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segunda-feira, 26 de julho de 2010

Amplos horizontes para os pilotos que testam aviões


Pouco conhecido do público em geral, mas bastante valorizado pelo mercado onde está inserido, o piloto de prova é o profissional que testa aviões que ainda não voaram - chamados de protótipos.


O trabalho envolve risco, precisão e muita habilidade. Essas características, aliadas ao alto nível de formação a que são submetidos, permitem que eles controlem qualquer tipo de aeronave, pois foram treinados para testar todos os limites técnicos e operacionais de um avião.

"Pilotar uma aeronave nova e ensiná-la a alçar os ares é como uma criança que está aprendendo a andar", define o piloto militar de prova Eitel de Melo Sousa, formado na ETPS (Empire Test Pilot School), do Reino Unido, e um criadores do curso de Ensaios em Voo da Aeronáutica brasileira. Acima de tudo, segundo ele, é um trabalho que exige planejamento. "Em média, para cada hora de voo de ensaio gasta-se cerca de 10 horas com preparação e mais 20 horas para analisar os dados e confeccionar o relatório", explica o comandante do Grupo Especial de Ensaios em Voo (GEEV), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, coronel Alan Elvis de Lima.

A experiência de voo e a capacidade para a tomada de decisões de emergência aportadas pelo curso do GEEV também ajudaram o militar Marcos César Pontes a se tornar o primeiro astronauta brasileiro. Pontes concluiu o curso de ensaios em voo em 1994 e alcançou o espaço em 2006, à bordo da nave russa Soyus TMA-8.

A excelência do curso da FAB trouxe ainda o reconhecimento internacional da conceituada Sociedade dos Pilotos de Prova de Aeronaves Experimentais (SETP), dos Estados Unidos. Além da escola brasileira, apenas seis no mundo - sendo três nos EUA, uma na Inglaterra, uma na França e outra na Índia, têm sua estrutura de ensino reconhecida pela SETP.

Isso permite que os alunos do curso de ensaios em voo se tornem membros efetivos da entidade. A lista inclui nomes como o de Charles Lindbergh, primeiro homem que atravessou o Atlântico de avião, e o de Igor Sikorsky, pioneiro no desenvolvimento de helicópteros de grande porte, além de Howard Hughes, precursor dos satélites de comunicação e criador de um dos maiores aviões do mundo, o Spruce Goose.

Dois brasileiros figuram como membros honorários da SETP: Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer, e o brigadeiro da reserva Hugo de Oliveira Piva, que coordenou o desenvolvimento de todos os foguetes de sondagem e armamentos guiados no Brasil no período de 1974 a 1987.

Desde 1986, quando foi iniciado, o curso de ensaios em voo do DCTA, em São José dos Campos, formou um total de 71 profissionais entre pilotos de prova de aviões e helicópteros. O curso também envolve a formação de engenheiros e de instrumentadores de ensaios, que somam mais 140 profissionais. A escola oferece ainda os cursos de recebimento de aeronaves prontas para entrar em operação, um processo posterior ao do ensaio em voo. Até o momento, segundo o comandante do GEEV, 131 pilotos de aviões e 68 de helicópteros, além de 31 engenheiros, tornaram-se especialistas no recebimento de aeronaves.

O total de pilotos de prova em atividade hoje nas Forças Armadas é de 38, sendo quatro da Marinha e no Exército e o restante da Aeronáutica. "A Aeronáutica conta ainda com mais 15 pilotos que já passaram pelo GEEV e ainda são oficiais da ativa com curso de ensaios em voo", explica o coronel Elvis. Quando atingem o tempo para aposentadoria na FAB, a maioria dos pilotos de prova vai trabalhar na iniciativa privada - em companhias de aviação comercial e executiva - e em empresas fabricantes de aeronaves como a Helibras e, principalmente, a Embraer.
ADMINISTRADORES

Comissário de Bordo faz performance em voo da Southwest Airlines


Abaixo, o ótimo vídeo de um carismático Comissário de Bordo fazendo uma performance para os passageiros durante um voo da Southwest Airlines entre Los Angeles e São Francisco, nos EUA, em 2008.

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DESÁSTRES AÉREOS

JOINVILLE - Azul começa a voar em 60 dias



A Azul Linhas Aéreas pretende decolar do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, em até 60 dias. O início de operação da empresa está diretamente relacionado à alteração de um decreto que o governador Leonel Pavan assina hoje, no Norte do Estado. Aalíquota de ICMS incidente sobre o combustível de aeronaves com capacidade para até 120 passageiros, que pousem ou decolem em Santa Catarina, será reduzida de 17% para 4%. O insumo representa 40% dos gastos das companhias aéreas.

As conversas para incentivar o começo das operações da Azul em Joinville iniciaram-se em maio, durante a Expogestão. Foi quando o presidente da Azul, David Neeleman confessou ter aceitado o convite para palestrar no evento com o objetivo de conhecer a cidade. Na época, o governador Pavan assinalou a possibilidade de uma alteração em um decreto assinado há um ano.

A lei atual só tem validade para aeronaves com até cem assentos, e, atualmente, deixa de fora os aviões da Embraer utilizados pela Azul, que têm entre 106 e 118 lugares.

– Vamos estudar o decreto e, se ele confirmar nossas expectativas, faremos visitas técnicas ao Aeroporto de Joinville. Em seguida, vamos encaminhar à Agência Nacional de Aviação Civil o pedido de regularização das rotas que incluam a cidade – afirmou o diretor de Assuntos Institucionais da Azul, Adalberto Febeliano.

Processo burocrático deve durar um mês

O executivo acredita que o processo burocrático deve durar cerca de um mês. Quando os voos estiverem confirmados, a companhia iniciará um período de divulgação das rotas.

– Quero ir pessoalmente a Joinville para conversar com os empresários e associações para anunciar nossa companhia – acrescentou Febeliano.

No Estado, a Azul já opera nos aeroportos da Capital e de Navegantes.
DIÁRIO CATARINENSE

Rota Maputo – Joanesburgo em low cost



Moçambique irá ter, a partir de Agosto, viagens de baixo custo para Joanesburgo, através da transportadora aérea sul-africana 1Time, que vai cobrar metade do preço praticado pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e South African Airways (SAA).
Até agora, as transportadoras LAM e SAA, que detinham o monopólio das ligações entre Maputo e Joanesburgo, cobravam entre cerca de 271 e 312 euros para viagens de ida e volta. Segundo fonte ligada à 1Time, o custo na low cost , ida e volta, custará cerca de 135 euros.

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Criada em 2004, a 1Time é detida maioritariamente pela Afrisource Holdings, com 50 por cento, e as empresas MKJH Trust, 30 por cento, e Mogwele Investements, com 20 por cento.

OPÇÃO TURISMO

Não é fácil acertar um míssil num caça equipado com ‘jammer’


Veja nos vídeos como funcionam os pods de guerra eletrônica russos MSP-410 ‘Omul’ e o MSP-418K, que fornecem aos caças proteção contra mísseis.

Popout

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MSP-410 ‘Omul’

PODER AÉREO

Avião da South African Express e uma colisão inusitada

No último dia 16 de julho, o avião de Havilland Bombardier Dash 8-311A, prefixo ZS-NLY, da South African Express Airways, estava finalizando o voo doméstico XZ-1107/SA-1107, vindo de Joanesburgo, na África do Sul.

Ao tocar a pista principal do Aeroporto de Kimberly, na capital da Província do Cabo Norte, o trem de pouso localizado no nariz da aeronave atingiu um animal local chamado Aardvark, uma espécie de porco da terra. Com o impacto, o trem dianteiro entortou, fiando curvado para trás. A tripulação conseguiu parar a aeronave na linha central da pista. Não houve lesão a nenhum dos ocupantes da aeronave.

A pista teve que ser fechada para que a aeronave podesse ser removida.

O Aardvark não está relacionado diretamente com os suínos. É um mamífero nativo com hábitos noturnos que habita o sul da África.

Tem médio porte e pode pesar entre 40 e 100 kg. Tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pelos, e orelhas compridas e bicudas. Seus parentes mais próximos no reino animal são os musaranhos-elefante (elephant shrews), os tenrecs, hyraxes e os próprios elefantes.
DESÁSTRES AÉREOS

Bonner reclama dos aeroportos do Brasil

William Bonner passou 12 dias de descanso na África do Sul, ao lado da mulher, Fátima Bernardes, e os trigêmos. Mas foi só desembarcar no Brasil, na tarde desta quinta-feira (22), para cair na realidade e comparar as instalações do aeroporto de Cumbica, localizado na cidade de Garulhos, em São Paulo, com os aeroportos africanos.

O âncora do Jornal Nacional chegou ao aeroporto de Cumbica e ficou pensando "quanto teremos que melhorar pra chegar aos pés dos aeroportos da África do Sul (que vergonha!)".

Minutos depois ele comentou sobre novo check in que precisou fazer para seguir rumo ao Rio de Janeiro, cidade onde mora. “Tivemos que retirar as malas e fazer check in de novo, apesar de termos etiquetado malas com Cumbica e Galeão, lá na África do Sul,” lamentou o jornalista, chateado com a situação. Este é o nosso Brasil….
DESÁSTRES AÉREOS

Band é condenada após duras críticas de Datena à Alitalia




Band foi condenada a pagar uma multa de R$ 51 mil em processo por danos morais movido pela companhia aérea Alitalia.

A Band foi condenada a pagar uma multa de R$ 51 mil em processo por danos morais movido pela companhia aérea Alitalia. O processo foi movido contra declarações do apresentador José Luiz Datena, que expôs a empresa a “demasiado ridículo”.

Datena criticou a empresa em julho de 2009. De férias na Grécia, o apresentador ligou para o programa e, ao vivo, contou ter sido vítima de overbooking e acusou a companhia de ser racista por discriminar brasileiros.

O apresentador ainda chamou a Alitalia de “lavanderia de dinheiro sujo” e classificou o episódio como “estelionato”. A Band recorreu da decisão.

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Audrey Furlaneto e publicada na Folha.

CLICKPIAUI

TAM permite a compra de várias passagens em uma única operação


O site da GOL já permite a emissão de passagens aéreas de mais de um trecho na mesma compra (e oferecia uma funcionalidade super interessante, que era a busca de passagens pelo menor preço/dia, agora eles tiraram! Muito triste isso!) e agora é a vez da TAM oferecer esse tipo de serviço.

Hoje, se você precisar viajar pela TAM, já poderá comprar passagens multissegmentadas. No site da companhia, você encontrará a opção de busca de voos e tarifas para vários aeroportos em apenas uma transação. E antes, era necessário efetuar compras distintas para cada trecho.

É fácil encontrar. Na hora da compra no site da TAM, você vai até a área reservada à aquisição de passagens e clica na opção “várias cidades”. O sistema apresenta uma única tela para preencher com todos os destinos desejados e as datas em que se pretende realizar a viagem. Em seguida, pesquisa os voos disponíveis e os preços e já devolve ao cliente as opções de compra. Ficou mais fácil agora, né?!

PASSAGENS E TURISMO

Governo admite que TAP não sobrevive a outra crise


Numa carta enviada ao Bloco de Esquerda, o gabinete de António Mendonça garante que é urgente privatizar a TAP, uma vez que a empresa não vai conseguir sobreviver a uma nova crise. O Governo é claro: a TAP tem que ser privatizada. Caso contrário, perante uma nova crise não vai conseguir sobreviver. A urgência da recapitalização da companhia aérea é afirmada numa carta do ministério das Obras Públicas enviada a 20 de Julho ao Bloco de Esquerda. Segundo o jornal i, a urgência da privatização não está relacionada com o défice, mas sim com a continuação da própria TAP.

Aliás, o Executivo nem sabe bem quanto é que irá encaixar com a venda da companhia. O gabinete do ministro António Mendonça esclarece ainda que a empresa não irá conseguir ultrapassar um cenário como o de 2009, quando se registou uma quebra na procura, ou como em 2008, com uma crise no preço do petróleo.

"A recapitalização do grupo TAP é uma necessidade urgente e sem ela a empresa encontra-se numa situação fragilizada, correndo riscos de, em face de uma nova crise de mercado ou de aumento dos preços dos combustíveis, a empresa ser arrastada para uma situação de ruptura financeira e de impossibilidade de, por si só, solver compromissos", refere o documento, citado pelo jornal i.

tvnet.sapo.pt

Os Esquadrões de Caça da FAB

Você conhece os Esquadrões de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira? Onde eles ficam localizados? Que aeronaves possuem?

Na sua opinião, com quais aeronaves você equiparia cada um destes Esquadrões nos próximos 10 anos? Mudaria a base de algum deles? desativaria alguma unidade? Criaria mais algum esquadrão?

PODER AÉREO

K-8W Karacorun da Força Aérea da Venezuela cai durante uma missão de treinamento


Na última quarta-feira, um jato de treinamento K-8W Karacorun da Força Aérea da Venezuela caiu em Barquisimeto, capital do departamento de Lara, localizada a 360km de Caracas.
O motivo da causa do acidente foi o apagamento do motor do jato. Felizmente, os pilotos conseguiram ejetar em segurança, entretanto um sofreu fraturas no quadril.

O número de série do K-8 acidentado era de AMB-5595, que estava em serviço desde que foi recebido em 15 de março último, no primeiro lote de seis aeronaves das 18 adquiridas novas de fábrica pela Venezuela da China. O país anunciou a compra de outros 18 K-8W, que serão entregues até o final de 2011.
mundo aéreo

Concurso Cultural TAM – Meu pai na Fórmula 1

Participe

Para participar, você deve se cadastrar ou fazer seu login ao lado e responder à pergunta O que você faria para levar seu pai à Fórmula 1?

Para participar, efetue seu login ou fa�a seu cadastro na barra ao lado.

Este ano, comemore o Dia dos Pais em grande estilo e altíssima velocidade. Participe do Concurso Cultural Meu pai na Fórmula 1 que poderá levar você e seu pai para ouvirem, ao vivo, o ronco das supermáquinas do GP Brasil de Fórmula 1, no dia 7/11, em Interlagos, São Paulo.

Até 08/08, responda à pergunta O que você faria para levar seu pai à Fórmula 1? e concorra a um roteiro TAM Viagens, para assistir a corrida junto com seu pai.

Você também pode garantir o seu roteiro com preços especiais na TAM Viagens até 15/08 e ganhar os ingressos, ligando para:
São Paulo: 11 3274 1313 Demais localidades: 0800 555 200

tam

Infraero multada

A ampliação do pátio de aeronaves do aeroporto de Congonhas, há três anos, deixou para trás uma derrapada que carece de correção: duas multas para a Infraero de mais de R$ 300 mil. Por não plantar 1.148 árvores no entorno do terminal.

desástres aéreos

Virgin Atlantic: novo esquema de pintura

Veja o novo esquema de pintura empregado pela Virgin Atlantic

O avião fotografado, é um Boeing 747-41R, matrícula G-VROC.
bga

Avião desvia rota e faz pouso de emergência nos EUA

Suposto incêndio num dos motores da aeronave está entre as possíveis causas do pouso de emergência no Arizona

Neste domingo (25), a tripulação do McDonnell Douglas MD-83, prefixo N880GA, da Allegiant Air, realizando o voo G4-645, de Billings, Montana, para Mesa, no Arizona (EUA), em rota a 26 mil pés, nas proximidades da cidade de Flagstaff, já no Arizona, quando a tripulação recebeu uma indicação de fogo no motor do lado direito (JT8D).

Após declarar a situação de emergência, decidiu desviar para o Aeroporto de Flagstaff, onde realizou a aterrissagem de emergência sem incidentes às 10:37 (hora local), 15 minutos após ter declarado emergência.


desástres aéreos

Avião com para-brisa rachado aterrissa de emergência no México


Na última sexta-feira (23), após 25 minutos de voo, a uma altitude de 23 mil pés, o avião Aerospatiale ATR-42-500, prefixo XA-UAV, da Aeromar, foi forçado a retornar para o aeroporto de origem, após o para-brisa da aeronave rachar em pleno voo.

A aeronave, com 38 passageiros a bordo, realizava o voo doméstico VW-227, de Saltillo para a Cidade do México.

Um passageiro disse que eles estavam voando normalmente, mas depois de algum tempo o capitão solicitou a todos que afivelassem seus cintos, porque havia começado a descida para o pouso de emergência. Minutos depois, a aeronave pousou em segurança no Aeroporto de Saltillo.

Francisco Barranco, gerente da Aeromar, declarou que a rachadura foi causada por fadiga do material. Informou ainda que incidentes desse tipo são frequentes devido às alterações do clima e acabam prejudicando a vida dos passageiros .

Barranco informou que a aeronave passaria por uma manutenção para substituir a peça danificada, um processo que levaria cerca de 12 horas (foto acima). Enquanto isso, os 38 passageiros tiveram que permanecer no aeroporto da cidade, enquanto uma outra aeronave estava a caminho para transportá-los ao destino original.
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A história do Zeppelin no Brasil

Construção do Hangar do Zeppelin e da estrada de ferro que ligava o aeródromo à Estação D. Pedro II no ano de 1935
Foto: Divulgação/ FAB

Em 1933, os alemães da Companhia Luftschiffbau Zeppelin vieram ao Brasil escolher a área apropriada para pouso e abrigo dos Zeppelins. Após meticulosos estudos climáticos, direção dos ventos, velocidade e também possibilidade de meios de transporte, foi escolhida a área próxima à Baía de Sepetiba. Essas terras foram doadas pelo Ministério da Agricultura e totalizavam 80.000m2 .

No ano seguinte, o Hangar concebido por engenheiros alemães, começou a ser construído pela Companhia Brasileira "Construtora Nacional Condor" que seguia as instruções do gigantesco Kit fornecido pelos alemães. Um acordo entre o governo brasileiro e a Companhia Alemã previa a construção de um aeródromo no local, que mais tarde foi denominado Bartolomeu de Gusmão.


Dirigível Hindenburg no Hangar de Santa Cruz em 1936
Foto: Deutsche Lufthansa AG / DLHD

Além da construção do Hangar, foi instalada também uma fábrica de hidrogênio para abastecer os dirigíveis e uma linha ferroviária ligando o aeroporto à estação de D. Pedro II.

Finalmente, em 26 de dezembro de 1936, o Hangar foi inaugurado com a ativação de uma linha regular de transportes aéreos que ligava Frankfurt ao Rio de Janeiro com escala em Recife e contou com a presença do então presidente Getúlio Vargas.





Logo que começaram a chegar os primeiros dirigíveis, era preciso 200 homens que ficavam na pista para ajudar a atracá-los, segurando seus cabos, apelidados de "aranhas". Havia uma torre onde a proa ficava atracada, enquanto a popa era engatada a um carro gôndola, feito para receber o cone e que entrava no Hangar para desembarque dos passageiros e manutenção, feita pela própria tripulação.

No Hangar, tudo tem proporções imensas. Com 270 m de comprimento, 50 m de altura e 50 m de largura, o Hangar do Zeppelin está orientado no sentido Norte/Sul. O portão Norte, com 28 m de largura e 26 m de altura só servia para ventilação e saída da torre de atracação e só abre manualmente. O portão Sul, o principal, abre-se em toda a altura do Hangar e possui duas folhas de 80 toneladas cada uma. Estas portas podem até hoje ser abertas elétrica ou manualmente, utilizando o sistema original.

O uso do Hangar foi efêmero e em 1937 o último Zeppelin decolava do aeródromo após nove viagens ligando o Brasil à Europa. Dentre essas viagens, quatro foram realizadas pelo Hindenburg e cinco pelo Graf Zeppelin.

Quando o aeroporto Bartolomeu de Gusmão foi transformado em Base Aérea de Santa Cruz em 1941, o Hangar passou a abrigar as diversas Unidades Aéreas que ali se instalariam ao longo dos anos.

O "Zeppelin" vai vencendo de forma heróica sua luta contra todas as adversidades do tempo e, apesar da proximidade com o mar da Baía de Sepetiba, ainda não sofreu problemas de oxidação que lhe causassem danos significativos.

Cabe ressaltar que, atualmente, este é único Hangar para Zeppelins existente no mundo, pois os outros dois que foram construídos, um na Alemanha e outro nos Estados Unidos, já não existem mais. E é por esta razão que o Hangar do Zeppelin constitui um importante marco na história de Santa Cruz, do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo e mais do que nunca, precisamos preservá-lo.
hangar brasil

África do Sul: helicóptero da polícia cai e deixa sete mortos

Aeronave transportava da Unidade Nacional de Intervenção que atuava em assalto à padaria.

Um helicóptero da polícia sul-africana caiu perto de Witbank, no planato da Província de Mpumalanga, na África do Sul. Nenhuma das sete pessoas que seguiam a bordo sobreviveu.

Por volta das 05:00 (hora local) um alarme disparou na padaria Jabulani. Quando a polícia chegou ao local, sete suspeitos que roubavam padaria começaram a abrir fogo sobre a polícia. Dois helicópteros, levando os membros da Unidade Nacional de Intervenção, foram então colocados em ação no cenário do assalto.

“Era um helicóptero da polícia com cinco elementos da Unidade Nacional de Intervenção”, disse o porta-voz do Ministério dos Serviços de Polícia, Zweli Mnisi, citado pelo site de notícias “News24″. Além deles, havia o piloto e o copiloto.

As autoridades ainda estão tentando determinar os motivos da queda. A a especulação é que uma enorme neblina cobria a área onde ocorreu o acidente.

Devido à violência do choque e do incêndio que se seguiu, o helicóptero MBB/Kawasaki BK 117 B-1, prefixo ZS-HMY (foto abaixo), ficou irreconhecível.

piloto policial

Nessa segunda-feira começa o AirVenture 2010, o maior show aéreo do mundo

Um dos voos característicos durante o AirVenture. Na imagem acima as seguintes aeronaves: A-10 Thunderbolt, P-51 Mustang, P-38 Lightning, F-86 Sabre. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)

Estamos embarcando para o AirVenture 2010, que começa amanhã, na cidade de Oshkosh, no estado de Wisconsin, EUA. A partir dessa segunda-feira estaremos trazendo tudo que acontece de mais interessante no maior evento de aviação do mundo. Estaremos atualizando em tempo real no Twitter, e através de atualizações durante o dia através do Blog. Acompanhem conosco.

cavok

JAL É CONDENADA POR IMPEDIR EMBARQUE DE PASSAGEIROS PARA OS ESTADOS UNIDOS

A Japan Airlines está obrigada a indenizar um passageiro no valor correspondente a US$ 3.000, por danos morais, acrescido de R$ 2.000, por danos materiais. A punição foi aplicada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A empresa aérea é acusada de impedir o embarque num voo que saiu do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com destino a Nova York. A alegação da companhia foi a de que o cliente estava com visto irregular e passaporte falso.

Por não concordar com a condenação, a empresa entrou com recurso. A Japan Airlines pediu a modificação da decisão. A defesa argumenta que sua cliente não fez o passageiro passar por situação vexatória como é alegado por ele e que não há provas para sustentar sua condenação por danos morais e materiais.

O TJ paulista entendeu que houve dano moral. Para a turma julgadora, que reformou sentença de primeiro grau, o passaporte não era falso e a empresa aérea colocou em dúvida a validade do documento. O relator do recurso, desembargador Ribeiro da Silva, confirmou o dano.

- Está comprovado o dano moral em impedir pessoa com passapor
te válido colocado em dúvida só porque era de Minas Gerais, querendo fazer confusão com os habitantes de Governador Valadares que gostam de entrar clandestinos nos Estados Unidos.

Segundo o cliente, na hora de fazer o check-in, o funcionário da Japan Airlines em tom grosseiro disse que o visto era irregular e o passaporte falso. Impedido de viajar, o passageiro teve que passar pela Polícia Federal e depois pelo Consulado dos Estados Unidos para revalidar o documento.

Ouvido em depoimento, o funcionário da Japan Airlines se defendeu. Disse que negou o embarque porque havia problema no visto, em relação à impressão do símbolo (águia americana). Segundo ele, o símbolo estava desfigurado.
ifr online

VÍDEO - APROXIMAÇÃO PARA PISTA 02R DO AEROPORTO SANTOS DUMONT

Popout
ifr online

AVIÃO COM DEPUTADO CHICO GOMES BATE EM MATINHA

Acabo de receber a informação de que o avião que transportava o deputado estadual e candidato à reeleição, Chico Gomes, na decolagem, bateu em uma trave de um campo de futebol na cidade de Matinha na baixada maranhense.

A aeronave, segundo informações, ficou bastante avariada, mas nada de grave aconteceu aos tripulantes
ovianense.

O avião do Faustão


Depois de patrocinar o Big Brother Brasil no início do ano, em uma estratégia que utilizou várias de suas marcas, a multinacional americana Procter&Gamble deve investir pesado agora no programa Domingão do Faustão, também da Rede Globo. A empresa vai basear sua nova estratégia em uma das promoções mais conhecidas do programa, o Caminhão do Faustão. Desta vez, no entanto, os prêmios não serão levados por rodovia, mas por avião. A exemplo do que já fizeram diversas empresas com o caminhão, entre elas a rival Unilever e, mais recentemente, o Magazine Luiza, a Procter distribuirá prêmios que podem incluir eletrodomésticos e até uma casa. Os detalhes para o fechamento do acordo estão sendo definidos, mas oficialmente a Procter nega que vá investir na promoção.

EXAME

Avião retorna ao solo na Bélgica após colisão com ave


Um Boeing 737 da companhia aérea Ryanair foi forçado a voltar para o aeroporto South Charleroi, na Bélgica, após colidir com um pássaro grande. Autoridades do aeroporto disseram que um dos motores do avião engoliu um pássaro no momento da decolagem e os pilotos decidiram fazer um pouso de emergência como precaução. Não houve feridos e os passageiros, que seguiam para a cidade italiana de Bergamo, foram transferidos para um outro voo.

Do aeroporto de Charleroi, a 42 quilômetros ao sul da capital Bruxelas, partem vários voos de companhias de baixo custo, como a Ryanair. O terminal tem crescido rapidamente desde 1997, quando fechou a parceria com a Ryanair, o que levou para o local outras companhias e cerca de 2 milhões de passageiros por ano.
estadão

Encontradas cartas perdidas após queda de avião há 60 anos

Estudantes escoceses encontraram, por acaso, uma mochila com cartas que se perdeu depois de o avião que as transportava se ter acidentado nos Alpes italianos há 60 anos.

Devido ao movimento dos glaciares, a correspondência viajou mais de três quilómetros de distância e desceu mais de 2,5 mil metros de altitude ao longo dos anos.

A mochila foi encontrada por acaso por estudantes de Geografia da Universidade de Dundee que recolhiam dados para uma pesquisa sobre os efeitos das alterações climáticas na região.

No interior, foram recuperadas dezenas de cartas pessoais, cartões postais, correspondências bancárias, recibos de instituições e até um cartão de aniversário que sobreviveram aos anos e ao clima rigoroso.

O Malabar Princess, um Lockheed Constellation operado pela Air India, caiu no Mont Blanc no ano de 1950 com 40 passageiros e oito tripulantes a bordo. Não houve sobreviventes.

Equipas de resgate tentaram durante três dias alcançar o local do acidente, mas foram impedidos devido às condições climáticas difíceis na região.
diário digital

Novo assento de avião se ajusta ao corpo do passageiro

  Divulgação
Longas viagens de avião na classe econômica muitas vezes podem se tornar uma tortura causando desconforto e dor nas costas dos passageiros. Esse novo assento, que ainda está em fase de desenvolvimento, possui um diferencial: controles que se ajustam à anatomia do corpo de cada passageiro.

O banco do assento tem alguns controles que, uma vez ativados pelo passageiro, estabelecem um sistema de ajuste modular ao corpo, desde a base do assento até o encosto. Sincronicamente, a inclinação do encosto e apoio para os pés podem ser ajustadas também.

Além disso, a bandeja integrada ao braço pode ser puxado para fora rapidamente para resolver suas refeições e o assento também tem uma entrada USB para o maior conforto do passageiro.
pegn

Notícias » Mundo » Mundo Piloto ejeta antes de caça cair e explodir no Canadá

Piloto conseguiu ejetar de caça CF-18 antes da aeronave explodir após colisão Foto: AP

Piloto conseguiu ejetar de caça CF-18 antes da aeronave explodir após colisão
Foto: AP


Um caça da Força Aérea Canadense caiu nesta sexta feira durante uma sessão de treinamento no aeroporto de Lethbridge, no Estado canadense de Alberta. O piloto conseguiu sobreviver ao ejetar da aeronave antes dela explodir ao colidir com a pista. As informações são do jornal Calgary Herald.

O piloto foi levado com ferimentos a um hospital local. Ele realizava manobras arriscadas próximas ao solo antes do acidente, quando treinava para um show aéreo que ocorre neste fim de semana.

As autoridades isolaram a área da explosão e fecharam a pista do aeroporto. O tráfego aéreo na região foi desviado.

terra

Após ejetar-se, piloto sobrevive à queda de avião no Canadá

O piloto canadense Brian Bews sobreviveu à queda do caça que pilotava nesta sexta-feira em Lethbridge (Alberta), no Canadá.

Bews voava próximo ao aeroporto de Lethbridge e treinava para uma exibição de acrobacias marcado para o fim de semana. Por motivos ainda desconhecidos, o caça CF-18 apresentou problemas, caiu e pegou fogo.

Pouco antes do impacto, o piloto acionou um paraquedas e sobreviveu. Segundo a imprensa local, ele foi levado ao hospital com ferimentos leves.

Avião apresenta problemas e começa a cair em Lethbridge
ig

Sindicatos apoiam antidoping em pilotos de avião


Os principais sindicatos da aviação civil no Brasil são favoráveis à implementação do exame antidoping nos pilotos e demais funcionários do setor. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) colocou em consulta pública uma proposta que obriga os pilotos a fazerem testes toxicológicos periódicos ou após acidentes e outros problemas.

A ideia é que o profissional flagrado no exame, que identifica álcool, maconha, cocaína, LSD e outras drogas, seja afastado e retorne apenas depois de um tratamento.

"O exame tem de ser usado para recuperar a pessoa, e não para as empresas demitirem por justa causa", defendeu a secretária de Previdência do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziela Baggio, à Folha de S.Paulo. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias também é favorável à implementação do antidoping.
destak

Em 6 meses, nº de problemas com bagagens já é igual ao do ano passado


Os brasileiros nunca voaram tanto. Mas, ao mesmo tempo em que descobrem as facilidades do transporte aéreo, passageiros se deparam com as agruras do setor. Mais do que aeroportos lotados e atrasos, são os problemas com bagagem que têm atormentado a vida de quem viaja de avião. Neste ano, tanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quanto o Procon-SP registraram aumento de queixas.

Em 2009, o serviço de atendimento da Anac recebeu 3.572 "manifestações" sobre bagagens - a maioria de extravio e furto de objetos de dentro das malas. Só nos seis primeiros meses deste ano, a agência já contabilizou quase a mesma quantidade: 3.518 - uma média de 500 por mês, ante as 300 registradas no ano passado. O item "bagagens", que em 2009 era terceiro no ranking de queixas recebidas pela Anac, subiu para segundo. Só perde para as reclamações sobre o atendimento de funcionários públicos e empresas aéreas.

Os atendimentos no Procon-SP também dispararam. Em 2009, foram 30. Neste ano, já são 42. "Mas o baixo número não reflete nem de longe o problema", assinala Valéria Cunha, do Procon-SP. Segundo ela, muitos recorrem ao órgão apenas para conseguir uma resposta das companhias. "Há quem tenha a mala extraviada e passe dias sem retorno. E, como o ressarcimento oferecido pelas empresas costuma ficar aquém do prejuízo, a maioria vai à Justiça pedir reparação."

Os juizados especiais inaugurados na sexta-feira nos cinco maiores aeroportos do País - Cumbica, Congonhas, Santos Dumont, Galeão e JK - buscam reverter esse quadro, mas têm prazo inicial de funcionamento de apenas seis meses.

Perdas. Relatório de 2008 da Sociedade Internacional de Comunicações Aeronáuticas (Sita, em francês) apontou que, no ano anterior, 42 milhões de bagagens haviam sido extraviadas ou danificadas no mundo. Desse total, 1,2 milhão - ou uma a cada 2 mil passageiros - jamais foi recuperado. A Sita estima que, pelo crescimento da procura por viagens aéreas (dobrou na última década), 70 milhões de malas devem ter igual destino em 2019.

No Brasil, além do aumento de passageiros há uma agravante: a precariedade dos aeroportos. O de Cumbica, em Guarulhos, terminal mais movimentado do País, é o melhor exemplo. "A estrutura é a mesma de 20 anos atrás", afirma Rubens Pereira Leitão Filho, gerente-geral da Orbital, empresa que transporta as bagagens nos terminais brasileiros. O Estado apurou que, nos horários de pico, bagagens de até 20 voos têm de ser triadas em apenas duas esteiras. "O risco de um funcionário errar é muito maior", diz Leitão Filho.

Embora já exista tecnologia capaz de rastrear bagagens, nenhum aeroporto ou companhia aérea nacional dispõe desses equipamentos. O intrincado processo de triagem das malas, do check-in aos porões do avião, é feito manualmente. Se um desses funcionários falha, uma bagagem que ia para Recife acaba na Europa.

Uma empresa aérea de grande porte gasta, em média, R$ 400 por voo com o manejo de bagagens em rotas domésticas. É pouco perto dos cerca de R$ 2.700 desembolsados por companhias estrangeiras ou pelas nacionais que fazem voos internacionais.

O motivo dessa discrepância está nas regras a que as estrangeiras são submetidas. Enquanto a legislação brasileira deixa o serviço a critério das companhias, em outros países o controle é rigoroso. As malas têm de passar por raio X e todo o vaivém no aeroporto deve ser supervisionado para evitar furtos.

"A bagagem é a coisa mais íntima que um passageiro carrega. Temos de tomar cuidado", diz Mônica Thomaz Capelli, da Puma Air, que opera rotas a partir de Cumbica.

TAM e Gol, líderes do mercado doméstico, não quiseram manifestar-se nem divulgar seus dados (só mandaram, via e-mail, as regras que seguem).

estadão

'Avião eterno' está de volta à Terra

'Avião eterno' está de volta à Terra

Esteve duas semanas no ar, mas após 31 horas já tinha batido a marca mundial de voos não tripulados. Ontem aterrou.

Duas semanas após ter levantado voo, o veículo aéreo não tripulado (UAV) Zephyr regressou à Terra. Com a alcunha de "Avião eterno", esta aeronave, alimentada a energia solar, completou o percurso sem paragens, em cima de uma região do Arizona (EUA) gerida pelo exército, até ser ordenado que aterrasse.

A Qinetic, empresa que desenvolveu este UAV, disse que o avião não tinha mais nada a provar e por isso voltou ao solo. Com duas semanas de voo, o Zephyr tinha já quebrado todos os recordes de endurance de um veículo não tripulado, antes de ter aterrado ontem.

"Estamos maravilhados com a 'performance", disse o gestor do projecto, Jon Saltmarsh. "É o culminar do esforço de muitos anos por um grande número de cientistas e engenheiros realmente talentosos", explicou à BBC News.

O Zephyr levantou voo às 14.40 (hora portuguesa, 06.40 local) no dia 9 deste mês, uma sexta-feira. Após 31 horas a voar, já tinha batido o recorde mundial de um voo de longa duração num avião não tripulado; mas depois continuou, sem se preocupar com o facto de precisar de combustível, como um avião tradicional.

Os céus limpos a 18 mil metros de altura permitem ao UAV recolher o máximo de luz solar para se alimentar pelos painéis de silicone, carregando as baterias e mantendo os seus propulsores a mover.

À noite, o Zephyr perde alguma altitude, mas a energia que armazenou durante o dia nas baterias é mais do que o suficiente para manter esta aeronave a voar.

dn ciência

aviação portuguesas na segunda maior feira mundial do setor


"Portugal passou a estar no mapa do sector aeronáutico para os grandes grupos mundiais", afirmou aos jornalistas Luís Florindo, administrador executivo do AICEP, destacando a importância da decisão da brasileira Embraer, a terceira maior empresa do sector em termos mundiais, de investir 150 milhões de euros na construção de duas fábricas em Portugal.

Segundo o responsável, as empresas portuguesas dos mais diversos sectores, desde as especializadas nos componentes até às fabricantes de 'sofware', estão cada vez mais envolvidas no sector aeronáutico.

"Há todo o potencial para fazer mais coisas na área aeronáutica, do espaço e da defesa em Portugal", salientou Luís Florindo.

Já o administrador do Barclays Portugal, João Coutinho, na mesma ocasião, assegurou que o banco de origem britânica "quer estar próximo dos projetos da Embraer e das empresas que com ela colaborarão no futuro".

Por seu turno, o presidente da Embraer Europa, Luiz Fuchs, garantiu que o gigante sul-americano está interessado em colaborar com as empresas portuguesas que atuam neste sector, tendo realçado que "já mais de uma dezena de empresas portuguesas já estão certificadas" pelas autoridades aeronáuticas internacionais.

Luiz Fuchs admitiu mesmo ser muito provável que haja envolvimento de empresas portuguesas no projeto do novo avião de carga KC-390, que será brevemente desenvolvido pela Embraer.

Lusa

Otimistas, aéreas compram aviões, captam e lançam rotas


Enquanto países desenvolvidos tentam contornar a fraca procura por passagens aéreas, a aviação no Brasil vem apresentando crescimento vigoroso. E o setor espera mais. De olho no potencial deste mercado, que deve avançar perto de 20% nas rotas domésticas em 2010, as companhias aéreas voltaram a fazer captações, a investir na compra de aeronaves e a lançar rotas. As contratações de tripulantes também aumentaram e empresas que antes se dedicavam exclusivamente à aviação executiva querem alçar voos na comercial.

A confiança das empresas brasileiras de que o setor aéreo só tende a crescer tem incentivado a compra de aeronaves. A TAM, maior companhia aérea do Brasil, inaugurou este movimento em junho ao encomendar 25 aviões da Airbus, em um negócio de quase US$ 3 bilhões, considerando os preços de tabela. As aeronaves, que chegam entre 2014 e 2016, substituirão modelos antigos. Com isso, a frota da TAM fechará 2010 com 148 aviões, contra 132 unidades no ano passado, já considerando os modelos ATRs herdados da Pantanal, comprada no fim de 2009.

Contudo, o presidente do Instituto Cepta e professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Respício do Espírito Santo Junior, ressalva que, diferentemente do que vem ocorrendo lá fora, há no Brasil um crescimento real da frota, já que as companhias de menor porte têm adicionado aviões à sua malha. "Esta é uma das comprovações de que as empresas aéreas enxergam um potencial muito grande no mercado doméstico", opina.

Trip e Azul Linhas Aéreas, por exemplo, surpreenderam nesta semana ao anunciar novas encomendas. No primeiro caso, a compra foi de dois jatos Embraer 190, de 106 lugares, no valor de US$ 80 milhões. Já a Azul aproveitou uma sobra de produção da Embraer para levar mais cinco jatos 195, de 118 assentos, transação que soma US$ 200 milhões a preço de tabela. A empresa já havia pedido outras 76 aeronaves à Embraer. A maior surpresa, no entanto, foi a inclusão de modelos da franco-italiana ATR à frota antes formada exclusivamente por modelos da Embraer. A Azul comprou 40 unidades da fabricante estrangeira, sendo 20 ofertas firmes e 20 opções, em uma transação estimada em US$ 850 milhões.

Para o analista de transportes do banco Santander, Caio Dias, a mudança no plano de frotas da Azul deixa antever a estratégia de privilegiar rotas mais curtas, já que a ligação entre cidades periféricas aos centros onde estão os principais aeroportos tem grande potencial. "A aviação regional vai promover a segunda onda de expansão do setor. E a primeira onda, da popularização do transporte aéreo, ainda está acontecendo", afirma o profissional. Atenta às perspectivas positivas para a aviação regional, no final de 2009 a TAM, maior companhia aérea do País, anunciou a compra da Pantanal. A TAM avalia, agora, se amplia a frota da subsidiária com modelos da ATR ou da Embraer.

A aviação regional comercial está, inclusive, atraindo novos players. A Laguna, empresa que nasceu como táxi aéreo, quer iniciar em dezembro o transporte regular de passageiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já expediu a autorização para a prestação deste serviço. Segundo fontes, a nova aérea regional investirá R$ 70 milhões e terá São José dos Campos (SP) como sede. Sua frota será composta por 48 aeronaves Fokker com capacidades para até 118 e 50 passageiros. A ideia será privilegiar linhas com pouca ou nenhuma concorrência. Serão cerca de 96 destinos em 14 Estados.
bem paraná

Temos Vagas: Engenheiro de Estruturas Aeronáuticas - ITAJUBA - MG Fonte: Engenheiro de Estruturas Aeronáuticas - ITAJUBA - MG - Empregos

Engenheiro de Estruturas Aeronáuticas




Dados da empresa anunciante
Esta é uma empresa de recrutamento e seleção que anuncia vagas de emprego e seleciona profissionais para outras empresas.

Nome: ESSENCIA RH



Dados da Empresa Contratante

Nome: Confidencial
Ramo de Atividade: Outros
Porte: Médio
Nacionalidade: Brasileira


Dados da Vaga

Título da vaga:

Engenheiro de Estruturas Aeronáuticas

Data de entrada: 22.07.2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição da vaga:
  • Elaborar as memórias de cálculo dos projetos conceituais, básico e detalhado das estruturas metálicas, dentro da abrangência de cada fase do projeto, contendo todas as informações necessárias para elaboração de planilhas de quantitativos e desenvolvimento do projeto de trabalho.
  • Experiência com cálculo de estruturas metálicas. Atuação em empresas de projetos.
  • Formação Superior em Engenharia Civil ou Mecânica. Desejável especialização em Estruturas Metálicas.
Observações:
  • Regime de contratação: CLT (Efetivo)
  • Horário: A combinar.
Faixa Salarial: A Combinar
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica, Engenharia Civil/Construção Civil
Níveis Hierárquicos: Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)
Cidades:
  • ITAJUBA - MG (1 vaga)
  • fonte: catho

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Temos Vagas:Profiler / Agente de Atendimento aos Passageiros - GUARULHOS - SP Fonte: Profiler / Agente de Atendimento aos Passageiros - GUARULHOS SP

Profiler / Agente de Atendimento aos Passageiros





Dados da Empresa Contratante

Nome: Tristar Serviços Aeroportuários Ltda.
Descrição Sumária: A Tristar Serviços Aeroportuários é uma empresa devidamente homologada pela ANAC para atuar em serviços auxiliares de transporte aéreo no território nacional, operando em diversos aeroportos nacionais e internacionais para melhor atender as necessidades das empresas aéreas e agentes de cargas em todos os segmentos de serviços relacionados ao transporte aéreo, tais como, manuseio de cargas, proteção e segurança. Realiza atendimento de aeronaves e atendimento de voos, oferece suporte de rampa, carregamento e descarregamento de aeronaves.
Ramo de Atividade: Outros
Porte: Grande
Nacionalidade: Brasileira
Qualificações da empresa:
Saiba mais
Legenda fechar Fechar
Tempo de cadastro na Catho:
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com até 6 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 6 a 12 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com mais de 1 ano de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses:
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 10 vagas.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 50 vagas.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com mais de 50 vagas.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 5 dias de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 10 vagas.


Dados da Vaga

Título da vaga:

Profiler / Agente de Atendimento aos Passageiros

Data de entrada: 22.07.2010
Quantidade: 3 vagas
Descrição da vaga:
  • Entrevista com passageiros que embarcam para os EUA ( português, inglês, espanhol, francês, japonês, italiano). Análise de passaporte. Análise de diversos itens sobre o passageiro para liberar o embarque aéreo.

  • Ensino Médio completo, desejável Superior completo.
  • Todo o treinamento operacional requerido para ocupar a vaga será ministrado em escola específica em Dallas/EUA (tudo pago pela empresa). Excelentes habilidades interpessoais e de comunicação. Humildade, dinamismo, criatividade, habilidade para desenvolver múltiplas tarefas ao mesmo tempo, habilidade em antever cenários negativos e agir antecipadamente. Deve ser capaz de ler, escrever, falar e entender fluentemente Inglês . Deve ter a capacidade de trabalhar sob pressão.
Observações:
  • Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Seguro de vida em grupo, Tíquete-alimentação, Tíquete-refeição, Vale-transporte
  • Regime de contratação: CLT (Efetivo)
  • Horário: 16h às 22h (Carga horária diária 6 horas - excepcionalmente pode ocorrer Horas Extras)
  • Informações adicionais: Horário por escala 6x1 (6 a 7 folgas por mês).
Faixa Salarial: De R$ 1.001,00 a R$ 2.000,00
Idiomas: Inglês (Fluente)
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica
Níveis Hierárquicos: Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)
Cidades:
  • GUARULHOS - SP (3 vagas)
FONTE :catho
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