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quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Chinesa Perde o Avião (Legendado) ; Hilário!!!!!

Creio que todos viram o vídeo da senhora que perdeu completamente a cabeça , no aeroporto de Hong Kong, quando percebe que acabou de perder o avião.


O que vos faltava ver era a versão legendada, que nos ajuda a perceber que – afinal – a senhora até falava português!


[ "Tradução" e legendagem www.buzz.com.br ]

Em rio que tem Piranha , Jacaré nada de Costas

A Ryanair lançou hoje uma nota a imprensa tendo alvo certo o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil da TAP, que estão se mobilizando para greve nos dia 24 e 25 de Setembro de 2009.

Aos passageiros da TAP, a Ryanair aproveita para fazer mais acção de marketing .

Veja a publicação em seu site:

http://www.ryanair.com/site/PT/news.php?yr=09&month=sep&story=pro-pt-240909

«A Ryanair, a favorita mundial entre as companhias aéreas, critica hoje (24 de Setembro) a última greve dos pilotos da TAP que hoje e amanhã, uma vez mais, afetará os planos de viagem de 40.000 passageiros da TAP.

Este é um novo exemplo do desdém que o sindicato de pilotos da TAP SPAC tem pelos consumidores, sendo razão para que os passageiros não confiem nos serviços da TAP: tarifas altas, suplementos de combustível e greves frequentes.

A Ryanair oferece 22 rotas “livres de greves” do Porto e 13 Faro. Para sublinhar as vantagens dos voos da Ryanair a partir do Porto e Faro, a Ryanair anuncia hoje 40.000 lugares a €4.99 para viajar em Novembro, garantindo aos seus passageiros que não ficarão “em terra” em resultado de greves de pilotos.

Daniel de Carvalho da Ryanair, disse que:

“É inacreditável que um pequeno grupo de pilotos possa afectar 40.000 passageiros em período de recessão. Os passageiros Portugueses já pagam elevadas tarifas e suplementos de combustível à TAP e, como resposta, são afectados com pilotos em greve. Os passageiros da Ryanair podem agora voar “livre de greves” do Porto e de Faro num total de 35 tarifas de baixo custo. Nós somos mais baratos e não incomodamos os passageiros com greves. Aconselhamos todos os passageiros da TAP a reservarem um dos lugares da Ryanair a €4.99, para viajarem em Novembro. Esta oferta termina esta sexta-feira à meia-noite.”

Infraero e Sindicato assinam Acordo que dá 6% de aumento para categoria


Em cerimônia no Aeroporto Internacional de Brasília (DF), nesta terça-feira (22/9), o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, e o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Francisco Luiz Xavier Lemos, assinaram o Acordo Coletivo de trabalho 2009/2010, que dá um aumento de 6% para a categoria.

Murilo Marques Barboza agradeceu aos diretores sindicais e aos diretores da Infraero, e destacou que era um privilégio, logo após assumir a empresa, assinar um bom acordo que alcançou uma correção de 6%, acima, inclusive, da inflação no período. “Encontrei um corpo funcional e um sindicato com a lucidez de entender o momento pelo qual a empresa passa. As oportunidades que temos para fazer a empresa crescer é agora”, afirmou Murilo.
Assessoria de Imprensa Infraero

Deputado quer mudar compensação por bagagem perdida


As companhias aéreas que operam voos internacionais a partir do Brasil poderão ser processadas por danos morais pelos passageiros que tiverem suas bagagens extraviadas durante as viagens. Pelo menos é isso o que pretende o projeto de lei no. 6085/09, apresentado ontem pelo deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR), propondo alterações no Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86). Segundo ele, o CBA limita as responsabilidades das companhias aéreas por danos materiais causados aos passageiros e sequer menciona a reparação por danos morais.

“O nosso projeto visa adequar o Código Brasileiro de Aeronáutica à Constituição Federal e ao Código de Defesa do Consumidor”, explica Almeida. Atualmente, os passageiros prejudicados pelo extravio de bagagens em voos internacionais não podem apelar ao Código de Defesa do Consumidor em casos de pendências judiciais contra as companhias aéreas. Isso porque o Código Brasileiro de Aeronáutica e a Convenção Internacional de Varsóvia, de 1929, são as normativas usadas como parâmetro pelo Poder Judiciário para julgar casos dessa natureza. Essas duas leis, segundo o parlamentar, protegem mais as companhias aéreas do que os passageiros nos casos dos extravios de bagagens.

O projeto de lei de Marcelo Almeida acrescenta três parágrafos ao artigo 1º. do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). Esse artigo define os tratados, convenções e atos internacionais que regulam o Direito Aeronáutico no Brasil. As mudanças propostas pelo deputado paranaense são, segundo ele, simples.

A primeira determina que as questões relativas à responsabilidade civil do transportador aéreo serão regidas pelo CBA no que não contrariar a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor.

A segunda garante a possibilidade de responsabilização civil mesmo se o extravio acontecer em país estrangeiro, desde que a companhia aérea tenha sede, filial ou sucursal no Brasil.

A terceira possibilita ao passageiro que sofreu o dano a utilização da legislação que lhe for mais benéfica. “A prioridade desse projeto é o consumidor; o passageiro”, destaca.

Almeida também propõe mudança nos valores das indenizações pagas nos casos de destruição, perda, extravio ou avaria das bagagens. Pelo projeto, a reparação patrimonial e não-patrimonial efetiva dos prejuízos sofridos pelo usuário será feita de forma integral, de acordo com os valores declarados pelo passageiro, sem os limites atuais. O projeto também determina que, no caso de atraso, perda, extravio, destruição ou avaria de carga, ocorrida durante a execução do contrato do transporte aéreo, a responsabilidade do transportador não está sujeita à limitação legal ou contratual, cabendo ao transportador a reparação patrimonial e moral efetiva dos prejuízos sofridos pelo usuário.
“Sei que as companhias aéreas vão reagir a esse projeto, mas meu objetivo é dar maior segurança aos passageiros e consumidores. Todos conhecem alguém que já sofreu danos materiais e morais ao ter sua bagagem extraviada. Creio que as pessoas que já sofreram esse problema não acharão esse projeto excessivo. Por isso, a mobilização de todos os consumidores em torno da aprovação dessa matéria é muito importante”, afirmou Marcelo Almeida.
PANROTAS

Tempestade de areia escurece cidades e afeta transportes na Austrália

Uma grande tempestade de areia atingiu o leste da Austrália e cobriu Sydney nesta quarta-feira (23), afetando o transporte e forçando as pessoas a se abrigarem, além de prejudicar o solo de regiões agrícolas.




A poeira escureceu a isolada cidade de Broken Hill na terça-feira, forçando uma mina de zinco a fechar, e percorreu 1.167 quilômetros a leste para cobrir Sydney de vermelho nesta quarta-feira.


Pela tarde, a tempestade, carregando cerca de 5 milhões de toneladas de areia, se espalhou pela parte sul do país, chegando ao estado tropical de Queensland.


Tempestades de areia não são incomuns, mas geralmente restritas ao interior. Ocasionalmente, durante grandes períodos secos, as tempestades de areia atingem áreas costeiras. A Austrália é o continente mais seco do planeta, atrás somente da Antártida.

A Austrália enfrenta uma de suas secas mais severas e autoridades climáticas afirmam que o fenômeno El Niño está lentamente ganhando força no Pacífico, o que irá piorar as condições nos Estados do leste.

O país é um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas e também o maior emissor per capita de gases estufa no mundo, uma vez que depende de usinas termoelétricas para abastecimento de eletricidade.

Os cientistas estão relutantes em ligar diretamente as mudanças climáticas com os eventos extremos no tempo como as tempestades e a seca, afirmando que existem flutuações de acordo com as condições atmosféricas, mas grupos ambientalistas relacionam os dois fatores e pedem ação.

Voos internacionais foram desviados de Sydney, viagens de barco foram suspensas e motoristas alertados para tomar cuidado nas estradas devido à visibilidade.

Autoridades da saúde pediram que a pessoas fiquem e casa, alertando que a tempestade deve continuar na quinta-feira. Mais de 200 pessoas solicitaram serviços de emergência com problemas respiratórios.
G1

Três Pessoas Presas em Buffalo (EUA) por Apontarem Laser para Aeronave


Foto: Laser Verde de 95 microwatts (foto meramente ilustrativa)

Três homens foram presos em Buffalo, N.Y. (EUA), por crime de apontarem um laser verde para uma aeronave da linha comercial FedEx e para um helicóptero da polícia local diversas vezes na quinta-feira.

O helicóptero da polícia do condado de Erie foi atingido por um raio enquanto investigava um incidente que envolvia a aeronave da FedEx, e os oficiais puderam então ver o local de onde vinha o laser e fizeram as prisões. Um oficial comparou a luz do laser com um golpe de raio, observando que, se entrar direto no olho, pode cegar.

O co-piloto Art Litzinger usou um sistema de câmera infravermelha para localizar o ponto em que estava o laser e ajudou a polícia de Buffalo a fazer as prisões.

O incidente de quinta à noite forçou as autoridades a fechar a pista do Aeroporto Internacional Niagara, em Buffalo, visto que o helicóptero da polícia foi forçado a penetrar um espaço aéreo restrito devido ao problema. Oficiais federais citaram prováveis processos criminais nesse caso. "Neste exato momento, esse crime está sendo examinado pela FAA e pelo FBI", comentou uma das autoridades locais.
Asas da América

Concorra a passagem com direito a acompanhante para Sidney, Bangkok ou Seul com a Emirates


O vencedor do concurso cultural terá a oportunidade de voar no A380 da Emirates para um dos três destinos. Inscrições até 15 de outubro de 2009.

O escritório da Emirates no Brasil lançou o concurso cultural "Para Onde Você Vai Voar?", com inscrições abertas até 15 de outubro de 2009, apenas para residentes no Brasil. O vencedor poderá escolher se prefere viajar para Sidney, Bangkok ou Seul a bordo do luxuoso A380 da Emirates.

Para participar, basta acessar o site da Emirates www.emirates.com/br , clicar no ícone da promoção, acertar os nomes dos cinco filmes apresentados nas imagens e descrever em até 100 palavras a cidade para onde gostaria de viajar.

O participante que elaborar a frase mais criativa, ganha passagem para o destino escolhido, com direito a acompanhante (consulte os Termos & Condições ).

Fator Brasil

TAM leva cliente para show de Tony Bennett em São Paulo


A TAM, como patrocinadora das apresentações do cantor norte-americano Tony Bennett em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro, acaba de lançar o concurso cultural "Você no show do Tony Bennett", que levará uma pessoa com acompanhante para assistir ao show na capital paulista, no dia 26 de outubro.

Para participar, os interessados devem se cadastrar na plataforma promocional da TAM (www.tam.com.br/promocoes) e responder à pergunta "Por que você merece ouvir The Good Life ao vivo com a TAM?". Cada participante poderá enviar uma única resposta, com no máximo 300 caracteres, sendo que, na hipótese de recebimento de outras, somente a primeira será considerada. O envio deve ser feito até 14 de outubro de 2009.
Aviação Brasil

Gol: Vendendo Curaçao e Aruba

A Gol está transformando em regular o vôo charter que fazia a rota Brasília/Aruba/Curaçao e com isso iniciou as vendas no site.

Resta saber se os vôos vão ser incluídos para emissão via Smiles e se vem alguma promoção de lançamento da rota.

Aquela Passagem

Team deve implementar ponte-aérea alternativa Rio-SP



Está para sair do papel um projeto de 2007 da empresa aérea regional carioca Team de operar uma ponte aérea alternativa entre o Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e Campo de Marte, em São Paulo. Com a queda da portaria 187, que liberou o uso de aeroportos do Rio, inclusive o Santos Dumont, a Team entrou com um pedido para voar diariamente a rota alternativa. Segundo o presidente da empresa, Mário César Moreira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já se manifestou favoravelmente por meio de ofício – observando as condições operacionais e de segurança do aeroporto do Rio e de São Paulo – e solicitou que a Infraero adeque os dois aeroportos para realizar as operações em um prazo de 30 dias.

A partir daí, a Team pretende iniciar operações com quatro voos de segunda a sexta-feira, e um aos domingos, utilizando aeronaves Let 410, com capacidade para 19 passageiros e baixa emissão de ruídos. Em cada trecho a tarifa básica deve custar R$ 280. De acordo com Moreira, as rotas utilizadas são de baixa densidade e não oferecem transtornos aos moradores dos bairros próximos, respeitando os limites do aeroporto. “O nosso avião cabe exatamente nos limites de operações do Aeroporto de Jacarepaguá e Campo de Marte”, disse. “O equipamento carioca acaba de ser ampliado e está subutilizado. Não há outras empresas regulares operando no aeroporto”, acrescentou Moreira.
Direto da Pista

euroAtlantic adquire Boeing 777-200ER da Singapore Airlines


A euroAtlantic airways (EAA) concluiu as negociações com a Singapore Airlines que conduziram à aquisição da primeira aeronave Boeing da série 777.
Classificado como 777-212ER Extended Range a nova aquisição da EAA está vocacionado para cursos de longa distancia e tem capacidade para um total de 323 passageiros.
A frota da companhia aérea conta agora com um Lookeed Tristar L1011-500 quatro Boeing 767-300ER e dois Boeing 757-200.
Opção turismo

Polícia Federal apura cartel e fraude em serviços da Infraero



A Polícia Federal identificou indícios de formação de cartel e fraude em licitações da Infraero nos serviços de inspeção de bagagem, controle de entrada de passageiros, limpeza e reboque das aeronaves, movimentação e proteção de carga e despacho operacional de voos.

Estão sendo investigados um ex-superintendente da Infraero, um funcionário da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e oito empresas prestadoras de serviços de transportes aéreos.

De acordo com a acusação, empresas estariam combinando entre si o resultado de pregões eletrônicos de modo a ganhar alternadamente os contratos, sempre pelo preço máximo. Haveria ainda corrupção de funcionários da Infraero para excluir competidores potenciais nesse mercado específico, estimado em centenas de milhões de reais, por meio de editais direcionados e do uso abusivo da dispensa de licitação.

No começo do mês, a Justiça determinou ainda uma operação de busca e apreensão nas sedes das principais empreiteiras, pelo suposto desvio de dinheiro público em obras nos principais aeroportos do país. Nesse caso, a PF investiga o suposto superfaturamento, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. O valor do desvio é estimado em torno de R$ 500 milhões.

Por enquanto nenhuma empresa ou funcionário da Infraero foi condenado em nenhuma dessas investigações, que, combinadas, sinalizam um dos maiores desvios de recursos públicos deste governo.

Em nota, a Infraero diz que desconhece qualquer possibilidade de acerto nos pregões eletrônicos. As empresas investigadas pela Polícia Federal negaram as acusações e afirmaram que há uma acirrada disputa no setor.
Bol

Plano é rejeitado e VarigLog está mais perto da falência


Com a reprovação do plano de recuperação judicial, a Justiça poderá decretar a falência da VarigLog que possui, no total, um passivo superior a R$ 447 milhões.

 Divulgação

SÃO PAULO - Após oito horas de intensas negociações, o plano de recuperação da VarigLog foi reprovado pelos credores. Esse grupo de credores representa 62% da dívida de cerca de R$ 184 milhões que a empresa de transporte de cargas possui com bancos e fornecedores. Os trabalhadores, que têm R$ 3,8 milhões a receber da empresa, aprovaram por unanimidade a proposta.

Com a reprovação do plano de recuperação judicial, a Justiça poderá decretar a falência da VarigLog que possui, no total, um passivo superior a R$ 447 milhões. " Não chorem porque a batalha não terminou. Só vou considerar essa batalha perdida quando a juíza decretar a falência " , disse Chan Lup Wai Ohira, dona da Velog, empresa que, desde meados de agosto, é dona da VarigLog.


Durante todo o dia de ontem, no hangar da VarigLog ao lado do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Lup tentou negociar com os advogados dos credores, segurando um santinho na mão. " Durante a votação, me ausentei do galpão porque estava lá dentro rezando " , disse aos funcionários, ao final da assembleia.


Apesar das orações, essa não foi única derrota de Lup na quarta-feira de tempo ruim. Logo pela manhã foi anunciada uma liminar, obtida pelos ex-sócios da VarigLog Marco Audi e Marcos Haftel, impedindo a negociação entre Velog e Volo do Brasil, fechada em agosto. A Volo, que havia adquirido a VarigLog, tem como acionista principal o fundo americano Matlin Patterson, que por sua vez tem como acionista majoritário Lap Chan, irmão de Lup. Em agosto, a Volo transferiu o controle da VarigLog à Velog, com sede no Panamá.


Durante as primeiras horas do dia, quem esteve à frente da assembleia representando a VarigLog foi o empresário Germán Efromovich, dono do grupo Sinergy do qual fazem parte as companhias aéreas Avianca e Ocean Air, além do estaleiro Mauá, no Rio. Os ânimos já estavam à flor da pele. Efromovich e João Simão Neto, representante da Vera Cruz Táxi Aéreo, bateram boca por conta da liminar anunciada naquele momento.


Levando-se em consideração o número de credores, a votação foi bastante acirrada. Foram 32 aprovações contra 27 reprovações, porém esse último grupo detinha o maior montante da dívida. Entre eles estavam grandes credores como Itaú BBA, Shell do Brasil e Lufhansa, entre outros. Apenas dois grandes credores deram votos positivos, o fundo de pensão Aerus e a companhia Chromalloy Turbine, que tem créditos de R$ 22 milhões. O representante da Chromalloy foi o que mais fez reivindicações, sendo que seu voto foi favorável porque boa parte dos seus pedidos foi acatada pela VarigLog.

Segundo vários advogados presentes na assembleia, o plano de recuperação previa condições extremamente desvantajosas. Para os credores com créditos acima de R$ 20 mil, cujo montante total é R$ 182,5 milhões, a ideia era pagar 15% da dívida em parcelas trimestrais entre abril de 2012 e janeiro de 2022. Os demais 85% seriam pagos a partir de 2013 caso houvesse um lajida (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) acima do projetado pela empresa. Uma fatia de 35% de um eventual saldo no lajida seria usada para pagar credores. Mas, sem esse saldo, 85% da dívida seria paga em 30 anos, a partir de 2022.

Época


GOL estende promoção até o dia 30

shA GOL vai estender até a 23h59 do dia 30 de setembro o período de vigência da promoção “Super 10”, na qual os clientes da companhia podem comprar bilhetes aéreos mais baratos, parcelando o pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito – e também no cartão Voe Fácil GOL –, com parcelas mínimas de R$ 15,00. A promoção foi ao ar na última sexta-feira, dia 18, e estava inicialmente prevista para terminar hoje.




A ação é válida para qualquer trecho operado por GOL ou VARIG entre os 58 destinos atendidos pela Companhia no Brasil e América do Sul. O trecho Porto Alegre-Montevidéu, por exemplo, sai a R$ 69. São Paulo-Belo Horizonte (Confins) está disponível a R$ 80 e São Paulo-Santiago (Chile) por R$ 299. A promoção ainda permite o acúmulo de 30% de milhas SMILES.

Clientes da Companhia podem comprar os bilhetes promocionais pelo site www.voegol.com.br, via call center ou agentes de viagem e as viagens devem ser realizadas até o dia 16 de dezembro. As tarifas são válidas apenas para viagens de ida e volta, com permanência mínima de uma noite no destino escolhido.

Fator Brasil

Webjet faz promoção de passagens sem restrições


A partir de Hoje (24/09), a Webjet Linhas Aéreas oferece passagens com preços promocionais e sem restrição de compra. Não há exigência de antecedência nem de estada mínimas para a compra, e também não é necessária a aquisição de ida e volta. A promoção tem bilhetes com valores a partir de R$ 99 (São Paulo/Salvador, São Paulo/Recife e Rio de Janeiro/Recife, entre outros trechos).
Mercado e Eventos

Croatia Airlines 20 º aniversário



Por ocasião do 20 º aniversário da Croatia Airlines, a companhia organizou uma promoção especial: 10.000 assentos em nossos vôos internacionais ao preço de 99EUR.

Desembarques domésticos batem novo recorde neste ano


Pelo segundo mês consecutivo os desembarques domésticos tiveram aumento superior a 22% na comparação com os resultados obtidos em julho (23,13%) e agosto (22,43%) de 2008. O acumulado de janeiro a agosto deste ano chegou a 35 milhões de passageiros desembarcados, um recorde na série histórica iniciada há 40 anos.
Panrotas

Airbus precisa de mais dinheiro para desenvolver novos aviões


A Airbus precisa de pelo menos mais 800 milhões de euros (1,2 bilhão de dólares) nos próximos seis anos para desenvolver aviões novos e mais rápidos, disse o vice-presidente operacional da fabricante de aeronaves, Fabrice Bregier, ao jornal francês Le Figaro.

Bregier apelou ao governo francês para que inclua o setor aeroespacial em seus futuros investimentos.

A indústria aeronáutica da Europa está tentando preservar sua liderança tecnológica frente a novos competidores como a China, que lançará seu novo jumbo C919 entre 2015 e 2020, acrescentou Bregier.

Até 2015, conforme o executivo, os novos aviões da Airbus emitirão 50 por cento menos dióxido de carbono e farão metade do barulho na comparação com os modelos atuais, graças a novos reatores que serão instalados na traseira do avião, e não mais nas asas, afirmou Bregier.

O Globo

CALOR EXIGE MAIS ESPAÇO PARA DECOLAR


O calor também influencia a aviação. Quanto mais quente, maior o cuidado na hora da decolagem. A atenção dos pilotos aumenta quando a temperatura ultrapassa os 35ºC.

O cuidado vale tanto para aviões pequenos como para os de grande porte. Com o aumento da temperatura, ocorre a diminuição da pressão, o ar se torna mais rarefeito, necessitando um maior espaço para a decolagem.

Os pilotos dizem que, nesses casos, quando não há mais espaço para a decolagem, é preciso diminuir o peso do avião.

Deve ser por isso que em cidades mais quentes os aeroportos tem pistas maiores.

jornalnacional.globo.com

Mais aviões para a Air Express Índia


A Air Índia, está planejando converter cinco dos seus Airbus A 320 e torná-los parte da companhia de baixo custo sob a marca Air Express Índia.
O A320 normal tem 124 assentos em classe económica e 20 lugares em classe executiva. Após a conversão, tornando-se um avião com maior capacidade na classe economia, o número de bancos aumenta para 168.
Estes aviões convertidos, afirmam as fontes, iriam voar em 10 setores. Estas incluem voos para Sharjah de Hyderabad, Cochin, Trivandrum, Amritsar e Lucknow, Calicut-Dubai, Chennai-Kuala Lumpur, e Chennai-Colombo.

Espanha prende piloto argentino acusado de fazer os "voos da morte"


Piloto dos 'voos da morte' foi detido
Espanha prende piloto argentino acusado de fazer os "voos da morte"

Fonte: ANSA - Foto: Darío Crusafón - Via: Aviation News

O aeroporto militar que se encontra no extremo sul (esq) do Aeroparque Jorge Newbery (AEP / SABE) era utilizado para os voos da morte

A polícia espanhola prendeu ontem em Valencia, na Espanha, o ex-militar argentino Juan Alberto Poch, um dos pilotos acusados de fazer os "voos da morte", com os quais presos políticos eram lançados no mar a partir de aviões em movimento durante a ditadura argentina (1976-1983).

A Audiência Nacional (a mais alta corte da Espanha) havia emitido a ordem de prisão a partir de uma solicitação da Justiça argentina, de acordo com informações do jornal El Mundo.

Poch estava trabalhando na companhia aérea holandesa Transvia, que pertence ao grupo Air France-KLM. Ele foi detido ontem no aeroporto de Manises enquanto comandava um avião que iria para Amsterdã.

Um porta-voz da Transvia confirmou a prisão, mas não disse há quanto tempo Poch trabalhava na companhia. O ex-militar também tem nacionalidade holandesa.

De acordo com o governo do país sul-americano, mais de 11 mil pessoas foram mortas ou desapareceram nos chamados "voos da morte", dos quais os prisioneiros eram lançados amarrados a blocos de cimento.

No total, calcula-se que nos sete anos de duração da ditadura militar argentina mais de 30 mil homens e mulheres tenham morrido e outros 8 mil continuam desaparecidos.

Em 2005, durante o governo de Néstor Kirchner, a Corte Suprema de Justiça da Argentina revogou a anistia que protegia centenas de pessoas que participaram da ditadura militar.

Em um dos processos reabertos no país será julgado o ex-militar Emilio Eduardo Massera, acusado de crimes de lesa-humanidade cometidos na Escola de Mecânica da Armada (Esma), que atuava sob sua responsabilidade. Massera também é processado na Itália pelo sequestro e assassinato de três cidadãos italianos.
Blog do Vinna

Vem aí o Boeing 747-8


A mais recente versão do famoso jato 747 da Boieng, também conhecido como “Jumbo”, deve voar pela primeira vez em breve. A data exata não foi anunciada, mas ocorrerá ainda neste último trimestre do ano.

O programa de desenvolvimento do 747-8 caminha em conjunto com o programa do 787. É possível até que o primeiro voo de ambos ocorra simultaneamente.

O 747-8 e o 787 possuem vários componentes em comum, destacando-se os motores e a tecnologia do cockpit.

O 747-8 é 5,7 metros mais comprido que o seu antecessor, o 747-400, e a capacidade volumétrica de carga aumentou 16%.

Até o momento a Boeing anunciou duas versões diferentes do 747-8. Um versão cargueira e outra para passageiros com 51 assentos a mais que a versão 747-400.

Não há nada oficial até o momento, mas a Boieng tem interesse em transformar o 747-8 no novo “Air Force One”, uma vez que a USAF já iniciou estudos para a substituição do VC-25.

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FOTOS: Boeing

Blog do Poder aéreo

AERONAVE DA TAM ABORTA DECOLAGEM NO GALEÃO


Um grupo de políticos fluminenses que ia no voo 3030 da TAM, das 20h30, na segunda (21), para Brasília levou um susto durante a decolagem no Galeão.

É que, depois de atrasar por duas horas e meia, o avião finalmente ganhou a pista, correu, correu e... parou.

O comandante alegou problemas técnicos e a TAM ofereceu aos passageiros uma outra aeronave para seguir viagem - mas, aquele avião, não decolou.
Voarnews

Anac derrubou portaria que proibia voo regular

Veto, do antigo DAC, caiu no início do ano e restringia os terminais de Campo de Marte e de Jacarepaguá a operações de táxi aéreo.


O superintendente de Operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Marçal Goulart, defende que os Aeroportos de Jacarepaguá, no Rio, e Campo de Marte, em São Paulo, mantenham sua vocação original de atender somente voos não regulares, de empresas de aviação geral e de táxi aéreo, por exemplo. No início do ano, porém, a Anac derrubou uma portaria do extinto Departamento de Aviação Civil (DAC), que definia o perfil de atividades dos aeroportos, para poder promover a abertura do Santos Dumont, também no Rio. Com isso, Jacarepaguá e Campo de Marte ficaram livres para operar voos regulares.

As portarias 187 e 188, ambas publicadas em 5 de março de 2005, proibiam voos regulares de passageiros e estabeleciam como objetivos dos Aeroportos de Jacarepaguá e Campo de Marte o atendimento aos voos das empresas de táxi aéreo, da aviação geral e aeroclubes.

Goulart chama a atenção para o fato de os dois terminais já estarem com os pátios cheios de aviões e helicópteros. Além disso, nenhum deles tem infraestruturas separadas de embarque e desembarque de passageiros, como num aeroporto de grande porte. Segundo ele, o investimento para a adequação dos dois terminais é pequeno, em torno de R$ 50 mil, para a construção de balcões de atendimento, aquisição de veículos para transporte dos passageiros, instalação de linhas telefônicas e de rede de internet.


Image

O Campo de Marte

"A Infraero está cumprindo a determinação do órgão regulador por ser uma autoridade aeroportuária concedente, mas somos contra", advertiu Goulart. "A Infraero deu parecer negativo porque criou um padrão de atendimento aos nossos passageiros, um mínimo de conforto possível. Estamos preservando isso para não haver mais comentários de crise, apagão ou coisa parecida." O superintendente defende que as adequações nos dois aeroportos sejam realizadas até dezembro, para que seja possível oferecer mais qualidade de atendimento aos passageiros.

No mês passado, relatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definiu que a área do Campo de Marte seria ideal para abrigar a estação do trem de alta velocidade que ligará São Paulo, Campinas e Rio. Para isso, seria preciso desapropriar o terreno.

Procurada, a Prefeitura afirmou desconhecer a intenção de se criar uma linha regular de voos São Paulo-Rio no Aeroporto do Campo de Marte. Espera ser consultada sobre o assunto, mas, inicialmente, se posiciona contrariamente à operação de uma linha comercial no local, sem a garantia de totais condições de segurança à população.

Aeroclube Virtual

Alguma Novidade ?????? Sarkozy: contrato de venda de aviões Rafale ao Brasil 'será firmado'


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse nesta quarta-feira em Nova York que o contrato de venda para o Brasil de 36 caças Rafale "será firmado".

"Há um acordo político, pelo qual negociamos o contrato e será firmado" junto com o dos submarinos vendidos ao Brasil em dezembro de 2008, assegurou em entrevista concedida às redes de TV TF1 e France 2.

"Estive no Brasil para vender nossos Rafale, os melhores aviões do mundo, e o senhor Lula confia em nós", acrescentou.

"É uma grande vitória", disse o presidente francês, que considera "normal que os Estados Unidos lutem para vender seus aviões".

O presidente brasileiro concordou inicialmente com a compra do Rafale durante uma visita de Sarkozy no início de setembro.

O avião francês é o favorito, devido à importante transferência de tecnologia concedida pela Dassault para obter um contrato calculado em 5 bilhões de euros pela França.

A Suécia ofereceu ao Brasil a possibilidade de produzir em conjunto o avião de combate Gripen NG, em um esforço para melhorar sua oferta frente à Rafale.

Os Estados Unidos também prometeram às autoridades brasileiras a transferência de tecnologia "necessária" para a fabricação do F/A-18 Super Hornet, da Boeing.

A Força Aérea do Brasil (FAB) anunciou na segunda-feira que dará mais dez dias às três empresas concorrentes para que entreguem seus planos.

O Ministério da Defesa brasileiro havia fixado inicialmente para o dia 21 de setembro o último prazo para que as três formalizassem a sua oferta comercial.

Em dezembro de 2008, ambos os países haviam anunciado um acordo para o fornecimento por parte da França ao Brasil de quatro submarinos de ataque Scorpene e de um casco de submarino de propulsão nuclear.
Desástres Aéreos

‘Avião espião’ contra o crime

Estado avalia modelo não-tripulado para vigiar áreas conflagradas


A polícia do Rio pode ganhar mais um aliado voador no combate ao crime. Depois do helicóptero blindado, batizado de Caveirão voador, um avião não-tripulado foi apresentado ontem, no Palácio Guanabara, durante mostra de microempreendimentos desenvolvidos com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Faperj).


Foto: André Mourão / Agência O DIA
Cabral examina o avião que, por controle remoto, pode ajudar a polícia

O governador Sérgio Cabral se mostrou interessado no aeromodelo, que tem apenas 2,10 de envergadura e pesa 16 quilos, já abastecido. “Muito bom. Já tem para vender? Tenho certeza que vai ter cliente para ele”, brincou o governador com o capitão do Exército que participou do projeto. Depois, Cabral falou sério: “É uma invenção que pode muito bem ser usada por nós”.

Desenvolvido pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) a um custo de R$ 35 mil, o avião é guiado eletronicamente e tem duas câmeras — uma que dá a visão do local onde ficaria o piloto e outra que monitora o solo, fornecendo imagens em tempo real. “Pode ser usado para controle ambiental, para o tráfego da cidade, ações de busca e salvamento e para monitoramento de áreas hostis”, explicou o militar.

O avião pode atingir uma altura de mil metros e percorrer um trecho de 60 quilômetros em até uma hora e meia. Uma das vantagens é que, a 200 metros de altura, o avião não pode ser ouvido, e a 500 metros sequer é notado, já que aparece como um ponto no céu.

Na mostra, foram apresentados também uma pistola elétrica, capaz de imobilizar uma pessoa, com descarga de 50 mil volts, e um centro de monitoramento para grandes eventos, que funciona dentro de um ônibus. No veículo, fica um sistema capaz de controlar câmeras e agentes posicionados em uma determinada área, para rápida tomada de decisões.

Blog da Renata

Grupo Air France-KLM espera recuperar tráfego em 2012


O grupo aeronáutico Air France-KLM prevê a recuperação dos níveis de tráfego de passageiros atingidos no ano passado, declarou Pierre Henri Gourgeon, presidente da empresa, em entrevista a jornal "Les Echos".

Apesar disso, Gourgeon estima que o balanço financeiro do grupo se comece a equilibrar já no próximo ano, considerando a redução de 5% na oferta de voos um bom nível de atividade, que será para manter no próximo ano e, se necessário, também em 2011.
JORNAL DE TURISMO

Ministério Público investiga sindicato dos pilotos


O Ministério Público (MP) está a investigar o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC). A investigação foi desencadeada por uma queixa , feita por um grupo de pilotos do sindicato, relativa à contratação de um assessor e dos seus honorários, soube o Negócios junto de fonte d a Procuradoria.

O SPAC contratou Paulo Lino Rodrigues para seu assessor, com vista a mediar as suas negociações com a TAP. Por esse serviço o sindicato está a pagar 525 mil euros. O SPAC, contactado pelo Negócios disse não ter conhecimento de qualquer tipo de investigação.
JORNAL DE NEGÓCIOS

Europa ordena mais revisões de sensores em aviões Airbus


As autoridades europeias de segurança aérea determinaram verificações em certos sensores de velocidade dos aviões Airbus fornecidos pela fábrica norte-americana Goodrich, semanas depois de apertar a vigilância sobre equipamentos similares da fábrica francesa Thales.

Investigadores suspeitam que falhas nas leituras de velocidade de sensores da Thales podem ter sido decisivas para o acidente de 1o. de junho com um avião A330-200 da Air France que fazia a rota Rio-Paris, matando os 228 ocupantes.

Em um documento datado de terça-feira, a Agência Europeia de Segurança da Aviação disse que houve relatos de peças com folga nos sensores da Goodrich, uma peça conhecida como "sonda de pitot."

De acordo com a agência, que tem sede em Colônia, isso poderia ser resultado de "uma falha de torque (...) ocorrida na fabricação do equipamento."

Se não for corrigido, esse problema pode levar a um vazamento de ar e a leituras falsas de velocidade, disse a agência em nota ao setor aéreo.

A Goodrich rejeitou as suspeitas, dizendo "não ter experimentado quaisquer problemas de manufatura, serviço ou reparo com sondas," segundo e-mail assinado por sua vice-presidente de comunicação, Lisa Bottle. Ela acrescentou que a orientação da agência europeia foi uma precaução em resposta a um alerta de uma única companhia aérea.

"A Goodrich checou seus registros de fabricação para essas sondas e concluiu que elas estavam de acordo com as exigências de desenho, fabricação e teste de aceitação funcional," afirmou a executiva.

As ações da Goodrich, que também produz rodas e freios para aviões, além de sistemas de reconhecimento militar de alta tecnologia, caíram 1,4 por cento na quinta-feira.

Um porta-voz da Airbus disse que as verificações afetavam um "lote limitado" de sensores, identificados por meio de seus números de série. Uma porta-voz da Easa, agência de segurança aérea da União Europeia, disse que os problemas seriam "relativamente fáceis" de resolver, sem afetar o serviço das aeronaves. O número de empresas e aviões envolvidos nessa investigação não foi divulgado.

Investigadores disseram que três sensores da Thales apresentaram leituras de velocidade errôneas no acidente da Air France sobre o Atlântico, mas afirmam que é cedo para apontar as causas exatas da queda do avião.

As sondas de pitot leem a velocidade do avião com base na pressão exercida pelo fluxo de ar que recebem, mas são suscetíveis a congelamentos e outros fatores que interrompam esse fluxo.

Sem dados precisos, os pilotos podem acidentalmente colocar o avião em velocidades excessivas, sobrecarregando sua estrutura, ou muito baixas, o que faz com que perca estabilidade e caia.

O Globo

África do Sul: quatro feridos em queda de avião numa escola


A gravidade do acidente só não foi maior porque a escola estava fechada pelo facto de hoje ser feriado na África do Sul, onde se celebra o Dia do Património Nacional.

Segundo a Agência, o avião da South African Airways (SAA), com capacidade para 50 passageiros e cujo modelo não foi especificado, levava só três pessoas a bordo quando caiu, às 08:00 horas locais, contra a cerca da escola secundária Merebank, a cerca de três quilómetros do aeroporto.

A quarta pessoa ferida é, segundo SAPA, uma mulher que se encontrava no momento do acidente nas imediações da escola realizando a limpeza de uma rua.

O avião partiu-se ao meio e restos do aparelho ficaram espalhados em ambos os lados da cerca da escola.

Até ao momento, as equipas de resgate conseguiram tirar dois dos ocupantes do avião, que foram transferidos de helicóptero para um hospital próximo.
Sapo pt

Moradores se dividem sobre a criação de ponte aérea no Aeroporto de Jacarepaguá

RIO - Causou polêmica a determinação da Agência Nacional de Aviação (Anac) de implementar uma nova ligação aérea entre Rio e São Paulo pelo Aeroporto de Jacarepaguá. O prefeito Eduardo Paes disse que não havia sido informado sobre a decisão e que irá contestá-la na Justiça. Segundo um ofício enviado pela Anac à Infraero no ínicio deste mês, os terminais de Jacarepaguá e de Campo de Marte, em São Paulo, teriam 30 dias para estar em condições de funcionamento.

(Você é favorável à criação da nova ponte aérea em Jacarepaguá?)

O presidente em exercício da Câmara Comunitária da Barra, o oceanógrafo David Zee, convocou uma reunião com moradores, comerciantes e síndicos de condomínios da Barra para discutir o assunto. Eles pretendem redigir um documento para ser enviado à Anac, pedindo que a decisão seja revista. Acreditam que, já que os voos do Santos Dumont sofreram restrições por questões ambientais, é uma contradição querer ampliar o Aeroporto de Jacarepaguá.


A Câmara Comunitária é totalmente contra e nós já comunicamos isso à Anac e à Infraero. Existem o risco ambiental e o de acidentes. É uma incongruência que, num momento em que todos os aeroportos localizados em áreas residenciais do mundo estão reduzindo seus voos ou fazendo restrições, as autoridades queiram ampliar a operação de um aeroporto que estava desativado. Ele está numa área que cresceu muito nos últimos dez anos e é considerada o coração da Barra. É como aproximar um fósforo de um explosivo - comparou.

Zee recorda que, em março de 2008, um avião caiu sobre o pátio de uma concessionária de automóveis em construção na Avenida das Américas, por pouco não atingindo um condomínio:

- Era domingo, e o avião quase caiu numa piscina repleta de pessoas que participavam de uma festa. Por 30 metros não houve uma tragédia.

A deputada federal Solange Amaral disse já ter solicitado uma reunião com a presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, para discutir a questão:

- Começam dizendo que vão ser poucos voos e ninguém sabe como acaba a história. Não podemos deixar a região virar Congonhas (Aeroporto de Congonhas, em São Paulo).

Na avaliação do presidente da Associação de Moradores da Freguesia, Jorge da Costa Pinto Figueiredo, o aumento do número de voos no aeroporto só vai trazer riscos e nenhum benefício. Ele criticou o fato de a população de Jacarepaguá e da Barra não ter sido consultada.

- A quem esses voos vão beneficiar? A alguns poucos moradores que usam com frequência avião. Em vez de ficar pensando em aumentar aeroporto, a população quer é a construção das linha 4 e 6 do metrô. Temos outras prioridades - afirmou.

Apesar dos protestos da maioria, o diretor da Associação de Moradores do Tijucamar e Jardim Oceânico, Abdon Elias Alli, vê inúmeras vantagens na criação de voos regulares Rio-São Paulo a partir de Jacarepaguá.


Para os moradores de Barra, Recreio e Jacarepaguá, será uma economia de tempo e de dinheiro. Hoje, com os engarrafamentos, uma viagem para São Paulo, que levaria 40 minutos de avião, dura 1h30m, 2h, pelo tempo que se perde no tráfego - defendeu.

O piloto Moisés Mena, que faz voos fretados no aeroporto de Jacarepaguá, onde também trabalha como instrutor, também é favorável:

- Essa rota já é feita por aviões fretados, jatinhos. Nada impede que seja feita regularmente por aviões de pequeno porte - afirmou.

A empresa que pretende operar a nova rota é Team Linhas Aéreas, que já realiza voos do Santos Dumont para Macaé, Campos e Vitória. A intensão da empresa é usar aeronaves tchecas, as LET 410, com capacidade para 19 passageiros, a partir do fim de outubro, em quatro voos diários de ida e volta

O Globo


Saab afirma que não pediu extensão de prazo sobre caças à FAB


A empresa sueca de defesa e aviação Saab negou nesta terça-feira que tenha pedido à Força Aérea Brasileira (FAB) uma extensão do prazo para a entrega de propostas melhoradas no processo de escolha dos novos caças do Brasil.

O principal executivo da Saab, Ake Svensson, disse em entrevista coletiva que a Saab cumpriria o prazo estipulado até segunda-feira, quando foi notificada que o processo seria adiado por mais duas semanas.

Inicialmente, a FAB informou em comunicado na segunda-feira que a Saab tinha solicitado o prolongamento do prazo para apresentar sua proposta com melhorias. Mais tarde a Força Aérea esclareceu que a prorrogação foi "por solicitação das empresas concorrentes".

"Não fizemos esse pedido", disse Svensson. "Recebemos a informação na segunda-feira que a data tinha sido adiada para 2 de outubro. Poderíamos ter entregue a oferta."

As outras duas empresas finalistas do programa F-X2 da FAB, que prevê a compra de 36 caças, são a francesa Dassault Aviation, com o caça Rafale, e a norte-americana Boeing, com o F/A-18 Super Hornet.

O Rafale é apontado como grande favorito para vencer a disputa, principalmente após a visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao Brasil para as comemorações do Dia da Independência, em 7 de setembro.

Na ocasião foi divulgada uma nota conjunta de Sarkozy e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que os dois líderes anunciaram a abertura de negociações para a compra do Rafale pelo Brasil.

As empresas se recusam a divulgar valores, mas fontes ligadas ao governo francês afirmam que a proposta da Dassault, considerada a mais cara entre as três, é de cerca de 5 bilhões de euros.

Na semana passada, o vice-ministro da Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, veio ao Brasil e afirmou que o preço do Gripen NG é a metade do dos demais concorrentes.

Desde a nota de Lula e Sarkozy, dirigentes da Suécia e ds EUA tentam convencer as autoridades brasileiras a mudaram de opinião a favor de seus aviões de combate.

O presidente Lula já declarou que a FAB vai fazer a análise técnica das propostas, mas que a escolha final será tomada por ele com base em decisões políticas e estratégicas.

Defesa Brasil

Queda de avião de pequeno porte mata dois em Goiás


Um monomotor caiu nesta quarta-feira, 23, por volta das 21 horas, em uma fazenda em Leopoldo de Bulhões, em Goiás, a 55 quilômetros de Goiânia. O piloto da aeronave, Carlos Alberto Alves Júnior, de 21 anos, e o passageiro, o advogado Luiz Francisco Caetano Lima, de 39 anos, morreram na hora. As causas da queda ainda são desconhecidas, mas chovia no momento do acidente.

Em um primeiro momento, os bombeiros acreditavam que o avião levava três pessoas - conforme indicado no plano de voo. Entretanto, nas buscas foram encontrados apenas dois corpos. Segundo informações da corporação, familiares do advogado, que era o dono da aeronave, contaram que ele ligou pouco antes de decolar e revelou que embarcaria sozinho.

Técnicos da Aeronáutica foram ao local para fazer uma perícia. O monomotor saiu de Brasília e tinha como destino Goiânia. Membros da família de Lima afirmaram aos bombeiros que a aeronave era nova e havia passado por manutenção nesta semana.
Estadão

FAB coloca o Brasil entre os países com tecnologia de ponta em sistema de busca

A estação MEOLUT brasileira de dois canais iniciou sua operação nas instalações do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília, no último dia 3 de julho.

O fato reveste-se de importância ímpar para o Brasil, que assume a posição como 4º país do mundo – atrás do Canadá, Inglaterra e França, a implantar a tecnologia de ponta do Sistema COSPAS-SARSAT, a primeira estação instalada no Hemisfério Sul.

O Programa COSPAS-SARSAT é um esforço conjunto internacional com o objetivo de salvar vidas através da localização de radiobalizas de emergência. Seu segmento espacial é mantido pelos quatro países fundadores – EUA, Rússia, Canadá e França – cujos satélites são dotados de processadores para localização das balizas de emergência.

O segmento terrestre – composto por Estações de Usuário Local (LUT) e Centros de Controle de Missão (MCC) – é mantido pelos países signatários, mas viável a quaisquer interessados. Assim, o funcionamento do Sistema COSPAS-SARSAT pode ser explicado da seguinte forma: uma radiobaliza de emergência é acionada, seu sinal é recebido por satélites que o retransmite para as estações em terra (LUT), que automaticamente o processam e enviam sua localização aos MCC do país responsável pela região de busca e salvamento onde a baliza acionada se encontra.

Este MCC, por sua vez, analisa e encaminha esta posição aos Centros de Coordenação de Salvamento (RCC), aeronáuticos ou marítimos, que assumem a responsabilidade por prestar o Serviço de Busca e Salvamento, em nome do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) – elo central do Sistema de Busca e Salvamento (SAR).

Como funciona hoje – Atualmente, o segmento espacial do COSPAS-SARSAT conta com dois sistemas satelitais: o de órbita polar baixa (LEOSAR) e o geoestacionário (GEOSAR).

O LEOSAR é composto por satélites cujas órbitas são baseadas nos pólos terrestres, estando a uma altitude aproximada de 1.000 km, possuem a capacidade de calcular a posição das radiobalizas de emergência através do efeito Doppler, ou seja, mantendo sua velocidade constante, são capazes de identificar a diferença na frequência ao passar próximo a uma baliza, identificando sua posição por meio de cálculos efetuados pelas LUT, que recebem esses sinais dos satélites. No entanto, para garantir a precisão da posição, é necessária, ao menos, uma segunda passagem de um dos satélites da mesma constelação.

O GEOSAR funciona como complemento ao sistema LEOSAR, uma vez que esses satélites permanecem geoestacionários a 35.800 km da Terra, cobrindo cerca de um terço da superfície terrestre. Por não estarem em movimento em relação à superfície terrestre, esses satélites somente são capazes de localizar a baliza acionada se a mesma possuir um sistema de navegação GPS acoplada ao seu transmissor. Caso contrário, assumirá a função de fornecer o alerta antecipado, cientificando o segmento terrestre de que há uma baliza acionada e que se prepare para o recebimento de novos dados a partir do LEOSAR.

Por envolver tecnologia de ponta destinada ao salvamento de vidas humanas, o Sistema COSPAS-SARSAT não pode se dar ao luxo de estacionar no tempo e, desde o seu início na década de 80, se mantém em constante evolução. O estado da arte do Sistema, tecnologia já em estado operacional, é o sistema MEOSAR.

Fique por dentro

SAR: MEOSAR
Este novo sistema emprega satélites com órbitas médias (aproximadamente 2000 km), com a capacidade de procurar por sinais de emergência em um raio muito maior em comparação com os satélites de órbita polar baixa e, por utilizar os mesmos satélites dos sistemas de navegação.

MEOLUT (Medium-Earth Orbiter Local User Terminal – Terminal de Usuário Local de Órbita Média)
São estações terrestres especialmente desenvolvidas para receber e processar os sinais captados pelos satélites MEOSAR satelital (GPS, Galileo e GLONASS), tem a previsão de formar sua constelação com um número acima da constelação LEOSAR.

A previsão é que, em 2014, qualquer ponto da superfície terrestre seja visualizado simultaneamente por, pelo menos, cinco satélites, o que provocará um salto de qualidade na precisão da localização e reduzirá sobremaneira o tempo necessário à localização da posição, contribuindo diretamente para a economia e eficiência do emprego dos meios SAR em atendimento às emergências.

Além da capacidade de utilizar o efeito Doppler, o satélite MEOSAR usará o mesmo princípio utilizado pelos aparelhos GPS para determinar a posição: a diferença de tempo na recepção do sinal de diferentes satélites visualizados ao mesmo tempo. No entanto, esse cálculo não será feito pela baliza de emergência, mas diretamente nas MEOLUT, estações terrestres especialmente desenvolvidas para receber e processar os sinais captados pelos satélites MEOSAR.

Fonte: Revista Aeroespaço, produzida pela Assessoria de Comunicação do DECEA, disponível em http://www.decea.gov.br/sala-de-imprensa/revista-aeroespaco/

DECEA

Assessor militar de Sarkozy traz garantias do Rafale a Jobim


O chefe do gabinete militar francês, Edouard Guillaud, em entrevista na Embaixada da França

O chefe do gabinete militar francês, Edouard Guillaud, em entrevista na Embaixada da França

BRASÍLIA - Dando prosseguimento à ofensiva para a venda de 36 novos caças para o Brasil, o almirante Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar do presidente da França, Nicolas Sarkosy, esteve na segunda-feira, 21, em Brasília, em companhia do vice-presidente internacional da Dassault, fabricante do caça francês Rafale.

Eles se reuniram com o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, para "trazer a garantia do governo francês", seja oferecendo as mesmas condições financeiras dadas à Força Aérea francesa quando adquiriu as aeronaves, seja de transferência de tecnologia "completa, sem restrição e sem limite".

Todas as garantias já estavam registradas na carta assinada por Sarkozy e entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã do dia sete de setembro, antes de os dois países apresentarem o comunicado conjunto dizendo-se "parceiros estratégicos", quando foi anunciada a abertura das negociações com a França para a aquisição dos 36 Rafale. "Espero tê-lo convencido", disse o almirante em entrevista exclusiva ao Estado, após a audiência com Jobim.

ESTADÃO

Sindicato diz que paralisação dos pilotos é "superior a 95%"


"De acordo com os dados que o SPAC conseguiu apurar, e para além dos serviços mínimos, apresentaram-se apenas duas tripulações ao serviço, o que representa uma adesão à greve superior a 95 por cento. Apesar destes números, que a própria TAP confirma, a empresa vai ter de explicar porque é que há voos com indicativo TAP a serem efectuados", refere um comunicado divulgado pelo SPAC.

Na nota, o sindicato anuncia que irá formalizar uma queixa ao Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT) contra o que considera ser "uma violação grosseira e premeditada da Lei da Greve pela Administração da TAP".

"O SPAC sabe que a Administração da TAP está a recorrer ao fretamento de aviões numa tentativa desesperada de contornar os efeitos de um conflito para o qual contribuiu decisivamente, uma vez que se mostrou indisponível para encontrar uma solução negociada para o Acordo de Empresa", sustenta.

O SPAC refere ainda saber que os inspectores da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) "já estão a investigar a situação".

No comunicado, o SPAC faz ainda um balanço provisório da greve.

"O SPAC sabe que foram efectuados apenas dois voos para além dos que estavam previstos nos serviços mínimos. O SPAC conseguiu apurar ainda que já foram realizados 4 voos com recurso a aviões externos à TAP. Os voos de regresso a território nacional em período de greve resultam de uma decisão exclusiva do próprio SPAC", revela.

A greve de dois dias dos pilotos da TAP, iniciada à meia-noite, foi convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) devido ao "impasse" no processo de revisão do Acordo de Empresa e ao "descontentamento" com a gestão do presidente-executivo da transportadora, Fernando Pinto.

DN

Clientes da TAP esperam alternativas de voos



Alguns passageiros que estão hoje de manhã a ser afectados pela greve de pilotos da TAP aguardavam junto aos balcões de apoio ao cliente no aeroporto de Lisboa para encontrar alternativas de viagem noutras empresas de aviação.

A greve de dois dias dos pilotos da TAP, iniciada à meia-noite, foi convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) devido ao "impasse" o processo de revisão do Acordo de Empresa e ao "descontentamento" com a gestão do presidente-executivo da transportadora, Fernando Pinto.

Maria Gonçalves chegou ao Aeroporto de Lisboa às 05:30 para partir no voo das 07:05 para Barcelona, que entretanto foi cancelado.

"Fui aconselhada no 'check-in' a deslocar-me ao balcão de venda de bilhetes para tentar encontrar outro voo", disse à Agência Lusa.

Maria Gonçalves admitiu que tinha conhecimento da greve, mas decidiu "arriscar" e dirigiu-se ao aeroporto na esperança de conseguir seguir viagem.

"Como a TAP anunciou que ia fretar alguns aviões, pensei que me safava", realçou.

Também Jorge Caetano viu cancelado o seu voo com destino a Roma, às 07:15.

"Não vale a pena 'stressar'. Vou tentar conseguir voo noutra companhia", afirmou.

Já Rui Dinis teve mais sorte. Ia partir no voo para Paris às 07:15, mas há três dias, quando teve conhecimento da greve, ainda conseguiu bilhete para o voo da Air France que parte de Lisboa para a capital francesa às 08:20.

"Como sabia da greve ainda consegui resolver a minha situação atempadamente", confirmou.

Os passageiros estão a ser aconselhados a dirigirem-se aos balcões de apoio ao cliente e balcões de venda de bilhetes para tratarem das suas situações, ao mesmo tempo que estão a ser alertados para atrasos nos voos devido à greve.

Nos placares disponíveis para os passageiros, às 07:20 estavam cancelados os voos da TAP para Madrid, Barcelona, Roma e Londres.

Exame Expresso

FAB abre concurso para a carreira de ciência e tecnologia


O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) lançou nesta segunda-feira (14/9) edital de concurso público para provimento de cargos efetivos das carreiras de Ciência e Tecnologia do Governo Federal.

Trata-se de 93 vagas distribuídas entre cargos de nível superior (tecnologista pleno, tecnologista júnior, analista em C&T pleno e analista em C&T júnior) e médio (técnico e assistente em C&T). A remuneração inicial – sem retribuição por titulação – no nível superior chega a R$ 5.111,07. No nível médio, o total inicial – sem gratificação de qualificação – é de R$ 2.504,68. Os aprovados ficarão sujeitos ao Regime Jurídico dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8112/90).

A organização do concurso está a cargo da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Vunesp). Informações mais detalhadas poderão ser obtidas por meio do Disque Vunesp (11 – 3874-6300) ou da internet (www.vunesp.com.br).

As inscrições (R$ 40,00 para nível médio e R$ 70,00 para nível superior), que deverão ser feitas exclusivamente pela internet, terão início no dia 2/10 e encerramento no dia 30/10. As provas objetivas serão aplicadas no dia 13 de dezembro de 2009.

DCTA

Paes diz que brigará contra implantação de nova ponte aérea no Aeroporto de Jacarepaguá

RIO - O prefeito Eduardo Paes afirmou na manhã desta quarta-feira que pretende brigar com a Agência Nacional de Aviação (Anac) contra a implantação de uma nova ligação área entre Rio e São Paulo pelo Aeroporto de Jacarepaguá.Segundo nota publicada na coluna de Flávia Oliveira, na edição desta quarta do jornal O GLOBO, a agência determinou à Infraero a adequação dos aeroportos de Jacarepaguá e de Campo de Marte, em São Paulo, para operarem voos regulares da Team Linhas Aéreas, com voos da Zona Oeste entre Rio e São Paulo.


Avião no aeroporto de Jacarepaguá. Foto: Ricardo Leoni

- A Anac tem o péssimo hábito de nunca consultar a prefeitura sobre nada. Eles vão ter briga - irritou-se o prefeito logo depois da assinatura do acordo de cooperação para a implementação conjunta do programa Rio Audiovisual e para o lançamento do Fundo de financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (Funcine Rio 1).

(Você concorda com o prefeito?)

De acordo com a nota, foi enviado um ofício, no início do mês, com prazo de 30 dias para a Infraero pôr os dois terminais em condições de funcionamento. No último dia 10, a empresa notificou os administradores e, na prática, a empresa Team Linhas Aéreas poderá inaugurar no nova rota já no próximo dia 10 de outubro.

Atualmente, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, concentra os voos da ponte aérea Rio-São Paulo, operando um total de 290 voos por dia, o que corresponde a um aumento de 45% da demanda em relação a 2007. Em 2008, 3.630.236 passageiros passaram pelo aeroporto enquanto que, este ano, de janeiro a julho, o movimento foi de 2.584.050 passageiros.

Na segunda-feira, no entanto, uma obra para melhorar as pistas do aeroporto interditou a pista principal e o pátio do aeroporto até o dia 21 de novembro. Durante este período, os pousos e decolagens serão realizados na pista auxiliar do aeroporto, cuja reforma foi concluída em agosto passado. Durante as obras, as empresas Gol e TAM vão operar ali apenas no trecho Rio-São Paulo. Seus outros voos serão provisoriamente transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Não estão previstas alterações em outras empresas.

O Globo

Comandante da Aeronáutica participa de 49ª Conferência dos Comandantes das Forças Aéreas Americanas

TB Saito é condecoradoO Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, participou, de 30 de agosto a 4 de setembro de 2009, na cidade de Santiago, no Chile, da 49ª Conferência dos Comandantes das Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER), evento anual do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

Neste fórum internacional, o Tenente-Brigadeiro Saito encontrou-se com os demais 17 Comandantes das Forças Aéreas membros do sistema, e tiveram a oportunidade de tratar diariamente sobre temas de interesses comuns.

Criado em 1961, o SICOFAA é uma Organização Internacional de caráter apolítico que tem por finalidade promover e fortalecer os laços de amizade que unem seus membros, bem como obter o apoio mútuo entre eles mediante a coordenação e a cooperação das Forças Aéreas.

Durante a reunião, os Comandantes das Forças Aéreas Americanas outorgaram ao Tenente Brigadeiro Saito a Medalha “Legión al Mérito Confraternidad Aérea Interamericana”, grau Gran Cruz, que foi recebida pelo Comandante durante esta 49ª CONJEFAMER. Os Comandantes, ainda, decidiram outorgar ao 5º Esquadrão de Transporte Aéreo o prêmio “Seguridad de Vuelo del SICOFAA”, por ter alcançado índices de destaque na área de Segurança de Vôo, prêmio este que foi recebido pessoalmente pelo Tenente-Brigadeiro Saito.

TB Saito recebe prêmioAinda nesse fórum, os Comandantes decidiram que as Forças Aéreas continuem a trabalhar no tema principal que o SICOFAA vem estudando há mais de 2 anos. Trata-se do planejamento do Exercício Operacional “Cooperación I”, o qual será realizado no ano de 2010 no Chile. Este exercício servirá para treinar as Forças Aéreas Americanas em uma situação de desastre natural, onde elas terão a oportunidade de juntas atuarem em missões de busca e salvamento, resgate, apoio logístico e ações humanitárias, de forma que todas possam ajudar-se numa situação catastrófica.

A Força Aérea Brasileira, como membro fundadora do SICOFAA e participante assídua em todos os fóruns internacionais deste Sistema, participará do Exercício “Cooperación I” com suas aeronaves, tripulantes, equipes de resgate, pessoal de apoio e oficiais componentes do Estado-Maior Combinado, demonstrando, uma vez mais, o alto grau de comprometimento que a FAB possui em querer cooperar com as suas Forças Aéreas co-irmãs.

EMAER