PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

'Quem manda na TAM é família Amaro', diz dono da LAN ao comentar fusão



SANTIAGO DO CHILE, 26 AGO
(ANSA) - O gerente geral da companhia chilena LAN Airlines, Ignacio Cueto, declarou hoje que na TAM quem "manda é a família Amaro", e que o acordo de fusão entre ambas, que cria a Latam, prevê um poder de veto em decisões muito pontuais da empresa brasileira.

"Ambas as famílias [Amaro e Cueto] controlam de forma conjunta a Latam. É diferente na TAM, onde todos os direitos políticos e o controle da companhia estão nas mãos da família Amaro", declarou o diretor ao jornal La Tercera ao chegar do Brasil.

O acordo de associação que cria a Latan foi anunciado dia 13 de agosto, dando origem a uma gigante no setor, com ingressos de mais de US$ 8,5 bilhões anuais. O irmão de Ignacio, Enrique Cueto, além de ser co-proprietário da companhia chilena, foi o homem escolhido para dirigir a nova empresa.

"Ao entregar o poder total à família Amaro na TAM, estamos confiando e dando fé que eles vão tomar decisões que apontam para benefícios mútuos. O grupo LAN está confiando 100%, porque lá [na TAM] manda a família Amaro, e aqui mandamos nós dois", detalhou.

Cueto disse que estão sendo acertados os detalhes para apresentar o caso às autoridades brasileiras responsáveis por autorizar fusões como a que cria a Latam, para que "dentro de três semanas esteja firmado o acordo concreto".

O gerente antecipou que a companhia continua pensando em uma abertura na Bolsa do Peru nos próximos meses. "Acredito que quanto mais sul-americanos participem na maior quantidade de mercados possível, é muito melhor", sustentou.

De acordo com o anúncio do dia 13, a Latam incorporaria as operações da LAN no Peru, na Argentina e no Equador; a LAN Cargo e suas subsidiárias TAM Linhas Aéreas, TAM Mercosul, além das demais sociedades das duas empresas. Ambas continuarão funcionando com certificados de operação e marcas diferentes, mas poderão usar reservas e passagens compartilhadas no futuro.

A LAN é a maior companhia aérea do Chile, e o presidente do país, Sebastián Piñera, era um de seus principais acionistas até alguns meses atrás.
oreporter

Nenhum comentário: