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terça-feira, 16 de março de 2010

PLR da TAM será pauta de reunião entre companhia e SNA no dia 26


Em reunião realizada no dia 27 de janeiro, o SNA cobrou da TAM o pagamento do PLR de 2009. A companhia, entretanto, apresentou uma proposta com metas inatingíveis para que os trabalhadores tenham direito à distribuição de lucros e resultados. Além disso, condicionou o pagamento ao NPS – a pesquisa de satisfação do cliente.

O Sindicato reivindicou que a TAM reformule o modelo do PLR, antecipe a distribuição e desconsidere esse critério do NPS, que é totalmente subjetivo. A companhia prometeu uma resposta acerca das reivindicações, mas ainda não se manifestou. Está agendada uma nova reunião para o próximo dia 26 de março, na qual o SNA proporá também que se inicie a discussão do PLR de 2010.

Atenção, trabalhadores da TAM, estejamos unidos para reivindicar um PLR justo!
SNA

Puma Air terá voos na rota Belém-São Paulo a partir de dia 29 deste mês







Eduardo Baptista Figueiredo, diretor comercial,
Gleison Gamboni, presidente, Jorge Alberto Vianna, vice-presidente da Puma Air




A partir do dia 29 deste mês, a Puma Air passará a voar na rota Belém (PA)/Macapá (AP)-Belém(PA)/Belém(PA)-São Paulo (Guarulhos -SP). O anúncio foi feito na manhã de hoje (16/03) em São Paulo. A companhia operava regionalmente apenas em cidades do Pará.


"Para o primeiro ano, investimos R$ 100 milhões. A meta inicial é consolidar os voos nacionais e partir para o mercado internacional", contou Gleison Gamboni de Souza, presidente da companhia aérea.

A empresa foi adquirida recentemente por um grupo de investidores, sendo 80% do capital da Ipiranga Obras Públicas e Privadas, e do presidente. Os 20% de capital restante são estrangeiros, da companhia Angola Air Service.

"Não só a Angola como outros países da África são focos para voos internacionais da Puma. O hub inicial seria Recife (PE) pela proximidade com o continente africano", explicou Gamboni.

As operações nacionais da Puma serão feitas com Boeings 737-300. "O projeto de expansão prevê incorporar mais três aeronaves do mesmo tipo até junho, a contratação de 150 colaboradores e o transporte de um milhão de passageiros nos primeiros 12 meses", afirmou o presidente.

Segundo o vice-presente da Puma Air, Jorge Alberto Vianna (ex-Ocean Air), a companhia procura um novo nicho de mercado, ligando as regiões norte e nordeste do país ao sul e sudeste. "Não pretendemos ter tarifas muito baixas nem altas, teremos valores justos, necessários para mantermos os serviços, mas é claro que faremos promoções eventuais". As passagens serão comercializadas em lojas da companhia aérea nos aeroportos de Belém, Macapá e Guarulhos e em agências de turismo de todo país. Em breve, a empresa colocará no ar o site no qual as compras poderão ser feitas online.

Vianna acrescenta que o voo Belém-São Paulo-Belém da Puma tem uma vantagem em relação ao das outras companhias aéreas que operam a mesma rota: o horário. "O voo sairá de Belém às 06h15, irá para Macapá e voltará de lá às 07h20. Sairá de Belém em direção a São Paulo às 8h00 e chega às 12h30. A saída de São Paulo para Belém ocorrerá às 15h30, sendo assim o cliente não viaja de madrugada (como nas outras empresas) e os passageiros chegam em bons horários em todas as cidades. Podem aproveitar o dia na capital paulista sem chegar pela manhã, horário de trânsito intenso".

Outra aposta da Puma Air é o conforto dos passageiros. Em voos com mais de duas horas serão servidas refeições quentes. "As aeronaves também apresentam maior espaço entre as poltronas. Serão 134 assentos com distância de 32 polegadas, sendo que o usual das companhias aéreas brasileiras fica entre 29 e 31 polegadas", ressaltou o presidente.

Mercado e Eventos

Tam estuda novos voos para Europa ou África



Os dois A-330 que a Tam vai receber em maio e que serão usados para operações para a África do Sul, durante a Copa do Mundo, e para Orlando, durante o mês de julho, ainda não têm destino definido após essas utilizações específicas. Segundo o vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco, a empresa estuda Europa ou África.

Castello Branco também confirmou, durante o Fórum PANROTAS 2010, que a entrada da Tam na Star Alliance será comemorada com festa no Pão de Açúcar, no Rio, em 13 de maio.
Panrotas

TAAG Angola Airlines confirma Boeing 777 no Brasil



A Linhas Aéreas de Angola confirmou a troca de aeronave em seus voos para o Rio de Janeiro e São Paulo a partir do segundo semestre.


Ao todo continuarão os quatro voos para o Rio de Janeiro e três para São Paulo.

Aviação Brasil

Taca inaugura primeira fase de capacitação da tripulação


A TACA inaugurou a primeira fase de capacitação para tripulantes de voos no Aeroporto Internacional de El Salavdor. As instalações do edíficio foram desenhadas buscando uma funcionalidade, cumprindo as características técnicas adequadas aos requerimentos e o processo de capacitação das equipes.

Essa é a primeira fase de capacitação da Taca inclusive para direcionar o simulador de voo foram lançadas salas de briefing e oficinas administrativas e sala de máquinas.

"Estamos muito felizes com os resultados que nossa equipe de trabalho realizaram. É um grande passo para a companhia investir em uma equipe de classe mundial dedicados a capacitação de seus recursos mais valiosos, que é o recurso humano e manter o nível de profissionalismo e segurança de voo" afirma presidente e diretor Avianca-Taca.

Mercado e eventos

Queda de avião de resgate mata 6 pessoas no Chile


Um avião com seis pessoas a bordo caiu hoje quando se dirigia a uma das áreas afetadas pelo devastador terremoto de sábado, matando todas as pessoas a bordo, informaram autoridades locais.

O aparelho, um Piper PA 31, caiu nas imediações de Tomé depois de decolar de Concepción em direção a Santiago, disse Patricio Ceballos, comandante da Força Aérea chilena.

O motivo da queda ainda é desconhecido. As informações são da Dow Jones.

yahoo notícias

Flight Safety – 08/03/2010 à 14/03/2010

Segunda Feira – 08/03/2010:

Um A321 da Iberia, prefixo EC-JMR que faria o voo IB569 de Santiago da Compostela para Madrid, rejeitou a decolagem devido a fumaça na cabine.

A aeronave parou em segurança e taxiou até o gate, onde os passageiros desembarcaram.

Terça Feira – 09/03/2010:

Um CRJ700 da Skywest Airlines, prefixo N762SK, tambem teve problemas de fumaça na cabine, porem enquanto estava subindo ao FL250, após decolar do aeroporto de San Antonio.

A aeronave retornou ao aeroporto de partida, aonde pousou em segurança.

Quarta-Feira – 10/03/2010:

Um aviso de colisão impediu que um 737-700 da Westjet pousasse normalmente no aeroporto de Hamilton.

A aeronave, prefixo C-FWSY, estava na final da pista 06, quando recebeu um aviso no TCAS, executando uma manobra de evasiva.

Aparentemente uma outra aeronave estava próxima.

A aeronave pousou normalmente após ficar livre do aviso de conflito.

Quinta-Feira – 11/03/2010:

Um A319 da US Airways, teve uma colisão com pássaros ao decolar da pista 22 do aeroporto de Rochester.

A tripulação declarou emergencia e pousou em segurança na mesma pista, após 7 minutos.

A administração do aeroporto confirmou que um bando de pássaros se encontrava a aproximadamente 2000 pés da altura do aeroporto.

Sexta-Feira – 12/03/2010:

Um 717 da companhia Airtran estava em rota, executando o voo FL63, entre Washington e Atlanta. A tripulação alternou para o aeroporto de Chattanoga devido ao tráfego intenso para o aeroporto de Atlanta.

Durante a aproximação, a aeronave foi atingida por um raio. A tripulação conseguiu continuar e pousar em segurança

Nenhum dos 117 passageiros a bordo se feriu.

Metar no momento do incidente:

KATL 122057Z 15005KT 6SM BR FEW010 BKN020 BKN070 15/14 A2951 RMK AO2 RAE55 P0000

KATL 122052Z VRB03KT 6SM -RA BR BKN010 BKN020 BKN070 15/14 A2952 RMK AO2 TSE27 SLP991 TS MOV NE P0015 60047 T01500144 56028

Sábado – 13/03/2010:

Um A320 da Air New Zealand, prefixo ZK-OJO, teve um problema hidráulico quando estava em rota de Sydney para Wellington.

A tripulação alternou para Auckland, onde pousou em segurança.


Domingo – 14/03/2010:

Um 737-800, prefixo D-AHFP, da companhia Tuifly teve indicações errôneas do transponder quando estava em subida ao FL280.

O aparelho começou a indicar que a aeronave estava a -1197 pés de altitude.

A tripulação decidiu alternar para o aeroporto de Hanover, aonde é base da companhia e pousou em segurança.

Um passageiro informou que o comandante avisou que estavam com problemas em um dos computadores de bordo e teriam que desviar para Hanover.

flight life

Jobim admite falha e garante que FAB não omitiu documentos secretos


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu que houve desatenção, inclusive dele próprio, na análise do conteúdo dos documentos secretos da Aeronáutica, entregues ao Arquivo Nacional no início do mês passado, como revelou o Estado. Em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado, ontem, Jobim negou que a Aeronáutica tenha sonegado a entrega dos seus documentos secretos, como tinha sido solicitado em 2006 pela Casa Civil. O ministro lembrou que poucos dias depois do pedido a Aeronáutica informou oficialmente à Casa Civil que dispunha de documentos.

O problema é que o então comandante da Força, brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, afirmara que a documentação era genérica, e a Casa Civil tinha sido explícita no pedido de entrega de papéis que dissessem respeito a toda e qualquer investigação, perseguição, prisão, interrogatório, cassação, operação militar, estratégia, entre outros pontos. Na sua resposta de 2006, o Comando negou que existissem documentos desse tipo no acervo.

O conteúdo, porém, derruba essa versão, já que os 50 mil documentos contêm, por exemplo, informes sobre atividades de militantes de esquerda, relatórios de interrogatórios, operações de busca a Che Guevara, cartas inéditas de Carlos Lamarca e pelo menos cem informes sobre a Guerrilha do Araguaia. A versão foi aceita e repassada pela Aeronáutica e pelo Ministério da Defesa durante quase quatro anos, quando o acervo foi finalmente entregue ao Arquivo Nacional. Jobim, porém, entende que a Força sempre disponibilizou os arquivos, mas que, de fato, houve essa desatenção. Ele entregou à Comissão a lista com os índices de títulos dos arquivos secretos entregues e cópia da troca de correspondências da Aeronáutica, Defesa e Casa Civil.
12 hORAS

Academia da Força Aérea inaugura monumento ao C-115 Buffalo


A Academia da Força Aérea (AFA) inaugurou neste mês (11 de março) um monumento ao avião de transporte C-115 Buffalo, uma das principais aeronaves usadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) na região Amazônica e que foi desativada.

A aeronave, de matrícula FAB 2351, foi preparada pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e ocupará lugar de destaque na área de treinamento do salto de emergência do Corpo de Cadetes. O avião pousou na AFA no dia 3 de março, escoltado por dois T-27 Tucano.

O C-115 Bufallo passou a ser voado na Força Aérea Brasileira no ano de 1970. A última unidade operacional em que o FAB 2351 serviu foi o 1º/9º Grupo de Aviação, em Manaus e, em março do ano de 2006, realizou sua última missão. Agora, será preservada como monumento e servirá de treinamento de saída de aeronave, durante o Estágio para o Salto de Emergência dos Cadetes do 1º ano.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Comandante da AFA, oficiais e cadetes, oficiais da Divisão de Suprimento e Manutenção, além de militares do PAMA-SP que prestaram apoio na instalação do monumento.

Cavok

Aéreas estrangeiras terão comissão zero em 12/5


O presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira (foto), e o ex-presidente da entidade, Goiaci Alves Guimarães, anunciaram, durante o Fórum PANROTAS, em São Paulo, que as companhias aéreas estrangeiras que operam no Brasil anunciaram comissão zero para agências de viagens a partir de 12 de maio.

Goiaci chegou a pedir à presidente da Anac, Solange Vieira, que seja a intermediária nas negociações com as empresas aéreas, pois essas mudanças e a diferença de tarifa na internet por causa da não cobrança da D.U. pelas nacionais, estão sendo um duro golpe nas agências de viagens. Solange disse que pode intermediar, mas sem poder legal, pois não cabe à Anac ter ingerência sobre assuntos comerciais entre companhias aéreas e agências de viagens.

Além da negociação as entidades, que estão bem unidas, já articulam ações mais radicais, como boicotes (em relação à empresa aérea que teria começado o movimento) e até ir à justiça.
panrotas

GOL Recebe Prêmio de Melhor Companhia em Gestão no Setor de Aviação

A Revista Euromoney Anunciou os Resultados do Ranking
de
Melhor Gestão de Companhias na América Latina


São Paulo, 16 de março de 2010 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes
S.A. (BM&FBOVESPA: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de
baixo custo e baixa tarifa da América Latina,
anuncia que recebeu o prêmio de Melhor Companhia
Aérea em Gestão
no Setor de Aviação da
quinta edição anual do prêmio.
De acordo com a revista,
publicada em
março de 2010,
o desempenho da GOL superou o de seus pares da
indústria da aviação,
em um ano onde a crise financeira mundial

trouxe aos executivos latino-americanos
evidências incontestáveis das
vantagens das boas práticas
de governança corporativa.


O prêmio é oferecido pela revista Euromoney e elege as empresas com
as mais adequadas e assertivas estratégias de negócios por região,
país e indústria, assim como reconhece as empresas com as melhores
práticas de governança corporativa.

O ranking foca nas companhias da América Latina e tem como base um
levantamento feito a partir de depoimentos de analistas de mercado
dos mais importantes bancos, empresas de consultoria e institutos de
pesquisa. Os entrevistados elegeram as três melhores empresas em cada
país ou setor dentro de sua área de cobertura, levando em
consideração representatividade de mercado, lucratividade, potencial
de expansão, qualidade de gestão e receita.

"A GOL é uma Companhia que preza e aplica com rigor as boas práticas
de governança corporativa, com um time dedicado que trabalha para
entregar fortes resultados financeiros com custos baixos e eficiência
operacional, ao mesmo tempo em que fornece serviço de qualidade aos
clientes. A conquista desse prêmio simboliza o esforço dos
colaboradores em torno dessas questões, por isso agradeço e dedico
esse prêmio a eles.", afirma Constantino de Oliveira Junior,
Presidente e co-fundador da GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

Sobre a Revista Euromoney:
    A Euromoney é a revista mais importante da Euromoney Institutional
Investor PLC, empresa de comunicação em finanças sediada em Londres.
Fundada em 1969 por Sir Patrick Sergeant, representa a voz do mercado
de capitais internacional e, no ano passado, comemorou 40 anos
fazendo, de maneira única, a cobertura de mercados globais de
títulos, participações e cambial. A Euromoney Institutional Investor
PLC integra o índice FTSE-250 e seus títulos são negociados nas
bolsas de valores de Londres e Nova Iorque.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBOVESPA: GOLL4 e NYSE:
GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da
América Latina, oferece mais de 860 voos diários para 50 destinos que
conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e dez mercados
internacionais na América do Sul e Caribe. A Companhia opera uma
frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais
seguras e confortáveis da classe, com altos índices de utilização e
eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio
do uso de tecnologia de última geração, a Companhia – com as marcas
GOL, VARIG, Gollog, SMILES e Voe Fácil – oferece aos clientes
facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a
melhor relação custo-benefício do mercado.


BNED:NG

GOL

Carros deixam São Paulo nesta terça em direção a Indianápolis


O carros da Fórmula Indy deixarão São Paulo nesta terça-feira pela manhã, depois de permanecer uma semana na capital. Todos os bólidos deixarão o Anhembi em 30 caminhões rumo ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Lá, embarcarão em dois voos - um sairá às 12h e o outro às 14h - em direção a Indianápolis, nos Estados Unidos. A IRL, que detém os direitos da categoria, exige que todos os veículos cheguem na cidade norte-americana na manhã de quarta-feira.

A partir desta data, as equipes já começam a preparação para a segunda etapa da temporada, que ocorrerá dia 28 de março, em St. Petersburg, nos Estados Unidos.

O processo de transporte é dividido em quatro etapas. Na primeira, que aconteceu durante todo o dia desta segunda-feira, os mecânicos das equipes desmontaram os carros e o embalaram.

No dia seguinte, tudo será colocado nos caminhões em direção à Campinas. O terceiro passo é o de descarregamento e, por fim, o plano de voo, que consiste em balancear as aeronaves com todos os veículos.

"De todos os transportes que realizamos, o da Fórmula Indy é a carga mais valiosa e também a mais grandiosa. São muitos carros", comentou Rodrigo Lalli, diretor da Sax Logística, empresa que está fazendo o deslocamento dos carros da Indy no Brasil.

Lalli começou a trabalhar com automobilismo em 1998. A empresa dele é responsável também pelos carros da Fórmula 1, além da Fórmula Turismo, Mundial da Motocross e Rallys dos Sertões.

"É nossa primeira vez com a Fórmula Indy. Estamos sempre buscando melhorias e ano que vem esperamos estar de novo responsável por esses carros aqui em São Paulo."

A
São Paulo Indy 300 aconteceu no domingo e teve transmissão ao vivo da Band e da Rádio Bandeirantes. A vitória foi do australiano Will Power, da Penske seguido pelo norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti Autosport. Os brasileiros fizeram a festa com o terceiro lugar de Vitor Meira, de A.J. Foyt.
Spotting viracopos

Calendário da temporada 2010 da Red Bull Air Race

A temporada 2010 da Red Bull Air Race World Championship começará em Abu Dhabi nos dias 26/27 de março, retornando para a capital dos Emirados Árabes Unidos pelo sexto ano consecutivo. Os 15 melhores pilotos do mundo começarão a longa batalha de seis meses pelos pontos do campeonato na primeira de oito corridas no total, nos cinco continentes.

Defendendo o campeonato estará Paul Bonhomme do Reino Unido, e Hannes Arch, da Áustria, o campeão de 2008, se empolgam ao falar sobre a prova em Abu Dhabi. Arch, que venceu a edição de 2009 em Abu Dhabi, mas ficou em segundo no campeonato, tem trabalhado bastante para melhorar sua aeronave durante a pré-temporada e visa chegar na frente de seu rival Bonhomme

“Abu Dhabi e uma das mais competitivas corridas do calendário devido a você não saber o que os outros pilotos fizeram durante o período de treinos no inverno,” disse Arch, que é patrocinado pela Autoridade de Turismo de Abu Dhabi. “A equipe ainda não está no ritmo de corrida e ninguém sabe como a aeronave irá se comportar frente as outras. Eu estou olhando somente para a corrida. Eu prefiro ser o caçador do que ser caçado.”

Abu Dhabi vem sendo um desafio desde que começou o calendário da Red Bull Air Race World Championship em 2005. As temperaturas elevadas e os famosos ventos que mudam de direção abruptamente durante os voos do dia tornam uma das mais desafiantes e a favorita corrida para os veteranos.

Os pilotos poderão ser vistos no aeroporto da corrida localizado no Municipality Harbour durante o Public Pit Lane Walk on Qualifying Day.

O campeonato de 2009 seu ponto máximo como a batalha pelo título entre o britânico Paul Bonhomme e o austríaco Hannes Arch, que cativaram fãs pelo mundo todo. Bonhomme foi coroado campeão após vencer a etapa final em Barcelona na frente de mais de 800.000 pessoas, o recorde de 2009. Mais de 3,5 milhões de espectadores acompanharam as 6 corridas e essas foram assistidas por mais de 270 milhões de pessoas pelas emissoras de televisão pelo mundo.

O calendário da temporada 2010 do Red Bull Air Race World Championship será:

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – 26/27 de março
Perth, Austrália – 17/18 de abril
Rio de Janeiro, Brasil – 8/9 de maio
Windsor, Canadá – 5/6 de junho
Nova York, Estados Unidos – 19/20 de junho
EuroSpeedway, Lausitz, Alemanha – 7/8 de agosto
Budapeste, Hungria – 19/20 de agosto
Lisboa, Portugal – 4/5 de setembro

Cavok

Mande sua pergunta para o presidente da Gol Linhas Aéreas


Constantino Jr. falará sobre ‘Setor aéreo: desafios para 2014 e 2016’.

G1 está entrevistando executivos das maiores companhias aéreas do país.


Gol é a segunda maior companhia aérea do país.

O G1 vai entrevistar nesta terça-feira (16) o presidente da Gol, a segunda maior companhia aérea do país. Constantino de Oliveira Jr. vai falar sobre os desafios que o setor aéreo enfrenta para atender à demanda crescente e sobre os planos da companhia para os próximos anos.

Com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos marcados para os próximos anos, e o crescimento da renda dos brasileiros, a expectativa é que a demanda pela aviação dobre em cinco anos no país. Por isso, o tema da entrevista será "Setor aéreo: desafios para 2014 e 2016”.

Você pode participar mandando suas perguntas para o VC no G1 até esta terça-feira.

G1

Cias aéreas pedem detalhes sobre direito do passageiro


São Paulo - As companhias aéreas querem detalhes sobre como a resolução que versa sobre os direitos dos passageiros tratará os atrasos e cancelamentos por situações que não podem controlar, como fatores meteorológicos. "Sentimos que faltou detalhamento sobre como proceder em eventos de força maior, como clima", afirmou hoje o presidente da TAM, Líbano Barroso.

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, questionou a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, sobre as perspectivas de o órgão regulador mapear as origens dos atrasos - se ocorreram por culpa das companhias aéreas ou por motivos alheios a essas empresas.

"Temos de assumir a responsabilidade pelo transporte dos passageiros, mas em algum momento deve-se criar um mecanismo para entender a origem do problema e definir compensações no caso de o problema não ser gerenciável pela companhia", observou o executivo, em conversa com jornalistas.

Ele acredita que essa medida trará despesas adicionais às empresas, pois será "mais severa". Porém, os custos serão "marginais" e não refletirão sobremaneira nos preços das passagens. Antes, quando indagada por Constantino durante palestra no Forum Panrotas, a presidente da Anac lembrou que há um projeto de lei em tramitação que prega à agência reestruturar-se para entender as origens dos atrasos e cancelamentos de voos.

A resolução publicada hoje pela Anac regulamenta o direito dos passageiros em casos de voos atrasados ou cancelados, ou por impedimento do embarque por overbooking. A resolução, que entrará em vigor em junho, acabou com o prazo atual de até quatro horas para que a companhia aérea inicie providências para reacomodar o passageiro, nos casos de voos cancelados ou interrompidos.

A partir de junho, segundo a Anac, a assistência será gradual, de acordo com o tempo de espera. "Após 1 hora do horário previsto para decolagem, a empresa deverá oferecer algum meio de comunicação. Após 2 horas, alimentação. Esses direitos são garantidos mesmo se o passageiro já tiver embarcado e estiver dentro da aeronave em solo. Após 4 horas, é exigida também a acomodação em local adequado (salas de espera vip, por exemplo) ou mesmo em hotel, se for o caso", conforme a agência. (Michelly Chaves Teixeira/Agência Estado)

Foto: A partir de junho, segundo a Anac, a assistência será gradual, de acordo com o tempo de espera - Crédito: David Bramley/Divulgação
Viajeaqui

Azul em Jampa !!! (Será ???)



A interlocutora entre o Grupo Gestor de João Pessoa e o Ministério do Turismo, Alessandra Lontra, encaminhou na última quinta-feira uma carta proposta ao presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, informando-o sobre os dados relativos ao aumento do número de passageiros no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa. De acordo com dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), em fevereiro deste ano, o aeroporto registrou um aumento de 85,10% em relação ao mesmo período de 2009.

De acordo com os dados, passaram pelo aeroporto paraibano 75.018 passageiros (embarque e desembarque) em fevereiro de 2010, contra 40.576 passageiros no ano passado. A informação é do Centro de Operações da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) no Castro Pinto.

Ainda de acordo com a Infraero, em fevereiro deste ano 42.058 passageiros embarcaram no mês, contra 22.324 passageiros que saíram de João Pessoa pelo aeroporto em 2009, um aumento de 83,92%. Já o número de desembarques registrou um aumento 86,55%, segundo a Infraero, com 34.050 passageiros chegando na cidade, em 2010, contra 18.252 passageiros que desembarcaram em fevereiro do ano passado.

De posse desses números, entende a executiva, haveria o interesse da companhia aérea em ter mais atenção para início de operações na capital paraibana. Segundo a Infraero, a maioria dos voos que chegam no Castro Pinto se concentra nos horários da madrugada e à tarde. Existe uma ociosidade de 15 horas no aeroporto, admitiu Andre Sena, gerente operacional do aeroporto.

O superintendente da Infraero no Castro Pinto, José Daniel Sobrinho, afirmou que o período ocioso do aeroporto não é um fenômeno ocorrido apenas em João Pessoa. Segundo ele, muitos equipamentos apresentam essa carência no Brasil e o problema só pode ser resolvido a partir do aumento de demanda naquele horário. “Depende de outras malhas aéreas”, explicou o executivo, afirmando que a Azul, por exemplo, tem um voo para Natal no horário das 10h50 e que poderia servi João Pessoa também. “É um horário muito bom”, reconheceu.

Alessandra Lontra disse que existe a ideia de também encaminhar a carta proposta para os presidentes de outras companhias aéreas, como a Passaredo e a WebJet. Até o início de abril, o Castro Pinto passará a contar com mais uma companhia aérea. A Noar já tem autorização para ocupar o setor comercial de venda de bilhetes no aeroporto. A Noar fará rotas regionais, entre João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, Mossoró e Juazeiro.
Aeroblog

Qatar realizará novos Open Day



A Qatar Airways, companhia aérea nacional do Catar, está divulgando em seu site novas datas para realizar Open Day para contratação de tripulantes de cabine no Brasil.
Meio Aéreo

Clima ruim para os aviões franceses


Como nos bons velhos tempos, antes de Obama, a Europa blasfema os Estados Unidos. Principalmente a França e Alemanha, ou seja, os dois países que criaram a EADS, sociedade que fabrica os aviões Airbus.

E qual é a briga? Os europeus estavam em concorrência com a Boeing para fornecer aviões-tanque para o Exército americano. Um negócio gigantesco: 179 aviões-tanque por US$ 35 bilhões, e essa seria apenas a primeira fatia de um mercado ainda mais vasto, 500 aviões-tanque no valor de US$ 100 bilhões.

Trata-se de um negócio que se arrasta há 10 anos. Num primeiro momento, em 2003, o Exército americano preferiu a Boeing. O negócio foi anulado. Cinco anos depois, foi a EADS que venceu a concorrência, em detrimento de uma tradição que reserva o fornecimento de material para o Exército americano às empresas americanas. Uma nova anulação e uma nova licitação. E, novamente, a Boeing ganhou o contrato.

Como a Boeing conseguiu? Para obter esse contrato mirabolante, os europeus se aliaram a uma firma americana, a Northrop Grumman. Mas o edital de concorrência do Exército dos Estados Unidos foi concebido de tal maneira que se adaptou exatamente à oferta da Boeing, e de modo nenhum à proposta da EADS-Northrop.

A Northrop, então, desistiu. Por isso, os europeus, perdendo seu aliado americano, abandonaram a disputa. E a Boeing ficou sozinha na concorrência.

A Europa está em cólera. O ministro da Economia alemão, Rainer Brüderle, vociferou: "Nesta atual crise, os menores sinais de protecionismo são perniciosos. Mesmo no campo da defesa, a livre concorrência não deve ser travada." Em Paris, o Quai dOrsay anunciou que "a França, a Comissão Europeia e os parceiros comerciais envolvidos, vão realizar um exame desses novos acontecimentos".

Os jornais foram ainda mais duros. O Le Figaro implicou Obama no caso: "Os democratas que controlam o Congresso passaram essa mensagem, que era preciso deixar o campo livre para a Boeing, que tem necessidade desse contrato para permanecer no campo da aeronáutica militar; a Boeing, cuja sede é em Chicago, feudo de Obama. A Northrop recebeu garantias de que pode conseguir outros contratos. Além disso, ela não podia criar inimizade com seu principal cliente, o Pentágono."

Para a EADS e a Airbus, o revés foi grande, tanto mais que a EADS vem registrando péssimos resultados. Em 2009, a empresa perdeu 763 milhões por causa de problemas com o projeto do Airbus A400M e os efeitos do câmbio euro-dólar, que custaram 1 bilhão à empresa.

Aliás, sobre isso, o presidente da EADS, Louis Gallois, disse: "Certo, o euro barateou. Está valendo US$ 1,35. Mas mesmo a esse preço, ele continua muito forte. Não é porque caiu de US$ 1,50 para US$ 1,35 que o problema foi resolvido."

Um outro avião também preocupa os franceses. Não é um Airbus, mas um Dassault, e é precisamente esse Rafale que se espera seja comprado pelo Brasil.

Nesse caso também, a França culpa pelo atraso na venda do Rafale os Estados Unidos que, com a oferta do porta-aviões nuclear Carl Wilson e o apoio de Hillary Clinton, tentam fazer vender seus F/A 18. Seria, digamos, uma perspectiva atroz para os americanos ver a França penetrar no mercado aeronáutico brasileiro graças ao Rafale e se propagar, por meio do Brasil, para toda a América do Sul.

Caro Rafale! Há tanto tempo ele está terminado. Crescemos juntos, o Rafale e nós. Foi nos "bons velhos tempos". E há muito tempo tentamos vendê-lo para o mundo inteiro, sem sucesso. E há muito tempo, desde quase a escola primária, foi nos ensinado que ele é o melhor avião do mundo. E nós o apreciamos muito, esse Rafale que jamais alguém quis.

São uns invejosos, uns rancorosos, eis o que são, esses países que não gostam do nosso Rafale.

Hoje, ele é um velho conhecido nosso. Crescemos juntos. É um amigo com quem vivemos algumas aventuras, na época da nossa juventude louca e gostaríamos muito que, antes de morrer, ele tivesse um pequeno prazer, que finalmente conhecesse a gloria planetária que merece, que conseguisse voar pilotado por outros soldados que não os recrutas franceses. É por isso que nós adoramos Lula quando ele disse a Sarkozy que o negócio estava "no bolso".

Além disso, despachamos esses horríveis americanos. E todos esses financistas e contadores, com suas calculadoras, mas tentamos acalmá-los fazendo um desconto de 20%. Mas, agora, um novo "desastre". O rei da Suécia vai passar as férias no Brasil, de 22 a 28 de março, com sua mulher, a rainha Silvia. O que nos faz lembrar, bruscamente e com angústia, que o Rafale não é somente o concorrente do americano F/A 18, mas também de um sueco, o Gripen. Além disso, soubemos que a rainha Silvia é brasileira. Vocês não devem se surpreender, diante disso, porque nós, amigos de infância do Rafale, estamos com o coração um tanto oprimido.
BGA

Boeing prepara nova aeronave da Gol Linhas Aéreas com pintura que reduz o impacto ambiental

Momento da aplicação do primer livre de cromo na nova aeronave Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas. (Foto: Boeing)

A Boeing recentemente preparou mais uma aeronave 737-800 para Gol Linhas Aéreas receber pela primeira vez uma aplicação de primer livre de cromo. A Gol é a primeira linha aérea das Américas e a primeira operadora de aeronaves 737 a fazer parte do programa de avaliação desse novo tipo de material que reduz o impacto ambiental.

Como parte da abordagem sobre o ciclo de vida dos produtos Boeing para a redução do impacto ambiental, e em resposta às solicitações da linha aérea brasileira e de outros clientes, a Boeing introduziu pela primeira vez o primer livre de cromo, aplicado antes da tinta livre de cromo da decoração externa da aeronave, que a Boeing já vem usando à mais de uma década.

Além deste esforço para simplificar os quesitos de saúde e segurança, um primer livre de cromo reduz o impacto ambiental da tinta durante o processo de descasque. O uso do primer livre de cromo elimina a necessidade de áreas específicas para o seu descarte e o manuseio especial da tinta, bem como sua limpeza. Tais vantagens também ajudam quando a aeronave é preparada para a repintura.

A Boeing aplicará tinta e primer livres de cromo em seus modelos para avaliação em voo, com a intenção de fazer desta a sua escolha padrão no futuro. Em agosto de 2009 um Boeing 777-300ER da KLM recebeu um tratamento similar, o qual também foi utilizado num helicóptero AH-64 Apache por vários anos.

Cavok

Infraero assina Protocolo de Intenções para a Copa 2014


A Infraero assinou na última sexta-feira, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim, um Protocolo de Intenções para a instalação de unidades do Poder Judiciário Estadual e Federal nos aeroportos da rede Infraero localizadas em cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. As unidades vão solucionar, principalmente, problemas relacionados ao direito do consumidor e autorização de viagens para menores. A iniciativa deve-se à necessidade de garantir o respeito aos direitos dos consumidores e maior segurança aos brasileiros e estrangeiros que utilizarão os serviços aeroportuários durante o período dos jogos.

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, explicou que o evento é de extrema importância para o judiciário. “Era necessário que a Justiça estivesse presente na porta de entrada dos eventos esportivos, que são os aeroportos”, declarou. O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, afirmou que a instituição está honrada em poder colaborar para levar o Poder Judiciário aos aeroportos envolvidos na Copa do Mundo e agradeceu ao Conselho Nacional de Justiça pela oportunidade. “Os juizados especiais são para a Copa, mas, assim que possível, eles já serão instalados nos aeroportos”, adiantou o presidente.

Presente também à cerimônia, o ministro do Esporte, Orlando Silva, elogiou o empenho da Infraero em garantir a qualidade de sua Rede de aeroportos. “O presidente Murilo Marques Barboza está de parabéns pelo trabalho magnífico que vem desenvolvendo em todos os aeroportos do Brasil”, destacou o ministro. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que a Fifa está ciente do Protocolo e reconheceu a importância do documento. “Essa iniciativa facilitará a chegada dos atletas e visitantes que virão para a Copa e, mais tarde, para as Olimpíadas”, acrescentou.


Melhorias Copa 2014

Após o evento, o presidente da Infraero, em entrevista, disse que os aeroportos relacionados com os jogos receberão cerca de R$ 6 bilhões de investimentos. Murilo Barboza explicou o cronograma de obras e a parceria com o Departamento de Engenharia do Exército para acelerar projetos e obras. O presidente também detalhou a implantação de módulos operacionais - salas de embarque/desembarque removíveis com o mesmo padrão de conforto das salas comuns - para aumentar o conforto dos passageiros em doze aeroportos, pertencentes e fora das cidades sede dos jogos.

No caso de Guarulhos, a implantação começa e finaliza no ano que vem. Nesta semana, foram assinadas a ordem de serviço para implantação dos módulos em Vitória e Goiânia. "A estrutura é pré-moldada e dará condições de conforto muito boas para o aeroporto até que as obras definitivas estejam prontas", disse Murilo Barboza.

turismofap

Aérea terá que pagar alimentação caso voo atrase mais de 2 h


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou nesta segunda-feira no Diário Oficial da União novas medidas contra atrasos e cancelamentos de voos. Agora, segundo a portaria, a contar da primeira hora de atraso do voo, o passageiro já terá direito a comunicação (telefone ou acesso à internet). Além disso, o passageiro terá direito a alimentação a partir da segunda hora de atraso. E a partir da quarta hora, direito a acomodação.

De acordo com as normas vigentes até domingo, as companhias deveriam providenciar hospedagem e alimentação aos passageiros após quatro horas de atraso do voo.

A medida prevê ainda que em caso de atraso, passageiros poderão ser reacomodados em voos de outra companhia, ou no próximo voo da mesma companhia, se tiver vaga. O reembolso será integral nos casos de overbooking (venda de lugares além dos disponíveis), cancelamento e atraso, caso o passageiro não concorde com nenhuma das alternativas oferecidas pela companhia.

Quanto ao atendimento que começa a ser prestado a partir da primeira hora de atraso, a nova regulamentação propõe o detalhamento do tipo de assistência que as companhias terão que passar a oferecer aos usuários nos casos de atraso, cancelamento, interrupção do voo ou de impedimento ao embarque no horário previsto que não seja causado pelo cliente.

As mudanças fazem parte de um estudo técnico, elaborado a partir da avaliação dos princípios e das normas do atual Código Brasileiro de Aeronáutica e do Código de Defesa do Consumidor, e foram submetidas à consulta pública.

Agência Brasil

Temos vagas: Analista Fiscal

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Analista Fiscal
Empresa: TAM Linhas Aéreas

Nível hierárquico
Administrativo (Auxiliares/Apoio)

Descrição
Superior completo em Ciências Contábeis, Administração ou Direito.Experiência na função. Conhecimento de obrigações Fiscais e Tributárias Ótimos conhecimentos do pacote oficce, principalmente excel. Experiência em regularização e legalização. Disponibilidade para viagens.

Informações referentes à empresa
A TAM Linhas Aéreas é uma empresa líder no mercado doméstico de aviação comercial e possui uma filosofia baseada na ética e no cliente. A preocupação com o passageiro e com o colaborador encontra-se presente desde os princípios mais elementares da empresa. Para sustentar seu plano de expansão, busca profissionais identificados com a sua atividade e filosofia empresarial para fazerem parte de sua equipe de colaboradores. Cadastre seu currículo e venha trabalhar conosco.

Tipo de Oportunidade
Vaga

Formação desejada
Superior Completo

Local de trabalho
São Paulo

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‘Rise of Flight’, simulador de voo da I Guerra Mundial


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Poder aéreo

TAM prepara voo Rio-Frankfurt para julho


BERLIM – A TAM Linhas Aéreas que está participando da ITB 2010, realizou na noite de hoje, dia 12, festa no restaurante Brasil Brasileiro, em Berlim, para operadores e agentes de viagem alemães. Na oportunidade, o gerente-geral na Alemanha, José Soares, anunciou que a TAM está em fase final de estudo e já prepara o lançamento de mais uma frequência para Frankfurt, só que o voo partiria do Rio de Janeiro, a partir de meados de julho. Quando anunciou a possibilidade, Soares foi muito aplaudido pelos profissionais do turismo alemão.

“A TAM está estudando a viabilidade da rota, pois o vôo São Paulo-Frankfurt foi o que mais vendeu em 2009 entre os destinos da empresa para a Europa, com aproveitamento superior a 80%”, disse. A aeronave a ser utilizada na nova frequência será o Boeing 777. José Soares também confirmou a data do anunciou oficial da entrada da TAM no Star Alliance: 13 de maio.
Contato radar

FAA exige que Airbus modifique TCAS da família A320

A FAA, órgão que administra a aviação americana, finalizou uma diretiva de aeronavegabilidade que fará com que mais de 500 operadores de aeronaves da família A320, atualizem o software responsável pelo TCAS, aparelho responsável para evitar a colisão de aeronaves.

A diretiva alerta que o aparelho não informa corretamente sobre ação evasiva tomada pelos pilotos em caso de uma possível colisão, podendo confundir a tripulação e aumentar ainda mais o risco.

A diretiva vem após uma quase colisão no ar, envolvendo duas aeronaves A320, que fez com que a agência européia EASA emitisse uma diretiva em novembro de 2008.

O processo de atualização deve durar cerca de quatro horas por aeronave e terá um custo de U$15.000 dólares. As companhias tem um prazo de cinco anos para obedecer à diretiva.

flight life

Avião atropela e mata homem em praia da Carolina do Sul, nos EUA

HILTON HEAD - Um avião monomotor atropelou e matou um homem na ilha de Hilton Head, na Carolina do Sul (EUA), enquanto o piloto tentava fazer um pouso de emergência na tarde desta segunda-feira, 15.

A vítima estava caminhando pela praia de Palmetto Dunes quando o avião Lancair IV-P o atingiu, disse o porta-voz dos bombeiros, Joheida Fister.

O avião começou a vazar combustível a 3,9 km de altitude e tentou chegar ao aeroporto de Hilton Head, porém o combustível no para-brisa bloqueou a visão do piloto e a hélice teria se soltado. Quando o piloto tentou pousar em uma praia, o monomotor atingiu a vítima e parou alguns metros depois.

"Isto é um pouco incomum", disse Fister. Os nomes da vítima, do piloto e do passageiro não foram revelados. O avião decolou de Orlando às 16h45 locais com destino a Virgínia.

A Administração Federal de Aviação e o Conselho Nacional de Segurança do Transporte investigam o acidente, segundo Fister.

ESTADÃO

Passageiros que ficaram retidos em aeroporto no Paraná chegam a Florianópolis

Com um atraso de quase 11 horas, os passageiros do voo 1812 da Gol pousaram em solo catarinense.

Os passageiros do voo 1812 da Gol, que estavam desde a noite de domingo tentando sair do Paraná com destino a Florianópolis, enfim tocaram o solo catarinense na manhã desta segunda-feira.

O avião com 41 passageiros e a tripulação chegou às 10h50min no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O grupo pretende entrar na Justiça contra a companhia aérea.

De acordo com a jornalista Leniara Sabin, passageira do voo, a Gol mandou buscar uma aeronave que estava em Campinas (SP) e às 10h15min partiu do Aeroporto Afonso Pena somente com os passageiros do voo atrasado e a tripulação rumo à capital catarinense. A viagem durou 28 minutos, e o piloto teria pedido desculpas pela confusão.

Os 41 passageiros pretendem registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil contra o comandante do primeiro avião. Ele teria ligado o aquecedor da aeronave para deixar o ambiente quente e obrigar os passageiros a desembarcarem.

Ainda em São José dos Pinhais, onde fica o Aeroporto Afonso Pena, o grupo formalizou uma reclamação contra a companhia aérea junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Dos 42 passageiros, somente uma pessoa não assinou o documento, pois optou por seguir a viagem de táxi, com as despesas pagas pela Gol.

Os 41 passageiros do voo 1812 pretendem agora se organizar, por meio de um grupo de e-mails, para abrir um processo contra a companhia aérea. O grupo está juntando todos os documentos necessários para levar o caso à Justiça.

A Gol informou por meio de sua assessoria que deve divulgar ainda nesta terça-feira um comunicado à imprensa para esclarecer o caso.

Entenda o caso


Na madrugada desta segunda-feira, um grupo de aproximadamente 40 pessoas se negou a deixar uma aeronave depois de ser avisado que teria de seguir a viagem entre São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e Florianópolis por terra.

Curitiba e Florianópolis estão a 300 quilômetros de distância, e uma viagem de ônibus executivo entre as duas capitais dura cerca de quatro horas.

A empresa aérea Gol, que transportava os passageiros do Rio de Janeiro a Florianópolis, com escala em São José dos Pinhais, sugeriu que as pessoas seguissem viagem em ônibus fretados.

A companhia não teria dado informações sobre o motivo da alteração, o que revoltou os passageiros. Os problemas teriam começado no primeiro embarque, no Rio de Janeiro, quando os passageiros esperaram quase seis horas para conseguir entrar no avião.

A escala no Paraná foi conturbada. O ar condicionado teria sido ligado no quente para obrigar os passageiros a saírem da aeronave. Alguns ocupantes do avião, entre eles crianças, teriam passado mal.

DIARIO.COM.BR

Nova busca por caixas-pretas do AF447 começa na próxima semana

Gráfico com a reconstituição do acidente com o voo AF 447

A busca submarina pelas caixas-pretas do avião que caiu no mar em 1º de junho de 2009 com 228 pessoas, quando fazia a viagem entre Rio de Janeiro e Paris, serão retomadas na próxima semana, assim que chegar ao Brasil a embarcação americana "Anne Candies", anunciaram nesta segunda-feira os investigadores.

"A chegada da 'Anne Candies', procedente dos Estados Unidos, atrasou, devido às condições marítimas". Está prevista para chegar a Recife no dia 24 de março", afirma em um comunicado o Escritório de Investigações e Análises (BEA), organismo público francês responsável pela investigação do acidente.

"Anne Candies" se juntará ao "Seabed Worker", que também participará da busca.

Os dois navios rastrearão uma área de 2 mil km² no oceano Atlântico por, pelo menos, quatro semanas, e contarão com quatro sonares e três robôs.

As duas fases de busca anteriores não deram resultados.

Esta terceira tentativa deveria começar nesta semana, mas foi adiada devido a dificuldades administrativas e técnicas, assim como pelas condições meteorológicas desfavoráveis.

Os dois navios tentarão encontrar os restos do Airbus da Air France e suas caixas-pretas, que podem esclarecer as razões da tragédia, que causou a morte dos 228 ocupantes do avião, entre eles 72 franceses e 59 brasileiros.

Os investigadores técnicos reiteram o mau funcionamento dos Pitot (sensores de velocidade), mas acreditam que eles "não podem ser a única causa" do acidente.
AFP

Segunda unidade do 747-8 cargueiro completa 1º voo

Divulgação
Durante o trajeto o avião atingiu uma altitude de 8,23 mil m e velocidade de 444 km/h











Um avião Boeing 747-8, modelo 522 RC, terminou com sucesso seu primeiro voo na noite deste domingo. A segunda unidade do cargueiro decolou de Paine Field, em Everett, Washington, para duas horas e meia de voo e aterrizou em Boeing Field, em Seattle, também nos Estados Unidos.

Este é o segundo dos três cargueiros 747-8 que estão sendo usados no programa de testes do modelo. Cada avião será utilizado para um conjunto específico de ensaios, como o nível ruído feito para os moradores dos entornos dos aeroportos, sistemas de controle ambiental e padrões de desempenho prolongado de operação.

Terra

Oportunidade para melhorar



A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou ontem a compra da Pantanal Linhas Aéreas pela TAM o que inclui os slots (permissão de uso) do aeroporto de Congonhas. E com isso abre expectativas sobre o que pode acontecer com o serviço de transporte aéreo prestado em Marília.

Na prática, a TAM não é obrigada a manter os voos para Marília, porque os slots não definem as linhas, mas sim a permissão de uso do aeroporto nos determinados horários para pouso e decolagem. Quem define para onde estes voos seguem é a empresa.

Independente da TAM manter ou não os voos de Marília a São Paulo, a compra da Pantanal abre espaço e oportunidade para a melhoria do serviço, caso ele seja mantido na cidade.

Inicialmente, a expectativa é de incluir nas rotas aeronaves mais modernas que o atual ATR Turboélice usado pela Pantanal, extremamente ultrapassado. Se isso ocorrer, já será um avanço tremendo.

Porém, a oportunidade maior é fazer do transporte aéreo um serviço mais barato e acessível, que permita o aumento do fluxo de passageiros e acabe com a discrepância de preços em relação a outras cidades atendidas pela Pantanal ou outras empresas como na própria TAM.

Discrepâncias como ter linha entre São Paulo e Maringá, com escala em Marília, que cobra mais barato do usuário do que São Paulo a Marília. Algo ilógico até para a matemática.

Assim, como toda mudança traz riscos, também traz oportunidade de desenvolvimento. Marília merece uma atenção melhor, principalmente da TAM, empresa que nasceu aqui embora hoje seja referência nacional.

Diário de Marília

Anac vai limitar operações em 6 aeroportos


Até o fim do ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai impor limites às operações de seis aeroportos brasileiros - Brasília, Confins (MG), Salvador, Fortaleza, Cuiabá e Viracopos (SP) -, a fim de desafogá-los e evitar saturação em horários de pico. Segundo a presidente do órgão regulador, Solange Vieira, as restrições não devem refletir nos preços dos bilhetes, uma vez que esses terminais ainda operam com folga em sua capacidade operacional.

Embora acredite que em 2010 os preços das passagens ficarão estáveis em relação a 2009, a presidente da Anac avalia que a partir de 2011 as tarifas poderão subir, "se os investimentos em infraestrutura não andarem", disse Vieira, durante o Fórum Panrotas Tendências do Turismo, realizado em São Paulo.

Ela procurou dissociar a previsão de preços mais altos a partir de 2011 das medidas restritivas a serem definidas até o fim do ano para alguns aeroportos do País. "Essa medida é para o setor se programar melhor", comentou a dirigente. "A maioria desses aeroportos ainda vai ter muita capacidade de movimento. As restrições vão ser nos horários de pico - deve haver um impacto de uma ou duas horas ao dia", observou Vieira, explicando que, nos casos em questão, não haverá redução da quantidade diária de pousos e decolagens.

Um dos motivos que levam a dirigente da Anac a crer que a medida não elevará os preços das passagens neste momento é que nenhum desses aeroportos está ultrapassando seu limite de operação. A situação desses terminais é diferente, por exemplo, do caso do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, cujas operações foram restritas em dezembro do ano passado, quando esse terminal já operava em algumas horas acima de seu limite - seu movimento por hora caiu de 56 para 45 pousos ou decolagens em horários de pico.

Além disso, as empresas aéreas têm folga em sua taxa de ocupação, o que inibe eventuais elevações de preços neste momento. "Mesmo que a gente estabeleça um limite para o aeroporto, o avião não voa com 100% de ocupação, então tem margem de crescimento para as companhias aéreas." No evento, a presidente da Anac ressaltou que um dos focos de 2010 será a infraestrutura aeroportuária para a aviação de pequeno porte.

Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi sedia curso de prevenção de acidentes


O III Curso Básico de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos será realizado na Universidade Anhembi Morumbi entre os dias 15 e 19 de março e contará com a participação de profissionais ligados à aviação militar e civil e dos alunos do curso de Aviação Civil da universidade.


“A capacitação de profissionais com o intuito de preservar os recursos humanos e materiais em casos de acidentes é de extrema importância e será amplamente debatida dentro da programação”, afirma Edson Gaspar, coordenador do curso de graduação em Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, único no estado de São Paulo.

Entre os palestrantes, estarão profissionais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (CENIPA) e das empresas Gol e TAM. Em relação ao conteúdo, serão abordados Fundamentos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) e ferramentas, Programas de Acidentes Aeronáuticos e Conhecimentos Básicos de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
Planeta Universitário

Anac prevê que setor aéreo terá crescimento de 10%, no mínimo


O mercado aéreo deve crescer "na casa de 10% para mais" este ano em número de passagens, previu a diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira.

Ela analisa também a forte demanda, que tem deixado abarrotados os maiores aeroportos do País, e que a Infraero, empresa responsável pela administração dos aeroportos brasileiros, começará a construir ainda este ano terminais provisórios no aeroporto de Guarulhos, para suprir o crescimento da demanda, até que obras de expansão fiquem prontas.

Em fevereiro, o crescimento do setor foi de quase 43% em relação a fevereiro de 2009. No entanto, de acordo com Solange Vieira, o aumento do movimento de passageiros este ano deve ser como o do ano passado, em que a alta foi de 17%. No ano passado, porém, o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,2% e para este ano as expectativas para o PIB são de crescimento entre 5% e 6%.

A executiva citou os preços das passagens para explicar o motivo de a Anac não esperar expansão maior do número de passagens aéreas em 2010 devido ao aumento do PIB. "Tem uma variável que a gente não controla que é o preço", disse. A diretora presidente da Anac também disse que a Agência está fazendo estudos em aeroportos com maior volume de passageiros para "agir preventivamente" e verificar "quais estão próximos do limite".

Aeroportos

O presidente da estatal, Murilo Marques Barboza, informou que três módulos provisórios serão instalados no aeroporto paulista de Guarulhos, para atender a forte demanda do setor, podendo receber até 3 milhões de pessoas.

"A licitação está na rua. A construção de cada módulo leva cerca de dez meses. Teremos um primeiro módulo pronto ano que vem", disse, após participar de cerimônia relativa à assinatura de protocolo de intenções para a instalação de unidades judiciárias nos aeroportos das 12 cidades sede da Copa de 2014.

Mais dois terminais estão previstos no aeroporto de Brasília (DF), e um ou dois no aeroporto Tom Jobim, no Rio. Barboza não detalhou os investimentos nessas construções provisórias, mas destacou que estão programados investimentos de R$ 8 bilhões nos aeroportos brasileiros até 2014, sendo R$ 6 bilhões somente nas 12 cidades que abrigarão jogos da Copa do Mundo que será realizada no Brasil. Os módulos poderão ser transferidos para outros aeroportos. A medida da Infraero visa se antecipar ao aumento da demanda previsto para os próximos anos, especialmente em função da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 no País.
DCI