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quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Easyjet e Ryanair abrem o ano de 2010 com 200 rotas


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Scanner em aeroportos será um problema para judeu praticante

Os scanners corporais que inúmeros países europeus estudam instalar nos aeroportos podem criar um sério problema para os judeus praticantes, que seguem as leis da tzniut (modéstia) e por isso não podem mostrar seus corpos.

As autoridades rabínicas de Israel não emitiram ainda uma determinação definitiva sobre os scanners, mas o Centro Rabínico da Europa já alertou que a medida viola os direitos das mulheres judias ao "comprometer" o recato que devem observar.

Segundo explicou à Agência Efe em Jerusalém o rabino Ken Spiro, "tudo depende da nitidez da imagem oferecida pelos scanners e de quem estiver olhando".

"Para as mulheres judias, todas elas e não só as ultra-ortodoxas, é importante proteger seu pudor", indicou este rabino.

Em geral, as leis de modéstia proíbem a exibição do corpo "acima dos joelhos, nem acima do ombro, nem abaixo da linha do pescoço. E, no caso das mulheres casadas, o cabelo também não deve ficar à mostra".

Conforme Spiro, próximo às correntes ultra-ortodoxas, se a imagem do scanner for muito detalhada "parte das judias poderiam preferir ser revistadas em local reservado e, inclusive, poderiam evitar esses aeroportos".

O debate ainda está aberto e os fiéis deverão esperar uma orientação oficial das autoridades rabínicas.

"Se o Rabinato proibir, as mulheres religiosas não poderão se submeter aos scanners", adverte o rabino, que acrescenta que "o problema será menor se for garantido uma agente de segurança para as mulheres e um agente para os homens".

Além disso, para muitas mulheres judias poderia resultar enormemente ofensivo saber que alguém está observando a imagem nítida de seu corpo, porque as leis da tzeniut que aparecem detalhas na Torá (Levítico 18:9-17) proíbem "descobrir a nudez", ato que define como "maldade".

Nos vestiários de centros esportivos em Israel é comum que as religiosas prefiram trocar-se nos quartos fechados, evitando se expor ao olhar de outras mulheres.

As mais recatadas entram na sauna vestidas da cabeça aos pés e algumas piscinas e instalações esportivas e de lazer têm horários diferentes para homens e mulheres.

Holanda decidiu empregar em todos seus voos aos Estados Unidos os scanners corporais após o atentado frustrado do Natal em um voo de Amsterdã a Detroit.

O Reino Unido estuda instalá-los no aeroporto de Heathrow, em Londres, e a Alemanha decidiu utilizá-lo a partir do próximo verão e a Espanha anunciou que incluirá a questão na ordem do dia da próxima reunião de ministros europeus de Justiça e Interior.

Organizações de usuários e defensores dos direitos humanos têm criticado os scanners, que consideram um atentado contra a intimidade dos passageiros ao gerar imagens nítidas do corpo humano em três dimensões, próximas ao nu e que permitem ver detalhes como implantes, próteses e o formato dos genitais.

O rabino David Levin Kross, do Instituto Pardes de Estudos Judeus (dedicado ao estudo de textos clássicos do judaísmo), disse à agência Efe, que "não há dúvida que o corpo de uma mulher não deve ser visto, nem mesmo o dos homens".

Mas ressaltou que se os equipamentos não representariam um problema se uma pessoa do mesmo sexo estivesse do outro lado do scanner.

Para o rabino da corrente conservadora Yehiel Greniman, "embora o respeito ao corpo da mulher seja um dos valores do judaísmo, o outro valor essencial é o da vida".

De acordo com ele, "no judaísmo é permitido tirar a roupa diante de um médico, porque o valor da vida predomina sobre o recato e, se for entendido que os scanners servem para salvar vidas, também poderiam aceitar unicamente que só as agentes mulheres estariam por trás dos scanners das mulheres judias".

O rabino Spiro, da mesma forma que outros religiosos e fiéis da comunidade judaica israelense, prevê que "é possível que não haja uma decisão uniforme dos líderes espirituais das distintas tendências com relação aos scanners", já que a observância das leis de modéstia também variam de uma vertente para outra.

Em geral, a tzniut insiste em esconder o exterior para ressaltar o interior e exige, tanto de homens quando de mulheres, não vestir roupas justas, curtas, transparentes e chamativas, ter um comportamento pudico em público e não permitir que ninguém fora seu cônjuge veja seu corpo nu.
Desástres Aéreos

ASES Apoio Aéreo em Situações Especiais - a ONG da Aviação Brasileira


O ASES (Apoio Aéreo em Situações Especiais) é um grupo de aeronautas e entusiastas da aviação que está promovendo, desde 2004, ações para minimizar o sofrimento de pacientes que necessitam percorrer longas distâncias para se submeterem aos tratamentos necessários.

Para 2010, o ASES está elaborando diversas atividades que colocarão definitivamente, o Brasil como mais uma nação em que a atividade aérea também será lembrada por sua vocação social - algo muito carente até hoje.

Este passarinho aí é o Asinha - Beija-flor que simboliza uma pequena grande gota de colaboração mútua!
Pensando Aviação

Irlanda acusa holandês por ameaça de bomba em avião

A polícia da Irlanda acusou formalmente nesta quinta-feira, 14, um holandês de 44 anos por ter feito ameaças de bomba durante um voo com destino ao Caribe, o que forçou o retorno da aeronave para território irlandês.

Looks like the unruly passenger got his shirt back on in time for the police to escort him off the plane.

A empresa aérea holandesa Arkefly informou que seu Boeing 767, com 224 passageiros e 11 tripulantes a bordo, viajava na quarta-feira de Amsterdã para Aruba quando o passageiro disse que havia colocado uma bomba na aeronave. O piloto levou o avião para o aeroporto Shannon, no oeste da Irlanda.

Buscas realizadas na aeronave não encontram nada suspeito. Os demais passageiros viajaram para Aruba em outro avião. A polícia disse que o homem holandês foi levado a juízo nesta quinta-feira no tribunal distrital de Ennis, perto do aeroporto. As informações são da Associated Press.

Estadão

Azul é a empresa mais pontual em 2009 de acordo com balanço da ANAC




Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que divulgou balanço anual, a Azul Linhas Aéreas foi a empresa mais pontual em 2009, entre as companhias aéreas domésticas, com uma média mensal de atrasos de 8,1% (atrasos superiores ou iguais a 30 minutos).

Com um ano de operações, completados em dezembro do ano passado, a Azul já transportou mais de dois milhões de clientes, um recorde na aviação mundial. Em 2010, a Azul vai receber mais 7 E-Jets da Embraer e fechará o ano com uma frota de 21 aeronaves. Com isso, novos destinos serão incorporados à malha da empresa. Até 2013, a companhia vai contar com 80 E-Jets e deverá conectar 25 cidades em todo país.

Roberto Caiafa

Aplicativo transforma iPhone em avião da Segunda Guerra


Um aplicativo excelente pra os donos de iPhone voltarem a ser crianças por um tempinho.

O app iPhone Pilot é tão simples quanto inteligente: Você escolhe um dentre os quatro modelos de avião disponíveis, imprime e corta as suas asas, encaixa no telefone e sai por aí, correndo com o telefone enquanto finge que ele é um avião.

O que o aplicativo faz é aliviar a barra para o lado da sua criatividade, fazendo todos os barulhos do avião por você. Ele imita o motor do avião, e ainda tem dois botões. Um para ativar a metralhadora e outro para lançar uma bomba. O desenvolvedor do aplicativo incentiva aos usuários que façam suas próprias batalhas aéreas e mandem os vídeos para ele. Deve ser uma brincadeira bem divertida, mas não deixe seu chefe te pegar fazendo isso no escritório. A não ser que ele tenha sido convidado para a batalha, claro.

Você pode baixar os templates das asas dos aviões no site oficial do app, e instalá-lo pela iTunes Store.

fayerwayer

Nova Alitalia completa hoje um ano de operação


A fusão entre as aéreas Alitalia, que era estatal e foi privatizada, e a Air One, que resultou na Compagnia Aerea Italiana S.p.A, completou um ano de operações hoje.

Neste período, muita coisa mudou: chegaram nove aeronaves A320 em substituição aos MD-80, foram inaugurados novos voos nacionais - na Itália – e internacionais, a rota Roma-Milão-Roma atingiu pontualidade superior a 93%, o serviço de bordo da classe Magnifica foi renovado e foram assinados acordos de colaboração comercial com Aeroflot, Vietnam Airlines e Etihad Airways, entre outros pontos. Resultado: 22 milhões de passageiros transportados.

Neste ano serão operadas duas novas rotas intercontinentais (Roma-Los Angeles, e Malpensa-Miami, ambas cidades nos Estados Unidos), e duas novas linhas internacionais, de Roma para Viena (Áustria) e Málaga (Espanha). Com a chegada dos aviões A330, em julho, a companhia vai introduzir a Cabine Premium na classe econômica. Até 2013, outras 55 aeronaves A320 farão parte da frota.
Desástres Aéreos

Infraero distribui cerca de 200 novas ações de desapropriação em Campinas


Infraero, juntamente com a Advocacia Geral da União (AGU) e a Prefeitura Municipal de Campinas, distribuiu cerca de 200 novas ações de desapropriação de lotes urbanos para ampliação do Aeroporto de Viracopos.
. No total, já somam aproximadamente 860 processos ajuizados na Justiça Federal desde 2008, que correspondem à primeira área de 12,36 quilômetros quadrados necessários para a obra.
. Os lotes compreendidos nas novas ações estão localizados nos bairros Jardim Hangar, Jardim Califórnia, Jardim Colúmbia, Jardim Guayanila, Jardim Internacional, Jardim Interland Paulista, Jardim São Jorge, Jardim Vera Cruz, Vila Congonhas, Jardim Cidade Universitária e Parque Central de Viracopos.

. Para 2010 está prevista a continuidade das outras ações da 1º etapa, que permitirá liberação das áreas para a construção da segunda pista de pousos e decolagens. No levantamento efetuado pela Infraero, em que estão 3.172 lotes urbanos e 88 propriedades rurais, estima-se empenhar cerca de R$ 161 milhões. Em 2008, foram depositados cerca de R$ 62,4 milhões e as novas ações correspondem à cerca de R$ 9 milhões.
. A Infraero dispõe de posto de atendimento no Aeroporto Internacional de Viracopos para esclarecimento de dúvidas e demais tratativas com os proprietários. As informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3265.7166 ou pessoalmente, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.


Por Assessora de Imprensa - Infraero
Spotting viracopos

Dinheiro e celulares apreendidos




Em São Paulo Uma mochila com R$ 57 mil em dinheiro, um bilhete de embarque com destino a Salvador, na Bahia e objetos pessoais, foi encontrada na noite de ontem na calçada de desembarque do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O dono da bagagem, um vendedor de 20 anos, foi encontrado nos arredores do aeroporto e prestou esclarecimentos na delegacia.

O vendedor foi localizado pela Polícia Civil perto da área de embarque e com ele foram apreendidos R$ 632, além de 290 celulares. Questionado sobre a mochila encontrada, ele disse que desembarcou de um voo vindo de Salvador, por volta das 3h de ontem, e pegou um táxi com destino ao centro de São Paulo.






O dono da bagagem afirmou que sentiu falta da mochila quando estava no táxi, mas desistiu de retornar para buscá-la por acreditar que não a encontraria.

Sobre os celulares apreendidos, afirmou que comprou a mercadoria na Galeria Pagé, no centro de São Paulo, para revendê-los em Feira de Santana, na Bahia. Os aparelhos, o dinheiro, documentos e o celular pessoal do vendedor foram apreendidos.

A polícia expediu uma mensagem à empresa fabricante dos celulares questionando se são aparelhos originais. O vendedor foi liberado após assinar boletim de ocorrência.


Aeroblog

Como ajudar o Haiti e obter informações sobre brasileiros

Como ajudar o Haiti e obter informações sobre brasileiros

O serviço irá atuar por 24 horas.

De acordo com informações do Itamaraty, funcionários do governo vão fornecer, por telefone, informações sobre os brasileiros que estão no Haiti, durante 24 horas. Os números são: (61) 3411-8803 / (61) 3411-8805 / (61) 3411-8808.

Outras formas de ajuda: Cruz Vermelha e Médicos Sem Fronteiras.

Para ajuda financeira, há uma conta aberta no Banco do Brasil, em nome de SOS Haiti. O número da agência é 1606-3, e a conta corrente, 91.000-7. Os depósitos podem ser feitos de qualquer parte do Brasil e também do exterior.


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O Expresso Bandeirante

Clinton trai Hillary a bordo de avião

Bill Clinton terá tido romances com a actriz Gina Gershon e Belinda Stronach, segundo os autores do livro

Bill Clinton terá tido romances com a actriz Gina Gershon e Belinda Stronach, segundo os autores do livro
14 Janeiro 2010 - 00h30

Estados Unidos da América: Livro ‘Game Change’ revela

As aventuras extraconjugais do antigo presidente norte-americano Bill Clinton ameaçaram as aspirações presidenciais da mulher, Hillary Clinton, que durante a campanha chegou a proibi-lo de ver o seu amigo e sócio Rob Burkle, proprietário de um Boeing 757, sugestivamente baptizado como ‘Air F... One’ (o avião presidencial é designado por ‘Air Force One’), já que era usado para as suas escapadelas sexuais.

A revelação é feita no livro ‘Game Change’, recentemente lançado pelos jornalistas Mark Halperin e John Heilemann e que está recheado de pormenores picantes. Segundo os autores, quando Hillary Clinton começou a sondar as suas possibilidades na corrida presidencial, uma das preocupações foi precisamente o marido. O seu braço-direito na campanha, Patti Solis Doyle, prometeu fazer marcação cerrada, e o primeiro ultimato da ex-primeira-dama foi não voltar a pisar o famoso Boeing de Burkle, magnata de supermercados e conhecido playboy.

Mas Bill Clinton não hesitou em combater a "depressão pós-presidencial", como lhe chamam os autores do livro, com escapadelas sexuais a bordo do avião. Na longa lista de amigas contam-se a milionária Julie Tauber McMahon, a ex--ministra canadiana Belinda Stronach e a actriz Gina Gershon. Tauber terá sido aliás a ‘verdadeira’ amante, cuja casa Clinton frequentava durante a noite, quando Hillary estava fora. n *Com agências

APONTAMENTOS

MONICA LEWINSKI

Um escândalo que acompanha sempre o ex-presidenteBill Clinton é o seu envolvimento com a estagiária Monica Lewinski. O ex-presidentenegou sob juramento ter tido relações sexuais com ela.Mas ficou provado que teve.

FONTE SEGURA

O jornalista Todd Purdum, casado com Dee Dee Myers, assessora de imprensa de Bill Clinton, confirmou à ‘Vanity Fair’ que Bill Clinton voltara às escapadelas sexuais.A actriz Gina Gershon chegou a ameaçar com uma acção legal.

Correio da manhã

Azul Linhas Aéreas inaugura loja em São Paulo




Já está funcionando desde o fim do ano passado a loja da Azul Linhas Aéreas Brasileiras no Shopping Eldorado, em São Paulo. É a primeira loja da companhia aérea localizada fora dos aeroportos onde opera.

No piso térreo do Shopping, é possível comprar passagens, alterar reservas, fazer o check-in pelo totem ou direto com um dos funcionários da loja, e ainda obter informações sobre a companhia.

Os clientes contam ainda com a facilidade de poder embarcar no próprio Shopping Eldorado com destino ao Aeroporto de Viracopos, de onde parte a maioria dos voos da companhia para 16 destinos atendidos em todo o Brasil.

A linha de ônibus da Azul que liga o Shopping Eldorado a Campinas possui oito horários de partida e 12 outros horários de retorno de Campinas para o Shopping. Por enquanto não há cobrança de tarifas. A nova loja da Azul está funcionando das 8 às 21h, mas em breve o horário de abertura será antecipado para 6h30.

Jornal de Turismo

Venda de fazenda está marcada para março




A Fazenda Piratininga, que pertencia ao ex-proprietário da Vasp, Wagner Canhedo, e já teve sua posse transferida aos ex-funcionários pela Justiça do Trabalho, será leiloada no dia 10 de março. Se o imóvel for vendido, será a primeira vez na história do país que um grupo de trabalhadores de uma empresa em falência terá a possibilidade de receber boa parte dos créditos a que tem direito sem se submeter ao desgastante processo falimentar e ao rateio da massa falida entre outros credores - como bancos, fornecedores e o Fisco.

O complexo agropecuário que engloba uma área de 135 mil hectares no extremo norte do Estado de Goiás está avaliado em cerca de R$ 500 milhões. O valor obtido em leilão poderá ser convertido em créditos trabalhistas. A dívida com os trabalhadores está estimada em R$ 1,6 bilhão.

De acordo com o advogado Carlos Duque Estrada, que representa ex-trabalhadores da Vasp, já há pelo menos duas empresas que manifestaram interesse em comprar a fazenda em conversas informais. " Essa será a única forma desses credores receberem , já que os bens da Vasp que estão indo à leilão, como algumas aeronaves, estão completamente sucateados", afirma.

A empresa de aviação sofreu intervenção em 2005, mesmo ano em que entrou em recuperação judicial. Três anos mais tarde, foi decretada a sua falência. Apesar disso, os ex-empregados da companhia terão a possibilidade de receber parte do que tem direito antes de qualquer credor da massa falida. O que se explica por uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho, Sindicato Nacional dos Aeronautas e pelo Sindicato Estadual dos Aeroviários, em 2005. Na época, o empresário Wagner Canhedo assinou um acordo perante a Justiça do Trabalho por meio do qual se comprometia a quitar todos os débitos trabalhistas. Pelo mesmo acordo, o empresário teria reconhecido a responsabilidade solidária do seu grupo econômico - que engloba mais três empresas - pelo pagamento das dívidas existentes, caso a Vasp não as quitasse. Por esse motivo, os trabalhadores conseguiram que pelo menos duas fazendas da Agropecuária Vale do Araguaia fossem bloqueadas e, agora, obtiveram a propriedade de uma delas, a Fazenda Piratininga.

O advogado da Agropecuária Araguaia, Everson Ricardo Arraes Mendes, do escritório Pires Furtado e Advogados Associados, afirma que ainda vai tentar suspender o leilão. Ele aguarda decisão em uma ação de suspeição do juiz que, na primeira instância, concedeu a adjudicação - posse definitiva da fazenda. O advogado alega que o magistrado deveria ter se declarado suspeito para julgar o processo, pois deu entrevista à imprensa sobre o caso, o que seria vedado pelo Estatuto da Magistratura. A alegação, no entanto, não foi aceita pela segunda instância. Porém, o advogado tentará reverter a situação nas instâncias superiores. Além disso, ele aguarda o julgamento de um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que discute a recuperação judicial da Agropecuária Araguaia. Na ação, ele tenta provar que a Fazenda Piratininga é essencial para a recuperação da empresa. "Também devemos tentar outras medidas judiciais para suspender o leilão, se necessário", afirma. (AA)

Escritório de advocacia Duque Estrada

O rei do gado

O endividado dono da Vasp diz que colocou
400 milhões de reais em sua propriedade rural


Wagner Canhedo: "Fazendeiros" são gigolôs de vaca. Minha fazenda é uma empresa"


Na década de 90, enquanto a Vasp afundava em dívidas, o empresário Wagner Canhedo montava a fazenda de criação de gado mais bem equipada do Brasil. A Piratininga ocupa 215.000 hectares no extremo norte de Goiás, na divisa com o Tocantins, uma área equivalente a quase o dobro da cidade do Rio de Janeiro. O negócio começou relativamente modesto, com 30.000 cabeças de gado. Nos últimos anos evoluiu a uma velocidade espantosa para os padrões desse tipo de empreendimento e hoje abriga um dos maiores rebanhos concentrados em uma só fazenda do país, talvez do mundo, estimado em 100.000 cabeças. Para conseguir escoar sua produção, o empresário comprou 30% de um dos maiores frigoríficos de Goiás e mantém outra fazenda de engorda com 56.000 hectares. A Piratininga conta com uma infra-estrutura que não existe em nenhuma outra fazenda desse tipo, pelo menos na América Latina: uma rede de 3.600 quilômetros de estradas que custou mais que todos os bois que existem na fazenda. Em linha reta, elas cobrem a distância de Porto Alegre a Maceió. Há também 304 pontes de concreto, dois viadutos e 100.000 metros quadrados de construções. Para atender os 280 funcionários foi montada a estrutura de uma pequena cidade: uma escola para setenta alunos, igreja para 150 pessoas, posto de saúde e um complexo poliesportivo com duas piscinas. É um negócio de fazer inveja a muitas cidades de verdade.

Segundo os próprios cálculos de Canhedo, para transformar a fazenda no colosso que ela é hoje foram gastos mais de 400 milhões de reais. Só a construção das estradas, pontes, viadutos e prédios consumiu metade desse dinheiro, informa o empresário. As terras, os animais e as máquinas levaram a outra metade (veja quadro ao lado). O dono da Vasp adora contar vantagem sobre sua fazenda. Diz que já perdeu a conta de tudo que gastou lá. "Corrigindo tudo direitinho, pode até ser muito, muito mais que esses 400 milhões tudo que gastei lá", diz orgulhosamente Wagner Canhedo. Como sempre, deve estar inflando os números. Mas, por maior que seja o exagero contábil do dono da Vasp, a Piratininga é um projeto excepcional em sua categoria. Ele investiu durante vinte anos ininterruptos na propriedade. Metade da área onde está a Piratininga é de pântanos, aterrados no decorrer dos anos. Essas obras foram tão grandes que em 1996 a Secretaria de Meio Ambiente de Goiás mandou Canhedo detalhá-las em um complexo relatório, por temer que as escavações provocassem um desastre ambiental na região. O projeto só começou a dar lucro nos últimos quatro anos. De acordo com a contabilidade de Canhedo, rende 10 milhões de reais por ano.

O que fez o empresário endividado gastar tanto em um empreendimento que gera um retorno relativamente modesto é intrigante. As maiores fortunas do país destinam parte de seu faturamento para empreendimentos agrícolas de grande porte, é verdade. O que chama a atenção em relação a Canhedo é que o carro-chefe de seus negócios, a Vasp, vai de mal a pior. Seus prejuízos triplicaram na última década e a empresa acumulou uma dívida avaliada em 3,2 bilhões de reais. Mesmo assim, Canhedo conseguiu inserir a Fazenda Piratininga na lista dos trinta maiores empreendimentos agropecuários do Brasil. Sua explicação é que o dinheiro saiu de velhas economias e do faturamento da própria Piratininga. "A Vasp não tem nada a ver com a fazenda", diz. De fato, quem só o conhece pelas dívidas de sua empresa aérea se espanta em vê-lo falar da prosperidade de seus negócios no campo. "Hoje eu não venderia essa fazenda nem por mais de 1 bilhão de reais", afirma. Segundo ele, o segredo da Piratininga é a boa administração. "Os fazendeiros brasileiros são gigolôs de vaca, que ficam esperando ela dar o bezerro. Minha fazenda funciona como uma empresa."


O complexo de casas da família: muros altos e duas piscinas

Não é bem assim. O próprio Canhedo se enrola e admite que o negócio lhe custou dezesseis anos de investimentos antes de dar lucro. Além disso, grande parte das benfeitorias mais caras da propriedade foi introduzida depois que ele comprou a Vasp, uma empresa que deve muito dinheiro ao governo. Em 1992, quando ele já controlava a companhia aérea, a Piratininga tinha 1.069 quilômetros de estradas, 1.447 quilômetros de cercas, 72.000 hectares de pastos e nenhum viaduto, segundo aponta um laudo técnico da Polícia Federal. Um ano atrás, em uma vistoria realizada pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, os auditores encontraram uma situação bastante diferente. Pelo que eles conseguiram encontrar, a malha de estradas havia quase duplicado, a área cercada triplicou e a de pastagens aumentou 60%. Só a partir de 1994 foram construídos dois viadutos de 50 metros cada, avaliados em 80.000 reais, um tipo de luxo que não se vê em nenhum imóvel desse tipo. Segundo Canhedo, muita coisa ficou fora da conta dos auditores. Fazendas de gado são lugares despojados ao extremo porque a margem de lucro do negócio é muito pequena. A maior criação de gado em uma única propriedade do mundo, a Fazenda Agroflora, que fica na Venezuela, tem área duas vezes maior do que a da Piratininga e um rebanho de 160.000 cabeças. Lá, existem apenas 500 quilômetros de estradas. "Não podemos sofisticar a produção porque a pecuária não é um negócio de alta rentabilidade", diz Samir Jubran, dono de 150.000 cabeças de gado em onze fazendas espalhadas pelo Brasil.


Um dos 26 currais, na sede da Piratininga: total de 100 000 bois

Mas o que teria levado Canhedo a despejar rios de dinheiro ali? A explicação pode remontar ao nebuloso episódio que transferiu para o empresário o controle da Vasp. Naquela ocasião, o governo do Estado de São Paulo superavaliou a fazenda de modo exorbitante. Um laudo técnico produzido em 1990 concluiu que o valor da Piratininga era de 560 milhões de dólares, dez vezes seu preço real na época, segundo especialistas. Foi com base nesse documento que o governo aceitou a hipoteca da fazenda como garantia de que Canhedo pagaria as dívidas da Vasp. Como se sabe, ele nunca pagou dívida alguma e os bancos jamais conseguiram tirar-lhe a fazenda. Desse modo, a Piratininga vale muito mais no papel do que no mercado. Segundo pecuaristas experientes e corretores de imóveis rurais, a Piratininga, na verdade, é um mico. Tudo teria sido erguido só para impressionar. Sua enorme malha viária, pontes e construções aumentam enormemente os custos de manutenção. Muitos especialistas do ramo duvidam que Canhedo consiga realmente tirar algum dinheiro dali. Para o consultor Victor Abou Nehmi Filho, que presta serviços para alguns dos maiores pecuaristas do país, "um negócio daquele é completamente inviável. Os custos devem ser exorbitantes".


Os sete galpões da Piratininga: abrigo para mais de sessenta máquinas agrícolas

Advogados com experiência nesse tipo de operação dizem que, perante tribunais e bancos, não existe um bem mais precioso do que terras. Uma propriedade é um trunfo poderoso na mesa de negociação. Quanto mais impressionante, maior seu valor. Diferentemente de outros tipos de bens, uma propriedade não se consome, não desaparece nunca, não pode ser roubada e não pode falir por causa de má administração. A fazenda é a garantia principal oferecida por Canhedo para praticamente toda a sua dívida. Sem a fazenda ele provavelmente jamais teria comprado a Vasp. Ela foi usada mais de uma vez em garantia de empréstimos que o empresário tomou em bancos do governo. O detalhe é que nunca ninguém conseguiu checar quanto a propriedade realmente vale. Alcio Portela, um ex-diretor do Banco do Brasil contratado por Canhedo para negociar suas dívidas junto à instituição, disse que foi graças à posse da Piratininga que o dono da Vasp sempre conseguiu obter novos empréstimos. O Banco do Brasil tentou cobrar as dívidas em três ocasiões. Nas três, o prazo de pagamento foi ampliado.


A Piratininga, de Wagner Canhedo: sede de luxo e hangar para dois aviões

Enquanto as dívidas vão sendo prorrogadas, Canhedo continua gastando. "Precisamos abrir mais uns 500 quilômetros de estradas nos próximos dez anos, e ainda faltam cerca de cinqüenta pontes, que estamos sempre construindo", diz. Ele vai à Piratininga todos os finais de semana em um de seus aviões particulares para supervisionar as obras. Uma vez por mês aterrissa com uma maleta cheia de dinheiro para fazer o pagamento dos funcionários. No final de abril, uma quadrilha invadiu a fazenda, uma fortaleza onde a entrada é permitida somente com a autorização do próprio Canhedo, e roubou do cofre do escritório 136.000 reais destinados aos pagamentos. Freqüentemente o empresário convida seus amigos deputados e senadores para pescar nos rios (quatro cruzam a área) e lagos (mais de 100) dentro da fazenda. Em São Miguel do Araguaia, município de Goiás onde está localizada a Piratininga, o empresário é festejado. Ajudou a reformar a cadeia pública e emprestou suas máquinas para a construção da praça principal, que tem uma placa de agradecimento com seu nome.

O incrível sistema viário de Canhedo

Uma das 304 pontes: nas fazendas vizinhas, são de madeira

Um viaduto no meio do nada: só para passar a boiada

O maior patrimônio da Piratininga não está nas terras e nos bois, como é comum nesse tipo de propriedade, mas em seu inacreditável sistema viário. Além das estradas, há mais de 300 pontes de concreto que atravessam os quatro rios que cortam a fazenda. Dois viadutos completam a exótica paisagem rural construída por Wagner Canhedo.

VEJA ARQUIVO

Leilões da Vasp só rendem R$ 2 milhões




A massa falida da Vasp só conseguiu arrecadar cerca de R$ 2 milhões com os leilões feitos desde junho de 2009.

Hoje, a dívida da companhia aérea está estimada em R$ 3,5 bilhões. A empresa teve falência decretada em setembro de 2008 por não cumprir seu plano de recuperação judicial, iniciado três anos antes.

Dos tempos áureos da Vasp, pouco sobrou. Imagens de aeronaves completamente depenadas, estacionadas em hangares espalhados pelo país, mostram que a massa falida terá dificuldades em honrar a dívida estimada em R$ 3,5 bilhões. Até agora, conseguiu-se arrecadar apenas R$ 2 milhões com os leilões de bens da companhia. A empresa, que chegou a ocupar a segunda posição no mercado aéreo, teve a falência decretada em setembro de 2008 por não cumprir o processo de recuperação judicial, iniciado em 2005.

Os bens da companhia aérea começaram a ser vendidos em junho do ano passado. O administrador judicial da Vasp, Alexandre Tajra, não tem ainda um levantamento de quantos leilões já foram realizados. Nem todos os bens foram levados à venda. Dos cerca de 50 imóveis listados pela massa falida, apenas três foram arrematados. Um prédio comercial em Campina Grande, na Paraíba, avaliado em 2006 por R$ 787 mil, foi vendido por R$ 923,8 mil. Uma loja comercial em Maringá, no Paraná, com preço estimado em R$ 165,7 mil, foi comercializada por R$ 252 mil. E um prédio comercial em Rio Branco, no Acre, foi vendido por R$ 787 mil. A avaliação era de R$ 670 mil. Além disso, sete dos 17 veículos foram arrematados até agora, gerando uma receita de R$ 134,7 mil.

Não houve, no entanto, interessados nos leilões de aeronaves. A Vasp tem cerca de 30 aviões, estacionados em hangares em várias partes do país, segundo Tajra. Muitas dessas aeronaves estão sucateadas. Fotos que circulam entre os ex-trabalhadores mostram aeronaves com a cabine do piloto completamente depenada ou sem qualquer banco de passageiro. A situação dos aviões preocupa os credores. O advogado Carlos Duque Estrada, que assessora ex-funcionários da Vasp, pretende entregar nos próximos dias uma petição para a juíza Renata Mota Maciel, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, para tentar discutir o assunto em uma nova assembleia de credores. "O juízo e o administrador da falência são responsáveis por resguardar esses bens até que haja a venda dos aviões. E isso não está ocorrendo", diz.

A juíza Renata Maciel alega, no entanto, que os aviões foram abandonados antes de a companhia área ingressar no processo de recuperação judicial, em 2005. As aeronaves foram penhoradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no fim da década de 90. Como a empresa não repassava as contribuições previdenciárias, o órgão requereu a penhora, mas nunca pediu a posse definitiva das aeronaves. Desde então, os aviões ficaram parados em hangares espalhados pelo país.

Os aviões serão levados novamente a leilão, segundo a juíza. Se não houver interessados, a massa falida deve buscar alternativas para tornar o negócio mais atraente. Uma delas é submeter esses bens a uma nova avaliação. Em 2006, o valor total das aeronaves foi estimado em R$ 17 milhões. Para todos os bens, a juíza decidiu manter os valores levantados naquele ano, quando foi apresentado o plano de recuperação judicial da Vasp. Os valores, desde então, têm sido atualizados por correção monetária. "Fizemos isso para não ter que gastar com novas avaliações. A opção, inclusive, foi referendada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo", afirma.

Para o administrador judicial Alexandre Tajra, que também atua em outros casos de falência, o processo da Vasp corre dentro das expectativas. "Todo processo de falência é assim. Demanda tempo para vender todos os bens, finalizar o quadro de credores e pagar a todos", diz. No caso da Vasp, essa situação fica ainda mais complexa diante da sua grandiosidade. Estima-se que o processo deve durar pelo menos 15 anos. Há cerca de 15 mil ações trabalhistas tramitando na Justiça, segundo ele. Para agilizar as vendas, já foi marcado o próximo leilão, que será no dia 8 de março. A massa falida tentará vender um imóvel residencial em Brasília e um comercial em Maceió. Assim como os demais leilões, ele deverá ocorrer na Casa de Portugal, em São Paulo.

Duque Estrada

Webjet fecha dezembro de 2009 com 5,62% de participação no mercado


A Webjet Linhas Aéreas comemora o fechamento de 2009 com o aumento de participação e sua consolidação no mercado doméstico de aviação. Segundos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia, que iniciou o ano passado com fatia de 3,70% do mercado, encerrou 2009 com 5,62%, um aumento de quase dois pontos.

Em dezembro, a Webjet transportou 349.213 mil passageiros, alta de 109,31% em relação a igual período do ano anterior. A ocupação média nos voos ficou em 79,9%. No acumulado do ano, a Webjet alcançou a marca de 2,510 milhões de passageiros transportados, um crescimento de 113,78% sobre 2008. Já a ocupação média em seus voos chegou a 67,1% ao longo do ano.

Para o presidente da Webjet, Wagner Ferreira, os números apontam que a companhia está no rumo certo, e que mostra a reação do mercado: "Ao assumirmos, em janeiro do ano passado, tínhamos como meta encerrar o ano com 5% de participação. Conseguimos nos aproximar deste índice mesmo antes de aumentarmos a frota em novembro e dezembro, quando a Webjet cresceu 25%, com aumento de 16 para 20 aeronaves. Em novembro, chegamos a de 4 milhões de passageiros transportados, número que esperávamos bater somente no final do ano", afirma.

MERCADO E EVENTOS

Gol encosta na liderança da Tam no nacional em 2009

Aviões da Gol e da Tam no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Aviões da Gol e da Tam no aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Em 2009 o mercado doméstico da aviação regular continua liderado pela Tam, que deteve 45,6% de participação – em 2008, a companhia teve 50,4%.

A Gol permanece na vice-liderança, mas encosta na líder: cravou 41,37% de participação em 2009, contra 42,38% em 2008.

As estatísticas são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que divulgou hoje os Dados Comparativos Avançados consolidados para 2009.

Em terceiro lugar, ocupa a Webjet, que somou 4,46% de participação, contra 2,46% em 2008; logo após vem a Azul, com 3,82% (contra 0,03%), em quarto lugar; a OceanAir, com 2,54% (contra 2,79%), em quinto lugar; e a Trip, com 1,5% (contra 1,13%), em sexto lugar.

PANROTAS

Tam cresce e Gol cai no mercado internacional em 2009


Em 2009 o mercado internacional permanece liderado pela Tam, que deteve 86,47% de participação – em 2008, a companhia teve 75,25%. Portanto, cresceu 11 pontos percentuais.

A Gol continua em segundo lugar: alcançou 13,4% de participação em 2009, contra 23,87% em 2008. Ou seja, perdeu dez pontos percentuais.

As estatísticas são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que divulgou hoje os Dados Comparativos Avançados consolidados para 2009.
PANROTAS

Parecer da FAB vai ajudar na barganha com França


O relatório final da Aeronáutica sobre o projeto F-X2, que envolve a compra de 36 caças para a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), servirá como instrumento de barganha entre o governo brasileiro e a companhia francesa Dassault, fabricante do caça Rafale. Não mudará a opção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por esses jatos, tomada em setembro. Mas o conteúdo desse documento, que continua sob estudo do ministro da Defesa, Nelson Jobim, detalha se a França cumpriu todas as suas promessas de custo dos jatos Rafale e de transferência "irrestrita" de tecnologia ao Brasil.

Fontes do governo informaram que a data do anúncio final da vitória do Rafale no projeto F-X2, um negócio estimado em US$ 10 bilhões, depende desse tópico do relatório. Se a Dassault tiver cumprido todos os quesitos, como é esperado pelo governo, a decisão será divulgada em curto prazo e abrirá a fase restante de negociação sobre o contrato, incluindo os valores dos caças e a manutenção.

Em caso contrário, o governo terá na análise técnica da Aeronáutica - que, inicialmente, alertou para o alto custo do avião francês - seu instrumento para pressionar a Dassault e a administração de Nicolas Sarkozy a arrematar suas promessas.
Diário de Cuiabá - MT

Procura por voos disparou

Alex de Jesus

APassagem aérea teve aumento médio de 31,8% no ano passado O tráfego aéreo de passageiros teve um crescimento de 37,7% em dezembro, somente considerando os voos domésticos, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No ano de 2009, a demanda cresceu 17,65% em relação a 2008, o melhor crescimento percentual desde 2005.

A participação de mercado entre as empresas no setor aéreo brasileiro apontou queda na concentração: em dezembro, as companhias de menor porte, como Webjet, Azul, OceanAir e Trip, responderam por quase 15% do mercado, ante 85% da TAM e Gol/Varig. Em todo o ano de 2009, as duas maiores companhias do setor acumularam 86,4% do mercado doméstico.

“O fim da restrição ao Aeroporto Santos Dumont (RJ), determinada pela Anac em março de 2009, permitiu o crescimento das companhias menores, e esse fator foi fundamental para a desconcentração do mercado. O acirramento da concorrência favorece o passageiro, que tem mais opções para escolher a companhia, seja pela pontualidade, preço, serviço ou outros fatores”, afirmou a diretora-presidente da Anac, Solange Paiva Vieira.

“Esse movimento deve continuar em 2010 com o acesso de outras companhias ao Aeroporto de Congonhas, a partir da redistribuição de slots que a Anac fará no dia 1º de fevereiro”, afirmou.

A ocupação no tráfego doméstico atingiu 73,70% em dezembro de 2009, desempenho superior aos 66,86% registrados no mesmo mês de 2008. No acumulado do ano de 2009, a ocupação foi de 66,75%, ante 65,49% de 2008. No transporte aéreo internacional, as companhias brasileiras registraram crescimento da demanda de 13,37% em dezembro, comparado ao mesmo mês de 2008, com ocupação de 74,66%. No acumulado do ano de 2009, queda de 0,59%.
O Tempo - MG

Trip começa a operar na próxima semana

Divulgação

A partir da próxima segunda-feira, a Trip Linhas Aéreas começa a operar no Acre. O primeiro voo da companhia decola de Cruzeiro do Sul, fazendo escala em Rio Branco, com destino a Cuiabá. O trajeto oposto também acontece a partir do dia 18 de janeiro. Os horários dos voos, destinos e tarifas serão detalhados à imprensa acreana durante coletiva que acontece na segunda-feira, 18, às 9 horas, na Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer. Também no primeiro dia de operação, será realizado um coquetel de lançamento no aeroporto de Rio Branco, com o batismo da aeronave.

Representantes da Trip, dos hotéis, restaurantes, agências de viagens e secretários de Estado estarão reunidos no aeroporto para o lançamento oficial. Para o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, o início de operação de mais uma empresa aérea no Acre irá ampliar as alternativas, além de fomentar o turismo e a concorrência entre as companhias aéreas. “Isso aumenta e melhora a conexão do Estado com outros destinos”, destacou.

A aeronave ATR 72, que irá operar no Acre, tem capacidade para 68 passageiros e faz parte da frota da Trip, que atua com 29 aviões ligando 73 das principais cidades do Brasil. Além da rota Rio Branco/Cruzeiro do Sul, a empresa terá ainda voos da capital acreana para Cuiabá, com a possibilidade de conexão direta para São Paulo.
Página 20 - AC

Voos




O tráfego aéreo de passageiros teve crescimento de 37,7% em dezembro, considerando os voos domésticos, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. Em 2009, a demanda cresceu 17,65%, em relação a 2008, o melhor crescimento percentual desde 2005. A participação de mercado entre as empresas no setor aéreo brasileiro apontou queda na concentração: em dezembro, as companhias de menor porte responderam por quase 15% do mercado, ante 85% da Tam e Gol/Varig.
O Povo

Passagens ficam 32% mais caras


Em dezembro, os preços desse item ficaram 46,91% mais caros. Antes, em novembro, a alta havia sido de 18,03%. A escalada dos preços no final do ano resultou em incremento de 31,88% ao longo do ano passado. Isso representou contribuição individual de 0,09 ponto percentual dentro do IPCA, que subiu 4,31%.

Em 2008, as passagens tinham subido 12,17%. Naquele ano, o barril do petróleo teve forte disparada, chegando a ser cotado a US$ 147 em meados do ano. A alta do petróleo foi uma das justificativas utilizadas pelas companhias para o aumento.
DC

Companhias aéreas dos EUA suspendem operações no Haiti


As companhias aéreas norte-americanas Delta Air Lines e American Airlines cancelaram voos com destino ao Haiti ou provenientes daquele país depois de um terremoto de magnitude 7 na terça-feira (12), que pode ter matado milhares de pessoas. O Departamento de Estado americano recomendou a seus cidadãos que não viajem ao Haiti.

A Delta, a maior companhia aérea do mundo, cancelou seus voos do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, para a capital do Haiti, Porto Príncipe, informou o porta-voz da empresa, Anthony Black, na quarta-feira. A American Airlines informou por meio do porta-voz Tim Smith que seu último voo, do Haiti para Miami, partiu por volta das 21h45 (no horário de Brasília).

Ambas as companhias disseram não ter certeza de quando os voos para o Haiti serão retomados.

O epicentro do terremoto foi registrado a 16 km de Porto Príncipe e tremores de magnitude de até 5,9 graus foram sentidos na sequência. Cerca de 4 milhões de pessoas vivem na capital e nas cidades mais próximas. O destino da empresa de cruzeiros Royal Caribbean Cruises em Labadee, no Haiti, não reportou danos visíveis, mas uma porta-voz disse estar apurando mais informações.

folha online

Paris também sofre com greve dos controladores de vôo


Uma greve de controladores de vôo provocou graves perturbações ao tráfego nesta quinta-feira (12) nos dois aeroportos de Paris, onde as autoridades prevêem o cancelamento de entre 15 e 20% dos vôos no aeroporto Charles de Gaulle e de até 40% no de Orly.


"Entre 35 e 40% dos vôos serão cancelados em Orly, onde acontecerão 400 dos 700 vôos diários", explicou Marc Hamy, presidente da Direção de Aviação Civil. "No aeroporto Charles de Gaulle, acontecerão mais de 1.000 dos 1.500 vôos diários", acrescentou.


Os atrasos nos dois aeroportos eram consideráveis ao meio-dia e devem se agravar no decorrer do dia.


Os controladores aéreos decretaram a greve após o anúncio do reagrupamento de três centrais de controle da região de Paris entre 2015 e 2017.


Segundo fontes da CGT, principal sindicato da França, a greve teve a adesão da maior parte dos trabalhadores do setor.

G1

United é mais pontual entre grandes companhias aéreas dos EUA em dezembro


A United é a mais pontual entre as grandes companhias aéreas dos EUA em dezembro
A United Airlines foi a mais pontual entre as grandes empresas aéreas dos Estados Unidos em dezembro de 2009, de acordo com os dados preliminares anunciados pelas companhias. O índice da United foi de 76,4%. Nos Estados Unidos, um voo é considerado atrasado se chega ao destino mais de 15 minutos depois do horário marcado.

O resultado obtido pela United ganha importância quando se lembra que dezembro foi um mês com condições meteorológicas muito difíceis na América do Norte, especialmente no Centro e no Leste dos Estados Unidos. Além disso, o aumento do número de passageiros em consequência das festas do fim do ano contribuiu para que os aeroportos registrassem um tráfego maior.

No mesmo mês, o índice de satisfação dos passageiros medido pela United registrrou um aumento de 34% com relação a dezembro de 2008. O resultado segue-se à obtenção do índice mais alto obtido até agora, em novembro. Este índice mede aspectos como limpeza da cabina e estado e funcionamento dos equipamentos disponíveis para o passageiro, além da cortesia do pessoal.

O presidente da United Airlines, John Tague, comentou: "Enfrentando enormes desafios meteorológicos e o grande aumento do tráfego nas festas, nossos funcionários fizeram um trabalho excepcional, levando nossos clientes para onde eles precisavam estar, em segurança e no horário. Começamos 2009 com o objetivo de sermos os primeiros em pontualidade entre as grandes empresas norte-americanas. Trabalhando em conjunto, disputamos consistentemente este título, melhorando além disso o índice de satisfação dos clientes. Tudo isto é necessário em uma grande empresa de aviação".

MERCADO E EVENTOS