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sexta-feira, 5 de março de 2010

Pousada em Congonhas




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Homem é preso após ser pego se masturbando em voo nos EUA

Incidente aconteceu em voo da Southwest Airlines.

O norte-americano Murali Krishna Nookella foi preso na segunda-feira em Denver, no estado de Colorado (EUA), após ser flagrado se masturbando em um voo da Southwest Airlines, que ia da Filadélfia para Denver, segundo a emissora de TV "KDVR".

De acordo com o FBI (polícia federal dos EUA), uma passageira que estava sentada ao lado de Nookella disse que o suspeito estava com um cobertor sobre o colo, mas dava para notar que ele estava se masturbando. "Você me pegou", teria dito o homem para a mulher.

Depois do incidente, Nookella foi transferido para um outro assento. Após o piloto contatar a torre de comando, o caso foi comunicado à polícia. Quando o avião chegou a Denver, o homem foi detido acusado de exposição indecente.

Ele deixou a cadeia após pagar uma fiança de US$ 5 mil. Se condenado, ele poderá pegar 90 dias de cadeia.

G1

O Mundo é delas...


E este mês, em reconhecimento Ao Women's History Month, A American Airlines CR Smith Museum perto de Aeroporto Internacional DFW, está hospedando uma exposição fotográfica em homenagem as contribuições das mulheres que trabalharam para a American Airlines e, aos sábados, mostrando uma série de filmes com mulheres na aviação.

A American Airlines CR Smith Museum está honrando as contribuições das mulheres que trabalharam para a American Airlines, com uma exposição fotográfica.

Incluem-se as fotos de mulheres como Carlene Rodrigues, a primeira mulher a servir como vice-presidente de uma grande companhia aérea; Bonnie Tiburzi, a primeira mulher contratada como um piloto de uma grande companhia aérea; Beverly Bass, o primeiro piloto do sexo feminino para ser promovido a capitão por uma grande companhia aérea, e Millie Alford, o primeiro diretor da American Airlines Stewardess faculdade que recebeu a maior honraria da empresa, a American Airlines Distinguished Service Award.


Emissão de passaporte deve se normalizar em 1 semana


São Paulo - A emissão de passaportes na capital paulista deve se normalizar na próxima semana, segundo previsão da Polícia Federal (PF). O atraso de agendamento de pedido começou em janeiro, logo depois da terceirização do pessoal responsável pelo serviço.
De acordo com a PF, os novos funcionários terceirizados já estão atendendo o público. Nos últimos meses houve uma redução mensal de cerca de 2.000 passaportes emitidos para cerca de 1.500.
Viaje Aqui

MP quer proíbir taxa para bagagem especial em viagens aéreas


o trabalho da faixa clara vai pescar a mercadoria botons por Tamathaa
Cobrar taxas de até R$ 200 para embarcar varas de pescar, bicicletas, pranchas de surfe, equipamentos de arco e flecha, patins e patinetes no avião pode ser proibido em todo o território nacional.


APromotoria de Estado de Defesa do Consumidor ajuizou na quinta-fiera ação civil pública na 18ª Vara Cível de Belo Horizonte contra as companhias aéreas Gol e Varig, exigindo a interrupção da cobrança de valores extras para o embarque de itens considerados como bagagem especial.

O promotor José Antônio Baêta Cançado de Melo requisitou ainda que a empresa faça a devolução em dobro das tarifas descontadas do bolso dos passageiros que requisitaram o serviço nos últimos cinco anos.

A ação contra a VRG Linhas Aéreas SA, controladora da Gol, foi motivada por registros de reclamações de clientes da companhia aérea nos Procons. Os consumidores eram surpreendidos com a cobrança da taxa de bagagem extra no momento do embarque. Segundo Baêta, quem já foi lesado com a cobrança da tarifa irregular deve habilitar (inscrever) o próprio nome nos autos do processo para receber os valores em dobro, referentes ao prazo de prescrição de cinco anos, corrigidos com juros e correção monetária.

“Caso não haja habilitação, os valores serão depositados no Fundo Estadual de Defesa do Consumidor pela empresa. Ele tem de prestar contas desse dinheiro. A taxa extra é faturada separadamente e tem de estar inserida pela companhia aérea em seu sistema de contabilidade”, alerta o promotor, que já determinou a prestação de contas da Gol no processo.

A maior parte das reclamações partiu de participantes de pesca esportiva, irritados com a arrecadação pela Gol de cerca de R$ 100 a cada vara de pescar embarcada. Segundo a Pescarte, entidade de defesa dos pescadores profissionais de Campinas (SP), a companhia aérea chegou a isentar da cobrança o embarque do primeiro tubo na bagagem de mão e passou a cobrar apenas a partir do segundo tubo. A decisão da Gol, porém, teria ocorrido depois de muitas idas e vindas da companhia aérea em relação ao assunto.

Para o Ministério Público (MP), não há dúvida de que a cobrança de tarifa por bagagem especial é ilegal. Segundo o promotor, a legislação do setor é objetiva: ao adquirir o bilhete aéreo, o passageiro está no direito de embarcar toda bagagem que quiser, desde que ela esteja dentro do limite de peso e não constitua substância proibida. A única tarifa permitida é a calculada sobre a bagagem que exceder a franquia permitida, equivalente a 0,5% a 1% sobre o valor da tarifa-base por quilo em excesso.

Baêta chegou a consultar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que confirmou o veto à tarifa. Segundo o Artigo 37 da Portaria 676, de 13 de novembro de 2000, da Anac, cada cliente adulto tem direito a até duas malas com peso total de 23 quilos. “É uma restrição grave estabelecida pela empresa que, por ser concessionária de serviço público, só pode cobrar o que é permitido no regulamento. Não pode arbitrar tarifas a seu bel-prazer”, afirma o promotor.

A Gol, por intermédio da assessoria de imprensa, afirma que ainda não foi informada oficialmente sobre o processo. Adianta, no entanto, que a partir de terça-feira, os itens antes considerados como bagagem especial passam a ser inclusos na franquia normal, tanto em voos nacionais como em voos internacionais. Já a companhia aérea TAM explica que não cobra a taxa extra pelo embarque de varas de pescar e outros objetos afins, desde que estejam dentro do limite de peso permitido.
UAI

Jobim: concessão de aeroporto fica para próximo governo



O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta sexta-feira que o governo federal não promoverá concessões de aeroportos à iniciativa privada em 2010, deixando a "decisão" para a próxima administração. A exceção será o aeroporto de São Gonçalo do Amarante (em Natal, no Rio Grande do Norte), que "precisa" do processo e deverá ser concedido. "O governo deverá fazer a concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante", disse o ministro, em entrevista após aula magna a oficiais na Escola de Guerra Naval (EGN).






"E durante este ano eleitoral, não haverá concessões. Vamos deixar para o outro governo a decisão a respeito do assunto", disse Jobim. Ele previu ainda que em 20 dias o governo anunciará o vencedor da licitação para compra de novos caças da Aeronáutica, disputada por americanos (Boeing), franceses (Dassault) e suecos (Saab).
UAI

Aeroporto privatizado dá lucro em Cabo Frio


Desestatizado em 2001, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, é um dos três administrados por uma empresa privada no País (os outros são os de Juiz de Fora(MG) e Porto Seguro(BA).

A licitação, promovida no governo Fernando Henrique Cardoso, foi realizada em 2001, e a vencedora, a concessionária Costa do Sol, obteve o que o governo não tinha conseguido nos três anos em que esteve à frente da operação: fazer o aeroporto dar lucro.

Aproveitando a proximidade com Macaé, onde se concentra o pólo petrolífero da Bacia de Campos, a Costa do Sol montou uma base alfandegária em 2003. O fluxo de cargas cresceu graças às facilidades oferecidas, como menor tempo gasto no desembaraço das mercadorias e atendimento especial para as companhias petrolíferas. O maior avião do mundo, o russo Antonov, já pousou em Cabo Frio trazendo a bordo um helicóptero destinado à Bacia de Campos.

Em oito anos, a Costa do Sol, cuja concessão tem validade de 22 anos, investiu R$ 80 milhões na infraestrutura e ampliação do aeroporto, que emprega 150 funcionários. Em 2009, o equivalente a R$ 525 milhões em cargas passou por Cabo Frio, gerando receitas tributárias de R$ 157 milhões.

Isso porque os passageiros são poucos. No ano passado, passaram pelo aeroporto 30 mil passageiros, que representaram 2,5% do faturamento de R$ 40 milhões (ou 2,7 vezes a receita de 2008, quando o aeroporto apresentou um lucro de R$ 2,5 milhões).

Na verdade, a ênfase no transporte de cargas foi uma resposta dos operadores do terminal a esse fluxo reduzido de passageiros, principalmente a partir da crise argentina, no começo da década, que afastou de Cabo Frio os turistas do país vizinho. "A criação do terminal de cargas foi a solução para viabilizar a operação", afirma Murilo Junqueira, presidente do aeroporto.

"Quando só operávamos com passageiros, os sócios tiveram de pôr dinheiro para manter o aeroporto funcionando." Hoje, há voos ligando Cabo Frio a Montevidéu, Santiago, Buenos Aires, Miami e Belo Horizonte.
Agência Estado

Anac registra redução no índice de atrasos de voos em fevereiro



SÃO PAULO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que apenas 12,7% dos voos nacionais atrasaram em fevereiro, o que representa uma queda de 5,1 pontos em relação aos atrasos de janeiro.

Segundo a Anac, foi o melhor desempenho do setor desde setembro do ano passado, quando o índice de atrasos ficou em 10,2%.

Em fevereiro de 2009, os atrasos haviam representado 8,6% do total de decolagens de voos nacionais e internacionais. O indicador considera como atraso os voos que saem com mais de 30 minutos além do horário previsto.

A Agência explicou que o aumento dos atrasos em relação a 2009 é consequência das fortes chuvas. O aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país, foi obrigado a fechar por alguns momentos quase todos os dias de fevereiro.

Nos voos domésticos, a empresa nacional mais pontual no mês passado foi a OceanAir, com 5,0% de atrasos, seguida pela Azul (5,2%), Webjet (10,8%) e Gol/Varig (12,4%).

A TAM melhorou seu desempenho e reduziu o índice de atrasos de 23,9% em janeiro para 14,6% em fevereiro, mas ainda assim foi a pior entre as maiores companhias nacionais no quesito pontualidade.

Entre as menores, a Pantanal, que foi comprada recentemente pela TAM, voltou a apresentar grande volume de atrasos, com 22,0% das decolagens fora do horário, praticamente o mesmo índice de janeiro (21,9%).

Nos voos internacionais, a alemã Lufthansa foi a mais pontual, com apenas 4,4% de atrasos, seguida pela Copa (7,5%) e United Airlines (7,7%). As mais atrasadas foram a TAM Mercosur (46,5%), TAM (31,1%) e Aerolíneas Argentinas (24,8%).

A Anac explica que, assim como ocorreu em janeiro, nevascas na Europa e América do Norte na primeira quinzena de fevereiro afetaram a pontualidade das empresas que voam para esses continentes.

G1

Piloto passa 13 anos voando com licença falsa

Reprodução/RNW

"Atenção passageiros. Estou sendo preso. Tenham uma boa viagem"

Um sueco de 41 anos foi preso no aeroporto de Schiphol, na Holanda, por pilotar aviões com uma licença falsa. O malandrão já enganava as autoridades há 13 anos.

O pilantra já estava no cockpit do Boeing 737 da Corendon Airlines, se preparando para decolar para Ancara, na Turquia, com 101 passageiros a bordo, quando a polícia holandesa invadiu o avião e o prendeu, após um contato de autoridades suecas.

A companhia aérea turca havia sido informada pela polícia com antecedência e já tinha um segundo piloto preparado para o voo, que seguiu viagem normalmente.

O piloto falso tinha cerca de 10 mil horas de voo. Ele havia trabalhado para companhias aéreas da Bélgica, Reino Unido e Itália.

No momento da prisão, o sujeito, surpreendentemente, parecia aliviado com o fim da farsa.

O sueco era, de fato, piloto de avião, mas nunca conseguiu obter autorização para transportar passageiros.

Segundo algumas autoridades holandesas, o malandro é um playboy que gostava de viajar pelo mundo e tem uma namorada "em cada aeroporto".

Na cadeia, o sueco se descreveu como sendo um fotógrafo que vive em Milão, na Itália, mas que curte voar pois "adora ver o mundo do alto".

R7

Mulheres se recusam a passar por scanner e perdem voo no R.Unido

Mulheres se recusam a passar por scanner e perdem voo no R.Unido

Londres, 4 mar (EFE).- O aeroporto de Manchester, no norte da Inglaterra, registrou o primeiro caso britânico de resistência ao uso de scanners corporais, que estão sendo instalados em vários terminais aéreos de todo o mundo para diminuir os riscos de atentados.

Segundo a imprensa britânica, duas muçulmanas que na quarta iriam pegar um avião para Islamabad, no Paquistão, se recusaram a passar pelo aparelho. Uma delas alegou motivos religiosos. A outra disse que, por razões médicas, não poderia se expor.

Por causa da recusa, os seguranças do aeroporto proibiram as duas de embarcarem. De acordo com o tablóide "Daily Express", cada uma perdeu as 400 libras (US$ 603) que pagaram pela passagem.

As muçulmanas, as primeiras pessoas no Reino Unido a não entrarem no avião por não passarem no scanner, foram escolhidas ao acaso.

Os oficiais que proibiram as duas de embarcar se defenderam dizendo que se limitaram a cumprir lei e que as mulheres não reclamaram do fato de terem perdido o voo e o bilhete.

No entanto, organizações de defesa dos direitos civis disseram que o incidente poderia ser utilizado nos tribunais para demonstrar a ilegalidade dos Rapiscan, como são conhecidos os scanners corporais dos aeroportos.

O advogado Alex Deane, da organização Big Brother Watch, uma das que se opõe a este tipo de revista, se ofereceu para representar as duas mulheres nos tribunais.

"As pessoas não deveriam ter de sacrificar sua saúde, sua fé, sua dignidade ou sua intimidade para poder voar", disse Deane.

EPA

Navegar em cachoeira pra quê?

Reprodução (thesun.co.uk)

O americano Miles Daisher, de 40 anos, desistiu de andar de caiaque no rio. Também estava sem paciência para pular de paraquedas. Para dar um pouquinho mais emoção às suas atividades radicais, Daisher juntou o barco com o salto nas alturas. Mergulhou de um avião a 4.000 m para dar uma navegada nas nuvens. Mesmo com o grande risco de se esborrachar no solo.

Ele faz paraquedismo há oito anos. Quer fazer um documentário – com câmera 3D – sobre seu passatempo meio suicida. O filme vai incluir o voo com o caiaque. Na queda, ele faz manobras a mais de 150 km/h.

– Sempre quis pular com o barco. Todo o mundo dizia que era perigosíssimo. Isso me estimulou ainda mais, conta o maluquete, pai de dois filhos, ao jornal The Sun - que postou o vídeo da aventura com o caiaque.

Daisher – que tem mais de 3.000 saltos na carreira - pretende filmar voos, com ou sem caiaque, nos EUA, México, Arábia Saudita, Austrália e China, entre outros países.

Segundo ele, a ideia é sobreviver.
R7

Oman Air faz História

Omã first.jpg



Não é tão rápida como o próprio nome sugere e a Internet é um pouco cara! No entanto, merece todos os créditos por ser a primeira operadora no mundo a oferecer telefonia móvel e Internet.

Propaganda é tudo

Se ainda não viram, vale à pena ver!

pareçe pegadinha!

Vejam só o que a KLM aprontou para demostrar o espaço de sua nova classe Economy Confort.

A Exibição aconteceu noT2 do Aeroporto de Manchester mostrando todo o conforto do novo produto da KLM


Popout
Os assentos da nova classe tem 35in pitch (89 centímetros), oferecem maior espaço para as pernas e reclina duas vezes tão distante como assentos economia normal, estão sendo oferecidos na primeira linha de cada cabine de classe econômica em toda a frota intercontinental da transportadora.

Já tem nome


A companhia aérea italiana Meridiana e a Eurofly após ter concluído o processo de fusão para formar a nova empresa aérea, que será batizada com o nome:Meridiana voar, será a segunda companhia aérea italiana .
Irá operar 87 destinos.

"somente para mulheres"



All Nippon Airways (ANA) estará introduzindo o toilette "somente para mulheres" em suas rotas internacionais.

Banheiros exclusivamente de senhoras entrarão em serviço até 11 de março em todos os voos de longo e médio prazo da ANA.

O movimento vem em resposta a "numerosos pedidos de passageiras para este serviço", disse a companhia em um comunicado.


Mesmo assim, as mulheres também pode usar qualquer outro banheiro.

No entanto, não há planos para designar banheiros só para homens.


Vídeo de uma Comissária de bordo mostra como ficou interior de avião após forte turbulência

Um incidente ocorrido em 15 de junho de 2009 num voo da Kuwait Airways tornou-se conhecido após um vídeo gravado por uma comissária de bordo ser a postado neste mês de fevereiro no YouTube.

O voo KU-382 entre Delhi, na Índia e a cidade do Kuwait, no Kuwait, encontrou pela frente uma súbita turbulência que fez todos os objetos soltos "voarem" pela cabine.

Uma série de pequenas lesões, como hematomas e arranhões ocorreram entre passageiros e tripulantes. No vídeo, observa-se que um dos passageiros aparenta ter sofrido queimaduras na região da cabeça.

O avião também sofreu pequenos danos quando os carrinhos impactaram contra as portas. O voo foi mantido para o Kuwait, onde fez uma aterrissagem segura.

A tripulação do Airbus A310-308, prefixo 9K-ALA, relatou que o voo encontrou uma turbulência moderada que ocorreu de forma repentina e inesperada.

O vídeo gravado pela comissária de bordo:

Popout

Foto da aeronave envolvida no incidente:

A aeronave envolvida no incidente, fotografada no Aeroporto de Roma, na Itália, em 14 de fevereiro de 2009 - Foto: Helmut Schnichels (Airliners.net)

Desástres Aéreos

Casal britânico perde 95 kg depois de sofrer ‘humilhação’ em voo


Um casal britânico perdeu, ao todo, 95 quilos, depois de passar por uma situação humilhante num voo de férias de Southampton para Guernsey.

Alan e Jan Coupe tinham o peso combinado de 241 quilos e quando subiram a bordo do avião já se sentiram desconfortáveis ao esbarrar nas cadeiras e nos outros passageiros.

“A gente se apertou para chegar aos nossos assentos, esbarrando nos braços das pessoas, até que sentamos e pusemos os cintos de segurança”, disse Alan Coupe.

“A comissária de bordo veio e disse que tinha muito peso naquela área do avião, e pediu para um de nós sentar em outra cadeira”, lembra Jan.

“Depois que Alan levantou, fiquei sozinha , envergonhada, quase aos prantos e desejando nunca ter pego aquele avião.”

Mas foi o momento de humilhação que incentivou o casal a mudar os hábitos e emagrecer. Juntos, eles perderam 95 quilos.

Mas não foi só a imagem no espelho que mudou. A opinião de Alan e Jan sobre como passageiros acima do peso devem ser tratados pelas companhias aéreas também mudou bastante.

“Se tivessem me pedido para pagar a mais na época em que estava gorda, eu definitivamente não teria aceito”, disse Jan, se referindo a uma taxa para passageiros acima do peso, defendida por algumas empresas aéreas.

“Mas agora, depois de ter emagrecido, posso ver os dois lados da história e entendo por que as empresas gostariam de cobrar uma taxa. Eu não gostaria de me sentar ao lado de alguém que estivesse ocupando espaço no meu assento.”

A Organização Mundial de Saúde estima que haja um bilhão de pessoas acima do peso no mundo e, entre elas, 300 mil seriam obesas.

Raitax

Telhado de Vidro

vuelos baratos

A publicidade agressiva levou as duas principais companhias de baixo custo a um desacordo.

A Easyjet anuncia que seus destinos são verdadeiros enquanto os da Ryanair são enganosos:
Barcelona = Girona, Paris = Beauvois; Milão = Bergamo, Veneza=Treviso.

A Ryanair apresentou uma queixa à ASA (Advertising Standard Authority)

Em fevereiro a Ryanair publicou um anúncio com a imagem do fundador daEasy jet Stelios Haji-Ioannou, dotado de um nariz de Pinóquio a questionar a sua atualidade e de dados.

Agora, os papéis foram invertidos!


British Airways terá novas regras de bagagem de mão



A partir de 15 de março, a British Airways aplicará novas regras na franquia de bagagem de mão, para assegurar um processo de check in mais seguro e rápido. A dimensão limite da segunda bagagem de mão será de 45cm x 36cm x 20cm. A mudança permitirá que a bolsa de laptop ou pessoal, por exemplo, seja acomodada embaixo da poltrona à frente.

Se ultrapassar esta medida, o passageiro poderá despachá-la, respeitando as normas de bagagem despachada. Se exceder, há a opção de pagamento de uma taxa. Já as medidas máximas da primeira bagagem de mão permanecem inalteradas: 56cm x 45cm x 25cm, incluindo as alças, bolsos externos e rodinhas.

Em voos para os Estados Unidos, devido às restrições atuais, os passageiros poderão levar somente uma bagagem de mão, quando viajarem nas cabines World Traveller e World Traveller Plus. O embarque com duas bolsas de mão são permitidas somente nas classes Club World ou First, ou para membros do programa Executive Club, viajando em qualquer cabine.
Jornal de turismo

TAM: Mega Promo Neste Final de Semana

Semana passada tivemos o feirão de passagens da Gol com preços levemente inferiores aos praticados nos dias comuns, já que as passagens tinham aumentado um pouco no final de ano.

A Tam agora anuncia uma Mega Promo com início as 20h de hoje até as 6h de segunda (8 de março de 2010).

Necessário comprar ida e volta e com permanência de 2 dias no destino. A promoção envolve vôos do dia 06 de março a 09 de maio de 2010. Não consegui ainda a informação se ela envolve vôos internacionais também.

Estão prometendo tarifas do tipo Belo Horizonte/Rio de janeiro por 69 reais e Belo Horizonte/São Paulo por 59 Reais, preços inferiores aos que a Webjet vem praticando.

Vamos como vai ser a pescaria dos leitores do Aquela Passagem e se o site da Tam, vai aguentar a procura, já que andou falhando várias vezes nos últimos meses mesmo sem Mega Promo em andamento.

Definitivamente, o acordo de cavalheiros entre as grandes cias foi por água a abaixo. Elas estão tentando turbinar o caixa com temor do impacto da Copa nas viagens de Julho, momento onde historicamente conseguem melhorar a sua margem de lucro, mas que pode ser fraco este ano.

Só falta os programas de fidelidade entrarem na dança das promoções.

Aquela Passagem

Tam Retoma voos São Paulo – Comandatuba (BA).


Retomados ontem o voo São Paulo – Comandatuba (BA).
São duas freqüências semanais, operadas no Airbus A319.



Visita de secretária aumenta lobby da Boeing



No encontro com o chanceler Celso Amorim, ontem, no Itamaraty, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, fez lobby em favor da compra pelo Ministério da Defesa dos caças F-18 Super Hornet, da Boeing, para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). Na terça-feira, véspera do desembarque de Hillary na capital, o gerente internacional da Boeing, Michael Coggins, também percorreu gabinetes e procurou a imprensa para dizer que a secretária tentaria reverter a “falta de confiança” que o Brasil tem na proposta dos EUA.

“Ela abordou (o assunto dos caças) da maneira que vocês podem imaginar. Ela deu uma introdução no assunto, pediu para o embaixador falar. Disseram que o caça é o melhor, é o mais barato, da melhor qualidade do mundo. Eu não esperava ouvir nada diferente”, contou Amorim ao fazer um relato sobre como é que foi feito o pedido em favor dos caças F-18.

O relatório final do Ministério da Defesa sobre a avaliação dos três caças concorrentes ao projeto FX-2 – o norte-americano F-18, o francês Rafale (Dassault) e o sueco Gripen (Saab) – será entregue “dentro de 20 dias” ao presidente Lula. Coggins disse ao Estado que a Boeing só precisa “de uma oportunidade” para provar ao governo a “”superioridade da proposta de transferência de tecnologia”. Numa carta enviada ao ministro Nelson Jobim, a empresa diz que “como demonstração de nossa confiança, a Boeing aceitará uma penalidade financeira de 5%, com base em qualquer obrigação não concretizada”".

O Planalto e a Defesa ironizaram a decisão da Boeing dizendo que não interessa a penalização, interessa a tecnologia “irrestrita” (como propôs a França) e não a “necessária” (como ofereceu a Boeing).

FA-18_Super_Hornet-lancando flare - foto USN

Poder aéreo

Documentário simula explosão de atentado frustrado em Boeing no Natal


Teste mostrou que detonação em voo entre Amsterdã e Detroit não teria rompido a fuselagem.

A eventual detonação de explosivos em um Boeing 747 que viajava entre Amsterdã e Detroit no Natal do ano passado não teria sido capaz de derrubar a aeronave, segundo mostrou uma explosão de teste realizada como parte de um documentário da BBC sobre segurança aérea.

O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, foi preso após ser contido por passageiros ao supostamente tentar detonar explosivos que levava junto ao corpo durante o voo que levava 289 pessoas, em dezembro.

Assista ao vídeo

Foto: BBC
Cena do documentário 'How safe are our Skies?' (Foto: BBC)

Usando os mesmos explosivos encontrados com Abdulmutallab, a explosão de teste não foi capaz de romper a fuselagem do avião.

Segundo especialistas, porém, pelo menos o suspeito de carregar os explosivos e o passageiro ao lado teriam morrido caso ele tivesse conseguido detoná-los.

O documentário "How safe are our Skies?" (Quão seguros são nossos céus?) foi ao ar na noite desta quinta-feira na Grã-Bretanha.

Condições recriadas

John Wyatt, um especialista internacional em terrorismo e explosivos e consultor da Organização das Nações Unidas, recriou as condições a bordo do vôo 253 em uma fuselagem de um Boeing 747 retirado de serviço.


Ele usou a mesma quantidade do explosivo pentaeritritol (PETN) que Abdulmulattab supostamente levava durante o vôo. O explosivo foi colocado na mesma posição em que o nigeriano estava sentado no avião.


Wyatt e o capitão J. Joseph, investigador sobre acidentes aéreos, concluíram que a quantidade de explosivos usada não teria sido suficiente para romper a fuselagem.


"Se fosse um material mais rígido, poderíamos ter visto uma fissura ou rompimento, mas esse é na verdade um material bastante flexível", afirmou Wyatt.


"Eu fiquei bastante impressionado pela estrutura da aeronave. Ela aguenta uma pancada bem forte", disse.

Pouso com segurança

Joseph, por sua vez, disse que eles verificaram que o avião perdeu alguns rebites, mas que nenhum controle de voo ficou comprometido.

"Certamente nenhum tanque de combustível foi rompido. Estou bastante seguro de que a tripulação poderia ter controlado o avião sem problemas e pousado com segurança", afirmou.

Porém os especialistas dizem que a morte do suspeito de levar a bomba e do passageiro ao seu lado teria sido uma experiência bastante traumática para os demais passageiros.


"Teria sido bem horrível. Obviamente que a própria explosão causaria rompimento do tímpano", disse Wyatt.


Segundo Joseph, o barulho e a fumaça na cabine seriam terríveis. "Sem mencionar as partes de corpos que teriam sido desintegradas com a explosão", disse.


Apesar disso, ele considera que a explosão de teste deve servir para acalmar os viajantes. "Acho que isso deve aumentar a confiança dos passageiros. Após ver o quão bem a aeronave manteve sua integridade estrutural, e obviamente a capacidade do piloto de manejar o avião, isso daria a eles um alto grau de confiança", afirmou.


Por questões de segurança, os especialistas não puderam dar detalhes sobre os danos causados pela explosão dentro da cabine.

'Quadro realista'

Para Kip Hawley, ex-chefe do serviço americano de segurança nos transportes (TSA, na sigla em inglês), a experiência realizada por Wyatt e Joseph "dão um quadro realista dos efeitos de uma bomba semelhante à usada no Natal".

"A questão de que as fuselagens atuais são mais resistentes do que muitos imaginam é um ponto crítico", disse.

Segundo ele, os governos realizam testes sofisticados semelhantes ao do documentário e usam seus resultados para basear as medidas de segurança vistas nos aeroportos.

"Especificamente, esse é o tipo de teste que levou à decisão de limitar a 100 mililitros a quantidade de qualquer líquido, levado em uma bolsa plástica fechada, que pode passar pela checagem de segurança (no embarque para qualquer voo)", afirmou.

Os resultados dos testes realizados pelo documentário da BBC devem ser agora divididos com autoridades e especialistas em segurança em todo o mundo.

g1

Airbus com menos encomendas em Fevereiro que a Boeing


O fabricante europeu de aviões Airbus perdeu terreno em relação ao seu concorrente directo, a norte-americana Boeing, uma vez que não recebeu nenhuma nova encomenda em Fevereiro, indicam dados das duas empresas de aeronáuticas, hoje divulgados.


A Airbus, que é detida em parte pelo gigante da defesa europeu EADS, recebeu onze encomendas de aviões a jacto A320 para 2010, todas pedidas em Janeiro deste ano, enquanto que a Boeing registava 57 novas encomendas até 2 de Março para os seus aviões de carreira 787 e 737, respectivamente.

Um porta-voz da Airbus explicou que a falta de ordens de encomendas em Fevereiro "não é invulgar", precisando que a Airbus teve novas encomendas para o avião A310 na segunda metade de 2009, número que é superior ao do Boeing 263.

Em Fevereiro, a Airbus entregou um dos seus A380 à companhia de aviação Air France, o segundo dos superjumbos do fabricante europeu comprados pela transportadora aérea, salientou ainda o porta-voz.

Dinheiro Digital

Ryanair entregou €110.000 procedentes da venda do Calendário 2010



A Ryanair entregou em 24 de Fevereiro, um cheque no valor de €110.000 à KIDS, uma instituição de caridade do Reino Unido. As receitas, resultaram da venda das 11.000 cópias doCalendário 2010 da Ryanair no qual Comissárias de bordo colocavam-se de maneira sensual, detalhe: esgotou em cinco semanas.

A instituição Kids presta apoio a crianças de mobilidade reduzida e suas famílias em todo o Reino Unido.

Em três anos, a companhia aérea de voos low cost, atribuiu €300.000 em três edições deste polémico Calendário.




Novo aeroporto de Lisboa (Alcochete 2017)







Estará completo e em operação em 2017 será ainda mais interessante!

OceanAir faz homenagem especial no Dia Internacional da Mulher


Com uma tripulação formada exclusivamente por mulheres, a OceanAir homenageia suas passageiras no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Durante o voo que cobre os trechos de Juazeiro do Norte, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Porto Alegre, comandante, co-piloto e comissárias distribuirão, a bordo, rosas vermelhas a todas as mulheres. “Foi a forma carinhosa que encontramos para agradecer nossas colaboradoras e clientes”, afirma Renato Pascowitch, diretor executivo.

Para os voos que chegam em Guarulhos, Congonhas e Santos Dumont, as comissárias da OceanAir irão entregar rosas no momento do desembarque junto à porta da aeronave ou às escadas. Em todos os voos da companhia nesse dia, a tripulação fará um speech parabenizando as mulheres.
Jornal de Turismo

Os Dez melhores aeroportos do mundo, segundo a Lonely Planet

Aeroporto de Dubai

A Companhia de guias e roteiros de viagem Lonely Planet fez uma lista com os dez melhores aeroportos do mundo, que o TravelBlog publicou e agora nós reproduzimos aqui. O primeiro lugar fica com Dubai, seguido pela Cingapura.

As Antilhas Holandesas (onde mesmo?) têm dois aeroportos na lista dos top, e o Brasil, nenhum :(

Segue o ranking:

Dubai International Airport, Dubai
Changi Airport (SIN), Cingapura
Princess Juliana International Airport (SXM), Saint Maarten, Antilhas Holandesas
Kansai International Airport (KIX), Osaka, Japão
Keflavik International Airport (KEF), Reykjavík, Islândia
Vancouver International Airport (YVR), Vancouver, Canadá
Juancho e Yrausquin Airport (SAB), Saba, Antilhas Holandesas
Hong Kong International Airport (HKG), Hong Kong, China
Incheon International Airport (ICN), Seoul, Coréia do Sul
10° Munich Airport (MUC), Munique, Alemanha

Viajandaun

Air France é a primeira companhia aérea a voar o A380 para a África


Em 18 de Fevereiro de 2010, a Air France Airbus A380 aterrou pela primeira vez em Joanesburgo, depois de deixar Paris-Charles de Gaulle às 23h30 na noite de 17 passado.

Isso faz com que a Air France seja a primeira companhia aérea a operar o maior avião de passageiros do mundo sobre o continente Africano.

O Airbus A380 - equipado com 538 assentos em três classes dos camarotes de passageiros: Premiere (Primeira), Affaires (Business) e Voyageur (Económico) - vai voar três dos dez vôos semanais previstos.

Estas são as freqüências dos serviços da Air France entre Paris e Joanesburgo, até 28 de Março de 2010. A partir de 28 de março, a Air France operará sete vôos semanais entre Paris e Joanesburgo, começando com três A380, e aumentando gradualmente até o a última em finais de Abril. Desde então, o percurso será totalmente operado por A380.

Agora você pode desfrutar do conforto e da segurança do A380 em seus vôos para a África


O A380 é o avião mais ecológico do mundo - com uma emissão de menos de 75 gramas de CO2 por passageiro por quilômetro - e mais silencioso de sua geração, com uma cabine espaçosa, que oferece aos passageiros mais conforto e espaço.

Air France é assim a primeira companhia aérea europeia a operar o superjumbo, ea companhia aérea do mundo a oferecer voos transatlânticos entre a Europa e os E.U. para esta aeronave.

Aeroporto de Congonhas terá Sistema de Pouso por Instrumento mais moderno

O Aeroporto de Congonhas receberá, de março a maio deste ano, um grupo de engenheiros e técnicos da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), para realizar a substituição do atual Sistema de Pouso por Instrumento (ILS – Instrument Landing System), cujo ciclo de vida já está para finalizar.

O novo ILS-Cat 1 – equipamento que viabiliza o pouso de precisão por instrumento, muito útil nas ocasiões de mau tempo, pouca visibilidade ou teto baixo – elevará ainda mais a confiabilidade e segurança do aeroporto paulistano. Mais moderno, agregará também novas funcionalidades como a capacidade de supervisão técnica à distância, outrora inexistente, que possibilitará às equipes de manutenção de terra o acompanhamento “on line” do status operacional do equipamento, bem como a realização de ajustes dos seus parâmetros remotamente.

A equipe da CISCEA inicia os trabalhos para a instalação do novo sistema já no início deste mês. Para interferir o mínimo possível no cotidiano de operações do segundo aeroporto mais movimentado do País, atuando no menor tempo possível, os especialistas efetuaram uma análise do histórico da meteorologia da cidade de São Paulo, de forma a definir o período do ano com melhores condições climáticas, e aproveitarão ao máximo a infraestrutura de apoio já existente “vamos aproveitar o que for possível: a torre do localizer, a rede de dutos, base, posições etc” afirmou Cláudio Macedo, Gerente de projetos da CISCEA.

Durante a substituição dos sistemas, entre os meses de março e maio, quando o ILS estará inoperante, o aeroporto utilizará o procedimento de aproximação por GPS BARO VNAV. A técnica é um dos novos procedimentos de navegação aérea baseada em satélites, provenientes da implementação do moderno conceito CNS/ATM, que vem sendo adotado em escala mundial, sob o acompanhamento da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Embora empregado inicialmente para suprir as demandas particulares de Congonhas, durante o período da substituição do ILS, os procedimentos BARO VNAV passarão, em breve, a serem executados também em muitos outros aeroportos brasileiros.

No que diz respeito aos usuários, atualmente, a grande maioria das aeronaves, como as de companhias aéreas comerciais, estão habilitadas para a realidade da navegação por GPS. Algumas aeronaves particulares, porém, que ainda não possuem a tecnologia embarcada, utilizarão os sistemas em operação para o pouso no aeroporto, durante o período.

Com o novo ILS-Cat 1 de Congonhas, previsto para entrar em operação ao final de maio, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) – órgão ao qual a CISCEA é subordinada – mantém a regularidade da atualização e aprimoramento de seus sistemas de auxílio à navegação aérea, restringindo ao máximo a possibilidade de inoperância por parte de algum equipamento.

O aeroporto paulistano, por sua vez, dono de uma das pistas mais movimentadas do transporte aéreo da América Latina, não só estará mais apto à realização dos pousos por instrumentos, como também será o primeiro aeroporto brasileiro certificado para a execução dos modernos procedimentos de aproximação e pouso por satélite BARO VNAV.

Fonte: Aviação Brasil - Imagem: www.avioesemusicas.com

MAIS

Pouso por instrumento em Guarulhos (ILS Cat 1)


Popout


ILS Categoria I

Nesta categoria, o pouso só pode ser efetuado se a visibilidade na pista ou RVR (Runway Visual Range – uma medida eletrônica) for igual ou superior a 800 metros (2.400 ft) e o avião estabelecer contato visual na DA (Decision Altitude – Altitude de Decisão) de 200 ft ou acima. Nota: Se a pista for equipada com balizamento central, a visibilidade medida eletronicamente (RVR) pode ser reduzida para 600 metros (1.800 ft).
Desástres Aéreos

Dois primeiros Embraer 170 da Gulf Air


Foto de Rafael Maul, dos dois primeiros Embraer 170 da Gulf Air em Recife, em translado para a base da companhia, a foto foi postada no dia 3 de março.

EAGLE SKY

Mundial de Corrida Aérea volta ao Brasil em 2010

Mais de um milhão de pessoas não esqueceram o espetáculo proporcionado pela etapa do Rio de Janeiro do Red Bull Air Race, o Mundial de Corrida Aérea, disputado na Enseada de Botafogo em 2007. De lá para cá, a pergunta se repetia a cada ano: quando o Air Race voltará ao Brasil?



A resposta: nos dias 8 e 9 de maio próximos, com duas novidades importantes. A primeira é um novo local, o Aterro do Flamengo, mais adequado para receber públicos como o que fez do Red Bull Air Race de 2007 o maior evento esportivo da história do país.

A segunda, não menos importante, é a presença inédita de um herói local para o público brasileiro: Adilson Kindlemann, paulista de 36 anos radicado em Curitiba, fará em 2010 sua estreia na temporada do Red Bull Air Race.

“Disputar o Red Bull Air Race era o meu sonho há mais de três anos, um sonho que finalmente consegui realizar em 2010”, explica Kindlemann, que enfrentará nomes consagrados como o austríaco Hannes Arch, campeão do mundo em 2008, e o atual detentor do título mundial, o inglês Paul Bonhomme, vencedor da corrida carioca de 2007.

“Poder correr ‘em casa’ diante da torcida brasileira no meu primeiro ano fará essa temporada ainda mais especial”, completa.

Com apoio do Governo do Estado do RJ e da Prefeitura Municipal, o Rio de Janeiro sediará a terceira de oito etapas do Mundial 2010, que começa no dia 27 de março em Abu Dhabi e passa ainda por Perth (Austrália) em 18 de abril antes de chegar ao Brasil, com os treinos de classificação acontecendo no sábado 8 de maio e a corrida no domingo, 9.

Depois do Rio, o Red Bull Air Race segue para Windsor (Canadá) em 6 de junho e para uma inédita etapa em Nova Iorque duas semanas depois. Outra novidade será a primeira etapa disputada sobre um autódromo convencional, no dia 8 de agosto no EuroSpeedway em Lausitz, Alemanha. A temporada continua com o retorno a Budapeste na Hungria, em 20 do mesmo mês, e conclui com mais um novo destino: Lisboa, em Portugal, em 5 de setembro.

Sobre o Red Bull Air Race

Criado em 2003, o Red Bull Air Race é o único campeonato mundial de corrida de aviões reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI). O certame já visitou mais de 15 países desde a sua criação, incluindo o Brasil – em 2007, a segunda etapa da temporada aconteceu no Rio de Janeiro, diante de um público de 1 milhão de pessoas na praia de Botafogo.

Quinze pilotos disputam a temporada, voando em etapas como Abu Dhabi, Budapeste e San Diego. Os pilotos voam contra o relógio em um circuito especialmente montado com “Air Gates”, pilões infláveis que demarcam o traçado. Em 2009, o inglês Paul Bonhomme sagrou-se campeão mundial pela primeira vez.
BGA

A380 da Emirates vai voar para a China

Airbus A380 da Emirates.

A Emirates informou o início dos voos com o A380 a partir do dia 1° de agosto de 2010 na rota Dubai-Pequim. Será a primeira operação com o maior avião comercial do mundo na China.

O avião tem capacidade para transportar até 517 passageiros, e vai substituir o Boeing 777 que atualmente serve a rota para a capital chinesa.

Nas rotas para a China, a Emirates opera duas frequências diárias para Pequim, Xangai e Hong Kong, e serviços diários para Guangzhou.

A Emirates foi a primeira companhia aérea do Oriente Médio a estabelecer voos diretos para a China, há sete anos.

Cavok

Leilão da fazenda da Vasp será mantido no dia 10


Apesar das manobras do senhor Wagner Canhedo, por enquanto o leilão da fazenda Piratininga, do ex-proprietário da Vasp, está mantido para o dia 10 de março. O ministro corregedor geral da Justiça do Trabalho Carlos Alberto Reis de Paula havia suspendido o leilão após liminar obtida pelo grupo Canhedo. Entretanto, ele reconsiderou em parte a decisão.

O advogado do SNA, Dr. Luiz Fernando Aragão, explicou que o leilão está mantido, o que é positivo. Entretanto, os tramites após o leilão devem aguardar o resultado dos recursos interpostos na justiça pelo grupo Canhedo e que ainda não foram julgados. O que significa que ainda que a fazenda seja leiloada com sucesso, o comprador terá que aguardar um tempo indeterminado para efetuar o pagamento e poder de fato concluir a compra do imóvel.

“Pode ser que, neste caso, um eventual comprador recue”, alertou Dr.Aragão sobre os riscos de haver o leilão sem que apareçam interessados na compra da fazenda.

Com 130 mil hectares, pelo menos dez lagoas, criação de 75 mil cabeças de gado, a fazenda está avaliada em R$ 421 milhões. Enquanto os trabalhadores da Vasp continuam sem receber o que lhes é de direito, o grupo Canhedo se esbalda em um latifúndio luxuoso. Se for bem sucedido, o leilão da fazenda pode quitar parte da dívida da Vasp com os trabalhadores.
SNA

Empresas disputam horários da Pantanal nesta segunda-feira


São Paulo - Seis companhias aéreas poderão escolher nesta segunda-feira (8) 355 horários de pouso e decolagens que não estão sendo utilizados pela Pantanal no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) agendou para as 14h, no seu auditório, em Brasília (DF), o reinício da sessão de distribuição de slots (horários de pouso e decolagem), que havia começado no dia 3 de fevereiro.

Ontem (3), o STF (Superior Tribunal de Justiça) decidiu, por unanimidade, que a Anac pode distribuir 61 slots que foram utilizados de forma inadequada pela Pantanal, com um número de cancelamentos superior ao permitido pela regulamentação.

CANDIDATAS
Três companhias aéreas que ainda não voam em Congonhas se candidataram para a distribuição: NHT, Webjet e Azul. Após a escolha dos horários, a Anac irá providenciar a alocação dos slots para as companhias, que somente depois disso terão 30 dias para iniciar os voos.

As rotas são definidas pelas empresas, de acordo com suas estratégias comerciais, e precisam da prévia aprovação da agência. Outras três empresas que atualmente já voam em Congonhas também participarão da distribuição: OceanAir, Gol/Varig e TAM. Da mesma forma, elas terão que aguardar pela homologação dos slots e depois terão 30 dias para começar os novos voos. (Com informações da assessoria da Anac).
Folha da Região

Juiz condenou Spanair a compensar um passageiro por cancelamento de voo



A côrte Comercial número 4 em Barcelona condenou a empresa Spanair para compensar um passageiro no valor de 460 € devido ao cancelamento de um voo entre a capital da Catalunha e Madrid, o o viajante foi forçando a voar com uma outra empresa para participar de uma reunião de negócios, de acordo com a sentença proferida 26 de fevereiro.