PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 28 de julho de 2009

Faltam profissionais qualificados no mercado de aviação


Sindicato diz que já há sobrecarga de trabalho. Anac teme que isso prejudique o crescimento do mercado.

O mercado de aviação sofre com a falta de profissionais qualificados. Os motivos são variados: os cursos são caros, as empresas não estão dispostas a pagar pela formação de novos profissionais, os salários já não atraem tanto.

Veja o site do Bom Dia Brasil

Até maio deste ano, nenhum mecânico de voo - que é o profissional que viaja nos aviões - tirou o certificado para trabalhar. Para o sindicato que representa os funcionários, já há sobrecarga de trabalho.

O investimento do aluno é muito grande. Um piloto, por exemplo, precisa fazer seis meses de curso, pelo menos. Se for para voos comerciais, ele terá que passar mais um semestre na escola. Depois, vêm as horas de voo: 200 em média, que vão custar cerca de R$ 50 mil. Alguns pilotos experientes acreditam que por causa desse gasto tão grande, hoje há bem menos profissionais em busca desse mercado.

A evasão está se dando exatamente por esse motivo. O custo de aprendizado é extremamente alto e o retorno é extremamente baixo. As empresas não pagam mais de R$ 2,5 mil por mês para um iniciante”, compara o piloto e instrutor Rui Torres.

“Quando você é empregado numa companhia aérea como piloto, você começa ter retorno a partir do terceiro ano, mais ou menos, de tudo aquilo que você investiu para começar na carreira”, afirma o aeroviário Ranieri de Moura Ribeiro.

Mais de 50 milhões de pessoas viajam por ano de avião no Brasil. Só neste primeiro semestre houve um aumento de 3% no número de passageiros, em comparação com o mesmo período de 2008.


Crescimento em risco

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) teme que o mercado não esteja preparado para encarar esse processo de crescimento.

“O boom que aconteceu na aviação brasileira entre, mais ou menos entre 2002 e 2005, gerou sérios problemas de oferta de mão-de-obra em 2006 e 2007. Se falta profissional, vamos ter problema de oferta de voos, as companhias vão ter que segurar um pouco a oferta de novos voos e com isso o preço da passagem acaba se elevando”, aponta a diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Solange Vieira.

“Trabalham no limite máximo e muitas vezes superior ao limite permitido pela Legislação. Uma das características do aeronauta é fadiga crônica. Tanto no comissário quanto nos pilotos e que leva, por exemplo, a afastamento de voos”, afirma a diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas Marlene Ruza.

“A Anac fiscaliza e controla muito as linhas aéreas. Se elas estão colocando os pilotos para trabalhar mais do que o máximo estabelecido. Tem um controle e, na verdade, o que vai acontecer é que não vai poder crescer a taxa que o mercado está demandando”, diz a diretora da Anac Solange Vieira.

A diretora da Anac diz que a agência está oferecendo bolsas de estudos para pilotos que atendem a algumas exigências. Com a bolsa, os interessados podem fazer cursos em aeroclubes. Hoje, segundo o Sindicato dos Aeronautas, há 500 pilotos brasileiros que voam no exterior, onde os salários são melhores.
G1

Quando não se lê o manual de instruções…

Este espectacular Airbus 340-600, novinho em folha, o maior avião de transporte de passageiros já construído, está estacionado à porta do hangar em Toulouse, França, sem uma horinha de voo que seja.
A 340

Chega a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft Technologies) para realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos motores, antes da entrega da aeronave à “Etihad Airways”, de Abu Dhabi.
A tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo ‘taxi-way’ (circulações periféricas) até à zona de decolagem.

De seguida, elevaram todos os quatro motores para a potência de decolagem, com um avião praticamente vazio.
Sem terem lido os manuais de operação, não têm idéia da peso exato de um A340-600 vazio (e como ele é leve).

O alarme de decolagem disparou no cockpit devido a todos os 4 propulsores se encontrarem à potência máxima.
Os computadores de bordo assumiram que estavam tentando decolar, mas as configurações necessárias (flaps etc.) não se encontravam na forma devida.

Um dos tripulantes da ADAT decidiu desligar o Sensor de Proximidade do Solo para silenciar o alarme.
Este procedimento “engana” o avião, fazendo-o “pensar” que está no ar.

Os computadores libertaram automaticamente todos os freios e o avião saiu rodando.

A tripulação da ADAT não fazia a menor ideia de que tudo isto compunha um sistema de segurança para impedir que os pilotos aterrizem o avião com os freios acionados.

Nem um único dos sete homens da tripulação árabe teve a inteligência de desativar a potência máxima dos reatores e por isso a aeronave, novinha em folha, no valor de 200 milhões de dólares, chocou em cheio numa barreira da pista, ficando destruída.

Desconhece-se a extensão dos ferimentos sofridos pela tripulação, devido ao blackout noticioso sobre o assunto, quer na França quer nos outros países.

A cobertura da mídia foi considerada como sendo insultuosa para os árabes muçulmanos.

Só agora as fotos começam a ser divulgadas, meio em segredo.

Um Airbus: 200 milhões de dólares
Tripulação árabe sem treino: salários de 300 mil dólares por ano
Manual de operações não lido: 300 dólares
Choque do avião contra muro de retenção, com vitória do muro: sem preço.

Consultar o Manual, bom, isso fica para depois!

A Galley News

Varig

Varig 1

Pode sair em agosto uma solução para a indenização dos funcionários da Varig. Governo e empresa pediram a retirada do processo que tramita no STF para facilitar a solução do grave problema que envolve milhares de ex-funcionários da companhia aérea.

Varig 2

O assunto está na mão do advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli. A ministra Dilma Rousseff pediu pressa nesse caso. Os senadores Paulo Paim (PT) e Sérgio Zambiasi (PTB), nesta semana, terão audiência com o titular da AGU para tratar desse processo.

Aeronautabrasil

Cessnas Dominam as Inscrições para o Rally Air


As aeronaves Cessna são as campeãs de inscrições no RallyAir. Até o momento são mais de 50 aviões confirmados, dos quais, mais de 30 na prova e outras 20 como visitante.

Segundo levantamento feito pela equipe organizadora, o fabricante Cessna corresponde a 41% do total das aeronaves inscritas. Em segundo lugar estão os aviões Piper, com 32%, Beech Aircraft com 15% das inscrições e Cirrus com 4%. De acordo com Alberto Pedroso Júnior, membro da equipe organizadora do RallyAir, inscrições foram efetuadas até horas antes do início previsto da competição.

“Mesmo a etapa do RallyAir sendo transferida pra 22 de agosto algumas equipes fizeram suas inscrições no site do evento até na sexta a noite, dia 17”, comentou explicando que a organização enviou comunicado a todos os participantes detalhando os motivos da transferência da prova.

“Mesmo contrariados tivemos que transferir por mais um mês a prova, primeiramente devido as previsões meteorológicas e depois por causa da feira de Oshkosh nos EUA e da Expogua, tradicional feira agropecuária realizada em Guarapuava”.

Para Pedroso, a transferência de calendário irá beneficiar o evento. “Lamentamos por não termos podido realizar a etapa em julho, mas estamos otimistas por que muitos competidores que antes não poderiam participar agora vão se inscrever”, destacou.
Asas da América

Low cost europeias entre com bons e maus resultados

O site Anna Aero actualiza regularmente o tráfego das companhias europeias de “low cost”. As últimas informações de Maio, indicam que a Norwegian é a que regista melhor resultado, com a subida de 25% e a SkyEurope o pior, com a descida de 37%. Ryanair e easyJet continuam com operações consolidadas.

Relatório do Pentagono diz que chuva é a maior ameaça ao F-22

F-22 Raptor quebra a barreira do som

Chuva é a maior ameaça ao F-22

Relatório que vazou nos EUA mostra que caça avançado sofre com problemas de manutenção, sobretudo na camada anti-radar

Fonte: Airway

A maior ameaça para o caça avançado da USAF, o F-22 Raptor, não são os MiG e Sukhoi russos. É a chuva. Um relatório confidencial sobre o avião acabou vazando este mês e revelou que o F-22 é um aparelho caríssimo de manter.

Segundo ele, o Raptor precisa de 30 horas de manutenção para cada voada. Ou seja, são mais de US$ 44 mil por hora de voo. A grande vilã é a cobertura anti-radar da fuselagem que é vulnerável a chuva e a abrasão.

Com isso, apenas 55% da frota de F-22 está operacionalmente disponível a qualquer momento – o aparelho nunca participou das missões no Iraque e no Afeganistão.

De acordo com militares do Pentágono, o “F-22 foi projetado há 30 anos durante a Guerra Fria a um custo de US$ 350 milhões por aparelho, e são pouco adequados a combater terroristas e executar missões em guerras menores, as maiores ameaças ao país hoje”.

É mais um motivo para que o presidente Barack Obama reforce sua ideia de cancelar a produção do F-22 com apenas 187 aviões

Blog do vinna

Gol em Bauru


A Gol linhas aéreas irá contratar bauru para operar voos no novo aeroporto, mas não sabemos quando ira começar a operar.
Aerovirtual

AEROPORTO DE NAVEGANTES

A prefeitura de Navegantes prometeu para o fim de junho a transferência para a União dos terrenos desapropriados para a instalação do VOR, equipamento que possibilita pousos em condições adversas de clima no Aeroporto Internacional. A Infraero já elabora a licitação para contratar a instalação do VOR, prevista para o fim do ano. O equipamento está em uma caixa no aeroporto há mais de cinco anos”Hoje em dia o aeroporto conta apenas com aproximação por NDB e RNAV.

Aerovirtual

Padrão aéreo


A Anac, a agência que fiscaliza o setor aéreo, entrega na sexta as propostas para regular a concessão de aeroportos do país à iniciativa privada. Deve propor vários modelos para que a Casa Civil -leia-se, a ministra Dilma Rousseff- decida qual pretende adotar. Num deles, a licitação seria feita em bloco, como ocorreu na privatização das teles -e a empresa que levasse o Galeão, no Rio, considerado um "filé mignon", por exemplo, seria obrigada a levar um "osso", ou um aeroporto mais distante e menos rentável. No outro, poderia levar só mesmo os terminais mais cobiçados.

Pedaço

Falta definir também o percentual de participação das empresas aéreas nos consórcios que disputarão as concessões. Discute-se um limite entre 10% e 20% do negócio.

Aeroportos no Brasil

Primeiro trem de pouso do 747-8 é finalizado


748_tremdepousoA Goodrich, fabricante dedicada a suplementos para a aviação, terminou e entregou o primeiro conjunto de trem de pouso para o 747-8, versão cargueira.

O trem de pouso equipará a primeira aeronave de testes, prefixo RC501, que se encontra em fase de junção final na fábrica da Boeing, em Everett.

Flight life

CBF compra jatinho e dá show de desperdício

Jatinho Cessna Citation CJ4, comprado pela CBF em janeiro

Jatinho Cessna Citation CJ4, comprado pela CBF em janeiro

Avião da entidade custa mais que o dobro de duas divisões do futebol brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mostra, a cada dia que passa, que o importante não é o tamanho do custo, mas o seu status. Em 2001, vendeu a sua sede própria, no Centro do Rio, para pagar um aluguel de R$ 150 mil em um andar de edifício na Barra da Tijuca, bairro nobre da Zona Oeste do Rio. Mas para se deslocar, Ricardo Teixeira, presidente da entidade, não quer saber de aluguel. Em janeiro, adquiriu um jatinho em nome da Confederação, ao custo de US$ 10 milhões (R$ 23,1 milhões no câmbio da época).

O luxuoso jatinho da CBF é um dos mais modernos modelos da empresa americana Cessna. O Citation CJ4 foi liberado por autoridades e a CBF se apressou em adquirir um exemplar. Em janeiro, a aeronave foi registrada no Brasil pelas autoridades. O objetivo é transportar os membros da Fifa para as cidades que sediarão os jogos da Copa de 2014, embora as visitas sejam raríssimas. Joseph Blatter, quando vier ao Brasil no final deste ano, será um dos passageiros.

Mas Ricardo Teixeira também é usuário frequente do jato. Em junho, ele foi para Recife com ele. O que causou espanto até aos governantes da capital pernambucana.

E não são apenas os R$ 23,1 milhões do custo da aeronave, que seriam capazes de bancar as Séries C e D do Brasileirão e a Copa do Brasil Feminina por dois anos. O custo de manutenção do avião também entra na história. A única operadora autorizada no país é a TAM Jatos Executivos.

Vale lembrar que a CBF ainda tem de custear a tripulação a cada vez que o avião levantar voo, além dos custos com combustível, aluguel de hangares, licença em aeroportos, entre outros. Mas o jatinho pode ser sublocado, o que diminui
os custos. O LANCE! procurou a assessoria da entidade, que não quis se manifestar sobre o assunto.

Contato Radar


Avião tanque se acidenta ao tentar captar água em lado no Canadá

A asa e a cauda do avião tanque submerso em Okanagan Lake, no Canadá, no sábado

Um avião tanque engajado no combate aos incêndios florestais em West Kelowna, na Colúmbia Britânica, no Canadá, caiu em Okanagan Lake no sábado (25). O piloto conseguiu escapar ileso.

Rick Pedersen, um porta-voz da empresa aérea Conair, disse que o avião chocou-se contra a água e capotou ao tentar carregar seus tanques com a água do lago por volta do meio dia. Pedersen não soube informar o que causou o acidente.

O Air Tractor AT-802AF Fire Boss, prefixo C-FDHY [89], mergulhou em cerca de 110 metros de água, levando os funcionários da Canadian Transportation Safety Board a iniciar um inquérito.

O avião tanque Fire Boss lança cargas de água à taxa de 40 litros por segundo a mais de 60 milhas por hora, de acordo com o site da Conair.

O porta-voz disse que o piloto trabalha para a empresa há 10 anos.

Pedersen disse ainda que a empresa foi contratada pelo governo da Colúmbia Britânica como parte de um esforço de combate a incêndios no Okanagan. Foram colocados nessa operação seis dessas aeronaves. Todos os seis aviões tanques são baseados em Alberta.

O fogo já abrange cerca de 45 quilómetros quadrados na região. A Colúmbia Britânica é a terceira maior província do Canadá.
Desástres Aéreos

Após forte turbulência, avião pousa em segurança nos EUA

O ERJ-175 envolvido no incidente, fotografado em maio de 2009

Um avião Embraer ERJ-175, da Republic Airlines voando em nome da US Airways sofreu forte turbulância ao se aproximar para a aterrissagem em Washington, EUA, no sábado (25).

O avião prefixo N110HQ realizava o voo RW-3198/US-3198 de West Palm Beach, na Flórida para a capital do país, Washington DC.

Apesar da grave turbulência, a tripulação continuou o procedimento de aproximação e realizou uma aterrissagem segura no Aeroporto Ronald Reagan.

A FAA informou desconhecer lesões nos passageiros a bordo.
Desástres Aéreos

easyJet comemora um ano de voos para a Madeira com tarifa especial

Como forma de assinalar o primeiro aniversário das suas operações para a ilha dImagea Madeira, para onde passou a voar em Outubro do ano passado, a companhia de baixo custo easyJet lançou uma tarifa especial, a partir 17,49 euros, para viagens à Madeira em Agosto e Setembro. Com o slogan "Ainda vai a tempo de marcar umas férias de Verão low cost", a campanha prevê reservas online, através do site www.easyJet.com, informou a companhia. Recorde-se que a easyJet foi a primeira companhia de baixo custo a voar para a ilha da Madeira, em Outubro do ano passado, passando a operar duas ligações diárias entre Lisboa e o Funchal.

Turisver

Direção da TAAG nega que escolha da rota Lisboa seja imposiçao da UE



Luanda – O membro da comissão de gestão da Transportadora Aérea Angolana, TAAG, Rui Carreira disse hoje, em Luanda, que a escolha da rota para Lisboa foi uma opção estratégica comercial da companhia e não uma imposição da União Europeia (UE).

Em declarações à Angop, Rui Carreira afirmou que "a União Europeia colocou-nos algumas condições, mas nós fomos soberanos na tomada de decisão e optamos por Lisboa, porque do ponto de vista comercial é a nossa melhor rota".

Para o membro da comissão de gestão, em parte a restrição enquadra-se nas estratégias da TAAG, na medida em que presentemente não está em condições de voar para outras rotas europeias.

A UE decidiu autorizar a transportadora angolana de bandeira a voar apenas para um destino, e que não excedesse os dez voos semanais, precisamente o número de voos que a TAAG passará a realizar para aquela cidade portuguesa.

Assim, ficou acordado que a partir de primeiro de agosto, a TAAG retomaria os voos para a Europa com as suas próprias aeronaves, depois de dois anos de proibição de operar no espaço aéreo do velho continente.

Entretanto, apesar da autorização de voltar a voar nos céus da Europa, a companhia angolana permanecerá sob a supervisão contínua do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), em Luanda, e do Instituto Nacional da Aviação Civil, I.P. de Portugal (INAC I.P.), até outubro, ocsasião em que a UE volta a reavaliar as suas listas.

A TAAG, com a frota preenchida com três modernos Boeings 777, realiza voos internacionais para Brazzaville, Kinshasa, Lusaka (Zâmbia), Joanesburgo (África do Sul), Harare (Zimbabwe), Windhoek (Namíbia), Sal (Cabo Verde), São Tomé e Príncipe, Bangui (República Centro Africana), Lisboa, Pequim (China), Dubai (Emiratos Árabes unidos), Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil).

África 21

Gol cria vice-presidência de Gestão e Pessoas


A companhia aérea Gol anunciou a criação da vice-presidência de Gestão & Pessoas, que será ocupada por Ricardo Khauaja. “Será um grande desafio profissional atuar em uma empresa de serviços que opera em um ramo tão competitivo como a aviação. A nova vice-presidência terá foco permanente nos processos e na operação da Gol, alinhada às políticas de qualidade e organização da companhia”, afirmou Khauaja, em comunicado divulgado pela empresa.

“A criação dessa vice-presidência é um passo muito importante, já que agora podemos contar com uma estrutura mais sólida voltada exclusivamente para o desenvolvimento organizacional e a gestão dos nossos profissionais”, disse, no comunicado da companhia, Constantino de Oliveira Júnior, CEO da Gol. Com MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec/RJ), Khauaja é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Antes de ingressar na Gol, o executivo trabalhou por seis anos na Whirlpool, do ramo de eletrodomésticos, sendo três deles como diretor de Recursos Humanos para América Latina e três como vice-presidente da companhia. Atuou anteriormente por dez anos na Ambev, do segmento de bebidas, exercendo diversas funções, entre elas a de gerente corporativo de Recursos de Humanos, de 2001 até 2003.

Abril.com

Decretos preveem redução de impostos para setor náutico e de aviação regional em Santa Catarina

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, assinou no final da manhã desta terça-feira dois decretos que reduzem a quantidade de impostos nos setores náuticos e de aviação regional.

No caso da indústria de embarcações de lazer, o programa, batizado de Pró-Náutica, deve conceder redução de carga tributária, com alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) passando de 25% para 7%. Medida semelhante foi adotada nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

Outro programa prevê redução da alíquota de ICMS de 17% para 3% sobre os combustíveis para a aviação regional. O benefício deve ser oferecido no abastecimento de aeronaves com até cem assentos e que operem linhas regionais — que começam ou terminam em Santa Catarina.
JORNAL DE SANTA CATARINA

Exército deve assumir obras em Cumbica



A Infraero deve assinar ainda nesta semana um acordo para que homens do Exército concluam as obras de ampliação e reforma do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Capitaneados pela Construtora Queiroz Galvão, os trabalhos estão parados desde o ano passado, por causa de divergências entre os valores aplicados no contrato e um levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

"Como não foi possível dar continuidade com as empreiteiras, decidimos acionar o Exército", disse o brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, que preside a Infraero até o fim desta semana. Segundo ele, os termos do acordo já foram tratados, restando apenas alguns detalhes. O presidente da estatal preferiu não fixar um prazo para a conclusão dos trabalhos no pátio remoto de estacionamento de aeronaves e no sistema de pistas, mas adiantou que haverá uma data para a entrega da obra.

AE

Lufthansa apresenta nova oferta pela Austrian Airlines



Bruxelas, 28 jul (EFE).- A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) confirmou hoje que a companhia aérea alemã Lufthansa enviou uma nova proposta para a compra da Austrian Airlines.

Os termos da nova oferta contornam os problemas que, segundo o Executivo do bloco, o negócio geraria à concorrência.

Maria Assimakopoulou, porta-voz da Comissão Europeia, disse que uma nova análise será feita e que é "muito cedo" para dizer quanto tempo este processo durará.

O órgão executivo da UE tem estudado o assunto com cuidado, já que tem preocupações em relação a algumas rotas que operam no aeroporto de Viena.

Especificamente, a Comissão Europeia teme que a compra possa provocar um aumento nos preços das viagens ou reduzir as opções dos passageiros.

Embora a Lufthansa tenha pedido para o órgão executivo se pronunciar sobre a operação antes de 31 de julho, a Comissão Europeia tem até novembro para tomar uma decisão.

UOL

Gol investe na imprensa e cria perfil no Twitter voltado para jornalistas

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes, que estreou no Twitter na semana passada com uma conta dedicada a analistas de mercado, acionistas e investidores, inova mais uma vez ao lançar um perfil voltado especificamente à imprensa.

O microblog será alimentado pela equipe da Diretoria de Comunicação Corporativa, que publicará não só novidades da Companhia, mas notícias sobre o setor de aviação, além de curiosidades, entre outros assuntos de interesse.

"A internet é o principal canal de vendas da Gol e um dos principais meios de contato da Companhia com seus clientes. Com o Twitter, que já se mostrou uma poderosa ferramenta de relacionamento, queremos nos aproximar ainda mais dos nossos colegas jornalistas", diz Hélio Muniz, diretor de Comunicação Corporativa da empresa.


O endereço do Twitter da Comunicação da GOL é twitter.com/GOLcomunicacao.

Mercado e Eventos

Tam fixa data para divulgação de seus resultados


Os resultados do segundo trimestre de 2009 da Tam serão divulgados na terça-feira 11 de agosto. As informações estarão disponíveis no site (www.tam.com.br/ri), na Comissão de Valores Mobiliários (CMV) e na Securities and Exchange Commission (SEC) "antes da abertura do mercado".

As teleconferências em português e inglês serão realizadas das 11:00h e 12:30h
respectivamente. A reunião com analistas e investidores (APIMEC) será realizada na
Academia de Serviços Cmte. Rolim de Adolfo Amaro, São Paulo, no dia 20 de agosto de 2009.

Mercado e Eventos

Brigadeiro Nicácio deixa a Infraero e assume CTA

O brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, entre Jaime Parreira, superintendente do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos; João Márcio Jordão, diretor de Operações e Engenharia da Infraero; e Carlos Haroldo Novak, superintendente do Aeroporto de Congonhas
O brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, entre Jaime Parreira, superintendente do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos; João Márcio Jordão, diretor de Operações e Engenharia da Infraero; e Carlos Haroldo Novak, superintendente do Aeroporto de Congonhas
O Tenente Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva deixa a presidência da Infraero no final da próxima semana com um balanço positivo da curta, mas efetiva, gestão. Há pouco, o brigadeiro reuniu-se com a imprensa especializada no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o que chamou de "um bate papo informal", mas que serviu como oportunidade para um rápido balanço sobre sua atuação à frente da estatal, que deixa para assumir no próximo dia 18 de agosto o comando do Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). Ele não confirmou a informação de que seria o nome mais cotado para assumir a Aeronáutica, no lugar do brigadeiro Juniti Saito, em 2011, assim como também sobre seu provável sucessor, o engenheiro Murilo Marques Barbosa, atual chefe de gabinete do Ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Preferindo concentrar o "bate papo" nos resultados da sua gestão, o brigadeiro atribuiu o bom trabalho realizado à eficiência da equipe e à atuação conjunta com a Anac e o Ministério da Defesa. "Da meta de seis anos em seis meses, diria que chegamos a cinco anos e meio", disse o brigadeiro, lamentando não ter tido tempo de cumprir duas das metas que tinha: ver concluído o terminal 3 de Guarulhos (SP) e corrigida a defasagem tarifária que, segundo o dirigente, impediu a arrecadação adicional de R$ 4 bilhões à Infraero no período entre 1998 e 2008.

O brigadeiro também foi enfático e falou de forma muito positiva sobre o futuro da Infraero, que destacou como segunda maior rede de aeroportos do mundo e terceira em volume de passageiros embarcados e desembarcados, e reafirmou sua crença no modelo estatal, que ele lembrou é o mesmo adotado pelas redes mundiais mais bem sucedidas, nos Estados Unidos e na Europa, exemplificou. Mas se disse totalmente favorável à abertura de capital, que ele ententende como o caminho mais rápido para o fortalecimento do setor, e que já começou a ser trilhado com as mudanças efetuadas no estatuto neste final de gestão.
Panrotas

Ryanair espera lucro no trimestre até junho, mas mostra cautela


A empresa aérea irlandesa de baixo custo Ryanair alertou nesta segunda-feira que vai ter lucro depois de impostos e depois de itens extraordinários de 136,5 milhões de euros nos três meses até junho, mas que as perspectivas seguem incertas. Em igual período do ano passado, o lucro ajustado foi de 21 milhões de euros.

O executivo-chefe da empresa, Michael O'Leary, notou que os resultados refletem uma queda de 42% nos custos com combustíveis e que o trimestre foi beneficiado pela ocorrência da Páscoa em abril, em vez de março, como em 2008.

As vendas ficaram estáveis em 774,7 milhões de euros, sendo que um aumento de 11% nos passageiros foi compensado por uma baixa de 13% nas passagens.

"Nossa perspectiva permanece cautelosa para o restante do ano fiscal", destacou a Ryanair em nota. A empresa chamou a atenção, por exemplo, para o impacto da recessão no tráfego. "Temos visibilidade limitada para além dos próximos dois meses, mas esperamos que os passageiros respondam bem aos preços ao longo do calendário", completou a aérea.
uol

Esquadrilha da Fumaça encanta 10 mil pessoas em Boa Vista

O Parque Anauá, localizado no centro da cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima foi, no dia 25, o espaço para a primeira exibição da Esquadrilha da Fumaça (EDA) após o retorno ao Brasil, depois de duas apresentações nos Estados Unidos.

Desde 2004 a Esquadrilha não realizava uma demonstração na cidade. O show fez parte das comemorações dos 25 anos de criação da Base Aérea de Boa Vista (BABV). Aproximadamente 10 mil pessoas estiveram no local e viram de perto as acrobacias das sete aeronaves T-27.

A apresentação de número 3.263 foi marcada pela estréia do 1º Tenente-Aviador André Fabiano da Silva na aeronave número 3. O número corresponde à posição de ala esquerda da formação liderada pelo piloto número 1 e atual comandante do EDA, Tenente-Coronel José Aguinaldo de Moura.

O público não se conteve com as acrobacias da Esquadrilha. A cada voo invertido era possível escutar os gritos da multidão que demonstrou, com suas reações, o carinho pela Esquadrilha da Fumaça, seus pilotos e pela FAB. Pedro Almeida Cruz, 36 anos, assistiu pela primeira vez a apresentação do EDA e comentou o que viu. “Um show como este é muito bom, é uma maneira interessante de aproximar a Força Aérea da população”.

Após o pouso, os pilotos foram para próximo do público, onde distribuíram diversos autógrafos e tiraram fotos. Toda a imprensa local também acompanhou o evento que foi um sucesso.

No dia 26, a Esquadrilha segue viagem para Guarantã do Norte no sul do Pará, onde realizará sua próxima apresentação.

FAB

Congonhas vai restaurar piso, cúpula e pilares do saguão


Uma equipe de engenheiros e arquitetos começa no próximo mês a planejar uma ampla reforma no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Ao contrário da última grande intervenção, que entre 2004 e 2007 remodelou por completo o terminal de passageiros e ampliou as vagas de estacionamento para veículos, desta vez o foco será o patrimônio arquitetônico de Congonhas. As obras devem se concentrar no restauro do saguão principal, espécie de “sala de estar” do aeroporto inaugurado na década de 1930.
Estadão