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terça-feira, 7 de maio de 2013

México: visto para brasileiros não é mais necessário a partir do dia 16 de maio


Recentemente, os governos do Brasil e do México fizeram um acordo que dispensava o visto para entrada de ambos os cidadãos nos dois países, mas ainda não se sabia a partir de quando isso seria válido.
Agora, foi anunciado que a partir do dia 16 desse mês, os brasileiros não necessitarão mais de autorização para entrar no México, valendo o mesmo para os mexicanos em visita ao Brasil.

O Consulado Geral Mexicano informou, no entanto, que a isenção de vistos é válida somente para os de curta duração, e não significa que outras exigências não possam ser feitas ao viajante no momento do controle migratório, como a apresentação da passagem de regresso, prova de meios de subsistência ou comprovante de hospedagem.

“Recomenda-se aos viajantes brasileiros, no caso de viagens ao México, que consultem as páginas eletrônicas do Consulado-Geral do Brasil no México (www.cgmexico.itamaraty.gov.br) e do Serviço Exterior mexicano para conhecerem as condições de ingresso naquele país e outras informações úteis para a sua viagem”, informa o Consulado.

Por fim, os brasileiros que tiverem problemas no momento do controle migratório ao desembarcarem no México devem solicitar autorização para contatar o Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México. É possível entrar em contato:
  • Por telefone fixo: 55-4160-3953 (chamadas a partir da Cidade do México) ou (0155) 3455-3991 (chamadas a partir de qualquer outro local no México);
  • Por plantão: (04455) 3455-3991 (chamadas a partir da Cidade do México);
  • Por telefone fixo no Brasil: (00xx52155) 3455-3991 (chamadas a partir de qualquer lugar do Brasil);
  • Por e-mail: assistencia.cgmexico@itamaraty.gov.br.
Para mais informações, acesse o site do Consulado-Geral do Brasil no México.,

Susto: avião particular de Chris Brown faz pouso de emergência

Determinado a comparecer ao Met Ball, o cantor entrou no seu segundo avião particular e viajou para Nova Jersey apesar do medo.

 

Uma situação inusitada aconteceu com o cantor Chris Brown na noite desta segunda-feira (6). O avião particular do rapper de 24 anos tinha acabado de decolar em Burbank, na Califórnia, quando teve de retornar ao aeroporto para um pouso de emergência. 


O motivo? Apenas oito minutos após a decolagem, os passageiros começaram a perceber que a cabine estava ficando cheia de fumaça. Com receito, os pilotos deram meia-volta e conseguiram realizar com sucesso o pouso em Burbank. Uma fonte relatou ao TMZ que todos os passageiros ficaram bastante assustados, mas o piloto conseguiu permanecer calmo e realizar os procedimentos de segurança. 

CORREIO 24 HORAS

 

Futuro da indústria de aviação terá mais participação da China


O chefe-executivo da Airbus, Fabrice Bregier, disse recentemente na China que a força chinesa vai se evidenciar cada vez mais no futuro desenvolvimento da indústria de aviação mundial. 

Segundo Bregier, a velocidade do crescimento da indústria aérea da China é duas vezes superior ao nível mundial. Ele também afirmou que a indústria de manufatura chinesa no setor aéreo também terá uma participação no mundo cada vez maior.


O chefe-executivo da Airbus ainda previu que nos próximos 20 anos a China vai se tornar o maior mercado de aviação do mundo e que, para sua empresa, o país é um importante parceiro.
Tradução: Zhao Hengzhi
CRJ ONLINE

Os 50 anos da família de jatos executivos Falcon da Dassault


O primeiro protótipo do Mystère 20 (F-WLKB) durante o voo no dia 4 de maio de 1963. (Foto: Museu do Ar e do Espaço de Le Bourget)
O primeiro protótipo do Mystère 20 (F-WLKB) durante o voo no dia 4 de maio de 1963. (Foto: Museu do Ar e do Espaço de Le Bourget)

No dia 4 de maio de 1963, o protótipo Mystère 20 decolou pela primeira vez, com René Bigand e Jean Dillaire nos controles. O Mystère 20 foi projetado pela equipe Mérignac (Paul Déplante, Paul Chassagne, René Lemaire), com base em uma idéia de Marcel Dassault, e foi promovido para a exportação por Serge Dassault. É o precursor da família Falcon.

Logo_Falcon_50_anosAinda em 1954, o escritório de estudos Merignac considerou um primeiro rascunho do jato executivo que tinha o nome de Méditerranée. Na ausência de um mecanismo adequado foi que finalmente em 1961 realmente começou o estudo com base numa fórmula de reatores laterais traseiros usando motores Pratt & Whitney JT12, que já eram utilizados nos Sabreliner e Lockheed JetStar. Este programa, liderado por René Lemaire foi chamado inicialmente de Mystère 100 e depois veio a receber o nome de Mystère 20. Posteriormente recebeu o nome Falcon.
Nesses 50 anos, vinte tipos de Falcon foram desenvolvidos e 2.250 exemplares foram construídos. Mais de 1.950 aeronaves estão em serviço hoje, com 1.130 operadoras em 83 países. Nossa empresa é, portanto, uma peça importante no setor da aviação comercial de ponta.
O manuseio, conforto, flexibilidade, robustez e tecnologia de ponta apreciados nos Falcons são reconhecidos mundialmente.

O protótipo do Mystère 200 restaurado pela Dassault. (Foto: Dassault)
O protótipo do Mystère 200 restaurado pela Dassault. (Foto: Dassault)

Uma equipe da Dassault restaurou durante 3 anos o primeiro Mystère 20 (s/n 001), que será apresentado em Le Bourget para marcar o 50º aniversário do primeiro voo do Mystère 20 no dia 4 de maio de 1963. Certificado em 9 de junho de 1965, a aeronave – rebatizado de Fan Jet Falcon 20, a pedido de seu primeiro cliente, a Pan Am – ajudou a inaugurar uma nova geração de jatos executivos projetados especificamente para uso na aviação comercial.

Atualmente a linha Falcon é composta pelos jatos Falcon 7X, Falcon 900LX, Falcon 2000LXS, Falcon 2000LX e Falcon 2000S.

CAVOK

AVIÃO DA TAM RETORNA APÓS PANE HIDRÁULICA EM FORTALEZA


Um Airbus A319-100, da TAM linhas Aéreas, registro PR-MAM, realizando o voo JJ-3785 de Fortaleza (CE) para Brasilia (DF), retornou para Fortaleza quando a tripulação observou alarme de pane hidráulica durante a subida no domingo (5).

Aeronave pousou com segurança e o voo foi cancelado.

IFR ONLINE

Piloto de helicóptero que participou de caçada a Matemático é afastado


A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (6) que decidiu afastar das funções o piloto Adonis Lopes de Oliveira, que pilotava o helicóptero usado para capturar o traficante conhecido como Matemático, em maio de 2012. O caso foi arquivado em novembro, mas ganhou novos rumos depois da exibição, no último domingo (5), pelo Fantástico, da caçada da polícia ao traficante, como mostrou o RJTV. (Clique e leia a matéria)

adonis

As imagens foram entregues ao Ministério Público Estadual e Federal. Elas foram levadas pelo deputado Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
“Eles vão abrir investigação e vão oficiar a Civil e a Federal pra saber o nível de responsabilidade de cada uma delas para a partir dai poder proceder nas suas responsabilidades”, disse Freixo.
O Procurador Geral de Justiça do Estado, Marfan Vieira, determinou a reabertura imediata do inquérito. O caso tinha sido arquivado havia seis meses.
“As imagens são efetivamente muito fortes. Me pareceu uma operação muito desastrada feita de maneira inconseqüente”, afirmou Marfan.

Caçada ao traficante
A caçada a Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, considerado um dos maiores traficantes do Rio, foi em maio de 2012. A Polícia Federal repassou informações às equipes da polícia militar e à equipe da polícia civil, que estava a bordo do helicóptero.
A câmera da aeronave tem um sensor que detecta o calor de corpos e objetos e as imagens captadas por ela são vistas apenas pelo operador do equipamento.
A perseguição a Matemático se estendeu por cerca de nove quarteirões da favela da Coreia, na Zona Oeste do Rio e durou menos de dois minutos.

Casas atingidas
Enquanto os disparos eram feitos pessoas passavam nas ruas, casas foram atingidas e um prédio levou pelo menos cinco tiros. Segundo os policiais, os bandidos atiraram contra o helicóptero. O corpo do traficante foi abandonado cinco horas depois, durante uma troca de tiros com a PM, a três quilômetros do fim da perseguição.
O RJTV procurou a Secretaria de Segurança para saber se a operação foi oficial, se a Secretaria sabia dos riscos que uma ação como essa oferecia e se, logo depois, tomou conhecimento da forma como ela foi realizada. Mas a Secretaria de Segurança voltou a divulgar a mesma nota enviada antes da exibição das imagens pelo Fantástico.

“Há um setor especializado nessas ações que tem que dar uma resposta à sociedade. Quem teve a responsabilidade de agir, tem que ter a responsabilidade de arcar com as consequências”.
Ao Fantástico, a Chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, informou que só tomou conhecimento de como a operação foi executada na última sexta-feira (3) pela Corregedoria.
A Polícia Federal informou que investigava a quadrilha de Matemático e que forneceu a possível localização dele à Polícia Civil, que realizou a operação. Já a Polícia Militar confirma que participou do cerco ao traficante e afirmou que, durante a ação, o blindado teve os pneus furados e as equipes seguiram para o local a pé.

PILOTO POLICIAL

Pilotos da Air India vão dormir e deixam comissárias no comando do Airbus A321

Dois pilotos da Air India saíram da cabine de comando para cochilar e deixaram duas comissárias de bordo no comando de um avião até que elas desligaram por equívoco o piloto automático, informou nesta sexta-feira (3) a imprensa local.

Os dois pilotos dormiram 40 minutos na primeira classe, até que acordaram abruptamente quando uma das auxiliares desligou o piloto automático e os dois precisaram correr para retomar o controle do avião, segundo o jornal "Mumbai Mirror".

O incidente ocorreu no voo AI-133 que fazia a rota Bangcoc-Nova Délhi a 10 mil metros de altura no dia 12 de abril em um Airbus-321 onde viajavam 166 passageiros, explicaram fontes anônimas da companhia aérea ao jornal.
Segundo a reportagem do "Mumbai Mirror", o copiloto Ravindra Nathel deixou a cabine de comando rumo à primeira classe, enquanto o capitão B.K. Soni explicava aos auxiliares de voo como operar a aeronave, antes de ir cochilar também.

A Air India negou que os pilotos deixaram a cabine, mas reconheceu em comunicado que as aeromoças "ficaram durante um longo período de tempo na cabine".

Segundo a versão da companhia, foi o copiloto que desligou o piloto automático "por uma distração".

A Direção-Geral de Aviação Civil da Índia confirmou que os dois pilotos e as comissárias foram suspensos e que o incidente está sendo investigado.

HANGAR DO VINNA

Ministério do Trabalho discute fusão Azul/Trip

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (02/05), em Brasília, uma mesa de negociação no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre sindicatos de trabalhadores e representantes da Azul/Trip.
Na pauta da reunião estava os reflexos da fusão das duas empresas na remuneração, direitos e benefícios dos trabalhadores.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), questionou além do aspecto salarial, as preocupações geradas por inúmeras denúncias recebidas pela entidade quanto ao descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho.

O Presidente do SNA, Cmte. Gelson Fochessato, alertou aos representantes da empresa sobre a necessidade de corrigir problemas no pagamento da cesta básica dos tripulantes quando estes retornam das férias ou recebem o 13º salário, diferenças quanto a mudança de Km para hora, o não oferecimento de refeições quentes ou de nenhuma alimentação aos tripulantes extras em serviço.

Na opinião dos dirigentes, a reunião foi positiva visto que a companhia se comprometeu com algumas garantias como a não redução das remunerações, a estabilidade no emprego por um ano e a ampliação de benefícios como o seguro saúde.

Os trabalhadores aeroviários mantiveram uma posição contra a redução salarial, assim, não foi estabelecido um acordo, mas foram agendados novos encontros, no dia 06 na sede da empresa em São Paulo e no dia 13 acontecerá uma nova rodada de negociações em Brasília.
SNA

Quais são os efeitos do jet lag no organismo?


A mudança brusca de fusos horários nas viagens causa alguns problemas, como cansaço, irritação, insônia e até câncer.

 


O que você precisa saber antes de viajar 
- O planeta Terra é dividido em 24 fusos horários, que demarcam a mudança das horas de acordo com a posição geográfica. O meridiano de Greenwich, na Inglaterra, é o marco zero.

- Voar por três fusos já causa o jet lag.

- Os sintomas são piores ao viajar rumo ao leste.

Como driblar o descompasso? Estratégias que garantem uma estada mais tranquila

Habitue-se antes Durma mais cedo ou mais tarde nos dias que antecedem o passeio, acostumando-se aos poucos ao fuso do local.

Cuidado com a alimentação Não exagere na comida e na bebida antes do voo.

Use óculos escuros Você controla a luz que chega aos seus olhos e ajuda o corpo a se adaptar.

Tenha uma pescoceira Ela garante mais conforto e uma posição correta para os cochilos no avião.

Coloque fones de ouvido Valem também os protetores auriculares. Os dois abafam o som ambiente.

Arrume o relógio Antes de pousar em seu destino, acerte os ponteiros com a hora local.

Respeite os novos horários Ao chegar, seja insistente: faça suas atividades de dia e procure deitar-se à noite.


O ciclo de funcionamento do corpo tem cerca de 24 horas de duração e é influenciado pelas noções de claro e escuro. É o ritmo circadiano: ao anoitecer, menos luz chega à retina, que envia uma mensagem ao núcleo supraquiasmático. Por sua vez, a estrutura manda a glândula pineal produzir o hormônio melatonina, cuja maior função é preparar o terreno para o sono. 


1. Relógio biológico

O ciclo de funcionamento do corpo tem cerca de 24 horas de duração e é influenciado pelas noções de claro e escuro. É o ritmo circadiano: ao anoitecer, menos luz chega à retina, que envia uma mensagem ao núcleo supraquiasmático. Por sua vez, a estrutura manda a glândula pineal produzir o hormônio melatonina, cuja maior função é preparar o terreno para o sono.


 A melatonina é responsável por dar sinal verde à secreção de insulina, hormônio que trabalha para colocar a glicose - fonte de energia - dentro das células de todo o corpo. Na viagem, a liberação de insulina acontece em descompasso com o novo fuso, o que pode causar problemas no sistema digestivo e aumentar o cansaço e a fadiga.




2. Pilhas descarregadas

A melatonina é responsável por dar sinal verde à secreção de insulina, hormônio que trabalha para colocar a glicose - fonte de energia - dentro das células de todo o corpo. Na viagem, a liberação de insulina acontece em descompasso com o novo fuso, o que pode causar problemas no sistema digestivo e aumentar o cansaço e a fadiga.


 Ao se deparar com horários diferentes dos quais está acostumado, o relógio biológico do viajante entra em parafuso: a melatonina é produzida seguindo os intervalos anteriores e a vontade de ir para debaixo do edredom aparece em momentos que não batem com a nova realidade.




3. Bocejos desencontrados

Ao se deparar com horários diferentes dos quais está acostumado, o relógio biológico do viajante entra em parafuso: a melatonina é produzida seguindo os intervalos anteriores e a vontade de ir para debaixo do edredom aparece em momentos que não batem com a nova realidade.


 A substância indutora de sono tem uma forte relação com hormônios que promovem o bem-estar. Quando esses agentes da alegria não vêm à tona, surgem a irritação e a rabugice, também impulsionadas pelas noites maldormidas e pela secreção de cortisol, um hormônio estressante. Em situações extremas, uma leve depressão não está descartada.



4. Cuidado com o turista bravo

A substância indutora de sono tem uma forte relação com hormônios que promovem o bem-estar. Quando esses agentes da alegria não vêm à tona, surgem a irritação e a rabugice, também impulsionadas pelas noites maldormidas e pela secreção de cortisol, um hormônio estressante. Em situações extremas, uma leve depressão não está descartada.
 Para profissionais que se expõem cronicamente ao jet lag, casos de pilotos e aeromoças, a situação é mais complicada. Em longo prazo, a melatonina desregulada traz problemas na circulação, no sistema imunológico e pode até mesmo patrocinar o surgimento de tumores.





5. Viajar não é saudável?

Para profissionais que se expõem cronicamente ao jet lag, casos de pilotos e aeromoças, a situação é mais complicada. Em longo prazo, a melatonina desregulada traz problemas na circulação, no sistema imunológico e pode até mesmo patrocinar o surgimento de tumores.


Fontes: Fernando Louzada, neurocientista e professor da Universidade Federal do Paraná; Carolina Azevedo, bióloga e doutora eu neurociência e comportamento do laboratório de cronobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
 http://saude.abril.com.br

Sistema antineblina do aeroporto de Cumbica servirá só para 30% dos voos


Ao custo de R$ 8,9 milhões, o sistema antinevoeiro prestes a entrar em operação no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), atenderá a minoria dos voos e será usado raramente --pouco mais de um dia a cada ano.

Chamado de "ILS (sistema de pouso por instrumentos, na sigla em inglês) categoria 3a", o equipamento estará em funcionamento neste inverno, disse a Infraero, estatal que o comprou e o instalou.
A maioria dos passageiros que usa Cumbica não será beneficiada pelo equipamento.
Isso porque usar o antinevoeiro requer que as companhias aéreas tenham aviões certificados e pilotos treinados --o que TAM, Gol, Azul e Avianca Brasil não têm.
Elas são responsáveis por 70% dos voos no aeroporto.
Assim, quando houver nevoeiro em Cumbica, o que deve ocorrer principalmente no mês que vem, os voos dessas empresas terão que ser desviados para outros lugares.



justificativa
A justificativa das empresas é o custo: treinar pilotos é caro e exige treinamento constante. Em Cumbica, que fecha cerca de 40 horas (0,4% do ano) ao ano por causa da neblina, o investimento não compensa, diz Ronaldo Jenkins, diretor da Abear, associação que reúne TAM, Gol, Azul e Avianca.
As maiores companhias, diz ele, são habilitadas para o ILS 2, na qual os pousos ocorrem com visibilidade horizontal mínima de 350 metros. Enquadram-se nesse requisito quase todas as operações em Cumbica, afirmou.
O equipamento prestes a operar permite pousar com visibilidade ainda menor, de 175 metros.
Serão beneficiadas as companhias aéreas americanas e europeias, que, por atuar em condições climáticas adversas em seus países de origem, são certificadas para usar o equipamento. A alemã Lufthansa, por exemplo, afirmou que está apta a fazê-lo.

Editoria de arte/Folhapress
 
OUTRAS TECNOLOGIAS
Na Europa e nos EUA está em discussão a adoção de outras tecnologias como alternativa ao ILS 3, considerado caro, com o uso de satélites para ajudar o avião a pousar, em vez de aparelhos no solo.
A Anac informou que os requisitos para o sistema antinevoeiro funcionar ainda não foram cumpridos integralmente para liberar o seu uso.
A agência informou estar em contato com a nova administração de Cumbica, a concessionária GRU Airport, para que haja as alterações necessárias para o ILS categoria 3 começar a funcionar.
 
ATRASO
O equipamento está instalado desde janeiro do ano passado em Cumbica, mas ainda não têm autorização da Anac para operar.
A implantação deveria ter sido feita em dezembro de 2011, um ano e meio atrás, segundo estimativa da própria Infraero.
 
LADO
A Infraero não se manifestou sobre o fato de o equipamento de R$ 8,9 milhões atender a uma pequena parte dos voos de Cumbica. A Folha enviou questões à estatal anteontem à noite.
À reportagem um dirigente da companhia mostrou insatisfação com o fato de as companhias aéreas não treinarem tripulações para usar o equipamento antineblina.
A TAM informou que está em processo de pedir à Anac aval para usá-lo nos seus aviões maiores, que fazem rotas intercontinentais (Boeings 767 e 777 e Airbus A330), assim como treinar as tripulações a fazê-lo.
A Gol informou que aguardará a implantação do ILS 3 antes de se manifestar. Em janeiro de 2012, a empresa havia dito à Folha não ter interesse em adotá-lo, pois seus aviões são autorizados a usar o ILS 2, tido como suficiente.
A Azul diz que tem interesse em habilitar parte da frota. A Avianca não respondeu.

FOLHA DE SÃO PAULO

Bilionário caso Varig-Aerus X União na pauta do STF nesta 4ª feira

O primeiro item da pauta da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal desta quarta-feira (08) é de interesse vital para 22 mil pessoas que contribuíram para o Aerus (fundo de pensão de empresas do setor aéreo, entre elas a Varig), e que, desde 2006, quando foi decretada intervenção no fundo - que lhes garantiria uma aposentadoria segura – não conseguem ter acesso ao dinheiro que lhes é devido. A situação mais aflitiva é a dos 8.170 participantes do chamado plano 1 da Varig, que só têm asseguradas suas aposentadorias até junho.

Em julgamento – sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia - o recurso extraordinário (RE 571.969), de autoria da União e do Ministério Público Federal, contra o pagamento de indenizações em benefício da Varig e do Aerus que podem chegar a R$ 6 bilhões.

De acordo com a papeleta do julgamento, trata-se de “saber se o desequilíbrio econômico-financeiro de contrato de concessão de transporte aéreo alegadamente decorrente de políticas públicas gerais, adotadas para o combate à inflação (Planos Collor e Verão) impõe ao poder concedente a obrigação de indenizar empresa concessionária de transporte aéreo”.

O parecer do Ministério Público Federal, enviado à ministra Cármen Lúcia em 2008, é contrário ao pagamento da indenização bilionária à Varig, também em face do congelamento do preço das passagens aéreas durante o Governo Sarney. O subsociedade, não há que se falar em dever de indenização por parte da União.
procurador-geral da República, Paulo da Rocha Campos, que assinou o parecer, classificou como “aberrantes” as decisões que concederam a indenização à Varig. Segundo ele, essas decisões fazem “completa abstração da realidade social que embasou o congelamento de preços [na época]”. Ou seja, se as perdas ocorreram em virtude de uma política estatal, suportada por toda a
JORNAL DO BRASIL

American Airlines Cargo é considerada a melhor pela sexta vez


A American Airlines Cargo anunciou nesta segunda-feira (06/05) que foi escolhida pelos leitores da Air Cargo News como a “Melhor Companhia Aérea Cargueira” das Américas, pelo sexto ano consecutivo.

O prêmio, considerado um dos mais importantes da indústria, é baseado nos votos de mais de 25 mil profissionais da cadeia de suprimentos. Os participantes são convidados a votar no site da publicação na companhia aérea que ofereceu a melhor experiência ao cliente. O presidente da American Airlines Cargo, Kenji Hashimoto, recebeu o prêmio no último dia 27 de abril, no Lancaster London Hotel. "É uma grande honra receber esse prêmio, especialmente porque é votado exclusivamente pelos consumidores. Além disso, o prêmio é um reflexo do árduo trabalho feito por nosso time em todo o mundo e nos inspira a continuar entregando produtos e serviços líderes de mercado para os nossos clientes”.

Com foco contínuo nos clientes e nas operações, a companhia expande continuamente sua rede global, oferecendo mais capacidade para transporte de cargas no mundo inteiro.
-Pedro Menezes 
mercado e eventos

Militares da Aeronáutica poderão pagar aluguel por meio de desconto no contracheque


Uma portaria do Comando da Aeronáutica publicada, nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, cria a possibilidade para que o militar ativo, inativo ou pensionista da Aeronáutica reserve uma parte da margem consignável para o pagamento do aluguel da casa em que mora. No pedido de autorização, será preciso informar o endereço e o tipo de imóvel e as datas de início e término do contrato de locação.

Parceria com paraguaios ajuda manter controle do espaço aéreo


A parceria entre as forças aéreas do Brasil e do Paraguai torna mais efetivo o controle do espaço áereo dos dois países, favorecendo, principalmente, o combate os voos desconhecidos. A análise é do major brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, responsável pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), que desde ontem está em Campo Grande coordenando a Operação Parbra III.
Até o final da semana, com movimentação de aeronaves em Campo Grande e nas cidades paraguaias de Pedro Juan Caballero e Concepción, serão realizados exercícios combinados de combate a voos ilícitos nas regiões de fronteira dos dois países.


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Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado
Major brigadeiro Baptista Júnior, do Comdabra, e o general paraguaio Ramon Dominguez  


A maior novidade dessa terceira edição da Parbra está no emprego, pela primeira vez, dos radares táticos móveis MRCS 403, da Força Aérea do Paraguai. São equipamentos capazes de detectar, identificar e fazer controle para interceptação de aeronaves em voos clandestinos.
O comandante da 1ª Brigada Aérea da FAP, general Ramon Dominguez Gutter, também esteve ontem na Base Aérea de Campo Grande e declarou que apesar de ainda não ser tudo o que se faz necessário, “a utilização desse sistema de radar é um grande passo dado pela Força Aérea do Paraguai”.

correio do estado