mas, em vez de fazer isso, a companhia apenas emitia recomendações aos pilotos, afirma Marinho.

Em novembro do ano passado, o piloto de um desses aviões "teve sérios problemas no mesmo lugar onde ocorreu o acidente com o voo 447, mas conseguiu chegar a Paris com dificuldade", lembrou o presidente da associação. Segundo ele, os passageiros vomitaram e sujaram muito o avião.

Para Marinho, o piloto dessa aeronave "é uma caixa-preta em movimento", que pode testemunhar o que aconteceu, o que servirá de experiência para as investigações em torno do voo 447. No entanto, o governo da França não se interessou por isso, acrescentou.

Na opinião de Marinho, quando esse incidente ocorreu, deveriam ter sido requisitadas as caixas-pretas do avião, para que se pudesse investigar melhor os problemas do Airbus, embora, à primeira vista, o acidente com o voo 447 tenha sido causado pelo mau funcionamento dos pitots.

Na França, Marinho e integrantes de associações de outros países, que pleiteiam indenização para os parentes das vítimas do voo, vão se reunir com dirigentes do Departamento de Transportes da França, órgão semelhante à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na ocasião, ele espera tomar conhecimento de providências que tenham sido tomadas pelo governo francês para reiniciar as buscas de destroços do aparelho, o que depende de recursos que devem ser liberados pelo Ministério da Fazenda daquele país.

Em entrevista à Agência Brasil, Marinho ressaltou que o objetivo da entidade é lutar para que os passageiros do transporte aéreo contem com voos mais seguros. "Para isso, é preciso despertar o senso de responsabilidade dos governos e das companhias aéreas", afirmou. Segundo ele, o órgão de investigação francês, o Ministério dos Transportes, "não decidiu, nem apurou nada até agora sobre as causas do acidente com a aeronave A330".

Marinho considerou estranho o fato de, nas três buscas feitas, não terem sido encontradas peças do aparelho acidentado. "As turbinas, por exemplo, têm o tamanho de uma casa e não se desfazem, porque são de aço. E há outras peças da fuselagem que deveriam ter sido achadas, pois hoje é possível chegar ao fundo do mar com modernos submarinos nucleares". Ele lembrou o caso do avião de uma companhia norte-americana que perdeu uma porta em pleno voo, a qual foi encontrada depois no oceano a grande profundidade.

A rota Rio-Paris é feita também com aviões da Boeing, que usam tecnologia alternativa para superar emergências. Por isso, Marinho disse que evita viajar em Airbus. Segundo ele, os pitots são equipamentos caros e três unidades funcionam junto com os computadores dos aviões. Por isso, a Air France não faz a substituição com facilidade, afirmou. No ano passado, houve ameaça de greve dos pilotos da companhia, o que levou a empresa a substituir duas unidades dos pitots em cada aeronave.

Em setembro, a Justiça francesa determinou o pagamento de indenização à família de uma aeromoça do voo 447. Com isso, entendem Marinho e também o secretário-geral da Associação Brasileira de Parentes das Vítimas de Acidentes Aéreos, Christophe Haddad, abriu-se jurisprudência para que parentes dos demais passageiros consigam esse benefício. Diversas associações criadas no Brasil, na França, na Alemanha e nos Estados Unidos trabalham por essa causa. A presidente de uma dessas entidades, criada em Paris, está abrigando nove órfãos de passageiros franceses que desapareceram na queda do Airbus, informou Marinho.

estadão

Português impede incidente no ar e salva voo Moscovo-Londres


Homem drogado ameaçou pessoas e chegou a querer abrir porta de emergência. Avião teve de ser desviado para Amesterdam


Foi um incidente ocasional que transformou um português num autêntico herói. Aconteceu em Janeiro, mas só agora Paulo Inácio sentiu segurança para revelar a história. Só ele conseguiu enfrentar aquele homem drogado que assediou, assustou e agrediu pessoas, para além de ter tentado abrir a porta de emergência em pleno voo.

A viagem de Moscovo para Londres, pela companhia aérea «bmi», tinha começado há poucos instantes quando a tripulação decidiu retirar da classe executiva um homem por alegadamente ter «assediado uma mulher», segundo conta Paulo ao tvi24.pt.

«Dirigiram-no para a classe económica, mas ele resistiu, encostou-se às cortinas e recusou-se a sair dali. Foram ligadas as luzes de turbulência, houve gritos e o homem a andar freneticamente no corredor», frisou, acrescentando que com este movimento um bebé acabou por ser atingido e começou a chorar, aumentado a confusão.

O homem, «claramente drogado e muito alterado», atacou pessoas, mas ninguém, para além da tripulação, quis meter-se no assunto, porque simplesmente «não queriam arranjar problemas caso o aleijassem, pois poderiam ser processados mais tarde».

Impaciente e perante a inércia geral, o português decidiu ajudar os assistentes de bordo e manietou o indivíduo, algemando-o e prendendo-o com cintos de segurança. «Bloqueei-o com a perna e esforcei-me por não fazê-lo sangrar, porque não queria ter mais problemas. Ele cuspiu-me até não ter mais saliva», acrescenta Paulo Inácio, que assim manteve o estado das coisas até que o avião aterrou de emergência no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão.

«Ele falava inglês, mas pareceu-me americano. Quando chegámos à Holanda vieram buscá-lo dois polícias à civil e dois paramilitares, que o levaram para a prisão», revela o português, agora mais aliviado e sem aquela dúvida de que alguém poderia ir atrás dele para o processar ou fazer mal: «Confesso que não contei isto mais cedo por receio, mas agora já passou bastante tempo».

Paulo Inácio tem 39 anos e nunca tinha passado por algo semelhante. É natural da Senhora da Hora e trabalha em Inglaterra como gestor de projecto, sendo formado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP.

Após este feito heróico, a companhia aérea «bmi» ofereceu-lhe uma garrafa de champanhe de dois litros e uma viagem, que Paulo ofereceu à namorada. A notícia teve destaque na Rússia, mas em Inglaterra foi «abafada», embora subsistam relatos na Internet link externo.

tvi24

Avião bate contra montanha perto de Cabul


Todos os passageiros a bordo da aeronave morreram, apontam relatos oficiais


Um avião de carga bateu contra as montanhas a leste da capital do Afeganistão, Cabul, nesta terça-feira, 12. Relatos oficiais indicam que toda a tripulação morreu. Seriam de sete a oito vítimas, informam fontes oficiais.

A aeronave partiu do campo aéreo de Bagram quando caiu a leste da capital por volta das 20h (horário local), disse o diretor do Aeroporto de Cabul, Mohammad Yaqub Rassuli, à Associated Press.

Rassuli disse que os oito tripulantes são tidos como mortos. O avião carregava suprimentos para as forças da Otan no país, disse Rassuli.

A causa do acidente ainda não é conhecida. O tempo estava bom no começo desta terça-feira, 12.

A Otan disse que o acidente ocorreu a cerca de 30 quilômetros a oeste do Aeroporto Internacional de Cabul.

"Nós ainda temos esperança de encontrar sobreviventes", disse o porta-voz da Otan James Judge. "Nós ainda estamos procurando."

Antes, a Organização tinha indicado que o avião era um L-100 Hércules, o civil equivalente ao militar C-130. O avião não era parte da frota da Otan, disse a aliança.

Bagram é a principal base militar dos Estados Unidos no Afeganistão.

Em maio, um avião de passageiros operado pela Pamir Airways, empresa afegã privada, bateu enquanto viajava de Kunduz para a capital. Todos os 44 passageiros do avião morreram.

estadão

Avião faz pouso para atendimento de emergência no aeroporto JK


Uma aeronave da empresa aérea Gol solicitou prioridade de pouso na manhã desta terça-feira (12/10) no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek. Segundo informações da Infraero, uma mulher passou mal durante o voo 1131, que ia de Manaus (AM) para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O serviço médico da Infraero, que já estava posicionado no local, prestou os primeiros socorros à passageira assim que a aeronave pousou.

Em nota, a Gol esclareceu que a mulher desmaiou já na etapa final da viagem e destacou que a aterrissagem estava programada para acontecer em Brasília. O procedimento transcorreu normalmente e no horário previsto. A cliente, que já havia sido atendida a bordo por um médico, foi desembarcada, encaminhada a um posto de saúde e passa bem. Ela deve embarcar em outro voo para São Paulo ainda nesta manhã.
correio braziliense

Aberta só para pousos e decolagens

RSC­–471 > PILOTO APROVEITA TRECHO INACABADO EM VERA CRUZ PARA CARREGAR AVIÃO COM ARROZ.



avião fez cinco pousos e decolagens na manhã de ontem. Em cada operação, trânsito de caminhões foi suspenso.


Enquanto os 20,7 quilômetros do lote 3 da RSC–471 não são concluídos e liberados para o tráfego, pelo menos dois pontos da rodovia estão virando locais de pouso e decolagem de avião agrícola no interior de Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. Sem ter como utilizar as pistas de terra que ficam perto das lavouras, ainda embarradas por causa das chuvas dos últimos dias, um piloto agrícola vem utilizando a 471 para parar o avião e carregá-lo com semente do arroz pré-germinado semeado na região.

Na manhã de ontem, foram cinco pousos e decolagens em uma reta de pouco mais de um quilômetro entre as rótulas da RSC–471 com a Rua Marechal Rondon e o acesso à Linha Fundinho. O trecho está com o asfalto pronto. A cada movimentação do Cessna da Agrigel Aeroagrícola, de Santa Cruz, o trânsito de caminhões e máquinas da empreiteira que está construindo a rodovia era suspenso. A operação foi rápida e garantiu o plantio de pelo menos 15 hectares de arroz na localidade de Rebentona.

O arrozeiro Fernando Butzke Neto explica que a opção pela semeadura de avião é justificada pela agilidade e redução de custos. O uso da rodovia facilitou o transporte da semente. “No ano passado perdemos tudo por causa da enchente e agora não conseguimos crédito no banco. Não temos como pagar antes da colheita e, sem dinheiro, a saída é cortar gastos”, afirma. Para agilizar o carregamento do avião, Butzke contou com a ajuda de vizinhos.

O coordenador da Agrigel Aeroagrícola, Adriano Machado, diz que como a rodovia ainda não está liberada para carros e caminhões não há impedimento legal para a operação. “Informamos a construtora e tomamos todos os cuidados necessários. Costumamos utilizar as pistas de terra perto das lavouras, mas por causa da chuva dos últimos dias não tivemos como. E a semente precisava ser semeada, sob pena de se perder e aumentar o prejuízo dos arrozeiros.”

Além do trecho do interior de Vera Cruz, um ponto da rodovia em Santa Cruz – perto do acesso ao autódromo internacional – também foi utilizado para pouso e decolagem do Cessna. Machado conta que na semana passada choveu antes do previsto e a empresa ainda tinha produto para semear. “A saída foi pousar e decolar usando uma reta da rodovia. São casos de extrema necessidade e que não oferecem riscos”, garante.



VAI ATRASAR

Ainda nesta semana o lote 3 da rodovia deveria ser liberado para o trânsito entre a RSC–287 e a BR–471, mas não ficará pronto a tempo. A previsão da Construtora Conterra, de terminar o trabalho até o dia 15, foi revista devido à falta de material para a conclusão da base para asfalto. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) calcula que o atraso será de pouco mais de 30 dias.

A maior parte dos 20,7 quilômetros do lote entre Vera Cruz e Santa Cruz está pavimentada. Partindo do entroncamento com a BR, no CTG Laço Velho, é possível rodar por pelo menos 14 quilômetros de asfalto em perfeitas condições. O trecho mais atrasado é o que parte das proximidades do viaduto sobre a RSC–287. Próximo dali, as equipes trabalhavam ontem na pavimentação de mais de um quilômetro. No trevo, já sob responsabilidade da OAS, construtora do lote 2, falta apenas a última camada de asfalto.

BASE ainda está incompleta perto do viaduto para Linha Henrique D’Ávila


ASFALTAMENTO segue no trecho nas proximidades do viaduto sobre a 287


gazeta do sul

Fumaça causa pânico e evacua avião da Air France em Roma


Passageiros do voo AF 1905 da Air France passaram por momentos de pânico no final da tarde desta segunda-feira em Roma (horário local). A aeronave, que deveria sair da capital italiana com destino a Paris, teve problemas técnicos e não decolou. Brasileiros que haviam embarcado e estavam na pista aguardando a decolagem relataram ter visto duas colunas de fumaça na parte externa do avião - com intervalos de 15 minutos entre ambas. No voo estavam Sibele e Giovanna Amaral, esposa e filha do jogador da seleção brasileira de vôlei, Dante Amaral. Ambas acompanhavam o atleta no Mundial de Volei vencido pelo Brasil em Roma.

O voo deveria ter partido às 18h (horário local), mas atrasou, o que forçou os passageiros a ficarem dentro da aeronave por cerca de uma hora. Ao iniciar os procedimentos de decolagem, a aeronave teria apresentado problemas mecânicos e "soltado fumaça", conforme relatou o brasileiro Durval Wanderbruck, psicólogo que estava dentro da aeronave aguardando pela partida. "Cerca de 20 minutos depois, vi outra fumaça", descreveu. "Uma senhora francesa se levantou e começou a gritar, o que desencadeou uma onda de pânico. Mesmo assim, ficamos trancados lá dentro por mais 20 minutos", disse outra passageira que preferiu não se identificar.

No voo havia muitos brasileiros que fariam escala em Paris antes de ir para São Paulo. Por volta das 21h (16h de Brasília), os passageiros faziam fila no aeroporto Leonardo da Vinci (Fiumicino) em busca de informações sobre novos voos. A expectativa é que muitos passem a noite em Roma e sejam remanejados a partir desta terça-feira.

Dante havia embarcado em um voo da Alitalia com toda a delegação brasileira com destino a São Paulo. Sibele e Giovanna passariam dois dias em Paris.

A Air France em Paris confirmou que, durante a decolagem, uma das turbinas não funcionou e o voo precisou ser cancelado em função disso. Os passageiros serão acomodados em outro voo da Air France nesta terça-feira.

terra