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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Greve no país paralisa voos


Buenos Aires viveu ontem ontem mais um dia confusão, desta vez não nas ruas como aconteceu na terça-feira quando metroviários cruzaram os braços por 24 horas. Ontem, foi a vez de funcionários da companhia aérea LAN promoverem uma greve surpresa que obrigou a companhia a cancelar ou atrasar vários voos no aeroporto Jorge Newbery. Centenas de passageiros se aglomeraram nos corredores e saguões. Cinco associações de trabalhadores do setor aéreo aderiram à paralisação.

Eles exigiam um reajuste de 35%. A empresa classificou a greve como "incompreensível" e disse que já ofereceu um reajuste de 15%, que se se somariam a aumentos "importantes" de 2008.
Webtraspo

Vai pra Berlandia é pertin - Trote no Controlador!

Popout
FSAqui

Avião da Ryanair arranca telhado da Vovó


A Turbulência de esteira causada por um avião da Ryanair detonou as telhas do telhado de uma casa perto do aeroporto de Luebeck, na Alemanha informou um porta-voz do aeroporto nesta sexta-feira.
As telhas foram sugadas para fora do telhado por uma coluna de ar girando e foram lançadas jardim abaixo, assustando uma senhora de 81 anos ,moradora da casa no norte da Alemanha, informou a mídia local.

A causa exata do acidente não estava clara, no entanto, as autoridades do aeroporto disseram que o jato estava em sua abordagem normal e altura em que sobrevoava a casa.
Segundo testemunhas, algumas disseram que o avião estava voando muito baixo.

Um suboficial da Força Aérea do Peru é acusado de espionar para a Índia



Preso por o crime de traição um suboficial da Força Aérea Peruana, foi preso sob acusação de espionagem para a Índia.

Este é um funcionário que trabalhava na Embaixada do Peru no Chile, que depois voltou para o Peru, realizou atividades suspeitas levantadas na instituição peruana, que realizou um inquérito, que terminou com o réu confessando o crime.

O oficial, teve uma notável carreira militar na área de inteligência.

O militar talvez irá enfrentar uma prisão perpétua.

O governo chileno disse não ter informações oficiais do caso.

Terra

B747 Cargueiro-8

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Quinta-feira de madrugada, foi retirado do hangar a primeira unidade do Boeing 747-8.Este equipamentos é projetado para a Cargolux, e está agora na seção de pintura e, em seguida, começará a realizar seus ensaios técnicos.

O Boeing 747-8 incorpora toda a tecnologia desenvolvida em materiais e equipamentos para o Boeing 787, resultando em maior eficiência e melhor desempenho que seu antecessor, o Boeing 747-400.

Uma característica muito perceptível no 747, é a forma de suas asas, muito estilizadas e mais flexíveis.

Uma nota interessante é que das 105 unidades da empresa por B747-8, 78 são para o modelo de carga.

Vietnam Airlines :Negócios com a Airbus



Vietnam Airlines concordou em comprar quatro aeronaves A380 e dois A350-900s, em um negócio de quase US $ 1,8 bilhão.
A economia do Vietnã está crescendo rápido a economia só está perdendo para a China.
Ainda não há nenhuma informação, por enquanto, sobre quais as rotas que os aviões serão orientadas a operar,
mas com certeza estes equipamentos são para longas viagens com certeza.
Nossa suposição seria a UE ea América do Norte.


OceanAir lança promoção relâmpago amanhã (dia 14)


A OceanAir, a partir de amanhã (sábado, dia 14), lança uma promoção de tarifas para compras neste final de semana, com embarque previsto até o dia 30. Com parcelas a partir de R$ 4,50, o passageiro poderá adquirir o bilhete em 12 parcelas sem juros pelo cartão Mastercard. Mais informações pelo site www.oceanair.com.br, ou pelos tels. 4004-4040 e 0300-789-8160.
Panrotas

Continental leiloa viagem para visitar as Oito Maravilhas do Mundo


Os passageiros frequentes da Continental Airlines podem licitar as milhas OnePass para uma viagem volta ao mundo premium às oito maravilhas do mundo, através de um leilão online, em auction.continental.com.

O licitante vencedor e seu acompanhante irão viajar da sua terra natal para o hub da Continental em Houston, no Aeroporto Intercontinental Bush, seguindo viagem na classe executiva da companhia, e de outras transportadoras aéreas membros da Star Alliance, para visitar: Rio de Janeiro, estátua do Cristo Redentor; Roma, o Coliseu; Deli, Taj Mahal; Amman, Petra; Cairo, Grande Pirâmide de Giza; Pequim, Muralha da China; Cidade do México, Chichen Itza e Lima, Machu Picchu.

O programa inclui alojamento em cada destino, transfers do aeroporto e excursões privadas a cada uma das oito maravilhas. As licitações terminam às 9h30 do dia 9 de Dezembro de 2009.
Opção Turismo

Aviação mundial debate combustíveis alternativos




De 16 a 18 de novembro, representantes dos países membros da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) e de organizações convidadas participarão da Conferência de Aviação e Combustíveis Alternativos, no Rio de Janeiro. A Conferência é organizada pela Oaci (órgão de aviação das Nações Unidas – ONU) e realizada pela ANAC, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e a Casa Civil da Presidência da República.

Durante o evento deverão ser apresentados e debatidos os principais avanços na área de combustíveis alternativos para a aviação, com ênfase em: sustentabilidade ambiental; produção e certificação de combustíveis alternativos para a aviação a curto, médio e longo prazos; desenvolvimento tecnológico; e mecanismos de financiamento para o setor. Já está confirmada a presença do Secretário Geral da Oaci, Raymond Benjamin. A diretora-presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira, participará da abertura do evento.

Foco na sustentabilidade e desenvolvimento

Os países e entidades convidadas serão chamados a apresentar posições oficiais sobre os temas propostos, especialmente sobre:

• mitigação de gases de efeito estufa;
• benefícios de combustíveis alternativos sobre os fósseis em relação à emissão de gás carbônico e qualidade do ar;
• viabilidade econômica de alternativas tecnológicas, incluindo uma revisão de aprendizado de testes de voos e de produção de combustível;
• desafios para produção, distribuição e armazenamento de combustíveis alternativos;
• atração dos investimentos necessários, entre outros temas.

Conferência produzirá recomendações

Ao final, a Conferência elaborará uma mapa de recomendações a Estados e entidades privadas de forma a permitir a estabilização ou até mesmo a redução do volume de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, tendo por base o desenvolvimento e incentivo à utilização de combustíveis alternativos. Cerca de 400 representantes dos países membros da Oaci são esperados, sendo 300 do exterior. O evento contará com tradução simultânea para seis idiomas: inglês, espanhol, francês, russo, árabe e chinês. Os documentos que serão apresentados pelos países (working papers e information papers) já estão disponíveis na Internet, na página da Oaci sobre a Conferência, aqui.

Para maiores informações acesse: http://www.icao.int/CAAF2009/

Direto da Pista

Seguindo a Webjet - TAM vai financiar passagem aérea


A TAM acaba de assinar um contrato com o Banco do Brasil (BB) por meio do qual a instituição financiará passagens da aérea em até 36 meses. Segundo o presidente interino da TAM, Líbano Miranda Barroso, este será o primeiro de uma série de acordos, garantiu o executivo. A vantagem do acerto com o BB, conforme Barroso, é que o cliente contrata o financiamento diretamente do banco, livrando a companhia aérea do risco de crédito.
Webtranspo

Pedaço da História - Fábrica de aviões do Galeão- RJ


Poucos sabem , mas existiu sim uma fábrica de aviões onde hoje é o aeroporto internacional do Rio de Janeiro-Antonio Carlos Jobim, o Galeão.

Na década de 30 , quando a aviação estava em plena expansão pelo mundo, a companhia norte-americana Curtiss Wright Export Corporation , se mostrou interessada na construção de uma fábrica de aeronaves no Brasil e , para viabilizar esse empreendimento, foi criada uma comissão designada pelo Ministério da Viação e Obras Públicas, com a colaboração de representantes da aviação Naval e Militar para organizar as bases necessárias para a implantação de tal projeto. Essa iniciativa não logrou êxito , mas originou uma preocupação com a necessidade de implantar uma fábrica que pudesse suprir as aeronaves da Aviação Naval. A marinha já havia importado no período de 1927 a 1935 cento e quarenta e três aeronaves e destes cerca de 60 estavam parados por falta de manutenção.

Depois de ter enviado aos Estados Unidos um grupo de aviadores para negociar com as indústrias americanas a instalação de oficinas de manutenção aqui no Brasil, em 1938 foi lançada a pedra fundamental para a construção de uma estrutura de 19000 metros quadrados de área coberta na área do Galeão. Mas quem se interessou de fato por se instalar no Brasil foram os Alemães. Daí para fabricar o primeiro avião foi só questão de tempo e, tempo que passou rápido. Em 1939 já se fabricava o Focke Wulf-44, batizado no Brasil de "Colibri". Esse avião era o mais fabricado no mundo naquela época sob licença, ou seja, a fábrica alemã autorizava a construção dessas aeronaves em várias partes do mundo e, inclusive, com a transferência de tecnologia.

Em 1941 , com o surgimento do Ministério da Aeronáutica, o projeto alemão de construção de aeronaves no Brasil entrava em sua etapa final. Este ministério assumiu os ativos da Aviação Militar e da Aviação Naval ( Oficinas navais da Ilha do Galeão) que passaram a ser denominadas de Fábrica do Galeão. Para essa nova fase, o ministério recorreu aos Estados Unidos para poder prosseguir com a fabricação de aeronaves. O modelo selecionado foi o Fairchild M-62A Cornell mais conhecido como PT-19. Um primeiro lote de 20 aeronaves foram construídas com peças americanas e depois foram construídas mais 200 aeronaves desse tipo com componentes brasileiros.

Em 1952 chega ao fim a era de ouro da fabricação de aeronaves no Rio de Janeiro. Nesse período foram feitos apenas alguns testes e modificações no projeto original dos PT-19.

Mais informações acesse o fotolog do Terra no endereço:


http//fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:98

AEROBRASIL

Grande aula de Marketing - Etihad Airways : Abu Dhabi - Fórmula-1


A Fórmula-1 é um espetáculo à parte mas em marketing a Etihad Airways não ficou atrás, a última corrida da temporada foi o primeiro Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos e do ponto de vista de patrocínio - Etihad Airways fez de tudo.

Etihad Airways Airbus above the Yas Marina Circuit at 2009 Formula-1 Abu Dhabi Grand Prix


A Etihad Airways tem participado ativamente na Fórmula-1 - como um patrocinador no carro da Scuderia Ferrari - mostrando logos Etihad na parte da frente e das asas do carro, nos capacetes e também no ombro do macacão dos pilotos.

Ferrari with Etihad Airways Cabin Crew


Etihad também foi o patrocinadora da nomeação do primeiro "2009 Etihad Airways Abu Dhabi Grand Prix" - Todos aqueles que assistiram a corrida não poderiam deixar de ter visto o logotipo da Etihad.

Etihad Airways trackside advertisement at Yas Marina circuit at 2009 Formula-1 Abu Dhabi Grand Prix


E onde uma companhia aérea pode anunciar ? Existe algo mais visível do que nas suas próprias aeronaves?

A Etihad Airways preparou dois aviões com decoração especial ao longo do ano passado para apoiar a sua participação de alto nível com o primeiro prêmio de Abu Dhabi de Fórmula-1.

Um Airbus A340-600 (inscrição: A6- EHJ) o maior avião no momento da Etihad, recebeu uma decoração especial:Um fundo sombreado (do branco com vermelho ao preto) e mostra uma bandeira quadriculada em sua cauda.

Etihad Airways Airbus A340-600 in special Formula-1 livery - by Mark H on airliners.net

A Etihad também projetou uma decoração especial para um de seus aviões "Menores", um Airbus A320 (de registo:A6-BEI) também conhecido como "Black Etihad Jet".

O avião foi devidamente customizado completamente de preto, com um carro de Fórmula-1 em sua cauda.

Etihad Airways Airbus A320 in special Formula-1 livery - by Md Faridz on airliners.net

Parabéns a Etihad por mostrar ao mundo como utilizar a Fórmula-1 para um verdadeira campanha de promoção global!e sobretudo o apoio ao Esporte!!!!!


A Wizz Air poderá assumir uma bandeira Suiça



Segundo o jornal Magyar Hírlap a Wizz Air poderá mudar a sede da capital húngara para a Suiça. O motivo: garantir melhores condições fiscais.

O diretor de comunicação daWizz Air, Natasa Kázmér, afirmou que a companhia está registrando resultados econômicos favoráveis mas que para crescer necessita de outras condições de taxas.

Hoje a Wizz Air, com cinco anos de Existência , está presente em 11 aeroportos e espera transportar em 2009 cerca de 7.5 milhões de passageiros.

Anac: tarifa média de voos domésticos subiu 16,6% em outubro



A Anac divulgou nesta sexta-feira dados que apontam que a tarifa média cobrada nos voos nacionais em outubro foi de R$ 312,20, uma alta de 16,6% frente aos R$ 267,75 de setembro. Na comparação com os preços médios de R$ 427,14 cobrados em outubro do ano passado, no entanto, houve queda de 26,9%. Os dados são deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Entre janeiro e outubro, a tarifa média cobrada ficou em R$ 321,18. O valor de R$ 312,20 representa a menor tarifa média para um mês de outubro desde o início da série histórica, em 2002.

A comparado a setembro segue a média histórica da série divulgada pela Anac, que tem os preços médios desde janeiro de 2002. Desde então, somente em 2003 e 2008 os preços médios das tarifas caíram entre setembro e outubro, mas a alta de 16,6% é a maior da a série histórica entre os dois meses.
G1

Reconstrução em 3D do Voo 1549 da E.U. Airways

15 de Janeiro de 2009-Hudson River Ditching




Popout

Suspeita de Vazamento de Combustível



Ontem um Airbus A319-100 da Easyjet a caminho com a rota Londres/Tallinn , durante o voo, a triulação descidiu desviar o voo e pousar em Hamburgo, na Alemanha por a Aeronave ter apresentado um vazamento de combustível.

Após o desembarque dos 128 passageiros , a manutenção constatou que não houve vazamento de combustível, era um medidor de combustível com defeito.


Singapore Airlines entrou no 'vermelho'


Singapore Airlines entrou no 'vermelho' no final do primeiro semestre de seu ano fiscal.
A companhia asiática, o primeiro cliente do superjumbo Airbus A380, relatou para o período entre abril e setembro uma perda líquida de 465,9 milhões de dólares (311 milhões) em comparação com um lucro de mais de $ 680 milhões (mais de 450 milhões de euros) que a obtida no mesmo período do ano passado.

24% off


A Air France cortará as tarifas em até 24% nos voos europeus , no âmbito de um plano para adaptar as suas operações de médio curso, que inclui a renovação da classe Voyageur (turística) e Premium, a partir de 1º de Abril de 2010 para melhor atender as novas expectativas dos passageiros, mais orientada para a simplicidade, clareza e taxas mais acessíveis.

Mike Tyson é preso em briga no aeroporto de Los Angeles


O ex-campeão de boxe Mike Tyson. (Foto: Reuters)

O ex-campeão dos pesos pesados de boxe Mike Tyson foi preso na quarta-feira (11)depois de agredir um paparazzi no aeroporto internacional de Los Angeles, ferindo a cabeça do homem, segundo a polícia.

O fotógrafo, que não foi imediatamente identificado, também foi preso. Ele sofreu um corte na testa e foi levado ao hospital. Não se sabe se Tyson foi machucado.

"Há muitas versões diferentes para a história", disse Jim Holcomb, sargento da polícia do aeroporto. "Isso tudo se resolverá depois. Mas nesse caso em particular, ambos os envolvidos irão prestar queixa por agressão".

O "Los Angeles Times", citando fontes não identificadas, afirmou que Tyson disse à polícia que o fotógrafo o provocou, e que o fotógrafo alegou que Tyson lhe deu um soco no rosto e tentou tirar o filme de sua câmera.O incidente é o mais novo entre celebridades e paparazzi no aeroporto de Los Angeles. No ano passado o rapper Kanye West também se envolveu em uma briga com um fotógrafo. West foi inocentado no mês passado.

Tyson, 43, ganhou seu primeiro título no boxe aos 20 anos e sua reputação de lutador selvagem nos ringues lhe rendeu o apelido de "Iron Mike" (Mike de ferro) durante a década de 1980.

G1

Participantes Smiles podem emitir bilhetes na Air France e American Airlines


Os participantes Smiles já podem realizar o resgate de milhas para emitir bilhetes prêmios em voos da American Airlines e Air France-KLM. Com a implementação da primeira fase do acordo estratégico firmado entre as companhias, o Smiles oferece aos seus participantes acesso a toda Europa e América do Norte, além de diversos países da América Central, Caribe, África, Ásia e Oriente Médio.

O acordo de cooperação entre os programas de milhagens permite que os participantes Smiles acumulem e resgatem milhas tanto no American Airlines como na Air France-KLM. O acúmulo de milhas já é possível nos voos da Air France-KLM desde maio e nos voos American Airlines desde agosto.

Mercado e Eventos

TAM espera alta de tarifas no Brasil no início de 2010

A TAM trabalha com um cenário de melhora na demanda doméstica e internacional no final deste ano e início de 2010, algo que vai permitir alta perto de 10% nos preços de passagens aéreas a partir do primeiro trimestre.

Em teleconferência com analistas após a divulgação do resultado da empresa no terceiro trimestre, o presidente da TAM, Líbano Barroso, informou que a companhia estima um crescimento de tarifas nos três últimos meses de 2009 da ordem de "low single digits" (até 5%).

"Mas, para 2010, dada a resposta do mercado, acreditamos que poderemos assistir a partir do primeiro trimestre a preços subindo cerca de dois dígitos, mais próximo de 10%, no mercado doméstico".

Barroso referiu-se ao aumento de 42% no tráfego aéreo do País em outubro em relação ao mesmo período de 2008, conforme informado pela Agência Nacional de Aviação Civil na terça-feira. No acumulado de janeiro a outubro, houve aumento de 13,47%.

Segundo ele, após a intensa campanha de promoções e corte de preços promovidos pelas companhias aéreas em setembro, a empresa já começou a elevar os valores de suas tarifas em outubro, mas o reflexo do reajuste ainda não deve ser fortemente sentido porque grande parte dos voos da empresa para novembro e dezembro foi vendida no período de promoções.

"Acreditamos que o quarto trimestre comparado com o terceiro trimestre - por causa dessa pré-venda... e pela curva natural de absorção desses preços-- terá crescimento de yields", afirmou o executivo citando o indicador que mede o valor das passagens.


Diante do desempenho do setor, o executivo afirmou que a previsão da empresa de crescimento do mercado doméstico em 2009 provavelmente será superada. A TAM reviu para cima suas estimavas para o mercado interno no segundo trimestre para alta de 7% a 10%, mas até outubro o índice aponta incremento de 13,5%.

A TAM anunciou nesta quinta-feira lucro líquido de R$ 348 milhões no terceiro trimestre, revertendo resultado negativo de R$ 663,6 milhões um ano antes, apoiada na melhora da demanda, custos em queda e impacto positivo da valorização do real sobre seu resultado financeiro.

Com isso, a empresa, que em outubro emitiu bônus de US$ 300 milhões com vencimento de 2020 não enxerga necessidade de novas captações para reforçar seu caixa, segundo Barroso.

"Acreditamos que estamos com um nível adequado de liquidez, dado que as perspectivas de geração de caixa mudaram totalmente. Os grandes impactos de saída de caixa já aconteceram, o operacional está rentável com perspectivas positivas de demanda e preço em ambos os mercados", afirmou Barroso.

"Não temos nenhuma necessidade de captação de recursos e nenhuma operação em andamento ou análise", acrescentou.

O quadro representa uma reviravolta na situação do setor aéreo, depois que a economia passou a mostrar um quadro de recuperação da crise internacional a partir do final do segundo trimestre.

Barroso aproveitou a teleconferência para anunciar que a TAM fechou acordo com o Banco do Brasil para financiamento de passagens aéreas a clientes do banco. Com isso a empresa poderá receber os recursos das vendas à vista enquando os clientes poderão parcelar os vôos em até 36 vezes.

Para a Copa do Mundo de 2010, na Africa do Sul, a TAM vai provavelmente operar somente com voos fretados, disse Barroso, adiando o início de voos regulares da empresa ao país. Ele não informou quando a companhia poderá operar a rota.

"Decidimos postergar a entrada do voo regular por análise de demanda e porque teríamos de 10 a 12 meses de fluxo de caixa negativo nesse voo. Atenderemos a Copa do Mundo com voos charter e já temos vários contratados", disse o presidente da companhia aérea. Ele assumiu o leme da TAM interinamente após a saída da David Barioni do comando no início de outubro.

TERRA

UE ameaça interditar espaço europeu à aviação civil são-tomense


A Comissão Europeia ameaça proibir a aviação civil de São Tomé e Príncipe de sobrevoar o espaço europeu, segundo fonte do instituto da aviação civil (INAC) são-tomense.

O ministro das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações são-tomense, Benjamim Vera Cruz, confirma a informação, reconhece a gravidade da situação e afirma que o Governo já pediu ajuda às autoridades portuguesas para evitar que a ameaça seja executada. "O Governo recebeu da comissão europeia uma notificação na qual solicitava um conjunto de informações da nossa autoridade da aviação civil, o INAC", diz o ministro.


"Contamos com maior abertura das autoridades portuguesas da aviação civil para trabalharmos juntamente. Uma delegação partiu para Lisboa para perceber melhor sobre as questões que estão a ser colocadas e definir uma estratégia de intervenção", acrescenta o governante.


Segundo o titular dos transportes e comunicações nesse "conjunto de informações" a comissão europeia fez saber ao Executivo do arquipélago que existem "algumas aeronaves" registadas pelo INAC a sobrevoar o espaço europeu que "não estão a cumprir com as normas de segurança". Essas aeronaves, segundo uma fonte da aviação civil, "são alguns aviões da República Democrática do Congo já proibidos de sobrevoar o espaço europeu que eles mandaram aqui (São Tomé) para colocar a nossa matrícula".


A fonte não disse quantas aeronaves foram matriculadas em São Tomé, mas diz ter "conhecimento dessa operação há vários meses".


A União Europeia exigiu que as autoridades são-tomenses forneçam "com a maior urgência" a lista de operadores registados por São Tomé, incluindo outras informações complementares, tais como o número de acidentes registados nos últimos cinco anos com essas mesmas aeronaves.


O Governo são-tomense está a estudar "um plano de acção que espelhe as medidas que as autoridades da aviação civil estão a tomar para sanear essas anomalias" constatadas pela comissão europeia.
Sobre os aviões congoleses matriculados em são Tomé, o titular dos transportes de São Tomé afirma que "o INAC terá de sanear - caso seja necessário - aquelas aeronaves ou operadores que não cumprem com as normas de segurança estabelecidas pela União Europeia".


São Tomé planeia "retirar a sua patente" às aeronaves congolesas porque, segundo o ministro, "um país insular como São Tomé não pode dar-se ao luxo sequer de estar na lista negra, pois é fácil cair-se na lista negra, mas o mais difícil é sair-se dela".


"Nós temos experiências de outros países, razão pela qual teremos de fazer todos os esforços no sentido de atender todas as normas de segurança que são impostas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI)", conclui.

OJE

AVIÃO QUE TRANSPORTAVA VICE PRESIDENTE E ASSESSSOR DO CORINTIANS, DE CAICÓ/RN, REALIZOU POUSO FORÇADO.



Um avião da empresa Webjet que conduzia entre seus passageiros, o vereador e vice presidente do Corintians de Caicó (Lobão) e o jornalista F. Gomes, desviou da rota normal e fez um pouso de emergência em São Paulo na noite de 11/11.

A aeronave saiu do aeroporto Augusto Severo em Parnamirim às 19 horas e 15 minutos (horário local) em direção ao aeroporto Tancredo Neves, mais conhecido como Confins em Belo Horizonte onde deveria chegar às 22 horas e 45 minutos (horário de verão) e de lá seguiria para o Rio de Janeiro após a escala.

Ao se aproximar de Belo Horizonte o piloto anunciou que não tinha condição de pousar por causa da forte nebulosidade e que a saída seria seguir para o aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. Mas recebeu a comunicação que o tempo também estava chuvoso no Rio de Janeiro.

O comandante Grizze então se dirigiu aos passageiros, informando que caso seguisse para o aeroporto do Galeão e também não tivesse condições de pousar, o avião não teria combustível suficiente para chegar a outro aeroporto alternativo.

Resolveu pedir autorização para pousar no aeroporto de Guarulhos em São Paulo e por sorte o céu não estava muito nublado, mesmo a temperatura estando em 21 graus e o combustível foi suficiente para a aterrisagem.

Ainda passando por algumas turbulências, o avião pousou às 22 horas e 45 minutos (horário de verão).

Lobão e F.Gomes foram a Belo Horizonte participarem de um encontro de vereadores e visitarão dirigentes das equipes de futebol do Cruzeiro e também do Ameéica-MG, visando acertos de jogadores para atuarem no Corintians no campeonato de futebol do ano que vem.

Lobão foi como vereador e vice presidente do Corintians e F. Gomes como assessor de imprensa da câmara municipal e do Atlético Clube Corintians.

Blog do F.Gomes

Austrália: Transexual ganha pedido de desculpas por problemas com passaporte

Uma transexual ganhou um pedido de desculpas do Department of Foreign Affairs and Trade australiano pelo desconforto sentido por viajar com um passaporte que a identificava como homem.

Stefanie Imbruglia, de 42 anos, prima direita da pop star Natalie Imbruglia, também conseguiu o acordo do departamento para outras medidas para um melhor tratamento de transexuais que requeiram passaporte.

Stefanie já vivia como mulher há dois anos antes de pedir um passaporte para viajar à Tailândia para se submeter a uma CRS em Outubro de 2007. Ela queria que o passaporte a identificasse como mulher. Mas o governo da altura tinha rescindido uma prática estabelecida na emissão de passaportes a transexuais que viajassem ao estrangeiro para se submeterem a cirurgias válidos por um ano com o gênero concordante com a sua Identidade de gênero.

Forçada a viajar com passaporte masculino, foi ridicularizada por um oficial alfandegário australiano que a tratava por "senhor", apesar de usar uma saia e uma blusa. No aeroporto de Bangkok foi-lhe pedido que explicasse a discrepância entre a sua aparência e o gênero no passaporte. "Em voz muito alta e perante uma sala cheia de pessoas, olhou para mim e para o passaporte e disse 'Homem ou mulher? '. Toda a gente olhou. Foi muito assustador”. "O meu maior medo era ser detida numa prisão masculina. O perigo a que o governo me sujeitou foi enorme".

De regresso, Stefanie apresentou queixas contra o Department of Foreign Affairs and Trade à Australian Human Rights Commission, acusando o departamento de conscientemente a ter exposto ao perigo e de lhe ter recusado os seus direitos cívicos e políticos, acusando-o de discriminação sexual.

É perigoso para transexuais viajarem ao estrangeiro com passaportes não concordantes, pois podem ser sujeitos a intimidação, violência e prisão. Os passaportes de um ano foram instituídos depois de uma transexual australiana, forçada a viajar com um passaporte que a identificava como homem, ter sido presa em Singapura.

O departamento concordou em restaurar os passaportes de um ano para transexuais que viajem ao estrangeiro para se submeterem a cirurgias, e também concordou em alargar o tratamento a pessoas de gênero diverso ou indeterminado que não viajem para cirurgias.
Desástres Aéreos

VÍDEO - HELICÓPTERO - RODEIO


IFR Online
Nota do Blog(Pousada das Notícias): Perigo Avassalador e tremenda irresponsabilidade do piloto e organizadores do evento.

Governo britânico passa a exigir informações antecipadas para voos internacionais

Novas exigências

Seguindo uma exigência do governo britânico, a partir de 11/11, todos os passageiros que estiverem viajando em voos internacionais de ou para o Reino Unido terão que fornecer os dados pessoais antes do embarque. O procedimento é obrigatório e utilizado como forma de proteção e segurança da aviação.


A "Informação Antecipada do Passageiro", como o número do passaporte e contatos telefônicos, poderá ser fornecida pelos passageiros da British Airways no check in online, por meio do Manage My Booking, no site ba.com. Basta ter em mãos o número da reserva. Os dados também podem ser registrados no momento do check-in no aeroporto. Porém, recomenda-se realizar o procedimento com antecedência para evitar atrasos. O mesmo procedimento já é exigido por outros países da Comunidade Européia, como a Espanha.
BGA

Layout interno do A380 da Air France


Direto da Pista

Aeronáutica treina controladores para nova plataforma de controle de tráfego aéreo


Controladores de vôo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba, já realizam treinamento para operar uma nova plataforma de controle de tráfego aéreo, versão que reúne, entre outras melhorias, uma nova visualização para reduzir o esforço dos operadores e um número maior de ferramentas de segurança, como alertas, por exemplo.

O fundo preto da atual tela de visualização ganhou uma versão cinza, com o objetivo de amenizar o trabalho visual dos controladores de tráfego aéreo. Cada tipo de alerta previsto terá uma nova cor ou contraste, para facilitar o gerenciamento de informações disponibilizadas. Tais modificações fazem parte de um programa permanente de evolução e de melhoramento do controle de tráfego aéreo.

Os comandos necessários à operação também receberam inovações e passam a ser realizados mais por meio do mouse do que pelo teclado. Isso representará mais tempo de atenção para o que se passa na tela. Pelo novo modelo, as strips, fitas de papel que registram informações dos planos de vôo, poderão ser gradativamente aposentadas. O novo software comporta um número maior de informações expostas na tela.

O novo sistema adotado pela Comissão de Implementação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) foi batizado de Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional).

O presidente da CISCEA, Brigadeiro-do-Ar Carlos Vuyk de Aquino, afirma que o atual sistema X-4000 atende perfeitamente a todos os requisitos de segurança. O Sagitário, explica ele, é uma ferramenta baseada em princípios mais modernos que otimizam o controle do espaço aéreo. "Nós trabalhamos com os olhos voltados para o futuro, estamos nos preparando hoje, para o aumento do volume do tráfego aéreo de amanhã”, explica.

Popout

Fonte: CECOMSAER
Ciências Aeronáuticas

TAM decola da crise e prevê contratações de tripulantes

A TAM Linhas Aéreas informou por meio de sua assessoria de imprensa nesta quinta-feira que fechou o terceiro trimestre de 2009 com lucro líquido de R$ 348 milhões, revertendo prejuízo de R$ 663,6 milhões de reais em igual período do ano passado. Entre julho e setembro, a receita líquida obtida pela maior companhia aérea brasileira foi de R$ 2,419 bilhões, uma queda de 16,5% em relação aos 2,896 bilhões de reais auferidos em igual intervalo de 2008.

tam aviao 04 TAM decola da crise e prevê contratações de tripulantes

As seleções para tripulantes recomeçarão, com a contratação de comissários de vôo em treinamento possivelmente ainda em 2009. Comissários que aguardavam a confirmação de novas turmas em meados de 2008 e viram seus planos adiados por conta da retração do mercado de aviação comercial terão prioridade. Outros profissionais já cadastrados no ícone Trabalhe Conosco também serão chamados desde que possuam inglês avançado (a partir do nível 4 – ICAO).

A TAM prepara-se para ingressar ao grupo de empresas da Star Alliance e manter o bom nível cultural, serviço e atendimento de sua tripulação.

Meio Aéreo

Por que o Brasil quer tanto o caça francês?


Uma notícia divulgada em setembro pelo jornal O Estado de São Paulo deixou o publisher da publicação especializada Aviação em Revista, Claúdio Magnavita, com uma pulga atrás da orelha. O Estadão dizia:

- A empreiteira Odebrecht terá uma fatia bem maior do que o imaginado nos 6,7 bilhões que serão desembolsados pelo Ministério da Defesa para equipar a Marinha. Isso porque, além de ter sido escolhida - sem licitação - para construir uma base naval e um esteleiro, a companhia também será parceira do estaleiro francês DNCS na fabricação das embarcações.

O jornalista da Aviação em Revista comentou:

- O incrível desempenho dos franceses na venda dos submarinos e prossivelmente dos aviões de caça ao governo brasileiro merece a colocação de uma lupa, por ter agregado a esta equação um novo personagem que deverá ficar com um bom quinhão do contrato. Surge a construtora Norberto Odebrecht como sócia milionária da operação, atuando nos bastidores da negociação e fornecendo um lastro de relacionamento com a classe política que permeia todas as correntes político-partidárias.

Magnavita acrescentou:

- Trata-se do maior negócio no setor defesa realizado no planeta nos últimos tempos. São 20 bilhões de reais sem contar com os eventuais (e comuns) aditivos futuros. Envolve dois governos democráticos, o do Brasil e o da França, e, de repente, no meio da assinatura do contrato, surge a empreiteira, que vai trazer uma parte deste quinhão para a iniciativa privada. Aceitar como normal esta mistura de público e privado sem que haja licitação, concorrência, e que se esclareçam os caminhos que o capital bilionário oriundo dos cofres públicos tomará, é desafiar a inteligência e o bom senso de qualquer cidadão com um mínimo de instrução. Tudo isso no apagar das luzes de um governo e tendo como interlocutor o ministro da Defesa, Nélson Jobim, que trouxe esta negociação para o seu colo, inclusive com constantes idas e vindas à França.

Já o diretor internacional de Desenvolvimento de Negócios da Boeing, Michael Coggins, disse à Folha de S. Paulo que os franceses fazem "marketing do medo" contra os EUA quando sugerem que a Boeing não irá transferir a tecnologia do Super Hornet F-18 para o Brasil, caso o caça americano venha a ser o escolhido. Coggins disse que o avião americano é 40% mais barato que o Rafale francês e que o Congresso do seu país aprovou a transferência de tecnologia para o Brasil. O executivo da Boeing pegou pesado:

- É frustrante ver o ministro da Defesa da França e seu 'chapinha' da Marinha falarem isso. É intelectualmemente desonesto vir com uma declaração dessas. Só pode ser porque têm um produto 40% mais caro e com um horrendo histórico de manutenção dos aviões [Mirage) no Brasil. Além disso, a transferência de tecnologia que sugerem não empolga ninguém na indústria brasileira. (...) Os franceses estão montados em um cavalo sem pernas. Acredito que os franceses não têm credibilidade. Ou inflacionaram o valor inicial ou vão operar com perda. E fazer isso é uma idéia muito, muito ruim.

A Boeing já se comprometeu a transferir a tecnologia do F-18 para a FAB. A fabricante de aviões sueca Saab ofereceu ao Brasil ampla participação no desenvolvimento do caça Gripen. O F-18 e o Gripen são mais baratos que o Rafale. Mesmo assim, o Brasil bate pé e insiste no negócio com os franceses. O acordou chegou a ser anunciado, precipitadamente, pelo presidente Lula no dia 7 de setembro (ato falho?), causando a indignação dos concorrentes norte-americanos e suecos - o que obrigou o ministro Jobim a entrar em cena e colocar panos quentes na polêmica. Ganhou-se um tempo, até a poeira baixar, mas o interesse pelos caças franceses não diminuiu. Por que, afinal, o Brasil quer tanto o Rafale - um projeto velho (atualizado), pouco testado em combates verdadeiros, e que a França até hoje não conseguiu vender para ninguém?

Vou repetir o que escrevi aqui outro dia: é bom ficar de olho neste negócio de bilhões de dólares.

Irineu Guarnier Filho

Polícia Federal prende inglês acusado de tentar transportar aranhas em avião



A Polícia Federal prendeu um cidadão inglês acusado de tentar transportar mil aranhas vivas para o exterior, em sua bagagem aérea, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A prisão, ocorrida ontem (11), foi acompanhada por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os animais foram encaminhados ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde serão analisadas e catalogadas. A multa para o estrangeiro preso pode chegar a R$ 4 milhões, por transportar animais brasileiros sem autorização do Ibama.

Agência Brasil - DF

Canal de TV britânico vai provocar queda de avião


O Channel 4 britânico está a preparar um documentário inédito. De modo a perceber o que acontece durante a queda de um avião, o canal está a trabalhar num documentário que vai mostrar um enorme aparelho, com capacidade para 300 pessoas, a ser lançado contra o solo, deliberadamen
te equipado com várias câmaras e sensores.



Os dois pilotos do avião vão saltar de paraquedas e deixar o piloto automático ativado até a queda, num deserto.

A data e o local da queda são mantidos em sigilo pela emissora, apenas se sabe que o documentário “Plane Crash” será exibido em 2010.

A ideia do programa surgiu depois de um acidente com um Boeing 777 da British Airways, no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Quanto aos custos, não serão astronómicos, garantem os responsáveis, e serão repartidos com dois co-produtores internacionais: o National Geographic Channel e o alemão ProSieben.

Diário Digital / Lusa

Avião cai logo após a decolagem e vai parar na sala VIP de aeroporto em Ruanda

Acidente ocorreu na capital do país africano, Kigali.
Um passageiro morreu e nove se feriram, segundo as autoridades.

Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas nesta quinta-feira (12) quando um avião de passageiros caiu logo depois da decolagem no aeroporto de Kigali, capigal de Ruanda.

A aeronave acabou entrando na sala VIP do aeroporto.

O avião. da Jetlink, com capacidade para 50 passageiros, ia para Uganda, mas, dois minutos depois da decolagem, o piloto relatou problemas e pediu para voltar ao aeroporto.

As causas do acidente vão ser investigadas, segundo as autoridades.

Foto: Reuters

Funcionários observam os destroços de avião que caiu logo após a decolagem nesta quinta-feira (12) no aeroporto de Kigali, capital de Ruanda. (Foto: Reuters)

Foto: Reuters

A aeronave, da companhia Jetlink, que rumava para Uganda, foi parar dentro da sala VIP do aeroporto. (Foto: Reuters)

Foto: Reuters

Um passageiro morreu, segundo as autoridades. (Foto: Reuters)

Foto: Reuters

E outros nove passageiros ficaram feridos. (Foto: Reuters)

G1

Avião de Madonna pousa no aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Popstar chega à capital paulista no jatinho do empresário Eike Batista.

A cantora Madonna chegou a São Paulo nesta quinta, 12, a bordo do jatinho particular do empresário Eike Batista e desembarcou no aeroporto de Congonhas por volta das 13h30. A popstar, que havia deixado o Rio de Janeiro por volta das 12h desembarcou dentro do hangar, impedindo os fotógrafos de fazer um registro de sua chegada. Em seguida, saiu pela cidade em uma Mercedes para cumprir sua agenda na capital paulista. A previsão é que a diva pop encontre-se com o rabino Michael Berg na capital paulista retorne para o Rio ainda nesta quinta, para um jantar com o governador do Rio, Sergio Cabral Filho, na casa de Eike.

Orlando Oliveira  /Ag News

Jatinho de Madonna chega a São Paulo

Ego

Boeing termina trabalho na fábrica de seu maior avião



O cargueiro Boeing 747-8 é o maior avião da fabricante americana
A Boeing anunciou nesta quinta-feira que seu primeiro cargueiro 747-8 Freighter deixou a fábrica da empresa, no Estado americano de Washington, para iniciar os preparativos de seu voo inaugural. A aeronave - a maior da Boeing - será entregue para a companhia Cargolux.

Em outubro, a Boeing anunciou que postergou o primeiro voo de seu novo cargueiro 747-8F do quarto trimestre de 2009 para o ano que vem. O programa 747-8F está quase dois anos atrasado. A Boeing acredita agora que a entrega do primeiro cargueiro da família de jatos acontecerá no quarto trimestre de 2010. A linha 747-8 tem também uma versão para transporte de passageiros, que deve ser entregue ao primeiro cliente no quarto trimestre de 2011.

O novo avião tem 76,3 m de comprimento, o que o torna 5,6 m maior que o 747-400. Com esse tamanho, segundo a Boeing, o espaço para cargas no novo avião ficará 16% superior.
Terra

Prefeita prestigia início do voo Campinas-Natal da Azul


A Azul Linhas Aéreas lançou oficialmente ontem, no mecado potiguar, sua primeira operação em Natal. O voo Campinas-Natal-Campinas começa a operar no próximo dia 1º. O evento que marcou a entrada da empresa na capital norte-rio-grandense foi bastante concorrido, com a presença de cerca de 250 pessoas, entre agentes de viagens, hoteleiros, técnicos do setor e alguns parlamentares. A prefeita de Natal, Micarla de Souza, prestigiou o lançamento do voo da Azul, que se realizou na principal churrascaria de Natal, a Sal e Brasa.

Da empresa aérea, estiveram presentes o gerente Antonio Américo e o diretor Paulo Nascimento, além da gerente regional Débora Kondo. Nascimento cuidou da apresentação - bastante didática - da Azul. Entre outros números, ressaltou que os oito ônibus da empresa, que fazem o transporte de passageiros entre Campinas e São Paulo, já transportam atualmente mais de 1,5 mil pessoas por dia. O diretor deu ênfase ao momento que Campinas vive hoje. "A população é de seis milhões e o PIB é igual ao do Chile. Uma cidade desta não poderia ficar fora das principais rotas da aviação nacional. Por isso é o nosso hub", comentou.

Outros números apresentados por Paulo Nascimento, e que surpreenderam os agentes de viagem de Natal, dizem respeito à taxa média de ocupação das aeronaves da Azul. "Trabalhamos acima de 80%. Em outubro chegamos a 87% e vamos suplantar esse índice em novembro. Não custa lembrar que completaremos dois milhões de passageiros ainda este ano. Nossa meta para 2010 é chegar a 3,5 milhões de clientes voados, passando para cinco milhões em 2012", observou.

O diretor da Azul informou ainda que a atual frota de 14 aeronaves chegará a 78 nos próximos cinco anos. Paulo Nascimento fez questão de ressaltar, também, a qualidade dos aviões Embraer, sobretudo nos itens economia e conforto. Sobre o proprietário da Azul, David Neeleman, fez diversos comentários. Um deles, que foi novidade para muitos: "Quem inventa o bilhete eletrônico só pode ser competente e alguém bastante vitorioso".
Panrotas

Azul cria produto próprio de assistência ao viajante


A partir de hoje (sexta, dia 13), os clientes da Azul poderão contratar seguro de viagem no mesmo momento em que efetuarem a compra de passagem aérea. O Travel Guard Azul é o novo produto desenhado pela Chartis Seguros especialmente para os clientes da Azul. Tem como principais coberturas remoção médica em caso de emergência, perda de bagagem, interrupção da viagem e morte acidental em transporte público, entre outros. Entre as vantagens, o valor do seguro será sempre de R$ 15, com coberturas garantidas por um período de até 30 dias em que o cliente estiver longe de casa.

A Travel Guard coloca à disposição dos clientes central de assistência 24 horas com experiência de comercialização em mais de 90 países e 6 milhões de assistências prestadas por ano. O Travel Guard conta ainda com o know how do Grupo Chartis, que está presente em 160 países e soma mais de 40 milhões de clientes nas diversas linhas de seguros. Mais informações www.voeazul.com.br.

Aeroportos contarão com R$ 8,5 bi do Governo Federal


Os investimentos do Governo Federal em obras de melhoria e modernização dos aeroportos das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 contaram com R$ 8,5 bilhões, afirmou Ricardo Gomyde, assessor especial do Ministério do Esporte, no II Seminário de Infraestrutura da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, realizado hoje no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Também será contemplado Viracopos, em Campinas, no interior paulista, pelo caráter estratégico deste terminal e do município em termos de logística e movimentação de passageiros.

Gomyde informou ainda, que o Brasil está cumprindo o cronograma pactuado com a FIFA. "Em março de 2010, serão iniciadas as obras de adequação e modernização dos estádios nos quais serão realizados os jogos da Copa do Mundo".
Jornal do Brasil

Iberia anuncia prejuízo de 181,9 milhões de euros até setembro



Madri, 13 nov (EFE).- A companhia aérea espanhola Iberia perdeu 181,9 milhões d'euros (US$ 270 milhões) entre janeiro e setembro deste ano, frente a um lucro de 51,1 milhões d'euros (US$ 76 milhões) no mesmo período de 2008.

A empresa informou hoje sobre seus resultados à comissão de valores mobiliários da Espanha (CNMV), um dia depois de fechar um acordo de fusão com British Airways.

A Iberia anunciou que sua receita de exploração caiu 19,1%, para 3,333 bilhões d'euros (US$ 4,962 bilhões) nos primeiros novè meses do ano devido à queda do tráfego aéreo.

A taxa de ocupação cresceu nas rotes nacionais e europeias, mas diminuiu nos voos de longa distância, fatia na qual ha oferta sofreu menor redução.

Entre janeiro e setembro, a Iberia fez ajustes no volume d'oferta dos três setores de seu negócio - longa distância, média distância e doméstico - que representaram uma diminuição de 5,8% no número de assentos por quilômetro ofertado.

Os gastos de exploração caíram 11,4% até setembro, e a despesa com combustível diminuiu em 311,9 milhões d'euro (US$ 464 milhões) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Também diminuíram as despeses de pessoal nos primeiros novè meses, devido à redução do elenco do grupo e às medidas de contenção salarial.

O patrimônio líquido do grupo Iberia até setembro era de 1,582 bilhão d'euros (US$ 2,355 bilhões), o que representa aumento de 1,2% frente ao mesmo período do ano anterior.

Os Conselhos de Administração da Iberia e da British Airways decidiram ontem as bases de sua fusão mediante a assinatura de um memorando de intenções.

Segundo um comunicado de ambas as companhias, a operação se completarà no final de 2010 e dará lugar a um dos três maiores grupos aéreos do mundo, por meio d'uma nova holding chamada TopCo, na qual os acionistas da Iberia terão participação de 45%, enquanto os da British Airways terão 55%.

Antonio Vázquez, da Iberia, presidirà o novo grupo. Martin Broughton, da British Airways, serà seu vice-presidente, enquanto o executivo-chefe da companhia britânica, Willi Walsh, terá o mesmo posto na TopCo.

A nova empresa terá sua sede fiscal e social em Madri, enquanto a financeira e operacional ficarà em Londres.

EFE

Azul: Nova Parada no Shopping Tamboré