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terça-feira, 24 de setembro de 2013

Avião duro na queda


Concebido para ensinar pilotos e com eficácia comprovada pela Força Aérea Russa (FAR), novo avião de treinamento e combate russo Iak-130 entre em demanda no mercado internacional. 


Avião duro na queda
Iak-130 também pode ser usado como avião de combate Foto: wikipedia.org
Este ano, o primeiro grupo de pilotos concluiu o curso de treinamento em aviões Iak-130 na Escola Superior de Aviação Militar de Borisoglebsk, na região de Voronej, localizada no sul da Rússia. Os pilotos recém-formados confirmaram que a aeronave é de fácil operação.

“Concebida para ensinar, essa aeronave perdoa muitos erros ao piloto. Quando eu estudava na escola de aviação militar, treinávamos em aviões que não perdoavam nenhum erro, entrando em parafuso logo que o piloto diminuía a velocidade”, diz o comandante da FAR, general Víktor Bôndarev.

Esse não é o caso do Iak-130, que praticamente não cai em parafuso. Mesmo que, por algum motivo, a aeronave entre em tal estado, basta soltar o manсhe para que ela se recupere sozinha e continue voando em regime normal.

No Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço de Le Bourget, em junho deste ano, o Iak-130 foi reconhecido como a melhor aeronave de treinamento do mundo. Além de possuir um conjunto único de aviônicos avançados e um sistema de navegação e pilotagem moderno, o novo sistema digital integrado BREO permite simular as cabines de controle, voo e atuação de aviões de caça de quarta e quinta geração.


O sistema de simulação de combates integrado ao controle de armas SUO-130 ajuda a evitar o uso de bombas e mísseis reais durante o treinamento, criando, contudo, a sensação de um combate real.
O Iak-130 também pode ser usado como avião de combate.

Segundo informações do fabricante, o avião pode levar um radar Bars-130, um sistema de guerra eletrônica e um equipamento de pontaria, além de um equipamento para o reabastecimento em voo e uma leve blindagem. O Iak-130 opera em condições meteorológicas adversas e consegue pousar em locais despreparados.

Por todos esses motivos, a máquina desperta interesse não só da FAR, mas também da América Latina, Sudeste Asiático, Pacífico Asiático e países da CEI (Comunidade de Estados Independentes, composta pelas ex-repúblicas soviéticas, menos os Países Bálticos e Geórgia).

O primeiro comprador estrangeiro do Iak-130 foi a Argélia, que adquiriu 16 aviões. No entanto, os contratos com a Síria e Líbia foram suspensos devido aos recentes desdobramentos políticos nesses países.
GAZETA RUSSA

Avianca coloca operação Alagoas-São Paulo como voo regular direto



Alagoas ganhou incremento na malha aérea. A companhia Avianca tornou uma de suas operações já existentes para São Paulo em um voo regular direto (Maceió-São Paulo e São Paulo-Maceió). O novo voo já está disponível para venda no site da Avianca e começa a operar a partir do dia 27 de outubro.



De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, em outubro fará um ano que a companhia opera em Alagoas e a mudança mostra como a empresa aposta no destino. “Essa alteração no voo é reflexo da demanda crescente que o destino tem provocado no mercado, principalmente, quando se trata do principal emissor, que é São Paulo”, explicou a secretária.

Já para Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur-AL, hoje, um dos maiores problemas que Alagoas tem é a malha aérea. “Um dos nossos desafios, nos últimos anos, foi aumentar a oferta de assentos. Somos um destino emissor e receptor crescente e o novo voo trará desenvolvimento para o Estado”, declarou.

M&E

Aérea diz que Boeing não tem bom controle de qualidade

 

Norwegian Air convocou a administração da Boeing para reunião após uma série de problemas técnicos envolvendo os dois aviões Dreamliner


A Norwegian Air convocou a administração da Boeing para uma reunião em Oslo nesta semana após uma série de problemas técnicos envolvendo os dois aviões Dreamliner da empresa, informou a companhia aérea norueguesa.
 


"Vamos dizer a eles que esta situação está longe de ser satisfatória", disse a porta-voz da companhia aérea Anne-Sissel Skaanvik à Reuters. "Não tivemos a confiabilidade que esperávamos de novos aviões, então algo precisa ser feito, e rápido ... Claramente a Boeing não teve um bom controle de qualidade operacional."

A Norwegian tem encomendas para três Dreamliners e pretende fazer leasing de outras três unidades para expandir seu serviço transatlântico. A frota de oito aviões está avaliada em cerca de US$ 1,65 bilhão segundo preços de tabela das aeronaves.

 


No começo deste ano, a fabricante ficou quase quatro meses sem fornecer novas aeronaves a clientes em função de preocupações com a segurança do sistema de bateria, que teria causado alguns incêndios. A empresa voltou a entregar as aeronaves com um sistema redesenhado. A Boeing espera cumprir sua meta de entregar cerca de 60 787s Dreamliner neste ano.
 TERRA

Airbus: Brasil manterá liderança do tráfego aéreo na AL


O crescimento do mercado aéreo da América Latina continuará a ser liderado pelo Brasil nos próximos 20 anos. A estimativa foi divulgada nesta terça-feira pela fabricante de aviões europeia Airbus. Para a empresa, o tráfego aéreo doméstico brasileiro deve crescer a uma taxa média anual de 6,9% ao longo das próximas duas décadas. Com a estimativa, a empresa espera que o Brasil continue crescendo a um ritmo mais forte que a média mundial, que deve ter expansão de 4,7% no mesmo período.

"Esperamos taxas de crescimento mais aceleradas para o Produto Interno Bruto do Brasil com os estrangeiros considerando o País uma grande oportunidade de investimento, após o declínio da economia em 2012", diz o documento divulgado nesta terça-feira em Londres. "O governo do Brasil também colocou em execução várias medidas de estímulo monetário e fiscal para ajudar a acelerar a economia nos próximos anos", completa o documento.

O crescimento previsto para o mercado brasileiro será maior que a expectativa para outros países da região. O tráfego doméstico no México, por exemplo, vai crescer a uma média anual de 5% nos próximos 20 anos. No restante da América do Sul, a taxa de expansão do movimento interno será de 5,8% e a expectativa é de 5,6% para a América Central.

Para o tráfego internacional, a Airbus espera expansão média anual dos voos de 5,6% nas próximas duas décadas entre a América do Sul e os Estados Unidos. Entre a América do Sul e o centro da Europa, o crescimento deve ser de 5,4%. Nos voos sul-americanos para o oeste da Europa, a expansão esperada é de 4,8%.
YAHOO

Airbus: aumento do tráfego aéreo vai pôr mais 35 mil aviões no ar até 2032


airbus
35 mil novos aviões cruzarão os céus 
 
 
A Airbus estima que, nos próximos 20 anos, serão necessários mais 35 mil aviões para suportar a procura, particularmente acentuada na região da Ásia-Pacífico.

No relatório Global Market Forecast que prevê a evolução do mercado mundial, a Airbus estima que nas próximas duas décadas o tráfego aéreo evoluirá positivamente à taxa de 4,7% ao ano, exigindo assim mais de 20 mil novos aviões de passageiros e de carga a que se junta a renovação de outros 14 mil. O custo total de produção destas novas aeronaves é estimado em 4,4 mil milhões de dólares, cerca de 3,2 mil milhões de euros.

Por regiões, a grande impulsionadora do crescimento será a Ásia-Pacífico, com 12 820 novos aviões estimados, logo seguida pela Europa, que precisará de 7 460 aeronaves para acompanhar a procura, avança a construtora francesa.

A expansão da frota é sustentada no aumento previsto da procura por parte de uma classe média emergente com crescente poder económico para viajar, acesso cada vez mais fácil a aeroportos, aumento da urbanização e dos fenómenos migratórios.
Analisando os desafios que a indústria enfrenta, o relatório sublinha a incerteza no crescimento económico, fatores de regulação, custo de infraestruturas e, principalmente, a variação do preço dos combustíveis.
Por fim, o documento sublinha ainda o crescente papel económico e ambiental da redução das emissões de dióxido de carbono e a tendência de aumento da autonomia e dimensão média dos aviões.
O tráfego aéreo mundial vai crescer impulsionado pelos mercados emergentes e maior desafio será a variação do preço dos combustíveis

DINHEIRO VIVO

Air France-KLM adia decisão sobre Alitalia

Avião da Alitalia decolando
Avião da Alitalia decolando: impasse para a Air France-KLM deve-se a um possível aumento de capital da Alitalia

Paris - A Air France-KLM adiou a decisão sobre o que fazer com a participação de 25% no capital social da Alitalia. Em nota, os diretores da companhia afirmaram a importância de analisar as informações que o quadro executivo da Alitalia deve fornecer na reunião da próxima semana.

O impasse para a Air France-KLM deve-se a um possível aumento de capital da Alitalia. Com perdas recorrentes e demanda em retração, a italiana planeja captar mais de 300 milhões de euros. Para isso, a Air France-KLM deve decidir se aumenta sua participação, mantém a posição ou se deixa outros investidores diluírem sua parcela.

Executivos da empresa revelaram que querem decidir sobre o assunto até o fim do ano, mas a própria companhia franco-holandesa enfrenta limitações financeiras após dois anos de resultados negativos. Mais cedo, o ministro dos Transportes da Itália, Maurizio Lupi, afirmou que o governo não se opõe à ideia de a Air France-KLM aumentar sua fatia na Alitalia para 50%.

A empresa franco-holandesa investiu na Alitalia em 2009, logo após a italiana evitar a falência. Em 2010, a companhia se juntou ao SkyTeam, uma aliança global liderada pela Air France-KLM e pela Delta Air Lines. Fonte: Dow Jones Newswires.

EXAME

Indústria aérea quer sistema global para emissões de CO2

A indústria aérea pediu nesta segunda-feira a criação de um mecanismo global obrigatório para estabilizar suas emissões de CO2 a partir de 2020, temendo que a multiplicação de sistemas regionais, como o imposto europeu, acabe em uma guerra comercial.

O diretor geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Tony Tyler, se disse "otimista" em relação à possibilidade de que os Estados membros da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) estabeleçam princípios para a criação de um mecanismo nesse sentido na reunião trienal deste organismo especializado da ONU, que começa terça em Montreal.

"Precisamos de um mecanismo para fazer com que a indústria pague por seu crescimento a partir de 2020", disse Tyler à imprensa. "Acreditamos que um mecanismo mundial obrigatório de compensação de CO2 seria mais simples e mais fácil de estabelecer".
"Temos sete anos antes de colocá-lo em prática. É factível (...), se a Assembleia da OACI estabelecer o que deve ser feito para 2020 e enquanto isso".

Tyler reconheceu que, embora haja muitos detalhes a serem resolvidos sobre o funcionamento deste sistema, um mecanismo deste tipo seria preferível a um mosaico de medidas tomadas pelos Estados individualmente.
Isso nos deixaria "à beira da guerra comercial", disse. "Pode haver uma proliferação de mecanismos regionais de impostos, cargas, formas de penalizar a indústria (por suas emissões de CO2)", acrescentou.
"Isto pode levar a uma duplicação de mecanismos, às vezes contraditórios, o que poderá nos levar a pagar duas vezes pela mesma emissão".

Vários países já manifestaram a sua rejeição a um sistema global, incluindo Estados Unidos e Índia.
A União Europeia (UE) congelou por um ano, no dia 30 de abril, seu imposto sobre o C02 para voos intercontinentais a partir ou com destino aos seus 28 países membros.

O imposto europeu provocou uma forte reação de muitos países membros da OACI. A China ameaçou inclusive adotar medidas de represália contra a fabricante europeia de aviões Airbus.

EM.COM.BR

Anac realiza evento para discutir problemas de segurança na aviação


Estão abertas até o dia 14/10 as inscrições para o Seminário de Gerenciamento da Segurança Operacional. Promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o evento será realizado no Rio de Janeiro, no dia 1º de novembro, e tem como objetivos discutir os problemas que afetam a segurança operacional na aviação civil e apresentar recomendações e boas práticas de segurança. Podem participar profissionais envolvidos com a segurança operacional de operadores aéreos, representantes de aeroclubes, escolas de aviação civil e estudantes de todo o Brasil.

A programação conta com palestras ministradas por servidores da ANAC, representantes do CENIPA/ III Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA / SERIPA 3) e da empresa Vale. Os interessados em participar devem encaminhar, até o dia 14/10, nome completo, endereço, telefone, e-mail e instituição ou escola à qual esteja vinculado para o endereço eletrônico myrian.silva@anac.gov.br. Inscrições gratuitas.

O seminário será realizado das 8h30 às 18h, no Auditório da Universidade Estácio de Sá, localizado na Avenida Presidente Vargas, 2560 – Praça Onze – Centro/ Rio de Janeiro.

MERCADO E EVENTOS

Homem é preso no AM suspeito de roubo, sequestro de avião e homicídio



Um homem foi preso em Apuí, município a 453km de Manaus, suspeito de roubo, sequestro de um avião e homicídio. De acordo com a polícia, ele integrava uma quadrilha que atuava no estado do Pará.
O suspeito foi preso por policiais militares do Pará e do Amazonas, em parceria com a Polícia Civil de Apuí. Ele é apontado pela polícia como um dos suspeitos de assaltar uma mineradora no distrito de Cripurizinho, em Itaituba, no Pará.
O plano de fuga dos assaltantes passava por uma pista de pouso a 180km de Itaituba. No entanto, devido ao mau tempo na região, eles seguiram até Jacareanga, de onde seguiram pela mata. "A partir desse dia iniciamos a perseguição. Tomamos o rumo dentro da mata sempre achando um vestígio por onde eles teriam passado", explicou o comandante da Polícia Militar, Felipe da Costa.

Já no Amazonas, os suspeitos teriam conseguido uma carona em um micro-ônibus e seguiram viagem até Apuí. Segundo a polícia, o suspeito estava preso em Apuí com aproximadamente 250 gramas do ouro roubado. Ele já havia vendido parte do minério e pretendia retornar ao Pará. A polícia acredita que três membros da quadrilha tenham seguido em direção ao estado de Rondônia. Eles são considerados de alta periculosidade.
"Eles estão muito bem armados. Eles estão com uma submetralhadora, dois fuzis e uma escopeta", contou o delegado Robsom James. Uma quinta pessoa que seria o mentor do assalto está foragida. A polícia informou que já tem a identidade de todos os envolvidos no crime. Após prestar depoimento na delegacia de Apuí, o suspeito preso deverá ser encaminhado a Itaituba.
Entenda o caso
O crime aconteceu no dia 12 deste mês. Um grupo de quatro homens armados roubou a sede de um pequeno garimpo na localidade de Cripurizinho, em Itaituba, sudoeste do Pará. Uma das vítimas do assalto foi o empresário matogrossense Waldinei Mauro de Souza, dono da mineradora Salomão.
Após roubar ouro de garimpo, bando fugiu de avião. (Foto: Reprodução/ TV Tapajós) 
Avião foi sequestrado por suspeitos, no Pará
(Foto: Reprodução/ TV Tapajós)
 
 
De acordo com a polícia, os suspeitos chegaram em uma caminhonete para assaltar o local assim que um avião pousou. Depois de render o proprietário, piloto e um passageiro, a quadrilha teria conseguido roubar cerca de 1 kg de ouro do escritório da empresa.
Um dos passageiros, que seria parente do piloto do avião, foi baleado durante o assalto. A vítima, identificada como Sancler da Luz, de 35 anos, foi encaminhada para o hospital municipal de Santarém, oeste do Pará. Ele não resistiu e morreu no hospital.
Segundo a polícia do Pará, o piloto foi sequestrado pelos assaltantes e obrigado a levar o grupo até o aeroporto de Jacareacanga, distante 355 km de Itaituba. Após libertarem o piloto, os bandidos fugiram na mata.
G1

Aéreas temem caos no País na Copa do Mundo

O Estado de SP

As maiores empresas aéreas do mundo cobram do Brasil uma resposta em relação ao que será feito dos aeroportos do País para a Copa do Mundo, que ocorrerá em menos de um ano. 


Tony Tyler, presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo, deixou claro ontem que o setor teme por um caos diante do tluxo de passageiros entre as 12 cidades

 “Estamos preocupados”, admitiu Tyler, que representa as 280 maiorescompanhias aéreas do mundo. “As empresas estarão prontas para garantir o serviço”, insistiu. “Mas estamos em diálogo com o governo brasileiro para saber exatamente o que vai ocorrer.” 



A lata tem mandado delegações para dialogar com Brasília justamente para entender quais são os planos do governo no que se refere aos aeroportos. Para Tyler, ainda há tempo para que os aeroportos passem pelas reformas necessárias. Mas a entidade admite que, logo, esse é tempo terá sido esgotado. 

Se as previsões do governo se confirmarem, o Brasil receberia durante o Mundial cerca de 600 mil turistas estrangeiros. Com a Copa ocorrendo em 12 cidades, os próprios organizadores chegam a falar no uso de aeroportos militares, pelo menos para as equipes e para o staff da Fifa. O governo indicou que o custo da reforma dos aeroportos para a Copa do Mundo aumentou em R$ 1,6 bilhão
AERONAUTA BRASIL

TAP não tem planos para lançar companhia low cost



Ter uma companhia aérea low cost não faz parte dos planos da TAP, quem o diz é o administrador executivo da  Luíz Mor na última revista Ambitur.
tap logoNo espaço de ano e meio os grandes grupos de aviação europeus investiram na reformulação do seu tráfego de curta e média distância. A IAG criou a Iberia Express e comprou a totalidade da Vueling. A Lufthansa reformulou a Germanwings por completo. A Air France reduziu as suas operações e aposta cada vez mais na Transavia.
“Os resultados disso em Lisboa indicam que a Iberia cai no primeiro semestre 20% e a Vueling cresce, a KLM cai 5% e Air France cai 13% enquanto a Transavia cresce, a Lufthansa cai 13% e a German Wings cresce. A excepção é a British Airways, que não está a fazer isso e cresce 7%. A estratégia da British é idêntica à da TAP que é criar passagens low cost dentro dos seus voos”, conclui Luiz Mór.
Os desafios actuais da TAP são outros e passam pela venda a um investidor que consiga modernizá-la. Em Lisboa, a companiha terá mais competição neste inverno com voos da Ryanair para Inglaterra, Bélgica, França e Alemanha e da easyJet para o Luxemburgo.
LOW COST PORTUGAL


Companhias aéreas revêem em baixa lucros para 2013


O arrefecimento no desempenho do mercado na Ásia obrigou as companhias aéreas a reverem os lucros para este ano.

Em 2013, a indústria da aviação prevê fechar com lucros de 11,7 mil milhões de dólares (8,6 mil milhões de dólares), menos 8% do que a estimativa inicial, segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

A associação que reúne as 200 principais companhias aéreas explicou que a revisão em baixa dos lucros em mil milhões de dólares também se deve ao aumento do preço do petróleo, devido à crise na Síria. "A indústria não está a responder tão rapidamente como esperávamos", disse o director-geral da IATA, Tony Tyler, em conferência telefónica. Contudo, apesar deste decréscimo face às primeiras previsões, os números reflectem um aumento face aos lucros de 7,4 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros) registados no ano passado. As receitas atingirão os 708 mil milhões de dólares (523 mil milhões de euros).

Quanto ao próximo ano, Tony Tyler refere que os lucros na indústria da aviação deverão aumentar para os 16,4 mil milhões de dólares (12,1 mil milhões de euros), com as receitas a atingirem os 743 mil milhões de dólares (549 mil milhões de euros). Este crescimento dever-se-á à expectativa de um incremento no negócio e da confiança dos consumidores. No entanto, a IATA continua a alertar para a possibilidade de um aumento do preço do "jet fuel", combustível para aviões, poder alterar esta previsão.

E se por um lado, o desempenho das companhias aéreas dos mercados emergentes, como a China ou o Brasil, estão aquém das expectativas, na Europa observa-se uma recuperação. Em 2013, as transportadoras aéreas da Europa deverão atingir lucros de 1,7 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros), mais 100 milhões de dólares face às previsões iniciais. Todavia, a margem continua a ser das mais baixas, situando-se nos 1,3%, enquanto a média é de 3,2%.  A IATA refere ainda que as companhias aéreas que estão a explorar linhas de longo curso estão a progredir de uma forma mais eficiente quando comparadas com as que estão dependentes do tráfego intra-europeu. 
JORNAL DE NEGÓCIOS

Governo reduz experiência necessária para candidato a operar Confins


O governo reduziu nesta segunda-feira a experiência mínima necessária exigida dos operadores interessados em disputar o leilão do aeroporto de Confins (MG) de 35 milhões para 20 milhões de passageiros por ano, após orientação do Tribunal de Contas da União (TCU). O TCU tinha pedido à Secretaria de Aviação Civil e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explicações sobre as restrições à participação na disputa.
Com relação à participação dos investidores que venceram os leilões de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), o governo ofereceu duas opções para o TCU: manter a restrição ou vetar completamente a participação. Na prática, portanto, o governo vai manter algum tipo de limitação para esses investidores, entre os quais está a Invepar, sócia do aeroporto de Guarulhos.
Inicialmente, o governo tinha vetado a participação dos sócios dos aeroportos já concedidos, mas a versão do edital encaminhada ao TCU já previa que essas empresas poderiam entrar, embora com o limite de até 15% das fatias privadas dos consórcios interessados nos aeroportos do Galeão e Confins.
O governo pretende realizar o leilão dos dois aeroportos em 22 de novembro. A expectativa do presidente do TCU, Augusto Nardes, é que o TCU avalie na quarta-feira da próxima semana (2 de outubro) o edital ajustado para a licitação. "O clima ficou positivo para a liberação", disse Nardes, após reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro de Aviação Civil, Moreira Franco, para tratar do assunto.
Se o TCU liberar o edital ajustado, o documento poderá ser publicado até o fim da semana que vem, conforme uma fonte havia antecipado à Reuters na semana passada.
Ferrovias
Atendendo a uma orientação do TCU, o governo vai preparar uma Medida Provisória ou um Projeto de Lei para promover a reestruturação da Valec que tratará tanto da mudança de nome da empresa (para Empresa Brasileira de Ferrovias) como da nova finalidade da empresa: a de comprar a capacidade de carga das concessões ferroviárias que o governo pretende lançar.
Após participar da reunião no TCU, o ministro dos Transportes, César Borges, admitiu que, com essas adaptações legais, talvez apenas um leilão de ferrovia seja realizado neste ano, o do trecho entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA).
Antes, o governo esperava realizar ainda este ano boa parte dos leilões dos 13 trechos que pretende oferecer à iniciativa privada. O modelo pensado pelo governo é inédito no Brasil e acabou gerando questionamentos por parte do TCU. A proposta consiste em leiloar para a iniciativa privada a concessão de trechos de ferrovias que esses investidores ainda terão de construir.
A Valec (já reformulada e com novo nome) vai então comprar a capacidade de carga das ferrovias e vendê-la a mais de um operador por trecho. Questionado sobre um eventual "risco Valec" nessa operação, Borges disse que a estatal terá a garantia do Tesouro Nacional.

TERRA

Roubados 1,6 milhões de euros em ouro de avião em Paris

Carga transportada em avião da Air France entre Paris e Zurique.
O ouro tinha sido carregado a bordo de um avião da Air France em Roissy JOEL SAGET/AFP

Cinquenta quilos de barras de ouro foram roubados à empresa de transporte de valores Brink quando se encontravam entre a carga de um avião da Air France estacionado no aeroporto de Roissy, em Paris, e que tinha como destino a Suíça. O ouro roubado foi entretanto avaliado em 1,6 milhões de euros.
O roubou aconteceu na última quinta-feira mas só agora as autoridades revelaram pormenores do caso. Uma fonte aeroportuária confirmou à AFP que 300 quilos de lingotes de ouro foram carregados a bordo de um avião ao serviço da Air France em Roissy. O aparelho tinha como destino Zurique.
Todos os dias a Brink faz este tipo de transporte entre Paris e Zurique, a bordo de um avião da companhia aérea francesa. Funcionários da empresa ficam junto à carga até que o avião descole. O procedimento é sempre o mesmo, sublinhou a mesma fonte à AFP, acrescentando que “muito certamente os assaltantes beneficiaram de cúmplices nas autoridades aeroportuárias”.
O roubo, que representa um prejuízo superior a 1,6 milhões de euros, só foi registado pela Brink um dia depois, já na Suíça, quando a empresa verificou que faltavam cerca de 50 quilos ao total do ouro carregado em Paris.
Para já, não há informações sobre o número de pessoas envolvidas no roubo, nem se estavam ligadas à empresa de transporte ou às autoridades aeroportuárias.
PÚBLICO PT

Jovem atravessa os EUA pegando carona com pilotos de avião

Americana quer conhecer os 50 estados do país sem pagar por transporte.
Desde julho de 2012, ela pegou mais de 70 voos para 42 estados.



A americana Amber Nolan em uma de suas caronas aéreas (Foto: Caters News/The Grosby Group)
A americana Amber Nolan em uma de suas caronas aéreas (Foto: Caters News/The Grosby Group


Em pouco mais de um ano, a americana Amber Nolan já pegou mais de 70 voos, percorreu quase 25 mil km e conheceu 42 estados do seu país – tudo sem pagar nada para se deslocar.
A jovem de 29 anos decidiu reinventar a clássica viagem de carona e criou um projeto para conhecer todos os 50 estados americanos pedindo para ser transportada gratuitamente não por motoristas de carros, mas por pilotos de avião.
Para isso, recorre a comandantes de pequenas aeronaves, como monomotores e bimotores, e de jatos privados -- muitas vezes, entra em contato com eles em listas de pilotos na internet.
A aventura começou em julho do ano passado, com uma viagem de Rochester, em Nova York, para Nashville, no Tennessee. Amber saiu de casa, deixou todas as suas coisas em um depósito e desde então vive na estrada (ou melhor, no ar).
O tempo de estadia em cada lugar varia. Em algumas cidades, ela fica apenas uma noite, mas já houve destinos onde ela passou mais de um mês. Suas vivências são relatadas em umblog, e ela também está escrevendo um livro sobre a experiência.
“Estou experimentando um pouco de cada estado, de cada cultura. De certa forma, é como se fossem 50 países diferentes em um só, e cada um deles tem algo único a oferecer”, disse Amber em entrevista ao G1.
Economia
A viagem é financiada com as economias de Amber, junto com o que ela ganha como freelancer escrevendo para publicações de turismo. Quando o dinheiro acaba, a garota encontra “bicos” para conseguir o que falta para seguir adiante.
De qualquer forma, ela economiza não só com o transporte, mas com hospedagem. Dorme na casa de pilotos e suas famílias, de pessoas que conhece no aeroporto, amigos que tem espalhados pelos Estados Unidos, campings, fazendas e albergues.
Leva com ela apenas o necessário: uma mochila com roupas, uma barraca, um saco de dormir, laptop e câmera.
Conseguir a carona aérea é sempre um desafio. “É como acontece pegar carona com carros: pode haver muita espera. No meu caso, ainda mais, pois simplesmente não há tanta gente entrando e saindo dos aeroportos quanto carros passando nas estradas”, explica.
Ela afirma que é importante ser totalmente flexível em relação a datas, horários e destinos. “Muitas pessoas com quem eu converso gostam do projeto e aceitam me levar junto. Mas isso depende de quando e para onde eles estão indo e se há lugar a bordo”, diz.
Alasca
Agora, Amber está focada em conseguir carona para o Alasca antes da chegada do inverno. Ela acredita que será uma das melhores partes da viagem. “Adoro lugares ao ar livre e lá as paisagens naturais parecem ser muito bonitas.”

Amber admite que a viagem às vezes é cansativa, mas diz que não se importa com isso: “Vale a pena. As experiências que estou vivendo vão deixar memórias que vou levar comigo pelo resto da minha vida. Cada minuto é diferente do outro, é uma novidade”.
Quando terminar a viagem, ela quer tirar brevê de piloto e pensa em levar o projeto da carona aérea para destinos internacionais.
Não há uma data prevista para o fim do projeto, mas ela acredita que até dezembro deste ano terá atingido a meta de conhecer os 50 estados dos EUA. "Se levar mais tempo, tudo bem. Não é uma corrida, é uma jornada e uma aventura."
G1

Cobra é encontrada em avião e cancela voo na Austrália


Um voo que deveria sair de Sidney, na Austrália, com destino a Tóquio, no Japão, foi cancelado neste domingo (22) por causa de uma 'passageira indesejável', uma cobra. 
Segundo o Departamento Australiano de Agricultura, a cobra encontrada dentro do avião é da espécie Euprepiophis mandarinus, originária da Ásia. 
O réptil foi encontrado antes dos 370 passageiros embarcarem, o que evitou um pânico generalizado.
Eles foram levados para um hotel na região e embarcaram na aeronave para Tóquio nesta segunda-feira (23).
tribuna hoje

Turkish divulga nova conexão para brasileiros no Japão


A Turkish Airlines aproveitou a edição japonesa do Brazilian Day para divulgar as novas conexões da empresa aérea do Brasil para o Japão a partir de novembro deste ano, quando passa a contar com dois voos diários de Istambul para Tóquio. A companhia mobilizou a equipe comercial dos dois países para a ação no evento realizado em Nagoya e que reuniu mais de 60 mil pessoas entre dias 31 de agosto e 1º de setembro.


“O mercado japonês é tradicionalmente muito importante para a Turkish Airlines e, agora que a rota a partir do Brasil passa a contar com uma boa conexão, queremos que os brasileiros que vivem fora do País saibam disso”, disse o diretor da empresa no Brasil, Atagun Kutluyuksel.

A partir de novembro, os voos da Turkish partem de São Paulo todos os dias às 3h05 da madrugada e chegam a Istambul às 21h35, e o voo para Tóquio parte logo em seguida, às 0h50, com chegada ao Aeroporto de Narita às 19h30. Na volta ao Brasil, o voo decola de Tóquio (Narita) às 22h30 e chega a Istambul às 4h30. A conexão para São Paulo sai às 9h30 com chegada ao Brasil às 16h55.
panrotas

Ethiopian levará 21 mil peregrinos muçulmanos a Meca


Ethiopian deu início, no dia 18, aos voos charteres para fiéis muçulmanos que foram a Hajj, peregrinação a Meca, na Arábia Saúdita. O primeiro voo saiu de Addis Abeba, capital da Etiópia, com 234 dos cerca de oito mil passageiros que farão o mesmo percurso. A companhia fechou acordos com outros governos e transportará, ao todo, 21 mil peregrinos.


“Estamos felizes pelo serviço que prestaremos aos muçulmanos etíopes e de toda a África que viajarão à terra sagrada para o dever religioso. Fizemos toda a preparação necessária para que a operação seja um sucesso”, afirma o CEO da Ethiopian, Tewolde Gebremariam. Para os muçulmanos, a peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida, é um dever para todo adulto, que disponha de saúde e recursos.
panrotas