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terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cessna vai produzir uma versão elétrica do Skyhawk 172


Cessna Skyhawk 172

Enquanto os aviões elétricos ainda são vistos como algo distante, a Cessna, uma das melhores empresas conhecidas na indústria da aviação, anunciou planos para lançar um avião elétrico ainda neste ano.

Electric Aviation é apenas o começo de sua história, e se alguém fosse fazer um paralelo com a aviação tradicional poderia dizer que é só chegar ao ponto de façanha dos irmãos Wright em 1903.

O Cessna 172 Skyhawk é o avião mais vendido de todos os tempos com mais de 43 mil unidades entregues. Dado o baixo peso é, por sua vez, um candidato especial para rodar em eletricidade. Produzido pela primeira vez em 1956, para até quatro pessoas e tem um motor.

Sama Airlines suspendeu operações

Sama AirlinesA Sama Airlines, companhia low cost da Arábia Saudita anunciou que irá suspender a partir de hoje todas as suas operações aguardando uma solução para a sua débit.

A companhia Saudita enfrentou graves quebras de tráfego durante o Inverno passado e não conseguiu recuperar-se durante o Verão , decidindo assim suspender temporariamente os seus serviços.

Bruce Ashby, CEO da Sama Airlines, explica que somente com ajudas financeiras do governo, a companhia terá oportunidade de continuar a operar.

A Sama Airlines opera voos de curta distância essencialmente na Arábia Saudita, mas também no Egito, Jordânia, EAU, Sudão e Síria.

Passageiro filma falha na hélice de avião que fez pouso de emergência

Aeronave teve que pousar em Bauru por queda de pressão de óleo.
Pouso emergencial foi tranquilo; não houve feridos.


Um passageiro filmou com o celular o exato momento em que parou de funcionar a hélice direita do avião que fez um pouso de emergência no aeroporto de Bauru, a 329 km de São Paulo. Ele e mais 27 passageiros embarcaram em Presidente Prudente, a 558 km de São Paulo, com destino à capital paulista.

De acordo com a companhia aérea Passaredo, o pouso ocorreu sem problemas e em segurança, com nenhum risco para quem estava a bordo. Em nota, a empresa diz que o pouso foi feito em Bauru porque “houve uma indicação de queda de pressão de óleo de um dos motores e o procedimento de segurança prevê o desligamento do motor e seguir para o aeroporto mais próximo”.

Os passageiros foram acomodados em um voo da Gol para seguir viagem. Uma equipe técnica da empresa foi deslocada para o aeroporto para verificar o problema na aeronave.

g1

Brincadeira no avião agrava lesão de Boateng





O internacional alemão agravou a lesão depois de ter embatido contra um carrinho de bebidas de um avião.
Tudo aconteceu depois de o novo reforço do Manchester City ter alinhado no particular entre Alemanha e Dinamarca.

O jovem atleta alemão regressava a Manchester, quando decidiu testar a força da sua perna esquerda, aplicando uma joelhada no carrinho de bebidas do avião.

Uma brincadeira que fez com que agravasse uma lesão antiga, sendo agora obrigado a parar durante um mês.
tv net

Avião sofre pane e pousa em Uberaba (MG)



Uma aeronave da companhia Trip, que decolou de Belo Horizonte na manhã desta terça-feira (24), sofreu uma pane ao pousar no aeroporto de Uberaba (MG). De acordo com informações da assessoria da companhia aérea Trip, ninguém ficou ferido.

Os passageiros estão na cidade que fica no Triângulo Mineiro e não sabem se conseguirão seguir viagem.

Novo vídeo da Air New Zealand sobre Segurança de voo


Popout

Sabemos que pode ser difícil de acreditar, mas parece que a AirNew Zealand finalmente cansou de apelar com seus vídeos com nudez.

Agora apresenta a bordo dos seus 737 em voos domésticos uma nova demonstração de segurança, que possui jogadores de rugby. Mas não se preocupe, alguém ainda fica nu no final.

Embraer não confirma fabricação de avião que caiu na China

Foto de dezembro de 2009, divulgada pela agência estatal Xinhua, mostra modelo de avião que caiu na Província de Heilongjiang, no noroeste da China

Apesar de agências internacionais creditarem à Embraer a fabricação do avião que caiu com mais de 90 pessoas a bordo no nordeste da China, a empresa brasileira não confirma a procedência da aeronave que pertencia à Henan Airlines, uma joint venture entre a chinesa Shenzen e o americano Mesa Air Group.

“A empresa não tem nenhuma posição oficial sobre esse acidente. Não podemos confirmar nada”, disse ao iG um assessor de imprensa da Embraer.

A aeronave, que seria do modelo ERJ-190 (E90), passou da pista e pegou fogo durante o pouso perto do aeroporto de Lindu, em Yinchun, nordeste da China nesta terça-feira, deixando 42 mortos. De acordo com a Televisão Central da China (CCTV), 49 pessoas foram resgatadas com vida.

Segundo a agência estatal Xinhua (Nova China), o acidente ocorreu às 22h20 do horário local (11h20 em Brasília). O avião havia decolado de Harbin, capital de Heilongjiang, antes das 21 horas locais.

Perda de clientes

A Henan Airlines opera em sua maioria com jatos regionais menores, principalmente em rotas no norte e noroeste da China. Previamente conhecida como Kunpeng Airlines, a companhia aérea foi relançada no início deste ano como Henan Airlines.

Assim como ela, outra companhias regionais chinesas que fazem rotas mais curtas no país enfrentaram dificuldades recentemente, perdendo passageiros para linhas de trem de alta velocidade que a China expandiu recentemente.

O último grande acidente na China aconteceu em novembro de 2004, quando um avião de passageiros com 53 pessoas a bordo caiu em um lago congelado perto da cidade de Baotou, no norte do país. Duas pessoas em terra também morreram no acidente.

Foto: Arte/ iG

Aeronave seria do modelo ERJ-190 (E90)

último segundo

TAM estuda parceria com a Absa no setor de cargas, após associação com a LAN

Companhia aérea se beneficiará das operações da líder Absa, que tem 20% do capital nas mãos dos chilenos.

TAM: companhia terá salto em cargas após parceria com a Absa

São Paulo - A associação com a LAN vai incrementar a presença da TAM no transporte de cargas no país e no exterior. Isso porque a chilena LAN tem 20% do capital da Absa, empresa brasileira líder nacional, que atende também a mais 35 países.

No anúncio do acordo, a TAM afirmou que, dos 400 milhões de reais em sinergias, 110 milhões virão da parte de cargas. "Pretendemos ser parceiros da Absa", disse ao site EXAME Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas. "Mas vamos pensar nos detalhes disso apenas quando o negócio for aprovado pelas autoridades." A empresa evita detalhar qualquer estratégia que envolva a Latam.

Hoje, há 52 empresas, nacionais e estrangeiras, que transportam cargas. A Absa é a maior empresa cargueira do país com 15,2% do mercado brasileiro e internacional. A TAM aparece na segunda posição, com 13,2%, seguidas por Gol (com 7,5%) e VarigLog (com 4,6%). Procuradas, TAM, LAN e Absa não comentam como ficará a situação das três com a criação da Latam.

A TAM Cargo conta com uma estrutura de 140 aeronaves que atendem 44 aeroportos brasileiros. Internacionalmente, há negócios com 36 países. A diferença entre a brasileira e a chilena ainda é grande: foram 649.000 toneladas transportadas pela Lan contra 183.000 toneladas da TAM, em 2009.

Juntas, as empresas cargueiras do grupo LAN que operam no país (LAN Cargo, LAN Express, LAN Colômbia, LAN Chile e LAN (Argentina) respondem por 4,8% do mercado.Com a TAM, vice-líder no mercado, a empresa ganha mais 13,2% na combinação entre doméstico e internacional.

A receita com transporte de cargas na TAM registrou um crescimento de 33%, aos 285 milhões de reais no segundo trimestre. O resultado se deveu por conta do aumento de volume e das tarifas. Só no transporte internacional, o crescimento saltou 50%. No doméstico, o aumento foi mais modesto, de 16%. Já a LAN apresentou, durante o segundo trimestre, um aumento de 60,3% em cargas, em parte beneficiada pela operação brasileira.

533 milhões de reais em investimentos

O setor de cargas é mais um dos que serão beneficiados com os altos investimentos em infraestrutura no país. O governo parece, finalmente, decidido a melhorar seus aeroportos. A Infraero conta com uma rede de 34 terminais de logística de carga espalhados pelo país. Neles, são prestados os serviços de armazenagem e movimentação da carga a ser exportada e importada.

A Infraero já realiza estudos de viabilidade para implantação de mais dois terminais de logística de carga: um deles nos aeroporto de Palmas (TO) e outro em Uberlândia (MG).

Para turbinar o setor, a empresa, em seu Plano de Investimentos Diretos para os Terminais de Logística de Carga no período 2010-2014, prevê investir 533 milhões de reais em construção de novos terminais, reformas, ampliação e adequação dos complexos atuais, além da aquisição de equipamentos de logística e carga. Só em 2010, serão destinados 58% do valor. O crescimento do setor justifica o investimento. Entre janeiro e julho deste ano, 636.000 toneladas de carga foram movimentadas -- uma alta de 36% em relação ao mesmo período de 2009.

exame

Lukla - The World's Most Dangerous Airport?

Pousando em Kathmandu

Avião de passageiros com mais de 90 a bordo cai na China

O modelo E-190 teria sido construído pela brasileira Embraer
O modelo E-190 teria sido constrído pela brasileira Embraer (AFP)

Foto: Arte/iG

O avião decolou de Harbin, capital de Heilongjiang, e caiu durante o pouso perto do aeroporto de Lindu, na cidade de Yichun

Segundo a TV estatal, ao menos 42 pessoas morreram e 49 foram resgatadas de aeronave fabricada pela brasileira Embraer.


Um jato de passageiros chinês construído pelo grupo brasileiro de aeronáutica Embraer passou da pista e pegou fogo no noroeste da China nesta terça-feira, matando pelo menos 42 pessoas a bordo, informou a televisão estatal chinesa. De acordo com a rede de TV CNN, porém, 43 pessoas teriam morrido no acidente.

Há também controvérsia sobre o número de feridos e de pessoas a bordo do avião. Segundo a Associated Press, havia 91 pessoas na aeronave (incluindo tripulantes), com 49 tendo sido resgatadas com vida e enviadas aos hospitais. A CNN, no entanto, indica que seriam 96 (91 passageiros, incluindo cinco crianças, e cinco tripulantes), com 53 tendo sido resgatadas com vida.

A aeronave do modelo ERJ-190 (E90) caiu durante o pouso perto do aeroporto de Lindu, na cidade de Yichun, Província de Heilongjiang, às 22h20 do horário local (11h20 em Brasília), informou a agência estatal Xinhua (Nova China), citando autoridades locais e governamentais. Contatada pelo iG, a Embraer afirmou que ainda não tem confirmação de que a aeronave do acidente é da companhia.

Segundo a mídia estatal, equipes de resgate correram ao local. A CCTV, citando o vice-diretor do Departamento de Segurança Pública de Heilonjiang, Sun Bangnan, afirmou que pelo menos 49 pessoas foram resgatadas e que o fogo do avião já foi apagado.

O prefeito de Yichun, Wang Xuemei, disse à CCTV que três dos resgatados estavam em situação crítica, mas não deu mais detalhes.

O avião decolou de Harbin, capital de Heilongjiang, antes das 21 horas locais. Inicialmente, a Henan disse à Xinhua que no avião havia 96 pessoas a bordo.

Uma autoridade com o sobrenome Qi no Hospital Nº1 do Povo de Yichun disse que 30 pessoas foram levadas ao local para tratamento, com a maioria delas tendo ossos quebrados.

Um homem no Hospital de Reabilização de Yichun disse que dez sobreviventes foram transferidos para lá com queimaduras. Outros oito sobreviventes, cujo estado não foi espeficado, estão no Hospital Florestal de Yichun.

Equipes de resgate vasculham destroços para procurar vítimas de avião que caiu em Yichun, na Província de Heilongjiang, no noroeste da China
Foto: Reuters

Equipes de resgate vasculham destroços para procurar vítimas de avião que caiu em Yichun, na Província de Heilongjiang, no noroeste da China

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Equipes de resgate vasculham destroços de avião que caiu em Yichun, na Província de Heilongjiang, no nordeste da China
Foto: Reuters


Destroços do avião que caiu em Yichun, na Província de Heilongjiang, no noroeste da China, são vistos em foto distribuída pela agência estatal Xinhua

Último segundo

O comissário que faz samba no ar

Ponte aérea Rio-São Paulo, quinta-feira, 9 horas. O mau humor dá lugar a risadas. "Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente à sua frente. Eu espero!", brinca o comissário Ronald Pennaforte, de 38 anos, há 11 na profissão. Ao ler as instruções em dois idiomas, ele é ovacionado. "Muito obrigado! Se quiserem, depois eu canto."

O comissário faz passar rapidamente o tempo do primeiro voo de uma senhora de cerca de 80 anos. E, na preparação para o pouso, Ronald atende ao pedido coletivo. Pelo sistema de som, canta: "Diga, espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu..." É acompanhado pelos passageiros, com direito a braços para cima, balançando de um lado a outro.

Ele distribui autógrafos, faz pose para fotos e é abraçado muitas vezes durante o desembarque. "Vou escrever ao Jô (Soares)", avisa uma moça. A descontração foi parar no YouTube, em um vídeo exibido mais de 29 mil vezes.

Ronald ama voar, mas não vive sem cantar. A liberdade para unir as duas paixões foi concedida em 2007. Por causa do gogó, cinco passageiros já o contrataram para shows. Uma apresentação no Rio, com nove ritmistas e duas passistas, custa R$ 2.100. Em São Paulo, é preciso também pagar passagem e hotel.

Nas horas vagas, o comissário é compositor da União da Ilha, escola da qual seu pai foi vice-presidente de 1977 a 1981. Pisou pela primeira vez na Sapucaí aos 11 anos, fantasiado de anjinho. Compôs mais de 200 sambas, cantou com Beto Barbosa e Leci Brandão, mas começou a carreira artística em 1991, nos Estados Unidos. Ganhava a vida jogando futebol e passou a faturar até US$ 300 por show com uma escola de samba.

Nascido em Santos, mudou-se com a família para a Ilha do Governador ainda pequeno. O retorno ao Estado foi proporcionado pelo samba. "Conheci o Ronald em 2002 e ele fez alguns sambas para a (Unidos de)Vila Maria", conta Paulo Sérgio Ferreira, presidente da escola. "Ele é meio louco, estabanado, divertido, mas sempre trabalha sério."

estadão



Busca por extraterrestres deve começar por inteligência artificial, diz astrônomo


Para pesquisador de centro renomado, cientistas deveriam buscar sinais tecnológicos, e não biológicos.



O radiotelescópio de Arecibo, usado na busca por vida extraterrestre/Divulgação

Um astrônomo que trabalha em um centro de pesquisa voltado para achar vida fora da Terra disse que a comunidade que busca por extraterrestres deveria voltar suas atenções para "máquinas pensantes".

Para o astrônomo Seth Shostak, que trabalha no instituto Search for Extraterrestrial Intelligence (Seti, em inglês), na Califórnia, em vez de procurar por sinais biológicos de vida alienígena, os cientistas deveriam buscar indícios de inteligência artificial.

Alguns cientistas do Seti argumentam que em outros planetas, a vida pode ter se desenvolvido seguindo padrões químicos e biológicos completamente distintos dos encontrados na Terra.

No entanto, para outros pesquisadores, algumas leis de bioquímica seriam universais, e os extraterrestres teriam um ciclo de vida semelhante ao humano, com nascimento, procriação e morte. Para esta corrente, também haveria evolução de espécies entre os extraterrestres, exatamente como acontece com a vida na Terra.

Máquinas pensantes

No entanto, para o astrônomo Seth Shostak, em vez de procurar rastros biológicos de vida extraterrestre, os cientistas deveriam concentrar seus esforços na busca por tecnologias alienígenas. Shostak defendeu a ideia em um artigo publicado na revista Acta Astronautica.

"Se você examinar as escalas de tempo no desenvolvimento de tecnologias, em um determinado ponto se inventa o rádio e logo em seguida já se está transmitindo. A partir disso, há uma chance de você ser encontrado por alguém", disse Shostak à BBC.

"Mas cerca de cem anos depois de inventar o rádio - pelo menos se nós formos nos usar como exemplo - você inventa máquinas pensantes. Nós provavelmente faremos isso neste século."

Para John Elliott, pesquisador da universidade britânica Leeds Metropolitan University, o artigo de Shostak segue uma linha de pensamento que é cada vez mais comum entre os pesquisadores do Seti.

"Depois de procurar por sinais por 50 anos, o Seti está percebendo que a forma como a nossa tecnologia evoluiu é provavelmente um bom indicador de como outras civilizações - se elas existem lá fora - estariam progredindo", disse Elliott.

Tanto Shostak como Elliott concordam que encontrar sinais de "máquinas pensantes" pode ser mais difícil do que rastros biológicos extraterrestres, mas eles indicam que há novos caminhos a serem buscados.

Shostak afirma que a inteligência artificial teria uma tendência a se voltar para lugares com muita matéria e energia, as únicas coisas de potencial interesse aos extraterrestres no universo.

Com isso, o Seti deveria voltar seus esforços para estudar o centro das galáxias ou as proximidades de estrelas novas e muito quentes.

"Eu acho que nós poderíamos gastar pelo menos uma porcentagem do nosso tempo buscando em novas direções, que talvez não sejam as mais atraentes em termos biológicos, mas onde talvez algumas máquinas pensantes estejam presentes", escreve Shostak.


bga

Significado dos Sonhos – sonhar com Piloto de avião


Significado sonhar com Piloto de avião.

Sonhar que você é piloto de avião simboliza que você está ajudando alguém a atingir suas metas.
Você está tentando indicar a rota a seguir.
Sua auto estima estará em alta, você está no controle de sua vida e também de outras pessoas.

Acredite na sua sorte:

Jogo do bicho – Loteria Federal
BICHO=Águia GRUPO= 2
DEZENA=06 CENTENA=206
MILHAR=7206

Loterias da Caixa Econômica Federal
Quina:
19 – 26 – 40 – 63 – 66
Megasena:
02 – 26 – 27 – 28 – 39 – 59
Lotofacil:
01 – 02 – 03 – 04 – 05 – 06 – 08 – 09 – 11 – 12 – 14 – 16 – 17 – 18 – 22
Timemania:
11 – 23 – 31 – 37 – 41 – 53 – 55 – 60 – 68 – 71

Modificações SFP para os Boeing 737-800



Pouco depois de entrar em operação, a empresa aérea Gol estudou diversas maneiras de aumentar sua capacidade de operar na linha Congonhas - Santos-Dumont, o "filet-mignon" das linhas aéreas brasileiras. A aeronave padrão utilizada pela empresa, o Boeing 737-700 não se demonstrava suficiente para atender a grande demanda nesses aeroportos centrais, e o Boeing 737-800, maior, não era homologado para operar nas curtas pistas do Aeroporto Santos Dumont.



A Gol resolveu consultar a Boeing, para ver se não era possível incrementar a capacidade dos Boeing 737-800 de operar em pistas mais curtas. Os engenheiros da Boeing estudaram o problema e desenvolveram um "pacote" de modificações no modelo standard do avião, o qual foi denominado SFP - Short Field Performance.


O pacote de modificações Short Field Performance foi desenvolvido entre 2005 e 2006 especificamente para atender a GOL, que pretendia operar o modelo B737-800 nas pistas de 1.465 metros do Aeroporto Santos Dumont.


As modificações permitem acréscimo de peso de aproximadamente 4.700 kg (10.000 libras) para pouso e 1.700 kg (3.750 libras) para decolagem de pistas curtas. O pacote SFP inclui as seguintes mudanças em relação aos modelos B737-800 Standard:
  • Os spoilers de voo são capazes de 60 graus de deflecção no pouso pela adição de atuadores hidráulicos com maior curso. Comparem isso com os atuais 33/38 graus dos modelos standard. A modificação reduz as distâncias de corrida na pista após o pouso e melhora a capacidade dos freios de para a aeronave dentro dos limites da pista;
  • Os slats (na foto abaixo, os slats standard) são selados para decolagem com flap 15 (comparado com o atual flap 10) para pérmitir que a asa gere mais sustentanção com ângulos de rotação mais baixos;
  • Os slats somente são estendidos totalmente quando os flaps estão além de 25 graus (comparado com os atuais 5). A função Autoslat é disponível de flap 1 até 25;
  • A função de alívio de carga do flap fica ativa de flap 10 graus ou mais;
  • Um tailskid (patim de proteção da estrutura da cauda) de duas posições fornece uma extensão extra de 127 mm (5 polegadas) para proteção da cauda no pouso. Isso permite maiores angulos de ataque e mais segurança para reduzir a Vref, o que diminui a corrida após o pouco, e oferece maior segurança de operação (foto abaixo);
  • Camber do trem de pouso principal reduzido em 1 grau para aumentar a uniformidade de frenagem entre todos os pneus do trem de pouso principal;
  • Redução do atraso de aceleração do motor entre idle e potência total de 5 segundos para 2 segundos;
  • Revisão dos softwares do FMC e do FCC.
O pacote SFP tornou-se disponível como opcional para todos os Boeing 737-800 (Boeing 737-800 SFP) e é equipamento padrão em todos os Boeing 737-900ER. Algumas das modificações também podem ser aplicadas aos modelos 600 e 700.

O primeiro SFP voou pela primeira vez em 24 de janeiro de 2006 e foi operado pela Boeing em testes de certificação até a entrega da aeronave para a Gol, em 28 de julho de 2006.
Atualmente, a aeronave opera na Gol com a matrícula PR-GTA. Mais de 250 aeronaves modificadas foram encomendadas, não apenas pela Gol, mas também por outras empresas como a All Nippon Airways, Japan Airlines, GECAS, Alaska Airlines e muitas outras.

cultura aeronáutica

Avião da Vueling faz pouso de emergência em Sevilla


O voo VLG
2317,da Vueling com 138 passageiros e seis tripulantes a bordo foi forçado a efetuar uma aterragem de emergência em Sevilha

vueling_a320_web

A Vueling Airbus A320



A causa foi devido a uma falha detectada pelo piloto no sistema hidráulico do trem de pouso da aeronave.

O piloto solicitou o pouso à torre de controle em Sevilla dizendo que "o trem de pouso não estava com o seu funcionamento ideal." O Airbus A-320 foi direcionado para o aeroporto de Sevilha ativado protocolos de emergência, que levou à derrubada da pista e do encerramento da auto-estrada A-4 nas proximidades.

Não foram relatados problemas ou ferimentos durante a aterrissagem, os passageiros foram transferidos para outros vôos saindo de Sevilla.

euroweeklynews

GOL e Copa, a próxima ALIANÇA?










Já é o que se comenta em setores ligados e meios empresariais. Ainda como reação do acordo anunciado para a formação da Latam entre LAN e TAM, algumas indicações levam à notícia que já circula de que a próxima aliança no continente seria entre a GOL e a Copa Airlines.


Juan Emilio Posada, ex-presidente da Avianca e respeitado consultor da indústria aéreas, diz que esta tendência de unir-se é uma inclinação natural do moderno mercado. “Trata-se de um fortalecimento das companhias, e caso se confirme entre as duas, seria um terceiro grande grupo regional. Ambas já tem código compartilhado e são complementares. Não será surpreendente”.

A empresa panamenha não tem malha de longo alcance enquanto a brasileira tem procurado ampliar sua presença internacional através de voos da Varig para o Caribe.
brasilturis

Aegean Airlines e Continental Airlines planejam voos em codeshare


HOUSTON e ATENAS, Grécia, 23 de agosto /PRNewswire-FirstCall/ -- As
parceiras de Star Alliance Continental Airlines (NYSE:CAL) e Aegean
Airlines anunciam hoje planos de codeshare nos voos da Continental
entre o hub de Nova York no Aeroporto Internacional de Newark Liberty
e Atenas, além de voos selecionados operados pela Aegean Airlines na
Europa.

Em vigor em 23 de agosto de 2010, a Continental colocará o código
"CO" em certos voos operados pela Aegean Airlines entre Atenas e seis
principais destinos de férias na Grécia (Salônica, Heraklion, Rhodes,
Míkonos, Santorini, Chania) e entre Atenas e Larnaca, Chipre. Em data
futura a ser determinada, a Continental também fará codeshare em voos
da Aegean entre Atenas e Londres/Heathrow, Reino Unido, e Munique e
Frankfurt, Alemanha. A Continental também fará codeshare em voos da
Aegean entre Atenas e Paris/Charles de Gaulle, França, e
Roma/Fiumicino, Itália, mas isso ainda depende da aprovação do
governo.

Também em vigor em 23 de agosto de 2010, a Aegean Airlines colocará o
código "A3" nos voos da Continental entre Nova York/Newark e Atenas.
A Aegean também fará codeshare em voos da Continental de Nova
York/Newark para Paris/Charles de Gaulle, França, e Roma/Fiumicino,
Itália
NEWSBRIEFS

Reinauguração do Aeroporto Municipal de Resende acontece nesta semana

Unidade recebeu investimentos de R$ 450 mil e reabre quase um ano depois de ser interditado pela Anac

Resende

Depois de quase um ano fechado, devido à interdição da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Aeroporto Municipal de Resende será reaberto no próximo sábado, em solenidade que começa às 09h30. A informação foi confirmada na tarde de hoje pelo prefeito José Rechuan (DEM). Na semana passada, o DIÁRIO DO VALE já havia adiantado a data.

O aeroporto havia sido interditado em setembro do ano passado pela Anac, que exigiu obras de melhorias visando aumentar a segurança do local. As obras foram executadas por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Votorantim Siderurgia e estão estimadas em R$ 450 mil. Com a conclusão dos serviços, o aeroporto volta a operar normalmente, estando capacitado para receber aeronaves de pequeno e médio porte.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Rubens Almada, todas as exigências apontadas na época da interdição pela Anac "foram rigorosamente cumpridas". Em volta do aeroporto, a prefeitura construiu um muro de alvenaria, com 600 metros de extensão, por dois metros de altura; implantou cerca de 300 metros de alambrado, além de aproximadamente 1.200 metros de cerca de arame farpado. As ações têm como objetivo impedir o acesso de pessoas e a entrada de animais na pista de pouso e de decolagem.

O secretário municipal de Obras ressaltou que, embora a reinauguração oficial do Aeroporto esteja marcada para este sábado, já há alguns meses ele vem utilizado, mediante uma autorização da ANAC.

- Nas últimas semanas, tem sido comum o aeroporto receber aeronaves de pequeno porte, como monomotores e bimotores. No sábado passado, por exemplo, recebemos um avião da Força Aérea Americana, vindo de Brasília, trazendo para a festa de Entrega do Espadim, na Academia Militar das Agulhas Negras, o embaixador americano Thomas Shannon, acompanhado do general de brigada Floriano Peixoto, entre outros convidados - relatou o secretário.

Ainda de acordo com Rubens Almada, o local também passou pelos seguintes serviços: capina e roçada, recuperação da drenagem, pintura e sinalização da pista, reforma do salão de embarque e desembarque, além de melhorias feitas na área livre destinada ao trânsito de aeronaves.

Parcerias e investimentos

Além das obras já realizadas, a prefeitura está tentando junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado a liberação de uma brigada de incêndio, composta por um caminhão tipo tanque (com capacidade para 700 litros de água). O secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, foi à Brasília hoje, tratar da liberação do equipamento, que vai se somar à viatura já existente, mas de menor porte.

A chegada da Brigada de Incêndio busca cumprir outra exigência da Anac, desta vez para que a Trip Linhas Aéreas estabeleça uma linha regular de vôos em Resende ainda em 2010. Também para esse fim, a prefeitura já deu início a um projeto que prevê a instrumentalização do aeroporto - o que vai possibilitar a aquisição de equipamentos de última geração, e, consequentemente, a realização de vôos noturnos.

A compra dos equipamentos será feita através do Profaar (Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos) e o Governo Federal já disponibilizou uma verba de R$ 1,25 milhão para o município. O restante dos recursos necessários à implementação destas melhorias vai ser disponibilizado pelo Governo do Estado e pela prefeitura, nos valores de R$ 550 mil e R$ 120 mil, respectivamente.

diário do vale

Tam terá voos extras no feriado de 7 de setembro


A Tam Linhas Aéreas programou frequências extras para atender seus clientes durante o feriado de 7 de setembro. Ao todo, 41 voos vão incrementar a malha doméstica da companhia entre os próximos dias 3 e 8. Além do reforço, a companhia também oferece tarifas promocionais para o período.

A medida visa a suprir a crescente demanda, já que muitos passageiros reservaram suas viagens com antecedência. Os voos foram programados para os dias de maior movimento nas saídas para o feriado - 3 (sexta-feira) e 4 (sábado) - e retorno - dias 7 (terça) e 8 (quarta).

A Tam vai manter diariamente quatro aeronaves de reserva, para eventuais necessidades: uma em Guarulhos e duas em Congonhas, em São Paulo, e uma no Galeão, no Rio de Janeiro. Paralelamente, a companhia terá equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine e mobilizará reforço de efetivo para o atendimento aos clientes.
mercado e eventos

Guerra fiscal prejudica a aviação



Os aviões brasileiros estão "transportando" combustível para fugir do preço maior do querosene em boa parte dos aeroportos do País. Por causa da guerra fiscal, as companhias são obrigadas a conviver com uma verdadeira "salada" de alíquotas do ICMS cobrado pelos Estados sobre o querosene, o que interfere no planejamento, nos preços das passagens e até na logística.

Sai mais barato, por exemplo, um avião com destino a Salvador e escala no DF decolar com mais combustível do Rio, onde o ICMS é de 4%, para não ter que abastecer em Brasília, que cobra uma alíquota de 25%.

Nos últimos meses, as empresas intensificaram o lobby com os governadores para reduzir a alíquota do ICMS do querosene de aviação, item que mais pesa no custo das empresas. Elas pediram apoio do governo federal e do setor de turismo para ajudar na pressão

. Com o ICMS mais baixo e uniforme em todos os Estados, as empresas dizem que o preço das passagens vai cair, ajudando a incrementar o turismo interno, principalmente para a classe C, que passou a viajar mais de avião.

Levantamento obtido pela Agência Estado com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) mostra que as alíquotas do tributo, dependendo de cada Estado, variam de 4% a 25%. Em São Paulo, onde as empresas compram cerca de 35% do querosene necessário para os seus voos, a alíquota é uma das mais caras: 25%.

No Distrito Federal, ponto importante de distribuição de voos para todo o País, a alíquota do ICMS também está em 25%. Por outro lado, nos aeroportos de Confins, em Minas, e do Galeão, no Rio de Janeiro, a alíquota é de 4%.

"As empresas estão transportando combustível sem necessidade. Isso também traz aumento do custo, porque representa menos carga, já que o avião sai mais pesado", disse o presidente do Snea, José Mollo.

Às moscas. Na avaliação das companhias, essa política tributária diferenciada compromete as rotas dos aviões, que acabam se deslocando para praças onde o combustível é mais barato. Nos aeroportos onde o preço do querosene é mais salgado por conta do ICMS, a aeronave é abastecida apenas com o necessário para chegar ao destino final ou à escala mais próxima. Já nos aeroportos onde o ICMS é mais baixo, o Snea identificou um aumento do volume adquirido pelas empresas.

A alíquota diferenciada do ICMS praticada pelos Estados também alimenta a guerra fiscal. É que, para reduzir a alíquota do ICMS abaixo de 12%, os Estados têm de tomar a decisão em conjunto no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), colegiado que reúne todas as secretarias de Fazenda. Mas Minas e Rio reduziram unilateralmente a alíquota para estimular o tráfego nos seus dois maiores aeroportos, que estavam às moscas.

A maior pressão das companhias é sobre o governo de São Paulo, que cobra a alíquota mais alta de 25%. O Estado, no entanto, não dá sinais de que vá ceder à pressão e critica a guerra fiscal. Procurado, o governo de São Paulo declarou que o cenário para o setor aéreo é "bastante favorável" porque não há incidência de ICMS sobre os preços das passagens, como ocorre com o terrestre, que sofre tributação de 12%. A Secretaria da Fazenda paulista alega que o transporte aéreo já conta com importante incentivo no Estado, não havendo razão para alterar a alíquota do querosene usado na aviação.

Riscos. "Aviões voando com mais ou menos combustível que o ideal por questões de logística e valor de abastecimento é algo a ser combatido por todos que entendem que a segurança dos passageiros deve se sobrepor a riscos advindos de questões econômicas", diz a Secretaria paulista.

O Piauí está entre os Estados que também cobram 25% de ICMS. Segundo o coordenador do grupo de combustíveis da Secretaria da Fazenda do Estado, Otávio Learth, o governo local estuda incentivos para os aeroportos de São Raimundo Nonato e Parnaíba.

Para revitalizar
Os governos de Minas e do Rio com as menores alíquotas (4%) alegaram que a decisão pela redução da alíquota foi uma forma de revitalizar aeroportos que estavam praticamente em desuso.

estadão

Força Aérea Brasileira abre vagas para engenheiros civis


São 59 vagas disponíveis em 24 cidades do País.

A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu inscrições de seleção pública para a contratação de engenheiros voluntários à prestação de serviço militar temporário. Para a área de engenharia civil, há 59 vagas disponíveis, distribuídas em 24 cidades. Para se candidatar, os interessados devem ter menos de 38 anos de idade (até o dia 31 de dezembro), ter diploma de graduação em engenharia civil e experiência mínima de dois anos na área. As fichas de inscrição devem ser entregues até 3 de setembro na sede do Comar (Comando Aéreo Regional) da cidade mais próxima.

Os convocados trabalharão como Aspirantes a Oficial do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon) e serão remunerados de acordo com o posto que ocuparem.

O processo conta com a avaliação documental, uma concentração inicial, uma inspeção de saúde, um exame de aptidão psicológica e uma concentração final. A divulgação dos candidatos escolhidos para a contratação deve acontecer até o dia 14 de novembro de 2010.

Mais informações em (61) 3313-2574 / 3313-2592 / 3966-9638


piniweb

Pilotos “made in China”, por Vitor Stepansky*


A tão propalada recuperação judicial, a primeira tentada no Brasil, não deu em nada: na semana passada, a S/A Viação Aérea Riograndense (Varig) foi à falência com a quebra da Flex, sucessora do passivo da empresa.

Os ativos foram regiamente distribuídos por um quase nada para a Varig Log por US$ 23 milhões. O ativo mais valioso, a marca Varig e seus bens, foi repassado anos atrás pela Varig Log para a Gol por algo em torno de US$ 320 milhões, em cerimônia no Palácio do Planalto, quando o presidente Lula elogiou o comprador, o patriarca da família Constantino, que logo apareceu envolvido no escândalo do senador Roriz, ex-governador de Brasília.

A Flex ficou de herdeira do que sobrava, a ação de diferença tarifária da antiga Varig, já transitada em julgado a favor da Vasp e da Transbrasil.

A ação da Varig, em torno de R$ 5 bilhões, teve julgamento favorável no Superior Tribunal de Justiça, mas empaca no Supremo há quase 20 anos. Por que, na época, a juíza não decretou a Gol como a sucessora do passivo trabalhista da antiga Varig?

E os aposentados do Aerus, o fundo de pensão de aeronautas e aeroviários? Onde ficou a Secretaria de Previdência Complementar, que teria o poder de fiscalização e nada fez?

Há quase cinco anos, o Fundo Aerus está em liquidação. Já está na mão do quarto “companheiro”. Os outros foram afastados por suspeita de “negligência”, para não usar outro termo. A sobrevivência dos aposentados está nesta ação, que fora dada “em garantia” pela Varig para o Aerus.

Agora mais um escândalo. A TAM foi vendida para a Lan Chile. Como? Onde está o governo? Linhas aéreas são concessões do poder público, parte de acordos bilaterais entre o Brasil e os países com os quais nos relacionamos. Ou seja, a Lan Chile vai ser concessionária de linhas aéreas no Brasil através de “um laranja”, a TAM. Ou o governo dorme, ou é conivente e compactua com a ilegalidade e a fraude. Ou isso não é fraudar a lei?

Tem mais: o governo tenta modificar o artigo 156 do Código Brasileiro de Aeronáutica, que diz que a função a bordo de aeronaves nacionais é privativa de titulares de licenças específicas do Ministério da Aeronáutica, reservada a brasileiros natos ou naturalizados.

Com a falência da Varig, exportamos pilotos qualificados e competentes para o mundo inteiro, até para a China. Agora, vamos importar pilotos “made in China” via Paraguai.
zero hora

Ivete Sangalo aparece de aeromoça durante voo


Foto:Quem Ivete Sangalo

Ivete Sangalo

Ivete Sangalo surpreendeu passageiros de um voo com destino a Nova York nesta segunda-feira (23). A cantora apareceu uniformizada como aeromoça, usando trança no cabelo e discursou. Um vídeo feito por passageiros vazou na web.

“É um prazer tê-los no voo para Nova York. No dia 4 de setembro eu vou arrasar no Madison Square Garden. Não é um evento meu, de Ivete Sangalo. É um evento brasileiro nos Estados Unidos. Vamos dominar o mundo, pessoal. Espero ter muito êxito”, disse.

Sempre divertida, ela brincou com os passageiros, perguntando se eles já tinham preenchido a ficha de imigração e dizendo que eles não poderiam beber mais suco. Solicitada para posar para fotos, ela fez poses. A ação faz parte de uma iniciativa da companhia aérea que patrocina Ivete.

O assistente pessoal da cantora, Dito, aparece no vídeo que vazou na web carregando um bebê no colo. Os fãs da cantora afirmam na web que o menino é o filho de Ivete, Marcelo, de 10 meses.

Edição: Fernanda Pádua | Fonte: Quem

Sinop: perito vai depor sobre acidente com boeing com 154 mortes


Na quarta-feira (25), às 14h, na Justiça Federal de Sinop, haverá a oitiva da testemunha técnica com o perito em acidentes aéreos, Roberto Peterka, sobre a colisão entre o boeing da Gol e o jato Legacy, em setembro de 2006, que vitimou 154 pessoas, na região de Peixoto de Azevedo. O perito foi indicado pela procuradora federal, Analicia Trindade, nos processos criminais que correm contra os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, acusados de cometer o acidente.

A oitiva da testemunha foi acatada pelo juiz Fabio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza. Os pilotos norte-americanos são acusados de causar o acidente por não saberem operar a jato Legacy, não acionarem o equipamento TCAS (sistema de segurança de voo incorporado nos aviões, cujo objetivo é evitar colisões entre aviões no ar), desligarem o equipamento transponder e ainda não cumprir o plano de voo e não seguir as regras internacionais da aviação civil.

O acidente está prestes a completar quatro anos no próximo mês. Há dois processos sendo julgados pela Justiça Federal em Sinop, desde 2007. Segundo informações da assessoria de imprensa dos familiares das vítimas, durante esse tempo, os membros das familias acompanham o desenrolar das investigações, a atuação do Ministério Público Federal e da Justiça Federal.

só notícias

Piloto do Hawk de demonstração da RAF é suspenso após “manobras agressivas”

A aeronave BAE Hawk T1, utilizado nas apresentações solo, durante shows aéreos no Reino Unido, teve seu piloto oficial suspenso e a RAF precisou arranjar outro piloto para tarefa. (Foto: Fast-Air-co.uk)

Um piloto da RAF (Royal Air Force) foi suspenso das apresentações aéreas por aparentemente colocar uma pequena carga extra no seu trabalho. O Tenente Tom Saunder está agora realizando trabalhos burocráticos após alguém dar uma olhada no flight data recorder de seu jato BAE Hawk voado durante as apresentações aéreas e determinar que ele estava voando de forma muito agressiva. Devido ao incidente, a Royal Air Force mudou o piloto do Hawk T1 Solo Display para o resto da temporada 2010.

Num comunicado oficial emitido pela RAF é informado que: “É com considerável pesar que o Tenente Tom Saunders foi afastado de sua tarefa como piloto do Hawk Solo Display durante a temporada 2010. Isso vem após um incidente no qual ocorreu recentemente envolvendo a aeronave Hawk utilizada nas apresentações.”

O Hawk utilizado na apresentação, baseado na RAF Valley, em Anglesey, tem se tornado uma apresentação popular especialmente nas apresentações que ocorrem entre os meses de agosto e setembro. Apesar da RAF dizer que “não é possível encontrar outro piloto para a função a tempo pois seria necessário meses de treinamento para chegar num nível de alto desempenho”, no dia 19 de agosto da RAF confirmou que o piloto, Tenente Scott Griffith, estava confirmado para as apresentações restantes de 2010.

De acordo com o diário londrino Daily Telegraph, a RAF estava aparentemente preocupada que Saunders poderia “apagar” durante sua rotina de manobras devido a alta carga de força “G” registrada. “Ele foi um pouco desobediente que fez coisas que não devia fazer, puxando muita carga G sem avisar ninguém no solo sobre isso,” disse uma fonte da RAF ao jornal. “O que ele estava fazendo não é particularmente seguro e por não informar as pessoas sobre isso não foi uma coisa boa de se fazer.” A aeronave é certificada para +8 e -4Gs e não foi informado quais parâmetros ele alegadamente excedeu.

cavok

Nelson Jobim anuncia acordo com Chile para produção de KC-390

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, destacou hoje a necessidade de ter uma indústria de defesa sul-americana, ao mesmo tempo em que anunciou um acordo com o Chile para a construção do avião cargueiro KC-390, projeto da Embraer e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em visita ao Chile, Jobim foi recebido pelo presidente desse país, Sebastián Piñera, no Palácio de La Moneda (sede do governo), e por seu par chileno, Jaime Ravinet, além do chanceler Alfredo Moreno.

Após o encontro, o ministro brasileiro informou que um dos temas da conversa foi a possibilidade de haver um grande entendimento entre os países do continente.

Em declarações à ANSA, Jobim explicou que o Brasil vive agora um novo momento com a região, para a qual “ficou de costas” por muito tempo, ressaltando ainda que atualmente foi iniciado “um entendimento” e, por isso, o subcontinente precisa ter uma posição “muito clara” nos encontros internacionais.

Sobre o tema da Defesa, ele destacou que há mudanças importantes nos ministérios chileno e brasileiro, na formação orçamentária e na gestão da indústria básica da área.

Por sua parte, Ravinet falou da importância da visita de Jobim, que, segundo ele, permite um incentivo ainda maior à colaboração e ao trabalho em uma indústria comum.

Com o programa KC-390, a Embraer e a FAB pretendem produzir um novo avião para o transporte militar ao custo de US$ 1,3 bilhão. Além do Chile, o Brasil estuda firmar parcerias estratégicas com a Colômbia e a Argentina, entre outros países. O voo do primeiro protótipo está previsto para acontecer em 2014.

poder aéreo

CIA e Google se associam para nos espionar



CIA e Google se associam para nos espionar, para os mais ligados em tecnologia, política ou os dois, essa não é uma grande novidade, o que acontece é que agora parece ser que o jogo é aberto. Pelo que contam as duas partes a união aconteceu há pouco por um interesse comum.

Os dois participaram da nova ronda de inversão para Recorded Future, empresa de monitoramento em tempo real da web que está usando informação para poder predisser comportamentos futuros e tendências, escaneando milhões de sites, blogs e redes sociais.

O Google já tinha invertido capital no projeto a través da Google Ventures, departamento que se encarrega das inversões da empresa. Agora volta a fazê-lo só que com um sócio o In-Q-Tel, organismo através do qual a CIA inverte em tecnologia.

A relação de trabalho entre os dois não é tão direta, mas é evidente e serve de indicio para várias hipóteses, o certo é que os dois procuram entender os nossos comportamentos, estudá-los e prevê-los.

A Recorde Future já demonstrou que pode sim fazer previsões, ao antecipar um ataque Hezzbollaz um mês antes de que o governo de Shimon Peres reagira contra a ameaça. O método fica melhor explicado no vídeo abaixo que está em inglês.

Popout

blog do vinna

Whitejets decolando de Viracopos

Video feito na cabine do A310 da Whitejets em Viracopos.

Popout

spotting viracopos

Seis sobrevivem a queda de aviião nas Bahamas

Avião não foi ao fundo e facilitou resgate de passageiros

Seis pessoas sobreviveram a uma queda de uma avioneta nas Bahamas, que ocorreu na tarde desta segunda-feira.

O avião, de pequenas dimensões, conseguiu amarar e não foi ao fundo, facilitando o resgate dos sobreviventes, entre eles uma mulher grávida, por parte da polícia.

Os sobreviventes foram resgatados por barco e chegaram sem grandes ferimentos a terra.

Ainda se desconhecem as causas do acidente, sendo que o avião estava a realizar uma viagem de curta distância, entre Walker’s Cay e Grand Bahama.

correio da manhã

Piloto saudita morre na queda de avião militar na Espanha

Imagem de um avião Eurofighter Typhoon na base de Morón, em foto de arquivo

MADRI — Um tenente-coronel saudita morreu nesta terça-feira na queda do avião Eurofighter que pilotava na base aérea de Morón (Andaluzia, sul da Espanha) em um voo de instrução.

Um piloto espanhol conseguiu ejetar o banco e sofreu apenas ferimentos leves.

O acidente aconteceu às 9H30 locais (4H30 de Brasília) no momento da decolagem, mas as causas não foram determinadas, segundo o ministério da Defesa da Espanha.

afp

Queda de avião no Nepal deixa 14 mortos


KATMANDU - Catorze pessoas, entre elas seis estrangeiros, morreram quando o pequeno avião em que viajavam caiu nesta terça-feira no Nepal em meio às más condições climáticas, disse uma autoridade do governo.

O avião da Angi Air, que voltava para Katmandu, depois que o mau tempo o impediu de aterrissar em Lukla, no leste do país, caiu nos subúrbios da capital, disse o funcionário do Ministério do Interior Jai Mukunda Khanal.

Lukla é a porta de acesso para o Monte Everest.

- As equipes de resgate não puderam chegar ao lugar de acesso remoto, devido a inundações repentinas. De acordo com moradores da área, há poucas possibilidades de encontrar sobreviventes - disse Khanal.

Corpo de uma das vítimas é evacuado do local onde se despenhou o avião no Nepal, com 14 pessoas a bordo
Corpo de uma das vítimas é evacuado do local onde se despenhou o avião no Nepal, com 14 pessoas a bordo

A rede de televisão ABC disse que o avião se partiu em pedaços.

O funcionário do aeroporto de Katmandu Triratna Manandhar disse que o helicóptero do Exército se dirigia para o local, mas os trabalhos de resgate eram impedidos pela chuvas.

o globo