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terça-feira, 2 de junho de 2009

Outras Notícias



Na quinta-feira, – o voo AA904, da American Airlines, do Rio para Miami, registrou uma pane no radar meteorológico do avião em cima da região de Manaus, no Amazonas. A aeronave teve de voltar para o Rio. Não por acaso, foi na entrada da região amazônica, onde há pontos cegos de radares, que houve a colisão do Legacy 600 com o Boeing da Gol em 2006. E, ontem à noite, um avião modelo Xingu, da Embraer, furou o pneu ao aterrissar na pista principal do Aeroporto de Brasília. Derrapou, susto geral. Mas ninguém ferido.
Fonte: Jornal do Brasil

príncipe Harry está tendo dificuldades com os Helicópteros


O terceiro homem na linha para o trono britânico está tendo um momento difícil com a matemática envolvida em aprender a pilotar helicópteros, de acordo com vários relatos na imprensa britânica.
Ele tem cinco meses de formação para aprender a pilotar helicópteros Apache na linha de frente.

Em uma entrevista em Nova York, o príncipe Harry disse que ele foi surpreendido com a intensidade do treinamento para ser um piloto de combate.

"Há momentos em que eu pensei, que , não sou realmente talhado para estes exercícios mentais", o príncipe admitiu.
"Espero que eu tenha as habilidades físicas para pilotar um helicóptero.
A formação para pilotar Helicópteros de combate em sua formação, não é o primeiro trabalho realizado desde Harry na academia militar britânica. Ele foi pela primeira vez destacado para o comando de tanques, porém não foi ao Iraque devido as preocupações de segurança.
Fonte:Aero News.Net

Clickair dispensa pilotos

Em processo acelerado de fusão com a Vueling, a Clickair está a “redimensionar” os seus quadros. Cerca de 40 pilotos vão ser dispensados.

Os comandantes estrangeiros, entre os quais portugueses, acusam a companhia aérea de realizar um despedimento sem o critério de antiguidade ou experiência. O critério utilizado, segundo dizem, é a nacionalidade. Nos últimos dias, foram demitidos quatro pilotos portugueses, dois italianos e um holandês.

“Não respeitaram acordos que fizeram conosco, enganaram-nos com promessas de que continuaríamos na empresa, não seguiram o procedimento que prometeram, de aplicar critérios de antiguidade e agora escolhem só estrangeiros”, afirmou um dos pilotos em causa.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira

Dia 4 de junho começa Campinas-Maringá pela Azul


A partir do dia 4 de junho, a Azul vai ligar Campinas a Maringá (PR) com quatro voos diários entre as duas cidades. As passagens já podem ser compradas no site da nova companhia aérea e os preços variam a partir de R$ 219 para o voo entre Campinas e Maringá (preço por trecho para viagens de ida e volta).

Os voos partem de Campinas às 6h35 e às 18h00 diariamente, e de Maringá os horários são 8h05 e 19h30.

É possível também seguir de Maringá para qualquer uma das 11 outras cidades conectadas pela Azul. Rotas como Maringá - Rio de Janeiro (Santos Dumont), Maringá-Vitória, Maringá-Porto Alegre e Maringá- Navegantes, por exemplo ,estão com preços a partir de R$ 249. Estes preços são por trecho para viagens de ida e volta. Tarifas válidas para reservas feitas até 31 de maio e viagens realizadas de 4 de junho a 2 de julho.

EUA descola doze F-22 para o Japão


Dias após a Coréia do Norte realizar um novo teste nuclear e efetuar novos disparos de mísseis, o Governo dos Estados Unidos decidiu reforçar sua presença no Pacífico enviando doze F-22 Raptor para a base aérea de Kadena, no Japão.

Os primeiros quatro aviões, que pertecem ao 94th Fighter Squadron, partiram da base aérea de Langley, no último dia 26 de maio e chegaram a província japonesa de Okinawa no dia 30.

O deslocamento dos aviões ocorreu após uma conversa telefônica entre o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o premiê japonês Taro Aso. Pouco antes, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, afirmou que os EUA está se movimentando para poder responder rapidamente qualquer ação hostil da Coréia do Norte.

O envio dos Raptor acontece apenas em meio à escalada de tensão na região, onde os vizinhos da Coréia do Sul já falam em ações sérias contra Pyongyang.

Em nota distribuída pela assessoria de imprensa do Kremlin, consta que o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e o premiê japonês disseram que os testes nucleares da Coreia do Norte exigem a “mais séria reação”. As partes foram unânimes na necessidade de reagir da maneira mais séria as ações norte-coreanas, que representam um desafio ao sistema de segurança internacional. No entanto, a China pede discernimento nas decisões e acredita que a solução virá através da diplomacia.

Embora busque uma solução pacifica para o caso, os EUA manterá doze F-22 no Japão por no mínimo quatro meses.

Mesmo com o deslocamento dos aviões, a Coréia do Norte não se mostra intimidada, segundo jornais sul-coreanos, o vizinho está preparando o teste de outro um míssil de médio alcance em sua costa sudeste. O míssil estaria sendo preparado para o lançamento a partir da base de Anbyon, cerca de 100 km a nordeste de Seul.


Fonte: AIR ON LINE

Para Embraer, crise no setor aéreo deve ir até 2011


Presidente da empresa afirma, contudo, que a fase de cancelamentos em massa de pedidos já ficou para trás.

A indústria aeronáutica não deve se recuperar antes de 2011, disse ontem o presidente da Embraer, Frederico Curado. "A situação ainda está ruim, mas parou de piorar e se estabilizou. Talvez tenhamos chegado ao fundo do poço."

Segundo o presidente da Embraer, a fase de cancelamentos em massa de pedidos já passou, mas a empresa ainda sofre com um ambiente fraco de vendas.

O segmento de aviação executiva, de acordo com o executivo, está em uma situação mais crítica que o da aviação civil.

"Em termos de cancelamento, a aviação executiva está sofrendo mais."

Para atravessar os anos de 2009 e 2010, a Embraer conta com a participação crescente do BNDES no financiamento a seus clientes.
Fonte: Abetar

Irlandesa Ryanair anuncia prejuízo

A companhia aérea irlandesa Ryanair anunciou nesta terça-feira um prejuízo líquido anual de 169,17 milhões de euros (239 milhões de dólares) em 2008-2009, provocada pela desvalorização de sua participação na Aer Lingus e o alto preço do combustível.

No ano fiscal 2007-2008, a Ryanair teve lucro de 390,71 milhões de euros.

O valor da participação da empresa na Aer Lingus, próximo de 30%, sofreu uma desvalorização de 225 milhões de euros.

Anac aumenta valor de seguro para acidente aéreo


Valor do seguro obrigatório que indeniza famílias de vítimas de acidentes subiu após 13 anos

O valor do seguro obrigatório que indeniza as famílias de vítimas de acidentes aéreos subiu, após 13 anos sem mudanças, de R$ 14.223 para R$ 40.950. A medida foi tomada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em agosto de 2008 e refere-se à indenização inicial aos familiares de passageiros - ou aos próprios passageiros, em caso de haver sobreviventes. Conforme estipula o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer), isso é apenas o ponto de partida para acordos entre famílias e companhias aéreas, mas eventual entendimento extrajudicial não afeta o montante do contrato de Responsabilidade do Explorador ou Transportador Aéreo (Reta).

O seguro tem valor fixado pelo CBAer em 3.500 Obrigações do Tesouro Nacional (OTNs), extintas com a introdução do Plano Real. O Ministério Público Federal acusava a Anac de ter ignorado o expurgo inflacionário desde então. A pressão cresceu após os acidentes com o Boeing 737-800 da Gol, que colidiu com um Legacy e matou 154 pessoas, e com o A320 da TAM, com 199 vítimas.

Aplicando a inflação do período, o valor unitário da OTN aumentou para R$ 11,50 e passará a ter atualização monetária pelo IPCA. De acordo com a Anac, essa é a única mudança permitida por meio de resolução, pois só mexendo no próprio CBAer - promulgado em 1986 - seria possível fazer alterações mais amplas.

Atualmente, uma comissão especial na Câmara dos Deputados discute a modernização do CBAer. Essa foi uma das propostas da CPI constituída em 2007 na Câmara para analisar o apagão aéreo. Outra sugestão, encaminhada pela CPI do Senado que abordava o mesmo assunto, foi um projeto de lei que tornava obrigatória a divulgação da lista de passageiros tão logo um acidente tenha sido confirmado.

TAM diz ter visto sinais luminosos


A TAM disse ter informado à Aeronáutica brasileira que a tripulação de um voo Paris-Rio da companhia avistou “focos luminosos em alto-mar, a aproximadamente 1.300km do arquipélago de Fernando de Noronha” na manhã de ontem.

O relato aponta região coincidente com a de onde o Airbus teria enviado o último sinal de localização ao controle aéreo. A mesma informação foi dada pelo presidente em exercício, José Alencar. “Há uma notícia, mas muito vaga, que um avião da TAM teria visto alguma coisa pegando fogo em uma região do Atlântico”, disse.
Fonte:Gazeta de Alagoas

Imprensa francesa não descarta hipótese de atentado no voo 447

O jornal Libération questionava como um raio poderia ter derrubado o avião, quando vários aparelhos são atingidos a cada ano sem danos?:

A palavra "mistério" dominava as manchetes dos jornais franceses nesta terça-feira, após o desaparecimento do Airbus A330 da Air France sobre o Atlântico, com 228 pessoas a bordo, na rota Rio-Paris.

O jornal Libération questionava como um raio poderia ter derrubado o avião, quando vários aparelhos são atingidos a cada ano sem danos?: "Os mistérios do Rio-Paris" é a manchete.

Na mesma direção foram Le Figaro e Le Parisien/Aujourd‘hui em France, com "O mistério do voo AF 447".

O primeiro jornal traz uma infografia da rota do avião da Air France e o segundo exibe uma foto de um parente em prantos.

France-Soir também exibe fotos de amigos e parentes das vítimas e La Croix destaca "O Drama do Voo Rio-Paris".

Para La Montagne, é provável que uma sucessão de fatores tenha provocado a perda do avião, e Le Télégramme não descarta um "atentado".
Fonte:Pernambuco.com

Desaparecimento de avião em radar é rarísssimo, diz especialista



O desaparecimento de aviões de telas de radar durante o voo é "raríssimo", segundo disse à BBC Brasil o presidente da Federação Internacional das Associações de controladores de Tráfego Aéreo, IFACTA, na sigla em inglês.

De acordo com Mark Baumgartner, ainda é muito cedo para tentar dizer o que pode ter ocorrido com o voo da 447 da Air France, que partiu do Rio de Janeiro na noite de domingo com destino a Paris e sumiu dos radares que acompanhavam o avião.

Segundo Baumgartner, já houve desaparecimentos do tipo no passado - como no caso do voo 881 da TWA, que explodiu perto da costa de Long Island segundos depois de desaparecer dos radares - mas são situações raras.

Em alguns casos, o avião teve que realizar pouso de emergência no meio do caminho.

Para Baumgartner, no caso de uma falha técnica, o avião provavelmente teria tentado pousar em algum lugar no meio do caminho.

Fonte: JC On Line

Aviões da FAB localizam destroços de avião da Air France no mar

A confirmação de que se trata do Airbus A330 só será feita depois que o material for recolhido e analisado, informou a Aeronáutica.

Brasília - O avião C130 da Força Aérea Brasileira (FAB) – que participa das buscas pelo Airbus A330 da Air France – localizou, na madrugada de hoje (2), destroços no Oceano Atlântico.

A informação foi divulgada pelo coronel Jorge Antônio Amaral, vice-chefe do Centro de Comunicação da Aeronáutica. Segundo ele, foram avistados uma poltrona de avião, uma boia laranja, pequenos pedaços brancos e um tambor, além de vestígios de óleo e querosene.

Amaral ressaltou que os destroços foram apenas localizados, mas não recolhidos, uma vez que os navios da Marinha brasileira responsáveis pelas buscas já foram deslocados mas ainda não chegaram ao local – a 650 quilômetros a nordeste de Fernando de Noronha.

A confirmação de que se trata do Airbus A330, segundo ele, só será feita depois que o material for recolhido e analisado.
Fonte:Africa 21