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sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ex-comissária de bordo da Delta quer seu emprego de volta


Indianapolis-Em junho a comissária da Delta, Amber Robillard, presoa por porte de arma.

ATLANTA - A ex-comissária de bordo da Delta foi presa em Indianápolis, com uma arma em uma mala de mão. Robillard Amber falou sobre seu calvário nesta última quinta-feira e disse que espera conseguir seu emprego de volta.



Em junho, Robillard foi presoa em Indianápolis por portar uma pistola em sua bagagem de mão.

. A ex-aeromoça disse que pegou a mala errada quando ela estava saindo de sua casa e era um mala onde guardava a pistola.

Robillard disse que ela acostmou-se a arrumar os seus pertences em várias malas e sacos depois de ter sua casa arrombada pela quarta vez em um ano e meio.

Autoridades de Indianapolis retiraram as acusações contra Robillard, que está apelando seu retorno à Delta.

"Eu realmente adoraria voltar a trabalhar fazendo o que eu amo " disse Robillard.


myfoxatlanta

Notícias Vasp- Esclarecimentos



Prezados Amigos e clientes,

Algumas pessoas tem me dito por e-mail que estão preocupadas com o ultimo parágrafo da matéria do Valor Economico:

Se a decisão for favorável aos trabalhadores, os advogados ainda podem recorrer à instância máxima do TST, a Seção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), e até mesmo ao Supremo Tribunal Federal (STF)."

A luta ainda não está ganha, mas para tranqüilizar a todos, segue abaixo os dispositivos que tornam praticamente impossível eles vencerem tanto na SDI como no STF:

Sumula 164 do TST

164 - Procuração. Juntada (RA 102/1982, DJ 11.10.1982 e DJ 15.10.1982. Nova redação - Res. 121/2003, DJ 19.11.2003)

O não-cumprimento das determinações dos §§ 1º e 2º do art. 5º da Lei nº 8.906, de 04.07.1994 e do art. 37, parágrafo único, do Código de Processo Civil importa o não-conhecimento de recurso, por inexistente, exceto na hipótese de mandato tácito.

Jurisprudência do TST, na SD-I :

TST è “Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. AUSÊNCIA DE PROCURAÇÃO OUTORGADA AOS ADVOGADOS DOS AGRAVADOS. EMBARGOS DE TERCEIRO. OBRIGATORIEDADE DE JUNTADA. O art. 897, § 5º, inciso I, da CLT, é expresso ao dispor que, sob pena de não conhecimento, as partes promoverão a formação do instrumento do agravo de instrumento, obrigatoriamente, dentre outras, com a cópia da procuração outorgada ao advogado do agravado. Assim, ainda que se trate de Recurso de Revista e agravo processados nos autos de embargos de terceiros, deve a parte trasladar a cópia da procuração do agravado, ainda que a tenha de extrair dos autos da própria reclamação trabalhista. A obrigatoriedade de juntada da referida peça tem a ver com a imperiosidade do respeito às normas relativas à intimação das partes sobre os atos processuais, e não com a extensão dos poderes outorgados pelos agravados na execução. Embargos não conhecidos. Processo: A-AIRR - 7900-83.2002.5.06.0321 Data de Julgamento: 02/10/2006, Relator Ministro: Carlos Alberto Reis de Paula, Subseção I Especializada em Dissídios Individuais, Data de Publicação: DJ 20/10/2006.” (Destacou-se).”

Supremo Tribunal Federal:

STF è “EMENTA: Embargos de declaração em agravo regimental em agravo de instrumento. 2. Advogado subscritor do recurso. Ausência de procuração ou de substabelecimento, que comprove a outorga de poderes da parte agravante ao advogado signatário da peça recursal. Inobservância do prazo legal (art. 37, parágrafo único, do CPC). Recurso inexistente. 3. Suspensão do prazo recursal. Não-ocorrência. 4. Trânsito em julgado da decisão. Imediata baixa dos autos. 5. Embargos de declaração não conhecidos. (AI 744524 AgR-ED/PE – Rel Min. GILMAR MENDES - Tribunal Pleno - DJe 21-08-2009)” (Destacou-se).

Atenciosamente,

Carlos Duque Estrada


duqueestrada.adv.com,br

Voo liberado



As empresas aéreas que usam o Galeão/Tom Jobim e enfrentam colisões constantes entre aviões e aves não entenderam as razões do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para rever sua posição inicial e autorizar a construção do Terminal Pesqueiro na Ilha do Governador.

Além das empresas, que temem a atração de mais pássaros para o Galeão, os moradores da região também são contra.

ancelmo gois

TOP 10: aeronaves militares mais caras do mundo


Pela crescente necessidade de maior poder de defesa e ataque, a tecnologia militar vem se desenvolvendo rapidamente e consequentemente elevando seus custos a níveis quase surreais. Muitas pessoas acham que isso é um desperdício de dinheiro público, porém não é sobre isso que vamos falar aqui.

É óbvio que a lista é composta apenas de equipamentos Americanos, já que de longe a terra do tio Sam é quem mais investe em tecnologia militar.

Então chega de blá-blá-blá e vamos para o TOP 10 das aeronaves militares mais caras do mundo.

10 – F/A-18 Hornet – U$ 94 milhões

F/A 18 Hornet

O F/A 18 Hornet, é um moderno avião de caça dos Estados Unidos. Pode carregar até 8.000Kg de mísseis e pode alcançar uma velocidade de 1.915Km/h, graças ao seu motor de 97.8 kN de potência.

Seu desenvolvimento começou em meados dos anos 70, com o objetivo de ser um avião de baixo custo e capaz de operar em porta-aviões. Até hoje é considerado o melhor jato naval já criado e é utilizado também por outros países como Canada, Austrália, Finlândia, Kuwait, Malásia, Espanha e Suécia.

9 – EA-18G Growler - U$ 102 milhões

EA-18G Growler

O Boeing EA-18G é um jato com capacidade para embaralhar sistemas de comunicação, radares e sinais em geral. A aeronave é especialmente desenvolvida para ataques contra alvos no solo e tendo sido muito usadas na guerra do Iraque.

O Brasil está na fila de compradores deste caça e planeja adquirir 8 unidades.

8 – V-22 Osprey – U$ 118 milhões

V-22 Osprey

Longo alcance, velocidade, flexibilidade. Esse é o desejo de todo projetista de aeronaves.

Isso foi levado a risca no V-22, que é uma mistura de avião com helicóptero. Tendo o dobro da velocidade, autonomia cinco vezes maior e podendo voar até 120% mais alto que um helicóptero normal.

Os rotores do V-22 são móveis, permitindo que ele decole e voe tanto na vertical como na horizontal transportando até 7000 kg.

7 – F-35 Lightning II – U$ 122 milhões

F-35 Lightning II

O F-35 Lightning II é a quinta geração dos caças da Lockeed Martin, sendo um modelo de turbina única e modo stealth, que o torna invisível para radares. Projetado para combate aéreo e bombardeio tático, o F-35 possui modelos com decolagem vertical, o que o torna uma ótima aeronave para decolagens em porta-aviões.

6 – E-2D Advanced Hawkeye – U$ 232 milhões

E-2D Advanced Hawkeye

Um avião focado em vigilância e reconhecimento do território inimigo, o E-2D possui um poderoso sistema de radar integrado que permite que a aeronave tenha o alcance do radar até 300% maior que os radares de solo.

5 – VH-71 Kestrel – U$ 241 milhões

VH-71 Kestrel

Este helicóptero high-tech foi projetado para ser o transporte oficial do Presidente Americano e esteve envolvido em alguns escândalos de super faturamento durante a sua produção.

4 - P-8A Poseidon – U$ 290 milhões

P-8A Poseidon

Esta é uma versão adaptar do Boeing 737 para fins militares. O P-8A é uma aeronave projetada para combate contra submarinos (?!?) equipado com torpedos, misseis e cargas de profundidade. O avião deve começar a operar em 2013.

3 - C17A Globemaster III – U$ 328 milhões

C17A Globemaster III

O C-17 Globemaster III é um avião de transporte utilizado pelos exércitos Americano, Canadense, Inglês e Australiano fabricado pela Boeing. O C-17 é projeto para transporte de carga extremamente pesada.

2 - F-22 Raptor – U$ 350 milhões

F-22 Raptor

O famoso F-22 Raptor é um caça invisível para radares projetado para combater as aeronaves Soviéticas durante o auge da guerra fria. Podendo ser equipado tanto para combate aéreo como para ataque ao alvos no solo tornou-se um dos aviões mais bem sucedidos da história.

1 - B-2 Spirit – U$ 2.4 bilhões

B-2 Spirit

O bombardeiro B-2 é o supra-sumo da tecnologia militar, praticamente impossível de ser detectado por infra-vermelho, sonar, varredura eletromagnética, radar e até visualmente. A grande capacidade da camuflagem permite o bombardeiro de alvos inimigos sem sofrer retalhações.

Inicialmente seriam produzidos 133 unidades, porém devido ao elevado custo foram reduzidas para 21. Atualmente existem 20 no mundo, já que um deles foi derrubado no Afeganistão em 2008.

muita pimenta

Propagandas incríveis em esteiras de aeroportos pelo mundo

NAO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS




Estranhas superstições e terríveis coincidências na aviação


Crendices e supertições existem desde a pré história, e o grande universo da aviação parece que não ficou imune.

Também rondam a aviação algumas superstições, além de algumas terríveis e macabras coincidências.



Uma das mais conhecidas superstições da aviação dizem respeito a pessoas, principalmente pilotos, que posaram para fotos com uma mão na hélice. Dizem que dá azar, e que essas pessoas podem futuramente sofrer um desastre aéreo fatal. Será mesmo verdade?

Em muitos lugares, o número 13 é considerado de mau agouro, e muitos edifícios nos Estados Unidos e na Europa simplesmente não possuem o 13º andar, acima do 12º vem o 14º. Pois bem, as aeronaves da empresa aérea KLM, da Holanda, simplesmente não possuem a fileira nº 13 em nenhuma de suas aeronaves.

Quando matriculam as aeronaves, algumas empresas aéreas, por superstição, evitam colocar certas letras nessas matrículas.

Nenhuma aeronave da empresa brasileira GOL, por exemplo, tem matrículas que terminam com a letra "S". Não se sabe bem o motivo, mas muitos empregados e executivos da GOL vieram da extinta Transbrasil, que perdeu em 1980 um Boeing 727, matriculado PT-TYS, em Florianópolis e um Boeing 707, matriculado PT-TCS, em Guarulhos, em 1989. Então, pode estar aí o motivo da superstição.

Alinhar ao centro
A GOL não é exclusiva nisso, pois nenhuma aeronave da KLM tem matrícula terminada em "J". Nesse caso, não se sabe mesmo o motivo. A KLM perdeu um Douglas DC-7 em Frankfurt, matriculado PH-TBJ, em 1952, mas acidentes muito piores já aconteceram na empresa, como o terrível desastre de Tenerife. Esse acidente, que envolveu o Boeing 747-200 matriculado PH-BUF, matou 583 pessoas em 1977. Nesse caso, a letra "F" é que deveria ser banida das matrículas dos jatos da KLM, mas isso não acontece.

No Brasil, matrículas terminadas com a letra "K" parecem trazer muito mau agouro. Por uma estranha coincidência, muitas aeronaves comerciais cujas matrículas terminavam com a letra "K" sofreram desastres terríveis, como por exemplo:

PT-MRK: Fokker 100 da TAM que caiu pouco depois da decolagem em 1996, matando 99 pessoas;
PR-MBK: Airbus A320 da TAM que se acidentou ao tentar pousar em Congonhas, em 2007, e que vitimou 199 pessoas;
PP-SRK: Boeing 727-200 da Vasp, que bateu em um morro quando se aproximava do aeroporto de Fortaleza, no Ceará, em 1982, vitimando 137 pessoas;


PP-VMK: Boeing 737-200 da Varig, que caiu na Selva Amazônica em 1989, depois de se perder por um erro de navegação, vitimando 13 passageiros;


PP-VJK: Boeing 707-300 da Varig, que caiu em Abdijan, Costa do Marfim, em 1987, vitimando 50 pessoas. Estava fazendo o último voo comercial da aeronave, que tinha sido vendida para a FAB, onde seria um avião presidencial;

Entre outras aeronaves comerciais brasileiras cujas matrículas terminavam com "K", também se acidentaram as aeronaves PP-VAK, PP-CCK, PP-YPK, PP-VCK e PP-ANK.

A extinta VASP parece que não tinha sorte com as aeronaves cujas matrículas terminavam com a letra "E": perdeu em acidentes as aeronaves PP-SPE (Junkers 52), PP-SBE (Bandeirante), PP-SME (Boeing 737-200), PP-SQE (Saab Scandia) e PP-SRE (Viscount).

Aeronaves com esquemas especiais de pintura, ou que apareciam em anúncios ou maquetes com suas matrículas originais também não deram sorte. O Fokker 100 da TAM PP-MRK, acidentado em Congonhas, tinha uma pintura toda em azul, que comemorava o prêmio ganho pela TAM como "Número 1" entre as empresas regionais do mundo inteiro.

O Super Constellation da Varig PP-VDA foi reproduzido em fotos e maquetes oficiais da empresa, e acabou sendo o único avião do tipo perdido em acidente na Varig. Desde então, a empresa sempre adotou a matrícula fictícia PP-VRG, nunca utilizada em nenhum avião, para todas as maquetes e fotos de anúncios. A Transbrasil proibia também que as suas aeronaves aparecem em fotos de anúncios com suas matrículas reais.

O interessante é que o Boeing 707-320C da Varig PP-VJZ quebrou essa regra, e apareceu em um anúncio da Varig Cargo com a sua matrícula real. Algum tempo depois, o VJZ acidentou-se em Paris, matando 123 dos seus 134 ocupantes.

Entre os números de voo, merece destaque a terrível coincidência entre os números dos voos GOL 1907 e o Kazakhstan Airlines 1907. Ambos se perderam em acidentes, do mesmo tipo, pois colidiram com outras aeronaves. O GOL 1907 chocou-se com um jato executivo Legacy, vitimando 154 pessoas, e o Kazakhstan Airlines 1907 chocou-se com um Boeing 747 da Saudi Arabian na Índia, vitimando 349 pessoas.

Parece que o espanhol da piada tinha uma certa razão quando disse: "Yo no creo en brujas, pero que las hay, hay..." (Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem...)

CULTURA AERONÁUTICA

Caricatura de Hitler é encontrada em quadrinhos do Pato Donald

Um adolescente de quinze anos descobriu uma caricatura do Adolf Hitler em um quadrinho editado em 2007 na Dinamarca, baseado nas histórias em quadrinhos infantis do Pato Donald.


Segundo o jornal alemão Bild, o cartunista do quadrinho, um italiano de 47 anos que mora em Londres, colocou a imagem do ditador como uma brincadeira e desde então deixou de trabalhar para a editora dinamarquesa.

A figura, que aparece em várias ocasiões ao longo dos cartoons, mostra um homem com os braços cruzados sobre o peito, com uma cara de bravo e com um bigode que lembra claramente Adolf Hitler.

Na história, o personagem que se assemelha a Adolf Hitler faz parte de um grupo de super vilões que frequentam uma escola especial, onde encontram o Pato Donald.

Após o aviso do adolescente, o jornal Bild conseguiu chegar até o cartunista, Pasquale Venanzio, que trabalhava para a editora dinamarquesa Egmont Ehapa, editora da história em questão.

PLANET WTF

Alerta: Tentativa de Golpe contra participantes de fundos de pensão



Trabalhadores participantes de fundos de pensão estão sendo vitimados por uma tentativa de golpe. A possível vítima recebe uma correspondência informando, em nome da “Associação Brasileira Securitária de Previdência Privada” (“Abrapp”), que seria beneficiária do rateio de um fundo de reserva em poder de entidade previdenciária, mas que a liberação de qualquer valor estaria condicionada ao pagamento antecipado de um montante para cobertura dos custos processuais. A carta fornece o número de um telefone para que a pessoa ligue e se informe sobre o número da conta corrente na qual deve ser feito o depósito.

A Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) e a Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), preocupadas com o golpe, estão tomando todas as medidas cabíveis que estão ao seu alcance para evitar que haja novas vítimas. Ambas defendem os participantes dos fundos de pensão, que merecem todo o respeito e reconhecimento.

Qualquer correspondência informando sobre valores supostamente disponíveis é falsa, a menos que tenha sido enviada pelo próprio fundo de pensão, o único que possui o cadastro de seus participantes. Caso contrário, deve-se suspeitar.

A sugestão da Polícia é que as pessoas vitimadas procurem uma delegacia e façam um Boletim de Ocorrência, para que as investigações possam avançar.

(Veiculação sugerida pela Anapar, como alerta a todos os participantes de fundos de pensão.)

SNA

Scandinavian Airlines :A companhia aérea mais pontual da Europa



A SAS, Scandinavian Airlines foi nomeada pela FlightStats, empresa que monitora os horários de chegada e partida das companhias aéreas em todo o mundo, como a companhia aérea
mais pontual da Europa, ganhando o prêmio pelo segundo ano consecutivo.

Nasa cria concurso para escolha de música que despertará astronautas

Agência espacial listou 40 canções: duas irão entrar em próxima missão.
The Clash, Beatles e Foo Fighers estão entre os artistas da disputa.

Tema de abertura de 'Star trek' lidera a votação

Tema de abertura de 'Star trek' lidera a votação

A agência espacial americana Nasa criou uma competição em seu site oficial para o público escolher quais serão as duas músicas que irão acordar os astronautas da missão STS-133, que tem previsão de começar em 1º de novembro.

Foram selecionadas previamente 40 canções que tinham sido tocadas em operações anteriores. “Should I stay or should I go”, do The Clash, “Learn to fly”, do Foo Fighters, e “Here comes the sun”, dos Beatles, estão entre as escolhidas.

“So far away”, do Dire Straits, é a canção da seleção musical que foi utilizada na missão mais antiga – na STS-85, de 1997.

No momento, as duas músicas que estão vencendo a competição são o tema de abertura de “Star trek”, com 28,9% dos votos, e “Magic carpet ride”, do Steppenwolf, com 26,8%.
g1

O novo avião presidencial de Nicolas Sarkzozy

Fotografia

Este é o Airbus A330 que se tornará o avião do presidente francês Nicolas Sarkzozy , mostrado em 24 de agosto de 2010, em Merignac, perto de Bordeaux, na França.
(JEAN-PIERRE MULLER/AFP/Getty Images)


Soprano Vera Likerova atua em voo da Bmibaby

Em 13 de Agosto, os passageiros da Bmibaby na rota Manchester – Praga foram surpreendidos por uma iniciativa de entretenimento protagonizada pela soprano Vera Likerova da Prague State Opera. A atuação durou 10 minutos.

Satisfeita com a resposta à primeira iniciativa de “enterplanement”, a companhia low cost promete continuar a realizar atuações espontâneas para outros destinos.

Popout

Pela primeira, uma tripulação totalmente feminina, comandou um avião de carga numa rota intercontinental.


Pela primeira, uma tripulação totalmente feminina, comandou um avião de carga numa rota intercontinental. O Boeing 777F da Aerologig, empresa detida pela DHL Express e Lufthansa Cargo, foi pilotado por uma equipa de três mulheres na rota Leipzig-Singapura, via Bahrain e Nova Deli. A Aerologic é, actualmente, uma das companhias aéreas de carga com maior percentagem de pilotos femininos nos seus quadros.

Transportes em Revista

NASA derruba helicóptero para testar equipamentos de segurança


Para realizar testes com métodos de segurança em helicópteros no Estados Unidos, a Nasa (Agência Espacial americana) fez o modo mais rápido: jogou o aparelho de uma altura de mais de 10 metros. A intenção é verificar se um sistema em forma de favos de mel consegue absorver a energia do impacto e diminuir a força destrutiva da colisão.


O helicóptero é jogado em uma trajetória curva para testar o sistema, localizado na barriga do aparelho. As espécies de almofadas em formas de favos absorvem o impacto suficientemente para não danificar a parte inferior da aeronave. Os bonecos de testes de colisão ficam ilesos, demonstrando o sucesso do experimento. O ângulo da trajetória do helicóptero foi de 33 graus e foi feito a 53,1 km/h.

“Eu gostaria de pensar que esta pesquisa que fazemos vai acabar na estrutura de aeronaves e vai potencialmente salvar vidas”, disse Karen Jackson, engenheira aeroespacial e observadora do teste da Nasa em Hampton, no estado da Virgínia.

Popout

piloto policial

Kit para pedir demissão igual o comissário de bordo da JetBlue

Há algumas semanas ele foi notícia ao pedir demissão de uma forma bastante inusitada.

O comissário de bordo da JetBlue Steven Slater se desentendeu com um passageiro, irritou-se, pediu demissão e pulou do aviao em plena pista, após a aterrissagem, pela saída de emergência.

Agora inventaram o 'The SlipQuit', kit para 'demissoes de emergência' que inclui um toboga inflável e também 2 cervejas (o comissario pegou uma cerveja antes de pular). O kit custa US$ 51,50.

desástres aéreos

A escala

A escala de voos é um setor fundamental no dia a dia das empresas aéreas. Vinte quatro horas por dia, 365 dias ao ano, há uma turma de funcionários de olho nas programações de voos dos tripulantes, efetuando os ajustes necessários para que os voos possam sair com a tripulação adequada. Dentro da escala há dois grupos distintos: o pessoal do planejamento e o pessoal da execução.

O primeiro grupo cuida da elaboração da escala mensal dos tripulantes. Não é um trabalho fácil, pois mesmo com programas de computador para este planejamento, as variáveis são muitas, e há certos detalhes que programa nenhum consegue prever. Por exemplo, solicitações de tripulantes que pedem para ter as manhãs de terças e quintas feiras livres (era este o meu caso quando voava na Ponte Aérea da "velha Varig), ou folga para as quartas feiras em função de determinado curso. Esta turma elabora as "chaves" de voos, procurando atender às solicitações de voos e folgas que são feitas pelos tripulantes e ainda cuidando para que os cursos teóricos, simuladores de voo e demais reciclagens periódicas sejam feitas com a devida antecedência. No final de cada mês a escala deve estar pronta, e a partir desta data um novo trabalho se inicia, visando o mês seguinte.

O segundo grupo é a turma da execução. Também não é um trabalho fácil já que eles trabalham em "tempo real" com os acontecimentos, tendo que estar atentos à eventual falta de tripulante em qualquer um dos voos diários da empresa, além de garantir que haja tripulantes disponíveis em reservas e sobreavisos. Nos dias em que a aviação está "enrolada" devido a fechamento de aeroportos, cancelamento de voos por motivos de manutenção ou outros fatores, a sala onde o pessoal da execução da escala trabalha fica uma verdadeira loucura. Várias pessoas falando ao mesmo tempo, telefonemas para demais setores da empresa para atualização de informações e principalmente o remanejamento de tripulantes para efetuarem as programações. Neste momento outras variáveis entram na pauta: um tripulante que não pode efetuar tal voo com pernoite pois está de folga no dia seguinte, ou a comissária que está na "escala mãe", ou seja, ao regressar ao trabalho após o período de amamentação, as comissárias, por um tempo, só fazem programações bate-volta com jornada de trabalho inferior a oito horas por dia. O voo tem que sair, cabe à escala deslocar tripulantes para isso. No final do expediente, o pessoal da execução vai para casa bastante cansado.

Para o tripulante, a relação com a "escala" é uma relação de amor e ódio! Há fases em que amamos a galera da escala, que elaborou uma programação boa, ou que atendeu perfeitamente às solicitações feitas. Em compensação, há dias em que se pudéssemos, esganávamos todos os escaladores que passassem pela nossa frente! A escala mexe não apenas com nossa vida diária, mas também com os nossos "bolsos", já que a remuneração está ligada à quantidade e principalmente a qualidade das horas voadas em cada mês. Quando eu falo em qualidade da hora de voo, quero dizer que o voo noturno paga um adicional maior na remuneração que a hora diurna, assim como o voo em domingos e feriados também pagam um adicional melhor. Portanto, o voo que proporciona o melhor pagamento de horas extra, é o voo de domingo ou feriado noturno. Trabalhar vinte horas de "domingo noturno" por mês, equivale a sessenta horas diurnas de voo! Quando a escala de trabalho finalmente é divulgada, eu passo um bom tempo olhando para aquela tirinha de papel, analisando como será o meu mês seguinte. Quais dias terei de folga? Vou voar mais por Congonhas ou Guarulhos? Poderei ir à festa de aniversário de fulano? E o show de rock`n roll, será que vai dar para ir? Neste momento surge nitidamente a relação de amor e ódio que comentei.

Na "velha Varig" (e tenho a impressão que em todas as empresas de aviação) havia sempre um pequeno grupo de tripulantes que mantinham "relações suspeitas" com a turma da escala. Invariavelmente estes tripulantes faziam os melhores voo e todos os meses acabavam tendo uma remuneração bem acima da média. Dizia-se que eles jogavam futebol com a turma da escala, faziam churrascos e que havia uma constante troca de favores. Diante das reclamações da maioria, de tempos em tempos surgia a figura do "fiscal de escala", que era um comandante que acompanhava de perto o trabalho da escala. Não adiantava muito, pois o fato é que sempre houve e sempre vai haver os tripulantes que se mostram mais disponíveis e flexíveis, e queira ou não, eles acabam se beneficiando desta postura.

E o ponto que eu acho muito interessante comentar é a eventual carga emocional a que o pessoal da execução da escala está submetido. É muito comum os tripulantes ligarem para a escala pedindo uma alteração na programação devido a problemas particulares. Uma necessidade de levar filho ao médico, ou mesmo ao pronto socorro, uma solicitação para sair de determinado voo devido a doença grave de algum familiar ou outros pedidos do gênero. Antigamente, antes do telefone celular estar acessível a todos e com ampla cobertura de sinal no país todo, o único meio de um tripulante ser localizado pelo seu familiar era através de um telefonema para a escala. Desta forma, ao sair para voar, muitos tripulantes deixavam em suas casas um papel com os números de telefone da escala para o caso de necessidade. Quantas vezes a escala já não recebeu telefonemas de mães a procura de seus filhos, para dar uma notícia ruim? Ou filhos tentando achar seus pais para informar o falecimento de um avô ou um acidente grave em casa? Em 1999 eu estava em Fortaleza quando a escala me ligou pedindo que entrasse em contato com minha residência. Minha avó tinha falecido. Ao voltar de Fortaleza, minha programação que deveria seguir até Florianópolis, foi encerrada em São Paulo, sendo um outro colega acionado em meu lugar.

Hoje em dia, com o celular, qualquer tripulante fica localizável por seus parentes, portanto a escala não mais funciona como um elo entre os tripulantes e seus familiares. Ainda assim, é bem possível que o número de telefone da escala de voos ainda esteja, junto com outros números importantes, afixado na geladeira da casa de muitos tripulantes.
beto carvalho

Swiss lança blog para aumentar interação com os clientes


Com o objetivo de criar uma interação ainda maior entre os clientes e a companhia, a Swiss agora passa a contar com um blog (http://blog.swiss.com/). Além do website oficial, a empresa agora divulga novidades, entrevista pilotos e comenta assuntos como publicidade, design e mídia também no blog. Assim os clientes terão acesso aos bastidores da companhia aérea suíça, curiosidades sobre planejamento e funcionamento de cada área e poderão ainda interagir, deixando comentários a respeito dos assuntos postados.

“O blog tem como objetivo apresentar os tópicos relacionados à área de marketing e vendas na Swiss e ainda permitir que os funcionários conversem sobre seu próprio trabalho, falem de viagens, dêem dicas e troquem experiências”, disse Arturo Kelmer, responsável pela área de marketing da empresa no Brasil. com o novo espaço na rede mundial de computadores, a Swiss amplia sua presença nas mídias sociais, que já conta com páginas no Twitter, Facebook, Youtube, Flickr e outras plataformas.

A Swiss, que faz parte do Grupo Lufthansa, voa todos os dias de São Paulo para Zurique e de lá oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio
jornal de turismo

Sátira - Na bahia nem o pouso é forçado!


Avião faz pouso de barriga na Bahia

O avião quando entrou no espaço aéreo da bahia ficou com preguiça de baixar o trem de pouso e preferiu se deitar de barriga pra baixo.

Agora os técnicos baianos vão fazer o levantamento, bem de leve e na velocidade Dorival Caymmi que ninguém é de ferro.

Daqui pro carnaval que vem eles esperam encontrar a caixa afro-descendente do avião que já deve tá no pelourinho ou gravando o ensaio do olodum.


blog do piancó

Estamos prestes a cair, informou British Airways por engano

Empresa pediu desculpas a passageiros de voo que ia de Londres a Hong Kong

Boeing 747 da British Airways se aproxima para pousar no aeroporto de Heathrow; mensagem errada assustou passageiros que iam para Hong Kong/Luke MacGregor/30.07.2010/Reuters

A empresa aérea britânica British Airways pediu desculpas aos passageiros depois que uma mensagem de alerta dizendo que o avião estava prestes a cair no mar foi transmitida por engano.

Cerca de 275 passageiros estavam no voo que partiu do aeroporto de Heathrow, em Londres, para Hong Kong, na China, na noite da última terça-feira (24), quando a mensagem automática foi acionada.

- Estamos prestes a cair.

A tripulação da aeronave, que sobrevoava o mar do Norte no momento do incidente, imediatamente percebeu o erro e tentou acalmar os passageiros.

Michelle Lord, de 32 anos, moradora de Preston, no norte da Inglaterra, disse ao jornal britânico The Sun que acreditou na mensagem automática.

- Todos pensamos que íamos morrer.

Um porta-voz da British Airways informou que a empresa abriu uma investigação para apurar se a mensagem automática foi disparada por erro humano ou por falha em um dos computadores da aeronave.

- Pedimos desculpas aos passageiros a bordo do voo por ter causado uma angústia indevida. Nossa tripulação de cabine deu um aviso imediatamente após a mensagem assegurando que o voo prosseguiria normalmente.

bga



Avião se acidenta durante decolagem na Estônia

O avião cargueiro Antonov An-26B, prefixo SP-FDP, da empresa Exin, operado pela DHL, se acidentou ao tentar decolar do Aeroporto de Tallinn, na Estônia, na noite de quarta-feira (25).

O cargueiro partia para realizar o voo EXN-3788 de Tallinn para Helsinki, na Finlândia, com quatro tripulantes a bordo.

Quando já estava em alta velocidade na pista 08 do aeroporto, a tripulação recebeu um alerta que havia problemas com o trem de pouso e, logo em seguida, o equipamento começou a retração ainda durante a corrida de decolagem. O avião derrapou até parar de 'barriga' ao lado da pista. Ninguém se feriu.

O Antonov - que estava com peso bruto de 25 toneladas - foi suspenso por guindastes e um reboque com rodas foi colocado por baixo da aeronave. Posteriormente, o avião foi rebaixado para cima do reboque, que o levou para fora da pista.

O Aeroporto de Tallinn ficou fechado por 4,5 horas.

A companhia aérea informou que o acidente foi causado por erro humano. Durante a corrida para a decolagem, bem antes do momento de sair do chão, o piloto ergueu o nariz da aeronave e continuou a rolar com as rodas principais sem levantar voo.

Segundo o engenheiro de voo, o trem de pouso dianteiro se retraiu prematuramente.
desástres aéreos

Scandinavian Airlines (SAS) abandona frota de MD-90

A companhia aérea escandinava SAS fez um contrato de leasing de cinco anos com uma companhia aérea norte-americana cujo nome não foi divulgado, para ceder os seus oito aviões McDonnell Douglas MD-90-30.

Em comunicado a SAS diz que os aviões começarão a ser entregues por fases a partir do terceiro trimestre deste ano e termina no segundo trimestre de 2011.

A eliminação dos MD-90 da frota da SAS, cuja média etária é 13,5 anos, enquadra-se na estratégia de simplificar e padronizar a sua frota e reduzir o número de modelos de avião, diz o mesmo comunicado.
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Iberia obtém lucro de 31 milhões de euros no 2º trimestre


A companhia aérea espanhola Iberia informou hoje que obteve 31 milhões de euros de lucro líquido no segundo trimestre de 2010, o que rompe com uma série negativa de seis trimestres consecutivos em perda.

Em nota enviada à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), órgão regulador do mercado espanhol, a companhia aérea informou que no mesmo período de 2009 foram registadas perdas de 73 milhões de euros.

Com este resultado, a Iberia reduziu as suas perdas em 87 por cento no primeiro semestre do ano, contando agora com um acumulado negativo de 21 milhões de euros, em comparação com os 165 milhões de euros que perdeu no mesmo período do ano passado.

A empresa espanhola começou a registar resultados negativos no quarto trimestre de 2008, com uma perda de 19 milhões de euros.

A Comissão Europeia aprovou em julho a fusão da Iberia com a British Airways e Iberia, sendo que a empresa resultante, a terceira maior a nível europeu, atrás da Lufthansa e da Air France-KLM, terá uma frota com mais de 420 aviões e destinos para mais de 100 países.

A Iberia e a British Airways esperam poupar cerca de 400 milhões de euros por ano, a partir do quinto ano de funcionamento da nova linha aérea.

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