PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Promessa de caos nos aeroportos


O fim de ano promete ser de caos nos aeroportos brasileiros. Aeroviários e aeronautas de todo o País confirmaram greve em nova assembleia geral na tarde de ontem no Rio de Janeiro. A paralisação terá início no próximo dia 23, antevéspera de Natal. Os trabalhadores rejeitaram a proposta das companhias aéreas de reajuste salarial pelo INPC, de 6,08%, e reivindicam aumento de 15% para tripulantes e 13% para profissionais que atuam em solo.

“A decisão foi unânime e já estamos organizando a greve. O tempo de paralisação, os horário e os locais de concentração, no entanto, não serão divulgados para não prejudicar nossas ações”, declarou a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários e também secretária-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Selma Balbino.

“Não será a Polícia Federal nem a Infraero que irá nos impedir”, completou.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, a decisão é consequência direta da radicalização das empresas em não apresentar uma contra-proposta. “Eles achavam que iríamos ficar de braços cruzados diante da situação?”, questionou Fochesato, que acha que o apagão aéreo já se instalou e as companhias querem jogar a culpa nos trabalhadores.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), no entanto, afirmou que não acredita na possibilidade de greve, já que as empresas estão comprometidas com os clientes para este fim de ano, e que os pilotos não vão parar. A instituição alega ainda que os maiores prejudicados serão os passageiros.

Segundo o Snea, os próximos salários de aeronautas e aeroviários, que deverão ser pagos no dia 20 de dezembro, bem como o 13º salários, já serão pagos com a correção de 6,08%, referente ao INPC acumulado em 12 meses. O sindicato declarou também que irá se reunir para fazer uma avaliação do caso.

“As autoridades deveriam também pressionar os patrões. Além dos reajustes, queremos melhores condições de trabalho, pois tudo isso envolve a segurança dos voos”, afirmou o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco, Luis Pedro de Lucena, que também não repassou detalhes sobre o cronograma da greve no Estado.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garantiu que as seis maiores companhias aéreas brasileiras – TAM/Pantanal, Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip –, a Infraero, a Polícia Federal, a Receita Federal e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica, já se comprometeram desde o mês passado “a tomar medidas visando o bom funcionamento do setor e o atendimento aos passageiros durante o período de fim de ano de 2010”.

Jornal do Commercio

Nenhum comentário: