PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Raio laser é nova ameaça aos pilotos nos aeroportos

Anac divulgou alerta de segurança após registrar 5 casos de tripulantes ofuscados por raios na cabine

Pilotos de todo o país estão em alerta após o registro de ao menos cinco casos em que procedimentos de pouso foram prejudicados por feixes de raios laser emitidos em direção à cabine.

A ameaça já levou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) a emitirem um "alerta de voo" para as companhias.




"Todos os operadores deverão orientar seus tripulantes a estarem atentos a novas ocorrências desse tipo e redobrar a atenção nas aproximações noturnas [para pouso] quando detectarem a interferência de raios laser", diz o documento.

O primeiro caso ocorreu no aeroporto de Londrina (PR), quando um Airbus A320 teve "sua aproximação comprometida". Segundo o relato do piloto, divulgado pela Anac, "o raio tinha origem no solo, em uma área descampada e sem iluminação".

Depois disso, houve outro relato em Londrina e mais três em Belo Horizonte, onde um menino de 8 anos chegou a ser identificado como autor da brincadeira perigosa. Da cobertura do prédio, ele mirava uma caneta com feixe de luz vermelha, que chega a 6 km de distância, para as cabines dos aviões.
destak

Nenhum comentário: