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quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Avião bate em outros 3 estacionados em Congonhas

Foto: Reprodução / TV Globo

Colisão em solo ocorreu na entrada de hangar em Congonhas.

Uma aeronave que estava no pátio da Líder Aviação, no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, colidiu na tarde desta quarta-feira (26) com outras três aeronaves de clientes que estavam estacionadas no mesmo hangar. Em nota, a Líder afirma que uma aeronave é de matrícula estrangeira e pertence a terceiros.

Segundo a empresa “a situação está sob controle e nenhuma pessoa ficou ferida.” A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) do Aeroporto de Congonhas informou que o aeroporto opera normalmente e que o acidente não alterou os horários dos voos.

Agência Brasil

Prejuízo da Aer Lingus agrava-se 242%


A low cost irlandesa Aer Lingus, que em Portugal voa para Lisboa e Faro, perdeu 73,9 milhões de euros no primeiro semestre, mais 242% que há um ano, e o seu chairman comentou que a companhia precisa de avançar com “passos difíceis mas necessários” quanto ao seu modelo de negócios e estrutura de custos.

Nada está garantido e nada está excluído, disse por sua vez Sean Coyle, CFO (Chief Financial Officer) da Aer Lingus, que comentou ainda que a perspectiva é de maior “pressão” sobre as tarifas pela continuação das tendências de mercado actuais tanto na Irlanda como noutros dos seus principais mercados.
presstur

Mesmo com crise no setor, Trip cresce 43%

Empresa quer fechar o ano com R$ 510 milhões


A Trip Linhas Aéreas acaba de anunciar que no primeiro semestre deste ano obteve um faturamento bruto de R$ 183,9 milhões. Este resultado representa um crescimento de 43% em relação ao índice obtido no mesmo período do ano passado. O lucro líquido da companhia saltou de R$ 1,05 milhões, no ano passado, para R$ 17,7 milhões no primeiro semestre.

Já o Ebitda (lucros que precedem juros, impostos, depreciação e amortização) registrou um volume de R$ 22,1 milhões e margem de 12,03%, enquanto o resultado do primeiro semestre de 2008 foi de R$ 5,3 milhões. Este número significa um aumento comparado de quatro vezes.

A previsão da TRIP é fechar o ano com faturamento de, em média, R$ 510 milhões. “O crescimento agressivo, porém com foco em resultados, nos permite melhorar as margens ano após ano, além de aprimorar a integração e expansão da nossa malha”, explica José Mario Caprioli, presidente da empresa.

Segundo o executivo, a expectativa para 2010 é introduzir mais oito aeronaves nas operações, mas ressalta que “ainda há uma árdua lição de casa, pois ainda existe um amplo espaço de melhoria de eficiência na empresa.”


WEBTRANSPO

Recife perde voo da Delta para EUA



A norte-americana Delta Airlines confirmou o cancelamento de sua rota entre o Recife e Atlanta (EUA), depois de ter anunciado, há pouco mais de um mês, que o voo seria suspenso apenas temporariamente. Durante o ano, a crise já havia obrigado TAP, American Airlines e TAM a modificar suas rotas de Pernambuco para o exterior, seja por curto período de tempo ou em definitivo.
jornal do comércio

Continental e US Airways cobrarão por malas adicionais



As companhias aéreas Continental e US Airways anunciaram hoje que começarão a cobrar US$ 50 pelas segundas e sucessivas malas de cada passageiro nos voos transatlânticos, uma medida já adotada por American Airlines e Delta Airlines.

A Continental explicou hoje em comunicado de imprensa que os passageiros em classe econômica entre Europa e Estados Unidos poderão levar uma mala de graça, mas a partir da segunda deverão pagar US$ 50 por cada uma.

A medida, que não se aplicará aos que viajarem em classes superiores, entre outras exceções, começará a vigorar nas passagens adquiridas a partir de amanhã com data marcada para 15 de setembro em diante, incluindo esse dia.

Quem fizer o check in antecipadamente pela internet e pagar o valor pela rede terá um desconto de US$ 5.

A US Airways também informou hoje em comunicado que em seus voos transatlânticos cobrará US$ 50 para fazer o check in da segunda mala em todos os voos com destino à Europa.

A empresa acrescentou que nos voos nacionais aplicará uma tarifa de US$ 20 pela primeira mala e de US$ 30 pela segunda a partir de 7 de outubro, com o que se equipara ao preço estabelecido pela American Airlines em julho.

A companhia aérea disse que, com o objetivo de seguir estimulando os passageiros a utilizar os recursos na internet e para compensar gastos adicionais por check in no aeroporto, continuará aplicando um encargo de US$ 5 por bagagem a quem não usar o site.

Na semana passada a American Airlines anunciou que aplicaria um valor de US$ 50 nos voos entre Estados Unidos e Índia e alguns países europeus, e a Delta Air Lines já aplica uma medida similar desde julho.
UOL

Jatos



Ainda em crise Embora a crise internacional esteja chegando ao fim, a aviação executiva ainda não saiu do buraco. Na última Labace, principal feira com as novidades do setor, as encomendas de novos jatos da Cessna, como o Citation, caíram 70%.
Isto é Dinheiro

Para Tam, América do Sul e EUA foram os destinos mais afetados pela crise


A Tam aos poucos está voltando a voar em céu de brigadeiro. Depois de passar por uma leve turbulência no período de junho e julho, a maior companhia aérea do Brasil volta a ter uma ocupação maior em seus voos para Argentina e Estados Unidos, os dois destinos mais afetados, o primeiro pela gripe H1N1 e o segundo pela crise econômica.
Mercado e Eventos

Deputados oficializam frente do transporte aéreo regional

Será oficializada hoje, durante solenidade em Brasília (DF), a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional. O evento acontece às 19h, na Câmara dos Deputados, e servirá também para revelar quais deputados representarão as cinco regiões brasileiras em prol da iniciativa.

Confirmaram presença os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e do Turismo, Luiz Barretto, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, além dos presidentes das aéreas associadas à Abetar e demais empresas do trade aeronáutico. Entre os parlamentares confirmados está o senador Mozarildo Cavalcanti, autor do Projeto de Lei 7.199, que cria o Programa de Estímulo a Malha de Integração Nacional.

Apostole Lazaro Chryssafidis comemora a iniciativa dos deputados, inédita na história da aviação brasileira, considerando a atitude uma demonstração de sensibilidade dos parlamentares com relação ao desenvolvimento do País. “Em toda a história da aviação brasileira nunca houve um movimento tão relevante em apoio ao setor. A frente pode impulsionar a concretização de pleitos que contribuirão para o aumento da competitividade da aviação regional e outras conquistas socialmente importantes para o Brasil”, diz Lack, como também é conhecido.
Panrotas

Maricá (RJ) poderá ganhar fábrica de aviões agrícolas


A Krauss Aeronáutica, com sede em São José dos Campos (SP), planeja construir uma nova fábrica de aviões agrícolas em Maricá (RJ). Motivo: devido à grande extensão territorial (362 mil m²) da cidade e por ter um aeroporto ao nível do mar, com uma pista acoplada e bom tráfego aéreo. Nesta segunda (dia 24), foi dado o primeiro passo para este empreendimento, quando os secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo, do Executivo e de Fazenda, respectivamente, Aleksander Santos, Paulo Delgado e Wellington Ribeiro, receberam os diretores da Krauss Aeronáutica no gabinete do prefeito Washington Quaquá.

O investimento inicial na construção da fábrica será de R$ 14,8 milhões, gerando 100 empregos diretos e utilizando boa parte da mão-de-obra local. Em contrapartida, o governo municipal vai buscar formas de incentivos fiscais e, por meio da Câmara de Vereadores, a cessão do terreno, que seria perto do aeroporto, no bairro de Araçatiba, em uma área de 12 mil metros quadrados. “A nossa ideia é fazer de Maricá nossa sede principal, que hoje fica em São José dos Campos. Em cinco anos, temos uma previsão de investimento na base de R$ 340 milhões”, disse o diretor administrativo da Krauss Aeronáutica, Josemar de Castilho.
Panrotas

British Airways pagará indenização por extravio de bagagem


A Justiça fluminense condenou a British Airways a pagar indenização, por danos morais, no valor de R$ 15 mil ao empresário e estilista Oskar Metsavaht devido ao extravio de sua bagagem. O autor da ação, dono da loja de roupas e acessórios Osklen, conta que adquiriu passagens da empresa aérea em abril de 2008 para ir de Miami para Milão, com conexão em Londres.

Por culpa da empresa aérea, Oskar não conseguiu chegar a tempo da conexão e foi encaminhado para um voo de outra companhia, o que resultou no desaparecimento da bagagem. A mala chegou a ser localizada quando ele já estava no Brasil. Os pertences de Oskar foram entregues em sua residência quase um mês depois da viagem.

Estadão

Azul Cargo movimentará 10 toneladas por dia

Na home, o presidente da Azul, Pedro Janot, e a equipe da aérea; acima, Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional, Pedro Janot, Maria Fan, gerente de Cargas, Antônio Flávio T. Martins Costa, diretor de Logística, e Geral Lee, diretor de Assuntos Corporativos
Na home, o presidente da Azul, Pedro Janot, e a equipe da aérea; acima, Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional, Pedro Janot, Maria Fan, gerente de Cargas, Antônio Flávio T. Martins Costa, diretor de Logística, e Geral Lee, diretor de Assuntos Corporativos
CAMPINAS (SP) – Com foco no transporte de cargas expressas fracionadas, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou hoje, em Campinas, a Azul Cargo que deverá movimentar 10 toneladas/dia, inicialmente, a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos – o hub da empresa. “Um ponto muito positivo para a companhia é que a malha da Azul atende 70% dos destinos da carga expressa do Brasil”, disse o diretor de Logística da Azul, Antônio Flávio T. Martins Costa.

O transporte ocorrerá nos porões das 12 aeronaves Embraer 190 e 195, que podem transportar cerca de 800 quilos de carga por voo. O presidente Pedro Janot e o vice-presidente técnico operacional da Azul, comandante Miguel Dau, são firmes ao afirmar que para a Azul só interessa operar baseado no tripé pontualidade, regularidade e qualidade. “Não faremos guerra tarifária. Nosso diferencial será oferecer uma tarifa justa: nem caro, nem barato”, explicou Dau.
Panrotas

Continental lança oficialmente voo diário Rio-Houston



A Continental Airlines lançou oficialmente seu novo voo diário ligando o Rio de Janeiro a Houston, nos Estados Unidos. Em café da manhã realizado no Sheraton Rio, na manhã desta quarta-feira (2 6 de agosto), a aérea norte americana aproveitou para divulgar seu novo serviço de carga entre as duas cidades.
Diário de Turismo

Aviação Naval Brasileira completa 93 anos


Os primeiros passos da Aviação Naval Brasileira foram dados com a criação da Escola de Aviação Naval (EAvN) em 23 de agosto de 1916. Em novembro do mesmo ano, a EAvN recebia três aerobotes Curtiss F, os primeiros aviões da nova corporação.



Em 1956 a Marinha do Brasil adquiriu o navio-aeródromo HMS Vengeance da Marinha Real da Grã-Bretanha, mais tarde rebatizado de navio-aeródromo leve Minas Gerais (NAeL) A-11. Em 1958 a Aviação Naval recebeu seus primeiros helicópteros, dois Westland Widgeon para serem utilizados no curso de pilotagem para oficiais.

Decorridos 49 anos da criação da Aviação Naval, em 1965 o governo brasileiro assinou o decreto lei que repassa todos os aviões de asas fixas para a Força Aérea Brasileira (FAB), permitindo que a Força permanecesse operando apenas aeronaves de asas rotativas. Com a medida, a FAB herdava, entre outros modelos, os monomotores North Americam T-28 com capacidade de pouso e decolagem em navios-aérodromo. A FAB, por sua vez, passou a operar os recém adquiridos bimotores especializados em guerra anti-submarina Grumman S-2A Tracker através do 1º G.Av.E (primeiro Grupo de Aviação Embarcada) a bordo do Minas Gerais.

Em abril 1998, um novo decreto lei assinado devolveu à Aviação Naval o direito de operar aeronaves de asas fixas. No mesmo ano, foram adquiridos 23 jatos de combate Skyhawk A-4KU (monoposto – AF-1 na MB) e TA-4KU (bipostos- AF-1A na MB) de segunda mão, oriundos do Kuwait. Em outubro de 1998, foi criado o Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1). A criação do VF-1 teve como principal objetivo adestrar tripulações e formar uma doutrina operacional de aeronaves de combate operadas a partir de navios-aeródromo, preparando assim a Força para o cumprimento de missões de defesa da frota e vigilância do espaço aéreo acima do mar territorial brasileiro.

Para substituir o já obsoleto e desgastado Minas Gerais, a Marinha do Brasil incorporou à sua frota em novembro de 2001 o navio-aeródromo (NAe) São Paulo A-12 , cujas características proporcionariam mobilidade em velocidades de deslocamento 50 % maior e o dobro da capacidade de acomodar aeronaves que a do seu antecessor.

Em abril deste ano, foi assinado durante a LAAD 2009, um contrato com a Embraer que prevê a modernização de nove exemplares AF-1 e três AF-1A. O valor do acordo está estimado em US$ 140 milhões e inclui revisão geral das células e instalação de aviônica de combate no estado da arte, nos mesmos moldes utilizados nos F-5M da FAB, prolongando a vida operacional do modelo por mais 15 anos.

A atual frota de helicópteros da Aviação Naval é composta de aparelhos SH-3A/B Sea King, UH-14 Super Puma, UH-11A Super Lynx, UH-12/13 Esquilo e IH-6B Jet Ranger. Futuramente serão recebidos 16 helicópteros Eurocopter/Helibras EC-725 Super Cougar e quatro Sikorsky S-70B Sea Hawk.

A Base Aérea Naval de São Pedro de Aldeia, localizada no Rio de Janeiro, concentra a maioria dos esquadrões operacionais da Aviação Naval e as respectivas unidades de apoio à frota lá estacionada, bem como divisões administrativas, hospitalares, logísticas, e de proteção ao voo.

Tecnodefesa

ANAC aguarda decisão judicial para redistribuir 412 slots em Congonhas


Brasília, 26 de agosto de 2009 – Em reunião de diretoria realizada ontem (25 de agosto), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) decidiu chamar as empresas aéreas interessadas na redistribuição de 412 autorizações de pouso ou decolagem (slots) no Aeroporto de Congonhas (SP). Inicialmente, deveriam ser redistribuídos 95 slots, sendo 61 da companhia aérea Pantanal e 34 da Gol/Varig, por não cumprimento da Resolução nº 02/2006 da ANAC, além de outros 317 slots que já estão disponíveis por não serem usados nos finais de semana. No entanto, a ANAC somente dará prosseguimento ao processo de redistribuição após a decisão judicial sobre a liminar obtida pela Pantanal na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo, que impede a Agência Reguladora de realocar os slots hoje destinados à companhia.

A Resolução nº 02/2006 prevê que um slot deve ter o mínimo de 80% de regularidade no prazo de 90 dias. Caso haja cancelamentos superiores a 20% dos voos programados, o slot deve ser devolvido ao órgão regulador para ser redistribuído a outras empresas interessadas em operar no aeroporto. A norma é válida para todos os aeroportos brasileiros que tenham atingido o limite de sua capacidade, mas somente Congonhas opera atualmente nessa situação de segunda a sexta-feira, embora esteja ocioso durante sábados e domingos. Por isso, a possibilidade de outras companhias utilizarem esse aeroporto durante a semana, por onde passam as rotas mais rentáveis do País, depende da redistribuição de slots.

A ANAC avaliou a regularidade dos voos de todas as companhias que operam em Congonhas nos meses de março, abril e maio de 2009. Foi constatado que a empresa Pantanal não cumpriu a norma em 61 dos 196 slots alocados para ela, sendo 31 pousos e 30 decolagens. Somente um destes pousos é programado para sábado, todos os demais são previstos para dias úteis. Já a Gol/Varig descumpriu a Resolução nº 02 em 34 dos 1.472 slots que opera em Congonhas, sendo 19 decolagens e 15 pousos. Apenas um desses pousos é diário (incluindo finais de semana) e uma das decolagens é prevista para segundas e quintas-feiras. As demais empresas que operam em Congonhas mantiveram índices de regularidade acima do previsto para a manutenção dos slots.

Os outros 317 horários de pouso ou decolagem que estarão disponíveis para a redistribuição são referentes a 175 slots aos sábados e 142 aos domingos, que não estão alocados para nenhuma companhia aérea atualmente.

Em 24 de julho, a ANAC encaminhou ofício à Pantanal e à Gol/Varig comunicando os slots que seriam redistribuídos, porém a Pantanal obteve na Justiça uma liminar dificultando o cumprimento adequado da regulamentação, durante o processo de recuperação judicial da empresa. A Agência recorreu da decisão e aguarda a manifestação do juiz.

Nesse quadro, a Agência decidiu aguardar para que a redistribuição seja completa, e não parcial. Isso porque, à exceção dos slots operados pela Pantanal, os demais são quase todos aos finais de semana, enquanto as operações de segunda a sexta-feira são justamente as mais rentáveis e disputadas pelo mercado. Dessa forma, a ANAC pretende evitar as distorções de um processo parcial, que prejudicaria a livre escolha dos horários pelas empresas interessadas.

Como será a redistribuição

Enquanto aguarda a decisão da Justiça, a ANAC irá publicar no Diário Oficial da União, nos próximos dias, o aviso de convocação para as empresas interessadas em slots em Congonhas. Qualquer companhia aérea poderá se registrar para participar da redistribuição desde que atenda aos requisitos previstos na Resolução nº 02, como regularidade fiscal, capacidade técnica e capacidade econômico-financeira.

De acordo com a Resolução nº 02, quando realizar a redistribuição, a ANAC irá obedecer a ordem da lista de empresas interessadas em operar em Congonhas. Essa lista foi feita por sorteio em 2006, ao iniciar o primeiro processo de realocação de slots naquele aeroporto, que não foi concluído devido à restrição da capacidade do aeroporto. De acordo com o que prevê a regulamentação, outras empresas que manifestarem interesse também serão sorteadas para compor a lista na seqüência das já designadas. Formada a lista, e comprovado que todas atendem aos requisitos necessários para a operação, cada empresa escolherá um horário disponível de um pouso e uma decolagem, passando a vez para a próxima, em um rodízio em que todas as companhias sejam contempladas até o término dos slots disponíveis.

Assim que tiverem seus slots colocados em disponibilidade, a Pantanal e a Gol/Varig deverão informar à ANAC eventuais alterações nas suas malhas aéreas, já considerando os horários de pousos e decolagens devolvidos. As rotas que ainda eram operadas nestes slots poderão ser transferidas para outros horários que a empresa tenha alocados em Congonhas, ou mesmo transferidas para outro aeroporto, a critério de cada companhia aérea. Nesses casos, essas empresas também terão que apresentar um plano de contingência para que os passageiros que já tenham adquirido bilhetes para essas operações sejam transferidos para outros voos ou tenham direito ao reembolso integral dos bilhetes.

Assessoria de Comunicação Social da ANAC

A QUEDA NO VOO 447



Familiares querem que Brasil apure acidente

A Associação dos Familiares das Vítimas do Voo Air France 447 solicitou à Procuradoria-geral da República que seja aberto um inquérito criminal no Brasil para investigar a responsabilidade pelo acidente com o avião que caiu em 31 de maio.

Segundo o diretor da associação, Nelson Faria Marinho, atualmente todas as investigações estão sendo feitas pelas autoridades francesas.

– A investigação ficou a cargo do BEA, que é um órgão francês, e ninguém está acompanhando aqui (no Brasil). Então, estamos pedindo às autoridades brasileiras que criminalizem os responsáveis – disse.

Cópias do pedido de abertura da investigação criminal foram entregues à Presidência da República, ao Ministério das Relações Exteriores, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ao Congresso Nacional e também à Embaixada da França no Brasil.
Zero Hora

Anac renova autorização de funcionamento da Nordeste


A Nordeste Linhas Aéreas (em recuperação judicial), que pertencia ao Grupo Varig e atualmente utiliza a marca Flex, conseguiu renovar com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a autorização operacional para exploração de serviço de transporte aéreo público não-regular de passageiro, carga e mala postal. A decisão, publicada em ata de reunião do último dia 18, foi aprovada, por unanimidade, no sentido da renovação pleiteada pelo prazo de um ano, “considerando que a empresa demonstrou sua regularidade sob o aspecto operacional e capacidade econômico-financeira suficiente, suprida a demonstração de sua regularidade fiscal e previdenciária por decisão judicial”.
Panrotas

Lan oferece autoatendimento em Cumbica


Passageiros da Lan já podem fazer auto check-in nos dois terminais instalados pela SITA (Société Internationale de Télécommunications Aéronautiques) ao lado da nova loja da companhia, no Terminal 2, Asa D do Aeroporto Internacional Guarulhos-SP. Aqueles que têm apenas bagagem de mão, após o auto check-in, onde recebem um selo da companhia, dirigem-se diretamente ao embarque. Já os que possuem bagagem a ser despachada, após o auto check-in passam também pelo balcão de entrega de bagagem (bag dropp). Os terminais funcionam 24 horas, todos os dias da semana. Futuramente outras companhias também poderão utilizá-los, assim como outros três que serão instalados no Terminal 1, Asa A. A Lan é a primeira autorizada a oferecer esse serviço.

Informações: 0800 761 0056 e www.lan.com.

Mercado e Eventos

Air Berlin segura lucro no segundo trimestre com aumento do yield acima de 11%


O grupo Air Berlin teve 7,1 milhões de euros de lucro no segundo trimestre designadamente pelo aumento do yield (preço médio por RPK = passageiro x quilómetro transportado), que subiu mais de 11%, compensando uma queda do tráfego mais forte que a redução de capacidade.
O balanço publicado hoje pela Air Berlin indica que face a uma quebra do tráfego de passageiros (medido em RPK) no segundo trimestre em 11,7%, com um decréscimo do número de passageiros em 5,5%, para 7,2 milhões, a queda da receita total foi de 3,8%, para 836 milhões de euros.
Presstur

Tam negocia code-share com a Continental Airlines

Artur Andrade entrevista Paulo Castello Branco para a TV PANROTAS
Artur Andrade entrevista Paulo Castello Branco para a TV PANROTAS
O vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco, esteve na semana passada nos Estados Unidos, para acertar detalhes do code-share que a companhia brasileira fechará com a Continental Airlines, que se integrará à Star Alliance em outubro. A Tam já tem code-share com a United e outras integrantes da Star Alliance, como a Lufthansa e a Tap. A empresa também negocia com a South African Airways (SAA), independente do início de seus vôos para a África do Sul, que só devem começar em 2010

Fora da Star Alliance, a Tam mantém code-share com a Lan, e negocia outro com a Qantas, da Austrália.

De acordo com Castello Branco, o mercado internacional inicia uma recuperação e a Tam não pretende fazer mais cortes na sua malha para o Exterior, a não ser pontualmente. “Bariloche foi um voo exploratório, mas a gripe suína e a queda na demanda inviabilizaram o voo. No Nordeste, os cortes foram por causa da diminuição da demana, mas não há outras mudanças previstas. Já sentimos recuperação do mercado”.
Panrotas

Embraer receberá em setembro primeira parcela da FAB para projeto KC-390


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O programa da aeronave de transporte militar KC-390, que a Embraer desenvolve para a Força Aérea Brasileira (FAB), ganha reforço em setembro com a liberação da primeira parcela de recursos, no valor de R$ 40 milhões. O secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, confirmou a informação e disse que o cargueiro já é uma realidade do ponto de vista conceitual.

“Todos os requisitos técnicos foram definidos, assim como os prováveis parceiros de risco no seu desenvolvimento, entre eles Colômbia, Chile, Portugal e África do Sul”, afirmou o vice-presidente de Defesa da Embraer, Orlando Ferreira Neto. Atualmente, segundo ele, cerca de 80 engenheiros estão envolvidos no projeto do novo cargueiro, mas a previsão é que até meados de 2010 esse número cresça para 200 e, em 2011, para 400.

A Embraer, de acordo com o executivo, será responsável pelo desenvolvimento da aeronave e gestão dos parceiros estratégicos, fornecedores, projeto e integração da aeronave. O KC-390, pesando 20 toneladas, será o maior e mais complexo avião projetado pela Embraer, para missões de transporte de carga e reabastecimento.

Avaliado em US$ 1,3 bilhão, o KC-390 vai disputar um mercado estimado em 700 aeronaves, num prazo de 10 anos, o que representa um volume de negócios da ordem de US$ 13 bilhões, segundo cálculos da Embraer. Como o projeto será desenvolvido pelo sistema de parcerias estratégicas, haverá compartilhamento de custos e riscos, a criação de laços de longo prazo entre as indústrias, as forças armadas e os governos dos países, além do estabelecer cotas de participação nas vendas dos aviões.

Poder Aéreo