
Se depender da Fundação de Proteção e  Defesa do Consumidor (Procon-SP), a Gol Linhas Aéreas vai pagar caro  pelos atrasos nas decolagens e pelos tumultos gerados no Aeroporto de  Congonhas (SP) este mês, por conta de uma falha no programa que gerencia  as escalas dos tripulantes dos voos da companhia. Ao autuar ontem a  empresa, o Procon-SP aplicou uma multa que chega quase ao valor máximo  permitido, de R$ 3,2 milhões.
“Autuamos a Gol porque vários  passageiros não conseguiram embarcar, o que configura o não cumprimento  de contrato pela empresa. Ao vender uma passagem, a companhia é obrigada  a cumprir a data e o horário estabelecidos para o voo”, explicou o  diretor executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer. Além disso, segundo  ele, a empresa descumpriu o dever de prestar informação aos  prejudicados. “A companhia aérea é obrigada a explicar para os  passageiros o motivo que levou ao atraso e, nesse caso, houve uma demora  até que ficasse claro que era um problema no software da empresa”,  afirmou.
Outro problema constatado pelos técnicos do Procon-SP  que estiveram no Aeroporto de Congonhas após passageiros denunciarem os  atrasos foi o fato de a empresa não ter prestado assistência adequada  aos clientes. Em caso de atraso no voo, os passageiros têm direito a  seguir para o destino final em outra aeronave ou de ser reembolsados. Se  o atraso for de pelo menos uma hora, poderão usar o telefone da  companhia aérea para se comunicar; se for de duas horas ou mais, terão  direito a alimentação. Em caso de atrasos de quatro horas ou mais, a  empresa terá que arcar também com as despesas de hospedagem, mesmo que  não seja necessário pernoitar na cidade de origem
De acordo com o diretor executivo do  Procon, a Gol ainda pode tentar reverter a decisão do órgão de defesa do  consumidor. “Agora a empresa terá 15 dias para apresentar a sua defesa,  em seguida anunciaremos se a decisão foi mantida ou alterada”, explicou  Pfeiffer. Mesmo que a decisão seja mantida, a empresa terá ainda a  chance de recorrer. O processo administrativo pode levar até quatro  meses para ser finalizado. “A decisão final será tomada até o fim deste  ano”, estimou Pfeiffer.
A Gol tem o direito de pagar a multa só  após a resolução do processo no Procon. Mas se for confirmada a decisão  de hoje, até o fim do ano ela terá de desembolsar os quase R$ 3,2  milhões à fundação. Se não fizer isso, poderá ser incluída na dívida  ativa e no cadastro estadual de inadimplentes.
Fraude
Na  última sexta-feira, a procuradora Laura Martins Maia de Andrade, do  Ministério Público do Trabalho de São Paulo, disse que há indícios de  que a Gol tenha manipulado as escalas de voos de seus funcionários. Ao  analisar o programa de horas trabalhadas dos empregados, Laura percebeu  que a companhia aérea modificou a classificação de voo da tripulação  para não exceder o número de horas permitido pela legislação. Na visão  da procuradora, isso seria uma tentativa da empresa de evitar ser  multada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que anunciou que  iria cobrar até R$ 2 milhões da companhia devido às irregularidades.  Pela legislação, o funcionário não pode exceder 85 horas trabalhadas no  mês.
IPHONE 4 NO BRASIL
A Agência Nacional de  Telecomunicações (Anatel) liberou ontem a venda no Brasil do iPhone 4, o  mais recente telefone da Apple. Essa quarta versão do celular da Apple  foi lançada no mercado e quebrou o próprio recorde ao comercializar 1,7  milhão de unidades nos três primeiros dias de venda. É a mais avançada  das inovações propostas pela empresa de Steve Jobs e traz, entre  diversas outras coisas, o máximo de resolução permitida ao olho humano,  possibilidade de executar mais de uma tarefa simultaneamente e melhoria  na navegação web. Já disponível na França, nos Estados Unidos, no Japão,  na Alemanha e em outros 14 países, este smartphone causou polêmica por  um problema em sua antena. A empresa acatou as críticas e doou uma capa  para aumentar a captação do sinal. As operadoras Claro, TIM e Vivo, que  trabalham com o aparelho, não informaram exatamente quando irão colocar o  produto nas lojas.
Do Correiobraziliense.com.br
 
 
 
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