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quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Azul inicia Rio de Janeiro (SDU)-Salvador no final do mês



A partir do dia 26, a Azul começa a operar voos sem escalas ligando o Rio de Janeiro (Santos Dumont) a Salvador, na Bahia. Os voos serão oferecidos aos sábados e domingos, mas, a partir de 15 de dezembro, a previsão é que passem a ser diários.

A aeronave parte do Rio de Janeiro às 8h35, com chegada a Salvador às 11h05. Já da capital baiana, a decolagem é às 11h35, com chegada ao Aeroporto Santos Dumont às 13h35.

Panrotas

Sol anuncia que quer comecar a voar este mês



Embora o contrato de concessão que permitirá a Sol pedir rotas e horários de voos e começar a vender passagens ainda não tenha sido assinado, a empresa já anuncia em seu site que quer começar a voar ainda este mês. Para isso, funcionários foram contratados e treinados e um dos primeiros cinco aviões da frota da companhia já se encontra no hangar da empresa.

Inicialmente, a companhia planeja fazer a rota que atenderá as cidades paranaenses de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá. Na sequência, a empresa pretende estender o atendimento a outras cidades do estado, além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, de São Paulo, Mato Grosso do Sul e do Paraguai.

Agência Brasil

Embraer entrega primeiro jato E170 à British Airways


A Embraer entregou nesta quinta-feira o primeiro jato Embraer 170 à companhia aérea British Airways.

O avião, configurado com 76 assentos em classe única, será operado pela BA CityFlyer, subsidiária regional da British Airways, que opera vôos internacionais e domésticos a partir do Aeroporto London City.

Divulgação
O avião tem 76 assentos e irá para subsidiária regional da British Airways

O negócio foi anunciado em dezembro de 2008 e inclui pedidos firmes para seis Embraer 170 e cinco jatos Embraer 190, mais opções para outros três aviões desse modelo.

"Esta primeira entrega à British Airways é um marco notável que nos deixa particularmente orgulhosos, já que esta é a última das quatro maiores companhias aéreas européias a operar os E-Jets", disse Mauro Kern, vice-presidente executivo da Embarer para o Mercado de Aviação Comercial.
UOL

Gol ultrpassou 1.000 seguidores hoje no Twitter

GOLcomunicacao: Ultrapassamos a marca de 1000 seguidores hoje! Obrigado a todos e contem com a gente!do Twitter / GOLcomunicacao

Mais uma chance para os aviões supersônicos

Empresa norte-americana lança avião capaz de ultrapassar a velocidade do som.



A era dos aviões supersônicos pode estar voltando. A empresa norte-americana Aerion Corporation está desenvolvendo o Supersonic Business Jet (SBJ), capaz de ultrapassar a velocidade do som e chegar a 1,6 Mach (quase 2.000 km/h). O jato voará a uma altitude entre 14 e 15 mil metros, e conseguirá reduzir em cerca de um terço o tempo das viagens. O trajeto de Nova York a Tóquio, por exemplo, é feito atualmente em mais de 14 horas. A empresa promete diminuir para 9 horas e meia (incluindo uma parada de uma hora para reabastecer).
O nome do avião, Supersonic Business Jet, dá uma ideia de quem vai usá-lo: homens de negócios muito ricos. O preço estimado por unidade também passa a mesma mensagem: US$ 80 milhões. E o avião só leva 12 pessoas, então é melhor ser alguém importante. Apesar do preço alto, muita gente já se dispôs a comprar o produto antes mesmo de ele ser produzido. 50 empresas (ou pessoas muito ricas) fizeram sua reserva do jato, pagando antecipadamente módicos US$ 250 mil, mesmo sabendo que a previsão de entrega é somente no fim de 2015. Pelo menos nos próximos anos, o jato vai ser só para quem tiver recursos - e para quem algumas horinhas realmente façam diferença.

Os únicos aviões supersônicos que já operaram comercialmente foram o franco-britânico Concorde e o soviético Tupolev Tu-144. O Tupolev teve uma vida curta, e foi produzido por menos de 10 anos até 1978. O Concorde só começou com voos comerciais em 1976, e foi viável até 2003. Um dos fatores que levou à sua extinção foi um acidente em julho de 2000, que matou 113 pessoas e abalou a imagem do avião. Ambos viajavam à velocidade 2 Mach (cerca de 2.450 km/h), mas eram inviáveis economicamente. Eles tinham alto custo de manutenção e a demanda por passageiros foi diminuindo ao longo do tempo.
Para se ter uma ideia, o Concorde gastava mais ou menos 1 tonelada de combustível para ir de Nova York a Londres, uma viagem de pouco mais de três horas. O SBJ, apesar de não alcançar a velocidade dos aviões anteriores, promete ser mais eficiente. Será o primeiro avião supersônico a voar comercialmente depois do insucesso do Concorde e do Tupolev.
À medida que aumenta a velocidade do avião, cresce sua temperatura externa. Essa é uma das razões para o SBJ não passar da velocidade 1,6 Mach; ele não tem tecnologia para controlar um aumento de temperatura muito grande. As asas levarão fibra de carbono na composição, para aguentar forte aceleração e grande velocidade. Contudo, essa tecnologia já é usada em alguns aviões militares e poucos comerciais.
O formato pontiagudo característico do jato se mantém; as asas serão diferentes daquelas triangulares que vemos nos caças de guerra. A empresa garante que a mudança para asas menores diminui em 20% a resistência do ar. Mudanças estruturais além dessas não há. A maior diferença mesmo serão os passageiros a embarcar no jato – por enquanto, alguns poucos privilegiados.

GALILEU

Gulf Air volta a voar para Bagdad pela 1ª vez desde a invasão


A transportadora aérea estatal do Bahrein, Gulf Air, anunciou terça-feira que vai retomar os voos comerciais para Bagdad pela primeira vez desde a invasão do Iraque, liderada pelos Estados Unidos em 2003.

Num comunicado, a transportadora aérea indica que planeia voar para a capital iraquiana cinco vezes por semana já este mês.

Acrescenta que a Gulf Air vai também fazer alguns voos para a cidade de Erbil, no Norte, e para a cidade santa de Najaf, no Sul, no final de Setembro.

Destak

Lufthansa assume a Austrian Airlines

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A Lufthansa assumiu hoje 90% das ações do Austrian Airlines Group, que passa a fazer parte do grupo Lufthansa a partir deste mês. Além da Austrian Airlines, também fazem parte do grupo a própria Lufthansa, a Swiss e a Brussels Airlines, além da empresaa aérea regional Lufthansa CityLine.

A liberação anti-truste para a operação e a autorização da ajuda de custos para a reestruturação da Austrian Airlines, no valor de 500 milhões de euros, foram concedidas pela Comissão Européia, que considerou a viabilidade econômica para a Lufthansa.

Lula expressa preferência por avião francês Rafale para renovar frota


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, em entrevista à AFP, a preferência de seu governo pelo avião francês Rafale para renovar a frota de caças do Brasil em função da disposição da França de compartilhar tecnologia.

O Rafale, da empresa francesa Dassault, compete com o avião Gripen, da sueca Saab, e o F/A18 Super Hornet, da americana Boeing, por um contrato de aquisição de 36 aparelhos no valor de 4 bilhões de dólares.

"Um país do tamanho do Brasil não pode comprar um produto de outro país se esse país não passar a tecnologia", afirmou Lula.

"Eu, sinceramente, até por decoro presidencial, não posso dizer qual é o meu favorito", ressaltou. Mas acrescentou: "Nós sabemos que os franceses são o único país importante que está disposto a discutir conosco a transferência de tecnologia".

"A França se mostrou como o país mais flexível na questão da transferência de tecnologia, e obviamente essa é uma vantagem comparativa excepcional", assinalou.

Lula disse ainda que deve conversar nesta quinta com o presidente francês Nicolas Sarkozy depois de uma reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Força Aérea, Juniti Saito.

Sarkozy chegará no domingo a Brasília para uma visita de 24 horas, na qual será convidado de honra nas comemorações de Sete de Setembro.

Em dezembro passado, durante uma visita oficial ao Brasil do presidente francês, os dois países assinaram um protocolo de acordo dentro de uma associação estratégia de defesa.

O protocolo estipulava a compra de 50 helicópteros de transporte franceses e a construção de quatro submarinos convencionais de ataque Scorpene com cooperação francesa, assim como outro de propulsão nuclear, cujo motor será construído pelo Brasil. Os helicópteros também serão construídos no Brasil.

Estes acordos serão formalizados durante a visita de Sarkozy a Brasília na próxima segunda.

AFP.

Continental Airlines: passageiros evitam circular nos corredores do avião em rota para Houston


A turbulência que chacoalhou os passageiros do voo inaugural Rio-Houston da Continental Airlines no início de agosto não chegou a causar impacto na procura pela nova rota. Mas o incidente contribuiu para a conscientização dos passageiros sobre a necessidade do uso do cinto de segurança a bordo. Ou seja, o tititi no corredor do avião está com seus dias contados.

- Os passageiros nem vão mais ao banheiro - diz a diretora regional para o Cone Sul da Continental Airlines, Cristiane Franck, acrescentando que o incidente é comum em rotas sobre o Caribe, sobretudo na temporada de furacões (de maio a novembro).

Coincidência ou não, a prática recomendada pelas autoridades aeronáuticas e especialistas em segurança de voo parece estar se espalhando. Em enquete no site do GLOBO, cerca de 79% dos leitores afirmaram que usam o cinto afivelado durante todo o tempo em que estão em seu assento, enquanto 16% admitiram limitar-se a fazê-lo apenas quando sinalizado pelo comandante, e apenas 5% disseram que só afivelam o cinto durante o pouso e a decolagem.

O Globo

Czech Airlines e clientes Skyeurope


Czech Airlines tem uma solução para os clientes SkyEurope. Após a apresentação do bilhete original e ao pagamento de 50 €, eles podem usar o próximo voo disponível da Czech Airlines para o destino dado

Low cost espanhol sem crise


A Ryanair, easyJet e Air Berlin são as três companhias aéreas preferidas pelos viajantes estrangeiros na Espanha. Mais de metade dos turistas que chegam nos aeroportos espanhóis desembarcaram de uma aeronave operada por uma “baixo custo”.

Novo Airbus A320


O fabricante europeu Airbus anunciou que planeja criar um novo modelo do A320 até 2015.




O A320 irá completar o seu 20 º aniversário no próximo ano.


O jornal francês La Tribune publicou ontem que a Airbus estuda a possibilidade de comercializar dois tipos de A320 ; um como o atual, de corredor único e um novo modelo de corredor duplo que facilitará o embarque e desembarque de passageiros, tornando-se uma utilização mais rentável da aeronave.

O fabricante europeu de aeronaves, prevê que dentro de dez anos o mercado queira um avião para voos de curto e médio alcance e haveria avanços tecnológicos significativos que possam ser integrados.

Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea

Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (Aena) implementaram um novo sistema de vigilância e transmissão de dados para otimizar o tráfego aéreo de quem voa sobre o Atlântico Sul, no Centro de Controle de Canárias.

Espanha e Brasil são os primeiros países do corredor Europa-América do Sul a implementar esta nova tecnologia.

O sistema é chamado ADS-C / CPDLC-Automatic Dependent Surveillance / Automatic ; dados de comunicação automáticos entre piloto e controlador e está em pleno funcionamento desde 27 de agosto passado.


O Centro de Controle é baseado no aeroporto de Gran Canaria.


De acordo com a Aena, o principal objetivo é complementar e suprir os atuais limites impostos e colocados nos longos trajetos. The International Civil Aviation Organization (ICAO) definiu este mecanismo, juntamente com sistema de comunicação de dados (CPDLC satélite), como o mais adequado para a prestação de serviços de tráfego aéreo nestas áreas oceânicas.


Político indiano morre em acidente de helicóptero


HYDERABAD, Índia - Um político poderoso da Índia foi morto junto com outros quatro, quando o helicóptero viajava caiu nas selvas do sul da Índia em meio a uma tempestade intensa.
O helicóptero estava transportando o YSR Reddy, ministro de Andhra Pradesh, e perdeu o contato com os controladores de tráfego aéreo na quarta-feira de manhã, quando a forte chuva assolou a região.

Depois de perder o contato com o helicóptero iniciou-se uma busca em 24 horas, envolvendo o Exército, Força Aérea e a polícia em uma área cheia de maoístas rebeldes.

Na quinta-feira de manhã encontraram o local do acidente, no meio da selva e recuperaram os corpos de cinco pessoas que viajam no helicóptero.

O helicóptero privado perdeu contato quase 45 minutos depois da decolagem.

Reddy, um cristão em um país de maioria hindu,alcançou ao congresso por seu trabalho realizado há mais de 30 anos dedicados aos agricultores mais pobres e trabalhadores sem terra.

O representante pertenciam ao partido do primeiro-ministro Manmohan Singh, do Partido do Congresso, e ganhou um segundo mandato nas eleições de Maio.

Reddy, de 60 anos , estava investigando as condições climáticas que têm provocado a seca em algumas partes remotas do estado.Ele estava acompanhado por um guarda-costas, um assessor e dois pilotos.



Processo da 'velha' Varig chega ao fim




O juiz Luiz Roberto Ayoub, titular da 1ªVara Empresarial do Rio, decretou o fim da recuperação judicial da "velha" Varig, que opera atualmente com a bandeira Flex. De acordo com ele, as obrigações do plano de reestruturação foram cumpridos "no prazo de dois anos". Mas, levando-se em conta o pedido da empresa para entrar nesse processo, em junho de 2005, passaram-se quatro anos.

A partir da publicação dessa sentença, o que ocorreu no dia 1º, Ayoub informa que a Flex terá um prazo de 10 dias para a transição da gestão da companhia, que deve voltar para a Fundação Ruben Berta, acionista majoritária da Flex, com 87% do capital. A Fundação havia sido afastada da gestão da Flex por Ayoub em dezembro de 2005 e informou que só vai se pronunciar sobre o fim da recuperação judicial após analisar as últimas decisões de Ayoub.

Passivo

O fim da recuperação judicial da Flex, que herdou um passivo de cerca de R$ 7 bilhões, acontece em meio à perspectiva de a empresa obter uma indenização por perdas com o congelamento de tarifas entre os anos 80 e 90. O que ficou conhecido como "acerto de contas" entre o que o governo deve à Flex e os impostos que a empresa deve ao governo, no entanto, está em compasso de espera.

Isso porque uma disputa de valores a serem pagos pela União à Flex tem emperrado a negociação. As conversações estão sendo conduzidas pela Advocacia Geral da União (AGU). Segundo fontes do setor, a AGU não teria concordado com o pedido de até R$ 5 bilhões a serem desembolsados no prazo de cinco anos, feito pela Flex, pelo fundo de pensão Aerus e por credores trabalhistas. Para a AGU, o valor correto seria em torno de até R$ 3 bilhões.

Operação limitada

A Flex opera com apenas um avião, um Boeing 737-300 que era da Gol, atual controladora da nova Varig. A companhia vem operando voos para a própria Gol/Varig, por meio de acordos. Além desse contrato, a empresa complementa sua receita com o centro de treinamento de pilotos e aluguéis de imóveis. Desde que voltou a operar, em junho de 2008, a Flex convive com dificuldades de equilibrar seu caixa.

Em julho de 2006, a empresa sem dívidas e com a marca Varig foi leiloada pelo preço mínimo de US$ 24 milhões, mais obrigações, e foi arrematada pela sua ex-subsidiária VarigLog, na época controlada pelo fundo Matlin Patterson em sociedade com três investidores brasileiros. Em março de 2007, a Varig foi comprada pela Gol por US$ 320 milhões.

AE

Ataque terrorista a helicóptero militar mata 2 no Peru

Lima, 2 set (EFE).- O piloto e o copiloto de um helicóptero da Força Aérea Peruana morreram ontem em um ataque perpretado por terroristas, informou o ministro da Defesa do Peru, Rafael Rey.

O helicóptero tentava resgatar três militares que foram feridos em outro ataque, nesta terça-feira, no distrito de Acobamba, na serra peruana.

Aerovirtual

RAF perde segundo Chinook no Afeganistão em menos de um mês


RAF Chinook

A Royal Air Force perdeu seu segundo helicóptero CH-47 Chinook no Afeganistão após o mesmo ser destruído com o auxílio de explosivos. A aeronave havia se acidentado durante o pouso no último dia 30 de agosto e a sua recuperação foi considerada dispendiosa e insegura. Todos os 19 tripulantes saíram ilesos do acidentes.

A aeronave recebeu danos consideráveis no nariz, no trem de pouso e no rotor quando pousava perto da localidade de Sangin, na província afegã de Helmand por volta das 05:30 horário local.

Um outro Chinook da RAF foi perdido no dia 19 de agosoto durante um pouso forçado, após ser atacado por forças talibãs. Foi a primeira perda de uma aeronave deste modelo pela RAF desde que o mesmo foi introduzido no conflito do Afeganistão em 2006.

A perda da segunda aeronave colocou mais pressão sobre o Reino Unido para que este retire do estoque e coloque nos esquadrões operacionais oito Chinook do modelo HC3 que estão estocados.

Poder aéreo

Emergência abordo da Gol em Vitória

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Um passageiro a bordo do voo 1660, que faria a rota Rio de Janeiro (Galeão) – Recife, passou mal e o voo teve de pousar em emergência no aeroporto de Vitória(ES).

De acordo com o comandante da aeronave, um médico da Força Aérea Brasileira que estava a bordo, diagnosticou o passageiro com convulsão e hipertensão.

A aeronave pousou as 09:00 e contou com o suporte médico do aeroporto.

O voo decolou de Vitórias as 09:30 e prosseguiu para Recife.

Flightlife

easyJet transporta mais 215 mil em Agosto; Low cost vende 91,8% dos lugares disponíveis


A low cost easyJet, que voa para os aeroportos portugueses de Lisboa, Faro, Porto e Funchal, vendeu 4,8 milhões de lugares de avião no mês de Agosto, mais 4,7% ou mais 215 mil que no ano passado, e melhorou em 0,5 pontos a proporção de lugares vendidos, atingindo 91,8% do total de lugares disponíveis.
Presstur

TAP reduz número de voos para o Brasil


A TAP vai cortar dez voos semanais, passando a totalizar 57 voos semanais para o Brasil. O Rio de Janeiro é a cidade mais penalizada com a redução, ao perder três voos semanais, dois a partir de Lisboa e um do Porto. São Paulo também vai sofrer uma redução de dois voos por semana, sendo um de Lisboa e outro do Porto. As cidades de Natal, Recife, Salvador, Fortaleza e Brasília perdem cada uma um voo semanal.

A redução do número de frequências para destinos brasileiros insere-se no plano de contingência contra a crise da companhia.
Jornal de turismo

Passaredo aumenta suas rotas



A partir do dia 14 de setembro a Passaredo Linhas Aéreas começará a operar em três novas cidades do interior de São Paulo: Marilia, Presidente Prudente e Bauru, com aeronaves EMB120 Brasília. A empresa que adquiriu em 2009 quatro novos jatos ERJ 145 comemora a possibilidade de ampliar suas rotas, atendendo mais cidades.

"A chegada do quarto jato nos deu a possibilidade de ampliar nossas rotas. As três cidades passaram por um estudo extenso mostrando que existe demanda e por isso foram as escolhidas para a operação", explica o Comandante Felício, presidente da empresa.

A aeronave que transporta até 30 pessoas, irá levar os passageiros das cidades de
Presidente Prudente e Bauru, direto para Guarulhos (SP), facilitando assim conexões para vôos internacionais e para o nordeste brasileiro. Já os passageiros da cidade de Marilia (SP), terão duas opções de rotas para Guarulhos, uma fazendo escala na cidade de Bauru e outra em Presidente Prudente.

Mercado e Eventos

Planador do Museu Aeroespacial (MUSAL) é destaque nas comemorações dos 40 anos da Embraer

PLANADOR URUPEMA DO MUSAL NOS 40 ANOS DA EMBRAERA aeronave planador Embraer URUPEMA PP-ZTU do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL) foi um dos destaques nas comemorações dos 40 anos da Embraer no último dia 22 de agosto, em São José dos Campos (SP).

Incorporado ao acervo do MUSAL em 1990, o URUPEMA foi o primeiro protótipo projetado por alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em conjunto com Engenheiros do antigo Centro Técnico da Aeronáutica (hoje Comando de Tecnologia Aeroespacial) que apoiou o desenvolvimento dos protótipos, O URUPEMA representou na época o mais alto nível de construção Aeronáutica em madeira.

Fonte: MUSAL

Singapura Airlines adia entrega de oito A380




A companhia aérea Singapura Airlines chegou hoje a acordo com a Airbus para adiar a entrega de oito aviões A380 para entre seis a doze meses devido às dificuldades financeiras que atravessa.

A companhia, que apresentou o seu primeiro resultado trimestral negativo em seis anos no segundo trimestre deste ano, já tem nova fase A380 em operação, estando prevista a entrega de mais dois aviões até ao final do ano.

"O calendário revisto tem agora prevista a entrega do décimo segundo avião em Outubro de 2010, em vez de Abril, e do décimo nono avião em Janeiro de 2012, em vez de Janeiro de 2011", anunciou a companhia aérea num comunicado divulgado hoje.

A Singapura Airlines apresentou um prejuízo líquido de 213,26 milhões de dólares no período entre Abril e Junho, quando em período homólogo de 2008 havia apresentado um lucro de 358,6 milhões de dólares.

Diário Digital / Lusa

EUA exigem mudança em sensores de Airbus




WASHINGTON (Reuters) - As companhias aéreas dos EUA deverão substituir os sensores de velocidade de alguns de seus aviões Airbus, que podem ter provocado a queda do avião da Air France que fazia a rota Rio-Paris há três meses.

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) determinou na quarta-feira que as empresas que operam jatos A330 e A340 - Delta Air Lines e US Airways - substituam os sensores fabricados pela empresa Thales SA por componentes produzidos pela Goodrich Corp.

A medida, que vale a partir de 8 de setembro, afeta cerca de 40 aeronaves. Autoridades europeias já haviam adotado uma regra semelhante a partir da investigação sobre a queda do A330 da Air France sobre o Atlântico, que matou 228 pessoas, após decolar do Rio no dia 31 de maio.

Os investigadores dizem ainda não saber o que provocou o acidente, mas afirmam estar analisando se leituras equivocadas da velocidade do avião podem ter tido participação no desastre. A investigação deve durar mais um ano.

As autoridades europeias de segurança aérea já relataram discrepâncias nas leituras de velocidade em alguns aviões A330 e A340 em altitudes elevadas e sob mau tempo. As investigações sugerem que os aviões equipados com velocímetros da Thales parecem mais suscetíveis a condições adversas.

As agências reguladoras estão especialmente preocupadas com a formação de cristais de gelo nos sensores, o que poderia "enlouquecê-los". Uma leitura errada da velocidade pode desativar o piloto automático e outras funções automatizadas, fazendo com que os pilotos percam o controle da aeronave.

Já houve vários relatos de problemas com sensores da Thales.

Em julho, a Airbus pediu às empresas que passem a usar a marca Goodrich, que já equipa a maioria dos aviões A330 e A340 do mundo. A Airbus diz que cerca de 200 aviões no mundo ainda usam os sensores Thales.

Paralelamente, investigadores norte-americanos de segurança aérea avaliam possíveis anomalias com indicadores de velocidade e altitude de dois aviões A330 em maio e junho.

A Thales, conhecida por ser o maior fabricante europeu de componentes eletrônicos para defesa, ainda não se pronunciou sobre a questão dos sensores.
O Globo

O Primeiro Ministro José Sócrates considera importante para a economia investimento da Ryanair


"Este investimento é da máxima importância. Mais voos, mais passageiros, mais turistas, mais atividade econômica", reforçou o primeiro-ministro durante a cerimónia de lançamento da base da Ryanair.

José Sócrates defendeu que o aeroporto Sá Carneiro tem tido "uma história de sucesso e tem resistido às oscilações do mercado", acrescentando que a escolha do Porto pela Ryanair é "da máxima importância para a continuação do sucesso".

RTP

Queda de helicóptero mata um nos EUA

Aeronave chocou-se contra casa em Jackson, no Mississippi.
Uma pessoa ficou gravemente ferida.

Agentes federais observam nesta quarta-feira (2) a trajetória do helicóptero caiu no dia anterior em Jackson, Mississippi. A aeronave, um Robinson R-44, chocou-se contra uma casa desocupada próximo ao aeroporto Hawkins, mas não chegou a pegar fogo. (Foto: AP)

Foto: AP

AP/AP

Uma das pessoa que estava a bordo morreu e a outra ficou gravemente ferida, segundo as autoridades. Não houve vítimas no solo. Os motivos do acidente ainda são desconhecidos. (Foto: AP)

G1

Deputados do Norte e Sul do País são recebidos pelo presidente da Infraero

Os deputados federais Alex Canziani (PTB) e Eduardo Sciarra (DEM), ambos do Paraná, pediram apoio do presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, em relação a melhorias para os aeroportos paranaenses. O encontro aconteceu nesta terça-feira (1/9), na sede da empresa, em Brasília. Os deputados reivindicaram um estudo, a longo prazo, para a ampliação do Aeroporto de Curitiba, e ofereceram ajuda de institutos especializados do Paraná para a realização dos estudos de viabilidade. A Infraero pretende investir até a Copa de 2014 cerca de R$ 40 milhões no Afonso Penna.

Os deputados também solicitaram ações para os aeroportos de Londrina e Foz do Iguaçu. No caso de Londrina, a demanda se refere à instalação de equipamentos que permitem o pouso em condições de pouca visibilidade. Os deputados souberam pelo presidente que a Infraero instala e mantém os equipamentos de pouso e decolagem por instrumentos, de acordo com o planejamento do departamento do Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão da Aeronáutica. Para o Aeroporto de Foz do Iguaçu, os deputados pediram melhoria no terminal de passageiros, já que a região é um grande alvo do turismo internacional.

O presidente agradeceu a colaboração dos deputados e se comprometeu em envidar todos os esforços para atender às solicitações apresentadas.

Aeroporto de Marabá
O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB/PA) também se reuniu nesta terça-feira com o presidente Murilo Marques Barboza a fim de pedir melhorias no Aeroporto de Marabá, no Sul do Pará. Segundo o deputado, a cidade tem hoje 250 mil habitantes e a previsão é de que a população dobre dentro de um ano por conta dos investimentos da Companhia Vale do Rio Doce.

O presidente disse ao deputado que a ampliação do terminal de Marabá já está em fase de licitação de projeto, no valor de R$ 500 mil. A previsão é que até meados de 2010 a obra possa ser licitada. “Vou me comprometer a fazer o que tiver que ser feito para dar prosseguimento a esse planejamento”, garantiu Murilo.

Assessoria de Imprensa Infraero

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica comemora 62 anos

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) completou 62 anos nesta semana (1º de setembro). A Solenidade Militar foi realizada no Auditório Marechal Fontenelle e presidida pelo Major-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos Terciotti, Diretor de Administração de Pessoal.

Na cerimônia militar foram entregues medalhas por tempo de serviço a sete militares do efetivo da Escola e de placas ao 2S SEL Alvaro Luis Santos de Oliveira e ao S2 SSG Mike Giovaneli Alves, eleitos, respectivamente, Graduado e Praça Padrão.

Em seu discurso, o Comandante da EAOAR, Cel Av Marcos Vinicius Rezende Mrad, ressaltou a reestruturação física e pedagógica que vem sendo implementada na Escola ao longo dos anos e agradeceu o empenho e a dedicação de todos que ajudaram a construir o “Casarão do Saber” e dos que hoje mantêm sua tradição.

EAOAR

EMBRAER ENTREGA PRIMEIRO JATO EMBRAER 170 À BRITISH AIRWAYS


São José dos Campos, 3 de setembro de 2009 – A
Embraer entrega hoje na sede da Empresa, em São
José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, o
primeiro jato EMBRAER 170 à companhia aérea
British Airways. A aeronave, configurada com 76
assentos em classe única, será operada pela BA
CityFlyer, subsidiária regional integral da British
Airways, que opera vôos internacionais e
domésticos a partir do Aeroporto London City.

O
negócio foi anunciado em dezembro de 2008 e
inclui pedidos firmes para seis EMBRAER 170 e
cinco jatos EMBRAER 190, mais opções para
outros três aviões deste modelo.
ANR

Air Canada anuncia novos voos non-stop

A Air Canada anunciou o lançamento de voos non-stop a partir de Montreal e Toronto para Atenas e Barcelona, para o período de 3 de junho a 18 de outubro de 2010.

A iniciativa chega a tempo para o planejamento de férias no próximo verão.



"Os novos voos non-stop da Air Canada para Atenas e Barcelona a partir de Montreal e Toronto, vão oferecer aos clientes opções ainda mais convenientes para o planejamento das férias de verão e a visita a amigos e parentes de ambos os lados do Atlântico", disse Ben Smith, vice-presidente executivo e Chief Commercial Officer. "Ambos, Atenas e Barcelona, são importantes portos de escala das linhas de cruzeiros, e também fornecem convenientes conexões de voos para outros destinos populares na Grécia e na Espanha. Com estas adições a nossa malha de verão de 2010, continuamos a, estrategicamente, programar a capacidade para atender a demanda sazonal".

Mercado e Eventos

Embaixada do Peru e Infraero estreitam relacionamento


O embaixador do Peru, Hugo de Zela, fez uma visita de cortesia ao presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, na manhã desta terça-feira (2/09), na sede da Empresa, em Brasília (DF).

O encontro provocou o início de alguns compromissos. Ambos acreditam que o desenvolvimento das linhas regionais poderia fortalecer a integração aérea entre os dois países. “Conforme orientação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, temos que incentivar a aviação civil regional e, sem dúvida, isso poderá trazer uma aproximação, por exemplo, entre Cruzeiro do Sul, no Acre, e cidades vizinhas do Peru”, exemplificou o presidente da Infraero.

Murilo lembrou que o aeroporto de Cruzeiro do Sul – um dos 67 administrados pela estatal – foi recém-inaugurado pelo presidente Lula e que a criação de novos voos será excelente, inclusive para a economia do Estado. “A infraestrutura aeroportuária é fomentadora de negócios na região”, reforçou.

O embaixador conferiu as fotos do novo aeroporto de Cruzeiro do Sul e ficou entusiasmado com a possibilidade de novas parcerias, comprometendo-se a trabalhar no que for possível para realização de novos projetos. “Foi uma excelente visita”. Zela aproveitou também para desejar felicidades ao presidente da Infraero pelo novo posto.

Assessoria de Imprensa Infraero

Presidente da Infraero e prefeita de Campos discutem situação do aeroporto da cidade



O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, recebeu, nesta terça-feira (1/9), na Sede da empresa em Brasília, a prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho (PMDB). O tema da audiência foi o Aeroporto de Bartolomeu Lysandro.

Rosinha Garotinho disse que propôs ao Ministério da Defesa municipalizar o aeroporto e ampliar seu funcionamento com o desenvolvimento da carga aérea. A iniciativa, segundo a prefeita, visa preparar o município para o crescimento regional com a construção do Complexo Portuário Farol-Barra do Furado e Porto do Açu, dentro de dois anos. Segundo ela, o terminal já é alfandegado desde 2000, mas nunca operou aviões cargueiros.

Murilo Barboza sugeriu que a Prefeitura analise a legislação alfandegária e entre em contato com a Receita Federal. Paralelamente, uma reunião de trabalho será agendada no Rio de Janeiro a fim de que a Infraero e Prefeitura dêem seguimento às ações necessárias junto ao Governo Federal.

Assessoria de Imprensa Infraero

Air Italy regulamenta operações para o Brasil


A companhia aérea italiana Air Italy está regulamentando suas operações no Brasil. Ou seja, seus voos deixarão de ser charteres para se tornar regulares. De acordo com o representante da Air Italy no Brasil, Marcelo Rodrigues (que não é italiano nem brasileiro, mas argentino), a empresa voa atualmente para cinco cidades do Nordeste: Natal, Fortaleza, Maceió, Salvador e Porto Seguro.

A rota Milão-Fortaleza-Natal-Milão, por exemplo, é operada às sextas-feiras. Trata-se do antigo voo charter da operadora Dimensione, do empresário Mario di Nicolantonio, de Treviso, também proprietário do D Beach Resort, em Ponta Negra. O voo, que tem 12 anos no mercado, é dividido atualmente por um pool de operadoras, porém mais da metade dos lugares ainda pertence à Dimensione. Em breve, garante Rodrigues, a frequência vai virar regular.

Uma novidade que a Air Italy em breve anunciará no mercado brasileiro é a rota Roma-Fortaleza-Roma, que já chegará como voo regular. Ainda em setembro, Marcelo Rodrigues diz que visitará as bases do Nordeste. O escritório da Air Italy no Brasil fica em São Paulo, bem distante dos mercados para onde a empresa opera.
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