PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Conte deixa a Iberia

O presidente da Iberia e chefe executivo, Fernando Conte pediu demissão e será substituido por Antonio Vazquez Romero.

Conte.JPGA decisão teria sido por razões pessoais e deixa a companhia com a sensação de dever cumprido.

Voos no Santos Dumont crescem 19% em abril e maio


A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, informou há pouco que, nos meses de abril e maio, houve um aumento de 19% nos pousos e decolagens no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na comparação com o mesmo bimestre de 2008. Segundo ela, isso foi reflexo da decisão da Agência de reabrir o aeroporto para os voos domésticos - e não apenas a ponte aérea. A decisão não retirou passageiros do Aeroporto Galeão, como o governo do Estado do Rio de Janeiro chegou a cogitar.

Ainda de acordo com Solange, neste mesmo período de comparação o Galeão teve aumento de 4% nos voos. "Isso também trouxe um maior número de passageiros para o Estado do Rio de Janeiro", disse a presidente da Anac, durante audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado.

Segundo Solange, a agência está estudando os reflexos, no Brasil, de uma "política de céus abertos". Ela explicou que, nesse tipo de política, praticada hoje pelos Estados Unidos com a Europa, há liberdade em ambos os lados quanto ao número de voos, que podem ser operados pelas respectivas companhias aéreas. Segundo ela, a decisão se o Brasil vai adotar a política depende do governo. "Cabe à Anac apenas elaborar estudos, porque essa tem que ser uma decisão de governo", afirmou Solange.
AE

ATO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO


O Sindicato Nacional dos Aeroportuários, que representa os trabalhadores da Infraero, (Sina), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), a CNTT e demais sindicatos promovem hoje, no Aeroporto Internacional de Brasília um ato em defesa da soberania nacional e da Infraero.

O objetivo da atividade é manifestar repúdio a qualquer medida que possa conceder os aeroportos brasileiros para a iniciativa privada. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, já manifestaram a ideia de passar a concessão dos aeroportos Galeão, no Rio de Janeiro, e o de Campinas, em São Paulo, para a iniciativa privada.

Aeroportos no Brasil

Virgin Blue Em Code Share com a Delta


A Companhia aérea australiana Virgin Blue tem planos de criar um code-share com a Delta Air Lines E.U. para permitir que as duas empresas sejão mais competitivas nas rotas entre os E.U., Austrália e noPacífico Sul.

Reuters


Gol busca parceiros para suprir voos fora da América do Sul


A companhia aérea Gol deu mais indicações nesta quarta-feira de que pretende manter suas operações centradas no Brasil e na América do Sul, optando por fechar parcerias para garantir que seus clientes cheguem a destinos mais afastados como Estados Unidos e Europa.

De acordo com o vice-presidente de Planejamento e Tecnologia da Informação da Gol, Wilson Maciel Ramos, os acordos de compartilhamento de voos exigem, basicamente, investimentos nos sistemas de informação. Cada parceria demanda um aporte em tecnologia de 60 mil a 200 mil dólares pela Gol, segundo ele.

Além da American Airlines, cujos voos compartilhados devem ter início entre novembro e dezembro, a Gol possui desde 2005 um acordo de code-share com a Copa Airlines, do Panamá, para voos na América Central.

Em abril deste ano, foi assinado um acordo com a Air France-KLM nos moldes do fechado com a American Airlines. Segundo Constantino, os voos compartilhados com a Air France começam no próximo dia 15.

Conforme o presidente da Gol, há conversas para outras parcerias de code-share com empresas aéreas do Oriente Médio e da Ásia. "Temos negociações bastante avançadas e provavelmente teremos algo mais até o final do ano", disse, sem dar detalhes.
O Estadão

British Airways escolhe Embraer para voos regionais



A British Airways completou uma semana de ensaios com o Embraer 190, do qual encomendou cinco unidades para os voos da BA City Flyer a partir do aeroporto de London City. Os aviões entram em operação em Março de 2010, e juntam-se a uma encomenda de seis Embraer 170 que começam a voar já em Outubro deste ano. Com 98 lugares, o Embraer 190, a voar desde 2004, é um dos mais recentes modelos da construtora aeronáutica brasileira. Da mesma família de aeronaves, o 170, de 70 lugares, este já certificado para operação no aeroporto de London City, no centro financeiro da capital inglesa. A preços de tabela, o valor total da encomenda de onze unidades é de 376 milhões de dólares (cerca de 271milhões de euros), havendo opção para mais três aviões.

Os novos Embraer vão substituir uma frota de dez aparelhos Avro RJ 100 e dois RJ 85 da BA City Flyer, companhia regional da British Airways. A BA destaca que os novos aviões vão permitir reduzir significativamente as emissões de carbono, além de melhor qualidade.

Japão flagra 4 fraudadores de sistema biométrico de identificação em aeroporto


Funcionários da imigração do aeroporto internacional de Narita, em Tóquio, revelaram que desde janeiro de 2009 quatro pessoas tentaram entrar ilegalmente no Japão burlando o sistema biométrico de identificação.

Oficial da Imigração do Aeroporto Internacional de Narita demonstra o sistema de identificação biométrica para a mídia em novembro de 2007.

Os infratores alteraram cirurgicamente suas impressões digitais originais. O objetivo era enganar o sistema de autenticação do aeroporto, baseado em impressões digitais e projetado para detectar estrangeiros com histórico de deportação do Japão.

As quatro pessoas foram flagradas porque suas cirurgias tinham imperfeições e acionaram um alarme nos escâners de dedos no balcão da imigração. Isso levou as autoridades a buscar reconhecimento facial, comparando os dados datiloscópicos com as fotos dos suspeitos.

Autoridades japonesas aumentaram o rigor dos procedimentos de entrada logo no início do ano após o relato do primeiro caso de tentativa de entrada ilegal burlando sistema similar no aeroporto de Aomori, em 2008. Na ocasião, uma mulher que havia sido anteriormente deportada por estar com seu visto vencido conseguira entrar no país usando uma fita adesiva especial em seus dedos.

Os quatro suspeitos barrados em Narita foram presos e revelaram aos investigadores que suas impressões digitais foram alteradas por cirurgias realizadas na China, onde cada um pagou o equivalente a US$ 734 aos cirurgiões. As autoridades suspeitam do envolvimento de grupos organizados chineses de tráfico de imigrantes ilegais.

O sistema de identificação biométrica foi introduzido no Japão em novembro de 2007 como parte de medidas antiterrorismo instauradas após a revisão da lei de imigração daquele país, que exige que se fotografe o rosto e grave as impressões digitais de estrangeiros maiores de 16 anos para confrontação com um banco de dados de deportados e procurados pela polícia.

Desástres Aéreos

Embraer divulga nota sobre desqualificação na Argélia




A respeito das notícias recentes envolvendo a Embraer e a Tassili Airlines, da Argélia, a Empresa tem a esclarecer o seguinte:

  • A informação de que a Embraer teria sido selecionada para o fornecimento de três aeronaves EMBRAER 190, compreendendo materiais e serviços associados, foi divulgada na Argélia, no dia 6 de julho, pela Comissão Avaliadora da Concorrência Pública Internacional da Tassili Airlines;
  • Ontem, 7 de julho, a equipe da Embraer presente na Argélia foi procurada por representantes da Tassili Airlines, com o pedido de que fossem alteradas certas condições da proposta apresentada e avaliada no processo de concorrência pública pela citada Comissão no dia 6 de julho;
  • Não tendo concordado com as alterações pedidas, a Embraer foi desqualificada da Concorrência.
Poder Aéreo

78 tartarugas provocam fechamento de pista do aeroporto de NY

Fechamento provocou atrasos de uma hora e meia no aeroporto JFK.

As Tartarugas foram devolvidas ao seu hábitat natural, longe do aeroporto.

Foto: Reprodução/Google Earth

Pista do Aeroporto JFK permaneceu fechada por 35 minutos após 78 tartarugas invadirem o local. (Foto: Reprodução/Google Earth)

Uma pista do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York (EUA), permaneceu fechada por 35 minutos, nesta quarta-feira (8), depois que 78 tartarugas, pesando entre um e dois quilos cada uma, invadiram a área de decolagens e aterrissagens.

Segundo o porta-voz do JFK, o fechamento provocou atrasos de uma hora e meia no aeroporto, pelo qual passam cerca de 48 milhões de passageiros por ano.

A pista foi liberada após a retirada das tartarugas, que foram devolvidas ao seu hábitat natural, longe do aeroporto.

G1

Lufthansa oferece tarifas promocionais para Europa na classe executiva


A Lufthansa está com uma promoção na classe executiva nos voos entre o Brasil e a Europa. A tarifa de ida e volta está saindo por US$ 2.400, saindo de São Paulo para destinos como Berlim, Barcelona, Londres, Nice, Paris, Roma e Veneza, entre outros. Os valores são válidos para compra até 31 de julho, pela Internet, embarque até 31 de agosto e retorno até 30 de setembro.

A viagem na classe executiva dos voos de longa distância da Lufthansa é uma experiência bastante confortável. As poltronas têm desenho ergonômico, com amplo espaço entre elas (122 centímetros). O encosto da poltrona pode ser reclinado em 45 graus numa posição melhor para descansar. As poltronas da classe executiva também podem ser convertidas individualmente num posto de trabalho com tomada para laptop.

A Lufthansa voa diariamente de São Paulo para Frankfurt e de São Paulo para Munique, cinco vezes por semana. Nas duas rotas, oferece as três classes a bordo das aeronaves: econômica, executiva e primeira classe. Reservas somente via internet www.lufthansa.com.

TG ON LINE

Voo 447: sindicato de pilotos franceses questiona autoridades civis


PARIS, França (AFP) - O Sindicato de Pilotos da Air France (SPAF) questionou as autoridades civis francesa e europeia pela não imposição da mudança das sondas Pitot nos Airbus A330 e A340, o que poderia ter evitado o acidente do voo AF447.

Em uma carta dirigida aos diretores da Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) francesa e da Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA), o sindicato considera que era responsabilidade destes organismos impor à construtora Airbus as modificações necessárias, depois dos incidentes constatados em relação às sondas Pitot, responsáveis por medir a velocidade.

"Há muitos anos, as tripulações dos aviões A330 e A340 têm informado sobre casos de perdas ou de flutuações das indicações da velocidade de aviões em condições meteorológicas severas causadas pela presença de geada ou água nos tubos Pitot", afirma a carta assinada pelo presidente do SPAF, Gerard Arnoux.

"Medidas apropriadas da DGAC e da EASA teriam permitido evitar a sequência de acontecimentos que levaram à perda de controle da aeronave, que terminou com sua queda entre Rio e Paris com 228 pessoas a bordo.

A carta do SPAF cita uma apresentação de uma diretora da EASA em uma conferência realizada em setembro de 2007, que mostra que ela estava informado sobre um "número significativo de fatos em exploração vinculados ao gelo ou a fortes chuvas", com problemas de indicação de velocidade vinculados aos tubos Pitot.

A apresentação da diretora de certificação da EASA tinha justamente como tema "A certificação em questão - o congelamento das sondas", destaca o SPAF.

O Bureau de Investigações e Análises (BEA), responsável pela investigação técnica sobre o acidente, considera que o mau funcionamento das sondas Pitot pode constituir um elemento de explicação, mas que no momento nada permite vincular o mesmo às causas do acidente, que permanecem indeterminadas.

Yahoo

Air Canada Brasil anuncia taxa de ocupação de 90.6% em junho



Para o mês de junho a Air Canada Brasil reportou um load factor de 90.6%, superando o resultado global da empresa que, sobre uma base consolidada com a Jazz, fechou o mês com 80.9%.

A Air Canada registrou um load factor de 82.2%, que comparados com os 83.1% de junho de 2008 apontam uma redução de 0.9%. Em junho de 2009 a principal companhia aérea registrou menos 9.4% em seu faturamento por milhas voadas (RPMs) do que no mesmo mês de 2008, sobre uma diminuição de 8.5% da capacidade.

Já a Jazz, de quem a Air Canada compra a capacidade regional, reportou um load factor de 68.2%, que comparados com os 73.2% de 2008 representam um decréscimo de 5.0%. A capacidade aumentou 1.5% a partir de junho de 2008; em relação ao mesmo mês do ano anterior, a transportadora reduziu em 5.4% seu faturamento por milhas voadas (RPMs).

Segundo Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada. "Nossa disciplinada abordagem na gestão da capacidade continua a produzir uma ocupação relativamente estável em toda a nossa rede, apesar do impacto negativo de uma fraca economia global sobre a indústria", afirmou.

Mercado e Eventos

Airbus supera Boeing em quantidade de pedidos de aviões



A Airbus anunciou nesta quarta-feira que registrou 68 pedidos líquidos para a construção de aviões no primeiro semestre do ano, frente a uma única encomenda líquida recebida por sua concorrente Boeing no mesmo período.

O número de pedidos brutos da Airbus nos primeiros seis meses de 2009 foi de 90 aviões, enquanto a Boeing recebeu 85 encomendas brutas. No entanto, a empresa americana registrou 84 cancelamentos, frente aos 22 da companhia europeia.

Por tipos de avião, a Airbus teve 20 aeronaves A320 pedidas pela Qatar Airways e 16 aparelhos A321 pela Vietnam Airlines.

No mês passado, a Airbus declarou que sua prioridade diante da atual crise será manter o programa de entregas em um nível parecido com o do recorde conseguido no ano passado.

O presidente da empresa, Tom Enders, lembrou que têm aproximadamente 3.500 aviões para entregar, por causa da crise. Apesar de a situação econômica mundial ter afetado a empresa, o maior efeito foi somente a obrigação de ajustar moderadamente sua produção.

Já o responsável comercial da Boeing, Scott Carson, disse, também em junho, esperar que o setor da aviação, duramente afetado pela crise econômica, melhore em 2010. A Boeing reduziu sua previsão de demanda de aviões para os próximos 20 anos em 29 mil unidades --400 abaixo do que projetava um mês antes.

O fabricante americano, rival da europeia Airbus, espera entregar neste ano entre 480 e 485 aeronaves, acima dos 483 previstos pela Airbus.

Folha On Line

Viracopos bate mais um recorde de passageiros


O fluxo de passageiros em Campinas foi 74% maior do que no mesmo mês de 2008, quando o total foi de 72.905


Fluxo de passageiros em fevereiro foi 74% maior do que no mesmo mês de 2008
(Foto: Cedoc/RAC)

Pelo segundo mês consecutivo, o Aeroporto Internacional de Viracopos registrou números recordes no transporte de passageiros. Em fevereiro, 126.811viajantes passaram por Campinas. O fluxo foi 74% maior do que no mesmo mês de 2008, quando o total foi de 72.905 pessoas. O resultado do primeiro bimestre ficou 66,26% acima de janeiro e fevereiro do ano passado. No total, nos dois primeiros meses 240.884 passageiros usaram Viracopos, frente a 144.881 do ano anterior. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a marca do mês passado foi histórica. A estatal projeta resultados ainda melhores para os próximos meses com o aumento de 50% na quantidade de voos diários em Viracopos. Os usuários terão 150 voos à disposição, entre partidas e chegadas.

Como consequência, a empresa já revê as estimativas de transporte de pessoas para o ano e a superintendência de Viracopos trabalha com 1,5 milhão de passageiros. Em 2008, 1,030 milhão de pessoas usaram Viracopos em suas viagens. “O crescimento no número de passageiros é consistente e vai se manter nos próximos meses. Na primeira fase desse aumento de público, o impulso foi a tarifa competitiva oferecida pelas companhias. O segundo momento será sustentado pela demanda regional, principalmente porque houve uma elevação na oferta de voos”, comentou o superintendente Cláudio Figueiredo Salviano. No mês de janeiro, 114.073 passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto. A variação positiva de fevereiro contra o mês anterior foi de 11,16%.

Cosmo

Argélia diz que Embraer não ganhou contrato de US$104,68 mi



A Tassili Airlines, companhia aérea subsidiária da petrolífera argelina Sonatrach, afirmou nesta quarta-feira que não concedeu à Embraer um contrato de 104,68 milhões de dólares, informou a APS, agência oficial de notícias da Argélia. O anúncio foi feito um dia após um comunicado oficial ter confirmado o contrato.

"A oferta da fabricante de aviões brasileira Embraer foi rejeitada após exame e controle de documentos", informou a APS, citando um comunicado da Tassili Airlines.

A Sonatrach havia anunciado na terça-feira que a Embraer iria fornecer três aviões de 100 lugares cada por 104,68 milhões de dólares à Tassili Airlines, enquanto a norte-americana Boeing vendeu quatro aviões de 150 lugares por 228,5 milhões de dólares à empresa.

"A cerimônia de assinatura será referente ao contrato entre a Boeing e a Tassili Airlines", diz o comunicado desta quarta-feira.

Não ficou claro porque a Tassili refutou as informações do comunicado de terça-feira.

O principal papel da Tassili Airlines é o transporte de trabalhadores da indústria de energia da Argélia, mas há planos de ampliar suas operações para voos de passageiros locais e internacionais.
Estadão

Autoridades dos EUA buscam ocupantes de avião que caiu no Golfo do México

A Guarda Costeira americana procura cinco ocupantes de um pequeno avião procedente do Texas que caiu na quarta-feira em águas do Golfo do México próximas às costa da Flórida, informou o próprio órgão.

As autoridades indicaram, em comunicado, que efetivos da Guarda Costeira dos EUA encontraram destroços do pequeno avião Cessna perto do local onde caiu, a cerca de 30 quilômetros de Port Richey, no litoral oeste da Flórida.

O pequeno avião voava para o aeroporto internacional de Tampa procedente do aeroporto regional do condado de Collin, no Texas.

A identidade dos ocupantes não foi revelada.

A busca pelos desaparecidos conta com a participação de dois helicópteros de resgate da Guarda Costeira de Clearwater e de duas embarcações. EFE

G1

Americano viaja 135 vezes de avião em um mês e bate recorde

Ele decidiu passar um mês viajando para acabar com medo de voar.
'Muitas pessoas têm medo de voar e eu sou uma delas', disse Malkoff.

O norte-americano Mark Malkoff, de 33 anos, estabeleceu um novo recorde mundial ao viajar 135 vezes de avião em um mês, entre 1º e 30 de junho. A antiga marca era de 128 voos e tinha sido alcançada em 1993, segundo o Guinness, livro dos recordes.

Foto: Reprodução/YouTube

Norte-americano Mark Malkoff estabeleceu um novo recorde mundial ao viajar 135 vezes de avião em um mês. (Foto: Reprodução/YouTube)

Malkoff decidiu passar um mês inteiro dentro de aviões para acabar com seu medo de voar. "Muitas pessoas têm medo de voar e eu sou uma delas", disse Malkoff. "Eu tentei acabar com a fobia por muito tempo, mas sem sucesso", acrescentou.

Ator de teatro em Nova York, Malkoff conseguiu a autorização de uma companhia aérea de baixo custo para se deslocar de um avião para outro e divulgar sua viagem na internet, em ferramentas como o Twitter, Facebook, MySpace e em seu blog.

O itinerário de Malkoff incluiu de cinco a 12 voos diários. Ele desembarcou em aeroportos de mais de 30 cidades no período, totalizando mais de 100 mil milhas. Seu primeiro e último voos foram entre Nova York e Atlanta.

G1

Aviões não-tripulados dos EUA matam 40 militantes paquistaneses

Aviões não-tripulados norte-americanos realizaram dois ataques contra militantes no noroeste do Paquistão na quarta-feira, matando mais de 40 combatentes, informaram autoridades. Segundo o Exército, o chefe do Taliban na região do Swat foi ferido.

Os ataques executados pelas aeronaves norte-americanas ocorreram no Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão, reduto do líder paquistanês do Taliban Baitullah Mehsud, aliado da Al Qaeda.


O Exército paquistanês prepara uma ofensiva contra Mehsud, que, segundo os militares, é responsável por 90 por cento dos ataques terroristas do Paquistão. O governo diz que ele tramou o assassinato da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto em 2007.


Um avião não-tripulado disparou vários mísseis contra um comboio de militantes no segundo ataque do dia, de acordo com autoridades da inteligência paquistanesa.


"O Taliban parecia estar se mudando para outro lugar quando eles foram atingidos", disse uma das autoridades da agência de inteligência. Ele e outra autoridade da inteligência, assim como moradores, afirmaram que ao menos 40 militantes morreram.

Americano vai passar um mês voando para acabar com medo de avião

Foto: Reprodução

Mark Malkoff pretende passar um mês interior viajando de avião.

Para acabar com o medo de andar de avião, o norte-americano Mark Malkoff pretende passar um mês inteiro dentro de aviões.

Ele iniciou seu plano na segunda-feira ao viajar de Nova York para Atlanta, onde tomou outro voo para San Francisco. Em seguida, ele embarcou em outro aeronave e retornou para Atlanta.

"Muitas pessoas têm medo de voar e eu sou uma delas", disse Malkoff, em um vídeo divulgado na Internet. "Eu tentei acabar com a fobia por muito tempo, mas sem sucesso", acrescentou ele

Ator de teatro em Nova York, Malkoff conseguiu a autorização de uma companhia aérea de baixo custo para se deslocar de um avião para outro e divulgar sua viagem na internet.

Essa não é a primeira vez que ele faz uma esquisitice. Entre suas proezas, Malkoff já ficou uma semana inteira em uma loja da Ikea.

G1

Gol defende maior participação estrangeira nas aéreas do Brasil


O presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Júnior, defendeu hoje o aumento de 20% para 49% do limite de participação estrangeira nas companhias aéreas brasileiras. O tema, que já tramita no Senado, deverá ser discutido durante reunião do Conselho de Aviação Civil (Conac), marcada para esta quarta-feira.

Na visão do presidente da Gol, a maior participação estrangeira "abre uma janela importante para se buscar fontes de investimento que suportem o crescimento das empresas". "Nosso negócio é de caixa intensivo e de investimentos pesados. Acredito que a medida (aumento da participação estrangeira) seja positiva para o setor", declarou o executivo.

G1

Conac aprova projeto que eleva capital externo em aéreas

O Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) aprovou hoje o texto do projeto de lei, a ser encaminhado ao Congresso, que amplia a participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas de 20% para 49%. O mesmo texto propõe a alteração do regime de outorga de serviços aéreos de concessão para autorização. Os novos contratos, no entanto, não terão prazo de vigência definidos.


O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Alexandre Barros, ao sair da reunião e comentar a mudança do termo concessão para autorização de serviços aéreos, explicou que, "na prática, não muda nada para a empresa aérea". Barros disse que essa proposta "oficializa" a prática que já existe. Ele lembrou que, pela legislação vigente, a concessão de um serviço aéreo exigiria a licitação de linhas, o que não faz sentido, segundo ele. "Autorização não precisa ser licitada", disse.


Para o presidente da Infraero, tenente brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, a mudança de concessão para autorização flexibiliza o tratamento das empresas aéreas, aumentando a performance e a velocidade de decisão para as próprias companhias. Na mesma reunião, foi aprovada a inclusão dos ministérios da Justiça e dos Transportes no Conac.

G1