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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Imagens mostram incêndio em turbina de avião minutos após pouso forçado em Vitória da Conquista

A equipe do Blog da Resenha Geral acaba de receber novas fotos que mostram o momento exato do pouso forçado do avião da Passerado que faz o trajeto São Paulo-Vitória da Conquista. O susto aconteceu na tarde de ontem (quarta-feira) no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo.

As imagens foram enviadas por um passageiro, que gentilmente nos cedeu os flagrantes. As fotos evidenciam ainda mais o desespero das pessoas e a ação do corpo de bombeiros para apagar o fogo das turbinas.

blogdomarcelo

Baixa Tarifa travou temporariamente site da JetBlue


As tão esperadas tarifas à partir de $ 29 , anunciadas pela JetBlue causaram problemas para a companhia aérea de baixo custo.

O porta-voz da da JetBlueMorgan Johnst disse que o tráfego de usuários relacionados a esta tarifa de venda levaram à companhia aérea a falhas intermitentes no website da companhia por cerca de 30 a 45 minutos na manhã de terça-feira.

jetblue

De acordo com a Ryanair ,ela é a melhor empresa de atendimento ao cliente na Europa



A Ryanair, lançou hoje, 26 de agosto , a sua estatística de Atendimento ao Cliente para referente ao mês de julho de 2010.

. Estas estatísticas confirmam que a Ryanair oferece ao cliente o melhor serviço na Europa.



A Ryanair indicou nesta quinta-feira que 78% dos mais de 46 mil voos da companhia saíram sem atraso, menos 7% do que no mesmo mês do ano anterior. A low cost permanece como a companhia mais pontual.

Durante o mesmo mês a low cost recebeu 0,73 reclamações por cada mil passageiros e 0,37 reclamações de bagagens perdidas por cada mil passageiros.

Sobre o tempo de resposta a reclamações, a Ryanair indica que em 99% dos casos dá resposta às queixas em um espaço de sete dias.

De acordo com a low cost, “estas estatísticas confirmam que a Ryanair apresenta o melhor serviço ao cliente para passageiros de companhias aéreas”.

- Ryanair é a única companhia na Europa, que garante as tarifas mais baixas e sem sobretaxas de combustível sempre carregada.

Ryanair é a companhia número 1 em termos de pontualidade (batendo Easyjet cada semana desde 2003).

- . - Easyjet não divulgou suas estatísticas de pontualidade desde 27 de abril de 2009.

jornal de turismo



Nova garota propaganda da Etihad Airways



Katrina Kaif nomeada embaixadora da marca da Etihad2010

Katrina Kaif


O anúncio será feito em Mumbai na próxima terça-feira, na presença do vice-presidente de (marketing) Andrew Ward da Etihad Airways.
A associação com Katrina Kaif continuará a simbolizar os atributos da marca Etihad Airways , apresentando uma nova abordagem para o serviço no ar e na terra", acrescentou o funcionário da Etihad,

Na china os negócios vão muito bem, obrigado.


Air China, uma das três principais operadoras da China , anunciou hoje, quinta-feira, que os lucros do primeiro semestre subiram 60 por cento quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Etihad anuncia parceria com a Virgin Blue


  • Todos os serviços da Virgin Blue estarão disponíveis para clientes da Etihad, abrindo assim 44 destinos na Austrália, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico, e para a Ásia e Los Angeles.

Erro técnico obriga 2 aviões iranianos a pousarem na Turquia


Dois aviões A300 de passageiros, de duas companhias aéreas do Irã, tiveram que aterrissar emergencialmente nesta quinta, com uma diferença de pouco mais de uma hora, no aeroporto Atatürk de Istambul devido a problemas técnicos nos motores, informou a agência oficial turca Anadolu.

Os pilotos da aeronave da companhia Mahan Air, que voava de Teerã a Düsseldorf (Alemanha) com 209 passageiros, pediram permissão para aterrissar em Istambul após detectar fogo no motor esquerdo e, após obter autorização, tocaram o chão às 10h02 local (4h02, Brasília).

Pouco mais de uma hora depois, às 11h09 local (5h09, Brasília), outro avião, da linha Iranian Airlines, que levava 236 passageiros de Teerã a Estocolomo, também registrou problemas em seus motores, justo no momento em que acabava de entrar no espaço aéreo búlgaro, por isso que pediu permissão para voltar ao céu turco e aterrissar em Istambul.

TERRA

Passaredo confirma mais sete ERJ-145s

Passaredo vai reforçar frota de jatos

A cia aérea regional Passaredo, anunciou que vai expandir sua frota de jatos Embraer ERJ-145s para 18 unidades, com a compra de mais sete unidades do modelo, com entrega prevista no início do segundo semestre de 2011.

O aumento da frota atende às necessidades de um forte e crescente mercado de aviação regional e a criação de novas rotas, segundo a Passaredo.

A Passaredo pretende renovar inteiramente sua frota e para tanto, pretende se desfazer de todos os turbohélices EMB 120 Brasílias, em seu poder, nos próximos dois meses. Assim a cia contara com uma frota homogênea de 11 ERJ-145s.

Recentemente, a Passaredo lançou novas rotas para o nordeste brasileiro e com isto reforçou sua capacidade de atender rotas regionais.

BGA

Dois caças gregos batem no ar com 3 pilotos a bordo

Dois dos pilotos foram resgatados, mas o terceiro está desaparecido.

Ainda não há informações sobre as possíveis causas do acidente.

Dois caças-bombardeiros F-16C Block 52+ da Força Aérea da Grécia (similares ao da foto acima) bateram hoje (26) às 14:00 (hora local) durante manobras ao sul da ilha de Creta, dois dos pilotos que estavam nas aeronaves conseguiram deixar os aviões e foram resgatados, um terceiro ainda não foi localizado.

Conforme a agência grega "ANA", dois tripulantes foram resgatados poucos minutos após o acidente por um grupo de pescadores que comunicaram por rádio o resgate.

Os dois pilotos, um com lesões no rosto e o outro ileso, foram transferidos para um hospital.

Testemunhas contaram que o terceiro tripulante foi visto saltando de paraquedas. Aviões e navios ainda estão procurando por ele.

Os dois caças F-16 pertencem a um esquadrão em uma base em Souda (Creta).

Ainda não há informações sobre as possíveis causas do acidente.
DESÁSTRES AÉREOS

Air France-KLM aumenta oferta no Brasil


Com a alta da demanda e dentro de sua filosofia de investimento no Brasil, seu mercado prioritário na América Latina, a Air France vai ampliar a oferta de seus voos em São Paulo e no Rio. Hoje, são 31 voos entre o Brasil e a Europa, sendo, por semana, 12 na rota São Paulo-Paris-Sâo Paulo, 12 na rota Rio-Paris-Rio e sete na rota São Paulo-Amsterdã-Sâo Paulo. A partir de setembro/outubro, serão 34 voos por semana, uma das maiores ofertas entre o País e a Europa. Os voos São Paulo-Paris-São Paulo passam a ser 14 por semana (dois por dia), enquanto os Rio-Paris-Rio passam a ser 13 por semana.

Outra novidade é o incremento da política de stop-overs, ou seja, a possibilidade de ficar alguns dias em Paris ou Amsterdã, sem custo extra no bilhete, quando o destino final é outra cidade. Anteriormente, apenas um stop-over era oferecido gratuitamente, na ida ou na volta. A partir de agora, o passageiro que utilizar os aeroportos de Paris-Charles de Gaulle e Amsterdã-Schiphol nas escalas de seus voos da Air France ou da KLM poderão usufruir de paradas grátis na ida e na volta. Com a combinação de tarifas entre as duas companhias do Grupo, o passageiro pode ir via Paris, voltar via Amsterdã (desde que os voos estejam disponíveis) e aproveitar para parar nas duas capitais.
JORNAL DE TURISMO

Empresa mantém aviões Embraer no solo após acidente na China

A empresa aérea chinesa Henan Airlines decidiu deixar no solo três de seus quatro aviões Embraer ERJ-190 após o acidente com uma aeronave do mesmo modelo que matou 42 pessoas e deixou 54 feridos nesta terça-feira (23), informou a agência France Presse, que cita a Rádio Nacional da China.

De acordo com a agência, as aeronaves de fabricação brasileira que ficarão no solo operam uma rota diferente daquela do avião acidentado, que caiu na região de Yichun quando tentava pousar. De acordo com a empresa, o ERJ-190 envolvido no acidente tinha apenas dois anos de uso.

Imagem mostra avião Embraer modelo ERJ-190 similar ao que caiu no nordeste da China nesta terça-feira (24)/Xinhua/AP

A empresa brasileira Embraer informou que acompanha de perto das investigações do acidente e que enviou uma equipe de especialistas para acompanhar os trabalhos das autoridades no local.


- A Embraer destacou uma equipe de técnicos, que já se dirige para o local (do acidente) com o objetivo de apoiar as autoridades aeronáuticas chinesas na investigação.

Nesta quarta-feira (25), a agência Xinhua informou que várias companhias aéreas chinesas relataram recentemente problemas técnicos com seus ERJ-190, enquanto a Autoridade de Aviação Civil Chinesa (CAAC) organizou, em 2009, um estudo sobre a aeronave, no qual são mencionados problemas nas turbinas e uma disfunção dos sistemas de controle de voo.

Procurada pelo R7, a Embraer disse que apenas duas empresas áreas da China operam aviões ERJ-190 e que este é o primeiro acidente fatal envolvendo aeronaves dessa família (ERJ-170 até ERJ-195), que conta com mais de 650 unidades vendidas em 36 países.

A empresa não comentou, no entanto, as alegações de supostas falhas citadas pela imprensa chinesa e disse apenas que acompanha atentamente as investigações da tragédia.

- Neste momento, não podemos fazer nenhum comentário sobre o acidente, uma vez que a investigação será feita pelas autoridades locais, e nosso papel é de suporte. As nossas aeronaves atendem a todos os requesitos de certificação do território chinês.

Aeroporto era considerado inseguro

O avião da Henan Airlines tentava pousar no aeroporto de Yichun, na Província de Heilongjiang, a 150 km da fronteira russa, em meio a uma espessa névoa que reduzia a visibilidade no momento para menos de 300 m, de acordo com um agente da polícia local citado pelo Global Times.

De acordo com a France Presse, algumas companhias áreas consideravam o aeroporto pouco seguro para pousos durante a noite. A China Southern Airlines, por exemplo, havia suspendido em 2009 seus voos noturnos para o aeroporto de Yichun por motivos de segurança.

A revista chinesa de economia Caijing chegou a publicar em seu site que o aeroporto de Yichun não está preparado para operar à noite.
bga

Nota Oficial Passaredo Linhas Aéreas


A Assessoria de Imprensa da Passaredo Linhas Aéreas informa que a empresa investiga as causas da ocorrência constatada durante o pouso de hoje da aeronave ERJ 145, às 14h50 horas em Vitória da Conquista (BA). O vôo partiu de São Paulo - Guarulhos às 13h com 27 pessoas a bordo.


A empresa informa ainda que não houve nenhum ferido, que prestou assistência a todos os passageiros e já enviou técnicos ao local para averiguações.

jornalnovafronteira


GOL Inicia a Venda de Passagens para Montes Claros



BN003974  25 de agosto de 2010  19:42 HORALOCAL


São Paulo, 25 de agosto de 2010 – A GOL Linhas Aéreas
Inteligentes S.A. (BM&FBovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), (S&P/Fitch:
BB-/BB-, Moody`s: Ba3), a maior companhia aérea de baixo custo e
baixa tarifa da América Latina, anuncia que iniciou hoje a venda de
passagens para seu novo destino doméstico: Montes Claros, no estado
de Minas Gerais. Os voos regulares, já autorizados pela Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) e demais autoridades, serão
realizados a partir de 1 de novembro de 2010, via Belo
Horizonte/Confins.

A tabela abaixo contém detalhes da nova operação:

Voo Frequência Origem Partida Chegada Destino Aeronave
G3 1070 Diário Confins 22:43 23:25 Montes Claros Boeing
737-700
G3 1071 Diário Montes 05:50 06:40 Confins
Claros
Montes Claros é a maior e mais importante cidade no Norte de Minas
Gerais. A região em seu entorno possui cerca de 2 milhões de
habitantes e abriga grandes indústrias, além de comércio
diversificado. A cidade tem também um setor agrícola altamente
desenvolvido e é um importante pólo universitário nacional.

Apesar de possuir o segundo maior entroncamento rodoviário do País,
Montes Claros e região são distantes dos grandes centros do País e
carecem de opções de transporte aéreo. A nova rota da GOL, além de
encurtar o tempo de viagem e aumentar o conforto, vai oferecer aos
clientes de toda a região, a possibilidade de conexão imediata em
Confins para São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont e
Tom Jobim/Galeão), Brasília, Curitiba, Salvador, Campinas, Recife e Vitória
prnewswire

Azul Cargo abre loja em CGH e completa um ano


A Azul Cargo, a unidade de logística da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, inaugura nesta quinta (dia 26), às 9h30, uma loja no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Na ocasião, o fundador da Azul, David Neeleman, o presidente, Pedro Janot, e o vice-presidente Técnico-Operacional, Miguel Dau, estarão presentes. Além disso, será comemorado na oportunidade um ano de operações da Azul Cargo.
panrotas

Pluna investe US$ 2,5 milhões em treinamento de pilotos


Nove pilotos da Pluna Linhas Aéreas passaram por treinamentos técnicos no Centro de Formação da Bombardier, na Espanha, em capacitação que consumiu US$ 25 mil por piloto, segundo a companhia aérea.

O treinamento incluiu testes com simuladores de voos, instruções operacionais e de segurança e horas de voo com acompanhamento de instrutores. A Pluna tem 78 pilotos e co-pilotos e, nos últimos três anos, já investiu US$ 2,5 milhões no treinamento desses profissionais.
panrotas

Raio laser é nova ameaça aos pilotos nos aeroportos

Anac divulgou alerta de segurança após registrar 5 casos de tripulantes ofuscados por raios na cabine

Pilotos de todo o país estão em alerta após o registro de ao menos cinco casos em que procedimentos de pouso foram prejudicados por feixes de raios laser emitidos em direção à cabine.

A ameaça já levou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) a emitirem um "alerta de voo" para as companhias.




"Todos os operadores deverão orientar seus tripulantes a estarem atentos a novas ocorrências desse tipo e redobrar a atenção nas aproximações noturnas [para pouso] quando detectarem a interferência de raios laser", diz o documento.

O primeiro caso ocorreu no aeroporto de Londrina (PR), quando um Airbus A320 teve "sua aproximação comprometida". Segundo o relato do piloto, divulgado pela Anac, "o raio tinha origem no solo, em uma área descampada e sem iluminação".

Depois disso, houve outro relato em Londrina e mais três em Belo Horizonte, onde um menino de 8 anos chegou a ser identificado como autor da brincadeira perigosa. Da cobertura do prédio, ele mirava uma caneta com feixe de luz vermelha, que chega a 6 km de distância, para as cabines dos aviões.
destak

Procon multa a Gol em R$ 3,2 milhões


Se depender da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), a Gol Linhas Aéreas vai pagar caro pelos atrasos nas decolagens e pelos tumultos gerados no Aeroporto de Congonhas (SP) este mês, por conta de uma falha no programa que gerencia as escalas dos tripulantes dos voos da companhia. Ao autuar ontem a empresa, o Procon-SP aplicou uma multa que chega quase ao valor máximo permitido, de R$ 3,2 milhões.

“Autuamos a Gol porque vários passageiros não conseguiram embarcar, o que configura o não cumprimento de contrato pela empresa. Ao vender uma passagem, a companhia é obrigada a cumprir a data e o horário estabelecidos para o voo”, explicou o diretor executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer. Além disso, segundo ele, a empresa descumpriu o dever de prestar informação aos prejudicados. “A companhia aérea é obrigada a explicar para os passageiros o motivo que levou ao atraso e, nesse caso, houve uma demora até que ficasse claro que era um problema no software da empresa”, afirmou.

Outro problema constatado pelos técnicos do Procon-SP que estiveram no Aeroporto de Congonhas após passageiros denunciarem os atrasos foi o fato de a empresa não ter prestado assistência adequada aos clientes. Em caso de atraso no voo, os passageiros têm direito a seguir para o destino final em outra aeronave ou de ser reembolsados. Se o atraso for de pelo menos uma hora, poderão usar o telefone da companhia aérea para se comunicar; se for de duas horas ou mais, terão direito a alimentação. Em caso de atrasos de quatro horas ou mais, a empresa terá que arcar também com as despesas de hospedagem, mesmo que não seja necessário pernoitar na cidade de origem

De acordo com o diretor executivo do Procon, a Gol ainda pode tentar reverter a decisão do órgão de defesa do consumidor. “Agora a empresa terá 15 dias para apresentar a sua defesa, em seguida anunciaremos se a decisão foi mantida ou alterada”, explicou Pfeiffer. Mesmo que a decisão seja mantida, a empresa terá ainda a chance de recorrer. O processo administrativo pode levar até quatro meses para ser finalizado. “A decisão final será tomada até o fim deste ano”, estimou Pfeiffer.

A Gol tem o direito de pagar a multa só após a resolução do processo no Procon. Mas se for confirmada a decisão de hoje, até o fim do ano ela terá de desembolsar os quase R$ 3,2 milhões à fundação. Se não fizer isso, poderá ser incluída na dívida ativa e no cadastro estadual de inadimplentes.

Fraude
Na última sexta-feira, a procuradora Laura Martins Maia de Andrade, do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, disse que há indícios de que a Gol tenha manipulado as escalas de voos de seus funcionários. Ao analisar o programa de horas trabalhadas dos empregados, Laura percebeu que a companhia aérea modificou a classificação de voo da tripulação para não exceder o número de horas permitido pela legislação. Na visão da procuradora, isso seria uma tentativa da empresa de evitar ser multada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que anunciou que iria cobrar até R$ 2 milhões da companhia devido às irregularidades. Pela legislação, o funcionário não pode exceder 85 horas trabalhadas no mês.

IPHONE 4 NO BRASIL
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou ontem a venda no Brasil do iPhone 4, o mais recente telefone da Apple. Essa quarta versão do celular da Apple foi lançada no mercado e quebrou o próprio recorde ao comercializar 1,7 milhão de unidades nos três primeiros dias de venda. É a mais avançada das inovações propostas pela empresa de Steve Jobs e traz, entre diversas outras coisas, o máximo de resolução permitida ao olho humano, possibilidade de executar mais de uma tarefa simultaneamente e melhoria na navegação web. Já disponível na França, nos Estados Unidos, no Japão, na Alemanha e em outros 14 países, este smartphone causou polêmica por um problema em sua antena. A empresa acatou as críticas e doou uma capa para aumentar a captação do sinal. As operadoras Claro, TIM e Vivo, que trabalham com o aparelho, não informaram exatamente quando irão colocar o produto nas lojas.

Do Correiobraziliense.com.br

Trip compra aviões maiores para crescer no Rio

RIO - Enquanto avalia a aquisição de estações de rádio usadas pela antiga Varig (atual Flex), cuja falência foi decretada pela Justiça sexta-feira passada, a Trip Linhas Aéreas aposta na compra de aviões maiores para crescer em aeroportos saturados, como o Santos Dumont, um de seus cinco principais destinos. Neste e no próximo ano, a empresa planeja investir de US$ 200 milhões a US$ 250 milhões para elevar sua frota de 27 aeronaves em 2009 para 50 em 2011.

Com essa estratégia, prevê mais que dobrar seu faturamento, dos R$ 450 milhões registrados em 2009 para R$ 1,2 bilhão em 2011 e, assim, manter a posição de maior companhia aérea regional da América Latina.

Por definição, as aéreas regionais são aquelas que voam com aeronaves de até cem assentos e atendem a municípios com demanda de até 80 mil passageiros por ano, entre embarques e desembarques. Hoje, a Trip tem em sua frota aviões modelo ATR, com entre 45 e 68 assentos, e jatos 175 fabricados pela Embraer, com 86 assentos. No próximo ano serão incorporados à frota jatos 190, também da Embraer, que dispõem de 106 lugares.

No momento em que o setor de aviação passa por um processo de consolidação - com a recente união entre a TAM e a chilena LAN - as encomendas de aviões maiores suscitaram dúvidas quanto à estratégia da empresa. Seria uma investida para concorrer com as grandes do setor?

- Não - responde o presidente da Trip, José Mario Caprioli. - Nossa atuação tem foco diferenciado, voltado para a ligação de pequenos e médios centros aos grandes polos urbanos. As aeronaves de maior capacidade têm o simples objetivo de consolidar rotas já existentes. Em aeroportos onde não é possível fazer novos pedidos de rotas, como o Santos Dumont, que já está saturado, o único jeito de crescer é aumentar o número de passageiros transportados por viagem.

Atualmente, o fluxo de passageiros da Trip no Santos Dumont é de 12,1 mil pessoas por mês, seis vezes mais que os 2,2 mil de 2008 e volume suficiente para fazer do Rio um dos cinco principais destinos da companhia, ao lado de Belo Horizonte, São Paulo, Cuiabá e Manaus. Considerando as cerca de 80 cidades atendidas pela aérea, são 160 mil passageiros por mês ou 1,9 milhão por ano. Os números garantem à Trip liderança incontestável na aviação regional, com 73% de participação de mercado. No setor com um todo, porém, a aérea tem modestos 2,5%.

Leia mais: Embraer anuncia novas encomendas da Azul e da Trip

Parcerias com bancos para atrair classe C

A meta da empresa é elevar para 3,7 milhões o número de passageiros em 2010. Uma das apostas para atingir a marca é atrair a classe C. Em janeiro deste ano, a empresa fechou parceria com o Banco do Brasil pela qual os correntistas podem pagar passagens em até 60 meses a juros de 1,99% mensais. Este ano, a parceria será estendida a Bradesco, Itaú e Santander.

A transferência de estações de rádio da antiga Varig para a Trip também deve favorecer suas operações. A aérea foi a única interessada nas unidades, hoje usadas em pousos e decolagens de várias companhias.

A Trip não fala em valores. Limita-se a dizer que o negócio será apreciado pelo conselho de administração da companhia esta semana.

Criada em 1998 pelo grupo Caprioli, com tradição no transporte rodoviário, a Trip tem 2.100 funcionários. Em 2006, o grupo Águia Branca comprou 50% do negócio. Dois anos depois, uma fatia de 20% foi adquirida pela americana Sky West, maior aérea regional do mundo.

Bilhete poderá ser comprado por iPhone

A Trip está investindo US$ 1,5 milhão no desenvolvimento de uma nova plataforma tecnológica que permitirá que os clientes comprem passagens com iPhone ou qualquer outro smartphone, a partir de janeiro do ano que vem. Dessa forma, a aérea pretende acompanhar a mudança no comportamento dos empresários brasileiros que, segundo o próprio presidente da empresa, José Mario Caprioli, vem se tornando mais independente de suas secretárias, comprando seus próprios bilhetes aéreos:

- O novo executivo é cada vez mais autossuficiente. Temos que acompanhar essa tendência.

O mercado corporativo responde por 75% do público atendido hoje pela Trip.

o globo

Anac espera julgar 2.000 recursos contra aéreas até dezembro



São Paulo - Até dezembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende julgar 2.000 recursos contra as companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no país. Se a meta for cumprida, significará que, em apenas seis meses, a agência terá encaminhado 10% dos 20.000 processos acumulados no órgão -- muitos ainda herdados do antigo Departamento de Aviação Civil (DAC).

A corrida para limpar o passivo é uma tentativa da Anac de responder a uma incômoda questão: a agência está, de fato, fiscalizando o setor aéreo? Os freqüentes atrasos e cancelamentos de voos não seriam um sinal contrário? Essa dúvida já causou problemas concretos à agência, que foi multada recentemente pela Justiça em 10.000 reais por suposta omissão na fiscalização.

"Estamos julgando todos os recursos herdados pela Anac e vamos organizar os dados", afirmou, ao site EXAME, Andréa Rizzi, presidente da junta recursal da agência. Segundo ela, ainda não é possível estabelecer um ranking das companhias que mais recebem reclamações -- são 2.900 por mês. A junta é a instância responsável por avaliar as contestações das 67 aéreas que operam no país -- 20 nacionais e 47 estrangeiras -- a queixas de passageiros e investigações iniciadas pela própria Anac. E é a principal aposta da agência para acelerar as punições.

Recursos

Criada em 2008, dois anos após a constituição da própria Anac, a junta já julgou 5.000 recursos em 85 sessões. No entanto, Andréa afirma que muitos recursos são arquivados por falta de documentos. Outros ainda deixam de ser julgados por ultrapassar o prazo prescricional de cinco anos. Ela não soube, no entanto, informar quantos processos caem nesses casos.

Segundo Andréa, os números da agência vêm melhorando. Até junho, as multas emitidas geraram uma arrecadação de 7,4 milhões de reais -- mais do que todo o ano passado, quando somaram 7,3 milhões de reais. Em 2007, o total foi de 808.000 reais. As multas mantidas, após recursos, saltaram de 28% dos recursos, em 2008, para 70% no fim do primeiro semestre.

A melhora do desempenho é atribuída à estruturação da junta recursal. Quando o departamento foi criado contava com quatro funcionários. Agora, são 25 pessoas -- sendo seis responsáveis pelos julgamentos. No total, a Anac deve receber mais 81 funcionários concursados nos próximos meses, dos quais, 29 são técnicos de regulação de aviação civil.

Lacunas

Os números podem ter melhorado, mas ainda há muito a ser feito para que a Anac seja, efetivamente, percebida pela população como um agente eficaz de fiscalização do setor aéreo. Para começar, três dos cinco cargos de diretoria da agência estão vagos – o que afeta diretamente a operação.

Preenchê-los também não é uma tarefa simples. Embora lide com temas bastante técnicos, a agência não está imune à interferência dos políticos -- como, de resto, qualquer órgão da máquina pública.

Antigos diretores da Anac, aliás, já protagonizaram episódios que mostram como pode ser tênue a linha que separa a agência dos interesses do setor que deveria estar fiscalizando.

exame

Queda de avião de pequeno porte mata 6 pessoas na Colômbia



BOGOTÁ - Um avião de pequeno porte caiu na quarta-feira no nordeste da Colômbia e os seis ocupantes morreram no acidente, cujas causas estavam sendo investigadas, informaram as autoridades.

A aeronave, um modelo Pipper 34 da empresa Aliar, caiu nas imediações do município de Yopal, a capital do departamento de Casanare, 200 quilômetros a nordeste de Bogotá, disse a Aeronáutica Civil em comunicado.

"Infelizmente os seis ocupantes morreram", acrescentou uma fonte do organismo.

Em 16 de agosto, um avião Boeing 737-700 com 132 ocupantes sofreu um acidente na ilha de San Andrés, no Mar do Caribe, deixando uma pessoa morta e 114 feridas.

o globo

São José dos Campos (SP) será atendida pela Azul


A Azul Linhas Aéreas começa em novembro a operar linhas diárias entre o aeroporto de São José dos Campos, no interior paulista, e Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). A informação é do jornal O Vale.

De acordo com a publicação, “serão dois voos diários operados com as aeronaves Embraer 195 com capacidade para receber 118 passageiros. Os preços das passagens não foram divulgados”. O anúncio da operação foi feito pelo diretor de Marketing da companhia, Gianfranco Beting.

Atualmente, “o aeroporto de São José dos Campos é operado por apenas uma companhia aérea – a Trip –, que oferece voos diários para o Rio de Janeiro (a partir de R$ 140) e aos sábados para Belo Horizonte (a partir de R$ 120)”, diz o jornal.
panrotas

Qantas tira de operação cinco aeronaves Bombardier Q400 devido à problemas no trem de pouso

Um Bombardier Q400 da Qantas Link durante uma aproximação para pouso em Adelaide.

A Qantas retirou de operação cinco de seus turbohélices Bombardier Q400, citando problemas com o trem de pouso. A companhia aérea inspecionou 21 aeronaves Q400s após a Flybe ter levantado preocupações sobre os encaixes da estrutura do trem de pouso na frota de Q400, informou um porta-voz da Qantas.

“Nós descobrimos algumas questões nas cinco aeronaves e que exigem que nós tiremos elas de operação,” disse ele num comunicado. A aeronaves estavam sendo operadas pela subsidiária QantasLink.

Ele disse que aquestão não afeta “imediatamente a segurança de voo” mas a companhia aérea está tomando uma “conservativa e preventiva medida de segurança” e substituirá “os componentes que conectam o trem de pouso principal” em cada uma das cinco aeronaves antes delas retornarem as operações. Estima-se que sejam necessárias entre 3 ou 4 semanas para completar o trabalho.

A Bombardier já teve problemas anteriores com o trem de pouso dos Q400: a SAS retirou sua frota de 27 aeronaves em 2007 após três incidentes envolvendo falhas nos trens de pouso.

cavok

Embraer nega falha em queda de avião


A Embraer desmentiu ontem a informação da imprensa oficial chinesa de que a Administração da Aviação Civil da China apontou problemas técnicos no modelo de avião que caiu anteontem, o E-190, durante workshop com empresas aéreas em junho de 2009. Entre os problemas estariam a quebra de hastes da turbina e erros no sistema de controle de voo.

O jato que fazia o voo da Henan Airlines partiu-se e pegou fogo às 21h36 (horário local), no momento em que tentava pousar em meio à forte neblina no aeroporto de Lindu, matando 42 pessoas e deixando 54 feridos.

O representante da Embraer na China, Guan Dong Yuan, disse que a empresa nunca recebeu comunicado oficial sobre supostos defeitos no E-190. Guan ressaltou que as autoridades chinesas ainda estão investigando as causas do acidente e a Embraer colabora com os trabalhos. "O avião recebeu a certificação das autoridades chinesas para voar no país. Se houvesse qualquer dúvida sobre sua segurança, isso não teria ocorrido", disse Guan. Com capacidade para até 120 lugares, o E-190 é o modelo de maior sucesso da Embraer.

A caixa preta do jato foi encontrada ontem e uma equipe de técnicos da empresa brasileira era esperada na China para participar das investigações.

O aeroporto no nordeste da China onde um avião fabricado pela Embraer caiu anteontem foi considerado inseguro para pousos à noite pela maior empresa de aviação chinesa, que há quase um ano suspendeu as aterrissagens noturnas de suas aeronaves no local.

Inaugurado em agosto de 2009, o aeroporto de Lindu é de pequeno porte e está localizado no meio de uma floresta. Logo após o início de sua operação, a China Southern Airlines anunciou a suspensão do pouso noturno de seus aviões no local, medida que entrou em vigor em 1.º de setembro de 2009, por razões de segurança. A mesma empresa também vetou aterrissagens diurnas sob chuva.

Esse foi o primeiro grande acidente aéreo da China em quase seis anos e levou à demissão do gerente-geral da Henan Airlines, Li Qiang. Lindu é um dos inúmeros aeroportos construídos nos últimos anos para atender ao crescente tráfego aéreo do país, que passou de 87,6 milhões de passageiros em 2003 para 193 milhões em 2005.

Relatos. Sobreviventes do acidente disseram ontem que o avião passou por uma forte turbulência momentos antes de se chocar com o solo. "Depois que nós paramos, as pessoas que estavam atrás entraram em pânico e correram para frente. Nós estávamos tentando abrir as portas de emergência, mas não conseguimos. Aí a fumaça começou a se espalhar. Em minutos, nós não conseguíamos mais respirar", relatou um passageiro não identificado em entrevista à rede de televisão estatal CCTV.

Segundo ele, alguns dos passageiros conseguiram escapar por um buraco aberto na fuselagem perto das primeiras filas do avião. Outro sobrevivente relatou que via fogo e fumaça fora do avião e conseguiu sair por uma fenda aberta na parte de trás. Ainda não está claro se a aeronave se partiu antes ou depois de tocar o solo.

O garoto Ji Yifan, de 8 anos, contou que foi agarrado por outro passageiro e arrastado para a saída de emergência. Enquanto ele escorregava pela rampa, ela se incendiava. "Eu cai no chão e de novo alguém me tirou dali", contou de sua cama no hospital.

PARA LEMBRAR

Além do acidente na China, há apenas o registro de um Embraer 170 que saiu da pista no pouso sob a neve em Cleveland, nos EUA, em fevereiro de 2007, e de um Embraer 190 que saiu da pista após o pouso em Santa Maria, na Colômbia, em julho do mesmo ano. Nenhum deles deixou vítimas. A Flight Safety registra dez acidentes com aeronaves da família anterior de jatos da Embraer, ERJ-135/140/145, entre 1998 e 2010, todos episódios sem vítimas. Segundo a empresa brasileira, há 885 aviões dessa família em operação no mundo.

estadão

Dureza no ar


A turma que chegou ao Brasil no voo 905 da American Airlines (Miami-Rio), quarta, comeu o pão que o diabo amassou. A decolagem, prevista para 23h50 de quarta, foi adiada para, acredite, 8h de quinta. Procurado pelos passageiros, o gerente de atendimento ao cliente da companhia, Brian Cumana, não fez por menos: "Reclamem no seu país. Aqui, vocês não têm direito a nada."

A tortura que continuou na chegada ao Rio, à tarde - horário normalmente sem voos internacionais - não havia ninguém da Receita para checar os passaportes. Os passageiros pararam diante dos guichês vazios a tempo de ouvir os gritos: "Corre, corre, avião na pista."

Apareceram dois funcionários, mas a saída demorou à beça.

ancelmo gois

Sobrevivente de desastre aéreo nos Andes dará palestra aos parentes de mineiros

Ele viveu situação semelhante à dos chilenos, ao passar fome e frio, há 38 anos

Equipes de resgate trabalham em mina, onde 33 pessoas estão presas

Equipes de resgate trabalham em mina, onde 33 pessoas estão presas (AFP)

Um dos sobreviventes do acidente aéreo dos Andes, em 1972, que tiveram de suportar a fome e o frio na Cordilheira, irá à cidade chilena de Copiapó, na semana que vem. Ele vai dar uma palestra aos familiares dos mineiros presos em uma jazida desde 5 de agosto.

"A ideia é conversar e dar força aos familiares dos mineiros. Imagino que vai ser diferente das palestras que dou habitualmente. Será mais informal, respondendo às perguntas e contando um pouco da nossa história", disse o uruguaio Carlos Páez Rodríguez à AFP.

Páez estava entre os 45 passageiros do avião que caiu em 13 de outubro de 1972, na Cordilheira dos Andes. Doze pessoas morreram devido à queda e os sobreviventes tiveram de suportar a fome e o frio da região. Depois de 72 dias isolados, nos quais se alimentaram de seus companheiros mortos para continuar vivendo, dois dos jovens conseguiram cruzar a pé as montanhas até o Chile e alertar sobre os outros sobreviventes.

Para Páez, que viajará como convidado por uma empresa chilena, "há algo em comum entre o acidente nos Andes e a situação dos mineiros. Mas há também muitas diferenças". Um ponto semelhante é que "é necessário suportar a espera". Já a diferença mais importante é que "os mineiros sabem que o mundo os está procurando, têm contato com a civilização", explicou. "O grande inimigo neste caso é o tédio. Até em uma situação tão trágica você fica entediado. O tempo passa, as horas passam, não tinha absolutamente nada para fazer", lembrou Páez, 38 anos depois do acidente. "Quanto mais puderem manter a mente ocupada, melhor".

Ele destacou, no entanto, que os mineiros "vão receber ajuda do exterior". "Nós lutávamos contra o tempo, buscando uma forma de sair dali, porque o mundo inteiro tinha se esquecido de nós". Páez ressaltou que ainda assim, a situação das famílias chilenas é muito difícil. “Deve ser muito duro para eles, porque não estão certos de que nenhum outro deslizamento vai ocorrer”, disse. "Em quatro meses enterrados, até que o resgate seja feito, tudo pode acontecer".

abril

Perito diz em Sinop que pilotos eram inexperientes e não isenta controladores


Por mais de três horas e meia, o perito em acidentes aéreos, Roberto Peterka, depôs hoje, na justiça federal em Sinop sobre o 2º maior acidente da história da aviação civil brasileira, em setembro de 2006, matando 154 pessoas que estavam no Boeing da Gol, que caiu em uma floresta, no Nortão, após colisão no ar com jato Legacy. Ele detalhou conclusão sobre seu relatório sobre o acidente e aponta que os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino "eram inexperientes para pilotar o jato naquele momento, além de terem cometido várias imperícias técnicas durante a rota da aeronave". Peterka também sugeriu que os controladores de voo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) possam ter cometido erros que contribuiram, em menor escala, para a ocorrência da colisão.

Durante toda a oitiva, conforme Só Notícias já informou, o perito esmiuçou seu relatório sobre o acidente produzido a pedido da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 1907. A oitiva de Peterka foi indicação da procuradora federal em Sinop, Analícia Ortega Trindade, que foi a primeira a questionar o especialista. De acordo com ele, uma das situações que poderiam ter evitado o acidente era o simples cumprimento do planejamento do voo destinado ao jato Legacy, que saiu de São Paulo e seguia para os Estados Unidos.

Ele afirmou que os pilotos norte-americanos receberam o plano de voo, mas que "não tinham o menor conhecimento sobre ele e se os pilotos tivessem o verdadeiro conhecimento sobre o planejamento do voo, deveriam ter discordado do documento que apresentava falhas. O comandante do avião é a maior autoridade, tem total autonomia para discordar de um planejamento de voo e tentar modificá-lo. Se eles tivessem conhecimento não teriam voado desta forma", alegou.

Em sua rota, em Brasília, o jato deveria estar voando em 36 mil pés, o que poderia ter evitado o acidente. Sem corrigir a rota e com o sistema de anticolisão (TCAS) desligado, o jato acabou colidindo com o boing da Gol na região de Peixoto de Azevedo. Os pilotos ainda conseguiram pousar a aeronave na base áerea militar da Serra do Cachimbo.

Ao responder um dos questionamentos, mesmo sem ser a base de seu relatório, Peterka sugeriu que os controladores de voo que direcionavam o jato cometeram algumas falhas. Ele cita como exemplo, que o transponder do jato estava desligado assim que passou pela cidade de Brasília e teria entrado da "contramão" do boing. No entanto, o controlador de Brasília, João Marcelo, não teria informado a real situação do jato para o controlador de Manaus, Lucivando de Alencar, que estaria com o sistema de radar desligado e sem a devida captação por meio do sistema.

Peterka também declarou que os pilotos "não tinham conhecimento necessário sobre o jato Legacy". Segundo ele, "o Cenipa considerou que o Joseph Lepore só tinha cinco horas de voo de reconhecimento do avião e que seriam necessários no mínimo 15 horas". Com isto, segundo ele, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino não teriam a licença legal para pilotar o avião no território nacional e que deveria ter um treinamento suplementar, coisa que não aconteceu.

De acordo com o espeialista, uma das possibilidades de um dos dois controladores, já que não havia a localização exata do jato e nem um contato entre os pilotos e as torres de controle, era a de afastar os demais aviões que estavam sendo guiados perfeitamente pelo controle aereo. "Nestes casos, o controlador poderia ter tomado uma medida de afastar lateralmente as demais aeronaves já que havia o risco de uma colisão", declarou.

O advogado da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 1907, Dante D"Aquino, afirmou que pretende buscar a condenação dos dois pilotos pelo acidente aéreo. "No nosso entender, baseado nos laudos periciais, a responsabilidade pela morte das 154 pessoas que estavam abordo do boing da Gol foi dos pilotos do Legacy", afirma.

Outro lado
O advogado dos pilotos americanos, Teo Dias, acompanhou o depoimento e desqualificou o relatório do perito afirmando que o documento seria "inconsistente". Uma das inconsistências apontada pelo advogado foi em relação falta de habilitação dos americanos para voar, sendo que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) não afirmou isso. Quanto ao fato do TCAS não ter sido ligado, novamente o Cenipa não relatou sobre este fato, entre outros."O laudo apresentado pela testemunha é divergente do feito pelo Cenipa. São conclusões feitas por alguém que não teve acesso aos documentos do acidente, não teve acesso a caixa preta e que tirou conclusões sobre seus estudos independentes", alegou, em entrevista ao Só Notícias.

Ele afirmou que irá recorrer de uma decisão do juiz federal, Fabio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, que conduziu esta oitiva, e que havia negado depoimento de algumas das testemunhas arroladas no processo para defesa dos pilotos.

O magistrado afirmou que na próxima semana a juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques deve retornar ao caso. Segundo ele, há ainda outras testemunhas que serão ouvidas por carta precatória, além de alguns órgãos e entidades que foram contatados para produzir relatórios sobre o acidente ocorrido em 2006. A Universidade de Brasília (UNB) foi uma das procuradas pelo magistrado.

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só notícias

Anac abrirá audiência pública para concessão de aeroporto

Anac abrirá audiência pública para concessão de aeroporto. Foto: Divulgação.A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fará uma audiência pública para o processo de licitação de concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN). A informação foi divulgada na edição desta quarta-feira no "Diário Oficial da União". Esta será a primeira experiência do país e é considerada pelo governo como uma "experiência".

Os interessados em participar da consulta devem encaminhar sugestões até 24 de setembro por meio de formulário na página do órgão na Internet. Os estudos de viabilidade, o edital e o contrato também estarão disponíveis no portal. O consórcio vencedor será responsável por construir, manter e explorar o terminal aéreo.

srzd