PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TOP 10: aeronaves militares mais caras do mundo


Pela crescente necessidade de maior poder de defesa e ataque, a tecnologia militar vem se desenvolvendo rapidamente e consequentemente elevando seus custos a níveis quase surreais. Muitas pessoas acham que isso é um desperdício de dinheiro público, porém não é sobre isso que vamos falar aqui.

É óbvio que a lista é composta apenas de equipamentos Americanos, já que de longe a terra do tio Sam é quem mais investe em tecnologia militar.

Então chega de blá-blá-blá e vamos para o TOP 10 das aeronaves militares mais caras do mundo.

10 – F/A-18 Hornet – U$ 94 milhões

F/A 18 Hornet

O F/A 18 Hornet, é um moderno avião de caça dos Estados Unidos. Pode carregar até 8.000Kg de mísseis e pode alcançar uma velocidade de 1.915Km/h, graças ao seu motor de 97.8 kN de potência.

Seu desenvolvimento começou em meados dos anos 70, com o objetivo de ser um avião de baixo custo e capaz de operar em porta-aviões. Até hoje é considerado o melhor jato naval já criado e é utilizado também por outros países como Canada, Austrália, Finlândia, Kuwait, Malásia, Espanha e Suécia.

9 – EA-18G Growler - U$ 102 milhões

EA-18G Growler

O Boeing EA-18G é um jato com capacidade para embaralhar sistemas de comunicação, radares e sinais em geral. A aeronave é especialmente desenvolvida para ataques contra alvos no solo e tendo sido muito usadas na guerra do Iraque.

O Brasil está na fila de compradores deste caça e planeja adquirir 8 unidades.

8 – V-22 Osprey – U$ 118 milhões

V-22 Osprey

Longo alcance, velocidade, flexibilidade. Esse é o desejo de todo projetista de aeronaves.

Isso foi levado a risca no V-22, que é uma mistura de avião com helicóptero. Tendo o dobro da velocidade, autonomia cinco vezes maior e podendo voar até 120% mais alto que um helicóptero normal.

Os rotores do V-22 são móveis, permitindo que ele decole e voe tanto na vertical como na horizontal transportando até 7000 kg.

7 – F-35 Lightning II – U$ 122 milhões

F-35 Lightning II

O F-35 Lightning II é a quinta geração dos caças da Lockeed Martin, sendo um modelo de turbina única e modo stealth, que o torna invisível para radares. Projetado para combate aéreo e bombardeio tático, o F-35 possui modelos com decolagem vertical, o que o torna uma ótima aeronave para decolagens em porta-aviões.

6 – E-2D Advanced Hawkeye – U$ 232 milhões

E-2D Advanced Hawkeye

Um avião focado em vigilância e reconhecimento do território inimigo, o E-2D possui um poderoso sistema de radar integrado que permite que a aeronave tenha o alcance do radar até 300% maior que os radares de solo.

5 – VH-71 Kestrel – U$ 241 milhões

VH-71 Kestrel

Este helicóptero high-tech foi projetado para ser o transporte oficial do Presidente Americano e esteve envolvido em alguns escândalos de super faturamento durante a sua produção.

4 - P-8A Poseidon – U$ 290 milhões

P-8A Poseidon

Esta é uma versão adaptar do Boeing 737 para fins militares. O P-8A é uma aeronave projetada para combate contra submarinos (?!?) equipado com torpedos, misseis e cargas de profundidade. O avião deve começar a operar em 2013.

3 - C17A Globemaster III – U$ 328 milhões

C17A Globemaster III

O C-17 Globemaster III é um avião de transporte utilizado pelos exércitos Americano, Canadense, Inglês e Australiano fabricado pela Boeing. O C-17 é projeto para transporte de carga extremamente pesada.

2 - F-22 Raptor – U$ 350 milhões

F-22 Raptor

O famoso F-22 Raptor é um caça invisível para radares projetado para combater as aeronaves Soviéticas durante o auge da guerra fria. Podendo ser equipado tanto para combate aéreo como para ataque ao alvos no solo tornou-se um dos aviões mais bem sucedidos da história.

1 - B-2 Spirit – U$ 2.4 bilhões

B-2 Spirit

O bombardeiro B-2 é o supra-sumo da tecnologia militar, praticamente impossível de ser detectado por infra-vermelho, sonar, varredura eletromagnética, radar e até visualmente. A grande capacidade da camuflagem permite o bombardeiro de alvos inimigos sem sofrer retalhações.

Inicialmente seriam produzidos 133 unidades, porém devido ao elevado custo foram reduzidas para 21. Atualmente existem 20 no mundo, já que um deles foi derrubado no Afeganistão em 2008.

muita pimenta

Nenhum comentário: