Ainda em 1954, o escritório de estudos Merignac considerou um primeiro rascunho do jato executivo que tinha o nome de Méditerranée. Na ausência de um mecanismo adequado foi que finalmente em 1961 realmente começou o estudo com base numa fórmula de reatores laterais traseiros usando motores Pratt & Whitney JT12, que já eram utilizados nos Sabreliner e Lockheed JetStar. Este programa, liderado por René Lemaire foi chamado inicialmente de Mystère 100 e depois veio a receber o nome de Mystère 20. Posteriormente recebeu o nome Falcon.
Nesses 50 anos, vinte tipos de Falcon foram desenvolvidos e 2.250 exemplares foram construídos. Mais de 1.950 aeronaves estão em serviço hoje, com 1.130 operadoras em 83 países. Nossa empresa é, portanto, uma peça importante no setor da aviação comercial de ponta.
O manuseio, conforto, flexibilidade, robustez e tecnologia de ponta apreciados nos Falcons são reconhecidos mundialmente.
Uma equipe da Dassault restaurou durante 3 anos o primeiro Mystère 20 (s/n 001), que será apresentado em Le Bourget para marcar o 50º aniversário do primeiro voo do Mystère 20 no dia 4 de maio de 1963. Certificado em 9 de junho de 1965, a aeronave – rebatizado de Fan Jet Falcon 20, a pedido de seu primeiro cliente, a Pan Am – ajudou a inaugurar uma nova geração de jatos executivos projetados especificamente para uso na aviação comercial.
Atualmente a linha Falcon é composta pelos jatos Falcon 7X, Falcon 900LX, Falcon 2000LXS, Falcon 2000LX e Falcon 2000S.
CAVOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário