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sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Programa “Entre Aspas” entrevista presidente do SNA - Aeronautas e aeroviários prometem entrar em greve no dia 23, na antevéspera do Natal.


Fique por dentro
O presidente do SNA, Comandante Gelson Fochesato, participou ontem (16/12) do programa “Entre Aspas”, da Globonews. O debate contou também com a presença do professor da Escola Politécnica da USP, Nicolau Gualda.

No fim do ano, cresce o número de viagens aéreas no país. Uma ameaça de greve de funcionários das companhias aéreas traz de volta os temores sobre a capacidade do setor para atender a demanda.



Nos últimos sete anos, o movimento nos terminais aéreos simplesmente dobrou.
Só em 2010, o número de passageiros transportados deve superar a marca de cento e cinquenta milhões. Mas o setor carece de investimentos. E, sem eles, o brasileiro continuará a sofrer com longas filas, com o atraso nos vôos e com o cancelamento de viagens.

Monica Waldvogel debate com o presidente do Sindicato dos Aeronautas, comandante Gelson Fochesato, e com o professor da Escola Politécnica da USP Nicolau Gualda quais são as saídas para melhorar a qualidade do transporte aéreo brasileiro e se o país tem condições de fazer os investimentos necessários.
globonews

Em fevereiro Richard Branson realizará serviço de bordo

Fundador da Virgin, Richard Branson perdeu uma aposta

Richard Branson loses F1 bet, will cross-dress as Air Asia stewardess

Branson vestirá um uniforme de comissaria, usará maquiagem e salto alto, em num voo da AirAsia X, em fevereiro do próximo ano.
Ele terá que realizar todas as funções de um assistente de vôo regular, incluindo a limpeza dos banheiros.
O destino de Branson foi selado em uma aposta sobre qual escuderia teria o lugar mais alto no ranking deste ano na equipe de Fórmula 1.



Timo Glock in the Virgin F1 car at Silverstone

Mais um A380 para a Qantas


A fabricante de aviões Airbus entregou outro superjumbo A380 para australiana Qantas, com um atraso na entrega.

"O avião foi entregue à Qantas ontem, em Toulouse (Airbus sede no sul da França).

A Qantas, que já recebeu sete A380.

Embraer negocia venda de 20 jatos para Alitalia


A Embraer confirmou nesta sexta-feira que está negociando a venda de 20 jatos regionais para a companhia aérea Alitalia.

De acordo com a assessoria de imprensa da fabricante brasileira de jatos, não foi assinado contrato até o momento e o mercado será informado se e quando isso ocorrer.

Mais cedo, o presidente-executivo da Alitalia, Rocco Sabelli, disse que a empresa aérea italiana desistiu do plano de comprar o atrasado jato regional russo Superjet e, em vez disso, fará leasing de 20 novos aviões da Embraer.

Ainda de acordo com Sabelli, a Alitalia receberá os aviões fabricados pela Embraer entre 2011 e 2012.

O Superjet, projeto em que a russa Sukhoi tem participação majoritária e que a empresa italiana aeroespacial Finmeccanica detém uma fatia minoritária, tem sido atingido por uma série de atrasos no seu desenvolvimento.

"Nós preferíamos aquela opção (do Superjet) exatamente por causa do envolvimento de uma companhia italiana e então nós adiamos nossa decisão (de compra) em entre seis e 12 meses", disse Sabelli.

"Mas o problema fundamental é que até hoje (o avião da) Sukhoi não iniciou testes de voo", acrescentou.

No começo deste mês, a Sukhoi disse que a companhia pretendia vender de 20 a 24 aeronaves para a Alitalia.

o globo

Novo monumento marca aniversário cinquentenário de acidente aéreo em NYC

An eight-foot-high granite memorial to the dead of the 1960 crash was unveiled at Green-Wood Cemetery in Brooklyn Thursday morning.
Ozier Muhammad/The New York Times
An eight-foot-high granite memorial to those who died in the 1960 crash was unveiled at Green-Wood Cemetery in Brooklyn on Thursday morning.
O memorial está no cemitério do Brooklyn's Green-Wood.

Um cemitério histórico tem um novo memorial em homenagem as 134 pessoas que morreram em uma colisão aérea em pleno ar sobre Nova York há 50 anos.
Cerca de 150 pessoas, incluindo familiares, assistiram à inauguração de um monumento de granito nesta quinta-feira.

Uma placa de bronze traz os nomes das vítimas do acidente ocorrido em 16 de dezembro de 1960.

A colisão de um DC-8D da United Air Lines e um avião de hélice da TWA deixou um legado de segurança aérea.

O avião da United Air Lines destruiu pelo menos 10 edifícios, quando caiu no bairro Park Slope.

Looking north up Seventh, towards Sterling.



Looking east on Sterling, towards Seventh. The 1887 Lillian Ward Mansion (r.) emerged unscathed.



North side of Sterling, looking east towards Seventh. Note the distinctive fence (l.)



The wing tore a gash through 126 Sterling Place before crashing into the church across the street.

Seventh and Sterling, looking west


Seventh and Sterling, looking northeast


Seventh and Sterling, looking northwest


Miller Field on Staten Island.

O acidente foi o primeiro onde os investigadores se basearam amplamente em informações de caixas-pretas.Também, estimulou uma reforma do sistema de controle aéreo para evitar futuras tragédias.

NY1/ New York Times

Gol cogita ampliar a quantidade de voos sem escalas

A Gol cogita ampliar a quantidade de voos sem escalas ou conexões como forma de driblar o congestionamento nos aeroportos da cidade de São Paulo. De acordo com o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Jr, esse plano será posto em prática se o governo não investir na melhoria e ampliação de aeroportos nos próximos anos.

“Se os investimentos que estamos esperando não vierem e a demanda continuar crescendo, temos condições de oferecer voos diretos sem passar por São Paulo”. A ideia é “ligar” cidades que num raio de 200 quilômetros acumulem entre 800 mil e 1 milhão de habitantes. Segundo ele, atualmente cerca de 40% dos passageiros da Gol fazem escala.

A empresa também planeja aumentar a utilização das aeronaves no ano que vem, dentro do seu objetivo de aumentar a rentabilidade da operação e diminuir custos. Atualmente, os aviões da empresa voam , em média, 12,7 horas por dia. Em 2011, a meta é chegar a 14, caso seja necessário.

mundo aéreo

PR-AZR: Primeiro ATR 72-200 da Azul chega em Confins (Belo Horizonte)


Chegou ontem ao Aeroporto Tancredo Neves (CNF) o primeiro ATR 72-200 da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. A aeronave pousou às 18:48 em solo brasileiro, sendo recebida pela diretoria da Azul. A foto que registra este momento histórico para a Azul é de autoria de Marcos Junglas, fotógrafo aeronáutico (colaborador FLAP) e Tripulante Azul em CNF.

FOTO: MARCOS JUNGLAS (TRIPULANTE AZUL)
roberto caiafa

AERONAUTAS EM GREVE!!!

sna

Funcionamento do SNA em dezembro


O SNA informa aos associados, colaboradores e parceiros que no dia 17/12 (sexta-feira), o expediente será encerrado às 15h. Nos dias 24/12 e 31/12 não haverá expediente, devido aos feriados de Natal e Ano Novo.
sna

Mudança esperada no limite para estrangeiros vai abrir oportunidades no setor aéreo brasileiro


Com o Brasil preparando-se para aumentar o limite à participação estrangeira no capital das companhias aéreas de 20% para 49%, prepare-se para mais fusões e aumentos de capital nos próximos dois a três anos — e oportunidades para as aéreas estrangeiras entrarem no maior mercado da América Latina.
O crescimento econômico brasileiro e seu papel como sede da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 abre a pista para a decolagem das companhias aéreas.
Em outubro, o Brasil tinha 16 aéreas em operação. Duas — a TAM S.A. e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. — são dominantes, mas há pelo menos quatro outras empresas menores de porte significativo que podem precisar de capital ou sócios maiores, ou podem querer abrir o capital.

Os fundamentos econômicos são excelentes. No primeiro semestre, o tráfego doméstico cresceu 28%, em comparação com uma expansão mundial de 8%, segundo a corretora paulistana Coinvalores. No ano todo, a previsão é de que o aumento do tráfego doméstico fique em 20%, enquanto a expansão do PIB está projetada para 7,5%.

Para 2011, a previsão é de que o tráfego aéreo continuará forte, por causa do crescimento do PIB e de tarifas mais baixas, que estão estimulando uma demanda mais ampla.

Esse crescimento foi o ímpeto para a planejada união, anunciada em agosto, entre a TAM e a chilena LAN Airlines S.A. Juntas, as duas empresas vão ter posição dominante também no mercado sul-americano.

A TAM e a LAN são as companhias mais diretamente afetadas pela planejada mudança do Código da Aeronáutica, já que elas planejaram se unir sob uma única holding, a Latam Airlines Group S.A. O acordo, que espera aprovação das autoridades, foi estruturado para seguir o limite de 20% à propriedade estrangeira no Brasil, mas deve ser revisado assim que a nova lei for aprovada.

A TAM apoia a mudança na lei porque ela trará mais investimentos ao país, disse seu diretor-presidente, Marco Antonio Bologna, por e-mail.

O projeto de lei deve ser levado a votação nos próximos meses, segundo seu relator, o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Ele espera que comece a vigorar antes do fim do primeiro semestre de 2011.


A Gol, principal rival da TAM, deu sinais de que não planeja seguir os passos da TAM com uma fusão ou joint venture. A aérea é negociada em bolsa, mas controlada pela família de seu presidente, Constantino de Oliveira Jr. Diferentemente da TAM, que se voltou aos passageiros de negócios, a Gol é uma empresa de baixo custo. Ela expandiu sua marca ao adquirir a Varig em 2007, depois que esta passou por uma recuperação judicial.

"Mas isso não significa que uma rival não vai bater à porta deles", diz um analista do setor no Brasil.
As companhias aéreas americanas passaram por muitas dificuldades nos últimos anos, de modo que não estão provavelmente em condição de considerar grandes negócios no Brasil, segundo analistas. Mas houve especulação de que a British Airways estava de olho na LAN e na TAM. A British, contudo, informou que não está atualmente em discussões com nenhuma aérea. Ela afirma estar concentrada em sua fusão com a espanhola Iberia e a criação de sua nova holding, a International Airline Group, que afirma que pode ser um veículo para futura consolidação.

Além das duas maiores aéreas há outras que poderiam ser alvo de transações de algum tipo quando as restrições à participação estrangeira forem relaxadas.

"Podemos ver também interesse pelas regionais, já que o crescimento agrícola fortaleceu alguns pólos locais", diz Felipe Rocha, analista da Link Investimentos, de São Paulo.

Outro alvo pode ser a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, criada em 2008 por David Neeleman, o fundador da americana JetBlue Airways Corp., com financiamento de alguns dos investidores originais desta. Mas a empresa tem outros planos.
"A mudança na lei não significa nada para nós", diz Neeleman. "Estamos gerando caixa suficiente. Não estamos pensando nisso." Em vez de uma parceria com uma companhia maior, a Azul provavelmente preferiria abrir o capital. Por ser empresa nova, a Azul deve terminar 2010 com um crescimento em torno de 50%.
A Trip Linhas Aéreas, uma regional que atende a mais de 80 cidades, também poderia receber mais investimento de sua sócia americana, a SkyWest Inc., holding da SkyWest Airlines e da Atlantic Southeast Airlines.
O mercado não sabe o que esperar da Webjet, aérea de baixo custo criada em 2005 por executivos do setor financeiro. Depois de várias reestruturações, o controle pertence agora a um grupo chamado GJP Participações. A empresa esteve sob os holofotes recentemente por causa de uma série de cancelamentos de voos devido a questões de pessoal.

Com sua combinação de grandes e pequenas empresas, o setor aéreo brasileiro justifica estar no radar das aéreas de outros países, assim como dos que buscam um meio de investir no boom brasileiro.
wsj

Quais as chances de um raio derrubar um avião?"


O último registro feito de um raio ter de fato derrubado um avião foi em 1962, nos EUA, quando um Boeing 707 foi atingido, a descarga gerou uma faísca que incendiou o vapor de combustível em um dos tanques causando uma explosão que matou todos a bordo. De lá para cá houve vários avanços, e hoje em dia praticamente todos os aviões têm além de para-raios uma carcaça de alumínio que faz com que se um raio atinja o avião, a carga elétrica passe pela fuselagem e seja desviada para o ar. Pura Física. Isso já foi comprovado em vários estudos (Um avião de pesquisa da NASA já foi atingido 700 vezes em testes) e em voos reais tambem, como este video de um avião em Osaka (Japão) sendo atingido e voando lindo leve e solto como se nada tivesse acontecido. (Por mais assustador que isso pareça)

De novo, o risco é tão pequeno de acontecer alguma coisa que se um avião pousa em uma tempestade, você não pode sair do avião e ir para o aeroporto enquanto o tempo não melhora, por conta da proteção que o avião te dá.

gizmodo

AVIÃO DA CROATIA AIRLINES É ATINGIDO POR RAIOS DUAS VEZES NO MESMO DIA



Um avião da Croatia Airlines foi atingido por raios duas vezes durante o mesmo dia.

O avião do tipo Dash 8 Q400, primeiro foi atingido por um raio quando aterrava em Zadar, na costa do Adriático.

Os 31 passageiros a bordo do voo da capital Zagreb, pousaram em segurança em Zadar e os mecânicos verificaram a aeronave.

Encontraram tudo em ordem e o avião decolou em direção à cidade de Pula no mesmo dia. Em uma segunda tempestade o avião foi atingido novamente por um raio, desta vez, havia 19 passageiros a bordo.

O avião azarado conseguiu fazer uma segunda aterrissagem segura.

"Nós podíamos sentir cheiro de plástico ou borracha queimados", disse um passageiro ao site de notícias i press
ifr online

vídeo do YouTube mostra pára-quedista saltando da ponte para evitar a prisão


Aumento dos preços das aeronaves Boeing

Boeing 787 assembly line, Everett, WA.

Linha de montagem da Boeing 787, Everett, WA.

Um relatório de negócios nacionais, diz que a Boeing elevou os preços de suas aeronaves em 5,2 por cento, primeiro aumento da empresa em dois anos.

Segundo o relatório, a Boeing diz que os custos estão mais elevados devido aos salários, bens e serviços que estão por trás do aumento dos preços.
A Boeing já registrou em seu site
a lista dos preços de suas aeronaves.


Avião da FedEx pega fogo na pista

A tripulação do avião da FedEx tomou um susto no Aeroporto Internacional de Indianápolis ontem pela manhã. O avião se preparava para a decolagem, quando um dos motores pegou fogo na pista.

FedEx avião pega fogo na pista
Os bombeiros disseram que viram sinais de fumaça que saíam do motor. Felizmente, ninguém ficou ferido.
O avião foi rebocado de volta para o hub da FedEx.

Fox59

Pantanal inaugura voos regulares


O Aeroporto Internacional de Cabo Frio passa a receber, a partir desta sexta-feira (17/12), três voos semanais da Pantanal Linhas Aéreas, ligando o balneário da Região dos Lagos fluminense à Zona da Mata mineira.

Os voos serão realizados às sextas, sábados e domingos com o turboélice ATR-42, com capacidade para 45 passageiros. Uma das freqüências semanais da Pantanal sairá de Cabo Frio e fará conexão em Guarulhos/SP, antes de seguir para Juiz de Fora. O tempo estimado da viagem entre Juiz de Fora e Cabo Frio é de 50 minutos.

As passagens para a nova rota já estão disponíveis para venda no site da companhia aérea (www.voepantanal.com.br).

Além de Pantanal, TAM e Trip já realizam voos semanais ligando Cabo Frio ao Rio de Janeiro e a Belo Horizonte, respectivamente. Nesta temporada de verão também estão previstos mais de 180 voos sazonais de companhias estrangeiras, como Lan, Andes e Pluna.

Com isso, durante a alta temporada, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio deve receber o dobro de passageiros registrado no verão passado. A estimativa é que, em média, cerca de 600 pessoas cheguem ao Aeroporto todos os dias. No total, serão 30 mil passageiros circulando pelo aeroporto nesta alta temporada, um aumento de 30% em relação ao fluxo do verão 2009/2010.

O Aeroporto de Cabo Frio tornou-se uma importante base de importação para a indústria petrolífera de Campos, graças à sua localização estratégica e às suas grandes áreas de alfândega e armazenamento. É o único aeroporto público brasileiro administrado pela iniciativa privada com voos internacionais regulares de carga e de passageiros. Com os novos voos de passageiros, agora passa a ter também grande importância para o turismo da região.

O Aeroporto conta com um pátio para aeronaves de 30.400 metros quadrados, além de 60 mil metros quadrados de área alfandegada e um galpão coberto de 16 mil metros quadrados. Sua pista tem 2.560 metros de comprimento por 45 metros de largura - maior do que a do Santos Dumont e a de Congonhas. O Aeroporto está estrategicamente localizado a apenas 60 Km de Macaé, onde se concentra a indústria do petróleo; e a 140 Km do Rio, 550 Km de São Paulo, 530 Km de Belo Horizonte e 400 Km de Vitória. (fotos no site www.aeroportocabofrio.com.br).
monitor mercantil

Passageiro reclama da redução da quantidade de batatas fritas no lanche da Gol Linhas Aéreas

Depois da barrinha de cereais, uma nova opção de lanche do passageiro da Gol Linhas Aéreas é um pacote de batatas fritas com redução de quantidade. Um leitor do SRZD reclamou do produto que tem na embalagem um destaque "com redução de 20g para 18g (diminuição de 2g, ou seja, 10%)."

A empresa, por meio da assessoria de imprensa, justificou ao SRZD que quando eles começaram a distribuir a batata fria o pacote já estava com tamanho menor. Segundo a Gol, este produto é entregue aos passageiros há cerca de dois meses.

Ainda de acordo com a companhia, o fabricante do produto escolheu adotar o aviso sobre a redução da quantidade de batata frita por uma questão de transparência para seus consumidores.

O leitor do SRZD que enviou a embalagem para nossa equipe classificou como "bizarra" a transparência alegada.

srzd

Aéreas buscam opções, sem temer "apagão"


SÃO PAULO - Apesar do temor de um apagão aéreo no período de férias no Brasil, com os anúncios de paralisação dos aeroviários antes do Natal, as empresas do setor de aviação doméstica têm encontrado meios de aumentar suas parcelas no mercado. Elas buscam alternativas para aumentar a renda e não perder o consumidor na guerra da precificação das passagens.

A TAM, por exemplo, começou a liberar o uso de telefones celulares durante alguns de seus voos. Além disso, está dando especial atenção à venda de produtos de grife e oferecidos nos free shops, que são comprados com cartão de crédito, em voos internacionais.

A concorrente Gol Linhas Aéreas tem ampliado a venda de alimentos quentes, com cardápio, com o intuito de oferecer - ao adotar o corte de custos a bordo - um preço mais barato de tarifa. Outra iniciativa tomada pela Gol é aumentar parcerias de compartilhamento de voos e de rotas. A guerra pelo consumidor não para por aí: a oferta de destinos também é ampliada, mesmo diante da crise gerada pelos atrasos de vôo e pela maior demanda que se verifica no Brasil devido ao aumento da renda da população de classe média. É o caso da Webjet, que pertence ao grupo CVC - outra empresa que também aposta no crescimento do setor e que transportou cerca de 9 milhões de passageiros, o que significa um crescimento de 90% se comparado aos dados de 2009, e acrescentou três novos destinos - Ribeirão Preto (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Navegantes (SC). A Webjet diz ter fôlego para mais.

"Em 2011 nossa meta é atingir a marca dos 10 milhões de passageiros transportados e, dentro desta perspectiva, devemos anunciar outros destinos e incorporar à nossa frota mais três aeronaves", explica o presidente da empresa, Fábio Godinho.

Além disso, a empresa acredita que por meio de parcerias estratégicas é possível oferecer mais vantagens a seus passageiros, como, por exemplo, as firmadas com os bancos, "que têm sido im portantes no acesso a crédito para a emergente classe C", afirma Godinho.

Hoje, a Webjet possui uma frota de 23 aeronaves Boeing 731-300 e conta com uma taxa de ocupação anual média de 77%. Atuando com uma equipe de 1.600 colaboradores, a empresa tem como objetivo reduzir cada vez mais os preços das passagens. "Para conseguir isso o segredo é a eficiência e um padrão de qualidade alto em nosso atendimento", justifica o presidente.

Em terceiro lugar hoje no ranking do setor, a Azul Linhas Aéreas segue a mesma linha e também prevê um futuro otimista. Em 2010, a Azul inaugurou 12 destinos, entre os quais está Ilhéus, na Bahia. Com dois anos de operação, a empresa é a 3ª maior companhia em fluxo de clientes, fechando este ano com 28 destinos, 27 aeronaves e mais de seis milhões de clientes.

Os números são o dobro do que a companhia apresentava em 2009, quando operava com 16 destinos, 14 aeronaves e dois milhões de clientes. "Hoje, temos uma frota de 26 aeronaves Embraer que realiza cerca de 200 voos diários. Em 2011, a Azul receberá mais 12 E-Jets e os primeiros ATRs", adianta o presidente da Azul, Pedro Janot.

Crescimento

O aquecimento do setor aéreo, seja em voos domésticos, seja em internacionais, aliado ao aumento de rotas, tem demonstrado, cada vez mais, que existe no País uma demanda crescente neste setor. Para se ter uma ideia, no mês de novembro deste ano o crescimento foi de 19,18%, se comparado a dados do mesmo período do ano passado, conforme demonstrou uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Para dar conta da oferta deste segmento, as companhias traçam estratégias e ampliam suas operações. A TAM, por exemplo, criou este ano 169 novas etapas de voo, ampliou frequências, como a de São Paulo (SP) a Porto Alegre (RS), e inaugurou voos para Londres e Frankfurt a partir do Rio de Janeiro.

Neste mês, a companhia iniciou dois novos voos para Miami a partir de Belo Horizonte (MG) e de Brasília (DF), e neste dia 19 começa a voar para Bogotá. Segundo a empresa, a ascensão da nova classe média mudou o perfil do passageiro de avião no País. "Hoje, 68% viajam a negócios, e 32%, a lazer. Dentro de três a cinco anos, acreditamos que isso mudará: cerca de 60% será a negócios, e 40%, a lazer", informou a empresa.

A companhia, que hoje conta com uma frota de 151 aeronaves, pretende chegar ao fim de 2011 com 158 aviões, e para 2014 a expectativa é de que opere com 168 aeronaves. Além disso, a TAM aposta em parcerias, tendo lançado em agosto o novo projeto de varejo, que inclui venda de passagens nas Casas Bahia, entre outras ações que visam a incentivar o uso do transporte aéreo.

A Gol Linhas Aéreas também está otimista, já que registrou taxas de ocupação positivas com percentuais acima dos registrados no ano passado. Para a vice-presidente de Mercado da Gol, Claudia Pagnano, o fortalecimento da economia contribuiu para o crescimento da classe média brasileira, mas ainda há muito espaço. "Pelo menos 100 milhões de pessoas já têm condições de voar, mas não o fazem. Hoje, no Brasil, a penetração em voos per capita ainda é muito baixa", diz.

Para atender esta demanda a companhia, hoje, oferece mais de 900 voos diários a 64 destinos no País, bem como atua em 13 mercados internacionais na América Latina e no Caribe. Ao todo, as aeronaves da frota operacional são 112, e os colaboradores, mais de 18.600. Outra ferramenta utilizada pela empresa para melhorar os benefícios são as parcerias que tem firmado. A estratégia se baseia em acordos de codeshare (compartilhamento de voo) e programas de milhagem.

"A Gol possui cinco acordos que contemplam a integração do Smiles com os programas de milhagem das companhias aéreas parceiras: American Airlines, Delta Air Lines, Air France-KLM, Iberia e Aeromexico", diz Pagnano. De olho na ampliação de seus negócios, a empresa, que adianta estar avaliando novas oportunidades, lançou, este ano, operações em importantes destinos domésticos e internacionais, passando a voar para Bauru (SP) e Montes Claros (MG). Com a marca Varig, iniciou destinos no Caribe (Bridgetown e St. Maarten) e aumentou a oferta para regiões como Oranjestad (Aruba) e Punta Cana, (República Dominicana).
dci

TAAG sem aviões para longo curso por avarias, vive período mais dificil da sua história


A transportadora aérea angolana, TAAG, tem os quatro aviões normalmente utilizados nos voos intercontinentais parados por avarias, incluindo o Boeing 777-200 ER que foi obrigado a aterrar de emergência em Lisboa na segunda-feira.

A informação foi adiantada em Luanda por Rui Carreira, administrador da companhia, que considerou ser este o período "mais difícil" da sua história, estando neste momento a realizar contactos com outras operadoras para o aluguer de aparelhos de substituição.

Este cenário surge cerca de um ano após a União Europeia ter permitido o regresso dos aviões da TAAG, embora parcialmente, ao espaço aéreo europeu, que estava vedado por razões de segurança, desde 2007, ano em que a companhia foi colocada na lista negra.

epa

Mau tempo e erro humano causaram queda de avião em Cuba--governo

Mau tempo e erro humano causaram queda de avião em Cuba--governo


HAVANA (Reuters) - O mau tempo e um erro do piloto causaram a queda de um avião de passageiros da Cuban Aero Caribbean em 4 de novembro, no qual as 68 pessoas a bordo morreram, disse o governo cubano nesta quinta-feira.

Investigadores apontaram que 'condições meteorológicas extremas' levaram a um congelamento 'rigoroso' no avião que, 'combinado com erros da tripulação ao lidar com a situação, causou o acidente', disse o Instituto de Aeronáutica Civil em comunicado.

O órgão disse que o avião, um ATR 72-212, construído pela ATR, uma joint venture da europeia EADS e o grupo italiano Finmeccanica, estava em boas condições e funcionando devidamente antes de cair na região central de Cuba.

No dia do acidente, Cuba tinha uma frente fria vindo do norte enquanto um furacão estava na parte leste da ilha.

A combinação de ar frio e uma umidade muito alta causada pela tempestade criou condições para o congelamento incomum, disseram especialistas de aviação à Reuters.

A maioria dos aviões que voava naquele dia optou por altitudes menos elevadas para evitar o congelamento, disseram.

As vítimas incluíam 28 estrangeiros de 10 países.

O acidente foi o pior em Cuba desde 3 de setembro de 1989, quando um avião Ilyushin-62M, de fabricação soviética, caiu após decolar do aeroporto de Havana, matando todas as 126 pessoas a bordo.

msn

Infraero anuncia R$ 742 mi para Viracopos, mas aéreas criticam aeroporto


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, deve receber investimentos de R$ 742 milhões até 2015. Os valores seriam viabilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A informação é da superintendente da Infraero em Viracopos, Lilian Ratto Neves, que participou de um evento em comemoração dos 10 anos do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, nesta quinta-feira (16), em Campinas.

Os investimentos serão, segundo a Infraero, para um novo terminal de passageiros e para adequação do atual, além de aumento do pátio de aviões e da construção da segunda pista de pousos e decolagens.
Durante o evento, representantes de companhias aéreas fizeram duras críticas ao aeroporto de Campinas, que voltou a receber voos internacionais em julho, com partidas para Portugal. Na próxima semana, começam voos para o Uruguai.

Projetado para receber um milhão de passageiros ao ano, o terminal deve fechar 2010 com 5 milhões de passageiros. Até outubro foram 4,4 milhões, de acordo com dados da Infraero.

Gargalo
As principais críticas das companhias aéreas focam a infraestrutrua do terminal e a burocracia brasileira para a aprovação de novos voos, que envolvem muitos órgãos federais.

Mário Carvalho, diretor da TAP para o Brasil, disse que a empresa portuguesa planeja aumentar os voos partindo de Campinas para diários, ao invés de três vezes por semana. “O ideal seriam voos diários, mas pelas restrições do aeroporto, talvez não seja possível”, afirmou.

Hoje, os voos da TAP que partem de Campinas têm 90% de ocupação, segundo a empresa, mas se as partidas fossem diárias, esse índice ficaria em torno de 80%, segundo o diretor da empresa no Brasil.
Para a TAP, faltam mais pontos de check-in (procedimento de embarque com checagens de documentos e bagagens), um free-shopp (lojas de produtos importados com isenção de impostos) e restaurantes.
Roberto de Oliveira, representante da Pluna, empresa que opera voos para o Uruguai, a partir do dia 20, reclamou do horário que os aviões vão partir. “Por causa do gargalo, vamos operar a noite, mas não é o ideal”, disse ele.

Questionada sobre as críticas das empresas aéreas, a superintendente da Infraero disse que é “bom” ouvir os clientes. Lilian Neves disse que para 2011 algumas mudanças vão amenizar os problemas do Aeroporto de Viracopos. Vinte e três novas posições de ckeck-in vão ser viabilizadas para os passageiros, além de mais vagas de estacionamento para os passageiros. Também será construído um Módulo Operacional (MOP) que dará mais conforto aos passageiros. O MOP terá toda estrutura de uma sala de embarque e desembarque.

Obras Guarulhos
A pista de decolagens do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, deve ser interditada nos próximos meses para reforma. E o Aeroporto Internacional de Viracopos pode receber voos que partiriam da Grande São Paulo.

A superintendente da Infraero, Lilian Ratto Neves, disse que estudos sobre este assunto estão sendo feitos para saber se o terminal de Campinas comporta voos direcionados de Guarulhos.
eptv

Saiba como agir em caso de incidentes nos aeroportos


As férias de final de ano estão aí e, com elas, chegam também as viagens. A partir desta sexta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dá início a “Operação Fim de Ano”, na qual companhias aéreas, Infraero e a própria agência reguladora se comprometem a adotar medidas a fim de evitar transtornos nos aeroportos, que devem ficar ainda mais lotados.

A estimativa da Anac é que pelo menos 14 milhões de pessoas viagem de avião em dezembro. Destas, 8 milhões devem se concentrar apenas entre o Natal e ano-novo .

A infraestrutura dos aeroportos segue igual, enquanto o número de passageiros neste mês deve ser superior ao de dezembro de 2009 em pelo menos 2,5 milhões. Para alguns especialistas, como o ex-diretor da Anac Allemander Pereira, este número está subestimado e deve ser ainda maior. Ele considera que 16 milhões de usuários devem passar pelos aeroportos em dezembro. Historicamente, o mês tem um número de passageiros cerca de 11% maior que a média anual.

Em caso de incidentes nos aeroportos, o iG preparou um guia com informações sobre os direitos dos passageiros e o que eles devem fazer quando se sentirem lesados. Além disso, saiba o esquema de final de ano adotado pelas companhias áreas, pela Anac e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Foto: Agência Brasil

Empresas e órgãos se comprometem a adotar medidas para evitar transtornos e atrasos aos passageiros

Medidas prometidas/ adotadas pela Anac, Infraero e companhias aéreas

-Proibição da prática de overbooking (venda de passagens além da oferta de voos)

- Proibição de férias ou recessos para gerentes de companhias aéreas no período de 15 a 31 de dezembro de 2010

- Manutenção do limite de 45 movimentos/horas no aeroporto de Guarulhos, para evitar sobrecarga e atrasos

- Disponibilização de 17 aeronaves extras no período, com a seguinte divisão por empresa: TAM (5), Gol (4), Trip (4), Webjet (2) e Aviana (1) e Azul (1)

- Reforço da fiscalização com 120 diretores e inspetores da Anac divididos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES), Manaus (AM)

- Compra pela Infraero de 54 ônibus, 30 microônibus, 100 veículos operacionais, 29 ambulâncias e 13 mil carrinhos de bagagens

- Contratação pela Infraero de 922 novos funcionários para operação, manutenção e navegação aérea

Direitos dos passageiros resguardados pela Anac

- Reacomodação imediata no caso de cancelamento ou preterição (caso de troca de aeronave, em que falta lugar, ou overbooking)

- Reacomodação no próximo voo da companhia aérea contratada ou de outra empresa no caso de atraso, sendo que os passageiros que aguardam reacomodação têm preferência

- Direito à informação sobre os motivos de atraso, cancelamento ou preterição. Inclusive o passageiro pode solicitar isso por escrito da companhia área. É um documento que deve ser guardado e, posteriormente, pode ser usado em eventuais pedidos de indenização

- Reembolso integral do valor da passagem caso desista da viagem por cancelamento ou atraso superior a 4h

Obrigação de assistência a partir do horário previsto para o voo

Após 1h: Facilidade de comunicação, como uso de telefone e internet;

Após 2h: Fornecimento de alimentação adequada ao tempo de espera (voucher, lanche, bebidas);

Após 4h: Acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias para aguardar pela reacomodação) ou hospedagem em hotel, além de transporte do aeroporto ao local de acomodação

Como agir quando se sentir lesado

Segundo a Anac, quando o passageiro se sentir prejudicado pela companhia aérea - seja por atrasos, cancelamento, falta de informação, extravio de bagagem ou quaisquer outros problemas - o primeiro passo é procurar a própria empresa no aeroporto para tentar solucionar o problema.

Nos aeroportos Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Cumbica, em São Paulo, e Juscelino Kubitschek, em Brasília, os usuários têm a possibilidade de procurar o juizado especial, instalado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eles funcionam desde o dia 23 de julho de 2010 e cada um conta com uma equipe de funcionários e conciliadores, sob a supervisão de um juiz.

O atendimento é gratuito e se destina a solucionar questões que envolvam até 20 salários mínimos e tenham ocorridos em até 24h. O passageiro procura o juizado, que imediatamente chama um representante da companhia aérea para negociar o problema.

De acordo com os últimos dados disponíveis pelo CNJ, de outubro, os cinco juizados receberam 3.484 reclamações relacionadas ao transporte aéreo. Dessas, 32,8% foram solucionadas de imediato. Outras 3.475 pessoas recorreram aos órgãos em busca de informações sobre o direito dos passageiros.

Localização e horário de funcionamento dos juizados

Congonhas (SP)

Posto funciona de segunda a sexta-feira das 11h às 19h; sábados, domingos e feriados das 14h às 17h. Está localizado no mezanino do saguão principal do aeroporto, ao lado do posto dos Correios.

Guarulhos (SP)

Posto funciona de segunda a sexta-feira das 11h às 22h; sábados, domingos e feriados das 15h às 22h. Está localizado no Terminal 1, Asa 'B', no corredor, atrás dos balcões de check-in das empresas aéreas e ao lado do posto médico.

Distrito Federal

Posto funciona 24h, diariamente, e está localizado próximo aos estandes de venda de passagens aéreas no 1º andar.

Galeão (RJ)

Posto funciona 24h, diariamente, e está localizado no 2º andar do Terminal de Passageiros 1, no setor de embarque internacional B.

Santos Dumont (RJ)

Posto funciona todos os dias das 6h às 22h, no salão de embarque.

Telefones das companhias Aéreas para o caso de dúvidas, problemas ou solicitações

Gol: 0800 704 0465

TAM: capitais 4002 5700/ outras localidades 0800 570 5700 / deficientes auditivos 0800 555 500

Webjet: 0800 723 1234 / Deficientes auditivos: 0800 723 1122

Trip: 0800 722 8747 / Deficientes auditivos: 0800 722 8488

Avianca: 0800 286 6543 / Deficientes auditivos: 0800 286 5445

Azul : 0800 884 4040 / central de relacionamento: 4003 1118 / Deficiente auditivo 0800 881 0500

Próximos passos

Caso o problema não seja resolvido diretamente com a empresa ou nos juizados, o cliente deve fazer uma reclamação formal à Anac, que ser realizada por meio do site, do número 0800 725 4445 ou ainda presencialmente nos postos de atendimento localizados no aeroporto de Guarulhos (SP) e Brasília (DF).

A agência abrirá um processo administrativo que poderá resultar em autuação e multa à companhia área. Ao mesmo tempo, pode-se procurar um órgão de defesa do consumidor, como o Procon e, nos casos mais graves, entrar com um processo na Vara de Direito Civil por reparação de danos e indenização.

último segundo

Anac vai se reunir com companhias aéreas para evitar greve no Natal


Para evitar a greve dos aeroviários e aeronautas, prevista para começar no dia 23, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai se reunir com representantes das companhias aéreas e acompanhar as negociações entre empresas e funcionários. A determinação foi feita nesta quinta-feira pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, após reunião com a presidente da Anac, Solange Vieira.

Segundo o ministro, foi reforçado o plano de contingência para as operações de fim de ano com órgãos do setor de aviação civil anunciado no início do mês.

— Determinei à Anac redobrar o plano de contingência e vamos tomar algumas providências que estão sendo analisadas pelo setor jurídico para assegurar que não haja dificuldades. Estamos tomando todas as medidas para evitar incômodo aos nossos passageiros no final do ano — disse Jobim.
zero hora

Passageiros se recusam a descer de aeronave por descaso de empresa aérea

Divulgação/Infraero

Aeroporto de Salvador passou por reformas entre 0h e 3h desta quinta


Parte dos passageiros do voo 1714 da Gol que partiu nesta quarta-feira (15) de Brasília com escala em Salvador só desembarcaram da aeronave depois que a Polícia Federal apareceu. Isso se deu porque ao invés da capital baiana, os passageiros acabaram indo direto para Aracaju (SE), destino final da viagem. Como protesto pela falta de informações sobre o que estava acontecendo, parte dos clientes da companhia aérea se recusaram a descer do avião.

Segundo o comerciante Rinaldo Siqueira Campos, 53 anos, a empresa não deu satisfações sobre o que estava acontecendo. Alguns dos passageiros ligaram para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e constataram que o aeroporto de Salvador estava operando normalmente, o que acabou gerando protestos.

De acordo com ele, a tripulação apenas pedia para os passageiros desembarcassem. A defensora pública geral do Estado da Bahia, Tereza Cristina Almeida Ferreira, era uma das passageiras e descreve que a empresa não colocou à frente dos passageiros nenhum porta-voz da empresa.

– Eram só meninos muito novos, que não sabiam o que responder. Eu nunca vi tanta falta de respeito.

Somente com a intervenção da Polícia Federal que surgiram informações sobre o que houve – o aeroporto de Salvador tinha uma manutenção programada na pista entre a 0h e 3h desta quinta-feira (16), informação confirmada posteriormente pela empresa aérea. Os passageiros desembarcaram depois que uma gerente da Gol se comprometeu em colocar os passageiros em um voo às 4h20.

Um policial civil, que em razão de seu trabalho prefere não ter seu nome divulgado, conta que a empresa área além de não dar informações, forneceu apenas um ticket de refeição de R$ 15.

– Valor irrisório em se tratando de um aeroporto.

Ao invés de chegar na capital baiana às 22h35 (horário local) de quarta-feira como previsto no ato da compra da passagem, os passageiros desembarcaram somente às 6h30 desta quinta-feira.

Alguns passageiros disseram estar reunindo toda a documentação para tomar medidas judiciais cabíveis contra a empresa.

A Gol disse que atendeu os passageiros de acordo com as regras da Anac. Texto enviado pela assessoria de imprensa da companhia afirma que houve um atraso inesperado em Brasília, o que, em razão das obras no aeroporto de Salvador, forçou a aeronave a ir direto para Aracaju. A nota ainda diz que a empresa "lamenta pelo desconforto".

Atrasos

Balanço divulgado pela Infraero aponta que os aeroportos brasileiros registram 24,2% de atrasos em voos domésticos até as 17h desta quinta-feira. Neste horário, a pior situação era a do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com 45,1% de voos atrasados desde a 0h. Em Congonhas, o atraso é de 15,7%, e 8,4% dos voos haviam sido cancelados.
r7

Promessa de caos nos aeroportos


O fim de ano promete ser de caos nos aeroportos brasileiros. Aeroviários e aeronautas de todo o País confirmaram greve em nova assembleia geral na tarde de ontem no Rio de Janeiro. A paralisação terá início no próximo dia 23, antevéspera de Natal. Os trabalhadores rejeitaram a proposta das companhias aéreas de reajuste salarial pelo INPC, de 6,08%, e reivindicam aumento de 15% para tripulantes e 13% para profissionais que atuam em solo.

“A decisão foi unânime e já estamos organizando a greve. O tempo de paralisação, os horário e os locais de concentração, no entanto, não serão divulgados para não prejudicar nossas ações”, declarou a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários e também secretária-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Selma Balbino.

“Não será a Polícia Federal nem a Infraero que irá nos impedir”, completou.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, a decisão é consequência direta da radicalização das empresas em não apresentar uma contra-proposta. “Eles achavam que iríamos ficar de braços cruzados diante da situação?”, questionou Fochesato, que acha que o apagão aéreo já se instalou e as companhias querem jogar a culpa nos trabalhadores.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), no entanto, afirmou que não acredita na possibilidade de greve, já que as empresas estão comprometidas com os clientes para este fim de ano, e que os pilotos não vão parar. A instituição alega ainda que os maiores prejudicados serão os passageiros.

Segundo o Snea, os próximos salários de aeronautas e aeroviários, que deverão ser pagos no dia 20 de dezembro, bem como o 13º salários, já serão pagos com a correção de 6,08%, referente ao INPC acumulado em 12 meses. O sindicato declarou também que irá se reunir para fazer uma avaliação do caso.

“As autoridades deveriam também pressionar os patrões. Além dos reajustes, queremos melhores condições de trabalho, pois tudo isso envolve a segurança dos voos”, afirmou o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco, Luis Pedro de Lucena, que também não repassou detalhes sobre o cronograma da greve no Estado.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garantiu que as seis maiores companhias aéreas brasileiras – TAM/Pantanal, Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip –, a Infraero, a Polícia Federal, a Receita Federal e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica, já se comprometeram desde o mês passado “a tomar medidas visando o bom funcionamento do setor e o atendimento aos passageiros durante o período de fim de ano de 2010”.

Jornal do Commercio